• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO. Planejamento e Gestão do Plano de Ação Municipal Selo UNICEF Município Aprovado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE APERFEIÇOAMENTO. Planejamento e Gestão do Plano de Ação Municipal Selo UNICEF Município Aprovado"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Planejamento e Gestão do Plano de Ação Municipal

Selo UNICEF Município Aprovado

São Luís – MA 2015

(2)

Módulo 1- Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o Selo UNICEF

 Leitura 1: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

 Leitura 2: Projeto Selo UNICEF Município Aprovado

 Leitura 3: Guia EFG

 Leitura 4: Participação de Adolescentes

 Leitura 5: Programas Federais e o Selo UNICEF

 Leitura 6: Temas de Participação Social

Tema 4. Guia 5 Semana do bebê

 Leitura  Questionário

(3)

Por que este Tema?

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social incentivada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Mais do que tornar a Semana da Bebê parte do calendário oficial do município, o mais importante é garantir como política pública, por meio de um conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo município, com a participação de entes públicos, privados e a sociedade, que visem assegurar os direitos das crianças na primeira infância.

Fundamental é articular e concentrar esforços para a elaboração e aprovação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), instrumento que deverá nortear, a médio e longo prazos, a política do município para garantir os direitos da gestante e da criança de 0 a 6 anos. O PMPI é uma das atividades propostas na metodologia do Selo no eixo de gestão de políticas públicas no direito Sobreviver e Desenvolver-se: Município realizando seus planos municipais pela primeira infância.

A iniciativa da Lei Municipal que institui a Semana do Bebê, deverá ser através da apresentação de um Projeto de Lei, no âmbito do Município, que compete ao prefeito, aos vereadores individualmente, às comissões da Câmara Municipal e até mesmo aos cidadãos do município (iniciativa popular). O Projeto de Lei será submetido à deliberação da Câmara Municipal e aprovado pelo prefeito antes de entrar em vigor.

(4)

Tema 4 . Guia 5 – Semana do Bebê

Por que este Tema?

A Primeira infância, como é chamada a fase que vai do nascimento até os seis anos de idade, é o principal período de desenvolvimento da criança, é a base para todas as aprendizagens humanas.

Estudos e descobertas científicas do século XXI revelam que é durante os três primeiros anos de vida que se formam mais de 90% das conexões cerebrais. Se este período incluir suporte para o crescimento cognitivo, desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócio-emocionais, a criança terá uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais fortalecidas. Até os três anos de idade, por meio de experimentação e brincadeiras, as crianças adquirem habilidades motoras, cognitivas, de linguagem, aprendem autocontrole e independência.

Entre os três e os seis anos, elas aperfeiçoam suas habilidades motoras finas - como desenhar, digitar e pintar - aprimoram a linguagem, começam a desenvolver o senso de pertencimento a uma sociedade e iniciam a aprendizagem da leitura e da escrita. De maneira geral, mais da metade do potencial intelectual infantil já está estabelecido aos quatro anos de idade. Porém, as experiências de crescimento e desenvolvimento das crianças na primeira infância variam de acordo com suas características individuais, gênero, condições de vida, organização familiar, cuidados proporcionados e sistemas educacionais.

A Amazônia Legal Brasileira é a maior e menos conhecida região do país, abrigando mais de 3 milhões de crianças menores de sete anos de idade. E um número expressivo dessas crianças vivem em situação de isolamento, falta de serviços e frágil presença do Estado. Nessa região as crianças têm 20% mais chances de morrer antes de completar um ano se comparada à média nacional, e a proporção de mulheres grávidas com mais de sete consultas pré-natal em alguns estados chega a ser de 40% enquanto nos estados da região Sul do país, a proporção chega a ser mais de 70%.

(5)

Semana do bebê em 4 etapas

Cada município define a data e as atividades a serem realizadas na Semana do Bebê. Para realizar com sucesso essa estratégia é importante que seu município planeje e execute a Semana pautado na complementaridade de setores (Saúde, Educação, Assistência e outras que o município considere prioritárias), na perspectiva de desenvolvimento de ações conjuntas e intersetoriais que supõem a interação e comprometimento das diversas políticas públicas.

Seu município pode realizar esse processo em quatro etapas: 1. Planejamento;

2. Mobilização; 3. Evento; 4. Avaliação.

(6)

Tema 4 . Guia 5 – Semana do Bebê

Semana do bebê em 4 etapas:

 Primeira Etapa: Planejamento

Esse é o momento em que são definidos os temas, parcerias, programação, indicadores sociais, públicos que serão envolvidos, fontes de financiamento, logística, formalização por Lei da Semana do Bebê etc.

Definir Comissão Organizadora Levantamento dos Indicadores do Município Estabelecer Parcerias

1) Reunir a Comissão Intersetorial para identificar e escolher as pessoas que farão parte da Comissão Organizadora

1) Realizar levantamento dos indicadores 1) Estabelecer parcerias com diversos setores IMPORTANTE: o município deve enviar uma lista de

presença dos participantes da Comissão Organizadora indicando pelo menos: nome, idade, zona de onde mora (urbano ou rural), local de trabalho/estudo (adolescentes).

