• Nenhum resultado encontrado

2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIACÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2º RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIACÃO"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

UNCISAL

Transformada pela Lei n°6.660 de 28 de dezembro de 2005

Campus Governador Lamenha Filho - Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra. CEP: 57.010.300 - Maceió/AL

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIACÃO

Maceió Março de 2017

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

UNCISAL

Transformada pela Lei n°6.660 de 28 de dezembro de 2005

Campus Governador Lamenha Filho - Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra. CEP: 57.010.300 - Maceió/AL

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIACÃO

Elaboração:

Almira Alves dos Santos Angela Lima Peres Ana de Nazaré Raposo Berkmis Viana Santos Eliane Costa Souza Erivaldo Santos de Lima Francine Caetano Loureiro Gleiciane Oliveira Faustino Heloisa HelenaFigueredo Alves Iuri da Silva

Janaina Andrade Duarte John Victor dos Santos Silva Josefa de Melo Ferreira

Kely de Andrade França Guimarães Lizandra dos Santos Costa

Maria Lucia dos Santos Souza Maria Ranuzia de Souza Marta Antonia de Lima

Natércia de Andrade Lopes Neta Rafael Giuliano Sousa

Suely Bernardo da Silva

Março - 2017 Maceió, Alagoas

(3)

DADOS DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS – UNCISAL CARACTERIZAÇÃO: Instituição Pública Estadual – Universidade

MUNICÍPIO SEDE: Maceió ADMINISTRAÇÃO DA UNCISAL Reitor

Vice-Reitor

Chefe de Gabinete PRÓ-REITORIAS

Pró-Reitor de Gestão Administrativa Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Pró-Reitor de Extensão

Pró-Reitora de Ensino e Graduação Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Pró-Reitora Estudantil

UNIDADES ACADÊMICAS

Centro de Ciências Integradoras – CCI Centro de Ciências da Saúde – CCS Centro de Tecnologia - CTEC Unidade de Ensino Técnico

Centro de Educação a Distância - CED UNIDADES ASSISTENCIAIS

Hospital Escola Hélvio Auto – HEHA Hospital Escola Portugal Ramalho – HEPR Maternidade Escola Santa Mônica - MESM UNIDADES DE APOIO ASSISTENCIAL Serviço de Verificação de Óbitos - SVO Centro de Patologia e Medicina Laboratorial - CPML

Centro Especializado em Reabilitação – CER III

Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska

Paulo José Medeiros de Souza Costa Fernanda Kelly S. de Farias

Betanea Santos Canuto Alynne Acioli Santos Rivereto Célio Fernandes de Sousa Rodrigues Valquíria de Lima Soares

Maria do Carmo Borges Teixeira Maria Denyse Moura Guimarães Simone Schwartz Lessa

Sandra Adriana Zimpel

Maria Cristina Câmara de Castro Janaina Andrade Duarte

Maria Áurea Caldas Souto

Luciana Maria de Medeiros Pacheco Audenis Lima de Aguiar Peixoto Rita de Cássia Lessa de Brito Barbosa João Carlos de Melo Araújo

Zenaldo Porfírio da Silva Profa. Janaína Cajueiro

(4)
(5)

1 – INTRODUÇÃO

Este documento apresenta o segundo relatório parcial do processo de autoavaliação institucional (AI) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, referente ao ano de 2016, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em consonância com a Legislação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes e orientações definidas na Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº65.

As finalidades de um processo autoavaliativo institucional são um desafio tanto pelas influências do contexto político e econômico, quanto por envolverem intrinsecamente o conhecimento e reconhecimento de vulnerabilidades e a necessidade constante de valorização e potencialização de competências organizacionais. Assim, será possível adquirir uma visão de conjunto necessária para programar ações, a partir de uma cultura de autoconhecimento, em que os resultados de suas atividades fundamentem as diretrizes com as quais a instituição pretenda consolidar a sua missão.

Vale ressaltar que o processo de Autoavaliação Institucional destina-se finalisticamente à análise do desempenho da instituição, dos seus processos de funcionamento e de seus resultados. Funcionalmente, para que não tenha um fim em si mesma, mas exerça influência nos processos decisórios da gestão, deve ser conduzida como um processo de reflexão crítica e tomada de consciência visando a transformação da realidade para o aperfeiçoamento.

Nesse contexto durante o ano de 2016, a CPA da UNCISAL priorizou esforços de sensibilização, desenvolvendo momentos para aproximação junto à comunidade universitária com a finalidade de estimular o desenvolvimento de uma cultura avaliativa dentro da Universidade, reconhecida como um processo fundamental para que a instituição possa, de fato, inter-relacionar em sua trajetória a realidade com as mudanças a que se proponha.

As informações então obtidas permitem a geração de relatórios sobre toda IES: o corpo docente, a gestão acadêmica e as condições de funcionamento dos cursos e o corpo técnico administrativo. Como meta do processo avaliativo tem-se o desenvolvimento de conhecimentos sobre a própria instituição, permitindo a elaboração de planos de trabalho a partir dos resultados das avaliações, como componentes para um planejamento estratégico que proporcione a utilização de uma série histórica dos resultados na melhoria institucional.

1.1. Dados da Instituição

Apresenta-se a seguir, os dados institucionais.

(6)

Código 32

Caracterização Instituição Pública Estadual

Reitor Prof. Dr. Paulo José Medeiros Costa

Endereço Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra CEP: 57.010.300

Bairro Trapiche da Barra

Município Maceió/AL.

Telefone 82- 3315-6701

Organização acadêmica Universidade

Sítio http://www.uncisal.edu.br/

1.2. Dados Gerais

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, como instituição educacional, destina-se a promover a educação superior e profissionalizante de nível médio, bem como também valorizar a cultura geral e a ciência.

Nessa perspectiva, seu planejamento inclui a oferta de cursos voltados à formação profissional na área de saúde, com o entendimento da necessidade de preparar pessoas capacitadas para atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade. Tem ainda em seu escopo formular, sistematizar e socializar conhecimentos em sua área de atuação contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do Estado de Alagoas e da Região Nordeste do Brasil.

Considerando sua localização e sem esquecer as carências e deficiências locais e regionais, tem como política ampliar os programas de inserção social, visando possibilitar aos discentes de baixa renda a oportunidade de se inserir no Ensino Superior e profissionalizante de nível médio em situação de igualdade social.

A UNCISAL conta atualmente com nove cursos de graduação sendo cinco bacharelados (Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional), quatro Tecnológicos (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Radiologia, Processos Gerenciais e Sistemas Biomédicos) e em nível de formação profissional de nível médio estão em andamento

(7)

os cursos técnicos em Hemoterapia, Radiologia e Vigilância em Saúde, além de cursos FIC (Formação inicial e Continuada) de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e Capacitação em Sala de Vacina.

A Universidade investiu em pós-graduação lato sensu e atualmente conta com 13 (treze) Programas de Residência em saúde, sendo 6 (seis) na área de Medicina (Dermatologia, Infectologia, Psiquiatria, Ginecologia ,Pediatria, Família e Saúde); 5 (cinco) em Enfermagem (Neonatologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Emergência Geral e Infectologia,); 1 (um) em Audiologia e 1 (um) Multiprofissional em Saúde da Família com participação de 8 categorias profissionais: Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Educação Física, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem e Odontologia.

No final de 2016, a UNCISAL foi credenciada para oferta de educação à distância e faz o chamamento, logo em seguida, de forma pioneira, de 50 vagas no vestibular para o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar que já havia sido previamente autorizado pelo MEC.

