• Nenhum resultado encontrado

REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS REFERIDAS EM BASES COLETIVA, E SUA DISTRIBUIÇÃO REGIONAL QUANTO A ORIGEM EDITORIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS REFERIDAS EM BASES COLETIVA, E SUA DISTRIBUIÇÃO REGIONAL QUANTO A ORIGEM EDITORIAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS REFERIDAS EM BASES

DE DADOS À TEMÁTICA SAÚDE PÚBLICA, OU À SAÚDE

COLETIVA, E SUA DISTRIBUIÇÃO REGIONAL QUANTO A

ORIGEM EDITORIAL

RUMMLER, Guido *; SPINOLA, Aracy Witt de Pinho**

RESUMO

A identificação de revistas científicas nacionais com temática de Saúde Coletiva ou de Saúde Pública reflete o aspecto peculiar de sua abrangência a qual decorre das interfaces dessa área com diversas outras. Objetivando identificar as revistas referidas em bases de dados à essa temática e que tenham tido circulação dentro do período 1998 – 2003, além de identificar a sua origem quanto a localização geográfica da responsabilidade editorial, foi feita uma pesquisa bibliométrica em cinco bases de dados. Por essa pesquisa foram identificados, inicialmente, 118 títulos diferentes. Por confrontação e conjugação de indicadores dessas bases, a listagem ficou reduzida para 83 periódicos, sendo 66 com vigência dentro dos últimos 5 anos. Desta listagem, 57,6% das revistas têm origem editorial na região Sudeste, 16,7% na região Sul, 13,6% no Centro-oeste, 10,6% na região nordeste e 1,5% na região norte. Sua identificação por título, ISSN, responsabilidade editorial com a respectiva localização regional, integram os resultados desse estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde Pública, Saúde Coletiva; revistas brasileiras, periódicos nacionais;

editoração científica; informetria, bibliometria.

* Professor Titular, Doutor, Universidade Estadual de Feira de Santana (BA). Apoio financeiro: FAPESB. ** Professora Titular, Doutora, Faculdade de Saúde Pública – USP (SP).

(2)

2

INTRODUÇÃO

Mesmo que as denominações Saúde Pública e Saúde Coletiva sejam muitas vezes empregadas de forma indiferenciada, temos para as mesmas um leque de abrangência com assuntos e temas próprios da interface que estes têm com muitas outras áreas. Assim podemos localizar abordagens de escopo da Saúde Pública ou Saúde Coletiva não necessariamente veiculadas a publicações cujo título refira uma ou outra dessas denominações.

Diante disso objetivou-se com o presente trabalho apresentar um elenco de revistas científicas publicadas nacionalmente, que sejam referidas em registros institucionais à Saúde Pública e/ou Coletiva, como também sua identificação quanto a responsabilidade por sua editoração e ilustrar graficamente sua distribuição quanto a localização geográfica da procedência editorial.

Vale considerar que um dos requisitos de identidade para periódicos é o seu registro numérico ou ISSN (International Standard Serial Number) 1 relacionado à normas técnicas e de padronizações. Outra fonte de possível identificação e coleta de informações sobre uma revista é o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) 2 que reúne assentamentos de catálogos produzidos pelas principais bibliotecas do país. A identificação de vários títulos de revistas pode ser feita também da lista compilada pela biblioteca eletrônica SciELO 3, no portal periódicos-CAPES 4 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, mas cujo acesso é restrito à instituições de ensino superior, no Índice de Revistas

Latinoamericanas em Ciências – PERIÓDICA 5, no Catálogo de Revistas da Biblioteca

Virtual de Saúde BVS 6, ou outros sites a exemplo dos selecionados pelo sistema

PROSSIGA 7.

De outra forma, ainda, pode-se identificar revistas por consulta às chamadas Bases de Indexação, das quais constam títulos e outros indicadores de revistas, submetidas e aprovadas por sistema avaliativos referentes a diversos parâmetros de qualidade. Considerando a área aqui estudada, tem-se para a maioria dos periódicos nacionais, quando indexados, registros no Sistema LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências de Saúde) 8, e/ou LATINDEX (Sistema Regional de Informacion em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) 9. É apropriado também lembrar da importância exercida nos meios acadêmicos quanto a

(3)

3

considerações de qualidade referidas a essas revistas e de sua importância na avaliação da produção científica nelas divulgada. Dada a relação da CAPES com esse particular, vale acrescentar às fontes de dados mencionadas, a lista de classificação de Periódicos Qualis-CAPES 10, 11, 12.

