• Nenhum resultado encontrado

Roteiro Lisboa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Roteiro Lisboa."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Praça do Marquês de Pombal: vista

do alto do Parque Eduardo VII, seguida da arborizada Avenida Liberdade com o Tejo ao fundo.

Avenida Liberdade, apesar de ser

uma das principais artérias viárias Lisboeta, tem belos jardins e alguns quiosques oásis como esse!

Praça dos Restauradores:

Praticamente divide a Avenida Liberdade, famosa pelo seu obelisco de 30 metros de altura que representa a libertação do domínio Espanhol, mas só foi erguido em em 1886.

(2)

Ascensor da Glória: Construído em

1885 para ligar a Baixa ao Bairro Alto. O sistema de tração original era de cremalheira e cabo por contrapeso de água, passando mais tarde a ser por vapor, passando a ser movido por eletricidade em 1915.

Miradouro de São Pedro de Alcântara: Além de ter um belo

jardim e um quiosque com esplanada, oferece uma vista deslumbrante de região Leste de Lisboa, onde destacam-se o Castelo de São Jorge, a Baixa e a Praça do Comércio com o Tejo ao fundo.

Ascensor da Glória: Vista de cima

(3)

Largo Trindade Coelho: Mais conhecido como Largo de São Roque, padroeiro contra as pestes. Em 1506 o rei mandou construir uma ermida para homenageá-lo, após uma grandes peste que assolou Portugal naquele ano. Só em 1926 é que a Misericórdia de Lisboa comprou o espaço.

Bairro Alto: Suas interessantes e

aconchegantes vielas características nos remetem ao passado. A tranquilidade do dia contrasta com a agitação noturna, o que não é simples para os moradores.

Praça Luis de Camões: Com o largo

do Chiado ao fundo. Erguida em 1867 para homenagear esse grande poeta.

(4)

Ascensor da Bica: Liga o Largo de

Calhariz/Rua do Loreto) a Rua São Paulo, uma das encostas mais íngremes de Lisboa. Construído em 1892 com sistema de tração de cremalheira e cabo por contrapeso de água, passando a vapor em 1896 e finalmente passando a ser movido por eletricidade em 1916.

Miradouro de Santa Catarina.

Essa região é conhecida como Adamastor em função da estátua desse mítico gigante referido por Luis de Camões na obra “Os Lusíadas”.

Estátua de Fernando Pessoa:

impossível não parar para tirar uma foto ao lado desse célebre poeta da língua Portuguesa em pleno Largo do Chiado.

(5)

Rua Garrett: a principal artéria do

elegante Bairro do Chiado, com diversas lojas ícones como a centenária pastelaria “A Brasileira” e a primeira livraria Bertrand, fundada em 1732.

Armazéns do Chiado: Um shopping

compacto com muitas lojas, inclusive uma Fnac.

Rua do Carmo: praticamente é a

continuação da Rua Garrett, sendo uma importante ligação entre o Chiado e o Largo do Rossio. O “viaduto” entre os prédios é a ligação do Elevador Santa Justa à entrada do Convento do Carmo.

(6)

Elevador de Santa Justa: Essa é a

vista frontal, note que pelo caminho indicado chegará pelas traseiras, mas notará obviamente que é o Elevador. Também referido como Elevador do Carmo, é um dos monumentos mais interessantes da Baixa Lisboeta. A bilheteria localiza-se por trás da torre. A vista lá de cima é magnfica pois desvenda toda arquitetura da Baixa.

Convento do Carmo: Fundado em

1839 foi destruído pelo terremoto de 1755, não tendo sido reconstruído. Atualmente as ruínas fazem parte do Museu Arqueológico do Carmo.

Praça Dom Pedro IV (mais conhecida como a Praça do Rossio, seu antigo nome): Vista de cima do Elevador de Santa Justa com a enorme estátua ao centro. Já foi palco de touradas, festivais, paradas militares e até autos-de-fé durante a Inquisição.

(7)

Rua Augusta: Principal artéria da

Baixa Lisboeta, ligando a Praça do Rossio a Praça do Comércio, por isso abriga muitas lojas e esplanadas de restaurantes turísticos. Lá ao fundo avista-se o arco da Praça do Comércio.

Rua Augusta com Rua de Santa Justa: Aqui consegue uma das

melhores e mais características fotos de Lisboa.

Praça do Comércio: Também conhecido por Terreiro do Paço, fica junto ao Tejo e os edifícios que foram palácio dos reis de Portugal por mais de dois séculos. Os edifícios com arcadas que circundam a praça albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português.