1.3. Comissão Própria de Avaliação

A Lei nº 10.861/04, no seu Art. 11, registra a obrigatoriedade de instituir a autoavaliação coordenada pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) nas Instituições de Ensino Superior (IES). A CPA tem por competência o planejamento e a organização da autoavaliação institucional, bem como realizar ações que visem motivar a participação e o envolvimento da comunidade acadêmica neste processo.

O processo de autoavaliação da UNCISAL é desenvolvido pela CPA de forma participativa, que se constrói ao longo do seu desenvolvimento, e cujas ações e métodos adotados são aprimorados na medida em que são detectadas essas necessidades. Estrutura-se, assim, como um componente fundamental para articular as diferentes interfaces da universidade e manter os pressupostos do compromisso institucional com o autoconhecimento e a sua relação com o todo, no qual a prestação de contas junto ao Governo, definida pela legislação, seja de fato consubstanciada, tendo em vista o aperfeiçoamento de todos os serviços que a UNCISAL oferece para a sociedade, confirmando a sua responsabilidade em relação à oferta de educação superior.

Tais assertivas levam em conta a flexibilidade e a autonomia preconizada pela Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e pela Lei nº 10.861/2004, que instituiu o SINAES, no sentido de permitir um processo avaliativo cujo propósito não se encerra em si mesmo.

(8)

1.4. Planejamento Estratégico de Autoavaliação

O processo de autoavaliação institucional preconiza o comprometimento integrado dos sujeitos (gestores, comunidades acadêmicas e sociedade), para a constituição de objetivos e estratégias, de acordo com a realidade institucional, com vistas à melhoria da qualidade do ensino, cujo processo de participação coletiva deva se orientar através de princípios democráticos que possibilitem a visão global sobre a IES, permitindo voz plural das diferentes percepções, seja docente, discente, administrativa e social.

Uma vez efetiva, a autoavaliação representa uma ferramenta imprescindível para a Gestão do Ensino Superior, buscando identificar a coerência entre a missão e as políticas institucionais realizadas, visando à melhoria da qualidade institucional, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projetos Pedagógicos de cursos (ANDRIOLA, 2009; GALDINO, 2011).

Como proposição inicial, tendo em vista divulgar e esclarecer toda a comunidade universitária sobre a relevância da AI, foram iniciados momentos de sensibilização através de campanha utilizada pela CPA para início dos trabalhos utilizando-se materiais impressos (banners) com o slogan “Você sabe o que é a CPA?”, incluindo informativos correlatos no site da universidade, redes sociais em perfis oficiais da UNCISAL, entrevistas nos meios de comunicação (rádio e TV) e articulação feita por coordenadores de cursos de graduação, gerências de departamento e diretores de unidades acadêmicas para esta divulgação, bem como 9 (nove) oficinas de mobilização para construção dos questionários.

As estratégias e construção de instrumentos para coleta de dados foram definidas pelos integrantes da CPA, de acordo com as necessidades vigentes que foram avaliadas e discutidas coletivamente. A construção dos instrumentos de coleta de dados quantitativos e qualitativos foi realizada junto aos respectivos participantes das categorias docentes, discentes e técnico-administrativos do prédio-sede da universidade, em encontros previamente agendados e extensamente divulgados.

Entende-se que, somente dessa forma, é possível garantir transparência e efetividade à avaliação institucional, proporcionando também uma maior credibilidade ao processo e constituindo de fato uma cultura avaliativa na universidade.Em seguida, após os devidos ajustes dos questionários a serem aplicados para uma análise quali-quantitativa, a metodologia utilizada para a realização da avaliação institucional foi um formulário eletrônico, disponível em aplicativo gratuito de celular.

(9)

Desenvolvimento de Sistemas –ADS, sob orientação de 2 professores do citado curso. Foi desenvolvido em linguagem nativa para aplicativos móveis do sistema operacional Android®.

No decorrer do trabalho, houve monitoramento e incentivos constantes para que alunos, professores e funcionários respondessem a esses questionários, ressaltando a importância do mesmo para a instituição e para as pessoas que nela estão envolvidas.

2. METODOLOGIA

Neste item, serão detalhados e justificados: a metodologia, os instrumentos de pesquisa e coleta de dados utilizados.

2.1. Natureza de pesquisa:

A metodologia aplicada no desenvolvimento do projeto teve caráter transversal-descritivo.

2.2. Instrumentos:

A realização da avaliação institucional do ano de 2016, iniciou com a realização de oficinas que tinham como objetivo a elaboração de perguntas que iriam compor o questionário de avaliação.

Participaram docentes, discentes e técnicos administrativos pertencentes a sede da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas como das Unidades assistenciais compostas pelo Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Hospital Escola Dr. Portugal Ramalho e Maternidade Escola Santa Mônica e ETSAL.

Após a elaboração das mesmas, foram selecionadas pelos participantes da Comissão Permanente de Avaliação, 23 perguntas, onde 22 eram com respostas objetivas e 01 com resposta dissertativa.

As perguntas foram elaboradas visando contemplar aspectos administrativos, organizacional, infra-estrutura e pedagógicos. Este estudo adotou, como unidade de análise, professores do quadro efetivo, alunos devidamente matriculados e pertencentes a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e técnicos-administrativos efetivos do prédio Sede e das Unidades assistenciais, totalizando 725 respondentes. Todos foram chamados a participar da pesquisa, voluntariamente.

De forma a incentivar a participação, assim como no momento de sensibilização, durante o período de coleta, campanhas de divulgação foram realizadas, através de materiais

(10)

impressos (banners), informativos correlatos no site da universidade, redes sociais em perfis oficiais da UNCISAL, entrevistas nos meios de comunicação (rádio e TV) e articulação feita por coordenadores de cursos de graduação, gerências de departamento e diretores de unidades acadêmicas continuaram sendo realizadas.

2.3. Métodos e procedimentos

O método utilizado para a execução e coleta de dados foi através da elaboração de um aplicativo de software desenvolvido pelos alunos do curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas da própria instituição, sob orientação de dois professores do curso e disponibilizado para download gratuito nas lojas de aplicativos Google Play (Android). Após o download o respondente, para ter acesso ao questionário, inseria o número de matrícula e escolhia a opção correspondente a sua unidade de trabalho. O aplicativo ficou disponibilizado online no período de outubro a dezembro de 2016. Antes e durante a disponibilização do aplicativo, foi realizada pelos membros da CPA uma campanha educacional através da confecção de banners para serem disponibilizados nas Unidades assistenciais pertencentes a UNCISAL, bem como visitas a estas Unidades para esclarecimentos de dúvidas referente ao aplicativo e para sensibilizar aos respondentes a importância da autoavaliação institucional.

(11)

Figura 1 – Interface do aplicativo

Uma vez realizada a fase de testes do aplicativo para verificação de sua aplicabilidade e ajustes necessários, foram traçadas as estratégias para a divulgação da Avaliação Institucional 2016, através da apresentação de banner (Fig 2) explicativo em encontros presenciais da coordenação e membros da equipe da CPA junto aos seguimentos docente, discente e técnico-administrativo do prédio-sede e demais unidades docentes-assistenciais da universidade, ao mesmo tempo buscando dar continuidade à sensibilização quanto à importância do processo avaliativo e esclarecer sobre a operacionalização do aplicativo.

Figura 2 – Banner utilizado na campanha de Avaliação Institucional conduzida em 2016

No referido instrumento, é possível acessar o ambientes virtual (aplicativo e suas bases de dados) contendo os questionários semiestruturados, destinados a cada segmento institucional.

