• Nenhum resultado encontrado

Os últimos resultados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os últimos resultados"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Cidade de México, 24 de julho de 2013

Esperança para consumidores da América Latina,

SEAT Novo Leon primeiro automóvel cinco estrelas em

segurança

Várias marcas destacadas mundialmente continuam a oferecer proteção

deficiente.

O Latin NCAP concedeu, pela primeira vez, uma qualificação cinco estrelas quanto à segurança do adulto. Trata-se do SEAT Novo Leon. Gostaríamos de anunciar, além disso, a qualificação quatro estrelas para a proteção do passageiro adulto do City Car Suzuki Celerio. Os resultados evidenciam que os fabricantes podem proporcionar, na região, pequenos carros com estruturas estáveis, bem como com boa proteção para seus ocupantes.

Em contraste com esses resultados positivos, os últimos testes do Latin NCAP divulgam que muitos dos modelos mais vendidos, de marcas internacionalmente reconhecidas, continuam a oferecer carros com níveis de segurança de zero estrela; não cumprindo, nem sequer, com as mínimas regulamentações de segurança. Os automóveis com pior desempenho na última instância de testes de impacto do Latin NCAP foram o Nissan Tsuru (Sentra B13), o Renault Clio Mio, o Suzuki Alto K10 e o Chevrolet Agile; todos eles ganharam zero estrela.

Os últimos resultados

“É muito desalentador e, em parte, deve-se à falta de airbags na sua versão padrão. Contudo, o verdadeiro problema é a deficiente segurança das estruturas dos habitáculos” – observou o Diretor

Técnico do Global NCAP, Eng. Alejandro Furas. “As estruturas dos habitáculos que se derrubam sobre

(2)

estrela são produto de empresas que fabricam carros seguros de qualidade cinco estrelas para consumidores doutras partes do mundo por um valor acessível. Agora, os consumidores latino-americanos podem escolher modelos cinco estrelas que superem as regulamentações mundiais de segurança”.

“A boa notícia é que agora que o SEAT Novo Leon obteve nossa primeira qualificação cinco estrelas em segurança do adulto (e quatro em relação à segurança de crianças), América Latina conta com um carro familiar que proporciona aos consumidores a proteção que se espera de um carro novo” –

disse Furas. “Devido ao alto número de modelos líderes no mercado que não aprovam nossos testes

por causa de estruturas e airbags deficientes, aconselhamos os consumidores a conferir, antes de comprar um veículo, a classificação de segurança em www.latinncap.com”.

A primeira qualificação cinco estrelas do Latin NCAP em segurança para o adulto garante aos consumidores que o SEAT Novo Leon é realmente um modelo global que oferece uma proteção praticamente idêntica à sua versão europeia. Conta com uma sólida estrutura, caso venha a ocorrer uma batida, proporcionando tanto os cintos de segurança quanto os airbags boa proteção aos passageiros contra colisões frontais e laterais. O Novo Leon possui seis airbags, ABS e lembretes para cintos de segurança (SBR) na sua versão padrão. Todos os elementos mostraram bom desempenho na avaliação. Os airbags para os joelhos, padrão na Europa, e os airbags laterais traseiros, são de compra opcional. Este modelo ganhou a qualificação de quatro estrelas para a segurança de crianças, tendo o sistema ISOFIX nas ancoragens e nos SRI (ambos cumpriram com as regulamentações de tecnicidade da ONU) um papel decisivo.

Apesar de seu tamanho compacto, o City Car da Suzuki, o Celerio, atingiu sem dificuldades a qualificação de quatro estrelas em relação à proteção do passageiro adulto. A qualificação de duas estrelas para a proteção do passageiro criança se deve, essencialmente, à falta de bancos compatíveis com o sistema ISOFIX do carro. O Celerio conta com pontos de ancoragem ISOFIX; porém, a Suzuki não conseguiu recomendar uma cadeirinha ISOFIX para o teste. Portanto, os SRI foram ajustados com os cintos de segurança. Por causa disso, o dummy criança, localizado atrás do motorista, não pôde evitar um deslocamento excessivo para frente no teste de batida; provocando o contato da cabeça contra o banco dianteiro.

O vídeo do teste do Nissan Tsuru (Sentra B13) foi um dos que maior preocupação gerou nos últimos testes feitos. A estrutura do veículo, no habitáculo, sofreu um colapso quase total. Esse fato, junto com as forças elevadas registradas pelos dummies, implica que o carro apenas pode receber uma qualificação de zero estrela. O veículo testado conta com cintos de segurança de dois pontos, em vez dos convencionais de três pontos, nas posições traseiras; sendo impossível a instalação adequada de uma cadeirinha infantil. Devido a todos esses aspectos, o Latin NCAP considera que o Tsuru (Sentra B13), na sua versão mais básica, não está equipado para transportar crianças de forma segura. A estrutura do habitáculo do Renault Clio Mio foi qualificada de instável nos testes de batida. As forças sofridas pelas cabeças dos dummies foram inaceitavelmente altas. Esses resultados fazem que o Renault Clio Mio obtenha zero estrela e zero ponto a respeito da segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Uma baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos lhe concederam uma qualificação

(3)

de apenas duas estrelas.

