• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/17 PPGENFMP/ ACORDO CAPES/COFEN PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/17 PPGENFMP/ ACORDO CAPES/COFEN PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01/17– PPGENFMP/ ACORDO CAPES/COFEN

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

De acordo com a legislação vigente e aprovação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional (PPGENFMP) da Universidade Federal do Paraná, encontra-se aberto, a partir da publicação do presente Edital, o processo seletivo especial para o Mestrado Profissional em Enfermagem – Turma 2017/2019 – ACORDO CAPES/COFEN.

O presente edital está vinculado ao projeto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional denominado “Tecnologias para qualificação e

consolidação da sistematização da assistência de enfermagem nos diferentes cenários de prática profissional, no estado do Paraná”, que foi contemplado com

recursos do Edital no. 27 – Acordo CAPES/COFEN.

Tal Projeto consta de três subprojetos, a saber: Subprojeto 1 – Desenvolvimento de Tecnologia Assistencial para avaliação clínica do paciente crítico em unidade de internação, para criança hospitalizada, para paciente cirúrgico, utilizando-se do Modelo Developing

Nurses’ Thinking; Subprojeto 2 – Aplicação do SI-ABEn como tecnologia para a efetivação

do Processo de Enfermagem em serviços de saúde: capacitação de enfermeiros, avaliação e medidas para aprimoramento de sua usabilidade; e, Subprojeto 3 – Observatório de SAE para o desenvolvimento de mecanismos e estratégias de gerenciamento da assistência de enfermagem sistematizada.

Cada enfermeiro(a) aprovado(a) e classificado(a) neste processo seletivo integrar-se-á ao subprojeto de sua opção, de acordo com o professor escolhido e indicado no momento da inscrição. No desenvolvimento do Mestrado Profissional, conforme o planejamento e disponibilidade orçamentária aprovada pelo Acordo CAPES/COFEN, o mestrando será beneficiado pelo financiamento: na aquisição de material de consumo para o desenvolvimento das atividades; para participação em eventos técnico-científicos; e em submissão e publicação de artigos para divulgação dos resultados relativos ao subprojeto ao qual estiver integrado e desenvolvendo.

(2)

NORMAS DO PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA 2017/2019 MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

1) AS INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever candidatos(as) com vínculo empregatício como enfermeiros(as) em (i) instituição pública, empresa pública, fundação ou autarquia de uma das três esferas de governo; (ii) privada; ou (iii) filantrópica, que preste serviços ao SUS no estado do Paraná. É requisito que estejam inscritos como enfermeiros(as) junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR), e em situação de regularidade.

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre 02/05/2017 a

31/05/2017, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link:

http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=422

Não serão aceitas inscrições por outros processos.

1.1. A Taxa de Inscrição no processo seletivo é de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

O(a) candidato(a) deverá depositar o valor correspondente na conta corrente da UFPR, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU simples), com as seguintes especificações:

Acesse o link:

consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

Preencha a guia com as seguintes informações:

Número de Referência: 1515831501

Código de Recolhimento: 28911-6 Unidade Gestora (UG): 153079

Gestão: 15232

Nome da Unidade Favorecida: Universidade Federal do Paraná A GRU poderá ser paga apenas no Banco do Brasil.

1.2 O candidato(a) deverá postar no formulário de inscrição eletrônico disponível no link: http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=422, uma foto 3x3 ou 4x4 (NxN) recente, do tipo documento, digitalizada, exclusivamente no formato JPG.

(3)

2) DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO

2.2 Todos os documentos são de envio obrigatório no ato da inscrição no formulário eletrônico na Plataforma SIGA (disponível no link: http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=422), exceto os documentos comprobatórios do Currículo Lattes (ver item 2.4). Desta forma, não serão aceitos documentos (descritos do subitem 2.3) entregues diretamente à Secretaria do PPGENFMP, ou enviados via postal ou por correio eletrônico.

2.3. Deverão ser inseridas cópias escaneadas dos seguintes documentos em PDF, nos links disponibilizados e identificados para cada tipo de documento abaixo relacionado:

2.3.1 Documentos pessoais:

2.3.1.1 Documento de Identidade que contenha a data de sua emissão, e de

validade, podendo ser RG, carteira de motorista, ou carteira de identidade

profissional;

2.3.1.2 Cadastro de Pessoa Física (CPF);

2.3.2 Diploma do Curso de Graduação em Enfermagem (frente e verso)

ou

Declaração de Conclusão de Curso (cópia autenticada);

2.3.3 Histórico Escolar do Curso de Graduação (cópia autenticada);

2.3.4 Comprovante do Pagamento da GRU simples referente à Taxa de Inscrição;

2.3.5 Registro profissional na categoria profissional enfermeiro e documento comprobatório de regularidade junto ao COREN.

2.3.6 Outros Documentos que devem ser inseridos no link Outros documentos conforme

o Edital, no formulário de inscrição eletrônico na Plataforma SIGA:

2.3.6.1 Termo de Compromisso, Ciência e Concordância, entre o(a) candidato(a) e o responsável pela instituição na qual exerce a função de enfermeiro, declarando a

(4)

possibilidade da participação do(a) candidato(a) em atividades semanais presenciais, assim como emaulas teóricas e atividades de orientação do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional de Enfermagem/UFPR, nos 24 meses do curso, que compreenderá o período de agosto de 2017 a julho de 2019.

