• Nenhum resultado encontrado

Ganhar Dinheiro Rapidamente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ganhar Dinheiro Rapidamente"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

12 Formas de

Ganhar Dinheiro

Rapidamente

(2)

Um pouco da minha história

Já tive outras iniciativas, com bijuterias, macramê, tricô, e até mesmo com o crochê, da qual eu já trabalho há 3 anos – todo tipo de artesanato com fios me atrai muito, porque eu gosto de construir peças lindas a partir de simples novelos de linha.

E é engraçado, porque a minha avó foi crocheteira por muitos anos, e só agora eu me interessei de verdade elo crochê, quando encontrei formas de crochê mais contemporâneo, e especialmente através do crochê feito de fio de malha – e especialmente as bolsas, que eu amo fazer, e que vendem muito bem.

No meio do caminho eu me deparei com as oportunidades do marketing digital, e percebi como faltava um blog interessante, cheio de informações e bastante dinâmico para falar justamente desta arte maravilhosa que é o crochê.

Já que começamos falando do nosso trabalho manual, e no fim das contas é tão importante que o nosso trabalho carregue um pouco da nossa identidade – então eu acho que faz todo sentido você conhecer um pouco mais sobre mim.

Eu sou a Vanessa Ruiz, do blog crochedavan.com, e eu sempre fui uma empreendedora.

E foi assim que eu criei o blog – alinhando a minha comunicação com vocês junto com o trabalho manual que eu tanto amo criar.

(3)

Vamos nos conhecer melhor? Então vamos bater

um papo... Segue abaixo meus principais

contatos, espero você!

• Meu Blog Oficial

https://crochedavan.com/

• Meu Canal No YouTube

https://crochedavan.com/YouTube.com/VanessaRuiz

• Meu Perfil No Instagram

https://www.instagram.com/croche.da.van/

• Minha Página Do Facebook

https://www.facebook.com/CrocheVan/

• Meu Pinterest

https://www.pinterest.pt/vanessaruizfc01/

• Meu Whatsapp

https://crochedavan.com/Whatsapp-VanessaRuiz

Ou se preferir 62 99134.1233

Um pouco mais sobre o meu

trabalho

(4)
(5)

Sumário

Introdução - Vendendo a nossa arte! A desvalorização do artesanato

#1 - Amigos e conhecidos

#2 – Parcerias com lojas de artesanato #3 – Parcerias com lojas alternativas #4 – Espaços temáticos (feiras, eventos)

#5 – Portais de vendas (mercado livre e Elo 7) #6 – Perfil Facebook

#7 – Facebook Página #8 – Facebook Grupos #9 – Facebook Anúncios #10 – Instagram

#11 – Influenciadores digitais locais #12 – Parcerias com profissionais Profissionalizando para valorizar Aumentando o valor do seu trabalho Já sabe vender: Vamos criar!

05 06 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 22 24

(6)

Introdução

Vendendo a nossa arte!

Olá, e seja bem-vindo ao guia de 12 formas de ganhar dinheiro rapidamente com bolsas de crochê.

Estou muito feliz de compartilhar este material com você, pois eu percebo que é uma dificuldade para muitas artesãs. Eu não quero que você viva o mesmo problema em vender – seja você uma iniciante, ou alguém que já trabalha com crochê ou outras artes.

E não se trata apenas de vender, mas também sobre como nós podemos ter o nosso material valorizado, gerando uma renda extra realista para nossas vidas.

Nós somos muito abençoadas por podermos fazer algo que nos gera tanto prazer, como o crochê e outras formas de artesanato – mas também é justo que este trabalho feito com tanto carinho e amor tenha o seu preço justo.

Por isso, nós vamos falar das melhores estratégias – mas também algumas formas de tornar o seu trabalho mais profissional, e com maior apelo emocional – tornando-se irresistível, e muito mais valorizado na hora da venda.