Vale ressaltar que em todas as etapas da AI, a CPA disponibilizou e divulgou canais para o esclarecimento de dúvidas acerca do processo e resolução de problemas técnicos junto ao GTIN. Além disso, foram criados também tutoriais para que docentes, discentes e técnicos

(12)

administrativos pudessem entender e utilizar o aplicativo de avaliação, através do uso de infográficos em banners distribuídos em todos os setores da universidade e unidades assistenciais e através do sítio eletrônico da UNCISAL , contando com o apoio da sua Assessoria de Comunicação (ASCOM).

2.4. Tratamento dos dados:

A sistematização dos dados foi realizada a partir dos relatórios gerados pelo software. As questões fechadas foram tabuladas a partir da frequência das respostas e a questão aberta, foi transcrita para posterior categorização. As informações coletadas foram armazenadas em um banco de dados na Superintendência de Tecnologia da Informação (SUTIN). Os dados foram tratados e encaminhados à CPA, que trabalhou conjuntamente os dados da seguinte forma: Organização e tabulação de dados; Avaliação e análise dos dados, Confecção gráfica dos dados para fácil visualização e avaliação dos membros quanto aos resultados e Estruturação do relatório.

2.5. Divulgação dos resultados

Os resultados serão disponibilizados às diversas áreas institucionais de acordo com a pertinência e/ou responsabilidades de cada uma, objetivando destacar os pontos fortes, as fragilidades e as possíveis ações a serem implementadas/desenvolvidas pela gestão.

A CPA apresentará e discutirá os dados através de 9 (nove) oficinas no prédio sede com alunos, docentes e técnicos e nas unidades assistenciais.

3. DESENVOLVIMENTO

Estratégias de Autoavaliação Institucional adotadas na UNCISAL

A Autoavaliação Institucional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas tem sido planejada e executada em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2015/2019 - PDI, aprovado pelo Conselho Superior Universitário - CONSU, após aprimoramentos e construção coletiva envolvendo estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Para a consecução do processo de coleta dos dados primários, a CPA desenvolveu várias atividades no âmbito institucional: reuniões sistemáticas de planejamento, sensibilização da comunidade, rodas de conversa sobre avaliação institucional, preparação de instrumentos

(13)

(questionários para cada segmento da universidade docentes, discentes e técnico-administrativo), análise e interpretação dos dados e dos indicadores, tal como orienta o Roteiro de Autoavaliação Institucional – SINAES 2004.

Uma vez realizada a etapa de coleta de dados, as ações da CPA foram direcionadas para a elaboração do presente relatório. Foi realizada a análise de dados e balanço crítico do processo, visando também aprimorar os demais ciclos avaliativos nos períodos seguintes. Foram pesquisados 325 alunos de todos os cursos, 309 técnicos da sede e demais unidades, e 91 professores, sendo consideradas amostras representativas de cada população, perfazendo um total de 725 respondentes.

Os questionários aplicados consideraram o perfil do respondente, de forma que, técnicos, docentes e discentes responderam questões elaboradas de forma a atender as especificidades de suas práticas.

As questões foram organizadas de acordo com os eixos/dimensões propostas para avaliação institucional e foram elaboradas em processo de construção coletiva como já descrito anteriormente na seção de metodologia.

A lei do SINAES prevê 10 dimensões que tem a finalidade contemplar a Instituição de Ensino Superior como um todo. Em 2014 estas dimensões foram reorganizadas em 5 eixos avaliativos. Que são:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade

Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes Eixo 4: Políticas de Gestão

Dimensão 5: Políticas de Pessoal

Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

(14)

Eixo 5: Infraestrutura Física Dimensão 7: Infraestrutura Física

3-ANÁLISE DOS DADOS E DAS INFORMAÇÕES

A seguir, são detalhados, por eixo, os resultados encontrados e as análises, organizando as tabelas de acordo com os segmentos: técnicos/administrativos, docentes e discentes.

3.1 Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional 3.1.1 Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

O foco das questões se relaciona com a compreensão dos respondentes quanto aos principais elementos do processo avaliativo da IES, sua relação com o PDI e com a evolução acadêmica da IES. Abrange ainda a compreensão dos respondentes quanto aos relatórios elaborados pela CPA, incluindo o Relato institucional e demais documentos institucionais avaliativos do período que constituem o objeto de avaliação.

As tabelas a seguir apresentam as questões e respostas dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos nesse eixo de análise.

TABELA 1 - EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - TÉCNICOS/ADMINISTRATIVOS

Destacam-se entre os dados de resultado da pesquisa de avaliação institucional que o PDI não

PERGUNTA RESPOSTA TOTAL %

A avaliação institucional é utilizada para o planejamento institucional? Sim 119 39%

Não 45 15%

Não sei opinar 145 47%

Você conhece o PDI da Uncisal? Sim 90 29%

Não 219 71%

As demandas oriundas do relatório da CPA são atendidas? Sim 31 10%

Não 47 15%

Não sei opinar 231 75%

O planejamento desenvolvido pela Uncisal pode ser considerado satisfatório? Sim, para assistência 162 52% Não, para assistência 147 48% Sim, para ensino 208 67%

Não, para ensino 101 33%

Sim, para extensão 175 57% Não, para extensão 134 43% Sim, para pesquisa 163 53% Não, para pesquisa 146 47%

O PDI foi elaborado baseado nas demandas apontadas pelo relatório da

CPA? Sim 37 12%

Não 20 6%

(15)

é conhecido para a 71% dos técnicos-administrativos respondentes.

Destaca-se também que muitos técnicos-administrativos respondentes (82%) não sabem opinar se o PDI foi elaborado baseado nas demandas apontadas pelo relatório da CPA, muitos também não sabem opinar se as demandas oriundas do relatório da CPA são atendidas (75%) e com menor expressividade, mais ainda de forma relevante, (47%) não sabem opinar se a avaliação institucional é utilizada para planejamento institucional.

Já na categoria docentes, como veremos na tabela a seguir (Tabela 2) temos resultados mais positivos com relação à compreensão do processo de avaliação e de planejamento do desenvolvimento institucional, 84% dos professores respondentes afirmam que avaliação institucional é utilizada para planejamento institucional.

No entanto, muitos docentes respondentes (58%) também não sabem opinar se o PDI foi elaborado baseado nas demandas apontadas pelo relatório da CPA. Observa-se, no entanto, que nessa categoria 35% atestam que o PDI é elaborado a partir das demandas do relatório da CPA.

Tabela 2 - EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - DOCENTES

PERGUNTA RESPOSTA Total %

A avaliação institucional é utilizada para o planejamento institucional? Sim 76 84%

Não 4 4%

Não sei opinar 11 12%

Existe coerência entre o PDI e as atividades: Sim, para assistência 42 46% Não, para assistência 9 10% Em parte, para assistência 40 44% Sim, para ensino 44 48%

Não, para ensino 6 7%

Em parte, para o ensino 41 45% Sim, para extensão 47 51% Não, para extensão 7 8% Em parte, para extensão 37 41% Sim, para gestão 42 46%

Não, para gestão 8 9%

Em parte, para gestão 41 45% Sim, para pesquisa 32 35% Não, para pesquisa 13 14% Em parte, para pesquisa 46 51% As demandas oriundas do relatório da CPA são atendidas? Sim 33 36%

Não 13 14%

Não sei opinar 45 50%

O planejamento desenvolvido pela Uncisal pode ser considerado satisfatório? Sim, para assistência 35 38%

Não, para assistência 8 9%

Em parte, para assistência 38 42%

Não sei opinar, para assistência 10 11% Sim, para ensino 38 42%

Não, para ensino 4 4%

(16)

Por fim, destacamos que apenas 33% dos respondentes afirmam que as demandas oriundas do relatório da CPA são atendidas.

Tabela 3 - EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - DISCENTES

PERGUNTA RESPOSTA TOTAL %

Existe um documento em que conste a Missão e o Plano de

Desenvolvimento Institucional? Sim 105 32%

Não 19 6%

Não sei opinar 201 62%

No caso dos discentes, observa-se uma oportunidade de melhoria em aprimorar a cultura de avaliação institucional. Durante as sessões de elaboração das questões, já foi possível analisar o pouco conhecimento dos representantes quanto às atividades de avaliação da CPA e do planejamento institucional. Houve aprendizado durante os encontros anuais, no entanto, essa cultura precisa ser disseminada na comunidade discente, fato que se observa também nos resultados acima apresentados (Tabela 3 acima).

3.2 Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

3.2.1 Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

A UNCISAL apresenta como missão institucional o desenvolvimento de atividades interrelacionadas de ensino, pesquisa, extensão e assistência, de forma que a produção do conhecimento se desenvolva no sentido de proporcionar a formação de profissionais da área da saúde aptos a implementar e gerir ações que promovam o desenvolvimento sustentável, atendendo às demandas da sociedade alagoana (PDI, 2015, p.24).

Ressaltam-se em seu PDI os seguintes valores que se traduzem em ações desenvolvidas nas diferentes vertentes de sua atuação institucional:

Integração ensino-serviço - Propiciar a interação e a cooperação entre as Unidades Não sei opinar, para ensino 3 3% Sim, para extensão 44 48% Não, para extensão 6 7% Em parte, para extensão 33 36% Não sei opinar, para extensão 8 9% Sim, para pesquisa 27 30%

Não, para pesquisa 16 18%

Em parte, para pesquisa 45 49%

Não sei opinar, para pesquisa 3 3% O PDI foi elaborado baseado nas demandas apontadas pelo relatório da CPA? Sim 32 35%

Não 6 7%

(17)

Acadêmicas, Assistenciais e de Apoio Assistencial;

Respeito à integralidade do ser - Garantir atenção integral às pessoas para a melhoria contínua das relações de trabalho, de assistência e de formação;

Gestão pública sustentável - Praticar a gestão pela excelência, com foco em resultados, visando a sustentabilidade social, ambiental e econômica, utilizando estratégias inovadoras;

Transparência - Dar visibilidade aos atos administrativos e acadêmicos;

Ética - Desenvolver as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência, obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A inserção social da UNCISAL toma por base a realidade presente no Estado de Alagoas no tocante à prestação de serviços assistenciais da área de saúde, aos projetos de extensão realizados, assim como a produção de conhecimento científico que colabora com a inovação tecnológica.

Como já referido, além dos cursos presenciais de Bacharelado e Superiores em Tecnologia, ofertados no prédio sede da UNCISAL, a Escolta Técnica Valéria Hora, instituição voltada ao ensino técnico, oferta sistematicamente através de adesão a editais ministeriais, cursos presenciais nos 102 municípios alagoanos.

A existência de hospitais escola ou centros especializados em diagnósticos, a pesquisa e as atividades de extensão voltadas às necessidades da comunidade potencializam a participação da UNCISAL no desenvolvimento do Estado, assim caracterizados:

- Hospital Escola Hélvio Auto, referência para o Estado de Alagoas em Doenças Infectocontagiosas;

- Maternidade Escola Santa Mônica, responsável pelo atendimento obstétrico de parturientes de alto risco;

- Hospital Escola Portugal Ramalho, referência para o Estado na área de Psiquiatria e atendimento à dependência de álcool e drogas.

Juntos, estas Unidades atendem a uma demanda de 420 leitos e são responsáveis por volta de 15% do atendimento à saúde do Estado de Alagoas integralmente gratuito via SUS.

Além dos Hospitais de ensino, a UNCISAL conta com o Laboratório de Patologia Clínica, que atende aos hospitais da rede pública do Estado de Alagoas; Serviço de Verificação de Óbitos, única referência para o Estado; e a Clínica Escola de Reabilitação (CER) que faz

(18)

aproximadamente mais de mil e quinhentos procedimentos mensais gratuitos, também todos integrantes do Sistema Único de Saúde.

3.2.2 Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

Inspirada no conceito de empresa-cidadã, a UNCISAL vem implementando programas que objetivam o respeito ao cliente, ao trabalhador, à comunidade, ao meio ambiente e a toda a sociedade de modo geral, em sintonia com as iniciativas que foram se configurando nas instituições de ensino superior - IES.

Como refere o PDI (2015, p.46):

A configuração da UNCISAL como uma Universidade-cidadã é realizada através da articulação entre a missão institucional, as diretrizes nacionais dos cursos e os membros da comunidade acadêmica, traduzindo-se nos Projetos Pedagógicos dos cursos, bem como em ações da reitoria e Pró-Reitorias, que contemplam uma série de ações e programas institucionais que objetivam a preparação de cidadãos, investindo na formação de crenças e valores para que tenham consciência de suas responsabilidades sociais.

Dentre as ações concretas referentes a essa dimensão, destacam-se:

- Em 2009 a UNCISAL aderiu à Política de Ações Afirmativas adotando as cotas sociais, disponibilizando atualmente 50% (cinquenta por cento) das vagas em todos seus cursos de graduação para alunos oriundos da rede pública de ensino, buscando formas de possibilitar a permanência do aluno na universidade através de bolsas permanência e auxilio alimentação; - Fornecimento de diárias e refeições gratuitas para alguns alunos que não têm condições de alimentar-se às suas próprias custas;

- Residência Multiprofissional em Saúde da Família, capacitando cinco categorias profissionais para atuarem nos programas da Estratégia Saúde da Família, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e de intervenção voltados para a busca de soluções de problemas que visam o desenvolvimento local e regional;

- Programas de residência que visam formar profissionais em áreas específicas, tais como: Residência Médica (Psiquiatria e Infectologia); Residência em Audiologia (a única no país); e Residência em Enfermagem (Emergência Geral e Atendimento Pré-hospitalar, Infectologia, Saúde da Criança e Neonatologia, Saúde da Mulher, Saúde Mental);

- Projetos de extensão que atuam na capital e em outras cidades do Estado, buscando a melhoria da saúde, tanto no quesito educação como para o desenvolvimento sustentável, dentre os quais a preparação de jovens e adultos em vulnerabilidade social, oriundos de escolas públicas para ingressarem na universidade através de um cursinho pré-vestibular gratuito

(19)

(MEDENSINA) oferecido pela Instituição;

- Desenvolvimento de ações educativas e preventivas para grupos de baixa renda, a exemplo do PROGRAMA Pró Idoso da Universidade da Terceira Idade (UNCISATI), que aborda a preservação do meio ambiente, desenvolvimento profissional, na geração de renda e qualidade de vida. A partir do PROGRAMA, foi criada uma Associação pelos Idosos participantes e Egressos, a qual já conta hoje com cerca de 500 membros com reuniões semanais na sede da Universidade;

- Participação anual em ações derivadas de campanha específicas, como a semana do meio ambiente, semana de controle da diabetes, hipertensão, campanhas de doação de medula óssea, dentre outras junto à comunidade;

- Parcerias com a comunidade do Bairro do Pontal, objetivando ações sociais extra-muros dentro de seu campo vicinal;

- Estágios de menores aprendizes do ensino médio e também do ensino superior, incluindo os de outras universidades.

Além destes, a UNCISAL mantém outros programas e projetos de forte cunho social realizados com a comunidade externa, dentre eles os maiores são:

Quadro 1.

