• Nenhum resultado encontrado

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)"

Copied!
70
0
0

Texto

(1)
(2)

Micrômetro Confiável

Arco Afilado – uma característica original Starrett –

permite medições em canais estreitos e espaços apertados. É padrão na Starrett.

Graduações escalonadas, desenho avançado. Leitura

rápida de números nos micrômetros em polegadas. Todas as graduações numeradas para identificação positiva, rápida. Fácil de ler, com números e traços precisos, em preto, contra o acabamento cromo-acetinado.

Catraca para medições consistentes e para acelerar a

abertura e o fechamento do instrumento.

Tambor de fricção suave para pressão uniforme,

independente do “tato”.

ROSCAS EXTRA-DURAS COM EXTREMA PRECISÃO NO PASSO. Aço especial alto carbono proporciona roscas mais

duras, que são temperadas, estabilizadas e retificadas com

Desenho balanceado mais acabamento cromo acetinado

tornam o instrumento de fácil leitura e manuseio, além de resistente a oxidação, corrosão e desgaste.

Pontas de contato MICRO-LAPIDADAS COM ACABAMENTO “ESPELHADO”. Uma característica original Starrett que

assegura medições exatas. Disponíveis em metal duro ou em

Fácil de ler com números e traços precisos, em preto, contra

o acabamento cromo acetinado.

Trava Tipo Anel adequado ao uso – permite fixar o fuso em

(3)

Como Ajustar os Micrômetros Starrett

Os micrômetros Starrett raramente necessitam de ajuste, mas, em caso de eventual

necessidade, poderá ser feito em duas simples operações, como segue:

1. Se alguma folga aparecer na rosca do fuso, por desgaste

da porca após uso prolongado, primeiro afaste o tambor, coloque a chave de ajuste no rasgo da porca e aperte apenas o necessário para eliminar a folga. A ilustração mostra como isso pode ser feito com facilidade.

2. Após limpar cuidadosamente toda sujeira ou partículas

abrasivas das pontas de contato do encosto e do fuso, junte-as e coloque a chave de ajuste no pequeno rjunte-asgo do cilindro. Em seguida, gire o cilindro até que a linha de leitura coincida com a linha zero do tambor, como mostra a ilustração.

Um produto de qualidade e exatidão só é válido se for referenciado também por um padrão de qualidade e exatidão.

Todos os padrões Starrett para instrumentos de medição estão dentro ou excedem as especificações de exatidão e funcionamento de padrões nacionais e internacionais, e são rastreados pelo NIST (Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia).

A Starrett não pratica inspeção estatística por amostragem na sua linha de produção. Cada instrumento de medição é individualmente inspecionado.

Todos os micrômetros Starrett têm as cabeças micrométricas com a exatidão informada na tabela acima. Eventuais inexatidões em vista do tamanho do instrumento podem ser minimizadas se este for ajustado cuidadosamente pelo padrão, e as medições efetuadas na mesma posição e com pressão similar ao ajuste.

Padrões de Exatidão de Micrômetros Starrett (a não ser

que especificado de modo diferente na página do catálogo)

Faixa Resolução Exatidão

Mecânicos 25mm 0,01mm ±0,003mm 25mm 0,001mm ±0,003mm 1" 0,001" ±0,0001" 1" 0,0001" ±0,00005" Eletrônicos 25mm 0,001mm ±0,003mm 1" 0,00005" ±0,0001"

Dicas de Medição segundo Nossa

Experiência

É óbvia para todos a necessidade de se •

manter limpas tanto a peça a ser medida, como as pontas de contato do micrômetro. Para medições precisas e muito apertadas, •

o micrômetro deve ser ajustado a zero ou a um padrão, seja pelo “tato”, pelo tambor de fricção ou pela catraca, conforme o tipo de micrômetro que você estiver usando. A opção mais popular de micrômetro tem •

sido a de acionador com catraca, porque executa bem três funções: acelera a abertura e o fechamento, aplica pressão uniforme de catraca e permite usar o tambor pelo “tato” (sem usar a catraca). O acionador leva 50 voltas para abrir ou •

fechar completamente um micrômetro em milímetros, e 40 voltas para um micrômetro em polegadas.

Micrômetros grandes, de modo especial, •

devem ser ajustados a um padrão, na mesma posição em que serão usados – vertical ou horizontal, para minimizar qualquer flexionamento do arco. Muita velocidade na aproximação das •

pontas de contato do instrumento com a peça a ser medida resultará em uma medição errada.

Se o micrômetro for ajustado por um •

padrão plano, você poderá encontrar uma diferença de aproximadamente 0,0025mm (0,0001") quando medindo uma peça cilíndrica, porque nesse caso a mesma pressão estará sendo aplicada em um ponto ou linha de contato.

Micrômetro com ponta de contato em metal •

duro ou aço temperado é uma questão de escolha. Metal duro resiste mais, porém, muitos profissionais acham que podem obter melhor “tato” com pontas de aço finamente acabadas.

Micrômetro com proteção isolante é uma •

questão de preferência pessoal. Com o desenho bem balanceado do micrômetro Starrett não há necessidade de isolação. A isolação contra o calor das mãos é mais necessária, geralmente, em secções longas, como no caso de barras-padrão de regulagens.

(4)

Milímetro (0,002mm)

Micrômetros com nônios métricos graduados em 0,002mm são usados como aqueles graduados em centésimos de milímetro (0,01mm); exceto que uma leitura adicional em dois milésimos de milímetro é obtida da escala do nônio do cilindro.

O nônio consiste em cinco divisões no cilindro, as quais ocupam o mesmo espaço que nove divisões no tambor (Fig. B). Portanto, a diferença entre a largura de um dos cinco espaços no nônio e um dos nove espaços no tambor é de um quinto ou dois décimos de uma divisão no tambor, ou dois milésimos (0,002mm). Para ler um micrômetro em 0,002mm, primeiro obtenha a leitura de centésimo de milímetro (0,01mm). Em seguida, veja qual das linhas do nônio coincide com uma linha do tambor. Se for a linha marcada “2” adicione 0,002mm. Se for a linha marcada “4” adicione 0,004mm etc.

Milímetro (0,001mm)

Ler um micrômetro em 0,001mm é exatamente igual a ler um micrômetro em 0,002mm, exceto que há dez divisões no nônio ocupando o mesmo espaço que nove divisões no tambor (Fig. B). Portanto, a diferença entre a largura de um dos espaços no nônio e um dos nove espaços no tambor é um décimo de uma divisão no tambor, ou um milésimo (0,001mm). Primeiro, obtenha a leitura de centésimo de milímetro (0,01mm). Em seguida, veja qual das linhas no nônio coincide com uma linha no tambor. Se for a primeira linha, adicione 0,001mm à leitura. Se for a segunda linha adicione 0,002mm etc. Apenas uma em cada duas linhas do nônio é numerada em um micrômetro com leitura em 0,001mm devido à limitação de espaço.

FIGURA C – LEITURA 5,008mm

A graduação de 5mm no cilindro está visível . . . 5,000mm Nenhuma linha adicional do cilindro está visível . 0,000mm A linha de leitura no cilindro está entre zero

e a primeira linha no tambor, indicando que

uma leitura do nônio deve ser adicionada . . . ----A linha 8 no nônio é a única linha que coincide

com uma linha do tambor . . . 0,008mm A leitura do micrômetro é . . . 5,008mm

FIGURA C – LEITURA 5,005mm

A graduação de 5mm no cilindro está visível,

representando . . . 5,000mm Nenhuma linha adicional no cilindro está visível . 0,000mm A linha de leitura no cilindro está entre zero

e a primeira linha no tambor, indicando que

há uma leitura do nônio a ser adicionada . . . . ----A linha 5 no nônio é a única linha que coincide

com uma linha no tambor . . . 0,005mm A leitura do micrômetro é . . . 5,005mm CILINDRO FIG. B Leitura 5,000mm CILINDRO FIG. C Leitura 5,008mm TAMBOR TAMBOR FIG. A CILINDRO FIG. B Leitura 5,000mm CILINDRO FIG. C Leitura 5,005mm TAMBOR TAMBOR FIG. A

(0,01mm)

O passo da rosca é de meio milímetro (0,5mm). Uma volta do tambor avança a face da haste em direção à face do encosto, ou afasta-a dela, precisamente 0,5mm.

A linha de leitura no cilindro é graduada acima da linha em milímetros (1,0mm), sendo que cada quinta linha é numerada de 0 a 25. Cada milímetro está também dividido abaixo da linha de leitura em meio milímetro (0,5mm). São necessárias duas voltas no tambor para avançar a haste em 1mm.

A escala inclinada do tambor está dividida em cinqüenta partes iguais, cada linha representando 0,01mm e sendo todas as quintas linhas numeradas de 0 a 50. A rotação do tambor, a partir de uma dessas linhas para a próxima, move a haste longitudinalmente em 0,01mm. A rotação do tambor por duas linhas representa 0,02mm etc.