Não é apenas o trabalho, mas também o valor pessoal que nós temos – e então você pode ficar tranquila, e se entregar a este material, que eu vou entregar o meu melhor para te ajudar a destravar nas vendas e ganhar muito mais dinheiro com seu trabalho. Vamos lá?!

(7)

A desvalorização do artesanato

gente que vive isso constantemente – já que estou sempre em contato com muitas pessoas que falam comigo sobre artesanato e crochê.

No entanto, eu preciso te dizer algo sobre essa desvalorização, e espero que eu tire um peso das suas costas, assim como foi comigo:

Caro ou barato não tem nada a ver com você, ou com o seu trabalho – isso se trata da visão das próprias pessoas, que não sabem valorizar a arte.

Quando alguém fala para você que o preço está alto, é um discurso claro sobre ela mesma, sobre como ela não tem dinheiro o suficiente para pagar pelo que você faz.

E mais do que isso: algumas pessoas usam este discurso de dizer que está caro, ou ainda querem adaptar o seu trabalho ao bolso deles. Não faz sentido!

Eu sei que você já viveu muito desta situação, de ter o seu produto desvalorizado pelas pessoas que pedem descontos, ou fazem questão de dizer que o nosso preço está alto.

Eu sei que isso acontece, porque eu já vivi muito disso, e também sei que muitas pessoas vivem isso constantemente – já que estou sempre em contato com muita

(8)

A desvalorização do artesanato

Então eu não quero tirar o peso das palavras, que sim, é chato – mas você também pode estar diante da oportunidade de achar clientes melhores, com pessoas que realmente vão dar valor ao seu trabalho e carinho depositado em cada peça.

O fato é que estar nos lugares certos, divulgando o seu trabalho da forma certa faz muita diferença na percepção dos seus clientes sobre o seu trabalho – e tem formas simples de você organizar o seu trabalho de crochê de forma mais profissional, mas sem perder aquele calorzinho de coisa feita a mão que as nossas peças tem.

Tudo isso vai ser ensinado aqui neste material – logo depois das 12 estratégias de vendas rápidas.

E eu fiz questão de falarmos sobre as vendas rápidas, porque é muito comum que você queira ganhar dinheiro para resolver seus problemas e alavancar seu negócio de crochê ou fazer os investimentos que você precise.

E como isso é totalmente justo, nós vamos avançar direto para as estratégias, ok?!

(9)

#1 - Amigos e conhecidos

2 – Não se promovem para estas pessoas.

Sabe, as pessoas que você conhece, e que já estão próximas de você provavelmente já reconhecem os seus talentos, e é muito provável que elas comprem algumas peças de você para ajudar, especialmente no começo.

E sim: é uma demonstração de carinho e apoio dessas pessoas, que você deve abraçar, porque você merece ser reconhecida.

Sendo assim, porque não incentivar essas pessoas que já querem ajudar a ajudar um pouco mais, certo?!

Através da estratégia #10 você vai perceber que elas podem te marcar nas redes sociais, e isso vai te ajudar muito à se tornar mais conhecida, e conseguir mais clientes.

Contudo, não tenha receio de se identificar para estas pessoas como uma artesã – afinal, se elas não te veem dessa forma, você tem um problema.

Assuma a sua postura e a sua profissão com orgulho, e aceite o apoio das pessoas com gratidão!

Reflita: seus amigos sabem que você faz os trabalhos que faz? Conte para eles!

A estratégia número 1 para todo mundo que começa um negócio artesanal sempre acabam sendo os amigos e familiares – então nós não poderíamos deixar de citar essa estratégia como sendo a número 1. Contudo, muitas artesãs acabam pecando em 2 pontos sobre amigos e conhecidos:

1 – Tem vergonha ou medo de oferecer seus produtos, e

(10)

#2 – Parcerias com lojas de

artesanato

Em praticamente todos os lugares nós podemos encontrar lojas dedicadas a peças de artesanato, que geralmente trabalham justamente com diversos artistas, compondo uma gama diversificada de produtos de artesanato.

