• Nenhum resultado encontrado

A ALIYAH E OS IMIGRANTES BRASILEIROS EM ISRAEL 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ALIYAH E OS IMIGRANTES BRASILEIROS EM ISRAEL 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A ALIYAH E OS IMIGRANTES BRASILEIROS EM ISRAEL1

Carlos Alberto Póvoa2

Mauro Cristiano de Paula3

RESUMO

A diversidade cultural, étnica, religiosa e nacional que o Estado de Israel recebeu de seus imigrantes não é um problema para a integração entre os grupos majoritários e minoritários. As constantes levas de imigrantes judeus brasileiros por meio da Aliyah colaboram com a natureza da população judaica no país, assim como a inserção de novos atores na paisagem israelense que configuram outra realidade por parte das imigrações ilegais de grupos de brasileiros de não judeus. Apesar disso e das diferenças, em Israel se tem uma das maiores diversidades e multiplicidades conhecidas em todo mundo, tornando o Estado de Israel um só povo para uma só nação. Com as diferentes formas e modos de imigrar, busca-se avaliar como vivem os brasileiros da Aliyah e os da clandestinidade, assim como a sua inserção no meio econômico e social, cultural e religioso, além da variação e caracterização a esse imigrante brasileiro no espaço israelense.

Palavras-chave: Israel. Aliyah. População. Imigração de brasileiros.

INTRODUÇÃO

A busca pela apreensão por novos aportes e conceitos de autores e suas temáticas acerca das questões migratórias, bem como sócio espaciais apresentadas por determinadas seleções de leituras e análises tiveram uma expressiva contribuição para o entendimento do desenvolvimento da sociedade israelense e do

imigrante – Olim (plural da palavra Olê4). Nesta perspectiva, um estudo sobre

imigrantes brasileiros para Israel acontece no momento em que o Oriente Médio vive situações extremamente complicadas como a guerra na Síria, o Estado Islâmico e a Questão Palestina. Sem embargo, tudo isso gera uma curiosidade por qual motivação tais imigrantes brasileiros e os Olim brasileiros tornaram como destino o Estado de Israel.

1

Trabalho apresentado no IV Seminário Nacional sobre População, Espaço e Ambiente, realizado nos dias 23 e 24 de Outubro de 2017, em Limeira, SP, nas dependências da FCA/UNICAMP.

2

Professor Doutor no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Pós-Doutor em Geografia Humana, USP/BGU.

3

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Professor da Rede Pública Estadual de Ensino em Uberaba- MG.

(2)

Segundo Singer (2011), Israel é hoje, um dos maiores centros de investimentos avançados em tecnologias do Oriente Médio e do mundo, assim como uma nação empreendedora, onde o milagre econômico move oportunidades e ganhos para o país, mesmo encontrando-se em situações de conflitos e guerras, a economia israelense cresce a passos largos e a sociedade tem o sentimento de segurança, o que é real e, o que torna e permite a Israel possuir amplas possibilidades e atrativos para se imigrar.

De acordo com Rocha-Trindade (1995), há no Pensamento da Sociologia das Imigrações – PSI, uma série de razões e motivações para se imigrar. Segundo a autora, as motivações são diversas e atingem todas as psicosferas possíveis dentro do mundo do imigrante, como os aportes econômicos, políticos, emergenciais, identitários, étnicos, culturais e religiosos, porém, afirma-se que a mais generalizada das motivações da imigração é a raiz predominantemente econômica.

Contudo, este novo contorno acaba por se inserir, segundo

(ROCHA-TRINDADE, 1995), no modelo de atração – repulsão, ou seja, na proposta de que

em ordem devem-se maximizar as vantagens e também ao mesmo tempo diminuir o confronto, onde estes imigrantes são conduzidos a efetuar escolhas racionais em função de determinadas “pressões” sociais e econômicas o que os empurram do seu local de origem, atraindo para outros lugares.

1. METODOLOGIA

A propósito das “múltiplas sociedades” e seus “múltiplos imigrantes”, buscou-se entendimento nas leituras mais específicas em autores que pudessem trabalhar a questão sociológica, antropológica e demográfica como: o demógrafo Dellapergola (2015); as sociólogas Rosenthal (2013) e Leshem e Shuval (1998); Bem Como Com A Historiadora Russa Galili (2015). Acrescenta-se a estes autores chaves leituras consideradas imprescindíveis que contribuíram para o presente artigo, são eles: Rocha Trindade (1995); Demartini (2005); e Truzzi (2005), entre outros.

As observações in loco, foram de suma importância para se observar o espaço vivido pelos Olim e imigrantes brasileiros perante a realidade israelense. Contudo as entrevistas aconteceram na área rural, nos Kibutzim e nas áreas urbanas de Tel Aviv, Jerusalém, Haifa e Beer Sheva.

(3)

Os debates e as ponderações metódicas e teóricas sobre as questões imigratórias estiveram presentes e constantes tanto nos encontros com os pesquisadores e estudiosos da área em Israel, quanto no Brasil. Destarte, estas leituras e encontros em suas análises acrescentaram consideravelmente ao entendimento das questões imigratórias para Israel, assim como para um aprofundamento sistemático e teórico sobre o tema da pesquisa. Fundamentais para o andamento da investigação.

2. RESULTADOS

De acordo com o observado em campo5 e pelas narrativas das entrevistas,

bem como pesquisas documentais junto a Agência Judaica no Brasil e órgãos responsáveis pela absorção destes imigrantes em Israel, confere o aumento do número de brasileiros judeus que buscam fazer a Aliyah, assim como o elevado número de brasileiros não judeus que procuram Israel como país de destino.