1- Prev Fumo (Projeto de combate ao tabagismo)

2-Programa “Arte, Reflexão e Pesquisa em Psiquiatria” – PREARPE

3- UNCISAIDS- Projeto de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis

4- Interdisciplinar Pró-Criança, que mantém cursos de cuidadores de crianças e ações de visitas a crianças internadas em ambiente hospitalar, além do Sorriso de Plantão, projeto este também abrigado na UNCISAL

5- Recicla vida – Projeto para treinamento profissional e geração de renda para ex-pacientes psiquiátricos e comunidades de catadores de material reciclável

6- Educação em Saúde na Atenção à Amamentação – Conscientizando parturientes sobre a importância da amamentação, em associação com o projeto mãe canguru que visa manter as mães com maior contato com os recém-nascidos.

7-Bocha Adaptada como Recurso Terapêutico – Projeto faz um time de bocha com vários cadeirantes sequelados de paralisia cerebral, AVC, traumas de coluna, entre outras patologias incapacitantes.

8-Projeto “É o Bicho”! Não a Banalização do Mal e a Coisificação da Vida

9- Parceiros da Família - Desenvolver atividades em conjunto com a comunidade para melhorar a condição de vida das famílias da comunidade a qual nossa universidade está inserida

(20)

Fonte: PDI (2015-2019)

O comprometimento social da instituição também se dá com a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos da Instituição em fóruns, conselhos e comissões que definem e buscam o controle social das políticas publicas de saúde e educação, demonstradas no quadro abaixo.

Quadro 2 -Órgãos Colegiados em que a Uncisal participa como membro

Nome do órgão colegiado Esfera* Órgão líder

Conselho Estadual de Saúde Estadual Secretariade Estadoda Saúde

Conselho Estadual deEducação Estadual Secretaria de Estado de Educação e Esporte

Conselho Estadual da Ciência, da

Tecnologia e da Inovação - SECTI Estadual

Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação - SECTI

Conselho Estadual dos Direitos da

Criança e do Adolescente Estadual

Vinculado ao Gabinete do Governador do Estado

Mesa Permanente de Negociação no SUS

Estadual SESAU

Estadual SESAU

CIES Macro 1 Estadual SESAU

CIES Macro 2 Estadual SESAU

Fonte: PDI (2015-2019)

Nessa seção, o foco das questões se relaciona com a compreensão dos respondentes quanto a coerência existente entre o PDI e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica – ensino, pesquisa, extensão e gestão. Pretende, igualmente, verificar os diferentes caminhos percorridos (ou a percorrer) pela IES no contexto de sua inserção social, bem como sua atuação face à inclusão e ao desenvolvimento econômico e social, tendo sempre como base a missão, os propósitos e as metas anunciadas no PDI.

Dessa forma, o Eixo Desenvolvimento Institucional assume o papel de induzir maior comprometimento da IES na construção de seu PDI, priorizando sua coerência e evolução. O Eixo Desenvolvimento Institucional contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes. As tabelas a seguir apresentam as questões e respostas dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos nesse eixo de análise.

(21)

PERGUNTAS RESPOSTA TOTAL %

Você conhece a missão da Uncisal? Sim 227 73%

Não 82 27%

Você considera as ações da Uncisal alinhadas com a sua missão? Sim 132 42%

Não 88 29%

Não sei opinar 89 29%

Como você considera as ações sociais da Uncisal? Muito bom 17 6%

Bom 105 34%

Razoável 147 48%

Ruim 29 9%

Muito ruim 10 3%

Tabela 5 - EIXO 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - DOCENTES

PERGUNTAS RESPOSTA TOTAL %

A missão da instituição é amplamente divulgada com a comunidade externa? Sim 35 39%

Não 56 61%

A missão da instituição é amplamente divulgada com a comunidade interna? Sim 55 60%

Não 36 40%

A política acadêmica atende a necessidade do entorno da Uncisal?

Sim 43 47%

Não 27 30%

Não sei opinar 21 23%

As atividades que você desenvolve na IES estão contempladas no PDI? Sim 83 92%

Não 2 2%

Não sei opinar 6 6%

Você considera as ações da Uncisal alinhadas com a sua missão? Sim 64 70%

Não 17 19%

Não sei opinar 10 11%

Dentre os resultados obtidos nesse eixo ilustrados pelas tabelas 4, 5 e 6, é possível detectar a necessidade de investigar de forma mais aprofundada a percepção dos técnicos/administrativos, sobre as ações sociais da IES, 186 respondentes classificaram as ações sociais como de razoáveis a muito ruins. A maioria dos discentes desconhecem as ações de responsabilidade social ou avaliam de regular a péssimo as ações em inclusão social, inovação, infraestrutura, qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Isto se torna ainda mais importante para a UNCISAL que é conhecida por sua vocação na área de educação/saúde em um Estado que possui um IDH baixo e carente de ações nesse espectro.

Tabela 6 - EIXO 2 - DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – DISCENTES

PERGUNTAS RESPOSTA TOTAL %

Qual o seu conhecimento quanto à prática da responsabilidade social pela Uncisal nos

seguintes aspectos da inclusão social: Ótimo 17 5%

Bom 91 28% Regular/precisa melhorar 134 41% Ruim/Péssimo 30 9% Não tenho conhecimento 53 17%

Qual o seu conhecimento quanto à prática da responsabilidade social pela Uncisal nos

(22)

Bom 51 16% Regular/precisa melhorar 141 43% Ruim/Péssimo 48 15% Não tenho conhecimento 82 25%

Qual o seu conhecimento quanto à prática da responsabilidade social pela Uncisal nos seguintes aspectos da melhoria da infraestrutura urbana/local:

Ótimo 1 1% Bom 40 12% Regular/precisa melhorar 140 43% Ruim/Péssimo 92 28% Não tenho conhecimento 52 16%

Qual o seu conhecimento quanto à prática da responsabilidade social pela Uncisal nos

seguintes aspectos da melhoria da qualidade de vida? Ótimo 6 2%

Bom 68 21% Regular/precisa melhorar 131 40% Ruim/Péssimo 54 17% Não tenho conhecimento 64 20%

Qual o seu conhecimento quanto à prática da responsabilidade social pela Uncisal nos

seguintes aspectos da melhoria do desenvolvimento econômico? Ótimo 1 1%

Bom 39 12% Regular/precisa melhorar 131 40% Ruim/Péssimo 56 17% Não tenho conhecimento 97 30%

3.3 Eixo 3: Políticas Acadêmicas

3.3.1 Políticas para o ensino, pesquisa e extensão

De acordo com o PDI, as políticas acadêmicas são norteadas pelos processos de avaliação institucional e o sistema de avaliação nacional para o ensino superior, na perspectiva de estabelecer a partir desses mecanismos o compromisso com a consolidação das ações acadêmico-pedagógicas e administrativas voltadas para o ensino, a pesquisa, a extensão, assim configuradas:

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão -Políticas de Ensino:

O ensino na UNCISAL consiste na oferta de ensino técnico, primordialmente da área de saúde, de ensino de graduação, através de cursos de Bacharelado e Superior de Tecnologia e de ensino de pós-graduação, nas modalidades presenciais e a distância.

Ensino Técnico

A Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora - ETSAL, unidade de ensino técnico profissionalizante da UNCISAL, tem como compromisso político-pedagógico atender às demandas de formação profissional técnica e educação permanente dos trabalhadores de saúde

(23)

da rede que integra o SUS no Estado de Alagoas, com a possibilidade também de cursos para a comunidade.

A qualificação da demanda de formação perpassa pelo estudo do perfil epidemiológico do Estado e dos municípios, com foco nas prioridades locorregionais, análise do perfil dos trabalhadores do sistema de saúde que não tem formação específica para o trabalho que executam e discussão junto às instâncias intergestores da necessidade de curso técnico, especialização pós-técnica, aperfeiçoamento ou atualizações frente às prioridades da Política Nacional de Saúde.

