• Nenhum resultado encontrado

Crescer com. Histórias... Estamos em Festa! 2ª Edição Outubro de 2014 Dir. Edição: Vânia Lemos Gratuito.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Crescer com. Histórias... Estamos em Festa! 2ª Edição Outubro de 2014 Dir. Edição: Vânia Lemos Gratuito."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Crescer

com

Histórias...

2ª Edição Outubro de 2014 Dir. Edição: Vânia Lemos |Gratuito|

Av. Bernardino Máximo Albuquerque, nº 35 3850-017 Albergaria-a-Velha Tel.: 234 525 545 Fax: 234 523 381

e-mail: ahma_ipss@sapo.pt

www.ahma.pt

Lugar da Salgueira – Assilhó 3850-226 Albergaria-a-Velha Tel.: 234 524022 Fax: 234 524022 Rua 1º de Dezembro, n.º 56 3850 -002 Albergaria-a-Velha Tel: 234523791 --- Rua Das Flores – Assilhó 3850-207 Albergaria-a-Velha

Tel: 234520010

Av. Bernardino Máximo Albuquerque, nº 35 3850-017 Albergaria-a-Velha Tel: 234 525 545 Fax: 234 523 381

(2)

Mensagem do Presidente

A AHMA está de Parabéns! O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, mais familiarmente conhecido como CAFAP “Raio de Sol…para Todos” completou o seu 10º aniversário! Como Presidente da Direção da AHMA sinto-me orgulhoso e satisfeito pelo percurso que a nossa instituição tem feito… há mais de 14 anos que estamos no terreno com o objetivo de intervir, defender e divulgar o Superior Interesse da Criança enquanto cidadão de direito próprio. A missão da AHMA começou em 2000 com a construção do Centro de Acolhimento Temporário, e simultaneamente o desenvolvimento de respostas de creche e jardim-de-infância, e após o desenvolvimento do projeto Ser Criança, em 2004 nasceu o CAFAP. Este mês dedicarei maior destaque a esta resposta social pelo seu trabalho desenvolvido. Meritoriamente comemora 10 anos!

Podia procurar explicar pormenorizadamente o trabalho do CAFAP, mas seria maçador e poucos ficariam a perceber o trabalho aqui realizado devido à sua complexidade em termos de definição. Enquanto Equipa (e, tendo em conta que também sou coordenador desta valência) cabe-me dizer que mais do que trabalhar com crianças, jovens, mães e pais, trabalhamos com famílias, sendo este o elemento fundamental da sociedade onde cada criança/jovem tem direito à sua. Acreditamos que todas as famílias, alguma vez na vida, passam por momentos maior desafio e, por isso estamos aqui, perto de todas para as ajudar quando mais precisam… às vezes o cansaço e as dúvidas invadem o nosso espaço e deixam-nos baralhados e sem saber como fazer/lidar com os problemas da nossa família… Às vezes, o Sistema de Promoção e Proteção (Tribunal e CPCJ) também solicita o apoio desta Equipa para ajudar as famílias a lidarem com os desafios a que são sujeitas, afinal tal como nós também querem o melhor para as crianças e, o melhor para as crianças passa por uma família feliz! Gostamos de contribuir para o bem-estar de todos e é assim que nos sentimos bem! Sempre a cuidar!!!

(3)

Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento

Parental -

CAFAP

“Raio de Sol...para Todos”

“É um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.”

Objetivos:

Promoção do desenvolvimento das crianças; Promoção do bem-estar em família;

Promoção e proteção dos direitos da criança;

Serviços:

Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque, nº 35 *Albergaria-a-Velha* telefone: 234 525 545 / 96 159 58 75 mail: raiodesol@sapo.pt

(4)

Aprender a brincar...

Música para Bebés

Este é um projeto desenvolvido pela D’Orfeu Associação Cultura - engloba a vertente da música e da dança, consistindo em jogos pedagógicos coreográficos e musicais que promovem a consciência corporal e espacial, a noção de tempo e ritmo, para além das capacidades cognitivas e motoras.