Para ler o micrômetro, some o número em milímetros e meios milímetros visíveis no cilindro com o número de centésimos de milímetro indicado pela graduação do tambor, que coincida com a linha de leitura do cilindro.

EXEMPLO:

A graduação de 5mm no cilindro está visível . . . 5,00mm Uma linha adicional de 0,5mm está visível no

cilindro . . . 0,50mm A linha 28 no tambor coincide com a linha de

leitura no cilindro, assim 28 x 0,01mm . . . = 0,28mm A leitura do micrômetro é . . . 5,78mm

LEITURA 5,78mm TAMBOR CILINDRO

(5)

FIGURA C – LEITURA 0,2507"

A linha “2” no cilindro está visível, representando . . 0,200" Há duas linhas adicionais visíveis, cada uma

representando 0,025" . . . . 0,050" A linha de leitura no cilindro está entre “0” e “1”

no tambor, indicando que uma leitura no

nônio deve ser adicionada . . . ----A linha "7" é a única linha de nônio que coincide

com uma linha do tambor, representando

7 x 0,0001" . . . = 0,0007" A leitura do micrômetro é . . . . 0,2507"

EXEMPLO:

A linha “1” no cilindro está visível, representando . . 0,100" Há 3 linhas adicionais visíveis, cada uma

representando 0,025"; 3 x 0,025" . . . = 0,075" A linha "3" no tambor coincide com a linha de

leitura no cilindro, cada linha representando

0,001"; 3 x .0,001" . . . = 0,003" A leitura do micrômetro é . . . 0,178" LEITURA 0,178" TAMBOR CILINDRO CILINDRO FIG. B Leitura 0,2500" CILINDRO FIG. C Leitura 0,2507" TAMBOR TAMBOR FIG. A

(0,001")

O passo da rosca do fuso é de 40 fios por polegada. Uma volta do tambor avança a ponta de contato em direção à ponta de encosto, ou afasta-a, precisamente 1/40" ou 0,025 de polegada.

A linha de leitura no cilindro está dividida em 40 partes iguais por linhas verticais que correspondem ao número de fios de rosca do fuso. Portanto, cada linha vertical designa 1/40" ou 0,025 de polegada. As linhas variam em comprimento para facilitar a leitura. Cada quarta linha, que é mais longa que as outras, indica centenas de milésimo. Por exemplo: a linha marcada “1” representa 0,100" e a linha marcada “2” representa 0,200" etc.

(0,0001")

Micrômetros Starrett graduados em décimos de milésimo de polegada têm leitura igual aos micrômetros graduados em milésimos, exceto que uma leitura adicional em décimos de milésimo é obtida em um nônio no cilindro. O nônio consiste de dez divisões no cilindro, as quais ocupam o mesmo espaço de nove divisões do tambor (Fig. B). Portanto, a diferença entre a largura de um dos dez espaços do nônio e um dos nove espaços do tambor é de um décimo de uma divisão do tambor ou um décimo de milésimo (0,0001").

Para ler um micrômetro graduado em décimos de milésimo obtenha primeiro a leitura de milésimos, em seguida veja qual das linhas do nônio coincide com uma linha do tambor. Se for a linha marcada “1” no cilindro, adicione um décimo de milésimo; se for a linha “2”, adicione dois décimos de milésimo etc.

A aresta inclinada do tambor está dividida em 25 partes iguais, cada linha representando 0,001", e todas elas numeradas consecutivamente. A rotação do tambor a partir de uma dessas linhas para a próxima move o fuso longitudinalmente 1/25 de 0,025" ou 0,001". A rotação do tambor por duas linhas representa 0,002" etc. Vinte e cinco divisões indicam uma revolução completa de 0,025" ou 1/40 de polegada.

Para ler um micrômetro em milésimos multiplique o número de divisões verticais visíveis no cilindro por 0,025" e some a isto o número de milésimos indicado pela linha do tambor, que coincide com a linha de leitura no cilindro.

(6)

Digitais

(com saída) Série 795

(sem saída) Série 796

0-100mm / 0-4"

Os micrômetros digitais Starrett séries 795 e 796 apresentam nível de proteção IP67 contra óleos solúveis, água, cavacos, pó e outros similares existentes no ambiente hostil das oficinas.

O 795 traz uma porta de saída para RS232 para transmissão de dados e trabalhos através do Sistema de Coleta de Dados Wireless DataSure®

da Starrett. O 796 tem todas as características do 795, exceto por não ter a referida saída.

Características e Especificações

Leitura digital LCD com números grandes •

7mm (0,275") de alto contraste Nível de proteção IP67 contra óleos •

solúveis, água, pó e partículas

Acabamento cromo-acetinado Starrett no •

tambor e cilindro graduado evita reflexos Arco balanceado e afilado para medições •

precisas e confortáveis

Tambor de fricção proporciona pressão •

uniforme

Fuso micrométrico extremamente duro e •

estável usinado em uma única peça Duas baterias de 3 volts acompanham os •

micrômetros para mais de um ano de uso normal

Micrômetros Externos Digitais com Saída 795

Faixa Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm / 1"

Micrômetro c/ trava, fricção, pontas de metal duro, tambor e cilindro graduado em milímetros e saída de dados, em estojo

795MEXFL-25 69077

25-50mm / 1-2" 795MEXFL-50 69078

50-75mm / 2-3" 795MEXFL-75 69079

75-100mm / 3-4" 795MEXFL-100 69080

Acessórios para Micrômetros Externos Digitais com Saída 795

Cabo blindado com 1m para a série 795 PT62680-1 62021 Cabo blindado com 2m para a série 795 PT62680-2 62022 Cabo blindado com 3m para a série 795 PT62680-3 62023 Adaptador dos cabos 62680 com RS232 PT61768 66454 Transmissor DataSure® 1500-3A-2N 12531

Duas baterias de 3V CR2032 PT99492 65650 Nota: Os micrômetros podem ser fornecidos, sob encomenda, com graduação em polegadas no tambor e

Pontas de contato de metal duro lapidadas •

Desligamento automático após 20 minutos •

de uso

Conversão automática milímetros/ •

polegadas

Botão para retenção da medida •

Série 795 tem saída de dados para RS232 •

como também para o Sistema de Coleta de Dados Wireless DataSure® Starrett

Possibilidade de zerar o instrumento •

em qualquer posição do tambor, bem como retenção e retorno à leitura zero do micrômetro

Resolução: 0,001mm (0,00005") •

Exatidão: ±0,002mm (±0,0001") •

(7)

Todos micrômetros digitais 795 e 796 têm proteção IP67 contra líquidos refrigerantes, água, cavacos e poeira.

Um número IP é composto de dois números, o primeiro referente à proteção contra partículas sólidas e o segundo contra líquidos.

Primeiro número 6: Totalmente protegido contra poeira.

Segundo número 7: Protegido contra o efeito de imersão entre 15cm e 1m.

IP67

IP67

Micrômetros Externos Digitais sem Saída 796

Faixa Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm Micrômetro c/ trava, fricção, pontas de metal duro, tambor e cilindro graduado em milímetros s/ saída de dados, em estojo 796MXFL-25 69084

Acessórios para Micrômetros Externos Digitais sem Saída 796

Duas baterias de 3V CR2032 PT99492 65650 Todos micrômetros 796 vêm com estojo de proteção.

(8)

(sem saída) Série 3732

0-25mm / 0-1"

Micrômetro externo com plenas funções eletrônicas e características •

exclusivas

Grande mostrador LCD digital de alto contraste e tamanho ideal, fácil •

de ler, reduzindo erros

Graduado na forma convencional em milímetros •

Arco com atraente acabamento preto corrugado, evita reflexos •

Tambor e cilindro com acabamento cromo acetinado Starrett, evita •

reflexos

Desenho balanceado do arco, torna a medição fácil e precisa •

Trava tipo anel recartilhado, para aperto rápido e seguro •

Tambor de fricção suave para uma pressão uniforme •

Diâmetro do fuso micrométrico e da ponta de encosto de 6,35mm •

(0,250")

Arco com desenho afilado para uso em canais estreitos ou espaços •

apertados

Fuso em uma só peça, extremamente duro e estável •

Pontas de contato de metal duro microlapidadas •

Especificações dos Micrômetros Externos Digitais 733 e 3732

Descrição Milímetro Polegada

Resolução até 100mm / 4" 0,001mm 0,00005" Resolução acima de 100mm / 4" 0,001mm 0,0001"

Exatidão* ±0,003mm ±0,0001"

* Exatidões acima de 25mm - 1" dependem ao padrão de ajuste uma vez que os componentes, tanto mecânicos como digitais, são os mesmos em todas as faixas.

