• Nenhum resultado encontrado

20 DICAS PARA UM TRABALHO HOME OFFICE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "20 DICAS PARA UM TRABALHO HOME OFFICE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Para todos os profissionais que estão se reinventando durante a pandemia do COVID-19.

20 DICAS

PARA UM TRABALHO HOME OFFICE

(2)

TRABALHO HOME OFFICE

O mundo não é mais o mesmo e nada será como antes. A pandemia do novo Coronavírus trouxe consigo uma crise mundial com reflexos na saúde, na economia, nas rotinas diárias e em nossas vidas. Trouxe o futuro e a revolução 4.0 para o agora, obrigando as organizações a repensarem seus valores, hábitos e propósitos. Há pouco mais de um ano, tivemos que reinventar a nossa forma de trabalhar, estudar, socializar, consumir e liderar. As empresas tiveram que adotar o trabalho remoto e suas equipes trabalharem na modalidade home office. Tudo isso de forma brusca e em poucos dias. Tiveram que entender, se apropriar e passar a executar esse novo formato, enfrentando mudanças no modo de se conectar

com as equipes e seus clientes, na gestão do ponto e horários, na gestão de pessoas e na organização do novo local de trabalho, as nossas casas. Com pais e filhos dentro de casa é necessário muito jogo de cintura para conciliar trabalho, escola, afazeres domésticos e lazer, em um mesmo ambiente. Estabelecer uma rotina é uma forma importante para a gestão de todas essas responsabilidades. Com o objetivo de colaborar com os profissionais que estão trabalhando de casa na modalidade home office, e tentar tornar esse momento mais leve e descomplicado, sugerimos 20 dicas de como organizar uma rotina para uma boa gestão das atividades.

2

formato, enfrentando mudanças no modo de se conectar entender, se apropriar e passar a executar esse novo entender, se apropriar e passar a executar esse novo

(3)

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO HOME OFFICE

Estabeleça um horário para acordar, cuidar da higiene, se alimentar, desenvolver a rotina da casa e iniciar as atividades laborais.

Procure se vestir com roupas confortáveis, mas que remetam ao trabalho, como se você, de fato, fosse sair para trabalhar.

Organize um cômodo de sua casa para ser o seu local de trabalho e deixe disponível todo o material que irá precisar para realizar suas atividades.

Procure fazer um checklist das atividades laborais que irá desenvolver durante o dia, evitando, assim, distrações e gerindo melhor o tempo para execução das mesmas.

(4)

Converse com as pessoas que moram com você e explique que naquele horário você estará trabalhando, e que é muito importante que elas colaborem, evitando as interrupções.

Procure separar todos os equipamentos eletrônicos, aplicativos para vídeochamadas e acesso a plataformas on-line que você irá precisar para desempenhar o seu trabalho, como computador, celular, aplicativos para vídeo chamadas e acesso remoto aos sistemas da empresa, roteadores, carregadores e internet.

(5)

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES EM HOME OFFICE

Procure manter-se conectado aos canais que a empresa utiliza para comunicação, como e-mail institucional, redes sociais, WhatsApp, aplicativos e sistemas.

Estabelecer reuniões on-line diárias ou semanais para alinhamento das atividades e estratégias é muito importante.

Muito importante observar e monitorar as cobranças e a gestão do tempo para uma melhor produtividade. Estabeleça momentos de pausa e respeite a hora do almoço ou jantar, pois estando em casa a tendência é de comermos mais rápido. A pausa é importante, não só para o descanso e distração da mente, mas também para interagir com a família e com quem mora com você.

(6)

PLANEJANDO A ROTINA PRÉ E PÓS HOME OFFICE

É importante estabelecer uma rotina pré e pós no trabalho home office. Defina horários para cada atividade e procure executá-las sempre no horário estabelecido.

Se possível reserve um tempo para fazer exercício físico, como aeróbicos, alongamentos, medi-tações ou caminhadas. Eles irão contribuir para o bem estar do corpo e da mente.

Procure fazer uma lista das tarefas do dia e elenque as prioridades. Procure finalizar o que começou.

É importante ter e ser paciente, pois a rotina não vai se desenvolver do dia para noite. Se cobrar nesse momento só vai alimentar a ansiedade e o estresse.

(7)

Se tiver crianças em casa é muito importante estabelecer uma rotina para elas com atividades que as façam gastar a energia, usando a criatividade e a concentração. Atividades e brincadeira que possam ser desenvolvidas junto com os pais, irmãos ou quem mora com a criança também.

Apresentar a sua rotina à criança pode ajudar no entendimento de que naquele horário você está trabalhando e não poderá brincar com ela, mas que ao longo do dia terá esse momento sim.

É interessante fazer uma lista das tarefas domésticas que precisam ser feitas e dividí-las ao longo da semana, estabelecendo dias e horários. Por exemplo: estabelecer dias para lavar e passar roupas, para lavar o banheiro, para cozinhar, para varrer e passar o pano, entre outras atividades. É importante envolver todos que moram com você e delegar atividades para eles também.

(8)

8

Procure estabelecer um tempo só para você, onde possa fazer o que gosta, fazer suas re-flexões, descançar e relaxar.

Mantenha suas relações à distância. Traga os amigos e familiares que estão distantes para perto, através de uma vídeochamada.

Cuide da sua saúde mental, procure cultivar os pensamentos positivos, pois eles criam situações positivas e busque não se cobrar muito.

Procure identificar o seu pico de produtividade e qual a melhor dinâmica de trabalho para você. Se você rende mais pela manhã ou à tarde, se produz melhor ouvindo música ou não. O trabalho home office permite essa flexibilidade que ajuda o profissional a entender qual a melhor forma de desenvolver suas atividades.

(9)

A G R A D E C I M E N T O :

Referências

Documentos relacionados

Support to the Participation and Presentation of Portuguese and International Companies [ Article 5 ] The management of Imaginarius - International Street Theatre Festival of

Já a Unikita 1976, submeteu uma patente descrevendo a polimerização in situ de um nanocompósito com N6, mas pouco interesse atraiu até a década de 1990, quando o grupo de

O teletrabalho, o home office e o trabalho externo possuem característica distintas entre eles, o teletrabalho é realizado fora das dependências da empresa, e o home office

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

del tempo, esiste anche uma escatologia verticale: c’é um ‘di piu’, un ‘massimo’, accanto a un ‘dopo’... la prima venuta di Cristo, la sua presenza attiva nello

Como resultado das visitas e discussões e como fechamento do curso, foi elaborado um Action Plan para ser proposto à cada organização participante de modo a aplicar em cada país

Estação de trabalho informatizada para designers gráficos e de produto em home office... Estação de trabalho informatizada para designers gráficos e de produto em

Também o médico erudito germânico Georgius Agricola apresenta restrições em relação à alquimia em sua imponente obra De re metallica, escrita em latim e publicada