• Nenhum resultado encontrado

Felinos ESTUDO DA NATUREZA. Amigo Material preparado especialmente. amigo (10 anos) N 56 Ano 4/2016 2ª Edição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Felinos ESTUDO DA NATUREZA. Amigo Material preparado especialmente. amigo (10 anos) N 56 Ano 4/2016 2ª Edição"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

N° 56 Ano 4/2016 2ª Edição

ESTUDO DA NATUREZA

www.mundodasespecialidades.com.br

Felinos

(2)

EXPEDIENTE

2ª Edição: Disponível em

www.mundodasespecialidades.com.br Direção Geral:

Khelven Klay de Azevedo Lemos Diagramação e Edição: Khelven Klay de A. Lemos

Coord. de Guias das Especialidades: Thomé Duarte

Editoração e Revisão : Aretha Stephanie Autor: Khelven Klay

Impressão: Servgrafica Editora

SITE MUNDO DAS ESPECIALIDADES

Telefones:(84)8778-0532

E-mail:mundodasespecialidades@hotmail.com Site: www.mundodasespecialidades.com

Facebook:Facebook.com/mundodasespecialidades

DIREITOS RESERVADOS:

A reprodução deste material seja de forma total ou parcial de seus textos ou imagens é permitida, des-de que seja referenciado o Mundo das Especialida-des e seus autores pela nova autoria ao fim de seu material. Todos os direitos reservados para Mundo das Especialidades

UNIÃO NORDESTE BRASILEIRA UNIÃO LESTE BRASILEIRA

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Natal, RN, Julho de 2016 mundodasespecialidades mundodasespecialidades@hotmail.com mundodasespecialidades www.mundodasespecialidades.com.br

Bom Estudo!

QUEM ESCREVE

O que vem por aí ///

por Mundo das Especialidades

É

O site do Mundo das Especialidades já havia sido lançado, já esta-va funcionando no ar, só faltaesta-va uma coisa... uma atenção especial as matérias de especialidades. Foi no ano de 2012, que os então conhecidos guias das especialidades ganharão sua primeira diagrama-ção. A escolhida da época foi a especialidade de felinos, assim que foi divulgada, foi um sucesso. Quando olho para os nossos guias atuais e comparo com os do passado enxergo o quanto o evoluímos tanto no que se refere a conteúdo quando no aspecto gráfico. Para comemorar, resolve-mos reeditar a nossa especialidade nº1. Agora ela vem recheada de novas informações, ilustrações e fotografias. Esse nosso pulsar por novidades nos deixa inquietos como equipe, sabendo que está especialidade muitas das vezes é a primeira que muitos desbravadores estudam, então que esta seja o começo de um primoroso caminho de conhecimentos dentro deste Ministério incrível!

KHELVEN KLAY

Sou diretor do site Mundo das Especialidades. Zootecnista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder investido e atualmente trabalho com o Clube de Líderes, aqui na Missão Nordeste, UNeB.

(3)

Introdução

Os gatos domésticos podem ser atendidos pelos nomes cien-tíficos Felis silvestris catus ou, simplesmente, Felis catus. O processo de domesticação desses animais é pouco elucidado, sendo que há linhas de pesquisa que apontam que tais indivíduos podem ter passa-do por um processo de “autopassa-domesticação”, ou seja: tenpassa-do pouca ou mesmo nenhuma participação da nossa espécie, diretamente falando. Acredita-se que tal fato está relacionado ao plantio intensivo de cereais, há cerca de 10.000 anos, que propiciou a atração de roedores, com a consequente atração dos gatos para tais locais. Registros egípcios, que remontam a mais de 2.300 a.C. já apresentavam referências ao convívio humano com esses felídeos.

