• Nenhum resultado encontrado

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O PAPEL DOS CONSELHEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL ALTINA CASTELO BRANCO BARROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O PAPEL DOS CONSELHEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL ALTINA CASTELO BRANCO BARROS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O PAPEL DOS CONSELHEIROS NA ESCOLA MUNICIPAL “ALTINA CASTELO BRANCO BARROS”

Francisca Gardênia de Jesus Pereira Universidade Federal do Piauí – UFPI francisca_gardenia@hotmail.com

Lucineide Maria dos Santos Soares Mestra em Educação e Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI ladyluci-maria@hotmail.com

GT1 – Política e gestão da educação básica

Introdução

O Projeto Político Pedagógico é um documento que norteia as ações da escola para formar sua identidade, para isso, faz-se necessário haver a participação de uma gestão democrática dentro da escola que contará com a participação de um órgão colegiado representado pelos segmentos que compõe a escola e a comunidade local: o Conselho Escolar. Este, sendo um instrumento de decisões coletivas que visa melhorias através de uma gestão democrática, deve participar ativamente do Projeto Político Pedagógico/PPP. Com isto esta pesquisa traz a baila o estudo do Projeto Político Pedagógico e o papel dos conselheiros em sua construção, trazendo como foco estudar como se efetiva ou não o Projeto Político Pedagógico frente à atuação do Conselho Escolar da Escola Municipal “Altina Castelo Branco Barros”, localizada na zona urbana desta Capital.

Objetivos

O objetivo geral desse trabalho consiste em analisar a materialidade do Projeto Político Pedagógico em consonância com o papel desempenhado pelo Conselho Escolar da Escola Municipal “Altina Castelo Branco Barros”, no município de Teresina, estado do Piauí, localizada na zona urbana. Além disso, tem como objetivos específicos, verificar como os

(2)

conselheiros percebem o PPP na escola, analisar a efetividade do PPP e investigar a atuação dos conselheiros.

Metodologia

Na intenção de analisar o Projeto Político Pedagógico/PPP da escola e a atuação do Conselho Escolar na construção/atualização do mesmo, foram discutidos o conceito e importância do PPP e do Conselho Escolar. Para a construção da análise sobre o PPP e do Conselho Escolar, foi indispensável a realização de leituras bibliográficas. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista através de questionários com questões abertas, o qual foi respondido por um conselheiro de cada seguimento: uma diretora, um funcionário, uma professora e uma mãe. Não sendo aplicada a estudante por serem de faixa etária de 5 a 7 anos e, não ter representante desse segmento. O procedimento utilizado para representação das informações obtidas em campo foi feita em tabelas, tendo por finalidade, organizar as falas dos sujeitos. Realizou-se ainda, a observação participante nas reuniões entre a gestão e o Conselho Escolar para dar mais suporte a situação estudada nesta pesquisa.

Referencial Teórico

O Projeto Político Pedagógico/PPP busca melhorar a qualidade do ensino nas escolas, sua construção deve ser coletiva. Nele são agrupados os objetivos, metas e aspirações que a escola pretende alcançar ao longo de um período e que deve ser revisado/atualizado anualmente e não deixado de lado como apenas um documento burocrático e obrigatório que a escola deve ter. Para Batista e Santos (2015, p. 30), “é importante que a escola não tenha o PPP apenas como mais um documento que fica engavetado e que se abstém no presente. Defini-lo como ferramenta facilitadora no processo da construção do conhecimento é fundamental”. Para que ocorra uma gestão democrática em que haja a participação da comunidade, tanto escolar quanto local, foram criados os Conselhos Escolares com representantes desses dois segmentos. Assim, eles discutem, decidem e deliberam assuntos que envolvem o contexto escolar, tanto financeiro quanto pedagógico e ainda devem participar da construção do PPP da escola. Sobre isso, a autora discorre:

(3)

A função do Conselho Escolar é orientar e ter o poder de decidir sobre todas as etapas de decisões e deliberações no processo de desenvolvimento da escola, que envolvem os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros. Este espaço dentro da escola deve funcionar como mecanismo de participação, de maneira que proporcione a todos os seus integrantes direito de voz e voto sobre todos os acontecimentos dentro da escola, sendo como exemplo bem claro a participação da construção do projeto político-pedagógico, norteador da escola e de outras decisões que venham contribuir com a qualidade da instituição escolar. (SANTOS, 2012, p. 90).

Nesta perspectiva, quanto mais presente forem os conselheiros na democratização da escola, mais fortalecido serão coletivamente em sua participação quanto na tomada de decisões e poderão debater claramente os objetivos e valores que contribuirão no processo de elaboração do PPP, acompanhando e sugerindo melhorias de ações no projeto da escola.

Resultados Obtidos

O Conselho Escolar desta escola é constituído pelos seguintes segmentos: 01 diretor, 04 docentes, 02 administrativos e 04 pais ou responsáveis. Foi observado que há a participação do Conselho Escolar nas reuniões e deliberações, e que estão documentadas na ata do conselho. Possui um Estatuto com normas e regulamentos atualizado. As reuniões ordinárias são mensais e as reuniões extraordinárias acontecem quando há necessidade. A participação dos conselheiros se dá com boa frequência, logo a direção avisa com antecedência sobre reuniões para deliberarem sobre os assuntos de interesse da comunidade escolar. Observou-se que a gestão da escola trabalha de forma clara e transparente, tentando inserir uma gestão democrática participativa e que há a parceria entre a comunidade e a escola, pois a gestão trabalha de forma a inserir os pais em seus projetos objetivando a melhoria da qualidade do ensino oferecido. A maioria dos sujeitos que compõe o Conselho possuem uma visão bem definida sobre o que é o PPP e que ele visa melhorias na escola, provocando mudanças para a qualidade da mesma. Buscando verificar a efetividade do PPP na escola pelo olhar dos conselheiros, verificou-se que apenas o segmento mãe não tem uma compreensão vasta do que é um Projeto Político Pedagógico e nem qual o resultado que ele promove dentro da escola. De acordo com o quadro abaixo, observamos as seguintes falas:

(4)

QUAL A EFETIVIDADE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA?

CONSELHEIRO RESPOSTA

Gestora A efetividade do projeto está em vivenciar no cotidiano escolar o que está proposto, o que de fato representa a realidade da escola. Professora Acredito que podemos defini-lo como sendo efetivo cerca de

90%.

Funcionária A efetividade do projeto político pedagógico é reconhecer a necessidade de mudança a serem realizados.

Mãe Protege, melhora, contribui com o Estado o caráter do projeto da professora.

Quadro 2. Fonte: Pesquisa de Campo 2016.

Um colegiado que se faça presente na escola pode e deve usar esse meio para trabalhar em conjunto com a comunidade escolar para melhorar a qualidade da educação. Como os Conselhos Escolares foram criados para dar voz aos anseios da sociedade para a melhoria da mesma, foi feita a seguinte pergunta, como mostra no quadro abaixo:

PARA VOCÊ, QUAL A IMPORTÂNCIA E FINALIDADE DO CONSELHO ESCOLAR, E COMO FOI FEITO SEU INGRESSO A PARTICIPAR COMO

CONSELHEIRO?

CONSELHEIRO RESPOSTA

Gestora O Conselho é importante por ter poder deliberativo e ser formado por todos os segmentos: docentes, discentes, pais e administrativo, com o compromisso de ajudar e contribuir para o bom funcionamento da escola. É um órgão de importante na tomada de decisões. O meu ingresso no conselho é por ser gestora e o diretor é o presidente nato do órgão, ou seja, do conselho. Professora O conselho escolar é um órgão formado por representantes de

(5)

todos os segmentos da escola. É importante para tomada de decisões e acompanhamento da utilização dos recursos que a escola recebe. Meu ingresso no conselho se deu a convite feito pela diretora.

Funcionária Tem como objetivo possibilitar uma construção coletiva e reconhecimento da realidade escolar a ser realizada de progressões e do contexto no qual ela está inserida do diagnóstico da necessidade de mudanças. Fui ingressa por reuniões e pela eleição.

Mãe Para organizar o controle de aluno, bolsa família. Muito bom! Na reunião de pais a diretora me chamou e perguntou se eu gostaria de participar do Conselho Escolar e eu aceitei.

Quadro 3. Fonte: Pesquisa de Campo 2016.

Nota-se, novamente na fala da mãe, que ela não tem conceito definidos sobre determinados assuntos na escola. Quanto ao seu ingresso no Conselho este se deu através de convite. Logo, muitos pais se esquivam em participar de projetos voltados à escola por alegarem trabalhar e não terem tempo de ir às reuniões na escola. Através das observações realizadas, nota-se uma boa frequência por parte dos conselheiros nas reuniões e tomadas de decisões na escola. A equipe gestora se preocupa em inserir os pais na vida escolar. Pedem sempre opiniões sobre os assuntos relacionados ao cultural e pedagógico da escola. Muitos deles ainda são tímidos e não entendem determinados assuntos, mais tentam participar como podem dessa democracia. Santos (2012) ressalta que os Conselhos Escolares além de decidirem e deliberarem sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras, esse colegiado representa um espaço de inovação, discussão, decisão e construção de ações que promovam suprir as necessidades educativas, e através da participação do Conselho Escolar ocorrer a gestão democrática.

