• Nenhum resultado encontrado

SEMANA 5 1º TRIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMANA 5 1º TRIMESTRE"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

0

ROTEIRO DE

ESTUDOSDOMICILIARES

ANOS INICIAIS

SEMANA 5 – 1º TRIMESTRE

DE 16 DE MARÇO A 22 DE MARÇO

COMPONENTE CURRICULAR:

CURRÍCULO INTEGRADO

PROFESSOR(A):

GRACE, CRISTIANA, VERÔNICA, GREYCE E

CRISTIANE

ANO/ TURMA:

(2)

1

Estas são as competências e habilidades que trabalharemos durante a semana:

Competências

C1. Consolidar a leitura de textos do cotidiano, com autonomia, de diferentes gêneros textuais apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características do portador da linguagem e do sistema de escrita.

C2. Produzir textos, utilizando conhecimentos linguísticos e gramaticais

C3. Analisar e compor gêneros do discurso oral, reconhecendo e valorizando as diferentes linguagens adaptadas às diferentes situações e contextos comunicativos, como formas de significação da realidade e expressão de subjetividade e identidade sociais e culturais.

C4. Empregar os conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação.

C1. (Re) conhecer no contexto social, operações e diferentes significados e representações dos números naturais. C2. Compreender e (Re) conhecer a composição e a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens e em sua forma polinominal.

C3. Compreender as noções de adição, subtração, multiplicação e divisão em situações problema.

C1. Compreender as propriedades do som e da luz, relacionados aos sentidos humanos e aos efeitos que provocam nos ambientes e no ser humano.

C1. Interpretar os diferentes grupos sociais, étnicos e religiosos, reconhecendo a importância dos acontecimentos ocorridos ao longo do tempo.

C1. Respeitar os diferentes grupos sociais, étnicos e religiosos, reconhecendo a importância dos acontecimentos ocorridos ao longo do tempo.

C1. Ser fraterno com os seres humanos.

C2. Ser fraterno no respeito às normas de convivência.

Habilidades

H1. Aplicar o conhecimento do sistema de escrita para decodificar os textos escritos.

H2. Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

H5. Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

H7. Localizar informações explícitas em textos escritos, buscar e selecionar informações de interesse, inferir informações implícitas de fácil identificação.

H15. Identificar recursos de persuasão: cores, imagens, escolhas de vocabulário, jogo de palavras, tamanho de letras, usados como elementos de convencimento em textos publicitários.

H34. Construir o sentido de histórias em quadrinhos e de tiras, relacionando imagens e palavras e interpretando o sentido dos usos de tipos de balões, de letras e de onomatopeias.

H37. Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).

H43. Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos por colegas.

H57.Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

H2. Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

H3. Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

H4. (Re) conhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

H5. Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para cálculo mental ou escrito.

H6. Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamento para direita ou para a esquerda.

H7. Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

H3. Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janel as de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

H4. Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz

H3. Reconhecer os diferentes modos de vida dos povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

H2. Selecionar, por meio de consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

(3)

2

Semana 5 - de 16 de março a 22 de março

Aula: 16/03 - TERÇA-FEIRA

Na aula de Ciências, começaremos apresentando os instrumentos musicais criados no tema de casa do dia 09/03. Logo depois trabalharemos com o nosso livro de Ciências nas páginas 20 até 25. Em seguida, realizaremos uma cruzadinha. Como tema de casa realize a página 19, no livro Lição de Casa de Ciências (livro fininho).

Na aula de Ensino Religioso de hoje, começaremos falando sobre FRATERNIDADE.

Na nossa aula de Matemática, vamos completar as atividades abaixo, relembrando a decomposição dos números, sequência numérica e cálculos.

1. Pinte cada círculo de uma cor diferente. Leia a decomposição e associe-a a um número. Pinte a borda do número da cor correspondente à sua decomposição:

2. Escreva no caderno os números usados acima na ordem crescente e escreva seus nomes por extenso.

1 centena, 4 dezenas e 8 unidades.

1 centena, 8 dezenas e 0 unidades.

1 centena, 3 dezenas e 3 unidades.

2 centenas, 5 dezenas e 2 unidades. 1 centena, 2 dezenas e 5 unidades. 2 centenas, 3 dezenas e 7 unidades.