E isso é uma oportunidade para você ganhar exposição, fazer vendas e conseguir realizar as suas primeiras vendas. É claro que você vai perceber que estas lojas cobram, no mínimo, um percentual do valor de cada produto, fazendo geralmente uma estratégia consignada.

Consignado é algo do tipo: você deixa as suas peças, e conforme vender eles vão te repassando o dinheiro.

Aqui é bem importante você entender os seus números, para não cair no prejuízo com um valor de taxa que seja alto demais – então calcule bem os preços que você vai oferecer à loja, e procure entender o percentual de comissão que eles trabalham.

A grande vantagem desta estratégia é que estas lojas recebem fluxo constante de pessoas que já estão interessadas em artesanato – então são pessoas que geralmente já entendem que peças feitas a mão são mais valorizadas.

Reflita: você conhece alguma loja deste tipo?

Que tipo de produtos você pode fazer e mostrar para eles, para conseguir uma parceria de exposição?

(11)

#3 – Parcerias com lojas

alternativas

Esta estratégia é tão boa quanto a anterior, contudo, se trata de você colocar os seus produtos em lojas que não sejam próprias de artesanatos.

Por exemplo, digamos que você trabalhe com bolsas, echarpes, cachecol e outros itens de vestuário e acessórios: e então você pode oferecer os seus itens para compor os looks de alguma lá de roupas mais sofisticadas, se tornando automaticamente um item de luxo.

O segredo aqui está no fato de que os seus produtos ganham um pouco da autoridade que a loja tem como sendo uma loja mais elitista – que também é o tipo de público que não vai ficar implorando por descontos.

Da mesma forma que na estratégia anterior, aqui você também abre mão de uma parte da comissão para a loja – contudo, existe uma chance das suas peças serem mais valorizadas aqui.

Além disso, algumas das estratégias bônus do final deste material vão te ajudar a dar uma aparência mais sofisticada para as suas peças – que cai muito bem com o perfil de público destas lojas. É uma exigência que sejam lojas chiques? Não necessariamente – mas, novamente, é importante você entender seus números, para saber quanto de comissão você pode colocar em jogo nessa estratégia.

(12)

#4 – Espaços temáticos

(Feiras, eventos)

A estratégia de espaços temáticos é uma possibilidade para quem pode conseguir um espaço em feiras ou eventos.

Pense, inclusive, não apenas em feiras de artesanato, mas também em feiras e eventos do público para o seu produto – ou seja, se você faz sapatinhos para bebês, pense em feiras de bebês.

Novamente, a vantagem de estar em lugares como estes está na pré-disposição das pessoas em comprar algo que seja único, feito à mão e exclusivo.

E então, novamente, é importante que você trate o seu próprio trabalho desta forma.

Em alguns lugares ainda é possível encontrar este tipo de exposição de forma fixa, como feiras que acontecem toda semana em um dia específico.

Alguns outros tipos de eventos ou espaços podem se tornar interessantes para as vendas, como espaços culturais, turísticos, ou ainda espaços disponibilizados para foodtrucks – tudo que esteja de acordo com conseguir alcançar pessoas que estejam mais pré-dispostas a gastar um pouco mais em algo exclusivo.

(13)

#5 – Portais de vendas

(Mercado Livre e Elo 7)

A próxima estratégia da qual vamos falar já entra com força nas vendas através da internet, que são as vendas através de portais de vendas.

Nesta estratégia você se apoia na estrutura de sites que funcionem como uma loja, ou seja, que já recebem pessoas com potencial e intenção de compra.

As melhores opções hoje ainda são o Mercado Livre, que é uma grande loja digital onde todos podem se tornar anunciantes, contudo você precisa achar a forma certa para se destacar em meio a diversidade de ofertas que a plataforma oferece.