(6)

A partir da convivência na Escola Municipal Altina Castelo Branco Barros com a gestora e com parte dos membros do Conselho Escolar, sujeitos que nortearam essa pesquisa, e através de observações feitas e de participações na vivência diária desta escola, nota-se que os conselheiros têm suas funções definidas e as tomadas de decisões são compartilhadas e deliberadas coletivamente envolvendo os sujeitos que dela participam e que os mesmo possuem entendimentos a respeito de seu papel e que alguns conselheiros tem compreensão sobre a importância do Projeto Político Pedagógico dentro da escola. O documento de regimento interno do Conselho Escolar está atualizado. O Projeto Político Pedagógico será reformulado esse ano envolvendo os conselheiros e professores da escola. Os conselheiros têm suas funções definidas e as tomadas de decisões são compartilhadas e deliberadas coletivamente envolvendo os sujeitos que dela participam. A equipe gestora trabalha de forma a inserir uma gestão democrática na escola, porém, ainda centraliza certas atribuições administrativas, mas proporciona espaços e momentos em que envolve a participação do Conselho Escolar para tomada de decisões e sugestões referente a questões pedagógicas, administrativas e financeiras.

Referências

AGUIAR, Maria Ângela da S. Conselhos escolares: Espaço de cogestão da escola. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 173-183, jan./jun. 2009. Disponível em:

<http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/110/299> Acesso em: 31/01/2016.

BATISTA, Elysangela Maria Simões. SANTOS, Samai Serique dos. ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: uma experiência em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Alenquer/PA. In: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.). GESTÃO DEMOCRÁTICA e Projeto Político Pedagógico. – 1. ed. – Curitiba, PR: CRV, 2015. p. 27-40.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselhos Escolares: Democratização da Escola e Construção da Cidadania 1. Brasília, 2004. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/consescol/ce_cad1.pdf> Acesso em: 13.01.2016. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselho Escolar, gestão democrática da

(7)

educação e escolha do diretor 5. Brasília, 2004. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/consescol/ce_cad5.pdf> Acesso em: 13.01.2016. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de Dezembro de 1996, Brasília: MEC. Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 08/02/2016.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br>ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em: 09/02/2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. - 5. ed. – Goiânia: Alternativa, 2004.

LUZ, Liliene Xavier. Conselhos escolares: cidadania, participação e gestão democrática na educação? Teresina: EDUFPI, 2000.

SANTIAGO, Lucicleide Batista. LIMA, Glaucilene Sebastiana Nogueira. AGUIAR, Maria Sousa. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ação coletiva pela organização do trabalho educativo. In: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Org.). GESTÃO DEMOCRÁTICA e

Projeto Político Pedagógico. – 1. Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2015. p. 41-53.

SANTOS, Ana Vitória de Carvalho. Da gestão democrática à autonomia da escolar. – 1. ed. – Teresina: Fundação Quixote, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. O que é o projeto político-pedagógico (PPP). 2011. Entrevista concedida a Noemia Lopes. Revista Gestão Escolar, edição 011, p. 2, dezembro 2010/janeiro2011. Título original: PPP na prática. Disponível em:

http://www.gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml?page=1 Acesso em 31/01/2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. – 14. ed. – Campinas: Papirus, 2002.

VIEIRA, Ediane Maria Rego. GOERGEN, Pedro. COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO MECANISMO DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA. IN: ______ (Org.). GESTÃO DEMOCRÁTICA e Projeto

Referências

Documentos relacionados

Projeto político-pedagógico da escola e gestão democrática trazem intencional- mente em seus termos a articulação e o significado postulados para a construção dos marcos

Este artigo tem como objetivo a problematização dos condicio- nantes sócio-históricos da gestão participativa e democrática da escola no Brasil e o Projeto Político-Pedagógico

 Reconhecer, dada uma reta paralela a um plano , que o plano definido pela reta e pelo pé da perpendicular traçada de um ponto de para é perpendicular ao plano , que os pontos

Para se candidatar ao programa Lean Enterprise, os candidatos devem concluir o Virtual Assessment of Lean User Experience (VALUE), um guia que irá fornecer informações

As técnicas entrevistadas apresentaram algumas sugestões que consideram importantes para a melhoria da Proposta da Escola Cabana para a educação infantil, tais como, uma

Neste intuito, os objetivos dessa sondagem de campo, realizada a partir de um questionário distribuído a cinco professores, é perceber de que forma as escolas estaduais de Ensino

Este estudo teve como objetivo analisar o processo do gestor escolar escolhido de forma democrática e as relações com o projeto político-pedagógico contribui para a melhoria

Novamente os resultados mostram que o impacto sobre a estratificação é mais forte com uma grande contribuição fluvial e sem ressaca, justamente a condição onde a cunha salina