237

180

252

125

148

133

(4)

3 3. Qual será o resultado?

a. 100 + 40 + 8 = ________ b. 200 + 30 + 5 = ________ c. 400 + 90 + 0 = ________ d. 600 + 40 + 2 = ________ e. 200 + 30 + 7 = ________ f. 100 + 50 + 2 = ________ g. 200 + 60 + 1 = ________ h. 500 + 70 + 9 =________ i. 900 + 7= _______ j. 700 + 30 = ______ k. 300 + 5 = _______

4. Complete a sequência numérica, contando de 5 em 5:

5. Resolva as operações matemáticas abaixo:

300

305

5

535

785

428 + 305 208 + 195 353 + 287 768 + 162 579 + 305

(5)

4

Ser fraterno e viver com fraternidade é conviver de forma afetuosa, harmoniosa entre os irmãos.

Ser irmão e irmã significa: respeitar uns aos outros, entendendo que somos iguais perante Deus.

Podemos também ser irmão ou irmã para com pessoas desconhecidas e ser solidários com elas.

Quando ajudamos uma pessoa estamos sendo solidários com ela.

 Você já praticou a SOLIDARIEDADE hoje?

 Desenhe e escreva em seu caderno duas atitudes nas quais você praticou a SOLIDARIEDADE.

Viva Jesus em nossos corações...

Para sempre!

(6)

5

Os sons à nossa volta

Preencha a cruzadinha:

1- É um exemplo de som natural do ambiente.

2- É um exemplo de som produzido por atividade humana.

3- A música pode ser produzida por instrumentos musicais e também _____________. 4- Nos cercam por todos os lados.

5- É uma arte que está presente na vida dos seres humanos em diferentes momentos.

Atividade de Ciências Data:

16/03/2021

1

2

5

4

(7)

6

Aula: 17/03 - QUARTA-FEIRA

Na nossa aula de História e Geografia de hoje, iremos conversar sobre as famílias.

Na aula de Língua Portuguesa, trabalharemos com a história “Celeste a Ovelha Azul”. Após realizaremos atividades de interpretação. No livro de Língua Portuguesa (parte 1) realizaremos as páginas 28 e 29.Também iremos retomar o traçado das letras cursivas Q e R.

Como tema de casa você deverá realizar a página 32 e 33 do livro de Língua Portuguesa (parte 1).

Vamos começar a aula assistindo ao vídeo com a história O livro da família de Todd Parr.

A história das famílias

Quando nascemos, nos tornamos parte de uma família e da história dessa família.

A família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte. São pessoas geralmente ligadas por relações de parentescos e que vivem juntas. Mas as pessoas que formam uma família não precisam, obrigatoriamente, ter laços consanguíneos nem morar na mesma casa.

A família é uma comunidade da qual fazemos parte. Comunidade é um grupo de pessoas que tem interesses e objetivos em comum.

O pai, a mãe, os filhos e outros parentes formam uma família. Nem sempre todos vivem juntos na mesma casa. Os nossos avós, tios, primos e parentes próximos também fazem parte da nossa família.

As famílias não são todas iguais. Cada família tem a sua história.

(8)

7

As famílias foram mudando ao longo do tempo.

Uma cena familiar

Observe este quadro:

Cenade Família de Adolfo Augusto Pinto, 1891.

1) Esta pintura mostra uma família:

( ) atual. ( ) do passado.

2) Quantas pessoas compõem essa família? Quantas crianças há?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3) As roupas que as crianças estão usando são parecidas com as que você usa? Comente.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4) Quanto ao número de pessoas, compare a sua família com a família da cena.

( ) A sua família tem o mesmo número de pessoas. ( ) A sua família tem menor número de pessoas. ( ) A sua família tem maior número de pessoas.

(9)

8

5) O aspecto e os móveis que aparecem na cena são parecidos ou diferentes com a sala e os móveis da sua casa?

( ) são parecidos ( ) são pouco parecidos ( ) são muito diferentes

Meus familiares

Quantas pessoas compõem a sua família?

_____________________________________________________________________________ Qual a sua posição na família? Marque.

( ) filho(a) único(a) ( ) filho(a) mais velho(a) ( ) filho(a) do meio

( ) tenho irmãos(ãs) mais velhos(as) e irmãos(ãs) mais novos(as) Em que momentos sua família se reúne?

( ) durante as refeições ( ) realizando passeios ( ) na igreja

( ) para assistir programas de televisão

( ) outro momento. Qual? ___________________________________________ Faça como no modelo.

a) Os pais dos meus pais são meus _____________________________. b) Os pais dos meus avós são meus _____________________________. c) Os irmãos dos meus pais são meus ___________________________. d) Os filhos dos meus tios são meus_____________________________.

No seu caderno, faça um desenho e escreva uma frase contando o que você mais gosta de fazer com a sua família.

Para a próxima aula: tenha em mãos a sua certidão

de nascimento.

(10)

9

Vamos treinar a letra cursiva?

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

(11)

10

Vamos treinar a letra cursiva?

15-

16-

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

(12)

11

Aula: 18/03 - QUINTA-FEIRA

Na aula de Matemática, vamos completar as páginas 52 a 58 do nosso livro de Matemática. Na aula de Língua Portuguesa, trabalharemos novamente com a história “Celeste a Ovelha Azul”. Após realizaremos mais algumas atividades de interpretação. Como tema de casa você poderá ler o resumo dessa história e escrever o seu parágrafo conforme as orientações abaixo.

Também iremos relembrar sobre a classificação silábica, após realizamos algumas atividades. Após a aula você poderá assistir ao vídeo explicativo sobre classificação silábica, que consta na pasta da Semana 5 no Google Sala de Aula. (https://www.youtube.com/watch?v=Sv76FDhXldw).

Resumo da história:

“Celeste a Ovelha Azul

Livro por Elvio Gonçalves e Ernani Carraro

Atividade de Língua Portuguesa – Data:

18/03/2021

Celeste é uma ovelha especial, que nasceu no dia 29 de fevereiro, considerado pela contagem dos dias do ano, ano bissexto. Ela tinha cor azul e características próprias, como não gritar bééé sim falar palavras como “namastê”. Sua mãe sentia muito orgulho de sua filha e seu papai ficava preocupado por Celeste ser diferente das demais ovelhas do rebanho.

Quando iniciou na escola, Celeste estava feliz, mas depois ficou muito triste por ser tratada diferente e viver isolada por ter a cor azul. Aos poucos foi superando estas situações e mostrando sua simpatia e inteligência, ajudando todos que precisavam.

Tinha sonhos, vontade de melhorar o mundo e ser ela mesma em todos os momentos. Ficou em pé, escutava músicas clássicas e fazia tudo que sonhava, às vezes parecendo ser impossível.

(13)

12

Divisão silábica

Sílaba é um som ou um grupo de sons pronunciados de uma só vez.

Por exemplo:

Para pronunciar a palavra fada, você abre a boca duas vezes, um movimento para cada pedacinho ou sílaba.

fada (fa-da)

Cada palavra é formada de uma ou várias sílabas. As palavras que têm uma só sílaba são chamadas monossílabas. Exemplo:

mão

As palavras com duas sílabas são chamadas dissílabas. Exemplo:

mala (ma-la)

As palavras com três sílabas são chamadas trissílabas. Exemplo:

martelo (mar-te-lo)

As palavras com quatro ou mais sílabas são chamadas polissílabas. Exemplo:

helicóptero (he-li-cóp-te-ro)

Há palavras formadas por sílabas com letras dobradas – RR e SS. Neste caso, as duas letras são separadas, ficando uma letra em cada sílaba.

Exemplo: pássaro (pás-sa-ro)

(14)

13

1. Classifique as palavras do quadro de acordo com o número de sílabas.

Dissílaba

Polissílaba Monossílaba

Trissílaba

Pilha – batedeira – chaveiro – nó – primeiro –bala – pombo – céu – padaria – pai – limpeza – mão – caminhoneiro – sol – rampa – cozinha – travessura – telefone –

(15)

14

2. Escreva o nome das figuras e numere-as de acordo com a ordem alfabética.

3- Escreva as palavras na ordem alfabética e complete o quadro.

Palavra Separação silábica Classificação silábica

Tema de casa:

Recorte de revista, jornal ou panfleto, dez (10) palavras. Cole no caderno e classifique quanto ao número de sílabas.

(16)

15

Aula: 19/03 - SEXTA-FEIRA

Na nossa aula de Língua Portuguesa de hoje, realizaremos atividades relembrando a história “Celeste a Ovelha Azul”, bem como, interpretação e retomada dos conteúdos.

Iremos treinar também o traçado das letras cursivas S e T.

Ainda na aula de Língua Portuguesa, realizaremos a página 21. Nessa aula a atividade de Produção Textual será produzir uma história em quadrinhos, conforme as orientações da professora.

Após, completaremos as páginas 61 e 62 do Livro de Matemática.

Na aula de Matemática, vamos completar as atividades sobre antecessor e sucessor.

1- Leia e observe a história em quadrinhos (HQ), depois responda as questões, assinalando as respostas corretas.

A – O que Celeste está fazendo nos dois quadrinhos da história? ( ) Celeste está fazendo um lanche, sentada em um restaurante. ( ) Celeste está fazendo um piquenique, em um parque da cidade. ( ) Celeste está fazendo uma refeição, na sua casa

B – Por que Celeste está sozinha?

( ) Celeste está sozinha porque não tem amigos.

( ) Celeste está sozinha, porque está fazendo a sua parte: está em casa para evitar a transmissão do Coronavírus.

( ) Celeste está sozinha porque prefere dar abraços virtuais nos seus amigos.

Atividade de Língua Portuguesa – Data:

19/03/2021

(17)

16

C – Celeste afirma que neste momento: ( ) Podemos abraçar os amigos.

( ) Podemos visitar os amigos. ( ) Os abraços serão virtuais.

2- Agora você vai realizar um exercício no caderno.

3- Pinte de azul o retângulo que apresenta um nome próprio. Pinte de laranja todos os nomes comuns.

4- Complete as frases abaixo como você desejar. Depois, copie-as no seu caderno em letra cursiva. Capriche no traçado da letra cursiva e lembre-se de iniciar as frases com letras maiúsculas.

a – Minha família é ... b – Na minha casa moram ... c – Quando tudo voltar ao normal, eu quero ... d – Eu desejo que as pessoas ... e – Meus melhores amigos são ...

5- Separe em sílabas as palavras abaixo, depois as classifique pelo número de sílabas. Observe o exemplo.

Palavra Separação silábica Nº de sílabas classificação

amigos

a-mi-gos

3

trissílaba

abraços piquenique atenção vírus casa distanciamento não azul

cadeira

Relembrando: Palavra com 1 sílaba: monossílaba Palavra com 2 sílabas: dissílaba Palavra com 3 sílabas: trissílaba Palavra com 4 ou mais sílabas: polissílaba

(18)

17

Vamos treinar a letra cursiva?

(19)

18

Vamos treinar a letra cursiva?

(20)

19

1) Coloque os números na ordem crescente, escreva por extenso, e dê o antecessor e sucessor.

(21)

20

FICHA TÉCNICA

TÍTULO:

AUTOR:

_

ILUSTRADOR:

EDITORA:

Atividades sobre o livro: “Amigos” Plataforma Elefante Letrado – nível D

A. Leia o livro.

B. Realize as atividades propostas na plataforma.

C. Resolva as atividades abaixo:

2- Após a leitura do livro “Amigos”, realize as seguintes atividades:

a- Escreva no seu caderno, em ordem alfabética seis nomes de amigos (pode ser colega

de aula também). Lembre-se que nomes próprios devem iniciar com letra maiúscula!

b- Observe atentamente as ilustrações do livro e escreva o que você encontrou:

Dois animais: ... e ...

Dois alimentos: ... e ...

Dois meios de transporte: ... e ...

Duas ferramentas: ... e ...

Duas peças de vestuário: ... e ...

Dois instrumentos musicais: ... e ...

c-

De acordo com a história, os amigos compartilham bons momentos, mas também se

ajudam nos momentos ruins. Escreva, em seu caderno, três bons momentos que

você já compartilhou com seus amigos.

d- Desenhe no seu caderno os dois personagens principais da história “Amigos”.

Atividade de Língua Portuguesa – Data:19/03/2021- Tema de casa

(22)

21

Aula: 22/03 - SEGUNDA-FEIRA

Na aula de Matemática, vamos relembrar a COMPOSIÇÃO dos números e realizar algumas atividades. Após, vamos ler e completar as páginas 63 até 65 do nosso livro de Matemática.

Na nossa aula de Língua Portuguesa, iremos ler um texto sobre a água – em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO -. Após iremos criar um panfleto.

Iremos treinar também o traçado das letras cursivas U e V.