Os gatos pertencem a ordem carnívora, na qual os animais tem dentes cortantes e salientes, e consomem carne. Outras características comuns a todos os carnívoros é que possuem o corpo peludo e com garras nas patas. Os gatos são muito silenciosos. Esta é uma heran-ça de seus antepassados que fazem deles caheran-çadores ainda melhores. Isto porque suas patas têm uma densa pelagem, abafando os ruídos que elas produzem contra o chão.Possuem o hábito higiênico de se lamberem,

Felinos Selvagens

As principais espécies de felinos abaixo dividem democratica-mente a vantagem nas principais características de caça. Todos eles são carnívoros e muitas vezes disputam as mesmas presas. “Mas es-sas semelhanças não são suficientes para comparar e avaliar se uma espécie de felino caça melhor que outra”, diz o biólogo Rogério de Paula, do Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Preda-dores Naturais. “A sobrevivência da espécie ao longo do tempo, sim, é um forte indício de que o estilo de caça é eficiente”. Revista Mundo Estranho Leopardo

O leopardo é o que tem a tática de caça mais sofisticada. África

Guepardo

o guepardo é mais veloz. África

Leão

O leão ataca em grupo– África

Tigre

(4)

03 . . . .

Estudo da Natureza * Felinos

www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ESTUDO DA NATUREZA

Você sabia?

Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Na verdade nenhum animal possui olhos que brilham no escuro. O que acontece é que muitos vertebrados terrestres com hábitos de caça noturna (como alguns répteis e diversos mamíferos) possuem uma superfície na retina conhecida como tapetum lucidum. Essa parte do olho funciona como um espelho e ajuda esses animais a enxergarem melhor no escuro, pois reflete a luz de volta para a camada fotorreceptora, fornecendo uma segunda oportunidade para a imagem ser captada adequadamente. A composição dessa su-perfície refletora é bastante diversificada, mas funciona da mesma maneira em to-dos os animais. Quando estão no escuro, a pupila dos bichos fica inteiramente dila-tada e expõe o tapetum lucidum. Por isso, quando um feixe de luz vindo de um farol ou mesmo do luar bate em seus olhos, essa superfície o reflete - e nos causa a im-pressão de que seus olhos brilham.

Fonte: Roberto Calderon Gonçalves, coordenador do curso de veterinária da Faculdade de Medicina Veteri-nária e Zootecnia da Unesp em Botucatu

Bigodes

Nunca corte ou apare o bigode do seu gato! O bigode dos gatos (também conhecidos como “pêlos táteis”) age como um detector de estí- mulos externos, fornecendo infor-mações sobre as imediações onde o animal está. É por isso que o bigode ajuda o gato a sentir o ambiente em seu redor.

Olhos

Nos felinos, os músculos da íris que circunda-mas pupilas são construídos de modo a per-mitir que elas se contraiam verticalmente, formando uma fenda, e dilatem até ocupar quase todo o globo ocular, permitindo a en-trada do máximo de luz.

Patas e Unhas

Se você apertar as patas de um gato, verá que suas unhas são retráteis. Essas unhas são afiadas e importantes para que o animal possa se “fixar” melhor em algumas superfí-cies. Essa mesma estrutura também são encontradas nas patas por exemplo de um leão, neste caso são as garras.

Dentes

Os dentes dos felinos são pontiagudos e estão prontos para dilacerar a carne de suas presas. Gatos têm 30 dentes, enquan-to os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

Orelhas

As orelhas dos gatos são protegidos por sua habilidade de movimento. Eles podem recuá-las. O ouvido interno é resguardado por uma série de canais dispostos na cabe-ça do animal, e que vão até os órgãos au-ditivos. Na entrada da orelha existe uma grande quantidade de pêlos, que funcio-nam como um filtro. Só com cerca de duas semanas de vida é que os gatos já ouvem bem e os seus olhos abrem por volta do sétimo dia.

(5)

Mitos sobre os gatos

1- Gatos odeiam água

Depende do gato. Algumas raças, como o maine coon e o turkish van, adoram. Tanto que na falta de um rio ou lago, se enfiam debaixo de torneiras, dentro de banheiras e até em vasos sanitários. Para outras raças, é tudo questão de costume. “É bom lembrar que são animais muito higiênicos e mesmo os que não gostam de água estão sempre se lambendo para ficar limpos”, afirma a veterinária Tânia Fernandes, professora da Universidade Metodista de São Paulo.

2- Eles enxergam no escuro

Quase. Eles têm uma visão noturna 10 vezes melhor do que a dos hu-manos. Mas ainda é preciso haver alguma luz para que uma camada extra de células que existe nos olhos dos gatos possa refleti-la de volta à retina, aumentando a visão.

3- Gato preto dá azar

Essa é uma lenda contraditória. Em boa parte do Ocidente, a partir da Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um na rua era azar na certa. No Japão e no Reino Unido, é considerado um bom sinal. Pelo menos para os gatos, pode ser mesmo muita sorte: uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA sugere que o gene que dá a co-loração preta ao animal também seria responsável por torná-lo imune ao vírus do HIV felino.

4- Eles não podem ser adestrados

Apesar da fama de insubordinados, podem sim. “Com um pouco de paciência e as técnicas certas, gatos podem aprender os mesmos tru-ques que os cachorros”, afirma o adestrador Gustavo Campelo, de São Paulo. Na Rússia, há 30 anos, o Teatro dos Gatos de Moscou conta com mais de 120 gatos que fazem acrobacias, andam em corda bam-ba e equilibram bolas no nariz.

5- Gatos tem 7 vidas

Bem que eles gostariam. Em alguns países no Hemisfério Norte, a len-da diz que eles tem até 9. Mas a verlen-dade é que tem uma só, que dura em média 15 anos para gatos domésticos e apenas 2 para os de rua. 6- Sempre caem em pé

Esse é um dos mitos que deram origem à história acima. Mas a queda precisa ser de uma distância mínima de 60 centímetros do chão para que eles consigam se virar a tempo. E se for de uma altura muito gran-de, mesmo caindo sobre as 4 patas, podem se machucar.

Fonte: Revista Superinteressante ; Edição 296, Outubro de 2011, Ed. Abril

Na mídia!

Popular na rede

Se você gosta de ver piadinhas nas redes sociais, já deve ter visto a Grumpy Cat, uma gatinha vi-ra-lata com uma cara permanente de ranzinza devido ao nanismo. A gata ficou popular depois que um de seus donos postou uma foto sua no Reddit em 2012 e virou meme. Hoje a felina tem mais de 7 milhões de fãs no Facebook, já apare-ceu na primeira página do The Wall Street Jour-nal, foi capa da revista New York e terá em bre-ve uma estátua de cera no Madame Tussauds, em São Francisco, nos EUA.

(6)

Como os gatos caem de pé?

Porque eles têm um apurado senso de equilíbrio, que lhes permite fa-zer movimentos rápidos e girar o corpo para cair sobre as quatro pa-tas. Para executar esse invejável malabarismo, o bichano conta com a grande sensibilidade dos receptores vestibulares que integram o labirinto, uma estrutura na parte interna do ouvido responsável pelo equilíbrio. Sempre que o gato está numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, o que funciona como um alerta. Essa mensagem, somada às que são captadas pela visão do animal, é enviada para o sistema nervoso central, que a interpreta e manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, principal-mente os músculos. Estes, então, realizam uma série de movimen-tos instintivos, que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio. “O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo.

Por fim, há a rotação da parte inferior”, diz o veterinário Gel-son Genaro, especialista em felinos da USP de Ribeirão Preto (SP). Além do gato, outros membros da família Felidae, como leopardos e jaguatiricas, também são capazes da mesma proeza.

