• Nenhum resultado encontrado

Perfis de Investimento PrevMais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfis de Investimento PrevMais"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Perfis de

Investimento

Prev

Mais

(2)

Objetivo Geral

O regulamento do PREVMAIS prevê exclusivamente para

o “Benefício de Renda Programada” a possibilidade de os

participantes optarem por perfis de investimento, em épocas

pré-estabelecidas, migrando a totalidade dos recursos alocados

no Montante Financeiro Individual - MFI para o perfil que

apresente uma relação risco/retorno ajustada à expectativa

(3)

O que é MFI – Montante Financeiro Individual?

É a soma das contribuições normais, adicionais e voluntárias do participante e das contribuições normais da patrocinadora, acrescidas da rentabilidade obtida nas aplicações financeiras realizadas pelo Economus desde a adesão do participante ao Plano de Contribuição Variável – PREVMAIS.

O que é perfil de investimento?

É a combinação de carteiras de investimentos consideradas de renda fixa, renda variável e empréstimos a participantes que proporcionarão expectativas de retornos distintos para cada perfil de investimento com diferentes níveis de riscos. Assim, cada perfil de investimento terá a cota que remunerará o MFI dos participantes, ao longo da vigência da opção desejada.

(4)

Quais são as opções de investimentos?

São quatro opções de investimentos distintos: 1 – Perfil Conservador

2 – Perfil Moderado

3 – Perfil Agressivo

4 – Perfil Super Agressivo

100% em Renda Fixa

85% em Renda Fixa 15% em Renda Variável

70% em Renda Fixa 30% em Renda Variável

(5)

Quais são as características principais de cada perfil?

1 - Perfil Conservador

Agrupa carteiras de investimentos de renda fixa com reduzido nível de risco, privilegia, em grande medida, a liquidez e utiliza mecanismos de proteção em períodos de incertezas. O objetivo é acompanhar a evolução apresentada pelo CDI – Certificado de Depósito Interbancário. Essa classe de investimento é destinada aos participantes com tolerância a risco relativamente baixa e é recomendada para aqueles com pouco tempo para requerer a aposentadoria no PREVMAIS.

2 - Perfil Moderado

Esse perfil, em condições normais de mercado, busca obter uma relação de risco e retorno esperado superior ao verificado no “Perfil Conservador” no médio e longo prazos, por meio da composição de ativos de renda fixa (85%) e renda variável

(6)

3 - Perfil Agressivo

O Perfil Agressivo, em condições normais de mercado, tem por meta obter uma relação de risco e retorno acima do “Moderado” no longo prazo, por meio da composição de ativos do segmento de renda fixa (70%) e renda variável (30%). Esse perfil é destinado aos participantes que ainda falta algum tempo para requerer a aposentaria e aceitam maior volatilidade em seus investimentos e, portanto, estão dispostos a correr riscos maiores em busca de retornos mais elevados no longo prazo.

4 - Perfil Super Agressivo

Em condições normais de mercado, esse perfil tem por objetivo obter uma relação de risco e retorno esperado acima do “Perfil Agressivo” no longo prazo, por meio da composição de ativos de renda fixa (55%) e renda variável (45%). É destinado aos participantes mais experientes e que conhecem melhor os mecanismos de mercado e seus desdobramentos, portanto, possuem acentuada tolerância ao risco, com vistas a buscar retornos mais elevados no longo prazo.

Esse perfil é mais adequado para aquele que esteja iniciando a sua carreira profissional e tenha vários anos para requerer a aposentadoria no plano.

(7)

O que é tolerância ao risco?

A definição clássica da “Tolerância ao Risco” é determinada pelo montante ou percentual de risco que você se sente confortável em assumir quando está selecionando seus investimentos. Em outras palavras, é o quanto você está disposto a perder para tentar alcançar retornos maiores.

O segmento de renda variável na teoria geral de finanças é um instrumento que pode agregar maior valor a uma carteira de investimentos no longo prazo, porém, lhe está intrínseco uma parcela maior de risco. Assim, fica claro que no momento da opção por uma participação mais elevada no segmento de renda variável, está embutido também um apetite maior por risco.

O que é indicador de desempenho?

O indicador de desempenho também é conhecido no mercado financeiro como benchmark, expressão que adota como meta um índice ou preço de referência de medição do desempenho médio de um mercado ou de um ativo. Na prática, é utilizado como medida comparativa para avaliar o grau de sucesso dos resultados alcançados pelas carteiras de investimento avaliadas.

Quais são os indicadores de desempenho adotados?

O Economus adota como indicador de desempenho para o segmento de renda fixa o CDI – Certificado de Depósito Interbancário, e para o segmento de renda variável o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo que mede o retorno das principais ações listadas).

(8)

Quando e como poderá ser efetuada a opção?

Os participantes do PREVMAIS poderão, entre o período de 04/05/2009 a 31/05/2009, escolher em qual perfil de investimento desejam aplicar as reservas individuais. O Economus disponibilizou, em seu site (www.economus.com.br), um simulador que efetuará os procedimentos necessários para que o participante efetue a formalização do pedido.

Por que o Economus resolveu oferecer perfis de investimento no PREVMAIS?

Essa medida vem ao encontro de uma das características do PREVMAIS: a flexibilidade. Desde a implementação desse plano de benefícios, em 2006, as aplicações financeiras estiveram concentradas no “Perfil Conservador”. A nova medida tem o objetivo de conceder ao participante a opção por outras carteiras de investimentos, prática comum nos planos de contribuição definida (CD) e contribuição variável (CV). Desta forma, aumentamos as possibilidades de escolha e de se buscar incrementar a rentabilidade, especialmente para os que ainda estão iniciando a formação da reserva.

A opção abrangerá também as contribuições mensais?

Sim, a opção pelo perfil de investimento abrangerá tanto o saldo do MFI (partici-pante e patrocinadora) quanto para as contribuições a serem efetuadas ao Economus.

Que opção de perfil de investimento é melhor para mim?

Cada um deve escolher o perfil de investimento de acordo com as necessidades e expectativas individuais. Tal avaliação pode ser efetuada observando os seguintes pontos: tempo para a aposentadoria, tolerância ao risco e objetivos de curto, médio e longo prazos. Quanto mais tempo faltar para a aposentadoria, em tese, maior o risco que se pode correr. Nesse caso, pode-se aplicar mais nos perfis que possuem

(9)

maior participação no segmento de renda variável. Para participantes que estão próximos da aposentadoria, a sugestão é que se concentrem nos investimentos mais conservadores.

Em condições normais de mercado isso pode ocorrer. A participação em renda variável pode significar maior retorno financeiro, mas o risco também será maior. Por isso, os perfis considerados mais agressivos não são aconselháveis para aqueles que pretendem se aposentar logo, pois nesse período pode haver oscilações no mercado financeiro, capazes de impactar o MFI, não havendo tempo para recuperação. O horizonte mínimo para esse tipo de investimento é de cinco anos.

Como é composta a Renda Fixa?

É formada, principalmente, por fundos de investimentos, títulos do governo federal, títulos privados considerados como baixo risco de crédito por agência classificadora de risco e carteira de empréstimos a participantes. Como medida de segurança, não será permitida a compra de títulos de estados e municípios ou ativos considerados como alto risco de crédito.

Como é composta a Renda Variável?

É composta por fundos e/ou carteira de ações, que terão, em grande medida, ativos relacionados na carteira teórica do Ibovespa. As ações integrantes dessa carteira apresentam extrema liquidez e contemplam empresas de primeiríssima linha. Para se ter uma idéia, esses papéis são responsáveis por parte relevante do volume financeiro transacionado no mercado de renda variável.

(10)

após a chegada no Economus da opção de investimento dentro do prazo de vigência estabelecido.

Qual a validade da minha opção?

Você pode modificar sua opção três vezes por ano, sempre nos meses de janeiro, maio e setembro. A modalidade escolhida será mantida pelo prazo de quatro meses, quando então o participante poderá alterar ou manter, como forma de expressar a vontade.

A opção é obrigatória?

Não. Quem não se manifestar, terá o MFI mantido nos moldes atuais sem nenhuma alteração. Se o participante optar somente num determinado período e depois não se manifestar mais, permanecerá sempre a última alternativa formalmente escolhida.

Aposentados, pensionistas e auto-patrocinados podem optar pelos perfis de investimento?

Os participantes aposentados e pensionistas do Economus não poderão optar, porque já estão recebendo benefício. Os auto-patrocinados sim, seguindo as mesmas condições dos participantes em atividade.

Como sei se a minha opção foi recepcionada e processada?

Após o encaminhamento do formulário, o participante receberá informações sobre o andamento do processo por e-mail que servirá como instrumento de atualização, mas para que isso funcione corretamente é importante verificar se os seus e-mails (corporativo e pessoal) que estão no “Simulador do Perfil de Investimento” estão atualizados.

(11)

do malote 99) aos cuidados do Departamento Financeiro, dentro do período estabelecido, para que a opção seja processada e operacionalizada.

Há carência para efetuar a opção?

Não há carência, os participantes têm o direito de efetuar a opção pelo perfil de investimento que atenda as suas expectativas, independentemente do tempo ou do valor de contribuição ao plano PREVMAIS.

Como navegar no “Simulador do Perfil de Investimento”?

Em caso de dúvida no funcionamento do simulador, foi elaborado um manual de navegação que está disposto no aplicativo de simulação no site do Economus (www.economus.com.br), que lhe ajudará a entender e efetuar todos os procedimentos.

Na hipótese de restarem dúvidas o participante pode entrar em contato com o Economus, pelos telefones 11-3464-7777 - opção 2 ou enviar e-mail para

(12)

Teste de Perfil de Investimento

Esse exercício é um mero indicador do seu perfil como investidor e não deve ser usado como única orientação de investimento. Faça um círculo nas respostas e some no final:

Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D Coluna E de 1 a 3 anos de 4 a 8 anos 9 a 16 anos 17 a 24 anos + 25 anos

1) Quantos anos faltam para minha aposentadoria? 0 2 4 8 10

Concordo

Totalmente Concordo Neutro Discordo

Discordo Totalmente

2) Tenho uma situação financeira estável? 5 4 3 2 1 3) Aceito assumir riscos no curto prazo, pois acredito

que no longo prazo o retorno será maior. 5 4 3 2 1 4) Ganhar o máximo que puder é importante para

mim, mesmo que eu tenha que correr algum risco de

perder parte do capital investido. 10 8 6 4 2 5) Prefiro ver os meus investimentos crescendo

constantemente, sem altos e baixos, mesmo que a

longo prazo eu tenha o retorno menor. 2 4 6 8 10 6) Evitar perdas neste ano é mais importante do

que o crescimento a longo prazo. Eu quero proteger minha poupança a curto prazo.

1 2 3 4 5 7) Tenho razoável experiência e conhecimento de

fundos de investimento. 5 4 3 2 1

SOMA DAS COLUNAS

SOMA GERAL (Colunas “A” até “E”)

(13)

Baseado no resultado acima (soma geral), veja o tipo de alternativa mais apropriada ao seu perfil: - Até 18 pontos = Conservador

- Entre 19 e 32 pontos = Moderado - Entre 34 e 46 pontos = Agressivo - Acima de 46 pontos = Super Agressivo

Esse guia foi elaborado para facilitar a sua decisão quanto à escolha do perfil de investimento. Contudo, é imprescindível que o participante atente para outras variáveis que podem influir no resultado da sua decisão. O Economus não aceita responsabilidade por perdas derivadas do uso desse teste.

• Central de Relacionamento com o Participante

Atendimento Previdenciário

Telefone: (11) 3464.7777 - opção 2 Fax: (11) 3258.1667

E-mail: comunique@economus.com.br

• Atendimento Pessoal

de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h - Rua Quirino de Andrade, 185 – pró-ximo ao metrô Anhangabaú.

Referências

Documentos relacionados

Este EPEI não é muito flexível pois os clientes de cada referência produzida durante o mês terão de esperar até ao início do mês seguinte para receber a sua encomenda do

Através da revisão de literatura e a análise crítica do autor, este trabalho apresenta uma proposta de “estrutura conceitual” para a integração dos “fatores humanos” ao

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

Tendo em conta as respostas aos diferentes questionários, constata-se que a maioria dos alunos considerou que a metodologia adotada usando a pM@ facilita o

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

These characteristics make secondary batteries a good choice in two major types of application, as an energy storage device (e.g. Uninterruptible Power Sources, Stationary