• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Pesquisa. Nome completo: Natália Lopes Ladivez Matrícula:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Pesquisa. Nome completo: Natália Lopes Ladivez Matrícula:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Projeto de Pesquisa

Identificação do discente:

Nome completo: Natália Lopes Ladivez Matrícula: 00842203

Curso: Nutrição

Identificação do professor-orientador:

Nome completo: Rita Maria Monteiro Goulart

Curso: Nutrição

Nome do projeto de pesquisa ao qual o aluno inscrito está vinculado:

“Avaliação do perfil nutricional

e de qualidade de vida de indivíduos matriculados no Projeto Sênior e Unimais da USCS”

Identificação do Projeto:

Título:

Avaliação do estado nutricional e a imagem corporal de idosos matriculados

no Projeto Sênior e Unimais da Universidade de São Caetano do Sul - USCS

Curso:

Nutrição

Linha de pesquisa do curso a qual

o projeto está vinculado:

Promoção de saúde

Palavras-chave (três):

(2)

Resumo:

Introdução: O processo de envelhecimento causa modificações biológicas, fisiológicas, cognitivas,

patológicas e socioeconômicas, o que implica em cuidados médicos, econômicos, sociais e políticos.

Ojetivos: Avaliar o estado nutricional e a imagem corporal de idosos matriculados no Projeto Sênior e

Unimais da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Metodologia: Serão sujeitos do estudo indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, regularmente matriculados no Projeto Sênior e Unimais da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A coleta de dados ocorrerá entre Agosto/2009 à Dezembro/2009 no campus 1 da USCS. A avaliação nutricional será realizada através de antropometria, com as medidas de peso e estatura, para diagnóstico do estado nutricional será utilizado o IMC, a avaliação do consumo alimentar será realizada através da aplicação do recordatório de 24 horas. A imagem corporal será verificada pela escala de silhuetas, proposta por Stunkard et al. (1983) na qual o (a) idoso (a) escolhe o número da silhueta que considera mais semelhante a sua aparência corporal real e também o número da silhueta que acredita ser mais semelhante à aparência corporal ideal considerada para sua idade.

Justificativa:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosos são os indivíduos com idade acima de 60 anos nos países em desenvolvimento. De 1991 a 1996 houve um crescimento de 11,5% na população de idosos no Brasil, representando atualmente 10% dos habitantes do país. Houve também o aumento na expectativa de vida ao nascer, que em 1991 era de 67 anos e nos dias atuais é de 73 anos. Esse envelhecimento da população brasileira reflete melhorias da saúde pública, dos avanços tecnológicos e da medicina, da diminuição dos índices de fecundidade do país, com uma queda de 26% em 5 anos (DATASUS, 2009).

No processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas, patológicas, psicológicas, sociais, nutricionais e na alimentação que estão diretamente relacionados a qualidade de vida da população idosa. De acordo com Magnoni et al (2005) a manutenção da capacidade funcional e da autonomia dos idosos são os objetivos do estudo desse processo.

Segundo Frank e Soares (2002) o processo de envelhecimento acarreta modificações corporais importantes para a avaliação nutricional, e notam-se distúrbios em todas as etapas da nutrição, ou seja, na ingestão, digestão, absorção, necessidades energéticas, de macronutrientes e de micronutrientes.

A diminuição da ingestão de alimentos está diretamente relacionada a modificações na dentição, com aumento de fissuras, quebras de dentes, e do uso de próteses podendo tornar a deglutição difícil e dolorosa. Há também um déficit motor na deglutição, além da perda do paladar e da diminuição da salivação (FRANK e SOARES, 2002).

Observa-se em indivíduos idosos a diminuição da motilidade e do fluxo sanguíneo para a mucosa gástrica, a menor produção de ácido clorídrico, de enzimas e de hormônios comprometendo o processo

(3)

digestivo, além de levar a uma menor resistência da mucosa gástrica a agressões, aumentando o risco de úlceras. Há ainda uma redução da velocidade do esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade precoce devido à distensão abdominal, contribuindo para uma baixa ingestão de alimentos (MAGNONI et al, 2005).

Ocorrem alterações anatômicas nas vilosidades do intestino delgado e um excesso do crescimento bacteriano diminuindo a absorção de vitaminas e minerais. Há também a diminuição da produção de insulina, de algumas enzimas e bicarbonato pelo pâncreas e na produção de ácidos biliares pela vesícula biliar (MAGNONI et al, 2005).

Outras mudanças ocorrem na composição corporal dos idosos, que em média a partir dos 65 anos tem uma redução do peso e da massa magra, sendo aproximadamente 27% do peso corporal, esse processo de perda de massa muscular é chamado de sarcopenia. Simultaneamente há um aumento proporcional do tecido adiposo, atingindo 30% da composição corporal, e apresentam uma redistribuição, com redução do panículo adiposo periférico e acúmulo no tronco, principalmente no baixo abdômen. A densidade óssea também diminui, devido a alterações no consumo e síntese de vitamina D e cálcio. Geralmente, a desnutrição protéico-calórica e a sarcopenia não são diagnosticadas nessa faixa etária, devido as alterações fisiológicas na composição corporal do indivíduo idoso.

Segundo Filho (1999) o processo de envelhecimento e suas alterações fisiológicas, como a alteração da composição corporal, influenciam a auto-imagem corporal que o indivíduo constrói ao longo dos anos. Balestra (2002) afirma que a imagem corporal dos idosos ajusta-se gradualmente ao corpo durante o processo de envelhecimento, porém, pode sofrer alterações devido aos comprometimentos patológicos ou devido a distúrbios da motivação que podem afetar alterações nos movimentos.

A percepção da imagem corporal pode ser definida como uma ilustração que se tem na mente a cerca do tamanho, imagem e forma do corpo, e também dos sentimentos relacionados a essas características, bem como as partes que as constituem. Dessa forma pode-se entender que a imagem corporal está diretamente relacionada a componentes afetivos, cognitivos, perceptivos e comportamentais (COQUEIRO e col, 2008).

Pereira et al (2009), em sua abordagem sobre percepção da imagem corporal em idosas ativas, afirma que a insatisfação com a própria imagem corporal está relacionada com as modificações físicas e psicológicas do envelhecimento.

Há uma importante relação entre a percepção da imagem corporal e desordens alimentares, apesar dos estudos sobre distorção e insatisfação com a imagem corporal focalizarem essencialmente populações portadoras de transtornos alimentares específicos, tem-se observado recentemente esse tipo de distorção em sujeitos eutróficos isentos de transtornos alimentares específicos (Kakeshita e Almeida, 2006).

Para avaliar estado nutricional e imagem corporal, muitos trabalhos utilizam o Índice de Massa Corpórea (IMC) dado pelo peso (Kg) dividido pela altura (m) ao quadrado, como indicador do estado nutricional ao associá-lo com fatores determinantes das condutas relativas ao peso corporal (Kakeshita e Almeida, 2006).

(4)

Devido às relações entre as alterações fisiológicas no processo de envelhecimento e insatisfação corporal, é importante avaliar a auto-imagem corporal e satisfação da mesma e sua relação com o estado nutricional de indivíduos idosos, a fim de propor ações que venham a contribuir com a melhor qualidade de vida deste grupo que representa parcela significativa da população brasileira.

Objetivos:

• GERAL

Avaliar o estado nutricional e a imagem corporal de idosos matriculados no projeto Sênior e Unimais da Universidade de São Caetano do Sul.

• ESPECÍFICOS

Avaliar o consumo alimentar dos idosos participantes da pesquisa

Identificar a autopercepção da imagem corporal dos idosos comparando-a com seu estado nutricional

Metodologia:

Será realizado estudo do tipo transversal com idosos acima de 60 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados no projeto Sênior e Unimais da Universidade de São Caetano do Sul, no período de agosto de 2009 a junho de 2010.

A avaliação nutricional será realizada através da mensuração de peso e altura. As medidas serão aferidas no ambulatório da Universidade no Campus I.

A partir das medidas aferidas será realizado o diagnóstico nutricional, conforme descrito a seguir:  Peso corporal

Para aferição do peso corporal os idosos deverão estar vestidos com roupas leves e descalços, serão posicionados sobre uma balança antropométrica digital, da marca Plenna, com escala 0,1kg, sendo a carga máxima de 150kg.

 Estatura

Para avaliação da estatura será utilizada fita métrica flexível de fibra inextensível de vidro (Fiber-Glass) fixada na parede sem rodapé. Nesta medição, os idosos deveram estar descalços com os pés unidos, em postura ereta, com o olhar fixo no horizonte.