A alternativa é o site Elo7, que tem a mesma mecânica do Mercado Livre, porém nele só são expostos trabalhos manuais, personalizados e de artesanato – e pode ser mais fácil de vender justamente por se tratar de um público que está buscando trabalhos manuais e artesanatos.

Contudo, atente-se que você precisa criar uma estratégia para se diferenciar – seja através do design dos seus produtos, como também através das estratégias complementares que vamos listar ao final deste material. Pense, também, que provavelmente você precisará enviar os seus produtos por correio – afinal, nestes sites os anúncios dos seus produtos estarão abertos para o mundo, e é bem provável que pessoas de longe comprem as suas peças.

(14)

#6 – Facebook Perfil

É claro que um perfil no Facebook não tem a intenção direta de se tornar um canal de vendas, mas através dele você constrói a sua imagem, passando a ser reconhecido como um artesão, e também consegue indicação de pessoas, ampliando a sua rede de contatos.

Este é o começo de uma carreira dentro do artesanato que você gosta.

Aqui você vai precisar de algumas estratégias, mas é um dos melhores lugares, hoje, para vender artesanato rapidamente – inclusive porque as pessoas estão sempre conectadas no Facebook!

O perfil do Facebook não é a única estratégia dentro desta rede, e nós vamos falar de outras estratégias dentro desta mesma plataforma, que vão potencializar ainda mais os seus resultados.

Aqui nós já vamos entrar em algumas estratégias baseadas em Facebook, que é uma ferramenta incrível para fazer vendas, cuidar da sua divulgação e construir a imagem de artesão que você precisa para se destacar.

Falando de perfil do Facebook, a vantagem do Facebook é que se trata da maior rede de contatos na internet, e através do seu perfil você pode contatar pessoas conhecidas, conhecer novas pessoas interessadas, criar um portifólio de produtos, receber encomendas e conversar com pessoas para fazer vendas.

(15)

#7 – Facebook Página

No Facebook você também pode trabalhar com uma página para divulgação dos seus produtos e serviços.

A página no Facebook é o mesmo que um perfil comercial oficial, ou seja, nela você não tem limitação sobre o que você pode ou não postar – que já é um pouco diferente de um perfil, já que os perfis não são oficialmente autorizados a se tornarem comerciais.

Na página de Facebook também são necessárias estratégias para atrair as pessoas constantemente – e vale a pena você trabalhar mais do que apenas a divulgação dos seus produtos, mas também falar de assuntos que façam sentido para o seu público, além de levantar questionamentos interessantes e realmente “puxar” a interação das pessoas. Faça a sua página se tornar leve e divertida – ao mesmo tempo que você apresenta produtos e faz vendas.

(16)

#8 – Facebook Grupos

Mas mais importante que o controle, é a chance de agrupar pessoas interessadas nos seus produtos ou ao redor dos assuntos que você compartilhar com elas.

E se a sua habilidade de manter o interesse do grupo for grande, você consegue ter a presença constante das pessoas, e mais oportunidades de vender.

Nos grupos você tem um pouco mais de desenvoltura e espaço para trabalhar a sua divulgação do que numa página, porque você pode liberar espaço para as pessoas divulgarem coisas que desejem, e com isso a interação se torna mais dinâmica.

Em grupos você também tem mais incentivo orgânico do Facebook – ou seja, as suas publicações chegam a mais pessoas do que em uma página, o que é uma vantagem quando você ainda não está trabalhando com divulgação paga, que são os anúncios.

Dentro do Facebook você ainda pode trabalhar com grupos. Os grupos são parecidos com uma página, contudo nos grupos a interação é mais aberta e participativa, e pode ser mediada por você, o que significa que você pode rever a publicação das pessoas, controlar as interações e apagar o que não fizer sentido).