O Suzuki Alto obteve zero estrela no tocante à segurança do passageiro adulto, devido à instável estrutura do habitáculo e às altas forças sobre os dummies, representando um risco inaceitavelmente alto para a vida dos ocupantes. O veículo atingiu uma classificação de três estrelas para a segurança do passageiro criança; contudo, isso foi gerado, principalmente, pela maioria da energia do impacto absorvida pela parte da frente do carro.

O Chevrolet Agile também recebeu uma qualificação de zero estrela. Os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carrol, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção do passageiro criança obteve apenas duas estrelas.

O Latin NCAP aumenta a exigência de seus testes

Neste ano, o Latin NCAP aumentou a exigência de seus procedimentos de teste. O sistema de pontos pune os veículos quando os dummies sofrem cargas que supõem uma lesão fatal no próprio teste. Um carro cinco estrelas para adultos deverá, além disso, ser aprovado no teste de impacto lateral conforme regulamentação de 95 das Nações Unidas, bem como oferecer ABS e lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão.

Sinais de progresso

O Latin NCAP agradece os constantes sinais de diálogo construtivo com os fabricantes de carros. Realmente se valoriza a vontade de alguns fabricantes líderes por alterar sua produção, introduzindo no mercado modelos com maiores níveis de segurança. Isso evidencia os benefícios produzidos pelo árduo trabalho do Latin NCAP, conscientizando os consumidores quanto ao desempenho em segurança dos carros vendidos na região.

Um assunto que preocupa o Latin NCAP é a falta de regulações da ONU quanto à segurança dos veículos e à conformidade de produção que os modelos devem manter desde sua aprovação original para a venda até o momento em que são disponibilizados nos mercados regionais; o que deveria ser avaliado em laboratórios independentes.

A falta de regulações a respeito da segurança veicular das Nações Unidas e de laboratórios independentes de teste dificulta o controle por parte dos governos da América Latina para os fabricantes manterem a qualidade dos veículos à venda. O Latin NCAP recomenda discutir esse assunto com as autoridades, especialmente naqueles países que lideram a fabricação de veículos na região. O Latin NCAP comemora os planos anunciados pelo governo brasileiro sobre a criação de um laboratório de teste próprio, impulsionando sua completa independência.

Segurança do passageiro criança

O uso do sistema de retenção infantil ISOFIX tem um papel essencial na hora de reduzir a probabilidade de instalação incorreta; melhorando, geralmente, o desempenho dinâmico. O Latin NCAP recomenda o ISOFIX e impulsiona todos os governos, fabricantes de carros e distribuidores da

(4)

região, a fomentar a utilização dos Sistemas de Retenção Infantil ISOFIX; conforme regulamentação R44 das Nações Unidas, tornando-se obrigatória a implementação de ancoragens ISOFIX nos veículos, de acordo com o disposto pelas regulações das Nações Unidas.

A opinião dos Sócios do Programa

Max Mosley, Presidente do Global NCAP: “Parabenizamos o SEAT por ser o primeiro fabricante

em obter cinco estrelas na América Latina. Esperemos que este seja o primeiro de muitos mais carros cinco estrelas na região. É uma pena, porém, saber da existência de carros com qualificação zero estrela produzidos pela Chevrolet, a Nissan, a Renault e a Suzuki. Ficamos decepcionados de ver fabricantes desse nível produzindo veículos deficientes que não seriam aprovados pelas mínimas regulações em um teste de batida frontal das Nações Unidas”.

Carlos Macaya, Trustee da Fundação FIA e do Automóvel Clube de Costa Rica: “Este é um

importante resultado para a segurança veicular na América Latina. O SEAT demonstrou que é possível atingir níveis de segurança cinco estrelas tanto aqui, na América Latina, quanto na Europa e nos Estados Unidos. O Latin NCAP também comprovou a sua capacidade para agilizar a introdução de modelos mais seguros na região. É hora de outros fabricantes seguirem o magnífico exemplo mostrado pelo SEAT, unindo-se ao clube do Latin NCAP de cinco estrelas em segurança”.

María Fernanda Rodriguez, Presidenta da Fundação Gonzalo Rodríguez: "Esses resultados me

provocam sentimentos misturados. Como Presidenta da Fundação Gonzalo Rodríguez, que trabalha há mais de 12 anos melhorando a qualidade de vida das crianças e sendo uma apaixonada pelo mundo automotivo, fico muito preocupada quando a segurança da criança permanece, sempre, em segundo plano; levando em conta a sua vulnerabilidade e sendo o futuro de todos nós. Mais uma vez, vejo com grande tristeza qualificações de zero, uma e duas estrelas para a segurança das crianças, e quatro veículos com zero estrela para a proteção dos adultos, apesar de todos sabermos como avançar e mudar esses aspectos: melhores políticas, controles eficientes e informação disponibilizada para todos”.