2.3.6.2 Carta de Compromisso do candidato(a) com o PPGENFMP assinada e escaneada para ser inserida em pdf. (conforme modelo do Apêndice 1).

2.3.6.3 Declaração de vínculo funcional como enfermeiro(a), fornecido pelo Departamento de Recursos Humanos da instituição de trabalho, que deve estar incluída em uma das modalidades a seguir: (i) instituição pública, empresa pública, fundação ou autarquia de uma das três esferas de governo; (ii) privada; ou (iii) filantrópica, que prestam serviços ao SUS nos diferentes níveis de atenção no

estado do Paraná.

2.4 O endereço (link) do Currículo Lattes do(a) candidato(a) deve ser informado corretamente no formulário de inscrição eletrônico na Plataforma Siga. Esta informação está disponível ao digitar

lattes.cnpq.br

na barra de endereço da WEB. Na opção “buscar o currículo” informar o nome para busca, e abrir o seu currículo. O endereço deve ser copiado do item Endereço para acessar este CV. O Currículo Lattes deverá compreender a produção científica do período de 2012 a 2017.

2.4.1 Somente os(as) candidatos(as) não eliminados(as) na 1ª etapa do Processo Seletivo - Prova Escrita, deverão trazer

ou

Postar via SEDEX,para o endereço que consta no rodapé deste Edital e no Cronograma do mesmo (Apêndice 2), o seguinte: a) uma (1) cópia impressa e encadernada em espiral do seu Currículo Lattes; b)uma (1) cópia encadernada em espiral separadamente, contendo cópias simples dos documentos comprobatórios das atividades registradas em seu Currículo Lattes. Ambos deverão atender a sequência dos itens e o Cronograma dos Apêndices 3 e 2, respectivamente. Os Currículos, assim como seus comprovantes, serão analisados pela Banca Examinadora previamente à 2ª etapa do Processo Seletivo – Entrevista.

2.4.2 A documentação dos(as) candidatos(as) não aprovados(as) no Processo Seletivo será disponibilizada para devolução na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional (endereço no rodapé deste Edital),

(5)

no período de 14 a 30 de agosto de 2017, mediante agendamento do dia e horário (no telefone 3361-3626). Após este prazo a documentação será destruída.

2.5 O(a) candidato(a) deverá indicar o nome do professor orientador de sua preferência, considerando a sua opção pelo subprojeto a que ele está respectivamente relacionado (Apêndice 4).

3) Homologação das inscrições

3.1 A homologação das inscrições será realizada mediante a constatação do atendimento de todos os itens solicitados no processo de inscrição na Plataforma SIGA, de acordo com os documentos, data e formatos especificados neste Edital;

3.1.1 ATENÇÃO: A comissão de homologação das inscrições não terá a

responsabilidade de localizar documentos que foram inseridos em links não específicos, ou em duplicidade, levando ao não atendimento/inserção completa dos mesmos. Esta responsabilidade é do candidato que os insere, e que poderá ser prejudicado com a não homologação de sua inscrição. A Plataforma SIGA oferece ao (à) candidato(a) possibilidade de conferir a postagem de todos os documentos solicitados.

3.2 A divulgação do Edital de Homologação das Inscrições será realizada em Edital afixado no térreo do Bloco Didático II, Campus Botânico e no site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br, conforme O Cronograma (Apêndice 2).

3.3 Os candidatos que obtiverem sua inscrição homologada deverão acompanhar os editais de divulgação das datas de cada etapa do Processo Seletivo, conforme o Cronograma (Apêndice 2).

3.4 Não será devolvido o valor de R$250,00 relativo ao pagamento da taxa de inscrição

(6)

4) OFERTAS DE VAGAS

4.1 Disponíveis 10 vagas, de acordo com o Apêndice 4.

4.2 As vagas deste edital serão distribuídas aos(às) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as):

4.2.1 que atuem em (i) instituição pública, empresa pública, fundação ou autarquia de uma das três esferas de governo; (ii) privada ou (iii) filantrópica, que preste serviços ao SUS, considerando os diferentes níveis de atenção no estado do Paraná;

4.2.2 inscritos como enfermeiros(as) junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, e em situação de regularidade.

4.2.3 que indicaram uma professora orientadora, considerando o subprojeto em que está vinculado ao projeto Tecnologias para qualificação e consolidação da

sistematização da assistência de enfermagem nos diferentes cenários de prática profissional, no estado do Paraná (Apêndice 4).

4.2.3.1São três os subprojetos, a saber:

 Subprojeto 1 – Desenvolvimento de Tecnologia Assistencial para avaliação clínica do paciente crítico em unidade de internação, para criança hospitalizada e para paciente cirúrgico, utilizando-se do Modelo Developing Nurses’ Thinking.

 Subprojeto 2 – Aplicação do SI-ABEn como tecnologia para a efetivação do Processo de Enfermagem em serviços de saúde: capacitação de enfermeiros, avaliação e medidas para aprimoramento de sua usabilidade.

