• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

1

º

,

2

º E

3

º ANO

| Epifania do Senhor

(2)

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. A cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside e são necessários 2 leitores. Se a criança já souber ler, sugere-se que seja ela presidir. Se não, preside um adulto, mas procurando envolver a criança o mais possível.

Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte oração é rezada por todos ao mesmo tempo (se necessário, recite-se com mais calma ou por partes para a criança repetir):

Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer, para a Vossa glória, o bem do mundo e a minha própria santificação.

Então, quem preside explica o sentido da celebração:

Hoje, no nosso Cantinho da Oração em família, vamos falar sobre os três reis magos e vamos rezar com eles. Quem são estes homens? São pessoas que estudavam muito, sobretudo olhando para as estrelas e lendo a Bíblia, viviam no Oriente e viveram um dia visitar Jesus. Porquê? Porque viram uma estrela especial no céu, uma estrela que lhes chamou a atenção e que se mexia. Então, os reis magos resolveram seguir essa estrela, para ver onde ela os levaria. E a estrela, que era iluminada por Deus, levou-os até Jesus!

(3)

Quando iam a caminho do sítio onde Jesus tinha nascido, os reis magos visitaram o palácio do rei Herodes. Achavam eles que, sendo Jesus um rei, certamente teria nascido num palácio. E perguntaram a Herodes pelo novo rei, acabado de nascer. Herodes de nada sabia. E, sendo um rei muito mau, ficou assustado com a notícia – ele é que era o rei e nunca iria deixar que outra pessoa ocupasse o seu lugar. Mas acabou por indicar o caminho aos magos. Vamos escutar.

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico (repete-se duas vezes):

Senhor, Tu és a Luz que ilumina a terra inteira. Tu és a luz que ilumina a minha vida!

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (Mt 2, 1-12).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:

(4)

«Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O».

Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Palavra da salvação.

R. Glória a Vós, Senhor.

Segue-se o Salmo Responsorial.

Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra.

1| Ó Deus, concedei ao rei o poder de julgar e a vossa justiça ao filho do rei.

Ele governará o vosso povo com justiça e os vossos pobres com equidade.

2| Florescerá a justiça nos seus dias

e uma grande paz até ao fim dos tempos. Ele dominará de um ao outro mar,

do grande rio até aos confins da terra.

3| Os reis de Társis e das ilhas virão com presentes, os reis da Arábia e de Sabá trarão suas ofertas.

(5)

Prostrar-se-ão diante dele todos os reis, todos os povos o hão-de servir.

4| Socorrerá o pobre que pede auxílio e o miserável que não tem amparo. Terá compaixão dos fracos e dos pobres e defenderá a vida dos oprimidos.

Propomos que a segunda leitura seja feita num jogo de perguntas e respostas. O leitor 2 vai lendo o texto e faz as perguntas. Todos podem responder (quer a criança, quer as outras pessoas que participam na oração) e completar as respostas uns dos outros. Oferecemos a resposta correta a azul e sublinhado. Divirtam-se a aprender!

Como ouvimos, os reis magos encontraram Jesus seguindo a estrela que tinham visto no Oriente. Ao ver Jesus, como é que eles se sentiram? Ao ver Jesus, os reis magos ficaram cheios de alegria.

Encontrar Jesus é sempre motivo de enorme alegria. Então, os magos prostraram-se (ou seja, ajoelharam-se e tocaram com o rosto no chão) diante de Jesus, adorando-O. E ofereceram-lhe três presentes. Quais foram esses presentes? Os reis magos ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra.

O ouro é um metal precioso, um dos mais valiosos que existem, e simboliza a realeza de Jesus: o Menino recebe ouro porque é Rei. O incenso é uma resina aromática extraída de uma árvore específica e que é usado no culto divino, simbolizando, portanto, a divindade de Jesus: o Menino recebe incenso porque é Deus. Finalmente, a mirra é também uma planta, usada, entre outras coisas, para preparar o corpo humano para a sepultura, pelo que simboliza a humanidade de Jesus: o Menino recebe mirra porque é Homem. Ouro, incenso e mirra: Deus, Rei e Homem – eis o significado e o valor dos

(6)

presentes dos magos. Nós também oferecemos presentes a alguém quando gostamos dessa pessoa. É um sinal de amor e de carinho. E gostamos de receber presentes. Que presente é que Jesus gostaria de receber de nós?