Psicomotricidade

A psicomotricidade trata-se de uma atividade física que promove o desenvolvimento de competências psicomotoras tais como o controle respiratório, tonicidade, equilíbrio, noção corporal, estruturação

espácio-temporal, coordenação, e motricidade fina. Nesta atividade a professora promete fazer campeões – campeões a trepar mesas e cadeiras, atravessar tuneis, correr e saltar… aqui fica uma amostra!!!

Inglês

Através de brincadeiras e de atividades lúdicas, as crianças a partir dos 3 anos podem aprender de forma criativa uma nova língua– o inglês.

Semanalmente, as crianças recebem na sua sala a “teacher”. Este projeto está integrado no Programa British Council school.

Projeto Saltitar e Music’ART

Como vem sendo habitual as crianças a partir dos 3 anos são abrangidas pelo Programa Municipal de Educação, que contemplam o ensino da música e das atividades desportivas , através do projeto Saltitar e Music’ART.

(5)

O que aprendemos este mês...

Semana da Alimentação

De 13 a 17 de Outubro, a Creche e o Jardim dedicaram a semana ao tema da alimentação. Durante esta semana crianças e adultos fizeram várias atividades (leitura, corte e colagem) em torno deste tema, com o

objetivo de mostrar aos mais pequenos a importância de uma alimentação saudável. Aqui fica a amostra dos pratos decorados com os alimentos preferidos de cada um. Aproveita-se ainda para convidar os pais a visitarem esta exposição que se encontra no refeitório da Creche.

Semana da Bruxas

“Este ano, o nosso calendário teve uma presença especial... As bruxas!”- referiram as educadoras. De 27 a 31 de Outubro, a Creche e o Jardim juntaram-se e dedicaram a semana às bruxas. Na creche, a semana começou com a leitura de uma divertida história “Desculpa… por acaso és uma bruxa?”. Este

conto permitiu que os mais pequenos aprendessem mais sobre a simbologia inerente a este tema. Para além disto, os pais e os mais pequenos deram largas à sua imaginação e construíram o seu chapéu, que esteve exposto na escola.

(6)

Continuação...

Semana dos Castelos

As turmas do Jardim dedicaram esta semana exclusivamente ao tema dos castelos. De forma divertida aprenderam mais sobre os castelos (o que são? Como são construídos? Para que serviam?). Para além disso, os mais pequenos tiveram a oportunidade de fazer diversas atividades (visita ao “Castelo do Torreão”, desenho do castelo, construção do castelo no exterior) e de explorar no mapa a localização dos Castelos de Portugal. Para tornar esta semana ainda mais especial realizou-se um concurso de castelos em que o júri foram os pais… e eles decidiram premiar a Rita (jardim I) e a Helena (Jardim II). Parabéns às Vencedoras!!!

Jardim II na “Cidade das Cores”

Semanalmente, a turma do Jardim II está a participar num programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais criado especificamente para crianças que estão em processo de transição escolar. “Este programa ambiciona ser um espaço fortalecedor da autoestima e da capacidade de expressão de afetos, facilitador/promotor de interações positivas e de qualidade entre as crianças e ainda um espaço de suporte à gestão das expetativas

relativamente à Escola e à mudança para o novo contexto educativo” - afirmam as dinamizadoras do programa. O programa já vai na 2ª Edição estando a cargo da Equipa Técnica do CAFAP “Raio de Sol...para Todos”.

(7)

Atividades

Colaboradoras da AHMA em Formação

No âmbito do Projeto Q3—Qualificar o 3º setor, no passado dia 26 Setembro, 3, 4 e 11 de Outubro as colaboradoras da AHMA estiveram em

formação. Esta formação centrou-se no trabalho em equipa, e teve como objetivo central o desenvolvimento e a implementação de práticas que promovam uma melhoria na prestação de serviços.

Tarde Desportiva no CAT “O Aconchego”

No dia 4 de Outubro, o Centro de Acolhimento Temporário “O Aconchego” recebeu nas suas instalações, a visita da Equipa de Andebol, da Associação Desportiva de Salreu. Para além de proporcionarem um momento divertido entre os mais novos, os elementos desta equipa trouxeram consigo um conjunto de bens (alimentos, roupa, brinquedos e material escolar) com o objetivo de apoiar a nossa casa, no arranque do inicio do ano letivo dos mais novos.