Fonte: Revista Mundo Estranho, Ed. Abril

Conhecendo algumas raças

Angorá turco: São animais brincalhões e dóceis. São alegres, ca-rinhosos e gostam de mimos, criando fortes laços afetuosos com seus donos. É muito vivo, inteligente e de movimentos ágeis, gostan-do de correr, brincar, subir e árvores e nadar, sengostan-do conhecigostan-dos, por apresentar essa característica, como gato nadador.

Abissíneo: Os Gatos Abissínios são de origem indiana. Caracte-rizam-se por terem comportamento tímido e discreto, com miados baixos. O corpo é esguio e musculoso, o que lhes dá agilidade. Com isso são gatos bem ativos precisando, portanto, realizar muita atividade física. Costumam interagir muito bem com outros gatos, mesmo

05 . . . .

Estudo da Natureza * Felinos

www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ESTUDO DA NATUREZA

A mancha amarela no corpo do gato represen-ta a propagação do impulso nervoso de rorepresen-ta- rota-ção pelo corpo.

(7)

Himaláio: São gatos apegados aos donos e bastante brincalhões, de modo que precisam sempre da companhia humana ou da pre-sença de brinquedos para se distrairem. Sua principal característica é a pelagem densa com coloração do tipo colourpoint, onde as ex-tremidades do rabo, patas e cabeça assumem uma tonalidade mais escura em relação ao corpo.

Siamês: Trata-se de um gato de psicologia complexa, freqüente-mente imprevisível em suas reações. Por isso precisa viver em es-paço amplo, onde possa dar seus passeios noturnos. Costuma miar bastante, sobretudo no período do cio.

Curiosidades

Maior felino do mundo: Esse trono pertence ao tigre (Panthera tigres), que pode atingir 2,2 metros de comprimento – sem contar a cauda, que tem mais de 1 metro.

Maior felino da América do Sul: Os três maiores felinos do continente americano são a onça pintada(Panthera onca), a onça parda (Puma concolor) e jaguatirica (Leopardus pardalis). Todos eles podem ser encontrados nas matas brasileiras.

Felino mais veloz do mundo: O guepardo. Ele pode atingir uma velocidade de 115 Km/h. O corpo contribui para que ele tenha agili-dade nos movimentos. As unhas, por exemplo, ficam sempre expos-tas e se fincam no chão, evitando que o animal derrape nas curvas. Ele tem uma arrancada de até 72 km/h

De lá pra cá!

Lendas urbanas dos gatos

Devido ao fato de serem exímios caçadores e auxiliarem no controle de pragas, por muitos séculos os gatos tiveram uma posição privilegia-da na Europa cristã. Porém, no início privilegia-da Iprivilegia-dade Média a situação mudou: gatos foram acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitas vezes foram queimados juntamen-te com as pessoas acusadas de bruxaria. Ao fim da Idade Média, a aceitação dos gatos nas resi-dências teve um novo impulso, fenômeno que também se estendeu às embarcações, onde os navegadores os mantinham como mascotes.

(8)

Andrócles e o leão

Conta-se que, antigamente, nos tempos do domínio Roma-no, existia um escravo chamado Ândrocles, que conseguiu escapar do seu dono cruel. Perseguido, escondeu-se em uma caverna. De repente ouviu um rugido assustador e se deu conta que ao seu lado estava um grande leão com um espinho na pata. Ândrocles perce-beu que sua pata estava inchada devido ao espinho. Condoído com o sofrimento do leão, Ândrocles aproximasse e retira o espinho. O alívio do leão fez com que ele ficasse muito amigo de Ândrocles. Certa manhã, quando fugia para a África, Ândroclesfoi capturado e obriga-do a lutar na arena com um leão, como castigo pela fuga. Sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu romano, cujas pes-soas eram comidas por feras famintas. Quando Ândrocles estava no meio do Coliseu, soltaram a fera, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Ândrocles e começou a brincar com ele. Então Ândrocles percebeu que o leão era aquele que ele tinha encontrado na caverna e que se tornara seu amigo. O imperador, então, concedeu-lhe o perdão e deu-lhe de presente o leão.