-

-a) Esse grupo de trabalho terá por objetivo organizar Semana do Bebê. Devem fazer parte do grupo o prefeito ou seu representante; secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social; representantes da universidade ou instituição de ensino do município, professores, representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, representante de adolescentes, entre outros. A comissão também é responsável pela escolha do tema que será abordado na Semana.

a) Realizar levantamento sobre os principais indicadores educacionais, sociais e de saúde do município relacionados à primeira infância e que serão divulgados e discutidos durante a Semana do Bebê. É importante utilizar, também, os indicadores e a linha de base fornecida aos municípios que estão registrados no eixo de impacto social na metodologia do Selo UNICEF, que têm uma estreita relação com a primeira infância (ver em

www.seloamazonia.org.br).

b) Com base na situação da primeira infância no município, o poder público deve estabelecer metas e resultados a serem alcançados para o ano seguinte, cujos resultados serão apresentados na próxima Semana do Bebê.

a) Estabelecer parceiras para o apoio e colaboração na realização de atividades do evento: poder legislativo, setor empresarial, ONGs, estabelecimentos de ensino, entidades eclesiásticas e religiosas, entidades de classe, meios de comunicação, associações de bairro, artistas locais, grupos de jovens.

b) Ver sugestões de temas a serem abordados na página 18 do Guia da Semana do Bebê.

Levantamento dos Custos Definição da Estratégia de Comunicação Definição da Programação Tornar Polítoca Pública

1) Realizar levantamento dos custos 1) Definir estratégia de comunicação 1) Definir a programação 1) Oficializar a Semana do Bebê por lei municipal a) Realizar levantamento das despesas envolvidas com a

realização do evento e possíveis fontes de recursos ¬ financeiros para sua execução.

a) Definir o responsável por atividades de divulgação da Semana do Bebê, enviar convites, confirmar presenças, receber a imprensa e demais ações de comunicação. O município pode seguir a identidade visual proposta pelo

a) Definir a programação da Semana do Bebê com atividades capazes de promover o vínculo mãe-bebê e cuidador-bebê e que estimulem o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva, social e afetiva da criança.

a) Garantir a Lei que institui a Semana do Bebê no calendário o-ficial do município, como também, a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), incorporando a Semana do Bebê no referido Plano.

-b) A programação deve ter como principal foco a garantia integral dos direitos da infância e priorizar o investimento na qualidade das políticas públicas para a primeira infância.

--

-c) Se o município apresenta comunidades indígenas, afro-brasileiras, ribeirinhas, assentamentos e áreas rurais, a programação deve contemplar o envolvimento dessas

(7)

Semana do bebê em 4 etapas:

 Segunda Etapa: Mobilização

É a fase de envolver e sensibilizar o poder público e toda a comunidade para a realização da Semana do Bebê.

Envolvimento da Comunidade Divulgação do Evento

1) Mobilizar o município para participar da Semana do

Bebê 1) Realizar a divulgação do evento

a) Sensibilizar e motivar todas as pessoas do município a participar da Semana do Bebê, com foco especial para famílias com gestantes, mães, e bebês, atraindo todos/as para atuar no objetivo comum de fortalecer a relação mãe-bebê e cuidador-mãe-bebê e exigir políticas públicas de qualidade para a primeira infância, compartilhar experiências, aprender, identi-ficar desafios etc.

a) A divulgação e registro das atividades da Semana do Bebê devem ser realizados a partir das parcerias e dos meios de comunicação disponíveis em cada município.

b) O esforço de mobilização precisa ir além dos limites da sede do município e deve alcançar os distritos, as aldeias indígenas, as comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas e áreas de assentamentos, que também podem e devem contribuir com seus

conhecimentos e práticas tradicionais de cuidado com a criança de até 6 anos de idade.

b) É importante mobilizar voluntários para visitar os bairros, aldeias e comunidades, para divulgar o evento e buscar parceiros para a distribuição de material impresso (folhetos, cartazes, faixas etc.), que podem ainda ser confeccionados nas comunidades e nas escolas, com o apoio das crianças, jovens e famílias.

(8)

Tema 4 . Guia 5 – Semana do Bebê

Semana do bebê em 4 etapas:

 Terceira Etapa: O Evento

É a hora de realizar a Semana do Bebê propriamente dita. O principal foco da agenda de atividades do evento é o cuidado integral à criança. Daí, a programação tem de ser plural, envolvendo todos os aspectos do desenvolvimento infantil e os setores da gestão pública direta ou indiretamente ligados ao tema.

3ª ETAPA: O EVENTO

Realização dos Eventos de Mobilização e Formação, atividades artisticas e culturais.