[Esta pergunta permite muitas respostas: oração, amizade, carinho, que sejamos amigos uns dos outros… Deixe-se a criança dar as suas respostas e, depois, oriente-se a criança para a resposta seguinte]

Jesus deseja receber o nosso amor.

O nosso amor vale mais que todo o ouro, todo o incenso e toda a mirra! Então, vamos oferecer a Jesus o nosso amor. Como é que o fazemos? Fazendo o bem, sendo humildes, simpáticos, amigos de todos, rezando, ajudando os outros. Será que ajudar os outros é um bom presente para Jesus?

Claro que sim.

O próprio Jesus disse uma vez: «Sempre que fazeis o bem a um dos meus irmãos, é a Mim que o fazeis». De facto, quando fazemos bem aos outros, é ao próprio Jesus que fazemos bem. Então, em silêncio, vamos dizer a Jesus: «Senhor Jesus, eu quero fazer sempre bem aos outros: é o presente que tenho para Te dar».

E todos repetem três vezes, para a criança interiorizar.

Segue-se cerca de 1 minuto de silêncio, durante o qual todos dizem interiormente a Jesus: «Senhor Jesus, eu quero fazer sempre bem aos outros: é o presente que tenho para Te dar». Pode ser sentados ou de joelhos. O exemplo das outras pessoas é essencial: a criança faz o que vê fazer!

Observe-se a reacção da criança: quando se perceber que ela já terminou a sua oração, guardem-se mais uns instantes de silêncio e, depois, todos se levantam e cantam:

Nós vimos a Sua estrela no Oriente e viemos com presentes adorar o Senhor. Adorar o Senhor.

(7)

A pessoa que preside inicia as preces:

Com alegria, celebremos o nosso Salvador, que hoje foi adorado pelos Magos; e supliquemos-Lhe que escute as nossas preces, dizendo:

Ouvi-nos, Senhor.

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces.

1| Senhor Jesus, ajuda-nos a descobrir que só contigo seremos felizes.

2| Senhor Jesus, ajuda-nos a ser cada dia melhores.

3| Senhor Jesus, aumenta a nossa fé.

4| Senhor Jesus, ajuda-nos a ser mais amigos uns dos outros.

5| Senhor Jesus, ajuda todas as famílias a ser mais parecidas com a Tua.

6| Senhor Jesus, ajuda-nos a ter mais amor uns pelos outros.

A pessoa que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam em conjunto:

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

No final, conclui com a seguinte oração:

V. Bendito sejais, Senhor nosso Deus, pelo Vosso Filho Jesus, que veio ao mundo para iluminar os que estavam na escuridão da morte e da tristeza. Fazei-nos caminhar sempre sob a luz de Jesus, dando-Vos graças pela abundância dos Vossos dons e pondo o tesouro do nosso amor à disposição

(8)

dos nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Então, em silêncio, todos se benzem.

O presente que Jesus quer de nós é o nosso

amor. E que melhor forma há de Lhe

manifestar o nosso amor

do que

participar na

Referências

Documentos relacionados

Quando aplicável, são incluídos nessa classificação os ativos financeiros não derivativos, que sejam designados como disponíveis para venda ou não sejam classificados como:

Peço a Deus muita saúde Para mim, minha família E para todos meus irmãos Que dizem ser desta trilha Para toda humanidade Também faço oração Pedindo a Jesus Cristo Que nos

O Senhor Jesus Cristo faz referencia constante de que ele não estava sozinho, que ele tinha um Deus, um Pai, e que em hipótese alguma ele fazia alguma

- DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS DESCEU E

Alterações na avaliação do risco de crédito do emissor podem acarretar em oscilações no preço de negociação dos títulos que compõem a carteira do FUNDO; VII -

Esta é nossa perspectiva e expectativa, em termos de Culto, pelo que nos diz a Sua Palavra: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20b); e,

Fale assim para o Senhor Jesus:  Senhor Jesus, eu estou muito cansado/a, já não aguento mais e não sei o que fazer para descansar, eu quero agora entregar minha vida ao Senhor,

1- O ator cancela a operação de cadastro podendo ou não informar algum dado; 2- O Sistema Retorna ao Passo 2 do fluxo principal;. Fluxo