Micrômetros Externos 3732 com Graduação em Milímetros no Tambor e Cilindro*

Faixa Resolução Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm / 0-1" 0,001mm 0,00005" 3732MEXFL-25 12274 25-50mm / 1-2" 3732MEXFL-50 12275 50-75mm / 2-3" 3732MEXFL-75 12276 75-100mm / 3-4" 3732MEXFL-100 12277 100-125mm / 4-5" 0,0001" 3732MEXFL-125 12278 125-150mm / 5-6" 3732MEXFL-150 12279

Acessórios para Micrômetros Externos Digitais 3732

Duas baterias 3V CR2032 PT99492 65650

Arco com desenho afilado para uso em canais estreitos ou espaços Fuso em uma só peça, extremamente duro e estável

Pontas de contato de metal duro microlapidadas

Acompanha uma bateria comum CR2032 de 3V para mais de um ano •

de uso normal

Desligamento automático após 30 minutos sem uso •

Conversão instantânea milímetro/polegada •

Botão HOLD para reter a medição •

Possibilidade de zerar o instrumento em qualquer posição •

Botão de pré-ajuste PRESET para instalar leituras em qualquer •

(9)

(com saída) Série 733

0-600mm / 0-24"

As mesmas características da série 3732, além da saída para •

transmissão de dados através de cabo tradicional ou para o Sistema de Coleta de Dados Wireless DataSure® Starrett através do

transmissor correspondente

Acessórios para Micrômetros Digitais com Saída 733

Descrição Nº Catálogo Nº EDP

Estojo de Luxo para 733MEXFL-25 949 63874 Cabo para Interface com Computador IBM (RS232C) PT61963 66636 Adaptador do Cabo PT22938 para RS232C IBM PT61768 66454 Cabo Blindado para Módulo 761 e Adaptador PT61768 PT22938 64059 Bateria de 3 Volts Comum CR2450N

Micrômetros Digitais Externos 733 com Graduação em Milímetros no Tambor e Cilindro*

Faixa Resolução Nº Catálogo Nº EDP

0 - 25mm 0 - 1" 0,001mm 0,00005" 733MEXFL-25 65440 25 - 50mm 1 - 2" 733MEXFLZ-50 65441 50 - 75mm 2 - 3" 733MEXFLZ-75 66079 75 - 100mm 3 - 4" 733MEXFLZ-100 66080 100 - 125mm 4 - 5" 0,0001" 733MEXFLZ-125 66081 125 - 150mm 5 - 6" 733MEXFLZ-150 66082 150 - 175mm 6 - 7" 733MEXFLZ-175 66083 175 - 200mm 7 - 8" 733MEXFLZ-200 66084 200 - 225mm 8 - 9" 733MEXFLZ-225 66085 225 - 250mm 9 - 10" 733MEXFLZ-250 66086 250 - 275mm 10 - 11" 733MEXFLZ-275 66087 275 - 300mm 11 - 12" 733MEXFLZ-300 66088 300 - 325mm 12 - 13" 733MEXFLZ-325 66089 325 - 350mm 13 - 14" 733MEXFLZ-350 66090 350 - 375mm 14 - 15" 733MEXFLZ-375 66091 375 - 400mm 15 - 16" 733MEXFLZ-400 66092 400 - 425mm 16 - 17" 733MEXFLZ-425 66093 425 - 450mm 17 - 18" 733MEXFLZ-450 66094 450 - 475mm 18 - 19" 733MEXFLZ-475 66095 475 - 500mm 19 - 20" 733MEXFLZ-500 66096 500 - 525mm 20 - 21" 733MEXFLZ-525 66097 525 - 550mm 21 - 22" 733MEXFLZ-550 66098 550 - 575mm 22 - 23" 733MEXFLZ-575 66099 575 - 600mm 23 - 24" 733MEXFLZ-600 66100 Fornecidos com padrão à exceção do 0-25mm / 1".

* Disponíveis também com graduação normal em polegada no tambor e cilindro. Para encomendas, elimine as letras “ME” do número de catálogo e substitua a medida em milímetro pela correspondente em polegada. Exemplo: 733XFL-1 em lugar de 733MEXFL-25.

Micrômetros Digitais Externos 733 com Graduação em Milímetros no Tambor e Cilindro* Micrômetro 733 com

(10)

Série 436.1M

0-150mm

Os mais populares micrômetros de precisão usados por profissionais •

experientes em todo o mundo São exatos, resistentes e fáceis de usar •

Têm fuso e ponta de encosto com diâmetro de 6,35mm (0,250") •

Veja nas páginas seguintes listagem de estojos e barras-padrão

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e resiste à •

ferrugem

Cilindro de desenho avançado, com linhas escalonadas e algarismos •

distintos, para leitura precisa e fácil

Fácil de Manusear

Desenho balanceado do arco e do tambor assegura fácil manuseio •

Trava tipo anel recartilhado, para fixação rápida e fácil •

Tambor de fricção suave para pressão uniforme, ou combinação de •

catraca e acionador, para ajuste mais rápido e pressão uniforme Arco com forma afilada, para uso em canais estreitos e espaços •

apertados

Precisão e Longa Vida

Precisão e Longa Vida

Arco de aço, rígido, inteiriço, com nervuras para resistência extra nos •

tamanhos até 150mm (6")

Fuso inteiriço, extremamente duro e estável •

Pontas de contato microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil •

Micrômetros Externos Série 436.1M

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm

0,01mm

Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro 436.2MXRL-25 68049 25-50mm

Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro e Barra-Padrão em Estojo 436.1MXRLSZ-50 67500 50-75mm 436.1MXRLSZ-75 67501 75-100mm 436.1MXRLSZ-100 67502 100-125mm 436.1MXRLSZ-125 67503 125-150mm 436.1MXRLSZ-150 67504 0-25mm 0,001mm

Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro V436.2MXRL-25 68051 25-50mm

Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro e Barra-Padrão em Estojo V436.1MXRLSZ-50 67523 50-75mm V436.1MXRLSZ-75 67524 75-100mm V436.1MXRLSZ-100 67525 100-125mm V436.1MXRLSZ-125 67526 125-150mm V436.1MXRLSZ-150 67527

(11)

Série 436M

150-600mm

Estes micrômetros têm o mesmo desenho balanceado dos tamanhos menores, porém proporcional. Eles têm fuso e ponta de encosto com diâmetro de 7,6mm (0,300"), para facilitar o uso em peças maiores.

Estes tamanhos têm todas as características dos micrômetros com faixa de 0 a 150mm (0-6") da série 436.1, exceto que:

Arco rígido e estável de ferro fundido •

especial com perfurações para maior leveza, e nervurados para maior resistência e estabilidade

Micrômetros Externos Série 436M

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

150-175mm

0,01mm Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro e Barra-Padrão em Estojo

436MXRLSZ-175 67505 175-200mm 436MXRLSZ-200 67506 200-225mm 436MXRLSZ-225 67507 225-250mm 436MXRLSZ-250 67508 250-275mm 436MXRLSZ-275 67509 275-300mm 436MXRLSZ-300 67510 300-325mm 436MXRLSZ-325 67511 325-350mm 436MXRLSZ-350 67512 350-375mm 436MXRLSZ-375 67513 375-400mm 436MXRLSZ-400 67514 400-425mm 436MXRLSZ-425 67515 425-450mm 436MXRLSZ-450 67516 450-475mm 436MXRLSZ-475 67517 475-500mm 436MXRLSZ-500 67518 500-525mm 436MXRLSZ-525 67519 525-550mm 436MXRLSZ-550 67520 550-575mm 436MXRLSZ-575 67521 575-600mm 436MXRLSZ-600 67522

(12)

Micrômetros Externos Série 436.1

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo

0-1"

0,001"

Com Trava, Catraca e Pontas de

Metal Duro 436.1XRL-1 1-2"

Com Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro e Barra-Padrão em Estojo 436.1XRLSZ-2 68003 2-3" 436.1XRLSZ-3 68011 3-4" 436.1XRLSZ-4 68018 4-5" 436.1XRLSZ-5 68024 5-6" 436.1XRLSZ-6 68030 6-7"

Com Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro 436XRL-7 51698 7-8" 436XRL-8 51726 8-9" 436XRL-9 51754 9-10" 436XRL-10 51782 10-11" 436XRL-11 51810 11-12" 436XRL-12 51838 12-13"

Com Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro e Barra-Padrão em Estojo 436XRLZ-13 51871 13-14" 436XRLZ-14 51872 14-15" 436XRLZ-15 51873 15-16" 436XRLZ-16 51874 16-17" 436XRLZ-17 51875 17-18" 436XRLZ-18 51876 18-19" 436XRLZ-19 51877 19-20" 436XRLZ-20 51878 20-21" 436XRLZ-21 51879 21-22" 436XRLZ-22 51880 22-23" 436XRLZ-23 51881 23-24" 436XRLZ-24 51882 0-1" 0,0001"

Com Trava, Catraca e Pontas de

Metal Duro T436.1XRL-1 67997 1-2"

Com Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro e Barra-Padrão em Estojo T436.1XRLSZ-2 68005 2-3" T436.1XRLSZ-3 68013 3-4" T436.1XRLSZ-4 68019 4-5" T436.1XRLSZ-5 68025 5-6" T436.1XRLSZ-6 68031 6-7"

Com Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro T436XRL-7 51702 7-8" T436XRL-8 51730 8-9" T436XRL-9 51758 9-10" T436XRL-10 51786

Série 436.1

0-6"

As mesmas características básicas de desenho dos modelos em milímetros.