 Índice de Massa Corpórea (IMC)

A partir das medidas de peso e estatura, será calculado o IMC, através da equação peso (kg)/estatura2 (m), conforme descrito:

(5)

Avaliação do consumo alimentar

Para a avaliação do consumo alimentar, será utilizado o recordatório alimentar de 24 horas (ANEXO 1).

A análise da quantidade de nutrientes e o valor energético total (VET) de cada recordatório será feita através da utilização do software AVANUTRI (Sistema de Avaliação Nutricional) versão 3.0.5.

A avaliação da adequação será realizada de acordo com:

 Para avaliação do consumo energético, optou-se pela recomendação estabelecida pela FAO/OMS 2004, de acordo com a idade, sendo considerado o VET adequado quando se situar entre a faixa de 10% a mais ou a menos do recomendado. Para o valor percentual dos macronutrientes serão utilizados também os estabelecido pela FAO/OMS 2003, sendo 10 a 15% de proteínas, 20 a 30% de lipídios e 55 a 65% de carboidratos do total de energia ingerida para que a dieta;

 Para avaliação da ingestão de micronutrientes será utilizada a recomendação estabelecida pela DRI 2002– 2004, de acordo com a idade.

Para a avaliação da autopercepção da imagem corporal será utilizada a escala de silhueta proposta por Stunkard et al (1983), na qual o indivíduo deverá assinalar a figura que mais se assemelha com a sua aparência atual e a figura da imagem de aparência física que gostaria de ter, conforme descrito a seguir:

Fonte: Lipschitz 1994

(6)

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a04.pdf

Aspectos Éticos

Este projeto está vinculado ao Projeto de Pesquisa intitulado “AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E DE QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS MATRICULADOS NO PROJETO SÊNIOR E UNIMAIS DA USCS” da Professora Dra. Rita Maria Monteiro Goulart, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS em 08/12/2008. Os idosos serão convidados a participar do estudo e caso aceitem será solicitado que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo 2).

Cronograma e Plano de Trabalho:

ATIVIDADES

Mai/

Jun/09 Ago/09 Jul/ Out/09 Set/ Dez/09 Nov/ Fev/10 Jan/ Abr/10 Mar/ Jun/10 Mai/ Levantamento

bibliográfico X x x X

Contato com o

público-alvo X

Coleta de dados X x X

Tabulação dos

resultados X

Análise dos resultados X

Elaboração do relatório

(7)

Plano de Análise:

Com base nos objetivos propostos será utilizado para organização e tabulação dos dados o programa Microsoft Excel for Windows versão 2003, e para análise estatística o programa estatístico SPSS versão 11.0 (SPSS, 2002).

Para responder aos objetivos referentes ao estado nutricional, consumo alimentar, percepção da imagem corporal, será utilizada a estatística descritiva com resultados expressos em porcentagem, média e desvio padrão.

Análises de correlação linear de Pearson e regressão linear simples (método ENTER) serão utilizadas para verificar a relação entre o IMC e o consumo alimentar.

Em todas as análises será adotado o nível de significância de p<0,05.

Bibliografia:

 BALESTRA CM. Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas. Campinas, 2002. 77p. Dissertação Mestrado. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2002.

 COQUEIRO RS, PETROSKI EL, POLEGRINI E, BARBOSA AR. Insatisfação com a Imagem Corporal: avaliação comparativa da associação com Estado Nutricional em universitários. Rev. Psiq. Rio Grande do Sul. 2008; Vol.30, n.1:

 DATASUS – Departamento de Informática do SUS [homepage na internet]. Brasil: Ministério da Saúde; [acesso em junho de 2009]. Disponível em: http://w3.datasus.gov.br/datasus/datasus.php

 FRANK AA, SOARES EA. Nutrição no Envelhecer. São Paulo: Atheneu; 2002. p. 3-12.  FRANK AA, SOARES EA. Nutrição no Envelhecer. São Paulo: Atheneu; 2002. p. 143-162.

 FILHO LFB. O processo de envelhecimento e o comportamento vocal. Rio de Janeiro, 1999. Monografia (Especialização em Voz) Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – CEFAC, 1999.

 KAKESHITA IS, ALMEIDA SS. Relação entre índice de massa corporal e a percepção da auto-imagem em universitários. Revista Saúde Pública, Ribeirão Preto, v.3, n.40, p. 497-504, 2006.

 MAGNONI D, CUKIER C, OLIVEIRA PA. Nutrição na Terceira Idade. São Paulo: Sarvier; 2005. p. 3-13.

 MAGNONI D, CUKIER C, OLIVEIRA PA. Nutrição na Terceira Idade. São Paulo: Sarvier; 2005. p. 53-56.

 MAGNONI D, CUKIER C, OLIVEIRA PA. Nutrição na Terceira Idade. São Paulo: Sarvier; 2005. p. 63-67.

 PEREIRA EF, TEIXEIRA CS, BORGATTO AF, DARONCO LSE. Relação Entre Diferentes Indicadores Antropométricos e a Percepção da Imagem Corporal em Idosas Ativas. Rev. Bras. Pisiq. 2009; Vol.36, n.2: 54-59.

(8)

 STUNKARD AJ, SORENSEN T, SCHULSINGER F. Use of The Danish Adoption Register for the study of obesity and thinness. In Kety, S. S., Rowland, L.P., Sidman, R.L. & Matthysse, S.W. The Genetics of Neurological and Psychiatric Disorders (pp. 115-120). NewYork: Raven Press, 1983.

(9)
(10)

ANEXO 2

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TÍTULO DA PESQUISA: AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E DE QUALIDADE

DE VIDA DE INDIVÍDUOS MATRICULADOS NO PROJETO SÊNIOR DA USCS

Eu,_____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

(nome, idade, RG, endereço, telefone, email), abaixo assinado (ou meu Responsável Legal quando

aplicável), dou meu consentimento livre e esclarecido para participar como voluntário do projeto de

pesquisa supracitado, sob responsabilidade da pesquisadora Dra. Rita Maria Monteiro Goulart,

professora do Curso de Nutrição da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.

Assinando este Termo de Consentimento, estou ciente de que:

1) O objetivo da pesquisa é avaliar o estado nutricional, consumo alimentar e percepção da

qualidade de vida e da auto-imagem de indivíduos na terceira idade;

2) Durante o estudo serão realizadas as avaliações nutricionais medindo-se o peso e a estatura e

preenchimento de questionario sobre percepção da qualidade de vida;

3) Os procedimentos não oferecem quaisquer riscos para a saúde;

4) Obtive todas as informações necessárias para poder decidir conscientemente sobre a minha

participação na referida pesquisa, tais como descritas no item 2 (medidas de peso e estatura e

preenchimento de um questionário);

5) Estou livre para interromper a qualquer momento minha participação na pesquisa;

6) Os resultados obitdos serão entregues individualmente para cada participante, como também um

manual de estilo de vida saudável;

7) Meus dados pessoais serão mantidos em sigilo e os resultados gerais obtidos através da pesquisa

serão utilizados apenas para alcançar os objetivos do trabalho, expostos acima, incluída sua

publicação na literatura científica especializada;

8) Poderei entrar em contato com o responsável pelo estudo, Prof. Dra. Rita Maria Monteiro

Goulart, sempre que julgar necessário pelo telefone 4239-3311;

9) Este Termo de Consentimento é feito em duas vias que uma permanecerá em meu poder e outra

com o pesquisador responsável

(11)

.

São Caetano do Sul, ________de _________ de_______

__________________________________________________

Nome e assinatura do Voluntário

__________________________________________________

Nome e assinatura do Pesquisador Responsável pelo Estudo

Referências

Documentos relacionados

The microbial and metagenomic libraries from N-ICE2015 collection analysed in the present study provides comprehensive new knowledge about the microbiota and N-cycling communities

O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a urgência e necessidade de conservação do património militar, em particular na margem sul do Tejo, assim como a análise

Agrupamos las carreras según la Nomenclatura Internacional de la UNESCO para la Ciencia y la Tecnología calculando la tasa de ausentismo para cada disciplina, para el período

evaporation factor; GC-MS, gas chromatography-mass spectrometry; HHCB, galaxolide; i, type of toiletry product; j, type of synthetic musk; m, number of synthetic musks; MA,

O Conselho de Administração e o Comitê, conforme o caso e na medida em que for permitido por lei e pelo nosso Estatuto Social, terão amplos poderes para tomar todas medidas

MAPK cascade pathway’s deregulation yields promising terrain for detecting possible cell cycle corruption: constant levels of active Ras, active Raf or active ERK can be

Diante disso, esse trabalho relata as experiências em torno da implementação dos projetos constituintes da Rede de Projetos pertencentes ao Núcleo Temático da Seca (Nut-Seca),

As for the studies that have been carried out in the Adolpho Ducke Forest Reserve (Fraga et al. 2013a), the most abundant snake species registered in FeX-UFAM was the