(8)

Largo e Igreja da Sé:Construída,

ao que tudo indica, sobre a antiga mesquita muçulmana, o primeiro impulso edificador da Sé de Lisboa deu-se entre 1147, data da Reconquista da cidade, e adoptou um esquema idêntico ao da Sé de Coimbra, com três naves, trifório sobre as naves laterais, transepto saliente e cabeceira tripartida. Nos séculos seguintes deram-se as transformações mais marcantes, com a construção da Capela de Bartolomeu Joanes, o claustro dionisino e, especialmente, a nova cabeceira com deambulatório, mandada construir por D. Afonso IV para seu panteão familiar. O interior é muito rico e interessante.

Igreja e Convento da Graça: vista

do Largos das Portas do Sol. A construção do Convento iniciou-se em 1271. Após o terremoto de 1755, optou-se por um interior mais sóbrio na reconstrução.

Miradouro da Graça: Junto a

Igreja e ao Convento há uma praça bem arborizada com esplanada, snacks, bebidas e essa bela vista de Lisboa.

(9)

Miradouro das Portas do Sol:

Fica a direita, ao lado da torre branca com uma bela vista do pitoresco bairro do Alfama e das Docas de Santa Apolônia.

Esplanadas das Portas do Sol:

excelente para uma parada estratégica.

Igreja e Miradouro de Santa Luzia: Ampla vista sobre Alfama e

o Tejo.

Rua de Santiago: Apesar de íngreme, uma subida curta e bastante prazerosa em direção ao Castelo de São Jorge.

(10)

Castelo de São Jorge: Um dos

belos jardins internos.

Castelo de São Jorge: Um de suas

belas vistas sobre o a cidade, o Tejo e a Ponte 25 de Abril ao fundo.

Castelo de São Jorge: E a vista

deslumbrante sobre o Terreiro do Paço

Castelo de São Jorge: E mais uma

(11)

Chapitô: Entrada.

Chapitô: Vista

Miradouro das Portas do Sol e a entrada a direita para iniciar a descida pelo bairro do Alfama.

(12)

Descida pelo Bairro de Alfama: Veja anexo!!

Pastéis de Belém: Às vezes o

tamanho da fila pode assustar, mas o serviço é muito eficiente!

Mosteiro dos Jerônimos: É um

mosteiro Manuelino, testemunho monumental dos descobrimentos Portugueses, um notável conjunto monástico do século XVI. Encomendado pelo rei Dom Manuel I em 1502 depois de Vasco da Gama ter regressado das Índias.

CCB – Centro Cultural de Belém:

Concluído em 1993 com design do arquiteto Português Manuel Salgado. Inicialmente era para acolher a presidência Portuguesa da Comunidade Européia, e no final decidiu-se por um pólo dinamizador de atividades culturais e de lazer.

(13)

Jardim da Praça do Império: Foi

construído em 1940 por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português. Anteriormente, a zona era uma praia, conhecida como "praia do Restelo". Ao fundo, já a beira rio avista-se o monumento padrão dos Descobrimentos.

Padrão dos Descobrimentos: Ou

Monumento aos Descobrimentos com 50 metros de altura foi inaugurado em 1960. O monumento original para homenagear os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos Portugueses foi encomendado em 1940 pelo regime de António de Oliveira Salazar ao arquitecto Cottinelli Telmo (1897-1948) e ao escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português e desmontado em 1958.

Torre de Belém: É um dos

monumentos mais expressivos de Lisboa. Incialmente era todo cercado por água, mas atualmente até forma-se uma bela prainha nas marés baixas. O nacionalismo está implícito nas decorações de brasões e nas inscrições de cruzes da Ordem de Cristo.

(14)

Fundação Champalimaud: Apoia

investigação em áreas de ponta. Tem como prioridade estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como patrocinar novos padrões de conhecimento.

Fundação Champalimaud: Vista da

Torre de Belém, Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei ao fundo

Avenida da Torre de Belém: Vista

da Praça da Avenida do Restelo.

Capela de São Jerónimo: Monumento Nacional desde 1943 simplesmente

(15)

metade do século XVIII, D. Maria I, filha de D. José I, fez voto de que construiria uma igreja se tivesse um filho para herdar o trono. O seu desejo foi satisfeito e a construção do templo foi iniciada em 1779. Infelizmente, o menino José, veio a falecer vítima de varíola, dois anos antes do término da construção, em 1790.

Jardim da Estrela: A construção

se iniciou em 1842 com um donativo de quatro contos de um Português no Brasil. Interrompida entre 1844 e 1850 devido a conturbação política, só foi inaugurada em 1852.

Parque das Nações: Construído

para receber a Expo98, uma exposição internacional que atraiu mais de 11 milhões de pessoas de todo mundo e cujo tema foi “Os Oceanos: um patrimônio para o futuro”.

Passeio de teleférico: E a bela

(16)

Oceanário: É o segundo maior no

mundo com uma vasta exposição de espécies. Além de aquário público, também é instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as