07 . . . .

Estudo da Natureza * Felinos

www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ESTUDO DA NATUREZA

Você sabia?

Por que o leão é considerado o rei da selva?

O leão é considerado o rei da selva. Esse título lhe foi reconhecido não por sua força, o rinoce-ronte é muito mais forte. Pela inteligência tam-bém não, alguns macacos são muito inteligen-tes e nem possuem título; por sua velocidade nem pensar, o guepardo é o mais veloz do mun-do. Então por que o leão é o rei? Porque todos os outros animais, o elefante, o rinoceronte, o macaco, o guepardo ou outro qualquer foge mediante a um perigo. Quando o leão levanta contra um caçador, ainda que esteja apontando para si, ele não volta atrás, ele morre por sobre o caçador. O leão não foge e não teme morrer, qualquer outro animal tem medo de alguma coisa.

Pesquise

Faça o seu!

Felinos na Bíblia

Pesquise na Bíblia histórias em que os felinos tiveram sua participação importante. Se você não recorda, Daniel na cova dos leões pode ser um bom começo para você.

• Sansão mata um leão (Jz 14)

• David matando um leão (1 Samuel 17:34) • Um leão matou o profeta desobediente (1 Reis 13)

• Benaiah bater os leões (1 Crônicas 11:22) • Daniel na cova dos leões (Daniel 6)

Jogo da Memória

Aprenda mais sobre diversas raças de gatos nes-te jogo da memória. As regras são simples. Em-baralhe as cartas, coloque- as do lado contrário. Veja quem será o primeiro a jogar. Vira-se duas cartas com o obejtivo de formar o par, se acer-tar joga-se novamente, se errar passa a vez e as cartas devem ser colcoadas no mesmo lugar, vi-radas para baixo.

(9)

Chartreux Chartreux Siberian Siberian

Khao Manee Khao Manee Korat Korat

Abissínio Abissínio Persa Persa

Maine Coon Maine Coon Siamês Siamês

(10)

09 . . . .

Estudo da Natureza * Felinos

www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ESTUDO DA NATUREZA

Exótico Exótico Birmanês Birmanês

brasileiro brasileiro europeu europeu

britânico britânico americano americano

Cingapura Cingapura Tonquinês Tonquinês

Havana Brown Havana Brown Russian Blue Russian Blue Pelo curto Pelo curto Pelo curto Pelo curto

(11)

Manx Manx Scottish fold Scottish fold

Devon rex Devon rex Laperm Laperm

Sphynx Sphynx Munchkin Munchkin

Ragdoll Ragdoll Chausie Chausie

Referências

Documentos relacionados

Em relação às dificuldades relacionadas acima, o professor TBN afirmou que no decorrer do tempo conseguiu superá-las, exceto no que diz respeito à avaliação, sobre a qual ainda

A pesquisa realizada permitiu uma percepção mais detalhada sobre as origens dos resíduos de marmoraria, dando ênfase ao RCMG que foi composto tanto pela lama,

O teor de minério neste tipo de reservas pode ir de 0,15% até os 8% de níquel, embora a mai- or parte dos depósitos conhecidos rondem apenas os 2%.. Um dos principais produto- res

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Este encarte apresenta os principais resultados para a Região Sudeste da pesquisa Empreendedorismo no Brasil 2014 - GEM 2014, versão nacional para o projeto Global

f)The engagement of Portuguese military contingents abroad, in the context of the international commitments of the Portuguese State, in missions which do not result from the state

Para isso, dizem os analistas, é preciso que o governo, seja ele qual for, adote ação concentrada, com medidas de compromisso fiscal para manter a dívida pública em

Os cenários para o transporte em A4 para o local da construção estão de acordo com a EN 17160 no que diz respeito às regras de categoria de produto para ladrilhos cerâmicos. Destino