Nº Catálogo Nº EDP

67994

Barras-Padrão para Micrômetros Externos Série 436

Faixa Descrição Nº Catálogo Nº EDP

6-7" Barra-Padrão de Ajuste de 6" para micrômetros 234B-6 51027 7-8" Barra-Padrão de Ajuste de 7" para micrômetros 234B-7 51029 8-9" Barra-Padrão de Ajuste de 8" para micrômetros 234B-8 51031 9-10" Barra-Padrão de Ajuste de 9" para micrômetros 234B-9 51033 10-11" Barra-Padrão de Ajuste de 10" para micrômetros 234B-10 51035 11-12" Barra-Padrão de Ajuste de 11" para micrômetros 234B-11 51037 12-13" Barra-Padrão de Ajuste de 12" para micrômetros 234B-12 51039 13-14" Barra-Padrão de Ajuste de 13" para micrômetros 234A-13 50993 14-15" Barra-Padrão de Ajuste de 14" para micrômetros 234A-14 50995 15-16" Barra-Padrão de Ajuste de 15" para micrômetros 234A-15 50997 16-17" Barra-Padrão de Ajuste de 16" para micrômetros 234A-16 50999 17-18" Barra-Padrão de Ajuste de 17" para micrômetros 234A-17 51001 18-19" Barra-Padrão de Ajuste de 18" para micrômetros 234A-18 51003 19-20" Barra-Padrão de Ajuste de 19" para micrômetros 234A-19 51005 20-21" Barra-Padrão de Ajuste de 20" para micrômetros 234A-20 51007 21-22" Barra-Padrão de Ajuste de 21" para micrômetros 234A-21 51009 22-23" Barra-Padrão de Ajuste de 22" para micrômetros 234A-22 51011 23-24" Barra-Padrão de Ajuste de 23" para micrômetros 234A-23 51013

Coldre e Estojos para Micrômetros Externos

Descrição Nº Catálogo Nº EDP

Coldre de Couro para Micrômetro de 0-1" 914 64165 Estojo para Micrômetro de 6-7" 930 55276 Estojo para Micrômetro de 7-8" 931 55277 Estojo para Micrômetro de 8-9" 932 55278 Estojo para Micrômetro de 9-10" 933 55279

(13)

Padrões, em Fino Estojo de

Proteção Série S436M

0-600mm

Recomendados para mecânicos, oficinas automotivas e de usinagem, ferramentarias, departamentos de inspeção e onde quer que a calibração exija um diversificado número de medições. Todos os jogos vêm em fino estojo de proteção, que mantém os micrômetros e padrões juntos, para pronta utilização.

Veja nas páginas anteriores a relação de micrômetros da Série 436 que compõem os jogos, para melhores informações.

Jogos de Micrômetros S436.1M

Faixa Resolução Descrição Descrição do Jogo Nº Catálogo Nº EDP

0-75mm 0,01mm

Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro

Cada Jogo contém:

3 Micrômetros de 25 a 75mm com Dois Padrões (S234MC), em Estojo (955).

S436.1MAXRLZ 68068

0,001mm SV436.1MAXRLZ 68069

0-100mm 0,01mm Cada Jogo contém:4 Micrômetros de 25 a 100mm com Três Padrões (S234MD), em Estojo (936). S436.1MBXRLZ 68071

0,001mm SV436.1MBXRLZ 68072

0-150mm 0,001mm Cada Jogo contém:6 Micrômetros de 25 a 150mm com Cinco Padrões (S234ME), em Estojo (956). S436.1MCXRLZ 68074

0,001mm SV436.1MCXRLZ 68075

Jogos de Micrômetros S436M

0-300mm 0,01mm

Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro

Cada Jogo contém:

12 Micrômetros de 25 a 300mm com Onze Padrões (S234MG), em Estojo (938). S436MEXRLZ 52014 150-300mm 0,01mm Cada Jogo contém:6 Micrômetros de 175 a 300mm com Seis Padrões (S234MF), em Estojo (937). S436MDXRLZ 64461

300-600mm 0,01mm Cada Jogo contém:12 Micrômetros de 325 a 600mm com Doze Padrões (S234MJ), em Estojo

(14)

Padrões, em Fino Estojo de

Proteção Série S436

0-24"

Recomendados para mecânicos, oficinas automotivas e de usinagem, ferramentarias, departamentos de inspeção e onde quer que a calibração exija um diversificado número de medições. Todos os jogos vêm em fino estojo de proteção, que mantém os micrômetros e padrões juntos, para pronta utilização.

Veja nas páginas anteriores a relação de micrômetros da Série 436 que compõem os jogos, para melhores informações.

Jogos de Micrômetros S436.1M

Faixa Resolução Descrição Descrição do Jogo Nº Catálogo Nº EDP

0-3" 0,001"

Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro

Cada Jogo contém:

3 Micrômetros de 1" a 3" com Dois Padrões (S234C), em Estojo (955).

S436.1AXRLZ 68036

0,0001" ST436.1AXRLZ 68037

0-4" 0,001" Cada Jogo contém:4 Micrômetros de 1" a 4" com Três Padrões (S234D), em Estojo (936). S436.1BXRLZ 68040

0,0001" ST436.1BXRLZ 68041

0-6" 0,001" Cada Jogo contém:6 Micrômetros de 1" a 6" com Cinco Padrões (S234E), em Estojo (956). S436.1CXRLZ 68044

0,0001" ST436.1CXRLZ 68045

Jogos de Micrômetros S436M

0-12" 0,001"

Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro

Cada Jogo contém:

12 Micrômetros de 1" a 12" com Onze Padrões (S234G), em Estojo (938).

S436EXRLZ 52012

0,0001" ST436EXRLZ 52030

6-12" 0,001" Cada Jogo contém:6 Micrômetros de 7" a 12" com Seis Padrões (S234F), em Estojo (937). S436DXRLZ 64463

0,0001" ST436DXRLZ 64465

(15)

Micrômetros Externos

Série 232

0-13mm / 0-1/2"

Estes micrômetros têm 13mm (1/2") de faixa e são similares aos micrômetros “topo-de-linha” da Série 230. A ponta de encosto e o fuso têm diâmetro de 5mm (0,200").

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e •

resiste à ferrugem

Cilindro de desenho arrojado, com linhas escalonadas e •

números distintos para legibilidade precisa e fácil Prática tabela de equivalentes decimais nos micrômetros •

em polegada

Fácil Manuseio

Arco e tambor de desenho balanceado, proporciona fácil •

manuseio e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação rápida e segura •

Combinação de catraca e acionador, para pressão •

uniforme e ajuste mais rápido

Arco com desenho anatômico, de forma afilada, para uso •

em canais estreitos ou espaços apertados

Precisão e Longa Vida

Arco rígido, inteiriço, de aço forjado •

Fuso inteiriço extremamente duro e estável •

Pontas de contato microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil •

Micrômetros Externos

Micrômetros

Micrômetros

Micrômetros

Externos

Série 230

0-25mm / 0-1"

Esta é o topo de linha dos

micrômetros de precisão, usado por profissionais habilidosos no mundo inteiro. O diâmetro do fuso e da ponta de encosto foi dimensionado em 6mm (0,235") para alcançar lugares que a maioria dos micrômetros não pode atingir.

Legibilidade, Precisão e Longa

Vida

Iguais aos da série 232, •

acrescidas de números para leitura rápida e todos os milésimos numerados nos modelos em polegadas

Fácil Manuseio

Iguais aos da série 232, acrescidos da opção pelo tambor de fricção •

suave para pressão uniforme, ou a combinação catraca e acionador, para pressão uniforme e ajuste mais rápido

Micrômetros Externos Série 232

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-13mm 0,002mm Com Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro

V232MXRL 64231

0-1/2" 0,0001" T232XRL 50968

Estojo de Proteção para Micrômetros Série 232

Estojo para Micrômetros de 13mm (1/2") 921 55213

Micrômetros Externos Série 230

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm 0,001mm

Trava, Catraca e Pontas de Metal

Duro V230MXRL 56017

Trava, Tambor de Fricção e Pontas

de Metal Duro V230MXFL 56016

0-1" 0,0001"

Trava, Catraca e Pontas de Metal

Duro T230XRL 50944

Trava, Tambor de Fricção e Pontas

de Metal Duro T230XFL 50947

Estojo de Proteção para Micrômetros Série 230

Estojo para Micrômetros de 25mm (1") 910 55397 Nota: Fornecidos também com pontas de contato de aço temperadas a ±63HRC e microlapidadas. Para encomendas, tirar a letra “X” do número de catálogo.

(16)

Série 2M, 2

25-50mm / 1-2"

Estes micrômetros de 50mm (2") de faixa são parentes próximos dos micrômetros “topo-de-linha” da Série 230.

O fuso e a ponta de encosto têm diâmetro de 6mm (0,235"), para alcançar locais que outros micrômetros não podem atingir.

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e resiste à •

ferrugem

Cilindro de desenho avançado com linhas escalonadas e •

algarismos distintos, para leitura precisa e fácil

Prática tabela de equivalentes decimais nos modelos em polegada •

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do tambor assegura fácil manuseio •

e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação rápida e segura •

Opção de tambor de fricção suave, para pressão uniforme, ou •

a combinação de catraca e acionador, para pressão uniforme e ajuste mais rápido

Arco de forma afilada, para uso em canais estreitos e locais •

apertados

Precisão e Longa Vida

Arco rígido, inteiriço, de aço forjado •

Fuso inteiriço extremamente duro e estável •

Pontas de contato microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil •

Padrão de ajuste fornecido com os micrômetros •

Micrômetro Externo com Extensão

Nº 2MA, 2A

0-50mm / 0-2"

Este micrômetro é uma versão modificada o micrômetro Nº 2M e Nº 2, pois inclue a extensão para aumentar sua faixa de medição de 25-50mm (1-2") para 0-50mm (0-2").

Fácil e rapidamente adaptável à ponta de encosto do micrômetro, basta apertar o parafuso de trava para executar a modificação. A extensão é temperada, retificada e lapidada. Acabamento cromo-acetinado evita reflexos.

Micrômetros Externos Série 2M e 2

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

25-50mm 0,01mm Trava, Catraca, Padrão de Ajuste de 25mm Nº 2MG e Pontas de Metal Duro

2MXRL 50026

0,001mm V2MXRL 63793

1-2" 0,0001"

Trava, Catraca, Padrão de Ajuste de 1" Nº 2G e

Pontas de Metal Duro T2XRL 50024 Trava, Tambor de Fricção,

Padrão de Ajuste de 1"

Nº 2G e Pontas de Metal Duro T2XFL 50025

Micrômetros Externo com Extensão Série 2MA, 2A

0-50mm 0,01mm Trava, Catraca e Padrão de Ajuste de 25mm Nº 2MG 2MARL 50029 0-2" 0,001" Trava, Catraca e Padrão de Ajuste de 1" Nº 2G 2ARL 50027

Estojo para Micrômetros

(17)

Isoladores no Arco

Nº 231M, 231

0-25mm / 0-1"

Série 444

0-150mm

Micrômetros ligeiramente mais pesados, com isoladores térmicos montados em ambos os lados do arco. O fuso e a ponta de encosto foram dimensionados em 6,35mm (0,250").

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, •

evita reflexos e ferrugem

Desenho avançado do cilíndro graduado, •

com linhas de comprimentos diferenciados e alternados, e números nítidos para legibilidade precisa e fácil

Todos os milésimos numerados quando em •

polegadas

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do •

tambor assegura fácil manuseio e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação •

rápida e segura, na série 231

Trava tipo alavanca, para fixação rápida e •

segura, na série 444

Uma combinação catraca e acionador, para •

pressão uniforme e ajustes mais rápidos Arco de forma afilada, para uso em canais •

estreitos ou espaços apertados

Precisão e Longa Vida

Arco rígido, em uma só peça de aço forjado •

Fuso em uma só peça extremamente dura •

e estável

Pontas de contato microlapidadas •

Ajuste fácil e rápido •

Micrômetros com Isoladores no Arco 231M, 231

Faixa

0-25mm

0-1" 0,0001"

Estojo para Micrômetros

Fino Estojo para Micrômetros 231

Micrômetros com Isoladores no Arco Série 444

Faixa Resolução Descrição Nº EDP

0-25mm

0,01mm Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro em Estojo

11980 25-50mm 11981 50-75mm 444MXRL-75 11982 75-100mm 444MXRL-100 11983 100-125mm 444MXRL-125 11984 125-150mm 444MXRL-150 11985

lados do arco. O fuso e a ponta de encosto foram

Acabamento cromo-acetinado Starrett, Desenho avançado do cilíndro graduado, com linhas de comprimentos diferenciados e alternados, e números nítidos para legibilidade precisa e fácil

Todos os milésimos numerados quando em

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do tambor assegura fácil manuseio e melhor Trava tipo anel recartilhado, para fixação Trava tipo alavanca, para fixação rápida e

Micrômetros com Isoladores no Arco 231M, 231

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0,001mm Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro V231MXRL 63969

0,0001" Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro T231XRL 63967

Estojo para Micrômetros

Fino Estojo para Micrômetros 231 942 55961

Micrômetros com Isoladores no Arco Série 444

Nº Catálogo Nº EDP

444MXRL-25 444MXRL-50 444MXRL-75 444MXRL-100

(18)

Aço Inoxidável

Nº 1230M, 1230

0-25mm / 0-1"

Micrômetros de

Aço Inoxidável

Nº 1212M, 1212

25-50mm / 1-2"

Estes micrômetros são feitos em aço inoxidável, para uso sob condições ambientais e em operações adversas.

Legibilidade

Aço inoxidável com acabamento acetinado, •

evita reflexos e é resistente a ferrugem e manchas

Cilindro de desenho avançado com linhas •

escalonadas e algarismos distintos, para leitura precisa e fácil

Prática tabela de equivalentes decimais nos •

micrômetros em polegada

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do tambor •

assegura fácil manuseio

Trava tipo anel recartilhado, para fixação •

rápida e segurag

Combinação de catraca e acionador para •

pressão uniforme e ajuste mais rápido Arco de forma afilada, para uso em canais •

estreitos e espaços apertados

Precisão e Longa Vida

Arco rígido inteiriço de aço forjado •

Fuso inteiriço, extremamente duro e estável •

(o coração da nossa exatidão) Pontas de contato de metal duro •

Ajuste rápido e fácil •

Micrômetros de Aço Inoxidável Nº 1230

Faixa Resolução Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm 0,001mm Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro V1230MXRL 64263 0-1" 0,001" Trava, Catraca e Pontas de Metal Duro 1230XRL 53196

0,0001" T1230XRL 53197

Micrômetros de Aço Inoxidável Nº 1212

25-50mm 0,001mm Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro, Padrão de Ajuste V1212MXRL 64264 1-2" 0,001" Trava, Catraca, Pontas de Metal Duro, Padrão de Ajuste 1212XRL 53178

0,0001" T1212XRL 53179

Estojos para Micrômetros

Fino Estojo para micrômetros de 25mm (1") 910 55397 Fino Estojo para micrômetros de 50mm (2") 912 55399 Micrômetros de 0-25mm / 1" fornecidos em estojo.

(19)

com Pontas

Intercambiáveis

Série 224

0-600mm / 0-24"

Versatilidade incomum e uma larga faixa de medição tornam o Micrômetro Starrett cromo-acetinado, da Série 224, muito popular nas oficinas mecânicas ou de consertos de automóveis, e em todas as aplicações que requeiram micrômetros práticos.

Cada micrômetro vem acompanhado de uma série de pontas intercambiáveis, permitindo, assim, usar toda a sua capacidade com incrementos de 25mm (1"), em um só micrômetro. São fornecidas chaves apropriadas para os ajustes necessários.

Estes micrômetros grandes têm fuso e ponta de encosto de 7,6mm (0,300") de diâmetro, para facilitar o uso em peças maiores.

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, •

evita reflexos e resiste à ferrugem Cilindro de desenho avançado, com linhas •

escalonadas e algarismos distintos, para leitura precisa e fácil

Tambor de grande diâmetro com •

algarismos distintos

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do •

tambor assegura fácil manuseio e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação •

rápida e segura

Combinação de catraca e acionador, para •

pressão uniforme e ajuste rápido

Exatidão e Longa Vida

Arco rígido e estável de ferro fundido com •

perfurações apropriadas para maior leveza, nervurado para resistência e estabilidade Fuso inteiriço extremamente duro e estável •

Pontas de encosto intercambiáveis •

Pontas de contato temperadas a ±63HRC e •

microlapidadas

Ajuste rápido e fácil do cilindro •

Micrômetros com Pontas Intercambiáveis Série 224

Faixa Resolução Barras-Padrão Nº 234 Fornecidas Com Trava e Catraca, em Estojo Nº Catálogo Nº EDP 0-100mm 0,01mm 25, 50, 75mm 224MAARLZ 50771 50-150mm 50, 75, 100, 125mm 224MARLZ 50773 150-300mm 150, 175, 200, 225, 250, 275mm 224MGRLZ 50777 300-400mm 300, 325, 350, 375mm 224MDRLZ 50781 400-500mm 400, 425, 450, 475mm 224MERLZ 50783 500-600mm 500, 525, 550, 575mm 224MJRLZ 50785 0-4" 0,001" 1", 2", 3" 224AARLZ 50770 2-6" 2", 3", 4", 5", 6 224ARLZ 50772 6-9" 6", 7", 8" 224BRLZ 50774 6-12" 6", 7", 8", 9", 10", 11" 224GRLZ 50776 9-12" 9", 10", 11" 224CRLZ 50778 12-16" 12", 13", 14", 15" 224DRLZ 50780 16-20" 16", 17", 18", 19" 224ERLZ 50782 20-24" 20", 21", 22", 23" 224JRLZ 50784

(20)

Digitais com Pontas

Intercambiáveis

Série 714 (com saída)

0-600mm / 0-24"

Este micrômetro é semelhante ao da Série 224, com a diferença de possuir mostrador eletrônico digital e as seguintes características e vantagens:

Legibilidade

Mostrador digital LCD de alto •

contraste e tamanho ideal. É fácil de ler e reduz os erros

Resolução 0,001mm e 0,0001" •

Graduado também na forma •

convencional em milímetros ou polegadas Acabamento preto corrugado, evita reflexos •

no arco

Acabamento cromo-acetinado Starrett no •

tambor e cilindro, evita reflexos

Exatidão e Longa Vida

Bateria 3V fornecida para energia garantida •

por mais de um ano em condições normais de uso

Desligamento automático após 30 minutos •

sem uso

Desempenho com Função Plena

Conversão instantânea milímetro/polegada •

O modelo “ME” é ligado no modo métrico •

após a instalação de nova bateria Botão de fixação de medidas •

Possibilidade de zerar o instrumento em •

qualquer ponto

Possibilidade de reter e retornar à leitura no •

ponto zero do micrômetro

Botão de pré-ajuste para fixar qualquer •

leitura em qualquer posição

Capacidade de estabelecer limites máximo •

e mínimo de tolerância

Saída para processadores de CEP Starrett •

SPC-Plus e computadores IBM compatíveis Fácil acesso ao Sistema de Coleta de •

Dados Wireless DataSure® Starrett

Digitais com Pontas

Série 714 (com saída)

mostrador eletrônico digital e as seguintes

contraste e tamanho ideal. É fácil de

convencional em milímetros ou polegadas Acabamento preto corrugado, evita reflexos

Micrômetro Digital Série 714 com Tambor e Cilindro com Graduação Convencional em Milímetros*

Faixa Resolução Nº Catálogo Nº EDP

0-100mm 0-4" 0,001mm 0,00005" 714MEAAFLZ 66108 50-150mm 2-6" 0,0001" 714MEAFLZ 66109 150-300mm 6-12" 714MEGFLZ 66111 300-400mm 12-16" 714MEDFLZ 66112 400-500mm 16-20" 714MEEFLZ 66113 500-600mm 20-24" 714MEJFLZ 66110

* Fornecidos também com tambor e cilindro com graduação convencional em polegada. Para encomendas, elimine as letras “ME” do número de catálogo.

Informativo sobre Cabos

Descrição Nº Catálogo Nº EDP

Cabo para Interface com Computador IBM (RS232C) PT61963 66636 Adaptador do Cabo PT22938 para RS232C IBM PT61768 66454 Cabo Blindado para Módulo 761 e Adaptador PT61768 PT22938 64059

Bateria de 3 Volts Nº CR2450N PT61120 65446

(21)

Tubular com Pontas

Intercambiáveis Série 724

300 -1500mm / 12-60"

Micrômetros para medição de maior precisão em peças de GRANDES dimensões externas. Propiciam equilíbrio, “tato” sensível, fácil manuseio e menor esforço de medição devido ao seu avançado desenho tubular. Os arcos são construídos em aço especial e adequados à exata especificação tubular do projeto, soldados por um processo cuidadosamente controlado. Isto produz uma levíssima estrutura tubular oca, de extrema rigidez e coeficiente padrão de dilatação.

Graças às pontas intercambiáveis, a Série 724 é muito apropriada a calibrações diversificadas, propiciando uma larga faixa de medições em incrementos de 1".

A cabeça micrométrica é grande e bem balanceada, com ponta de encosto e fuso de 0,300" de diâmetro e maior superfície de apoio na rosca.

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e •

resiste à ferrugem

Cilindro de desenho avançado com linhas escalonadas e •

algarismos distintos, para leitura precisa e fácil Tambor de grande diâmetro com algarismos distintos •

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do tambor, para fácil •

manuseio e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação rápida e segura •

Exatidão e Longa Vida

Arco de desenho tubular oco combinando leveza e rigidez •

Fuso inteiriço extremamente duro (±63HRC) e estável •

Pontas intercambiáveis para medições diversificadas •

Padrões sólidos com cabos isolantes •

Superfícies de contato microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil do cilindro •

É aconselhável que estes micrômetros sejam ajustados •

com os padrões na posição aproximada (vertical ou horizontal) em que serão usados.

Não recomendamos resolução de 0,0001" nestes micrômetros.

Tamanhos maiores, pontas de contato de metal duro podem ser fornecidos sob encomenda especial.

Micrômetro Tipo Arco Tubular com Pontas Intercambiáveis Série 724M

Faixa Resolução Barras-Padrão Fornecidos Com Trava, em Estojo Nº Catálogo Nº EDP

300-450mm

0,01mm 300, 325, 350, 375, 400, 425mm 724MLZ-450 64318 450-600mm 450, 475, 500, 525, 550, 575mm 724MLZ-600 64319

Micrômetro Tipo Arco Tubular com Pontas Intercambiáveis Série 724

12-18" 0,001" 12", 13", 14", 15", 16", 17" 724LZ-18 52994 18-24" 18", 19", 20", 21", 22", 23" 724LZ-24 52995 24-30" 25", 27", 29" 724LZ-30 52996 30-36" 31", 33", 35" 724LZ-36 52997 36-42" 37", 39", 41" 724LZ-42 52998 42-48" 43", 45", 47" 724LZ-48 52999 48-54" 49", 51", 53" 724LZ-54 53000 54-60" 55", 57", 59" 724LZ-60 53001 Nota: Chaves de ajuste acompanham cada instrumento, em estojo.

(22)

Tubular com Pontas

Fixas Série 736

300-750mm / 12-30"

Este micrômetro, fornecido por encomenda especial, é similar ao da Série 724. Todas as características são idênticas, exceto pela ponta de contato que é fixa, sendo fornecido com incrementos de 1" de 12" a 30".

Pedidos pelo número de catálogo e faixa ao nosso Departamento de Pedidos Especiais. Exemplo: Nº 736LZ-28 (encomendando um micrômetro de 27-28" com trava e barras-padrão, em fino estojo de proteção).

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, •

evita reflexos e resiste à ferrugem Cilindro de desenho avançado, com linhas •

escalonadas e algarismos distintos, para leitura precisa e fácil

Tambor de grande diâmetro com algarismos •

distintos

Fácil Manuseio

Desenho balanceado do arco e do tambor, •

assegurando fácil manuseio e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação •

rápida e fácil

Exatidão e Longa Vida

Arco de desenho tubular oco combinando •

leveza e rigidez

Fuso inteiriço extremamente duro e estável •

Pontas de contato temperadas a ±63HRC e •

microlapidadas

Ajuste rápido e fácil do cilindro •

Barras-Padrão nº 234 fornecidos com os •

micrômetros

Micrômetro Ultra-Leve com Arco

Tipo “C”

Micrômetro para diâmetros, com estrutura de alumínio tipo colmeia, pesando cinco vezes menos do que os arcos sólidos. A unidade ao lado tem pontas intercambiáveis para uma faixa de 36-48". O micrômetro é usado como calibrador de boca com relógio para definir uma dimensão nominal, ou como micrômetro comparador. A cabeça micrométrica com resolução de 0,0001" e 0,005" no relógio comparador assegura leituras rápidas e precisas.

Os ULTRA-LEVES estão disponíveis sob consulta, para diâmetros internos e externos de 24"-72" e podem ser projetados com garganta de até 72" de profundidade, para medição de espessuras.

