• Nenhum resultado encontrado

CNTV/VIGILANTES NOTÍCIAS. CAMPANHA SALARIAL: Nova Rodada de Mediação no MPT RONDONIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CNTV/VIGILANTES NOTÍCIAS. CAMPANHA SALARIAL: Nova Rodada de Mediação no MPT RONDONIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NOTÍCIAS

cntv@cntv.org.br | (61) 3321-6143 | www.cntv.org.br | Edição 2049/2019

C O N F E D E R A Ç Ã O N A C I O N A L D O S V I G I L A N T E S 2 1 / F e v

CNTV/

VIGI

LANT ES

Em mediação realizada no MPT pelo Procurado do Trabalho excelentíssimo Dr. Carlos Alberto Lopes de Oliveira no dia 19 de fevereiro de 2019, as 14:00 horas, O Presidente do Sindicato Patronal, Sr. Francisco Fonseca, apresentou contra proposta de reajuste salarial extensivo ao vale alimentação de 100% (cem por cento) da inflação do período, proposta essa que foi rejeitada pela diretoria do Sindicato dos Vigilantes que solicitou que seja apresentada nova contra proposta satisfatória para que seja levada a deliberação da Assembleia.

O Sindicato dos Vigilantes através do presidente Paulo Tico manifestou-se com as seguintes propostas demonstrando esta aberto a negociar, haja vista o andamento das negociações no Brasil, proposta essa que foi a reposição da inflação do período de Março de 2018 a Fevereiro de 2019 mais 1.80% de ganho real sobre o salário base da categoria e 14% sobre o vale alimentação, sendo que o acumulado do nosso período ainda não fechou referente a fevereiro de 2019.

CAMPANHA SALARIAL: Nova Rodada de Mediação no MPT

Além disso, manteve as demais clausulas apresentadas com proposta para discussões como: feriado 100%, intervalo intra-jornada, ajuda de custo para deslocamento, curso de extensão na reciclagem, retirada do inspetor I, retorno da hora noturna reduzida, permuta de plantão, e outras.

Proposta essa que foi rejeita pelo Sindicato Patronal. Dessa forma ficou consignado ainda que as duas partes se reunirão no dia 22 de fevereiro de 2019, ás 14:00 horas para nova rodada de negociação. O Procurado do Trabalho excelentíssimo Dr. Carlos Alberto Lopes de Oliveira deixou consignado também que se necessário as duas partes poderão marcar nova mediação no MPT.

Fonte: SINTESV/RO RONDONIA

(2)

AVISO AOS VIGILANTES EX-MACVIG/PARA ANDAMENTO DO PROCESSO

PRECISAMOS QUE ENTRE EM CONTADO COM O SINDICATO

O Juiz da 39ª Vara do Trabalho determinou aos Advogados do Sindicato que providenciem alguns dados e informações dos vigilantes representados pelo Sindicato num processo contra a Macvig/Correios (Processo 63500.2006.39ª). São informações

Sindesv-DF promove Concurso de Redação para Vigilante Feminina

BAHIA

importantes para seguimento do processo e encaminhamento de requisição de pagamento.

Os colegas a seguir relacionados precisam entrar em contato com o Sindicato e informar:

a) Nome Completo (se for o caso); b) Nº do CPF;

c) Data do Nascimento; d) Endereço atualizado. São os colegas:

• VALTER ARAUJO PASSOS

• VICENTE N. MAGALHÃES AVELINO • VILMAR FRIAS BRITO

• VILSON SIMPLICIO DE SOUZA • WHERBISTON DOS ANJOS OLIVIERA • WHERVERTON ARCANJO DO NASCIMENTO

Fonte: Sindvigilantes BA

O SINDESV-DF aproveita a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher para provocar as vigilantes femininas a serem agentes identificadoras dos desafios e enfrentamentos por meio de suas vivências no local de trabalho e propondo soluções para a erradicação de tantos preconceitos de gênero.

Para isso, está promovendo o 1º Concurso de Redação com o tema: OS DESAFIOS DA MULHER NA PROFISSÃO DE VIGILANTE.

A participante deverá redigir uma redação dissertativa abordando os desafios do gênero no exercício da profissão e ao final propor uma solução.

Como participar?

A redação deverá ser feita por vigilante feminina e deverá ser enviada até o dia 27 de fevereiro de 2019 para o email comunicacaosindesvdf@ gmail.com contendo nome completo e telefone para contato. A redação deverá ser dissertativa, autoral e inédita.

As 3 melhores redações serão publicadas em nossas Redes Sociais (Facebook, Instagram e Site) no Dia Internacional da Mulher (8 de março) e Jornal Olho Vivo edição nº 477.

Consulte o regulamento do concurso no site da entidade.

Fonte: Sindesv DF

(3)

EMPRESA CLAUFRAN É DENUNCIADA PELO SINDICATO

SVNIT AO MPT

Por motivo da empresa de Segurança CLAUFRAN ter colocado de aviso prévio alguns Vigilantes que prestam serviço para o DETRAN por ter se organizado para realizar uma paralisação na nossa base territorial para reivindicar os seus direitos, a diretoria do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões, protocolou uma denuncia contra a CLAUFRAN no MPT de Niterói por crime contra a Organização Sindical.

O MPT acatou a denuncia e fez varias solicitações para que a empresa a apresente

na audiência.

Estamos solicitando a reintegração dos Vigilantes que foram demitidos ou estão de aviso, comprovação dos recolhimentos do fgts, comprovação dos recolhimentos do pagamentos do tíquete refeição, comprovação de pagamento de passagem e o pagamentos da multa da CCT para os Vigilantes que estão recebendo os salários sempre atrasados.

Aproveitamos para Solicitar a todos os Vigilantes que puder, compareça na audiência que será realizada o dia 12/03/19 as 13 horas na sede o MPT de Niterói.

Mais uma vez a direção do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões se coloca ao lados dos trabalhadores defendendo os seus direitos.

Os Vigilantes que quiser procurar o Sindicato em Niterói para entra na justiça contra a CLAUFRAN, o nosso jurídico esta a disposição para ajuda-los a receber os seus direitos.

Fonte: Sindicato dos Vigilantes de Niterói

Afirmação é do ex-ministro Ricardo Berzoini. Para ele, bancos estão de olho no

grande volume de dinheiro movimentado pelo INSS

Niteroi

Pelo texto da proposta de reforma da Previdência que a equipe econômica apresentou e Jair Bolsonaro (PSL) aprovou, nesta quinta-feira (14/01), a aposentadoria para o trabalhador e para a trabalhadora será um sonho impossível. O governo quer impor a obrigatoriedade de idade mínima para

aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.

“É uma disputa política por dinheiro”, diz o ex-ministro da Previdência do governo do ex-presidente Lula, Ricardo Berzoini, sobre propostas como a capitalização da Previdência no Brasil..

Aposentadoria: bancos querem se apropriar do dinheiro dos

trabalhadores

(4)

Ricardo Berzoni

Em entrevista a CUT-Brasília, Berzoini falou sobre o interesse dos bancos nos recursos do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e como a proposta de Bolsonaro prejudica os trabalhadores, em especial os mais pobres, mulheres e rurais.

Confira a íntegra da entrevista:

Qual é o verdadeiro interesse de Bolsonaro para fazer a reforma da Previdência?

Ricardo Berzoini: Quase sempre, em uma disputa política, tem dinheiro no meio e, nesse caso, significa se apropriar do recurso da Previdência Pública para o sistema financeiro ser o gestor e lucrar muito com isso. Quando falamos em R$ 650 bi por ano, significa uma massa de recursos que qualquer banqueiro queria ter sob o comando. É por isso que eles têm preocupação de privatizar a Caixa Federal e o Banco do Brasil – para ter acesso ao mercado e ganhar dinheiro. Nós queremos que o Brasil continue lutando para ser equilibrado e desenvolvido e que as pessoas possam ter uma vida digna e satisfatória. Estávamos nesse caminho nos últimos 14 anos, mas com o golpe voltou a prevalecer as vontades de banqueiros e empresários sobre a maioria do povo.

A reforma é uma disputa de dinheiro. Os grandes tubarões querem se apropriar do dinheiro do povo e se o povo não se defender, eles vão conseguir.

Ricardo Berzoini: A proposta de obrigatoriedade de idade mínima para a aposentadoria é justa para o trabalhador? Ricardo Berzoini:

Não é justa porque os trabalhadores são

muito diferentes. A realidade de um trabalhador em um ambiente fechado, protegido da poluição, das intemperes, é muito diferente do trabalhador rural ou da construção civil, lugares onde uma pessoa trabalha o tempo todo exposta a chuva, frio e calor. O fundamental é que tenhamos um tempo de contribuição sem idade mínima para que as pessoas possam saber quanto precisam contribuir para chegar ao benefício que é uma proteção social pública e não um plano de previdência privada.

O que significa privatizar a previdência, como quer o Bolsonaro com sua proposta de mudar o regime atual pela Capitalização da Previdência?

Ricardo Berzoini: Como eu já disse, a previdência movimenta hoje mais de R$ 600 bilhões por ano. Claro que bancos e seguradoras têm grande interesse de ter esse dinheiro sob sua gestão, para ganhar e lucrar com esse dinheiro. Aconteceu no Chile, na época da ditadura militar de Pinochet. O sistema que era parecido com o atual regime brasileiro foi transformado, por decreto, em um processo de acúmulo individual. Cada trabalhador contribui numa conta pessoal e essa conta vai capitalizando até a idade mínima para a aposentadoria. E lá no Chile o que aconteceu foi que a maioria dos trabalhadores não consegue ganhar sequer um salário mínimo chileno de benefício. Muitas dessas empresas, fundos que administravam a poupança dos trabalhadores, quebraram, tiveram a rentabilidade menor do que o previsto, ou seja, houve prejuízo enorme para os trabalhadores. O Estado tem dificuldade em fiscalizar esse processo, assim como os trabalhadores. Por isso é importante que permaneça nas mãos do Estado para que faça gestão e acompanhamento da situação dos trabalhadores, inclusive sobre o crivo do Congresso e da vigilância da opinião pública.

O atual regime brasileiro prevê duas formas de trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada se aposentarem. Uma delas é por idade e exige 65 anos (homem) e 60 anos (mulher),

(5)

além de 15 anos de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A outra, é a aposentadoria por tempo de contribuição.

Existe alguma regra de transição para quem está prestes a se aposentar?

Ricardo Berzoini: Na proposta de Bolsonaro há uma regra de transição que acresce o tempo que falta para aposentar. Ou seja, é uma tese de tentar convencer as pessoas que a reforma não é tão ruim, que há uma regra de transição entre um sistema e outro. De qualquer maneira é um prejuízo para o trabalhador que já contribui com a expectativa de poder se aposentar. É um prejuízo porque ele vai ter que trabalhar mais tempo que esse tempo restante.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido por idade será mantido com a reforma da Previdência?

Ricardo Berzoini: Alguns comentários do governo indicam que pode haver uma redução do valor, de um salário mínimo (R$ 998,00) para R$ 500,00. Então, o que é fundamental perceber é que esse é um benefício constitucional. É a proteção para pessoas em situação de pobreza ou de deficiência e reduzir de um salário para 500 reais significa tirar dos que mais precisam, em um país que não tributa dividendos, grandes fortunas e nem grandes heranças.

Militares políticos e servidores do alto escalão, como juízes e ministros do Supremo Tribunal Federal serão incluídos na reforma da Previdência?

Ricardo Berzoini: Na proposta do novo governo, dificilmente farão isso porque eles têm uma lógica de não ter qualquer contestação judicial da constitucionalidade de proposta de reforma. Portanto é muito provável que excluam as carreiras do poder judiciário e não só a cúpula, mas todos os magistrados, inclusive os detentores de cargos de ministros dos tribunais superiores.

Trabalhadores do campo, geralmente, começam a trabalhar muito cedo. Como fica a aposentadoria no caso dos trabalhadores rurais?

Ricardo Berzoini: No caso dos rurais existe um regime chamado ‘segurados especiais’. A idade mínima é 60 anos para os homens e 55 para as mulheres. Como não há contribuição formal, ou seja, sobre a nota de comercialização da produção, não há uma verificação do tempo de contribuição, apenas de vínculo ao sistema. E há uma verificação se as certidões pedidas são autênticas, mas a idade mínima de 60 anos para homens e 55 para mulheres, prevalece hoje. Se houver a reforma, vai aumentar a idade mínima tanto para homens quanto para mulheres.

Com qual idade uma mulher que começou a trabalhar com 18 anos consegue se aposentar, caso a reforma da Previdência passe?

Ricardo Berzoini: Hoje, se aposentaria com 48 anos de idade, depois de 30 de contribuição. Essa é a previsão na constituição. O que eles [o governo de Bolsonaro] querem é que se aposente com 62 anos, ou seja, mais 14 anos de contribuição, o que é uma injustiça. Porque com 30 anos você já contribuiu o suficiente para ajudar a sustentar o sistema de previdência pública. É justo, correto e um benefício para as mulheres que contribuem de maneira diferenciada para o nosso país

Qual o risco para os municípios com a reforma da Previdência?

Ricardo Berzoini: Eles correm o risco de ficarem mais empobrecidos. A imensa maioria recebia mais recursos de benefícios previdenciários do que de arrecadação própria, ou seja, a previdência também é um fator de irrigação da economia de todo o Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Expediente:

Boletim produzido pela assessoria de comunicação da CNTV

Presidente da CNTV: José Boaventura Santos

Secretário de Imprensa e Divulgação: Gilmário Araújo dos Santos Colaboração: Jacqueline Barbosa

Diagramação: Jacqueline Barbosa

www.cntv.org.br cntv@terra.com.br

(61) 3321-6143 SDS - Edifício Venâncio Junior,

Térreo, lojas 09-11 73300-000 Brasília-DF

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

O levantamento da pesquisa bibliográfica será realizado com base em estudos disponíveis sobre o Período Quaternário, reconstruções paleoambientais, evolução da vegetação,

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O conjunto de escovas SONICflex clean pode ser utilizado em combinação com o instrumento SONICflex para a limpeza profissional dos dentes, remo‐ ção de depósitos e alterações de

aumentarmos ou diminuirmos o espaço para essa higienização depen- dendo do comportamento dos pacientes em relação à higiene após a colocação das próteses. Aqueles que