• Nenhum resultado encontrado

2ª Feira, 1 de fevereiro Ser misericordioso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª Feira, 1 de fevereiro Ser misericordioso"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso… como o Pai!

2ª Feira, 1 de fevereiro

Ser misericordioso

BOM DIA!

Bom dia! Este mês é-nos proposto um novo 10-a-fio: SER MISERICORDIOSO. Ser misericor-dioso é acima de tudo amar e perdoar como Deus. Por isso, esta semana somos convidados a sermos misericordiosos como o Pai. Hoje, vamos escutar o que nos diz o Papa Francisco a propósito do ano da misericórdia que estamos a viver:

“A misericórdia e o perdão não podem ser meras palavras, mas têm de realizar-se na vida diária: amar e perdoar são o sinal concreto e visível de que a fé transformou os nossos cora-ções e nos permite exprimir em nós a própria vida de Deus”.

O Ano Santo não teria muita eficácia se a porta do nosso coração não deixasse passar Cristo que nos leva a avançar em direção aos outros, para o levar a Ele e ao seu amor.

Neste ano somos chamados a dar testemunho de um mundo novo, livre do sofrimento, da injustiça, do egoísmo, do pecado.

O desafio hoje é:

#Não me arreliar com ninguém, e ser capaz de perdoar sempre!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Jesus, tu conheces os meus medos, as minhas contradições, os meus fingimentos. Quero sentir-me livre e forte como Tu para que, tal como o Pai é misericordioso, eu consiga ser mi-sericordioso com os que me rodeiam.

Pai-nosso…S. João Bosco…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(2)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso… como o Pai!

3ª Feira, 2 de fevereiro

Parábola da ovelha perdida

BOM DIA!

Bom dia! Hoje e nos próximos dias, vamos escutar as três parábolas da misericórdia que nos ajudarão a perceber melhor este Deus misericordioso. As três parábolas sintetizam-se no se-guinte: mostram o amor e a misericórdia de Deus com os pecadores e aqueles que se afas-taram do seu caminho. Comecemos com a parábola da ovelha perdida.

Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:

Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.’

Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.

Jesus arrisca noventa e nove ovelhas para ir atrás da ovelha perdida, mostrando-nos o nosso dever misericordioso de acolher a todos e indica-nos qual deve ser o nosso modo de ser e de agir.

Hoje o desafio é:

#Falar ou confortar alguém que vejamos que está posto de parte ou triste.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, pedimos-Te que nos tornes capazes de imitar Jesus, sendo misericordiosos, amáveis e bondosos e que saibamos perdoar e acolher todos os que nos magoam.

Avé-Maria… Nossa Senhora Auxiliadora… Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(3)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso… como o Pai!

4ª Feira, 3 de fevereiro

A moeda perdida

BOM DIA!

Bom dia! Na sequência da parábola de ontem, S. Lucas apresenta-nos a parábola da moeda perdida que é muito semelhante à da ovelha perdida. O evangelista salienta o cuidado e a delicadeza na busca de algo que está perdido.

Qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar? E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.’

Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.

Deus não se conforma com nenhum tipo de perda. O amor de Deus por todos nós faz com que Ele tenha necessidade de encontrar um “bem” que estava perdido.

Por vezes somos nós que nos afastamos e perdemos de Deus, por isso o Desafio de hoje é:

#Fazer uma breve oração individual a agradecer-Lhe a sua misericórdia.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, que no nosso coração nunca se apague a chama de sermos teus anunciadores a quem se encontra longe da Ti e que o nosso testemunho seja o da tua infinita misericórdia. Senhor, hoje que é o dia Mundial de Luta Contra o Cancro, pedimos-te também por todos os doentes, de um modo especial pelos que sofrem com esta grave doença.

Pai-nosso…S. Domingos Sávio…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(4)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso… como o Pai!

5ª Feira, 4 de fevereiro

O pai misericordioso

BOM DIA!

Bom dia! Com a parábola de hoje fechamos a sequência das parábolas de S. Lucas. Nesta parábola, veremos como o homem usa mal a sua liberdade e como o pai está pronto a receber de volta o seu filho perdido, mostrando todo o seu amor.

Disse Jesus: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde.’ E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada. Depois de gastar tudo, houve grande fome nesse país e ele começou a passar privações.

Então, foi colocar-se ao serviço de um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.

E, caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.’ E, levantando-se, foi ter com o pai.

Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos. O filho disse-lhe: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.’

Mas o pai disse aos seus servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.’ E a festa principiou.

S. Lucas quer mostrar que Deus é rico em misericórdia como o pai da parábola. Ele está sempre de coração aberto para receber os seus filhos.

O filho voltou à casa do pai. O desafio hoje é:

#Ir à capela visitar a casa de Deus.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, que o nosso egoísmo e os nossos outros interesses da vida, nunca sejam motivo para nos afastarmos de Ti, Tu que és Caminho, Verdade e Vida.

Pai Nosso…S. João Bosco…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Bom dia a todos!

(5)

BOM DIA!

10-a-fio: Sê misericordioso… como o Pai!

6ª Feira, 5 de fevereiro

Evangelho do próximo domingo

BOM DIA!

Bom dia! No evangelho do próximo domingo começam a notar-se os primeiros resultados da atividade de Jesus: à sua volta começa a formar-se o grupo dos que foram sensíveis a essa proposta de salvação e O seguiram.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes. Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-sentou-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lança as redes para a pesca». Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se. Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador». Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

Ser cristão é, em primeiro lugar, estar com Jesus “no mesmo barco”;

é escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, cumprir as suas indicações;

é continuar a obra libertadora de Jesus em favor do homem, procurando libertar o homem de tudo aquilo que lhe rouba a vida e a felicidade;

é deixar tudo e seguir Jesus. Desafio:

#Abdicar o mais possível de tudo o que nos isola (smartphones, internet, tv,...) e con-viver com quem está ao nosso lado!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Leitor 1:

Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade,

porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.

Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma.

Leitor 2:

A vossa mão direita me salvará,

o Senhor completará o que em meu auxí-lio começou.

Senhor, a vossa bondade é eterna,

não abandoneis a obra das vossas mãos.. S. João Bosco…Rogai por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

Após 45 dias da realização do leilão o arrematante deverá retirar no Depósito da empresa, RODANDO CERTO SERVIÇOS DE ESTACIONAMENTO E REBOQUE DE VEÍCULOS S/S LTDA,

OBJETO: Primeira prorrogação do prazo de vigência do Contrato nº 398/2017 de contratação temporária de Assistente Social, desenvolvendo esta atividade na Secretaria

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Comunicar ao seu médico ou farmacêutico, todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso recentemente ao início do tratamento com o ALCYTAM (mesmo os sem necessidade

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados