• Nenhum resultado encontrado

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURSO: PSICOLOGIA

EMENTAS 2019.1

1° PERÍODO

DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA

EMENTA:

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

EMENTA:

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO

EMENTA:

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

EMENTA:

Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar.

Pressupostos epistemológicos que organizam a compreensão dos vários ramos da Psicologia no interior do campo mais vasto das Ciências Humanas. Origens históricas e filosóficas do pensamento psicológico. Fundadores do pensamento psicológico. O desenvolvimento das escolas de pensamento em Psicologia.

Proporcionar um encontro dos discentes com a atividade filosófica, partindo de questões atuais e históricas que servem e serviram de impulsos a constituição da filosofia, buscando em múltiplas obras e pensadores, assim como, em seus respectivos territórios de produção, contribuições fundamentais referentes aos campos da ontologia, epistemologia, ética e política. Direcionar a compreensão da produção conceitual filosófica relacionando-a ao processo de formação do pensamento ocidental como possibilidade de experimentação e de exercício do pensamento junto ao conhecimento introdutório da filosofia,

A Psicologia e seu objeto de estudo. A Psicologia como ciência e profissão, seus desafios na contemporaneidade. As

diferenças entre ciência psicológica e o senso comum. As áreas de atuação do psicólogo.

(2)

DISCIPLINA: PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO

EMENTA:

DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS

EMENTA:

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

EMENTA:

3° PERÍODO

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO HUMANO II (VIDA ADULTA E

ENVELHECIMENTO)

EMENTA:

Integração do aluno ao curso, a formação acadêmica e profissional. Formação básica pluralista e utilização de recursos instrumentais (teóricometodológico), derivados de orientações contemporâneas. Estudo das modalidades de intervenção do profissional de Psicologia na realidade sócio cultural.

Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise dos principais focos temáticos e analíticos que atravessam a Sociologia e a Antropologia, e que tornam possível refletir criticamente sobre a diversidade da realidade sociocultural brasileira e as questões da contemporaneidade. Enfoque das Relações Étnico-raciais. Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Estudo dos elementos de textualidade. O uso da variante padrão da língua portuguesa. A produção de diferentes gêneros textuais. A estrutura dissertativa. O verbal e o não-verbal na composição de textos. Estudo do vocabulário.

Fundamentos epistemológicos e históricos do desenvolvimento. Características biopsicossociais da maturidade e envelhecimento. Contribuições teóricas das principais correntes da psicologia concernentes aos processos psíquicos envolvidos na idade adulta e velhice

(3)

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA

EMENTA:

DISCIPLINA: ESTUDOS DA PERSONALIDADE I

EMENTA:

DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA II

EMENTA:

DISCIPLINA: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II (MOTIVAÇÃO,

EMOÇÃO, LINGUAGEM E PENSAMENTO)

EMENTA:

Conceitos básicos da estatística e probabilidade aplicados a Ciências Humanas e Sociais sendo utilizados para coletar, medir e interpretar dados individuais ou de massa. Construção de gráficos e apresentação em tabelas, análise e interpretação de medidas de posição e dispersão para servirem como indicadores de parâmetros populacionais.

Conceitos relativos à pessoa e personalidade. O desenvolvimento da personalidade. A multideterminação do ser humano. Abordagens variadas das teorias da personalidade. Métodos e técnicas de investigação da personalidade.

Importância da disciplina e sua relação com as demais disciplinas no contexto de cada curso. O senso comum e o conhecimento científico. A relação sujeito e objeto de estudo. Meio acadêmico e técnicas de estudo: fichamentos, resumos, resenhas. Regras da ABNT. Método científico e criatividade. Etapas da elaboração de um trabalho científico: projeto de pesquisa. Introdução à metodologia de trabalhos científicos. Etapas da formação e da prática do psicólogo-pesquisador.