1) Definir as atividades a serem realizadas durante o evento

a) Cada município de¬fine o período e as atividades a serem realizadas, tais como: o¬ficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

b) A programação pode ser simples, mas atraente para toda a população, contemplando espaços de participação da comunidade e o desenvolvimento de capacidades dos gestores, técnicos das políticas públicas e das famílias nos cuidados com os bebês e crianças de até seis anos.

c) É importante desenvolver atividades com os parceiros contando sempre com o

envolvimento de entidades, associações e apoiadores locais, o que garante a diversidade e o compromisso de todos com a realização da Semana do Bebê. Dessa forma, considere a participação de agentes comunitários de saúde, professores e profissionais de creches, pré-escolas, da saúde, CRAS e CREAS, ONGs voltadas para a proteção da criança e do

adolescente, entidades de classe de trabalhadores e empresariais, associações de bairro, entidades religiosas, meios de comunicação, artistas ou outros pro¬fissionais envolvidos com cultura, grupos de jovens, estudantes de nível médio e universitário, conselheiros de direitos e setoriais e outros grupos que ajudem a unir a comunidade em torno de um mesmo objetivo.

d) Ver sugestões de atividades a serem realizadas na página 19 do Guia da Semana do Bebê disponibilizado pelo UNICEF.

(9)

Semana do bebê em 4 etapas:

 Quarta Etapa: Avaliação

Etapa onde os membros da comissão organizadora analisam os resultados da Semana do Bebê e definem os próximos passos.

4ª ETAPA: AVALIAÇÃO

Análise dos resultados as Semana do bebê 1) Elaborar relatório de sistematização da Semana do Bebê

a) Etapa onde os membros da comissão organizadora analisam os resultados da Semana do Bebê e de¬finem os próximos passos.

b) O relatório deverá conter os seguintes componentes e informações:

•     Breve histórico do processo de planejamento, incluindo o nome das instituições  componentes da comissão organizadora;

•     Os indicadores levantados pelo município. Deve-se utilizar a linha de base do Selo  fornecida pelo UNICEF e outros indicadores considerados fundamentais para o município; •     Parcerias estabelecidas; •     Listar quem contribuiu com recursos ¬financeiros, materiais e humanos, quanto e como; •     Principais estratégias de comunicação utilizadas; •     Programação; •     Ações que foram realizadas para tornar a Semana do Bebê uma política pública; •     Como foi feita a mobilização e quais foram os atores que participaram do processo; •     Relato e registro do evento (inclusive com documentação fotográ¬fica); •     Total de pessoas que participaram, se possível da área rural e urbana, desagregando por  famílias, crianças e adolescentes e pro¬fissionais da saúde, educação e assistência social, dentre outros;

•     Inovações implementadas pelo município (se houver);

•     Análise sobre os avanços e desa¬fios enfrentados em todo o processo;

•     Definir indicador (es) que será (ão) monitorado (s) e avaliado (s) na Semana do Bebê do  ano seguinte.

(10)

Tema 4 . Guia 5 – Semana do Bebê

Como o Município será avaliado?

A avaliação levará em conta a realização dos passos metodológicos explicitados neste guia de acordo com as seguintes etapas:

1- Formação e Atuação do Grupo de Trabalho: Organização e definição da comissão organizadora, intersetorialidade da comissão, levantamento de indicadores, definição de um plano de comunicação, etc.

2- Oficialização por lei municipal.

3- Mobilização Social: pluralidade de segmentos envolvidos, número de atores.

4- Evento em si: período de realização da semana, os temas abordados durante a semana, lista de presença com dados desagregados onde se explicita a população por idade, gênero, localização...Além disso explicitar o material produzido para divulgação do evento.

5- Desdobramento e Políticas Públicas: realização um processo participativo de avaliação dos avanços, com discussão dos indicadores, conteúdos, identificação de alguma iniciativa que virou política pública, sugestões e próximos passos com a participação da sociedade civil. Um dos aspectos fundamentais será a vinculação ao Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI.

(11)

Veja mais em:

http://www.seloamazonia.org.br/upload/arq_arquivo/2015/05/1990.pdf

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste tema é envolver os adolescentes no debate político de seu município e no monitoramento do orçamento público. Será avaliada a participação desses jovens no processo

Os Campos de Férias/ATL da JFSS (adiante designada CF/ATL JFSS) dirige-se á satisfação de necessidades de lazer, à ocupação de crianças cujas férias letivas

O segmento destacado em vermelho refere-se à produção do sintagma adjetival “bonitinho”; já na porção rotulada em “B”, observa-se a produção de “real”. É

a) todas as moléculas de enzimas estão unidas às moléculas de substrato quando a reação catalisada atinge a taxa máxima. b) com uma mesma concentração de substrato, a taxa

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Investigar conhecimentos e práticas que os alunos do Ensino Básico do Colégio Municipal de Coaraci (Ensino Fundamental II) e do Colégio Estadual Almakazir Gally