(23)

Micrômetros Externos

Nº 3206

EDP 68917

Este suporte converte micrômetros •

externos em um robusto micrômetro de bancada, para inspeção seriada de pequenas peças

Muito útil também como prática morsa •

de bancada ou como dispositivo para montagens

Os mordentes são duas sapatas de nylon, •

substituíveis e não giratórias, sendo uma com junção esférica para garantir fixação perfeita em superfícies irregulares O cabeçote basculante permite •

posicionamento a até 45° da perpendicular, em qualquer direção

Trava positiva na base •

Dimensões da base – comprimento •

160mm (6.5/16"), largura 84mm (3.5/16"), espessura 20mm (3/4")

Capacidade de fixação da cabeça •

basculante – espessura 16mm (5/8"), profundidade da garganta 25mm (1") Destinado a todos os micrômetros externos •

(24)

Cabeça Micrométrica

que Acelera a

Medição

Arco de micrômetro especialmente desenhado para acesso ao diâmetro interno de uma peça de formato incomum, equipado com Cabeça Micrométrica de Ajuste Rápido Starrett Nº 204. Este instrumento aumenta a velocidade com que as medidas são tomadas. O acionamento de um botão no tambor permite que o fuso deslize ao longo do seu eixo para qualquer posição dentro da sua faixa. O alívio do botão engata novamente a rosca do fuso, e a rotação do tambor é usada então para o ajuste final da medição. A Cabeça Micrométrica Nº 204 pode ser montada em arcos projetados para atender aplicações específicas. Cotações e um croqui do instrumento e suas aplicações poderão ser fornecidos. Basta enviar um desenho do produto com as cotas assinaladas para a nossa fábrica em Itu.

A Starrett pode fabricar micrômetros extra-grandes, como este Especial Nº 724, de construção tubular, faixa de 1800-1950mm (72-78"), com pontas intercambiáveis.

Micrômetro Especial

Tubular Nº 725 de

Garganta Profunda

Com pontas deslizantes, intercambiáveis, e trava tipo alavanca, profundidade 190mm (7.1/2") e faixa 0-150mm (0-6").

Micrômetro Especial Nº 436 com

Micrômetro Especial Nº 436 com

relógio comparador. Capacidade

relógio comparador. Capacidade

75-100mm (3-4"). Outras bitolas

75-100mm (3-4"). Outras bitolas

também disponíveis.

também disponíveis.

Micrômetros Externos para

Aplicações Especiais

No decorrer de sua história, The L.S. Starrett Company tem fabricado uma grande quantidade de ferramentas manuais e instrumentos para milhares de clientes e muitos tipos diferentes de indústrias. Nesta página e na seguinte estão exemplos típicos de instrumentos especiais Starrett. Estas páginas mostram instrumentos para aplicações especiais que fabricamos como itens regulares, porque são usados comumente na indústria.

As atividades da manufatura de instrumentos especiais são coordenadas por um engenheiro de vendas para produtos especiais, que acompanha cada pedido, do momento de sua chegada à fábrica até que o despacho seja efetuado. Informações completas de manufatura, bem como orientação de engenharia, estão à disposição.

Convidamos os clientes a apresentar desenhos e especificações para cotação, enviando-os para o Departamento Técnico Comercial da Starrett.

(25)

Série 220

0-50mm / 0-2"

Este micrômetro tem desenho e patente mantidos pela Starrett. Atende a uma larga variedade de medições impossíveis de se obter com micrômetros comuns, tais como: medidas de paredes de tubos, paredes cilíndricas de um furo ou de um canal para uma aresta e muitos locais de difícil acesso, espessuras de cabeças de parafusos, comprimentos de saliências etc.

A característica mais interessante deste micrômetro é que pontas de contato adicionais de várias formas podem ser feitas, e muitas dessas pontas não precisam ser temperadas para aquele “trabalho especial”. Este micrômetro pode ser fornecido com resolução de 0,0001", porém nós recomendamos 0,001" ou 0,01mm para leituras mais fáceis e precisas. A Starrett, com seus anos de experiência, recomenda tal medida porque as pontas, nesse tipo de instrumento, não são escoradas pelo arco como nos micrômetros regulares, e podem sofrer ligeiras curvaturas.

Fácil Manuseio

O desenho balanceado do arco e do tambor assegura fácil manuseio •

e melhor legibilidade

Trava tipo anel recartilhado, para fixação rápida e segura •

Escolha de tambor de fricção suave para uma pressão uniforme, ou •

a combinação de catraca e acionador para uma pressão uniforme e ajuste mais rápido

As pontas intercambiáveis são rigidamente presas no arco tipo morsa •

e rapidamente intercambiadas por um simples ajuste do parafuso de fixação

Duas pontas temperadas são fornecidas – uma ponta cilíndrica de •

aproximadamente 3mm (0,120") de diâmetro e uma outra chata, de aproximadamente 3mm (0,125") de largura e 1,5mm (0,060") de espessura

Ponta de contato em “V”, para medir espessuras de cabeças de •

parafusos e comprimentos de saliências, disponível separadamente Acomoda pontas de contato especiais, de até 8mm (5/16") de •

espessura

Pode ser usado como calibrador de altura removendo-se o mordente •

da morsa

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e resiste à •

ferrugem

Cilindro de desenho avançado, com linhas escalonadas e algarismos •

distintos, para leitura precisa e fácil

Algarismos de leitura fácil – todos os milésimos numerados nos •

instrumentos em polegadas

Exatidão e Longa Vida

Arco rígido inteiriço de aço forjado •

Fuso inteiriço, extremamente duro e estável •

Pontas de contato temperadas a ±63HRC e microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil •

Micrômetro com exatidão de ±0,005mm ou ±0,0002" •

Micrômetros Multi-Anvil com Pontas Cilíndrica e Chata Série 220

Trava e Catraca Trava e Tambor de Fricção Faixa Resolução Nº Catálogo Nº EDP Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm 0,01mm 220MXRL-25 65050

0-1" 0,001" 220XRL-1 66430 220XFL-1 50746 Fino estojo para 25mm/1" 220ZZ-1 55209

Micrômetros Multi-Anvil Série 220 com Pontas Cilíndrica e Chata e Barra-Padrão Nº 234

25-50mm 0,01mm 220MXRL-50 66434

1-2" 0,001" 220XRL-2 66432 220XFL-2 66433 Fino estojo para 50mm/2" 220ZZ-2 55210

(26)

(com saída) Nº 790

0-25mm / 0-1"

Este micrômetro é semelhante ao da nossa Série 220, exceto por ser eletrônico digital e ter as seguintes características e vantagens extras.

Legibilidade

O grande mostrador digital LCD de alto contraste e •

tamanho ideal é de fácil leitura e reduz erros Resolução 0,001mm e 0,00005"

Graduado na forma convencional em milímetros ou •

polegadas

Acabamento preto corrugado no arco, evita reflexos •

Acabamento cromo-acetinado Starrett no tambor e no cilindro – evita •

reflexos

Exatidão e Longa Vida

Bateria 3V fornecida para suprimento confiável de energia para mais •

de um ano, em utilização normal

Desligamento automático após 30 minutos sem uso •

Este micrômetro tem exatidão de ±0,005mm ou ±0,0002" •

Desempenho com Função Plena

Conversão instantânea milímetro / polegada •

O modelo “ME” é ligado no modo métrico após a instalação de nova •

bateria

Botão de RETENÇÃO da medida •

Possibilidade de zerar o instrumento em qualquer posição •

Possibilidade de reter e retornar ao zero da leitura de referência do •

micrômetro

Botão de pré-ajuste para instalar leitura em qualquer posição •

Capacidade de estabelecer limites mínimo e máximo de tolerância •

Saída para processadores de CEP Starrett SPC-Plus e computadores •

IBM compatíveis

Fácil acesso ao Sistema de Coleta de Dados Wireless DataSure

• ®

Starrett

Este micrômetro é semelhante ao da nossa Série 220, exceto por ser eletrônico digital e ter as seguintes características e vantagens extras.

Micrômetros Digitais Multi-Anvil Nº 790 com Graduação em Milímetros no Tambor e Cilindro*

Descrição Nº Catálogo Nº EDP

Faixa de 0-25mm / 0-1" em Caixa Apropriada, com

Pontas Esférica e Chata 790MEAFL-25 66071 Ponta em V para os Nos 220 e 790 PT13017 71399

Cabo para Interface com Computador IBM (RS232C) PT61963 66636 Adaptador do Cabo PT22938 para RS232C IBM PT61768 66454 Cabo Blindado para Módulo 761 e Adaptador PT61768 PT22938 64059 Bateria de 3 Volts Comum Nº CR2450N

* Fornecido também com tambor e cilindro com graduações convencionais em polegadas. Para encomendas, o número de catálogo é 790AFL-1, EDP 64048.

(27)

Metálicas Série 222

0-25mm / 0-1"

Estes micrômetros alcançam pontos distantes da borda da chapa metálica em direção ao centro. Também para outros trabalhos de medição, em que seja necessário um micrômetro de arco profundo. Ponta de encosto esférica nos micrômetros de 25mm (1") proporciona um único ponto de contato para calibrações mais precisas; ponta de encosto plana também disponível. Os micrômetros de 13mm (1/2") têm acabamento cromo-acetinado nos arcos; os micrômetros de 25mm (1") têm acabamento preto corrugado.