A AHMA na Semana da Educação A convite do Município de Albergaria-a-Velha, a AHMA esteve presente na I Semana da Educação, nas Jornadas subordinadas ao tema do papel das IPSS na educação—O direito à Educação. A AHMA

foi representada pelo seu presidente Dr. José Manuel Torres e Menezes e pela coordenadora pedagógica Dra. Irina Baptista. Neste encontro para além da apresentação da instituição houve a oportunidade esclarecer qual o papel educativo de cada valência e a sua importância na comunidade.

(8)

As Fadinhas dos Dentes existem mesmo…

A AHMA esteve presente no II Encontro das Fadinhas dos Dentes que se realizou no dia 17 de Outubro, no Hospital Conde Ferreira, no Porto. A nossa instituição esteve representada pelos elementos da Equipa do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, valência responsável pela coordenação do programa Dr. Risadas, na instituição. “O Dr. Risadas foca a sua ação na prevenção e tratamento dentário, essencial para o desenvolvimento e crescimento

saudável das crianças. O projeto contempla ainda o apoio continuado através da realização de consultas de rotina semestrais e, quando necessário, encaminhamento para tratamento dentário.” (ONG Mundo a Sorrir)

Caminhada pela Pobreza

A AHMA participou na 4ª Caminhada, promovida pelo Centro Social Paroquial de Albergaria-a-Velha. Tal como em anos anteriores, esta caminhada tem como objetivo a sensibilização da comunidade para as questões da pobreza na freguesia. Esta caminhada acontece sempre em Outubro, porque é uma forma de chamar a atenção para o Dia da Alimentação (14 de Outubro) e para o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza Extrema (17 de Outubro). A inscrição para participação neste evento foi um produto alimentar que reverteu para duas instituições da freguesia, sendo uma delas, a AHMA. Este ano a caminhada teve como mote a

“Rota das Igrejas e Capelas” e durante 90 minutos foi possível fazer um agradável percurso pela freguesia reconhecendo e visitando alguns dos locais de culto.

(9)

Todos os dias são especiais, e o seu dia sem dúvida é um marco!… A AHMA deseja a todos os clientes e colaboradores votos de um excelente dia de aniversário! Felicidades…

|Crianças|

Diana Santos (Dia 16) José Carlos Trindade ( Dia 19) Ana Beatriz Ramires (Dia 11) Vasco Reis (Dia 16)

Artur Oliveira (Dia 21) Gustavo Mendes (Dia 18) Pedro Oliveira (Dia 21)

|Colaboradoras| Carina Terra (Dia 3) Ana Luísa Barrento (Dia 11) Sara Silva (Dia 18)

Joana Reis (Dia 20) Isabel Fontoura (Dia 25) Isabel Nogueira (Dia 29)

(10)

Próximas atividades

20/11/2014— Dia Nacional do Pijama

29/11/2014 e 30/11/2014

Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

14/11/2014—Jantar de Magusto

Pelas 19h30m, no Salão do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, em Albergaria -a-Velha

Referências

Documentos relacionados

The user logs into the application, clicks on the notification or goes to the pending captures activity, selects one capture and clicks on the edit

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

No segundo capítulo é feito um estudo acerca da morfologia das praias, onde são abordados vários aspetos relativos à praia emersa (como os mecanismos que

Como adição ao circuito para suprir essa necessidade, pode ser proposto um conversor AD mono-elétron que faça a diferenciação entre os níveis de tensão nas saídas

Dependendo da forma como for segurado para acioná-lo, a freqüência se altera, com tendência a cair conforme é envolvido com a mão e ao se aproximar o controle de objetos metálicos

Sendo assim, ainda que se entenda que a bibliografia de seu trabalho também goza da proteção como direito autoral - o que, em si, já é discutível - ela não pode

Sobre aspectos do ‘Processo ensino-aprendizagem da Matemática na educação básica’ constam os artigos: A investigação Matemática como propulsora da conscientização em

Based on these two observations, Dworkin (2009, p. 344) clarifies that something presents an intrinsic value if it is (by) itself valuable, and not for being an ordinary tool in