Abordagens, por outro lado, têm sido feitas quanto a importância representada pelas revistas nacionais no contexto da divulgação do conhecimento produzido nas áreas em questão, e de toda a gama de problemas que envolvem a produção dessas revistas. Julgou-se assim que a realização do presente trabalho além de constituir um estudo de base para análises diversas, possa refletir também um panorama quanto a identificação de instituições que vem contribuindo para a construção desse quadro.

METODOLOGIA

Para a composição de um quadro informativo contendo os títulos de revistas científicas nacionais referidas em bases de dados à temática Saúde Pública ou Saúde Coletiva, com a respectiva identificação pelo ISSN, responsabilidade editorial e localização regional da mesma, foi realizada uma pesquisa utilizando basicamente a recuperação de dados via Web, complementada por consultas a listagens institucionais, ou por busca física às próprias revistas. Como fontes de informações foram primordialmente acessadas bases de dados nas quais se encontra maior número de periódicos nacionais, como o CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) 2, arquivos referentes às áreas de Saúde Pública ou Saúde Coletiva, Medicina, Odontologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia e Educação da Base de Dados ISSN (International Standard Serial Number) 1, a base LATINDEX (Sistema Regional de Informacion em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) 9, a base de indexação LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências de Saúde) 8, a BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) 6, e listas de Classificação Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior) 10, 11, 12. A listagem de revistas da Base de Dados ISSN e duas listas de Classificação de Periódicos Qualis-CAPES, aqui utilizadas como fonte de dados, foram obtidas por contato com as respectivas instituições.

(4)

4

A coleta de dados das bases Latindex, CCN, BVS e LILACS deu-se por acesso à home

page das mesmas.

Na ausência de alguma informação requerida ou de informações discordantes, buscou-se a indicação de outros sites via Sistema de Pesquisa GOOGLE, ou, em última instância, levantou-se o dado via localização física da revista.

De cada uma das bases consultadas obteve-se uma lista fazendo o recorte da busca para “revista nacional”, e para o tema ou especialidade ou assunto “Saúde Pública” e/ou “Saúde Coletiva” e para a condição de “vigente”. A partir dos títulos assim identificados, formulou-se uma lista única e uma depuração de dados para evitar a duplicidade de entrada de unidades com título diferenciado, em razão de mudança do mesmo em alguma época de sua veiculação, ou títulos diferentes para uma mesma revista, por erro de registro em alguma das bases, ou variação de ordem e/ou supressão de vocábulos na apresentação dos títulos das mesmas, ou ainda, possíveis equívocos quantos aos demais identificadores apresentados por alguma das bases. Nesse processo realizaram-se confrontações cruzamentos e complementações de informações de cada base em relação às outras, considerando os títulos, ISSN e responsabilidade editorial. Para o recorte quanto ao fato da revista ter tido circulação entre 1998 e 2003 foi inicialmente utilizado o CCN, considerando a informação da existência de exemplares da revista no acervo de alguma das bibliotecas que alimentam essa base de dados. Para revistas não constantes desse catálogo buscou-se via Sistema GOOGLE o reporte a paginas Web de vínculo com o periódico ou buscou-se o acesso à própria revista para a obtenção dessa informação.

Na formulação do quadro de identificação das revistas, adiante apresentado, poder-se-á reconhecer em qual das bases de dados encontrou-se a revista referida à temática de Saúde Coletiva ou Saúde Pública, e quais bases referem a revista para outra denominação de assunto/especialidade/tema.

Para indicação da distribuição relativa das revistas quanto a procedência regional estabeleceu-se o percentual referente à localização, por unidade e região federativa, das respectivas responsabilidades editoriais. Como suporte à validação metodológica do presente trabalho consideramos aspectos e etapas de estratégia de busca referidos por Lopes (2002) 13.