Guido Adriaenssens, Diretor Executivo da International Consumer Research & Testing: “As

organizações de consumidores da América Latina comemoram a primeira pontuação cinco estrelas para a proteção do passageiro adulto obtida pelo Seat Leon. Contudo, é muito desalentador que dos outros cinco carros avaliados apenas o Suzuki Celerio tenha oferecido um nível de proteção adequado. Os outros quatro representaram um risco para a vida dos consumidores, se viesse a ocorrer batida. Os ruins resultados atingidos na batida frontal indicam um alto risco de lesões graves, inclusive fatais; registrando resultados historicamente baixos de zero estrela. Outro resultado surpreendente foi a comprovação de que o Nissan Tsuru não conseguiu conter cadeirinhas infantis de maneira apropriada em seus bancos traseiros; impossibilitando o transporte seguro de criança. O ICRT e o Latin NCAP convocam os fabricantes a melhorar o nível desses modelos, chegando até um nível aceitável de segurança ou substituindo-os por produtos de última geração em segurança. Dois dos carros incluídos nesse lote corroboram que esta é uma demanda razoável”.

(5)

Jorge Tomasi, Presidente da FIA IV Región e Presidente do Automóvel Clube do Uruguai:

“O Latin NCAP vem demonstrando a efetividade deste tipo de programas, inclusive em mercado em que os requisitos técnicos de segurança para os veículos são muito baixos. Desde 2010, ano em que o Latin NCAP foi apresentado pela primeira vez, a maioria das marcas fabricantes começaram a levar em conta os testes do Latin NCAP para o desenvolvimento de seus novos modelos na região. Outras, implementaram alterações na produção, por exemplo, incorporando o duplo airbag frontal como padrão, prévio à obrigatoriedade deles em dois modelos muito populares. Percebemos, também, como outras marcas desenvolveram modelos com qualificações de quatro estrelas nos segmentos mais concorridos da região. Esperamos que esta nova etapa do Latin NCAP, com protocolos mais exigentes, impulsionem uma melhora ainda maior e mais veloz na segurança dos veículos. Para concretizá-lo, é preciso que os governos da região elevem seus requisitos de segurança; atingindo o mesmo nível que os desenvolvidos pelas Nações Unidas no WP29.”.

Eng. Alejandro Tadía, Especialista líder na Divisão de Transporte do Departamento de Infraestrutura e Meio Ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento: “Para o

Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma ótima notícia que exista uma evidência concreta do progresso do Latin NCAP. Contudo, devemos continuar a trabalhar para todos os carros vendidos em nossa região cumprirem com os padrões de segurança similares aos vigentes na Europa ou nos Estados Unidos. Nossa taxa de mortes por acidentes de trânsito ainda duplicam as das regiões mais desenvolvidas. Portanto, o BID continuará mantendo seu apoio ao programa do Latin NCAP para construir um diálogo mais profundo entre governos, a indústria automotiva e consumidores; visando, assim, melhorar a segurança veicular na América Latina e no Caribe”

Acerca do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP) foi lançado em 2010 como um projeto piloto de três anos para avaliar qual a contribuição potencial que um programa independente de avaliação de veículos novos pode proporcionar para a segurança viária na América Latina e no Caribe (LAC). O Latin NCAP tem respaldo de programas similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, que comprovaram ser muito eficazes na melhoria da segurança dos veículos motorizados.

Os responsáveis por essa iniciativa são a Federação Internacional do Automóvel (FIA); a Fundação FIA, com seus membros para a América Latina; a Fundação Gonzalo Rodríguez (Uruguai), e a International Consumers Research and Testing (ICRT) contando com aopio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desde 2010, o Latin NCAP realizou três etapas de testes de colisão para avaliar a segurança dos veículos mais vendidos disponíveis nos principais mercados da região O projeto piloto do Latin NCAP demonstrou que o programa pode estimular com sucesso a conscientização das pessoas, governos e

(6)

fabricantes a ter maior atenção com a segurança veicular. Os bons resultados do projeto piloto apontam para um futuro promissor para o Latin NCAP. Mais informações em

(7)

Referências

Documentos relacionados

Como por exemplo o tema de segurança ambiental e humana, que não eram considerados questões de segurança, mas na atualidade passaram a ser importantes debates da

Para garantir isso, a Secretaria Municipal de Educação implantou a organização curricular em ciclos, a partir de um grande debate e formação com todos os envolvidos no

Outrossim, a fixação de percentual de honorários advocatícios ou sua proporcionalidade não cabe ser revista em sede de recurso especial (Súmula n.º

Pontifícia Universidade Católica do Rio. Grande

Brasil e com as IFRS. Não houve mudanças nas práticas contábeis adotadas em 31 de dezembro de 2014 para o período findo em 30 de setembro de 2015. Os patrimônios líquidos

O Período de Garantia se inicia na data da venda do produto para o consumidor final, conforme Nota Fiscal, e já inclui os 90 (noventa) dias previstos no Código de Proteção e

(…) Übrigens müßt ihr es beym bloßen Bekanntwerden der Instruction nicht bewenden, sondern durch die Land- Dragoner und andere Creißbediente Anfang May revidieren lassen,

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA