• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém 10 questões dissertativas.

3. Leia todas as questões com atenção.

4. A prova deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 5. É vedada a utilização de qualquer material de consulta, eletrônico ou impresso.

6. É terminantemente proibido retirar-se do local da prova antes de ocorrido o tempo mínimo estipulado, qualquer que seja o motivo.

7. Tempo de duração da avaliação - Mínimo: 50min Máximo: 50min

8. Ao final, entregue a prova ao professor aplicador.

BOA PROVA!

Assinatura do Aluno: _________________________________________________

QUESTÕES

1. (1,0) Quais razões levaram as principais nações europeias a se manterem neutras enquanto o nazismo se expandia pela Europa?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

2. (1.0) Estimulados pela neutralidade das potências liberais, países totalitários deram inicio a uma série de ações, dessas ações, muitas foram alianças militares. Explique como essas alianças foram formadas.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

História Rafael Av. Trimestral 07/08/14

(2)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3. Observe os mapas: Mapa 1 Mapa 2

(3)

(1,0) Os mapas acima representam diferentes momentos da Segunda Guerra Mundial.

Escreva qual momento histórico cada um dos mapas representam (datas são importantes, mas se preocupe muito mais em relatar os fatos).

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

4. Durante a guerra, em vários países ocupados pela Alemanha, autoridades, intelectuais, artistas, cientes, entre outros, colaboraram com o regime nazista por medo ou por intuito de obter vantagens. Sobre isso, observe a imagem e leia o texto da filósofa Hannah Arendt.

O líder do governo francês

instalado pelo regime nazista, Philippe Pétain, aperta a mão de Hitler, concordando com as condições impostas pelo líder nazista à França ocupada pela Alemanha, em 1940.

“Para um judeu, este papel de líder judaico na destruição do seu próprio povo é indubitavelmente o capítulo mais sombrio de toda uma história escura.

Em Amsterdã, assim como em Varsóvia, em Berlim como em Budapeste podia-se confiar nos funcionários judeus para fazerem a lista das pessoas e suas propriedades, para apanharem o dinheiro dos deportados, para calcularem as despesas de sua deportação e extermínio, para seguirem as pistas dos apartamentos vagos, para ajudarem as forças policiais a agarrar o judeu e pô-los nos trens [...]. Eles distribuíam os distintivos das estrelas amarelas às vezes, como em Varsóvia, a venda de braçadeiras tornou-se um negócio regular”

(4)

a) (0,5) Tanto a foto quanto o texto de Hannah Arendt denunciam um atitude terrível ocorrida durante a guerra. Identifique essa atitude, extraindo exemplos da foto e do texto de como essa l atitude se manifesta. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) (0,5) Interprete o significado de expressão “banalidade do mal”, utilizada por Hannah Arendt, relacionando-a ao contexto da Segunda Guerra.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

5. (1,0) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, que se referem ao período da segunda Guerra Mundial.

( ) A República de Vichy foi o último reduto de resistência à Alemanha Nazista na França. ( ) Em 1941, Hitler rompeu o Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão e invadiu a URSS. ( ) Os EUA entraram na guerra após o ataque japonês a base naval de Pearl Harbour, no Havaí, em dezembro de 1941.

( ) A batalha de Stalingrado foi a grande derrota soviética após o inicio das ofensivas nazistas na frente acidental.

( ) Em abril 1945, Mussolini foi morto pela resistência italiana. Em maio, já sem Hitler no comando – que se suicidou no final de abril – a Alemanha assinou sua rendição.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) ( ) V – V – V – F – F

b) ( ) F – V – V – F – V c) ( ) F – F – V – V – F d) ( ) V – F – V – F – V

(5)

6. Leia o texto abaixo:

Revolução de 1930

Eclode a Revolução de 1930, movimento político-militar que derruba o presidente Washington Luís e acaba com a República Velha, levando Getúlio Vargas ao poder. Durante a década de 1920, a mobilização do operariado, as Revoltas Tenentistas e as dissidências políticas haviam enfraquecido as oligarquias do Sudeste. Washington Luís enfrentava o endividamento interno e externo e a retração das exportações. Alegando defender interesses da cafeicultura, lança como candidato à sua sucessão o governador de São Paulo, Júlio Prestes, e rompe a política do café com leite. Em represália, o Partido Republicano Mineiro (PRM) passa para a oposição e forma a Aliança Liberal, lançando a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas à Presidência. Em março de 1930, os candidatos da chapa oficial ganham a eleição presidencial e a oposição se desmobiliza. Mas, em julho, o paraibano João Pessoa, candidato a vice-presidente de Vargas, é assassinado num crime passional, e os aliancistas atribuem motivos políticos ao crime. Em outubro, uma rebelião é deflagrada no Nordeste e no Sul. No fim do mês, os ministros militares depõem Washington Luís, e, em 3 de novembro, Getúlio Vargas chega ao Rio de Janeiro, vindo do Rio Grande do Sul, e assume o governo provisório. É o início da Era Vargas.

https://almanaque.abril.com.br/materia/revolucao-de-1930

a) (0,5) Quais fatores foram responsáveis por diminuir o domínio político das oligarquias do Sudeste?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) (0,5) De que forma a Política do Café com Leite foi rompida?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

7. (1,0) A Semana de Arte Moderna, a Revolta do Forte de Copacabana, o Centenário de Independência do Brasil, a fundação do Partido Comunista Brasileiro e a criação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino foram alguns dos fatos marcantes do ano de 1922. Escolha dois desses fatos históricos e explique-os.

(6)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

8. Leia atentamente o texto:

A política do café

“ O governo Vargas não abandonou nem poderia abandonar o setor cafeeiro. [...] Um decreto de fevereiro de 1931 estabeleceu que o governo federal compraria todos os estoque existentes no país em 30 de julho de 1931 ao preço mínimo de 60 mil réis, com e exceção do café adquiridos por São Paulo. [...]. Mas o problema de fundo subsistia: o que fazer com parte dos estoques atuais que não encontravam colocação no mercado internacional? A resposta surgiu em julho de 1931: o governo compraria o café com a receita derivado do imposto de exportação, e do confisco cambial, ou seja, uma parte de receita das exportações, e destruiria fisicamente uma parcela do produto. Tratava-se assim de reduzir a oferta e sustentar o preço. [...] A destruição do café só terminou em julho de 1944. Em treze anos, foram eliminados 78,2 milhos de sacas, ou seja, uma quantidade equivalente ao consumo mundial de três anos”

Boris Fausto. História do Brasil. a) (0,5) Aponte o principal problema que os produtores de café enfrentavam na década de 1930? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(7)

b) (0,5) Qual foi a solução encontrada pelas autoridades para manter os preços do produto? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

9. (1,0) “A máquina de propaganda disseminava o rosto pessoal do regime atravéz de fotos, cartazes, lemas, moedas, selos, placas comemorativas. Toda a sociedade parece olhar com os olhos luminosos de Getúlio [...]. Vargas paira entre a palavra e a imagem. Em um dos quadros, sorridente, ladeados de escolares também sorridentes, Getúlio toca o rosto de uma menina; ao seu lado, um menino empunha a bandeira nacional”

Alcir Lenharo. O trecho acima descreve uma das estratégias políticas de Getúlio Vargas. É possível encontramos estratégias como essa, na Europa, no período anterior a Getúlio? Justifique. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

10. (1,0) Assinale a alternativa correta:

a) ( ) Após chegar ao poder, Getúlio Vargas assumiu um Governo Provisório, onde enfrentou, entre outras coisas, a Revolta Constitucionalista de 1932.

b) ( ) Vargas governou como presidente de republica por 19 anos ininterruptos.

c) ( ) Nas eleições de 1930, Getulio só assumiu como presidente após a desistência do candidato paulista Washington Luiz.

d) ( ) A aliança Liberal possuía como aliados as oligarquias dissidentes, membros da elite cafeicultora paulistas e os tenentes de 1924.

Referências

Documentos relacionados

Distinguem-se dois grupos com características clíni- pubertário, com base no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Vários autores relatam que a doença nas

Parte 11 A ADAPTAÇÃO DOS CONTRATOS DE PLANOS E SEGUROS DE ASSISTÊNCIA PRIVADA À SAÚDE ÀS NORMAS DA LEI 9.656/1998 A indispensável nota introdutória. Cuidados iniciais

Emparelhar dispositivos Bluetooth Fazer uma chamada Transferência de chamada Atender a uma chamada Encerra uma chamada Reproduzir arquivos de áudio de dispositivos bluetooth..

Santos, M., Azevedo, C., 2004, Data Mining - Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, FCA Editora Informática.. Santos, M., Ramos, I., 2009, Business Intelligence: Tecnologias

JOÃO VIRGÍLIO DE ALMEIDA GARCIA (T) – Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre e 75.. Presidente do CMAS: Está garantido também o coquetel para sexta-feira, que quase não

de reações alérgicas sistêmicas incluindo anafilaxia (reação alérgica grave), angioedema (inchaço das partes mais profundas da pele ou da mucosa, geralmente de

Transparency Masters to accompany Operations Management, 5E (Heizer & Render) © 1998 by Prentice Hall, Inc.A Simon & Schuster Company Upper Saddle River,

Acredita-se que as principais contribuições do presente estudo foram (a) prover uma maior sistematização teórica das quatro prioridades competitivas tradicionais