 Subprojeto 3 – Observatório de SAE para o desenvolvimento de mecanismos e estratégias de gerenciamento da assistência de enfermagem sistematizada.

(7)

4.3 As vagas serão ocupadas de acordo com o critério número de vagas oferecidas por

professora orientadora (Apêndice 4), por candidatos(as) que obtiverem as maiores

médias finais no processo de seleção.

4.4 A(s) vaga(s) oferecida(s) pela professora orientadora não será(ão) preenchida(s) se não houver candidatos aprovados.

4.5 Na ocorrência de candidatos(as) aprovados(as), mas não classificados(as) para determinada professora orientadora, e a critério do Colegiado do PPGENFMP, poderá ser atribuído outra professora orientadora ao candidato(a) melhor classificado(a). Caso concordem, a Coordenação do programa providenciará que ambos assinem um documento em que solicitam a nova configuração de orientação, o qual também será submetido à aprovação pelo Colegiado.

5) PROCESSO SELETIVO

5.1 O Processo Seletivo será realizado por uma Comissão composta pelas professoras do Programa no período de 02/06/2017 até 30.06.2017, conforme o Cronograma no Apêndice

2, e constituirá de 2 (duas) etapas eliminatórias: Prova Escrita e Entrevista.

5.2 Para adentrar na sala em que ocorrerá a Prova Escrita e para participar da Entrevista, o (a) candidato (a) deverá apresentar um documento de identificação com foto (RG, carteira de motorista ou carteira de identidade profissional (COREN); o comprovante original do pagamento da Guia de Recolhimento da União; e o comprovante de inscrição gerado no momento de sua inscrição ao Processo Seletivo na Plataforma SIGA/UFPR, que deverá ser obtido ao final do processo de inscrição no link: http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=422

5.3 Primeira Etapa: Prova Escrita

5.3.1 Esta etapa é eliminatória e constará de arguição escrita, na modalidade dissertativa, sobre a Sistematização da Assistência na Prática Profissional de

Enfermagem, correlacionada ao tema do Subprojeto de escolha do candidato(a).

5.3.2 No Apêndice 5 constam referências de apoio para o preparo dos candidatos(as).

(8)

5.3.3 O texto deverá ter a extensão de no mínimo duas (2) página, e no máximo três (3) páginas de papel almaço pautado, que será distribuído aos(às) candidatos(as), juntamente com papel rascunho.

5.3.4 A duração máxima da Prova Escrita será de 120 min (duas horas).

5.3.5 O local e horário da Prova Escrita constam do Cronograma do Apêndice 2. 5.3.6 Na correção da Prova Escrita, serão considerados os critérios descritos no

Apêndice 6.

5.3.7 Será aprovado(a) na Etapa 1 – Prova Escrita o(a) candidato (a) que obtiver média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

5.4 Segunda Etapa –Entrevista

5.4.1O(a) candidato(a) não eliminado(a) na Primeira Etapa - Prova Escrita deverá observar o cronograma de entrevistas que será publicado em Edital específico para esta Etapa, conforme o Cronograma no Apêndice 2 .

5.4.2 Esta etapa é eliminatória e constará de Entrevista, que contemplará arguição acerca do currículo e sobre o texto dissertativo desenvolvido pelo(a) candidato(a) não eliminado na Primeira Etapa – Prova Escrita.

5.4.3 Informa-se que esta etapa será filmada para documentação do Processo Seletivo pelo PPGENFMP.

5.4.4 O(a) candidato(a) será avaliado(a) na Etapa 2 – Entrevista, com base nos critérios apresentados no Apêndice 7, por no mínimo três (3) componentes da Comissão Examinadora.

5.4.5 Será aprovado(a) nesta etapa o(a) candidato(a) que obtiver média aritmética

igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

6) SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

6.1.O Exame de suficiência poderá ser realizado em qualquer Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do território nacional e na Tese Prime, informações no site:

(9)

6.2 De acordo com a Resolução 65/09 – CEPE, artigo 77, a suficiência (ou proficiência) em língua inglesa deverá ser comprovada pelo(a) candidato(a) no ato da matrícula ou até o

final do primeiro ano do Curso de Mestrado. A referida Resolução poderá ser encontrada

no site:

http://www.ufpr.br/soc/cepe_resolucoes.php?conselho=CEPE&item_id=14&item=Resolu%E 7%F5es%20vigentes

7) APROVAÇÃO

7.1 O(a) candidato(a) será aprovado(a) se obtiver média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero), em cada etapa eliminatória de avaliação.

7.2. Critérios de desempate para a classificação dos(as) candidatos(as) aprovado(as): 1º - Maior pontuação obtida na avaliação do Currículo Lattes.

2º - Maior média obtida na Prova Escrita, caso ainda permaneçam na situação de empate.

8) COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO

8.1 A comissão examinadora do processo seletivo foi aprovada pelo Colegiado do Programa Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional – UFPR, e será composta por professores doutores que ofereceram vagas neste Edital Especial, a saber.

PRESIDENTE:

Profª. Dra. Márcia Helena de Souza Freire

MEMBROS:

Profª. Dra. Aida Maris Peres Profª. Dra. Karla Crozeta Profª. Dra. Letícia Pontes

Profª. Dra. Lillian Daisy Gonçalves Wolff Profª. Dra. Luciana Schleder Gonçalves Profª. Dra. Mariluci Haustsch Willig

Profª. Dra. Mitzy Tannia Reichembach Danski

9) RESULTADO FINAL

O resultado final será divulgado após sua homologação pelo Colegiado do PPGENFMP. Os nomes dos aprovados serão divulgados por ordem alfabética, até o dia 30/06/2017, no site

(10)

do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/ e em Edital afixado no térreo do Bloco Didático II, Campus Botânico.

10) RECURSOS

Os recursos ao Processo Seletivo deverão ser realizados por escrito (manuscritos ou digitados), endereçados ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional, e entregues pessoalmente pelo candidato na Coordenação de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional – PPGENF, no período das 8h00 as 11h30 – e 14h00 as 17h00, de acordo com o Cronograma deste Edital – Apêndice 2.

ATENÇÃO: Os recursos deverão ser redigidos com base nos critérios de avaliação

de cada etapa.

11) REALIZAÇÃO DO CURSO

As aulas iniciarão no dia 08 de agosto de 2017. Ocorrerão nas terças e quartas-feiras, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. Os alunos terão o prazo máximo de 24 meses para

conclusão do curso, conforme Resolução 65/09 / CEPE – UFPR. A matrícula dos

candidatos aprovados e classificados será efetivada automaticamente, mediante a Plataforma SIGA/UFPR.

12) CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital deverão ser encaminhados pessoalmente ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional para análise e providências.

13) NORMAS DO PROCESSO SELETIVO

Este Processo Seletivo está submetido à Resolução 65/09 / CEPE – UFPR e ao Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional.

A referida Resolução pode ser encontrada no site:

http://www.ufpr.br/soc/cepe_resolucoes.php?conselho=CEPE&item_id=14&item=Re

solu%E7%F5es%20vigentes

(11)

13.1 Observações:

13.1.1 Ao se inscrever, o/a candidato/a aceita as condições e normas estabelecidas neste edital.

13.1.2 O horário de referência para este Processo Seletivo será o horário oficial de Brasília, de acordo com o Observatório Nacional, disponível no serviço telefônico 130.

13.1.3 Não serão homologadas as inscrições que não apresentem a documentação completa prevista neste edital.

13.1.4 A ausência do candidato em qualquer etapa o exclui do processo seletivo. 13.1.5 Será considerado desistente o candidato selecionado que não confirmar a

sua matrícula. Neste caso, a Coordenação do PPGENFMP convocará o próximo candidato aprovado da lista de classificação final, de acordo com professor/orientador e, assim, sucessivamente.

13.1.6 Não serão informados resultados por telefone ou por e-mail.

14) PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Os(as) candidatos(as) devem indicar se possuem necessidades especiais no formulário de inscrição eletrônico, e em caso positivo, devem enviar atestado médico ou comprovação ao email mestradoprofissionalenfermagem@ufpr.br. O candidato deverá indicar os equipamentos necessários para a realização das etapas do Processo Seletivo (conforme indicação na formulário de inscrição eletrônico). Esta indicação servirá para viabilizar a disponibilidade dos mesmos pela UFPR.

Curitiba, 02 de maio de 2017.

PROFA. DRA. LILLIAN DAISY GONÇALVES WOLFF

(12)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR

APÊNDICE 1

CARTA DE COMPROMISSO DO(A) CANDIDATO(A) COM O PPGENFMP /UFPR

Eu, ..., graduado(a) em...e inscrito no Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná, sob o número ………,caso seja aprovado (a) no Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional, conforme Edital Especial 01/17- PPGENFMP, Turma 2017/2019 – Acordo CAPES/COFEN, durante a realização do curso assumirei o compromisso com minha orientadora e com o PPGENFMP de:

a) engajar-me nas atividades de pesquisa de minha orientadora,vinculadas ao Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional da UFPR;

b) submeter à publicação dois artigos em co-autoria com o meu orientador, sendo um no primeiro e outro no segundo ano do Curso de Mestrado Profissional;

c) participar de um evento regional, nacional e/ou internacional, por semestre, durante os dois anos do Curso de Mestrado Profissional;

d) realizar meu exame de qualificação no prazo máximo de um ano do início do curso;

e) titular-me no prazo máximo de dois anos, a partir do início do curso.

Local e Data: ...

Assinatura

APÊNDICE 2

(13)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR Fone: (41)3361-3626 Sitehttp://www.ppgenf-profissional.ufpr.br

e-mail: mestradoprofissionalenfermagem@ufpr.br

PERÍODO HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

02/05/17 a 31/05/17 até as 18h00h do último dia Inscrições Acesse o link http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index. jsp?sequencial=422 02/06/17 até 18h00 Edital de Homologação Inscrições

Edital: afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e

no Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/

/ acesse o link do Processo Seletivo 2016. 05 a 06/06/17 8h00 às 11h30 – e 14h00 às 17h00 Recursos à homologação de inscrições

ENTREGAR pessoalmente no Bloco Didático II. Cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional, Campus Botânico, UFPR. Localizado na Av. Pref. Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico, Curitiba. 2º andar, Secretaria do Mestrado Profissional.

até 18h00

Edital Final de Homologação

Edital: afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e no Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/ 14h00 às 16h00 1ª Etapa Prova Escrita (eliminatória)

Bloco Didático II. Cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional, Campus Botânico, UFPR.

Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, Curitiba.

Sala de aula do 2º andar, nº 7

12/06/17 até as 18h00 Edital de divulgação do resultado da 1ª Etapa ; e Edital do Cronograma das entrevistas

Edital: afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e

no Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/

PERÍODO HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

08/06/17 07/06/17

(14)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR 13/06/17 a 14/06/2017 8h00 às 11h30 – e 14h00 às 17h00 nos dois dias) Recursos aos Resultados da Prova Escrita

ENTREGAR pessoalmente no Bloco Didático II. Cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional, Campus Botânico, UFPR. Localizado na Av. Pref. Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico, Curitiba. 2º andar, Secretaria do Mestrado Profissional.

16/06/17 até 18h00

Edital Final do Resultado da Prova Escrita

Edital: afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/ 19/06/2017 e 20/06/2017 8h00 as 11h30 – e 14h00 as 17h00 Entrega do Currículo Lattes

O(a) Candidato(a) não eliminado(a) deverá entregar o seu Currículo Lattes encadernado em espiral, bem como, outra encadernação com os comprovantes do declarado no Currículo, com o Apêndice 3 preenchido e solto dentro da encadernação. 21/06/2017 a 23/06/2017 8h00 - 12h00 13h30 - 18h00 2ª Etapa Entrevista (eliminatória)

O(a) Candidato(a) não eliminado(a) deverá observar o cronograma e o ensalamento da entrevista que serão publicados em edital:

- afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e

no Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/

/acesse o link do Processo Seletivo

2016./paginas/mestradoprofissional/ acesse os links do Mestrado Profissional e Processo Seletivo 2015

27/06/2017 18h00 até as Divulgação do Resultado do Processo Seletivo após aprovação pelo Colegiado do PPGENFMP

Edital: afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/ 28/06/2017 a 29/06/2017 8h as 11h30 – e 14h as 17h Recursos ao Resultado do Processo Seletivo

ENTREGAR pessoalmente no Bloco Didático II. Cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional, Campus Botânico, UFPR. Localizado na Av. Pref. Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico, Curitiba. 2º andar, Secretaria do Mestrado Profissional. 03/07/2017 até as 18h00 Divulgação do Resultado FINAL do Processo Seletivo após aprovação pelo Colegiado do PPGENFMP

Edital: afixado no painel de entrada (no térreo) do Bloco Didático II, Campus Botânico, UFPR.

e

(15)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR Fone: (41)3361-3626 Sitehttp://www.ppgenf-profissional.ufpr.br

e-mail: mestradoprofissionalenfermagem@ufpr.br CURRÍCULO MODELO LATTES – CNPQ

O(A) candidato(a) deverá realizar os procedimentos previstos no iitem 2.4 deste Edital.

O Currículo constitui-se em ítem de arguição na Entrevista, com o objetivo de possibilitar maior entendimento da trajetória profissional do(a) candidato(a). Portanto, deverá ser entregue á coordenação do PPGENFMP antes do dia agendado para a entrevista do candidato (a).

Todos os documentos comprobatórios das atividades deverão ter fotocópia s simples, organizadas na sequência na qual aparecem no Currículo, e encadernadas em espiral. Atenção: este quadro deve acompanhar a encadernação dos documentos comprobatórios, com o preenchimento do número da página, em ordem crescente, dos documentos correspondentes.

Os comprovantes apresentados deverão se referir as atividades desenvolvidas de JANEIRO de 2012, até ABRIL de 2017 ( dos últimos 5 anos). Atenção: Para o item (1) de Formação Acadêmica e (2) Atuação profissional não haverá limite de tempo, podendo ser apresentados comprovantes de todo o período .

A pontuação final do Currículo será obtida pela somatória dos pontos de cada um dos itens (apontados no quadro abaixo) e classificará o candidato para fins de desempate.

NOME DO CANDIDATO(A): __________________________________________________________

Variáveis Avaliadasou ATIVIDADES / quantidade máxima

considerada Pontuação Número da folha do comprovante na encadernação 1

Formação acadêmica/titulação: observações: a)serão considerados até dois cursos por titulação;

b)somente serão considerados os títulos reconhecidos pela legislação vigente.