Tema de casa

1) Arme e calcule no seu caderno. Após, pinte de cores diferentes os resultados das contas no caça-resultados ao lado.

a) 506 + 198 =

Caça-resultados

b) 938 + 37 =

c) 396 + 105 =

d) 509 + 243 =

e) 455 + 199 =

f) 543 – 164 =

g) 809 – 253 =

h) 738 – 239 =

i) 500 – 236 =

j) 976 – 538 =

Relembrando...

Ao compor um número, iremos juntar as unidades, dezenas e centenas. Veja como se faz a

COMPOSIÇÃO:

3 centenas + 4 dezenas + 5 unidades = 345

Vamos praticar?

1) Componha os números conforme o modelo:

a) 2 centenas + 4 dezenas + 9 unidades = __________

b) 1 centena + 7 unidades = ___________

c) 8 centenas + 2 dezenas + 3 unidades = __________

501

320

499

890

975

556

494

438

654

379

321

783

704

134

863

752

672

264

900

654

Atividade de Matemática – Data:

22/03/2021

(23)

22

d) 9 centenas + 8 dezenas = __________

e) 4 centenas = __________

f) 5 dezenas + 2 unidades = ___________

g) 6 centenas + 3 unidades = __________

h) 2 centenas + 4 unidades = __________

i) 5 centenas + 9 dezenas = __________

j) 7 centenas + 1 unidade = __________

k) 3 dezenas + 9 unidades = __________

2) Escreva os resultados acima em ordem decrescente.

3) Observe o quadro e complete-o com as diferentes representações de cada número:

Número Decomposição Escrita por extenso

C D U

193

100 + 90 + 3

cento e noventa e três

1

9

3

689

duzentos e treze

735

2

6

6

500 + 70 + 6

3

7

1

quatrocentos e cinquenta e dois

(24)

23 1- Leia o texto abaixo com atenção.

22 de março – Dia Mundial da água

Você sabe qual é a importância da água para nós?

A água é muito importante para a nossa vida.

Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia.

Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc.

Em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia ou brincamos na piscina. Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água ou outro líquido. Em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas e lavar pisos, etc.

Há muita coisa, a saber, a respeito da água. Ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos.

Afinal, somos compostos basicamente de água. Mais de 70% do corpo humano é composto de

água!

Como vimos, a água é essencial para a nossa vida e bem-estar!

A água é um elemento essencial à vida. Mas a água potável não estará disponível infinitamente. Ela

é um recurso limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e

pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando. Trazendo grande perigo para a saúde e bem-estar do homem!

Por isso cada um de nós deve usar a água com mais economia!

Fonte: Smartkids

2- Após a leitura do texto acima, escreva em seu caderno duas importâncias da água para a nossa vida.

Atividade de Língua Portuguesa – Data:

22/03/2021

Você sabe o que é um PANFLETO?

É um tipo de texto que apresenta informações sobre produtos e serviços, com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar

ideias e opiniões. Agora é a sua vez!

Crie o seu panfleto para alertar as pessoas sobre a importância do uso água no nosso dia

(25)

24

Vamos treinar a letra cursiva?

(26)

25

Vamos treinar a letra cursiva?

Referências

Documentos relacionados

Zidovudina é também usada na infecção pelo HIV durante a gestação e para prevenir a transmissão materno-fetal em esquemas que incluem o uso do medicamento pela mãe antes e durante

11) Em caso de arrematação do bem imóvel, para a expedição da respectiva carta, deverá o arrematante comprovar o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, a teor

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MARACAÍ - Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, torna público que se encontra publicado o EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DO

A Norgarante, sociedade de garantia mútua que opera na região Norte e parte da região Centro, apoiou mais de 44 mil empresas ao longo dos seus 15 anos de atividade, e

se existem muitos ogum que ainda nos fogem do conhecimento também temos outros muito conhecidos estou falando de ogum iara seu nome (iara) siguinifica (senhor) trabalha junto com

Temos podido perceber, nos últimos anos, que estes pacientes, quando buscam pela assistência psicológica oferecida em nossos serviços, parecem mais estar em busca de

O objetivo deste projeto é utilizar essas técnicas de Engenharia Reversa para digitalizar o membro que necessite de auxílio e confeccionar as órteses com a tecnologia

metodológico da LFCU, visa mapear a rede da construção com adjetivo adverbializado no português brasileiro contemporâneo, analisando quais fatores estruturais, cognitivos