(5)

5

RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES

O processo de busca utilizado para identificação de revistas científicas nacionais referidas à Saúde Pública e/ou Saúde Coletiva, e com indicativo de “vigente” em pelo menos uma das bases de dados consultadas, propiciou inicialmente a recuperação de 118 títulos de periódicos. Após processo de depuração dos dados colhidos, esse número reduziu-se para 83 títulos. Eliminando-se desse elenco aqueles para os quais não se encontrou indicativo da existência de alguma unidade editada dentro do período de 1998 a 2003, obteve-se uma listagem final de 66 unidades. A identificação das mesmas pelo título, ISSN, denominação da responsabilidade pela editoração e unidade da federação em que esta se situa, encontra-se no quadro adiante apresentado.

No quadro de resultados indica-se também em qual das bases consultadas a revista é referida à Saúde Pública e/ou Saúde Coletiva, assim como em qual das bases é referida à outra área da saúde.

Dos 66 títulos resultantes, 55 têm indicadores bibliográficos na base LATINDEX, dos quais 36 referidos à Saúde Pública/Coletiva. Assim, esta é a base com maior número de inclusões de títulos pertinentes a esse estudo. No Catálogo Coletivo Nacional (CCN) foram localizados registros para 48 títulos, dos quais 8 referidos à Saúde Pública. Dos arquivos do ISSN correspondentes à Saúde Pública/Coletiva e mais 8 áreas da Saúde, foram localizados 41 títulos dentre os mencionados em alguma das outras fontes para Saúde Pública/Coletiva. Desses 41 periódicos no ISSN, 18 são referidos nessa base à Saúde Pública/Coletiva. Pela Biblioteca Virtual em saúde (BVS) identificaram-se 33 títulos, e na Lista de Classificação da CAPES 20 periódicos, dos quais 14 referidos à Saúde Pública/Coletiva. Por esses dados verifica-se que a maioria das 66 revistas identificadas detém registros em mais de uma das bases pesquisadas, não estando necessariamente referidas para a mesma área/especialidade/assunto nas diferentes bases. Entretanto, seis revistas possuem registros em apenas uma das bases citadas. Doze revistas estão referidas apenas à Saúde Pública/Coletiva. Cinqüenta e quatro são referidas também a outras áreas.

(6)

EDITORAÇÃO Título ISSN C C N C A P E S L A T IN D E X IS S N B V S

Entidade Responsável Local

1 Ação Coletiva s/r X Associação de Odontologia em Saúde Coletiva (Brasília) DF

2 Alimentação e Nutrição 0101-0103 (X) (X) X X Federação Brasileira das Associações de Nutricionistas SP

3 Bio (Rio de Janeiro) 1035134 (X) X Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental RJ

4 Bioética 0104-1401 (X) X (X) (X) X Conselho Federal de Medicina (Brasilia) DF

5 Biosaúde 1517-9664 X Universidade Estadual de Londrina PR

6 BIS (Boleim do Instituto de Saude) 1518-1812 X Instituto de Saúde SP

7

Boletim Bibliográfico / Serviço de Biblioteca e

Documentacão, Faculdade de Saúde Pública da

Universidade de São Paulo

0102-6305 X

Universidade de São Paulo - USP

SP

8 Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de

Alimentos 0102-0323 (X) (X) X Universidade Federal do Paraná - UFP PR

9 Boletim Epidemiológico 0374-6119 (X) X X Ministério da Saúde Pública RJ

10 Cadernos de Saúde 14156741 X X X Faculdade de LEME - Universidade de Cuiabá MT

11 Cadernos de Saúde Pública = Reports In Public Health 0102-311X X X X X X Escola Nacional de Saúde Pública, Fund. O. Cruz, Ministério da Saúde RJ

12 Cadernos do CCM (Centro de Ciências Médicas) 1413-5779 X X Universidade Federal Fluminense (Niterói) RJ

13 Cadernos FUNDAP 0101-3211 (X) (X) X Fundação do Desenvolvimento Administrativo SP

14 Cadernos Saúde Coletiva (Rio De Janeiro) 1414-462X X X Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva RJ 15 Ciência e (&) Saúde Coletiva 1413-8123 (X) (X) X X X Associação Brasileira de Pós-graduaçao em Saúde Coletiva RJ

16 Dados 0011-5258 (X) (X) X Instituto Universitário de Pesquisa RJ

17 Divulgação (ou Div. Em Saúde p/ Debate) 0103-4383 (X) X Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Londrina) PR

18 DST. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente

Transmissíveis 0103-4065 (X) X X Sociedade Brasileira de DST RJ

19 Espaço para a Saúde (On-line) 1517-7130 X X Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva PR

20 Família, Saúde e Desenvolvimento 1517-6533 X X Departamento de Enfermagem UFP PR

21 Higiene Alimentar (ou Revista Higiene Alimentar) 0101-9171 (X) (X) (X) X D. P. : Impress SP

22 História, Ciências, Saúde 0104-5970 (X) (X) X Casa de Oswaldo Cruz. Fundação Oswaldo Cruz RJ

23 Informe Epidemiológico do SUS 0104-1673 (X) X (X) X X Fundação Nacional de Saúde DF

24 Investigación em Sistemas Y Servicios de Salud.

Cuadernos para Discucion 1519-1990 X (X) Rede de Invest. em Sistemas e Serviços de Saúde no COMENSUL RJ

25 Memorias do Instituto Oswaldo Cruz 0074-0276 (X) X X X FIOCRUZ - Ministério da Saúde RJ

26 Momento & Perspectiva em Saúde 0102-9398 (X) X (X) X Grupo Hospitalar Conceição RS

27 Nutri Vitae 1415-1081 X (X) Universidade de São Marcos SP

28 O Mundo da Saúde 0104-7809 (X) X X X Centro Universitário São Camilo SP

29 Pesquisa em Saúde 1518-7799 X X Conhecimento & Ciência Ltda. PA

30 Physis 0103-7331 X (X) X X UERJ / Instituto de Medicina Social RJ

31 Planejamento e Políticas Públicas 0103-4138 (X) (X) X IPEA - Instituto de Planejamento Econômico e Social DF

(continua)

QUADRO SINÓPTICO:REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS REFERIDAS EM BASES DE DADOSÀ TEMÁTICASAÚDE COLETIVA OU SAÚDE PÚBLICA,EM

CIRCULAÇÃONO PERÍODO1998-2003, IDENTIFICADAS POR CONSULTA AO CATÁLOGOCOLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕESSERIADAS (CCN), BIBLIOTECA

VIRTUAL EM SAÚDE(BVS), SISTEMA REGIONAL DE INFORMACIÓN EN LÍNEA PARA REVISTAS CIENTÍFICASDE AMÉRICA LATINA, EL CARIBE, ESPAÑA Y

PORTUGAL (LATINDEX ), LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIASDA SAÚDE(LILACS ), CATÁLOGOISSN (INTERNATIONAL STANDARD

SERIAL NUMBER) E CATÁLOGODE PERIÓDICOSDA COORDENAÇÃODE APERFEIÇOAMENTODE PESSOAL DO ENSINO SUPERIOR (CAPES), COM RESPECTIVO

NÚMERO DE REGISTRO ISSN E INDICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE E LOCAL DA EDITORAÇÃO. FONTE DE

IDENTIFICAÇÃO

(7)

EDITORAÇÃO Título ISSN C C N C A P E S L A T IN D E X IS S N B V S

Entidade Responsável Local

32 Promoção da Saúde 1517-1167 X Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde DF

33 RAM (Revista da Administração Municipal) 0034-7604 (X) (X) X X Universidade Federal de Pelotas RS

34 RASPP (Revista da Associação de Saúde Pública do Piauí) 1415-5583 X Associação de Saude Pública do Piauí PI

35 Revista Baiana de Saúde Pública 0100-0233 (X) X X X Secretaria de Saúde do Estado da Bahia BA

36 Revista Brasileira Ciências da Saúde 1415-2177 (X) X X Universidade Federal da Paraíba PB

37 Revista Brasileira de Educação Médica 0100-5502 (X) X (X) X X Associaçào Brasileira de Educação Médica RJ

38 Revista Brasileira de Epidemiologia = Brazilian Journal Of

Epidemiology 1415-790X X (X) X Associaçào Brasileira Pós-graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO RJ

39 Revista Brasileira de Nutrição Clínica 0103-7196 (X) X Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Porto Alegre) RS 40 Revista Brasileira de Odontologia em Saúde Coletiva (ou

Brazilian Journal Of Public Health Dentistry) 1518-0492 X (X) (X) Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva DF

41 Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo,1999) 1516-4446 (X) X (X) Associação Brasileira de Psiquiatria SP

42 Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 1519-3829 (X) X X (X) Instituto Materno Infantil de Pernambuco PE

43 Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 0303-7657 (X) X X (X) X Fundaçào Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho SP

44 Revista de Administração Pública 0034-7612 (X) (X) X Fundação Getúlio Vargas. Escola Brasileira de Administração Pública RJ

45 Revista de APS 1516-7704 X Universidade Federal de Juiz de Fora MG

46 Revista de Nutrição 1415-5273 (X) (X) X PUC de Campinas. Fac. de Ciências Médicas. Curso de Nutrição (Campinas) SP

47 Revista de Saúde do Distrito Federal 0103-4480 (X) (X) X (X) X Fundação do Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do

Distrito Federal DF

48 Revista de Saúde Pública (São Paulo) (ou Journal of Public

Health) 0034-8910 (X) X (X) X USP / Faculdade de Saúde Pública SP

49 Revista do Instituto Adolfo Lutz 0073-9855 (X) (X) X Sociedade de Estudos de Saúde SP

50 Revista Médica do IAMSPE 0100-2872 (X) X (X) Hospital do Servidor Público Estadual de SP SP

51 Revista Saúde e Ambiente (Cuiabá) 1516-5787 X (X) Universidade Federal do Mato Grosso MT

52 Revista Saúde e Ambiente (Joinville) 1518-756X (X) X (X) Universidade da Região de Joinvile SC

53 Salusvita (ou Rev. Salusvita) 0101-9910 (X) X Universidade do Sagrado Coração SP

54 São Paulo Medical Journal (ou Revista Paulista de Medicina) 0035-0362 (X) X X (X) Associação Paulista de Medicina SP

55 Saúde (Porto Alegre) 1413-8816 X (X) Universidade Federal do RS RS

56 Saúde (Santa Maria) 0103-4952 (X) X Centro de Ciências da Saúde - UFSM (Santa Maria) RS 57 Saúde e Cidade em Debate 1516-7267 X (X) Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde RJ

58 Saúde e Sociedade 0104-1290 (X) (X) (X) X Universidade de São Paulo - USP SP

59 Saúde em Debate 0103-1104 (X) (X) X (X) X Centro Brasileiro de Estudos em Saúde RJ

60 Saúde em Foco 1519-5600 X X X Secret. Municipal de Saúde do RJ RJ

61 Saude on line 1415-6474 X (X) Inst. Nac. de Prev. Social Hospital de Andaraí RJ

62 Saúde, Sexo e Educação (ou Revista Saúde, Sexo e Educação) 1415-6547 (X) (X) X (X)

Inst. Bras. De Medicina de Reabilitação RJ

63 Semina 0101-3742 (X) X (X) Universidade Estadual de Londrina PB

64 SOS. Saúde Ocupacional e Segurança 0100-8684 (X) X Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes SP

65 Temas em Saúde 1519-0870 (X) X (X) Carlos Bezerra de Lima. (João Pessoa) PB

66 The Brazilian Journal of Infectious Diseases 1413-8670 (X) X (X) X Brazilian Society of Infectious Diseases (Salvador) BA

QUADRO SINÓPTICO(continuação): REVISTAS CIENTÍFICAS NACIONAIS REFERIDAS EM BASES DE DADOS À TEMÁTICA DE SAÚDE COLETIVA OU SAÚDE

PÚBLICA, EM CIRCULAÇÃO NO PERÍODO 1998-2003 …

FONTE DE IDENTIFICAÇÃO

(X) - referida à especialidade/assunto/tema de denominação diversa de Saúde Pública ou Saúde Coletiva

REVISTA

X - referida à especialidade/assunto/tema: Saúde Pública ou Saúde Coletiva s/r - sem registro

(8)

8

À identificação da responsabilidade editorial das revistas corresponde um retrato de diversidades quanto a natureza jurídica, conforme sugerem as respectivas denominações.

Os locais de editoração das revistas compreendem 13 unidades da federação, sendo estes, conforme apontados no quadro de resultados, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco e Pará. O número de títulos de revistas editadas em cada unidade da Federação encontra-se representado na figura 1.

Distribuição do número de revistas científicas nacionais, com circulação entre 1998 e 2003, referidas em bases

de dadosàtemáticaSaúdePúblicaou SaúdeColetiva em relaçãoa localização(unidade da Federação)da entidade responsável.

20 17 7 5 5 3 2 2 1 1 1 1 1 0 20 RJ SP DF RS PR PB BA MT SC MG PI PE PA ESTADO n Figura 1.  Nº de revistas

Na figura 1 é mostrada uma distribuição comparativa em que Rio de Janeiro (com 20 revistas) e São Paulo (com 17 revistas) contribuem com mais da metade dos títulos editados. Seguem-se o Distrito Federal (com 7), Rio Grande do Sul e Paraná (cada um com 5), Paraíba (com 3), Bahia e Mato Grosso (cada um com 2), Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco e Pará (cada um com 1).

Para uma configuração gráfica da distribuição dos locais de sede da editoração das revistas, considerando regiões geo-políticas temos representada na figura 2 a correspondente distribuição proporcional do número de títulos.

(9)

9

Distribuição percentual das revistas científicas nacionais com circulação entre 1998 e 2003, referidas em bases

de dados à temática de Saúde Pública ou Saúde Coletiva, de acordo com a região de procedência editorial. 16,7 13,6 10,6 1,5 57,6 0 50

SUDESTE SUL CENTRO-OESTE NORDESTE NORTE

REGIÃO %

Valor percentual

Figura 2.

A figura 2 ilustra, por ordem decrescente do percentual de títulos, a região sudeste, que concentra 57,6% das entidades editoriais, a região Sul, onde são editadas 16,7% das revistas, a região Centro-oeste com 13, 6%, o Nordeste com 10,6% e a região Norte 1,5% dos títulos editados.

CONCLUSÕES

Foram identificados 66 títulos de revistas científicas nacionais para as quais há indicação de circulação dentro do período 1998-2003, e que são referidas à Saúde Pública e/ou Saúde Coletiva em pelo menos uma das bases de dados pesquisadas. A maioria desses títulos são referidos em uma ou mais das bases consultadas a áreas da Saúde de denominação diversa.

A procedência editorial desse elenco de revistas corresponde a entidades de diversas naturezas juridicas e de 13 unidades da federação.

A região Sudeste contribuiu com a editoração da maioria dessas revistas, sendo o Rio de Janeiro e São Paulo os estados de maior participação neste particular.

(10)

10

REFERÊNCIAS

1 CENTRO BRASILEIRO DE ISSN. Base de dados de ISSN. Arquivos:

saudepublica.txt, saudecoletiva.txt, medicina.txt, enfermagem.txt, odontologia.txt, nutrição.txt, fonoaudiologia.txt, fisioterapia.txt, educaçãofisica.txt, pedagogia.txt, educação.txt, anexos em mensagem eletrônica de cbissn@ibict.br, enviada em 7 mar. 2003.

2 IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia. Consulta ao

CCN – detalhamento: Saúde pública ou saúde Coletiva, Odontologia, Nutrição,

Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Educação, Educação Física. Disponível em : http://www.ct.ibict.br. Período de acesso: 15 mar. 2003 a 19 abr. 2003.

3 FAPESP/BIREME. SciElo – Scientific Eletronic Library Online. Disponível em :

http://www.scielo.org/index.php?long=pt/. Acesso em 25 fev. 2003.

4 CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Periódicos – CAPES. Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de

Pessoal de Nível Superior. Disponível em : http://www. periódicos.capes.gov.br/. Acesso em: 3 mar. 2003.

5 UNAM – Universidade Nacional Autônoma de México. Periódica: Índice de

Revistas Latinoamericanas em Ciências. Disponível em : http://www.dgbiblio. unam. mx/periódica.html/. Acesso em: 4 abr. 2003.

6 BIREME. Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da

Saúde. BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. Catálogo de Revistas. Disponível em : http://revistas.bvs.br/. Período de acesso: 17 maio 2002 a 8 abr. 2003.

7 MCT/CNPq/IBICT. Prossiga: Portal de Referência para C&T. Disponível em :

http://www5.prossiga.br/fontesdereferencia/asp. Acesso em: 26 fev. 2003.

8 BIREME. Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da

(11)

11

Base de Dados LILACS. Disponível em : http://www.bireme.br/abd/P/lista

_pais.htm. Período de acesso: 20 jan. 2002 a 26 maio 2003.

9 UNAM – Universidade Nacional Autônoma de México. Sistema Regional de

Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal – LATINDEX. Resultados de la Búsqueda. Registro Largo. Disponível em : http://www.latindex.unam.mx/busquedas/. Período de acesso: 19 mar. 2003 a 4 abr. 2003.

10 CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Qualis de

Periódicos. Ano base 2001. Arquivos: Periódicos_2001_educação.xls,

Perió-dicos_2001_enfermagem.xls, Periódicos_2001_medicinaI.xls, Periódicos_2001_ medicina II.xls, Periódicos_2001_medicinaIII.xls, Periódicos_2001_odontolo-gia.xls, Perió-dicos_2001_S_Coletiva.xls, anexos em mensagem eletrônica de <lucia.silva@ capes.gov.br> enviada em 18 mar. 2003.

11 ____. ____. Qualis_2001_Geral.zip. Arquivo anexo em mensagem eletrônica de

<lucia.silva@ capes.gov.br> enviada em 26 maio 2003.

12 EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Classificação dos

Periódicos Indexados – CAPES. Disponível em : http://www2. sede.embrapa.br:

8080/img/pat/capes.htm. Acesso em: 14 maio 2003.

13 LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 60-71, maio/ago. 2002.

AGRADECIMENTOS

À Ângela Maria Belloni Cuenca, Maria do Carmo Avamilano Alvarez e Maria Lúcia Evangelista de Faria Ferraz, agradecimentos pela receptividade e ajuda inicial na utilização dos meios de acesso à fontes de consulta da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP; à Suely Maffia e Cristine Boianovsky, do Centro Brasileiro do ISSN, pela disponibilização de arquivos de registro do ISSN; à Edilma Barros Macedo e Lúcia Alves Ferreira e Silva, da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, pela disponibilização de listas de periódicos Qualis-CAPES, utilizadas aqui como apoio informativo; à Marcos Amorim, da BIREME, pelo fornecimento de endereços de editoras de algumas revistas pesquisadas nesse trabalho; assim como à Viviane Rummler da Silva, pela paciente contribuição na lida de meios de informática e digitações.

Referências

Documentos relacionados

Nesta seção é feita uma análise da correlação existente entre a temperatura e alguns dos parâmetros de OI estimados para cada uma das 4 coletas.. Ao observar os

Tabela 18 – Medições do tempo de exposição para 90kV e 20mAs com o CronoX 2 no equipamento de raios X Polymat Plus da Siemens.. Tabela 19 – Medições do tempo de exposição

Este trabalho tem o objetivo de mostrar como a utilização de um quebra-cabeça interativo de uma edificação, confeccionados pelos alunos do primeiro ano do curso

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Os resultados permitiram concluir que a cultivar Conquista apresentou a maior produtividade de grãos, no conjunto dos onze ambientes avaliados; entre as linhagens

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

Given the increased resistance of community bacteria to antimicrobials, local knowledge of susceptibility rates of uropathogens is essential for therapeutic decision making regarding

§4º A indicação dos Coordenadores que comporão o Conselho Administrativo, bem assim do Controlador, será realizada pelo Pastor-Presidente e, posteriormente aprovada em