1.1 Curso de longa duração (mínimo 360h) (especialização / licenciatura / habilitação) (máximo 2) 10 / Curso 1.2 Residência Multiprofissional em Saúde ou em Enfermagem

(máximo 1) 15 / Curso

1.3 Curso (máximo 2) de duração de 150 a 180h (habilitação, aperfeiçoamento) 5 / Curso 1.4 Curso de Atualização acima de 4h (máximo 5 pontos) 0,2 / Curso 1.5 Disciplinas de Programa de Pós-graduação (strictu sensu) com

aprovação e conceito A ou B (máximo 5 pontos) 0,5 / Crédito

2 Formação Complementar*

2.1 Participação em Iniciação Científica (voluntária ou bolsista)

(máximo 6 pontos)** 2,0 / ano

2.2 Participação em Projetos de Extensão, Ensino, Programa de

Voluntariado, Iniciação à Docência) (máximo 3 pontos)** 0,2 / semestre 2.3 Participação em Grupo de Pesquisa – com nome na página do

CNPq (máximo 3 pontos)** 0,5 / semestre

3 Atividades profissionais

(16)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR

3.1. Atividades de Assistência (básica, hospitalar, ou ambulatorial) 1,5 / ano 3.2 Atividades de Ensino

Pós-graduação (lato sensu) (máximo 5 pontos) 0,3 / cada 15h

Graduação (máximo 5 pontos) 0,5 / ano

Nível Médio (Educação Básica e/ou Curso Técnico de

Enfermagem) (máximo 5 pontos) 0,3 / ano

Supervisão de Estágio de Alunos de Graduação, Tutoria,

Preceptoria de Residentes (máximo 10 pontos) 0,5 / semestre

3.3 Atividades de Extensão

Participação em Consultoria, Assessoria, Atividades de Serviços

à Comunidade – grupos de apoio 0,2 / ano

3.4 Atividades de Pesquisa

Orientação ou Co-orientação de trabalhos científicos e

monográficos de graduação ou residência 0,5 / orientação

Participação em Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq 1,0 / semestre Membro de Projeto de Pesquisa / Extensão / Ensino (concluída

ou em andamento) (máximo 4) 0,5 / semestre

Coordenador de Projeto de Pesquisa / Extensão / Ensino

(concluído ou em andamento) (máximo 4) 1,0 / semestre

3.5 Participação em Conselhos, Comissões e Comitês 0,2 / ano

3.6 Cargos e/ou Funções Administrativas 1,5 / ano

3.7 Participação na Direção de Órgãos de Classe 0,5 / ano

4

Produção Técnico-científica: observações

a) Artigos, Livros e Capítulos de Livro no prelo deverão ser acompanhados de carta ou email de aceite da Revista ou Editora;

b)Trabalhos apresentados em mais de um eventos serão pontuados uma única vez.

4.1 Artigos

Artigos completos publicados em periódicos indexados e classificados como QUALIS/CAPES atual

A1 e A2 – 30 / artigo B1 e B2 - 20 / artigo B3 – 18 / artigo B4 e B5 – 8 / artigo

Artigos em Periódicos não indexados 0,5 / artigo

Publicações em Revistas Técnicas, Jornais, Boletins ou

Similares 0,3 / publicação

4.2 Livros e/ou capítulos de Livros Científico-técnicos

Livros publicados 20 / livro

Capítulo de livro 10 / capítulo

Organização de Obra publicada 5 / obra

4.3 Trabalhos publicados em anais ou livros de resumo de eventos

Trabalhos completos em Eventos nacionais e internacionais 4,0 / trabalho Trabalhos completos em Eventos Nacionais e Internacionais 3,0 / trabalho Resumos Expandidos em eventos internacionais, nacionais e

regionais. 1,0 / resumo

Resumos de trabalhos publicados em anais 0,5 / resumo

4.4 Participação em Eventos

Coordenador de Evento (local, regional, nacional ou

(17)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR Fone: (41)3361-3626 Sitehttp://www.ppgenf-profissional.ufpr.br

e-mail: mestradoprofissionalenfermagem@ufpr.br

Membro de Comissão Organizadora 2,0 / evento

Relator de Trabalhos em Eventos (oral ou pôster) 1,5 / evento

Ouvinte em eventos nacionais e internacionais 1,0 / evento

Ouvinte em eventos locais, regionais e estaduais 0,5 / evento 4.5 Cursos Ministrados

Acima de 10h 0,5 / curso

Até as 10h 0,2 / curso

Até 4h 0,1 / curso

4.6 Conferencista ou palestrante em eventos 0,5 / evento

4.7 Participação em Bancas

Seleção de Concurso Público 0,5 / banca

Banca examinadora de acadêmicos, residentes, ou

administrativas 0,5 / banca

4.8 Desenvolvimento de técnicas ou processos

Registro de patentes 50 / patente

Elaboração de procedimentos operacionais (POP), Guias,

Protocolos, Normas e Rotinas 10 / cada

Elaboração de Regimentos 5 / cada

4.9 Desenvolvimento de Material Didático ou Instrucional Elaboração de Cartilhas, Boletins, Manuais, Folderes, ou outro

material educativo 3 / material

5 Premiação de Honra e Mérito 5 / cada

*A pontuação do item 2 deverá ser alicerçada na formação de graduação, pontuada no item 1. **Os itens 2.1, 2.2 e 2.3 serão contados mesmo quando ocorrer simultaneidade de período.

(18)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR CORPO DOCENTE, SUBPROJETOS, VAGAS CORRESPONDENTES E CENÁRIOS

PROFESSORA ORIENTADORA

Subprojeto vinculado ao

Edital no. 27 - Capes/Cofen Vagas por subprojeto

Oferta de vagas/ cenários / instituições de origem do

candidato(a) Dra. Letícia Pontes

Subprojeto 1

Desenvolvimento de Tecnologia Assistencial para avaliação clínica do paciente crítico em unidade de internação e para

criança hospitalizada, utilizando-se do Modelo

Developing Nurses’ Thinking.

5

2

HOSPITALAR (paciente crítico e cirúrgico) Dra. Mitzy Tannia R.

Danski

1

HOSPITALAR (paciente hospitalizado)

Dra. Márcia Helena de Souza Freire

2

HOSPITALAR (criança hospitalizada)

Dra. Lillian Daisy Gonçalves Wolff

Subprojeto 2

– Aplicação do SI-ABEn como tecnologia para a efetivação do

Processo de Enfermagem em serviços de saúde: capacitação

de enfermeiros, avaliação e medidas para aprimoramento

de sua usabilidade. 3 1 UNIDADES HOSPITALARES DA REDE PRÓPRIA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ (SESA) Dra Luciana Schleder

Gonçalves 1

Dra. Mariluci Hautsch

Willig

1

Dra. Aida Maris Peres

Subprojeto 3 Observatório de SAE para o

desenvolvimento de mecanismos e estratégias de gerenciamento da assistência de enfermagem sistematizada. 2 1 LIVRE

Dra. Karla Crozeta

Figueiredo 1 LIVRE

(19)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR Fone: (41)3361-3626 Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/

e-mail: mestradoprofissionalenfermagem@ufpr.br

APÊNDICE 5

LISTA DE REFERÊNCIAS PARA APOIO AO PREPARO DOS CANDIDATOS(AS)

ANDRADE, Caroline Rodrigues de et al. Revisão e aplicabilidade de um software de sistematização da assistência no ensino de enfermagem. Rev. Min. Enferm. 13(2): 177-182, abr./jun., 2009 183.

BARRAL, Daniela Couto Carvalho, DAL SASSO, Grace Teresinha Marcon, ALMEIDA, Sônia Regina Wagner de. Usabilidade do Processo de Enfermagem Informatizado a partir da CIPE® em Unidades de Terapia Intensiva. Rev. Esc. Enferm. USP. ,· 2015; 49(2):326-334. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n2/pt_0080-6234-reeusp-49-02-0326.pdf ; acesso em 28.04.2017. BARROS, Fernando de Siqueira Barros. Proposta de um modelo de capacitação para implantação da sistematização da assistência de enfermagem: pesquisa-ação. (Dissertação de mestrado)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (MESTRADO PROFISSIONAL ENFERMAGEM ASSISTENCIAL) Niterói, 2012, 86p. ( Disponível

em:file:///C:/Users/Acer/Downloads/PROPOSTA%20DE%20UM%20MODELO%20DE%20CAPACITA%C3%87 %C3%83O%20PARA%20IMPLANTA%C3%87%C3%83O%20DA%20SAE.pdf ; acesso em; 28.04.2017. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN) (BR). Resolução COFEN nº 358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em

ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, e dá outras providências. [Internet]. [acesso 1 mai 2012]. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html ; acesso em 28.04.2017.

DOS ANJOS, Karla Ferraz; SANTOS, Vanessa Cruz; ALMEIDA, Obertal da Silva; Guimarães Simão, Antônio Acácio. Implementação informatizada da Sistematização da Assistência de Enfermagem: uma proposta na evolução do cuidar. Com. Scientiae. Saúde., vol. 9, núm. 1, 2010, pp. 147-154 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil. Disponível em : http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92915037020; acesso em 28.04.2017. GARCIA T. R., EGRY E. Y., organizadores. Integralidade da atenção no SUS e sistematização da

assistência de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2010.

GODOY, Jady Sobjak de Mello, GONÇALVES, Luciana Schleder, PERES, Aida Maris Peres, WOLFF, Lillian Daisy Gonçalves. O uso do prontuário eletrônico por enfermeiros em Unidades Básicas de Saúde brasileiras. J. Health. Inform. 2012 Janeiro-Março; 4(1): 3-9. Disponível em:

http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/viewFile/146/106; acesso em 28.04.2017.

JENSEN Rodrigo, Cruz Diná de Almeida Lopes Monteiro da, Tesoro Mary Gay, Lopes Maria Helena Baena de Moraes. Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2014 Apr [cited 2017 May 01] ; 22( 2 ): 197-203. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692014000200197&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3232.2402, acesso em 28.04.2017.

LAHM Janaína Verônica; CARVALHO, Deborah Ribeiro de. Prontuário eletrônico do paciente: avaliação de usabilidade pela equipe de enfermagem. Cogitare Enferm. 2015 Jan/Mar; 20(1):38-4. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/36485/24835 ; acesso em 28.04.2017.

LIMA A. F. C., ORTIZ D. R. Direct cost of development and documentation of the nursing process. Rev Bras Enferm. 2015;68(3):683-9.

(20)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR

MALUCELLI, Andreia; OTEMAIER Kelly Rafaela; BONNET, Marcel; CUBAS, Marcia Regina.Sistema de informação para apoio à Sistema de informação para apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem. Ver. Bras. Enferm., Brasília 2010 jul-ago; jul-ago; 63(4): 629-36.

PAULA M., PERES A. M., BERNARDINO E., EDUARDO E. A., MACAGI S. T. S. Características do processo de trabalho do enfermeiro da estratégia saúde da família. Ver. Min. Enferm. 2014;18(2):454-62.

RIBEIRO, Janara Caroline, RUOFF, Andriela Backes; BATISTA, Carmen Liliam Brum Marques.

Informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem: avanços na gestão do cuidado. J. Health Inform. 2014 Julho-Setembro; 6(3): 75-80 . Disponível em:

file:///C:/Users/Acer/Downloads/Informatiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20SAE%20avan%C3%A7os%20na% 20gest%C3%A3o%20do%20cuidar.pdf ; acesso em 28.04.2017.

SANTOS J. O. F., MONTEZELI J. H., PERES A. M. Autonomia profissional e sistematização da assistência de enfermagem: percepção de enfermeiros. Rev. Min. Enferm. 2012;16(2):251-7.

SILVA, Josilaine Porfírio da; GARANHANI, Mara Lucia; PERES, Aida Maris. Systematization of Nursing Care in undergraduate training: the perspective of Complex Thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 23, n. 1, p. 59-66, Feb. 2015 . Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0096.2525 ; acesso em 28.04.2017.

TESORO MG. Effects of using the developing nurses' thinking model on nursing students' diagnostic accuracy. J Nurs Educ. 2012; 51(8):436-43

TIMBY, BK. Conceitos e habilidades fundamentais no atendimento de enfermagem. 10ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.p.117

(21)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR Fone: (41)3361-3626 Site: http://www.ppgenf-profissional.ufpr.br/

e-mail: mestradoprofissionalenfermagem@ufpr.br

APÊNDICE 6

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Para avaliação da Prova Escrita será considerada a versão definitiva de cada candidato(a) e analisados, para atribuições de pontos, os seguintes aspectos:

1. CONTEÚDO – (de 0 a 6 pontos):

a) atualidade e consistência dos argumentos (ou ideias) abordados na dissertação; b) pertinência e coerência dos argumentos;

c) capacidade de análise dos argumentos com senso crítico; d) clareza no encadeamento de argumentos;

e) citações e referências relevantes.

2. ESTRUTURA – (de 0 a 4 pontos):

a) coerência do texto com o enunciado da prova escrita; b) progressão textual e articulação de frases e parágrafos

c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: concordância verbal e nominal; pontuação; grafia e acentuação.

3. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: atenção!

3.1. Será atribuída nota ZERO a prova escrita que:

a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao enunciado proposto;

b) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a)

Candidato(a) e/ou for assinada;

c) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;

(22)

Bloco Didático II da Saúde. Av. Pref. Lothário Meissner, 632, 3º andar - Jardim Botânico CEP: 80210-170 - Curitiba-PR

APÊNDICE 7

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÀO DA ENTREVISTA

Na etapa da ENTREVISTA será realizada arguição do(a) candidato(a) acerca de sua produção bibliográfica e técnica no período de 2012 a 2017(mediante o registrado no Currículo Lattes); a argumentação do texto dissertativo produzido na Etapa 1 – Prova Escrita, e serão

considerados para atribuição dos pontos os seguintes aspectos, seguidos pela respectiva pontuação máxima:

1- Sustentação do(a) candidato(a) às perguntas referentes ao seu Currículo Lattes (2 pontos); 2- Sustentação do(a) candidato(a) às perguntas referentes à sua dissertação; capacidade de

análise, senso crítico e coerência no encadeamento de ideias; justificativa e relevância do texto dissertativo para a prática profissional, a instituição de origem do(a) candidato(a) e para a sociedade (4 pontos);

3- Compreensão e interesse demonstrados pelas demandas de um Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem (2 pontos);

4- Sustentação e argumentação das ideias de maneira geral com: postura, verbalização e objetividade durante as respostas; adequação da linguagem e domínio da norma culta formal. (2 pontos).

Referências

Documentos relacionados

É sob a luz dos estudos a respeito do duplo e suas representações que pretendemos levar a cabo essa investigação sobre o romance de Lúcio Cardoso, Crônica da casa

Para o combate de salmonela na cama aviária a literatura vem trazendo algumas alternativas; uma delas é a utilização de alguns compostos a acidificação como

C) Os atos da criação da Polícia Militar podem serem confirmado pelos registros da reunião do conselho da Província de São Paulo.... D) Os atos da criação podem ser confirmados

Alta produtividade agrícola; bom perfilhamento em cana-planta e cana-soca; bom fechamento de entrelinhas; boa brotação das socarias; alto teor de sacarose no meio de safra; hábito

Ao discutirmos a questão do processo de alfabetização de crianças no primeiro ciclo da primeira etapa do Ensino Fundamental pretendemos abordar as questões cognitivas envolvidas

Propõe a rede brasileira de organizações não governamentais sobre bancos multilaterais como um fórum apto para selecionar os membros do comitê, uma vez que a

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito