• Nenhum resultado encontrado

1. Norgarante apoiou 44 mil empresas, Jornal de Notícias,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Norgarante apoiou 44 mil empresas, Jornal de Notícias,"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

15 anos Norgarante

Complemento ao pressbook de 17 de julho de 2017

(2)

Revista de Imprensa

1. Norgarante apoiou 44 mil empresas, Jornal de Notícias, 24-07-2017 1

(3)

A1

Tiragem: 64316 País: Portugal Period.: Diária Âmbito: Informação Geral

Pág: 12 Cores: Cor

Área: 21,05 x 7,77 cm² Corte: 1 de 1

ID: 70558188

24-07-2017

Teresa Duarte, líder da Norgarante

Norgarante apoiou 44 mil empresas

FINANCIAMENTO A

Norgarante.

sociedade de garantia mútua que

opera na Região Norte e parte da

Região Centro, apoiou mais de 44

mil empresas ao longo dos seus 15

anos de atividade, e alavancou

in-vestimentos que. agregados.

ul-trapassam os 11 mil milhões de

eu-ros (cerca de 10,8 mil milhões

con-seguidos a aplicados mediante a

utilização das garantias emitidas

por esta sociedade).

Os investimentos viabilizados

pelos apoios financeiros atribuí-

dos pela Norgarante asseguraram

cerca de 782 mil postos de

traba-lho até ao final de junho. O

mon-tante

médio das garantias conce-didas

rondou os 52,2 mil euros.

A sociedade financeira

especia-lizada na emissão de garantias que

as PME utilizam para aceder a

fon-tes de financiamento à sua

ativi-dade, nomeadamente quando o

crédito bancário é difícil ou

ine-xistente, ou para se financiarem

em condições mais favoráveis do

que aquelas a que acederiam pe-

los seus próprios meios, apoiou,

na sua maioria, micro, pequenas e

médias empresas dos distritos do

Porto, Braga, Aveiro e Viseu.

O comércio e a indústria

trans-formadora foram os setores que

mais beneficiaram das soluções

da sociedade de garantia mútua,

liderada por Teresa Duarte.

presi-dente da comissão executiva da

Norgarante, uma das poucas

ges-toras de uma sociedade

financei-ra com sede no Porto.

VIRGINIA ALVES

(4)

A2

Norgarante apoiou 44 mil empresas em 15 anos

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 24-07-2017

Meio: Dinheiro Vivo Online Autores: Virgínia Alves

URL:http://www.pt.cision.com/s/?l=2817c6f5

Sociedade financeira viabilizou investimentos acima de 11 mil milhões de euros

A Norgarante, sociedade de garantia mútua que opera na região Norte e parte da região Centro, apoiou mais de 44 mil empresas ao longo dos seus 15 anos de atividade, e alavancou investimentos que, agregados, ultrapassam os 11 mil milhões de euros (cerca de 10,8 mil milhões conseguidos a aplicados mediante a utilização das garantias emitidas por esta sociedade).

Os investimentos viabilizados pelos apoios financeiros atribuídos pela Norgarante asseguraram cerca de 782 mil postos de trabalho até ao final de junho. O montante médio das garantias concedidas rondou os 52,2 mil euros.

A sociedade financeira especializada na emissão de garantias que as PME utilizam para aceder a fontes de financiamento à sua atividade, nomeadamente quando o crédito bancário é difícil ou inexistente, ou para se financiarem em condições mais favoráveis do que aquelas a que acederiam pelos seus próprios meios, apoiou, na sua maioria, micro, pequenas e médias empresas dos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viseu.

O comércio e a indústria transformadora foram os setores que mais beneficiaram das soluções da sociedade de garantia mútua, liderada por Teresa Duarte, presidente da comissão executiva da Norgarante, uma das poucas gestoras de uma sociedade financeira com sede no Porto.

Balanço

"O balanço destes 15 anos é francamente positivo e o facto de a Norgarante ter ultrapassado os 5,6 mil milhões de euros em garantias emitidas traduz a confiança das empresas mutualistas e de todos os 'stakeholders' da garantia mútua em Portugal", afirma Teresa Duarte.

Aliás, acrescenta, a "importância do papel" desempenhado pelo Sistema Nacional de Garantia Mútua, de que a Norgarante faz parte, no apoio às PME, "é evidenciado num estudo recente da Universidade Católica, que confirma o significativo impacto da garantia mútua na economia nacional".

No global, sublinha, contabilizando a produção da Norgarante e das outras três sociedades de garantia mútua que operam no nosso país (Lisgarante, Garval e Agrogarante), foi possível "alavancar um volume de investimento adicional àquele que as empresas conseguiriam dispondo apenas dos seus recursos superior a 2,6 mil milhões de euros", com isto conseguindo "reduzir significativamente os juros bancários e exportar mais".

As empresas contratam com a Norgarante a prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições adequadas aos seus investimentos e ciclos de atividade.

Distritos

Os resultados do primeiros seis meses deste ano indicam que a atividade prossegue no mesmo ritmo.

(5)

Nesse período a Norgarante apoiou mais de 4755 empresas, maioritariamente na obtenção de financiamento bancário, responsáveis por um volume de emprego de 82 217 trabalhadores. O total do investimento viabilizado foi superior a 518 milhões de euros e o financiamento garantido cifrou-se em mais de 522 milhões de euros.

Entre o início do ano e 30 de junho, as garantias emitidas superaram os 284 milhões de euros e viabilizaram desde a criação de novos negócios a vários projetos de autoemprego, passando por investimentos de modernização e aumento de capacidade produtiva, projetos de internacionalização, inovação e diversificação, entre outras finalidades.

A maior parte das garantias emitidas por esta sociedade financeira destinou-se a empresas dos sectores de comércio por grosso e a retalho (29%) e da indústria transformadora, com destaque para fabricação de produtos metálicos (8%), têxteis (5%), indústria do couro e dos produtos dele derivados (4%) e vestuário (4%).

Os agentes económicos do distrito do Porto foram os mais ativos na procura das soluções da Norgarante, com 39,5% do valor total garantido e 41,6% do número de garantias emitidas. Seguiram-se os distritos de Braga (23,4% do montante e 23,7% do número) e Aveiro (22,1% e 18,5%, respetivamente). O distrito de Viseu captou 5,1% do montante e 5,7% da quantidade de garantias concedidas, enquanto o distrito de Viana do Castelo foi responsável por 3,7% do valor e 3,6% do número de garantias emitidas.

Com agências no Porto, Braga, Aveiro e Viseu, a Norgarante facilita o acesso a fontes diversas de financiamento. Atualmente tem disponíveis vários instrumentos adequados às necessidades de financiamento das empresas, destacando-se a Linha Capitalizar, a Linha com Garantia Mútua IFD 2016-2020 e a Linha de Adiantamentos de Incentivos - Portugal 2020.

24.07.2017

Virgínia Alves

Referências

Documentos relacionados

[r]

A mensuração dos respectivos valores presentes foi calculada pelo método do fluxo de caixa descontado, considerando as datas em que se estima a saída de

Av. de 10% à vista em dinheiro, 5% de desconto à vista no cartão de débito. Parcela-se nos cartões de crédito. de 10% mediante carteirinha. especiais para associados. de 10%

1. Centrar os procedimentos avaliativos no produto da aprendizagem na promoção de uma série de escolaridade para outra. Estabelecer os padrões de comportamento cognitivo esperado

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Esta nova modalidade de justiça adveio da Nova Zelândia e está sendo aplicada há poucos anos no Brasil e, embora ainda seja pouco conhecida pela sociedade,

A pesquisa teve como objetivo determinar, mediante o cálculo do valor presente líquido e da taxa interna de retorno, a rentabilidade da produção de mel na região Norte do Rio Grande

Eu me senti totalmente desperta e cheia de energia, como quando se tem que pular para fora da cama e começar a fazer coisas porque você tem um dia cheio à