Ensino de Graduação

O Ensino de Graduação da Uncisal tem suas políticas referenciadas na Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), de forma compartilhada com as demais instâncias da gestão acadêmica e administrativa da UNCISAL, estruturadas em dois eixos principais de ação - Eixo de Desenvolvimento Pedagógico e o Eixo de Gestão Acadêmica.

As configurações de tais políticas convertem-se em metas, cuja operacionalização é efetivada nos níveis macro e micro, em consonância com as metas descritas no PDI e com as ações definidas no Planejamento Estratégico da Universidade.

Quadro 3- Eixos estruturantes do ensino de graduação

Eixo de Desenvolvimento Pedagógico Eixo de Gestão Acadêmica

 

 Visa a consolidação e atualização permanente dos Projetos Pedagógicos dos Cursos face ao dinamismo da ciência, às exigências e inovações da prática profissional e às demandas loco regionais.

 Apoio ao desenvolvimento das ações administrativas e regulamentares, voltadas para o funcionamento e melhoria dos cursos no que se refere a:

 - Estágios;

 - Integração ensino-serviço;

 - Ações de monitorias e acompanhamento das atividades complementares;

 - Gerenciamento do espaço físico, dos recursos bibliográficos e bibliotecários, de materiais e de equipamentos de ensino.

 Garantia do atendimento aos princípios de flexibilização, interdisciplinaridade e interprofissionalidade no âmbito dos cursos de graduação.

 Identificação de necessidades, captação de oportunidades, promoção, expansão, desenvolvimento e inovação acadêmica da Instituição, com base no cenário da Legislação Educacional.

 Assessoramento e planejamento pedagógico dos cursos de graduação, em consonância com os processos avaliativos, institucionais e dos cursos, externos e internos em paralelo ao apoio às ações de qualificação docente, conforme definições do Programa de Desenvolvimento Docente – PDD.

 Articulação entre as Pró-Reitorias acadêmicas e administrativas para obter orientações/normatizações institucionalizadas no tocante à organização e funcionamento da academia,assim como a formação dos gestores para o exercício de suas atribuições.

(24)

Fonte: PDI 2015-2019.

A Gestão Acadêmica apresenta-se em nível de ensino de Pós-Graduação representada pelas modalidades stricto sensu e latu senso.

Pós-graduação stricto sensu: etapa fundamental na formação de recursos humanos na Universidade, aptos para atuarem na docência e na pesquisa, integrando esta última ao ensino e à assistência. Outra prioridade dessa modalidade é a manutenção e a busca constante de parcerias interinstucionais, ampliando as possibilidades de qualificação de um maior número de professores, com vistas à futura aprovação de um programa de pós graduação stricto sensu próprio na UNCISAL.

Essa política proporcionou a abertura de 03 (três) programas de Doutorado Interinstitucional na UNCISAL em parcerias firmadas com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, com o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP e com a Universidade Federal de Sergipe – UFS, contemplando a titulação de 30 professores da Instituição.

Pós-Graduação lato sensu: visa contribuir no aprimoramento e qualidade dos serviços de Assistência à Saúde do Sistema Único de Saúde – SUS de Alagoas, tendo como referencial as necessidades de saúde das pessoas e cujo objetivo é a transformação das práticas de saúde.

Política de Pesquisa

A política de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (PROPEP) é norteada pelas atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNCISAL. Desta forma, a constante melhoria da infra-estrutura dos laboratórios de pesquisa promoverá o fortalecimento de grupos e linhas de pesquisa, inclusive de caráter multidisciplinar, visando estabelecer um eixo integrador da pesquisa experimental e aplicada. Outras iniciativas adotadas pela PROPEP são:

 Estímulo a participação dos pesquisadores nos editais dos órgãos de fomento à pesquisa como FAPEAL, FINEP, CNPq, entre outros, objetivando o financiamento das pesquisas desenvolvidas e a parceria entre o professor pesquisador e os estudantes de graduação na condução de pesquisas de iniciação científica (PIBIC, PROBIC e PIP);

 O Núcleo de Apoio à Pesquisa, que visa a expansão contínua da produção científica dos pesquisadores da UNCISAL;

 O Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT e a Unidade Incubadora Tecnológica – UNITEC , pioneiros no âmbito das Universidades Estaduais de Alagoas e cuja missão é promover, em parceria com as empresas, a inovação e o empreendedorismo por meio da pesquisa científica, para a produção e disseminação do conhecimento para o desenvolvimento

(25)

de produtos/serviços em prol da sociedade. Políticas de Extensão:

As diretrizes que conduzem as atividades de extensão na UNCISAL, estabelecidas a partir da compreensão de que a extensão deve se constituir em um trabalho de responsabilidade social, são definidas a partir das seguintes prerrogativas:

 Relação entre a Universidade e a Sociedade voltada para os interesses e necessidades da população envolvida, marcada pelo diálogo, pela troca de saberes e pela superação do discurso hegemônico acadêmico;

 O princípio pedagógico da interdisciplinaridade, conjugando diversas áreas do conhecimento e na ação extensionista, pelo seu envolvimento com a complexidade da realidade;

 Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que toda ação de extensão deverá estar vinculada ao processo de formação de pessoas e de produção do conhecimento, contribuindo para a formação técnica e cidadã do aluno.

Dentre as ações já implementadas no âmbito desta política, destacam-se a realização de congressos, seminários, palestras, ciclo de debates, cursos, programas, projetos e outras formas de atividades de extensão que têm crescido progressivamente na UNCISAL, beneficiando anualmente uma média entre 6.000 e 9.000 pessoas diretamente com ações em comunidades do entorno de seu prédio sede ou de outras unidades do complexo universitário, daí resultando também a busca e o estabelecimento de parcerias com instituições externas públicas e privadas, e também com movimentos sociais populares e não governamentais, com vistas à expansão das ações de extensão.

Quadro 4- Principais Programas e Projetos de Extensão Universitária da UNCISAL Programa Atuação na Estratégia Saúde da Família

Programa “UNCISAIDS na Prevenção das DST/HIV/AIDS”

Programa do Diagnostico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil/ Programa Saúde na Comunidade Programa Abordagem Multiprofissional à Saúde do Homem.

Programa Educação em Saúde na Atenção à Amamentação Projeto Comunica Saúde

3.3.2 Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade

A UNCISAL tem como premissas no quesito Comunicação com a sociedade o compartilhamento de dados importantes e significativos para o desenvolvimento de suas

(26)

atribuições como instituição educacional, a integração da IES com a comunidade externa, no sentido de unir esforços para fazer cumprir as metas definidas em seu PDI para a sociedade local e o entorno.

Revela também, em seu Plano Diretor, a importância que considera em relação à comunicação interna, enquanto mecanismo imprescindível para um atendimento eficiente e para o bom desempenho de todos os setores que compõem a instituição sejam de natureza acadêmica ou de natureza administrativa.

Dessa forma, a Universidade, a fim de socializar a produção de conhecimento e seus serviços, mantém vários canais de comunicação voltados aos diversos públicos que a representam, de acordo com os variados objetivos de divulgação que se façam necessários aos discentes, professores, funcionários técnico-administrativos e de apoio, e à comunidade externa.