(17)

#9 – Facebook Anúncios

Finalmente, você também pode trabalhar no Facebook através de anúncios – e aqui é onde você consegue ter mais poder de divulgação – afinal, com investimentos pequenos você consegue impulsionar as suas publicações, e alcançar muito mais pessoas através das suas postagens.

Aliás, não é apenas através de impulsionamento de postagens que você consegue divulgar no Facebook – já que existem diferentes formas de anunciar, em diferentes categorias.

Inclusive você pode anunciar para venda, ou também para conhecerem sua página, que pode fazer com que as pessoas que cheguem, mas não comprem no primeiro contato, continuem te acompanhando, e eventualmente comprem no futuro.

Esta é uma das melhores estratégias para vender no Facebook – já que os anúncios podem sair baratos em vista da capacidade e alcance que você pode conquistar.

Ou seja: investindo pouco, você pode conseguir muitos contatos e vendas, e até mesmo criar um círculo de clientes que comprem constantemente, à depender da sua estratégia e produto.

(18)

#10 – Instagram

O fato é que o Instagram começou como uma rede social de imagem e texto – o que é ótimo para pessoas que possam fazer publicações de imagens ótimas de seus produtos, ajudando a criar mais desejo nas pessoas pela sua arte.

Além do próprio feed e das publicações, através do Instagram você também consegue conectar seus produtos a uma loja virtual, ou promover seu trabalho através do stories, que são os vídeos de 15 segundos que saem do ar em 24 horas.

Hoje definitivamente todo artista precisa ter uma conta em movimento no Instagram, para ter maior alcance nas redes sociais, criar audiência e fazer vendas – portanto esta é uma rede social que você precisa aprender a dominar.

O Instagram é o “filho adotado” do Facebook – e através do próprio Facebook você consegue estender as suas publicações e anúncios até o Instagram, criando uma duplicação da rede, com a vantagem de estar em uma rede agitada de negócios. E é justamente a mágica de trabalhar com fotos e imagens que pode ajudar em muito a divulgação da sua arte – já que o crochê é naturalmente bonito, e fotografa bem.

(19)

#11 – Influenciadores digitais

locais

Uma nova estratégia que está funcionando muito bem para artistas e artesãos é o trabalho junto com influenciadores e pessoas conhecidas – especialmente da sua região, o que pode facilitara relação de comércio local.

Esta estratégia consiste no seguinte: encontre os influenciadores da sua região que podem trazer notoriedade para o seu trabalho, entre em contato com eles e diga que você gostaria que eles divulgassem o seu trabalho.

Alguns influenciadores mais estratégicos podem pedir dinheiro para divulgar o seu trabalho – e então é um investimento que precisa ser conversado e analisado de acordo com o seu orçamento.

Contudo, alguns deles podem fazer essa divulgação pela simples troca pelo produto – ou seja, você dá algumas das suas peças, e o influenciador as divulga em seus perfis de redes sociais.

Antes de fechar uma parceria, vale a pena acompanhar um pouco o trabalho destes influenciadores, e perceber se eles costumam postar créditos para presentes ganhos – e então, neste caso, você nem precisa ter uma conversa realmente comercial com eles, bastando apenas enviar-lhes um mimo criado por você.

(20)

#12 – Parcerias com

profissionais

Outro exemplo desse tipo de parceria são designers de interiores ou designers de vitrines, que podem usar as suas peças como parte da composição de suas montagens, e com isso ajudando a divulgar mais do seu trabalho.

Aqui vai depender de aprender a perceber quais profissionais da sua região lidam com o mesmo perfil de pessoas que costumam comprar de você, e fazer parcerias com estas pessoas.

No exemplo do fotógrafo de crianças, por exemplo, ele tem contato direto com pais de bebês, então, se você faz um trabalho voltado para bebês, este é o tipo de profissional com a qual você pode se conectar e estabelecer uma parceria.