Constatou-se assim que os principais motivos para a saída do Brasil e ida para Israel dá-se por conta de: questões econômicas, segurança, qualidade de vida, educação e saúde, questão de identidade cultural e religiosa.

CONCLUSÃO

Com a contínua crise econômica brasileira e a violência nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, e outras importantes regiões, ainda desperta na comunidade judaica brasileira o desejo de fazer a Aliyah. Contudo, pode-se afirmar que os Olim brasileiros são um grupo ainda minoritário dentre os grupos de imigrantes que chegam a Israel. A distribuição geográfica desta comunidade de Olim está territorializada, principalmente, em quatro

cidades: Beer Sheva (ao sul), Ra‟anana (ao centro-norte), Tel Aviv-Yaffo (Capital) e

Jerusalém (a centro-leste), além do kibutz – Bror Hayil (a sudoeste). REFERÊNCIAS

AMIT, K.; DELLAPERGOLA, S. Demography and migration in Israel. Studies in Israel Society, Berlin, 2015.

ARANGO, J. Theories of international migration. England: Global Publishing, 2004.

(4)

BEAUJEU-GARNIER, J. Geografia da população. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1980.

BECKER, O. M. S. Mobilidade espacial da população: conceitos, tipologia, contextos. In: CASTRO, I. E. et al. Explorações geográficas. Rio de Janeiro, RJ. Bertrand Brasil, 1997.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Brasileiros no mundo: estimativas. 3. ed. Brasília, DF, 2011. Disponível em: www.brasileirosnomundo.mre.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2012.

BRETTELL, C. Theorizing migration in antropology: the social construction of networks, identities, communities and globalscapes. New York, NY: Routledge, 2000. CAMPOS, M. B. Migração internacional: estimativas de migração internacional no Brasil: os velhos e os novos desafios. In: OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. (org.). Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2011.

CUNHA, M. J. C. C. Migração e identidade. Petrópolis, RJ: Centauro Editora, 2010. DECOL, R. Estatísticas do IBGE sobre judeus no Brasil: um panorama dos Censos Demográficos de 1940 a 2010. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2013.

DEMARTINI, Z. B. F.; TRUZZI, O. (org.). Estudos migratórios: perspectivas metodológicas. São Carlos, SP: Edufscar, 2005.

GALILI, L. The million that changed the middle east. Israel: Matar Publishing House, 2015.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2013.

LEE, E. S. A theory of migration. Demography, New York, NY, v. 3, n. 1, p. 47-57, 1966.

LESHEM, E.; SHUVAL, J. (ed.). Immigration to Israel: sociological perspectives, studies of isareli society. New York, NY: Routledge, 1998.

LUCENA, C. T.; GUSMÃO, N. M. M. Discutindo identidades. São Paulo, SP: Associação Editorial Humanitas, 2006.

PATARRA, N. L. (coord.). Emigração e imigração internacionais no Brasil Contemporâneo. São Paulo, SP: FNUAP, 1995.

POPULATION RESEARCH BUREAU. Tel Aviv. Israel, 2015.

PÓVOA, C. A. A territorialização dos judeus na cidade de São Paulo. São Paulo, SP: Humanitas, 2010.

RAVENSTEIN, E. G. As leis das migrações. In: MOURA, H. A. (org.). Migração interna: textos selecionados. Fortaleza, CE: BNB/ENTENE, 1980. p. 25-88.

ROCHA-TRINDADE, M. B. História, memória e imagens nas migrações: abordagens metodológicas. Oeiras: Celta Editora, 2005.

ROCHA-TRINDADE. Sociologia das migrações. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.

(5)

SANTOS, M. A. et al. Migração: uma revisão sobre algumas das principais teorias. Belo Horizonte, MG: UFMG/Cedeplar, 2010. (Textos para Discussão, n. 398).

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, SP: EdUSP, 2002.

SENOR, D.; SINGER, S. Nação empreendedora: milagre econômico de Israel e o que ele n os ensina. 2. ed. São Paulo, SP: Editora Évora, 2011.

UNIÃO MUNDIAL DE ESTUDOS JUDAICOS. Judaica Latino Americana: estudios histórico-sociales. Jerusalém: Editorial Universitaria Magnes; Universidad Hebraica; Jerusalem. 1988. (v. I, II, III, IV, V e VI).

UNITED NATIONS. Demographic and social statistics. New York, NY, 2011. UNITED NATIONS. Indicator on population. In: UNITED NATIONS STATISTICS DIVISION. Demographic and social statistics. New York, NY, 2009.

UNITED NATIONS. Trends in international migrant stock: the 2008 revision. New York, NY, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Esse elevado poder de explicação é conseguido atraves da influência das variáveis exógenos (CIE e OIE) e das variáveis e indicadores da própria teoria do comportamento

A importância da liderança e sua influência nos resultados organizacionais constitui um inte- resse para qualquer organização. As investigações no âmbito das organizações

A) São Paulo vive permanentemente sob o domínio de ar quente e seco oriundo da Região Centro-Oeste e da Bolívia. B) a diminuição da umidade relativa do ar atmosférico naquele Estado,

- O princípio do desenvolvimento sustentável, além de impregnado de caráter eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos

médicos que atuam na atenção primária à saúde acerca das diretrizes clínicas e de regulação para o cuidado ao portador de DRC no âmbito da APS e identificar aspectos da abordagem

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

[r]