A Assessoria de Comunicação – ASCOM é o órgão da UNCISAL responsável pela divulgação dos fatos da Instituição junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, através dos diversos meios atualmente acessados:

 Site institucional, no qual são disponibilizados aos usuários dados sobre a Instituição, informações sobre os cursos, mapas com endereço, telefones e permitem o acesso ao acervo da Biblioteca Central;

 O jornal informativo semanal S’informa, que é afixado nos murais da Universidade e distribuído também por e-mail, além de espaços na mídia escrita e na TV;

 Murais disponíveis nos corredores centrais da Universidade e em locais de grande circulação de pessoas para exposição de cartazes de produção interna e externa, onde são divulgados cartazes de Concursos Públicos, Cursos de capacitação, Seminários de realização própria ou externa, além de informações de caráter acadêmico.

O setor de Ouvidoria da UNCISAL é vinculado administrativamente ao Gabinete do Reitor, sem nenhuma subordinação técnica, agindo com independência funcional e imparcialidade. É um serviço disponibilizado para garantir a efetiva comunicação entre o/a manifestante e os diversos órgãos da Universidade, recepcionando e encaminhando sugestões, reclamações, denúncias, pedidos de informação e elogios da comunidade universitária e da sociedade em geral, auxiliando o cidadão em suas relações com a Universidade a partir de práticas de mediação.

(27)

3.3.3 Dimensão 9:Políticas de Atendimento aos Discentes

As políticas de atendimento aos discentes da UNCISAL têm suas ações voltadas para o acesso e a permanência desses na Instituição, na perspectiva da inclusão social e de sua formação integral. Essas políticas são desenvolvidas pela Pró-reitoria Estudantil – PROEST, através de suas Coordenações.

No âmbito do ensino, a PROEST conta com uma Coordenação constituída por pedagogos e psicólogos, que desenvolvem ações voltadas para o acompanhamento psicopedagógico dos discentes, incluindo, dentre outras, as seguintes atividades:

 Orientação ao aluno sobre a UNCISAL, quanto à sua organização, funcionamento e normas;

 Orientação ao aluno sobre o limite e possibilidades de sua trajetória escolar e sobre métodos e técnicas de estudo;

 Acompanhamento da trajetória do aluno, no âmbito da relação entre a formação geral e a formação profissional;

 Integração com profissionais de diversos setores, como psicólogos e assistentes sociais para promover o atendimento integral do discente, com vistas a um tratamento mais adequado das questões individuais e/ou coletivas, referentes ao processo de formação na universidade.

A forma de ingresso nos cursos de graduação da UNCISAL se dá pelo processo seletivo (vestibular), realizado semestralmente sob a responsabilidade da Comissão de Processos Seletivos – COPRES. Outras formas de acesso aos cursos de graduação, regulamentadas em seu Regimento Geral são: transferência externa, matrícula para portadores de diploma de curso superior e reopção de curso, desde que ainda existam vagas, após o processo seletivo e a matrícula regular.

Para serem contemplados com a Bolsa Permanência, os estudantes devem estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da Universidade e apresentar indicadores de vulnerabilidade social e renda mensal inferior a meio salário mínimo. Além disso, são prioridade aqueles que estudaram em escola pública e precisam trabalhar para se sustentar. Vale ressaltar que o programa não se resume à seleção, mas também ao acompanhamento individual dos discentes beneficiados, como o monitoramento da frequência escolar e o desenvolvimento em sala de aula.

(28)

que os discentes desempenham funções como estagiários remunerados nos diversos setores da Instituição.

3.3.4 Análise dos Dados e das Informações

A seguir, são apresentadas as perguntas inseridas nos questionários, as respostas por segmentos e a análise referentes às três dimensões comentadas e incluídas neste eixo: Políticas para o Ensino, a pesquisa e a extensão, Comunicação com a sociedade, e a Política de atendimento aos discentes.

Tabela 7 – EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS - TÉCNICOS / ADMINISTRATIVOS

PERGUNTA RESPOSTA TOTAL %

Como você considera a comunicação interna da Uncisal? Muito bom 3 1%

Bom 54 17%

Razoável 132 43%

Ruim 83 27%

Muito ruim 37 12%

Como você considera a comunicação da Universidade com a sociedade? Muito bom 14 5%

Bom 90 29%

Razoável 117 38%

Ruim 57 18%

Muito ruim 31 10%

Como você considera a política de atendimento aos discentes? Muito bom 15 5%

Bom 86 28%

Razoável 75 24%

Ruim 14 5%

Muito ruim 4 1%

Não sei opinar 115 37%

Como você considera o site da UNCISAL em relação a conteúdo disponibilizado no

portal da Uncisal? Muito bom 13 4%

Bom 99 32%

Razoável 124 40%

Ruim 42 14%

Muito ruim 31 10%

Como você considera o site da UNCISAL em relação a layout: Muito bom 15 5%

Bom 97 31%

Razoável 98 32%

Ruim 45 15%

Muito ruim 53 17%

De que forma a estrutura física da UNCISAL interfere na qualidade das políticas

acadêmicas? Positivamente 38 12%

Negativamente 170 55%

Não sei opinar 101 33%

De acordo com os dados coletados, 66% dos técnicos consideram que a comunicação entre a Instituição e a sociedade não é boa e 82% consideram que a comunicação dentro da Instituição também não é eficiente. O site da Uncisal também não oferece informação suficiente para a comunidade interna e externa. A política de atendimento aos discentes foi considerada boa pelos técnicos, e isso deve ser reflexo da assistência dos preceptores e orientadores dos

(29)

alunos nos Hospitais.

Para a maior parte dos técnicos, a estrutura física da Uncisal está interferindo na comunicação entre a Universidade e a comunidade, e consequentemente, nas políticas acadêmicas. A estrutura física será detalhada no eixo 5.

Tabela 8 – EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS - DOCENTES

PERGUNTA RESPOSTA TOTAL %

A Uncisal atende as demandas de auxílio para docente em evento científico/acadêmico? Sim 20 21%

Não 19 21%

Insuficiente 52 58%

As ações institucionais estimulam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão? Sim 26 29%

Não 16 18%

Em parte 45 49%

Não sei

opinar 4 4%

Como você considera o site da UNCISAL em relação ao conteúdo disponibilizado no portal da

Uncisal? Muito bom 8 9%

Bom 41 45%

Razoável 34 37%

Ruim 4 4%

Muito ruim 4 4%

Como você considera o site da UNCISAL em relação ao layout? Muito bom 9 10%

Bom 41 45%

Razoável 20 22%

Ruim 14 15%

Muito ruim 7 8%

Os professores aprovam o site da Uncisal, tanto com relação ao conteúdo, quanto seu layout. Percebemos que as ações de ensino, pesquisa e extensão acontecem, mas não de forma ideal, isso deve ser ocasionado pela falha de comunicação apontada pelos outros segmentos, mas não questionada pelos/para professores no relatório. Outro ponto que é passível de melhorias é o auxílio para eventos, ao analisar essa dimensão, devemos considerar os investimentos que a Universidade recebe, sendo uma Instituição estadual, e no meio de uma crise econômica nacional, os recursos são escassos. A tabela a seguir apresenta os resultados das políticas acadêmicas para discentes:

Tabela 9 – EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS - DISCENTES

PERGUNTA RESPOSTA TOTA L %

(30)

Não 96 30%

A UNCISAL oferta Bolsa-indígena? Sim 6 2%

Sim, mas em quantidade

insuficiente 3 1%

Não 165 51%

Não sei opinar 151 46%

A UNCISAL oferta Bolsa-monitoria? Sim 19 6%

Sim, mas em quantidade

insuficiente 24 7%

Não 215 66%

Não sei opinar 67 21%

A UNCISAL oferta Bolsa-permanência? Sim 88 27%

Sim, mas em quantidade

insuficiente 163 50%

Não sei opinar 58 18%

Não 16 5%

Caso afirmativo, é divulgado e você tem conhecimento: É divulgado e tenho conhecimento 117 36%

É divulgado, mas não acessei 98 30%

Não é divulgado 71 22%

Não sei opinar 39 12%

Como você avalia a comunicação da Uncisal com o público externo? Ótimo 16 5%

Bom 66 20%

Regular/precisa melhorar 70 21%

Ruim/péssimo 119 37%

Não existe 54 17%

Como você avalia a política institucional no que diz respeito a Ensino: Bom 129 40%

Não sei opinar 21 6%

Ótimo 28 9%

Regular/precisa melhorar 137 42%

Ruim/péssimo 10 3%

Como você avalia a política institucional no que diz respeito a Extensão: Bom 93 29%

Não sei opinar 46 14%

Ótimo 37 11%

Regular/precisa melhorar 109 34%

Ruim/péssimo 40 12%

Como você avalia a política institucional no que diz respeito a Pesquisa: Bom 63 19%

Não sei opinar 41 12%

Ótimo 12 4%

Regular/precisa melhorar 139 43%

Ruim/péssimo 70 22%

Como você avalia a relação da coordenação do curso com os discentes: Bom 81 25%

Não sei opinar 10 3%

Ótimo 57 18%

Regular/precisa melhorar 102 31%

Ruim/péssimo 75 23%

Como você avalia a relação da pró-reitoria de ensino com os discentes: Bom 59 18%

Não sei opinar 46 14%

Ótimo 17 5%

Regular/precisa melhorar 138 43%

Ruim/péssimo 65 20%

(31)

PERGUNTA RESPOSTA TOTA L %

Como você avalia a relação da pró-reitoria de extensão com os discentes: Bom 65 20%

Não sei opinar 52 16%

Ótimo 20 6%

Regular/precisa melhorar 124 38%

Ruim/péssimo 64 20%

Como você avalia a relação da pró-reitoria de Gestão de Pessoas com os discentes: Bom 50 15%

Não sei opinar 96 30%

Ótimo 15 5%

Regular/precisa melhorar 108 33%

Ruim/péssimo 56 17%

Como você avalia a relação da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação com os

discentes: Bom 50 15%

Não sei opinar 93 29%

Ótimo 14 4%

Regular/precisa melhorar 105 32%

Ruim/péssimo 63 20%

Como você avalia a relação da pró-reitoria estudantil com os discentes: Bom 73 22%

Não sei opinar 51 16%

Ótimo 22 7%

Regular/precisa melhorar 125 38%

Ruim/péssimo 54 17%

Como você avalia a transparência das ações na Uncisal. Bom 51 16%

Não existe 91 28%

Ótimo 6 2%

Regular/precisa melhorar 68 21%

Ruim/péssimo 108 33%

Na sua instituição existe uma ouvidoria? Não, mas gostaria 12 4%

Nunca ouvi falar 122 37%

Sim, funciona muito bem. 98 30%

Sim, mas não tem

funcionalidade 93 29%

O curso incentiva a pesquisa e produção científica? Não 175 54%

Sim 150 46%

Para você há necessidade da oferta de uma Residência Universitária (moradia) pela

Uncisal? Não 55 17%

Sim 270 83%

Você considera que a Interdisciplinaridade entre os cursos é praticada na

UNCISAL? Não 79 24%

Não sei opinar 40 12%

Sim 68 21%

Sim, mas insuficiente 138 43%

Com relação às bolsas ofertadas pela Universidade, os alunos possuem conhecimento sobre as ofertas, mas acham insuficientes as quantidades de bolsas, e entendem que poderia ser melhor divulgada essa oferta entre os estudantes. Para mais da metade dos alunos, mesmo o corpo docente sendo composto por mestres e doutores, em sua maioria, não existe incentivo à pesquisa e produção científica na Instituição.

Para 75% dos alunos, é necessário e urgente, que exista comunicação entre a instituição e a comunidade externa. Na experiência profissional dos membros da CPA, percebemos que

(32)

alguns cursos, principalmente do turno noturno, não são amplamente divulgados. Em alguns casos, causa espanto para a comunidade externa quando um aluno diz que o cursa na Uncisal. A visão mais divulgada é que a Uncisal é uma faculdade de Medicina, e isso pode causar incômodo a alguns alunos de outros cursos que não se veem reconhecidos como estudantes da Universidade.

Outro aspecto pesquisado se refere à comunicação dos alunos com coordenadores dos cursos que segundo os respondentes precisa melhorar. É considerada péssima para 54% dos discentes.

Um mecanismo de comunicação e de mediação de conflitos, poderia ser a Ouvidoria Acadêmica, mas os alunos não a conhecem.

As políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, e as relações dos alunos com as pró-reitorias, são regulares, para a maioria dos alunos. Um ponto que todos concordam, é a necessidade de uma residência universitária para os alunos. Isso deve se dar por razões como: grande número de alunos que vem do interior, alunos que ficam todo o dia na Universidade e as condições socioeconômicas dos mesmos.

4. Eixo 4: Políticas de Gestão

4.1 Dimensão 5: Políticas de Pessoal

A Política de Gestão de Pessoas da UNCISAL está fundamentada no modelo da gestão estratégica de pessoas, onde os servidores docentes e técnicos administrativos são entendidos como vitais no processo de cumprimento de sua missão e alcance de sua visão institucional.

A sociedade vem exigindo do poder público uma atuação cada vez mais voltada para o alcance de resultados, os usuários do serviço público têm aumentado o nível de exigência em relação à satisfação de demandas, esse cenário nos mostra que, para a implementação da gestão estratégica de pessoas no âmbito do serviço público e especificamente na UNCISAL que tem sua missão pautada nas áreas da saúde e da educação, novas atividades, mecanismos e instrumentos devem ser incluídos no escopo de ação e atuação da área de gestão de pessoas.

Para uma percepção da real dimensão do que denominamos de gestão estratégica de pessoas e do esforço a ser empreendido para a implantação dessas mudanças, buscamos o desenvolvimento de um conjunto de ações pautadas nos valores estratégicos da organização, no entendimento da visão do cidadão como destinatário do serviço público e, em particular, nos princípios e diretrizes que norteiam uma prática de gestão inclusiva e comprometida com a valorização de seus diversos atores em seu processo de organização e gestão do trabalho. Para tanto tem nos pressupostos da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH, 2003) e no

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desse trabalho foi verificar a temperatura ótima para a germinação e o efeito do tempo de armazenamento na emergência de Heteropteris tomentosa. No outro

Acreditamos que todas as famílias, alguma vez na vida, passam por momentos maior desafio e, por isso estamos aqui, perto de todas para as ajudar quando mais precisam… às

Diante o cenário econômico crescente e o consumo desnecessário, o aumento dos resíduos gerados tem se transformado em uma das preocupações ambientais da atualidade. Contudo, existe

Embora seja correto que cada membro de uma igreja assuma compromissos e colabore ativamente para suas realizações, este envolvimento não pode ser feito com base no sentimento

Escola do Planejamento (prescritivo): um processo formal: reflete boa parte da escola do design, mas assume que o processo não é apenas mental, mas formal e passível de ser

Frente a esses resultados, estudos prospectivos estão sendo realizados no nosso ambulatório, visando identificar a relação entre a etiologia da anemia e eventos cardiovasculares e,

A visão que a pesquisa-ação em educação ambiental tem, amparada na complexidade e na dialética, para além da transformação, está direcionada à emancipação de todos

Caracterização, Manejo e Aproveitamento da composição do sistema de produção pesqueiro da zangaria na Ilha de Curupu, Baía de São José, Maranhão.. Estudo da taxonomia