Um exemplo extra é deixar algumas peças com pessoas que trabalhem com revenda, como Natura e Avon – afinal, elas também tem contato direto com clientes interessantes para você vender.

Além disso, como parte de uma estratégia de fortalecimento com base no local, você também pode fazer parcerias com empresários e profissionais que trabalham localmente, e que possam ter algum tipo de envolvimento com os seus produtos.

Um exemplo disso são fotógrafos, que podem fazer ensaios fotográficos envolvendo as peças que você criar e disponibilizar para eles, fazendo também a divulgação do seu trabalho para estas pessoas que são clientes dele.

(21)

Profissionalizando para

valorizar

Aqui nós vamos falar de algumas estratégias complementares para você gerar uma impressão de mais profissionalismo com o seu trabalho de crochê, e também de maior carinho, gerando uma valorização do seu trabalho. Então o primeiro ponto que quero destacar é a criação de uma marca.

O seu próprio nome já é uma marca, mas se você usar o seu nome ou um nome fantasia, e adicionar isso aos seus produtos, você os torna reconhecíveis, e com isso consegue ganhar notoriedade.

Digamos, por exemplo, que você trabalhe com blusas de crochê, e se chame Maria Cecilia – E então a sua marca pode se chamar Maria Cecilia, e quando as suas clientes virem que a sua marca está disposta em uma loja referência, de acordo com a parceria da estratégia 3, você se torna uma marca de referência.

Quando você tem uma marca, o mais importante é que as pessoas nem precisam perguntar de você para te encontrar: basta procurar no Facebook, que você também estará presente, de acordo com algumas estratégias que já compartilhamos aqui.

Estar disponível e visível é extremamente importante para fazer qualquer estratégia funcionar.

(22)

Profissionalizando para

valorizar

Outra estratégia é fazer uma embalagem encantadora para entregar seus produtos – que pode ser simplesmente um embrulho bem feito com papel de seda – dando um toque de coisa caseira, mas sofisticada.

Eventualmente você pode adotar sacolas personalizadas – afinal, as sacolas são uma forma de posicionar a sua marca através das mãos das pessoas que as carregarem.

Estas são alguns tipos de estratégias complementares que aumenta o valor percebido pelos seus produtos, saindo da categoria de amigo que faz arte, para se tornar um empresário de artesanato.

E quando você eleva o nível do seu trabalho, e torna isso perceptível para as pessoas, seus produtos não se tornam apenas produtos funcionais, mas também objetos de desejo das pessoas.

Então perceba que a formalização de uma marca fecha um ciclo de valorização dos seus produtos, dando um toque mais profissional – mas sem ter que ser profissional demais. Uma estratégia para mostrar que as peças ainda contam com aquele toque de carinho é fazer as etiquetas com papel reciclado, que tem um tom mais quente e familiar.

(23)

Aumentando o valor do seu

trabalho

O que você precisa fazer, neste caso, é agregar mais sentimento ao redor do seu produto, contando algum tipo de história sobre ele, e envolvendo as pessoas ao redor da história que você criar.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa que trabalhe com bolos pode dizer que uma receita específica se trata de uma receita da avó, que trabalhava na roça e fazia o bolo com um ingrediente específico feito na fazenda...

Perceba que, quando você começa a contar uma história e trazer um contexto para a mente das pessoas, elas começam a desenhar mentalmente o cenário que você está narrando, e isso gera emoções diferentes na nossa mente. Alguns tipos de histórias que você pode agregar aos seus trabalhos são:

• Histórias de família (ex: minha avó fazia....)

• Histórias de mitologia e lendas (ex: essa peça é baseada no conto de Hércules, que...)

• Motivos bíblicos (ex: este formato foi inspirado na arca de Noé, que...)

Além de expor os seus produtos para o mercado de forma mais profissional, existe uma estratégia definitiva pela qual você pode elevar muito o valor do seu trabalho de crochê e artesanato, e esta estratégia são as histórias e a conexão emocional.

(24)

Aumentando o valor do seu

trabalho

• Contextos envolvendo superstição ou sorte (ex: Essa peça conta com 3 detalhes, porque 3 é um número que...) • Espiritualidade e ciência das cores (ex: estas cores foram usadas por uma provocação à lua de agosto, que...) Perceba como sempre que você envolve a pessoa em um contexto que faça com que o seu produto ganhe um novo significado, a compra não se torna mais uma transação comercial, mas uma manifestação afetividade e conexão com a história contada.

Este é o segredo de fazer da sua arte uma peça de desejo: desejo é algo conectado a nossa emoção, portanto vai além da funcionalidade, porque as pessoas se conectarão com seus produtos em um novo nível de significado.

E isso é algo que definitivamente os crochês e artesanatos tem o poder de fazer: construir significado na vida das pessoas.

Seu produto de crochê é muito mais do que um produto feito de fios – ele se torna a manifestação de crença daquele que o compra.

Faça isso pelos seus clientes, e por você: crie uma vida de mais significado para as pessoas. Se possível, adicione a história a sua etiqueta de forma personalizada, e então você vai perceber como seus produtos terão um alcance muito maior.

Aprenda a criar suas próprias bolsas de crochê! CLIQUE AQUI!

(25)

Já sabe vender: vamos criar!

Adorei criar este material para você, e especialmente porque eu acredito que a maioria das pessoas que trabalham com crochê e artesanato precisam aprender a valorizar as suas criações, e também merecem viver da sua arte, e conquistar valores dignos, além de vender muito. Através deste trabalho eu também compartilho um pouco da minha arte e da minha alegria, que é a criação de bolsas de crochê.

Existem linhas tradicionais de crochê – mas eu gosto de trabalhos mais modernos e contemporâneos, criando peças que realmente podem ser incorporadas e usadas no dia a dia, e por isso o meu interesse na criação de bolsas.

Agora, você pode aprender por conta própria, procurando os moldes na internet, investindo um bom tempo em encontrar os modelos que você mais vai gostar de fazer – e talvez nem os encontre!

E também existe a outra opção, que é de não perder tempo com buscas na internet, e focar diretamente na criação das peças que você vai poder vender para criar a renda extra que você deseja.

Foi a mesma escolha que eu tomei quando decidi apostar no curso de bolsas de crochê da Andréia Passote, que é o melhor e mais completo método que eu conheço sobre bolsas de crochê, abordando justamente este crochê elegante e moderno que eu amo!

Aproveite para conferir o vídeo de apresentação da Andréia, e eu tenho certeza que você também vai se encantar!

DESCUBRA COMO COMEÇAR A

FAZER BOLSAS EM CROCHÊ

Referências

Documentos relacionados

a) fundamenta-se em dois avanços essenciais do governo Juscelino Kubitscheck: a eficiente política de combate às disparidades regionais, o que garantiu um

Para envio da proposta para o cliente deve-se digitar o pedido e sair da tela após a digitação dos itens e NÃO clicar em finalizar proposta, ir até a tela CONSULTAR PROPOSTA e

— Severino retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposta,

Nos próximos slides nós lhe apresentaremos uma grande modalidade para incrementar suas vendas.. Para começar, vamos mostrar as

Para projetar, implementar e caracterizar o indutor externo deve-se desenvolver um processo de fabricação completo, incluindo as etapas de processos, a definição dos

Não obstante, propostas de financiamento para construção, ampliação, concluso, aquisição de equipamentos e reforma para unidades de atenção especializada (policlínica,

O objetivo do trabalho é propor um modelo matemático para a simulação numérica da propagação de poluentes na região saturada do solo, considerando os mecanismos de

Neste trabalho, estudamos a interação dos flavonoides, apigenina, naringenina e quercetina, com o óxido de grafeno afim de verificar se eles reduzem o GO para gerar grafeno,