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e resiste à •

ferrugem

Cilindro de desenho avançado com linhas escalonadas e algarismos •

distintos, para leitura precisa e fácil

Prática tabela de equivalentes decimais nos micrômetros em •

polegadas

Fácil Manuseio

O desenho balanceado do arco e do tambor assegura fácil manuseio •

e melhor legibilidade

Combinação de catraca e acionador, para pressão uniforme e ajuste •

mais rápido

Trava tipo anel recartilhado para fixação rápida e segura (nos •

modelos 13mm e 1/2")

Exatidão e Longa Vida

Arco inteiriço de aço forjado e nervurado, para maior resistência e •

estabilidade

Fuso inteiriço, extremamente duro e estável •

Pontas de contato microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil do cilindro •

222AXR-1

222RL-1/2

Micrômetros para Chapas Metálicas Série 222 com Arco de 50mm de Profundidade (Faixa 0-13mm)

Faixa Resolução Ponta deEncosto Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-13mm 0,01mm Plana Trava e Catraca 222MRL-13 50758

Arco de 150mm de Profundidade (Faixa 0-25mm)

0-25mm 0,01" Esférica Catraca e Pontas de Metal Duro 222MAXR-25 66435

Plana 222MBXR-25 66436

Arco de 2" de Profundidade (Faixa 0-1")

0-1/2" 0,001" Plana Trava, Catraca e Pontas de Metal

Duro 222XRL-1/2 50757

Arco de 6" de Profundidade (Faixa 0-1")

0-1" 0,001" Esférica Catraca e Pontas de Metal Duro 222AXR-1 50762

Plana 222BXR-1 50763

Estojo para Micrômetros para Chapas Metálicas Série 222 (Faixa 0-25mm)

(28)

Metálicas com saída Nº 764

0-25mm / 0-1"

Este micrômetro é o mesmo da nossa Série 222, porém com mostrador digital eletrônico e disponível apenas na faixa de 25mm (1"). Ponta de encosto esférica propicia um único ponto de contato, para calibração mais precisa; encosto plano também disponível. As mesmas características do Nº 222 exceto as seguintes:

Legibilidade

Grande mostrador digital LCD de alto contraste e tamanho ideal. É de •

fácil leitura e reduz erros Resolução 0,001mm e 0,00005" •

Graduados na forma convencional em milímetros ou polegadas •

Atrativo acabamento preto corrugado no arco, evita reflexos •

Acabamento cromo-acetinado Starrett no tambor e no cilindro •

Exatidão e Longa Vida

Bateria 3V fornecida para suprimento confiável de energia para mais •

de um ano, em utilização normal

Desligamento automático após 30 minutos sem uso •

Funcionamento com Função Plena

Conversão instantânea milímetro / polegada •

O modelo “ME” é ligado no modo métrico após a instalação de nova •

bateria

Botão de RETENÇÃO da medida •

Possibilidade de zerar o instrumento em qualquer posição •

Possibilidade de reter e retornar ao zero da leitura de referência do •

micrômetro

Botão de pré-ajuste para instalar qualquer leitura em qualquer •

posição

Capacidade de estabelecer limites mínimo e máximo de tolerância •

Saída para processadores de CEP Starrett SPC-Plus e computadores •

IBM compatíveis

Fácil acesso ao Sistema de Coleta de Dados Wireless DataSure

• ®

Starrett

Micrômetros Digitais para Chapas Metálicas com Arco de 150mm/6" de Profundidade e Graduação em Milímetros no Tambor e Cilindro

Descrição Nº Catálogo Nº EDP

Faixa de 0-25mm / 0-1", com Pontas de Metal Duro, Ponta

de Encosto Esférica em Caixa Apropriada 764MEAXFL 66446

Informativo sobre Cabos para Micrômetros Série 764

Cabo para Interface com Computador IBM (RS232C) PT61963 66636 Adaptador do Cabo PT22938 para RS232C IBM PT61768 66454 Cabo Blindado para Módulo 761 e Adaptador PT61768 PT22938 64059 Bateria de 3 Volts Comum Nº CR2450

(29)

Micrômetros para Tubos Série 569

0-25mm / 0-1"

Para medir espessuras de paredes de tubos e outras peças com paredes cilíndricas. E também para fazer medições partindo de um furo até uma aresta (observe as bitolas mínimas de furos na tabela). Com “meio” arco inteiriço de acabamento liso em esmalte preto.

Legibilidade

Acabamento cromo-acetinado Starrett, evita reflexos e resiste à •

ferrugem

Cilindro de desenho avançado com linhas escalonadas e algarismos •

distintos para leitura precisa e fácil

Prática tabela de equivalentes decimais nos micrômetros em •

polegadas

Fácil Manuseio

O desenho balanceado do arco e do tambor assegura fácil manuseio •

e melhor legibilidade

Exatidão e Longa Vida

Arco inteiriço de aço nervurado, para resistência e estabilidade •

Fuso inteiriço, extremamente duro e estável •

Pontas de contato microlapidadas •

Ajuste rápido e fácil •

Micrômetros para Tubos Série 569

Micrômetro Digital para Tubos

com saída Nº 769

0-25mm / 0-1"

Este micrômetro é semelhante ao da nossa Série 569, exceto por ser

Este micrômetro é semelhante ao da nossa Série 569, exceto por ser

digital eletrônico e ter as seguintes características e vantagens extras:

Legibilidade

O grande mostrador digital LCD de alto contraste e tamanho ideal é •

de fácil leitura e reduz erros Resolução 0,001mm e 0,00005" •

Graduado na forma convencional em milímetros ou polegadas •

Atrativo acabamento preto corrugado no arco – evita reflexos •

Acabamento cromo-acetinado Starrett no tambor e no cilindro – evita •

reflexos

Exatidão e Longa Vida

Bateria de 3V fornecida para suprimento confiável de energia para •

mais de um ano, em utilização normal

Desligamento automático após 30 minutos sem uso •

Desempenho com Função Plena

Conversão instantânea milímetro / polegada •

O modelo “ME” é ligado no modo métrico após a instalação de nova •

bateria

Botão de RETENÇÃO da medida •

Possibilidade de zerar o intrumento em qualquer posição •

Possibilidade de reter e retornar ao zero da leitura de referência do •

micrômetro

Botão de pré-ajuste para instalar leitura em qualquer posição •

Capacidade de estabelecer limites mínimo e máximo de tolerância •

Saída para processadores de CEP Starrett SPC-Plus e computadores •

IBM compatíveis

Fácil acesso ao Sistema de Coleta de Dados Wireless DataSure

• ® Starrett

Micrômetros para Tubos Série 569 (Faixa 0-25mm)

Faixa Resolução Bitola Mínima do Furo Descrição Nº Catálogo Nº EDP

0-25mm 0,01mm 4,8mm Com Ponta de Metal Duro 569MAXP 66438

9,5mm 569MBXP 66440

Micrômetros para Tubos Série 569 (Faixa 0-1")

0-1" 0,001" 3/16" Com Ponta de Metal Duro 569AXP 66437

3/8" 569BXP 66439

Fino Estojo para Micrômetros Série 569

Micrômetros Digitais para Tubos com Graduação em Milímetros no Tambor e Cilindro

Descrição Nº Catálogo Nº EDP

Faixa de 0-25mm / 0-1" com Ponta do Fuso em Metal Duro

em Caixa Apropriada 769MEAXFL 66448

Informações sobre Cabos para Micrômetros Digitais para Tubos

Cabo para Interface com Computador IBM (RS232C) PT61963 66636 Adaptador do Cabo PT22938 para RS232C IBM PT61768 66454 Cabo Blindado para Módulo 761 e Adaptador PT61768 PT22938 64059

Referências

Documentos relacionados

South of Bonang, VIC foram as que extraíram mais potássio do solo, seguidas das procedências 5 Km NE Yarrangobilly, NSW, Mt Mee-Sellins Rd, QLD, São Francisco de Paula, RS e 13,2

eletronicamente pela Receita Municipal para documentar as operações de prestação de serviços. Ela substitui a nota fiscal de serviço convencional, emitida por meio de papel

Técnicas de rotina e especiais para citologia e histologia1. Técnicas de imuno- histoquímica e

RESUMO: Neste artigo busco apresentar as ideias que permeiam meu projeto de doutorado, cujo objetivo principal é compreender a utilização das Tecnologias Digitais

de ensayo en régimen nominal (Compresor) MBP R-22 R-134a Temperatura ambiente / Ambient temperature / Temperatura ambiente 35°C 32,2°C Temperatura de retorno na sucção do compressor

A literatura espanhola desde os anos sessenta, setenta até os dias atuais / La literatura española desde los años sesenta a nuestros

Nomeia definitivamenle Evarisio José Adriano, Professor Primário Auxiliar do 6.° Escalão, colocado na Escola Primária BG n.° 6003 — Dr. António Agostinho Neto, Município

A DIRETORA GERAL PRO-TEMPORE DO CAMPUS IBIRUBÁ, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições legais e de acordo