Os processos psicológicos básicos: motivação, emoção, pensamento e linguagem estudados em relação as suas bases neurais e biológicas de funcionamento; segundo as variadas teorias psicológicas. A capacidade humana de construir conhecimento. Relações entre motivação, emoção, pensamento, linguagem e comportamento; conceitos, classificação, hierarquia dos motivos e emoções. Pesquisas.

(4)

DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL I

EMENTA:

5° PERÍODO

DISCIPLINA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA II

EMENTA:

DISCIPLINA: PSICODIAGNÓSTICO II

EMENTA:

DISCIPLINA: PSICOFARMACOLOGIA

EMENTA:

A Psicologia e suas relações com as ciências sociais. Fundamentos teórico-metodológicos das várias abordagens em Psicologia Social. A concepção de homem e sua multideterminada. Indivíduo e Psicologia; identidade; consciência; atribuições sociais e atitudes.

Ensino, manuseio e utilização de técnicas de exame psicológico em crianças e adolescentes. Introdução à aplicação de testes infantis. Testes de inteligência, prontidão e psicomotor. Prática de Aplicação, de Avaliação Psicológica e análise de protocolos.

Fundamentos históricos e teóricos do psicodiagnóstico. O processo de psicodiagnóstico. Os recursos utilizados no psicodiagnóstico: testes, técnicas projetivas, entrevista e técnicas lúdicas. Diferença entre laudo, parecer e atestado de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Psicologia. O psicodiagnóstico nos diferentes contextos: clínica, concursos públicos, organizações, hospitais. A ética no psicodiagnóstico.

Introdução à Farmacologia. Farmacocinética (vias de administração, absorção, distribuição, biotransformação e excreção). Farmacodinâmica (mecanismo de ação, interação droga-receptor e reações adversas). Farmacologia do sistema nervoso central: antidepressivos, tranquilizantes, hipnóticos, sedativos, neurolépticos, psicodislépticos, euforizantes, nas doenças neurodegenerativas e substâncias de uso ilícito.

(5)

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ESCOLAR

EMENTA:

DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA

EMENTA:

7° PERÍODO

DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II - PSICANÁLISE

EMENTA:

Funções específicas do psicólogo escolar. Competências e habilidades do psicólogo escolar. Visões teóricas da Psicologia Escolar. Instrumentos técnicos para uso do psicólogo na escola. Áreas de intervenção do psicólogo na escola. Áreas de desafio ao Psicólogo Escolar. Possibilidades de reeducação e ações preventivas.

Aspectos históricos dos transtornos mentais. Conceito de saúde e doença mental. Política de saúde mental no Brasil. DSM -IV e as classificações. Estudo dos quadros clínicos dos transtornos de personalidade. Conceitos básicos em psicopatologia e as alterações das principais funções psíquicas, incluindo aspectos relacionados à etiologia, diagnóstico e prognóstico e entendimento dinâmico dos principais transtornos mentais. Observação clínico-psiquiátrica.

Análise do conceito, das orientações e teorias em psicoterapia psicanalítica individual e de grupo. Principais Escolas de Psicanálise: os Pós-Freudianos, a Escola Inglesa, a Escola Francesa, Lacan e o retorno a Freud. Psicanálise e linguagem: o inconsciente e suas manifestações. Aprofundamento teóricoprático das técnicas psicoterápicas, as condições para a análise. Estudo, a partir de casos clínicos, da reinterpretação psicanalítica da nosografia psiquiátrica; Impasses e desafios: aplicação da técnica psicanalítica a outras formas de psicoterapia, aplicação da psicanálise aos grupos e práticas preventivas.

(6)

DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II –

FENOMENOLOGIA

EMENTA:

DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II – COGNITIVO

COMPORTAMENTAL

EMENTA:

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS I

EMENTA:

Compreensão da prática dos atendimentos clínicos a crianças, adolescentes, adultos e idosos a partir da abordagem fenomenológicoexistencial-daseinsanalítica. Elucidação da relação psicoterapêutica e dos fenômenos que a compõem com base nesse referencial teórico. Aplicabilidade da abordagem fenomenológica-existencialdaseinsanalítica nos contextos diversificados – Saúde, Educação, Instituições Jurídicas e ONGs – caracterizando diferentes intervenções psicológicas – Plantão Psicológico, Acompanhamento Terapêutico, Intervenção Psicoeducativa e Atendimento Psicológico no Âmbito Judiciário.

Evoluções, desdobramentos e aplicações. Análise experimental e aplicada do comportamento. A relação terapêutica e o processo da psicoterapia. Campos de trabalho na abordagem cognitivo-comportamental.

Contextualização na organização. Conceitos e níveis da organização humana. Organização do trabalho nas empresas. Abordagem psicológica dos recursos humanos na organização. Níveis do diagnóstico organizacional. Processos de desenvolvimento nas organizações administrativas e mudanças. Visão sistêmica da Gestão de Pessoas. O papel do psicólogo e sua função estratégica de ação. Os subsistemas de Recursos Humanos: modelagem de cargos, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento.

(7)

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

EMENTA:

9° PERÍODO

DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL

EMENTA:

DISCIPLINA: PSICOLOGIA JURÍDICA

EMENTA:

O indivíduo na organização. Estrutura organizacional. Evolução dos modelos de gestão e o sentido do trabalho. Os sistemas determinantes das relações de trabalho: a comunicação, a motivação, a convivência em grupo e os conflitos no trabalho. O papel do psicólogo na organização.

O novo ambiente de negócios e seus impactos no planejamento estratégico das organizações. Evolução do planejamento. Planejamento e gestão estratégica. Estratégia nas organizações, produtos/serviços e clientes. Visão estratégica do negócio. Missão Institucional. Análise de cenários. Análise do ambiente interno, análise do ambiente externo. Planejamento Estratégico: problemas e soluções

Histórico e introdução a Psicologia Jurídica. Relações entre Psicologia e Direito. A Psicologia Jurídica como um ramo da Psicologia Aplicada a temas sócio jurídicos. Práticas da Psicologia Jurídica, enquanto ciência interdisciplinar, e sua aplicação junto às Varas da Infância e Juventude, às Varas de Família, ao Direito Penal, e outras instituições (conselhos de direitos da criança e do adolescente, conselhos tutelares, abrigos,DEGASE, entre outras). Psicologia e Direitos Humanos. Ética e Psicologia.

(8)

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EMENTA:

DISCIPLINA: DINÂMICAS E TÉCNICAS DE GRUPO

EMENTA:

Orientação na elaboração do projeto de trabalho de conclusão de curso, realizada em conjunto com o professor orientador, desde o levantamento e fichamento bibliográfico para fundamentação teórica até o desenvolvimento dos tópicos: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências bibliográficas. Orientação da escrita de acordo com as normas de trabalhos acadêmicos.

Histórico. Conceito. Estrutura e dinâmica dos grupos. Perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento e prática grupais, papéis e fenômenos de grupos. Possibilidades de intervenção do psicólogo nos grupos.

Referências

Documentos relacionados

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

É nesta medida que Melman (1992) considera as toxicomanias como um sintoma social. Contudo, em nosso estudo estamos considerando as toxicomanias que se apresentam como uma forma

a) Nas operações de Cash Advance a crédito, incide uma taxa de 3,95% sobre o montante pedido (máximo 1.000€ de 4 em 4 dias nos levantamentos em ATM’s), acrescida de 2,90€

Considerando que, embora a consciência social e os conhecimentos científicos sobre a doença de Alzheimer tenham aumentado consideravelmente, revelando, em particular, que esta

Euclides foi o primeiro cientista a definir o que posteriormente seria chamado de razão áurea, porém ela pode ser encontrada em obras e construções anteriores à sua época, sem citar

(Doctoral Dissertation) – Postgraduate Program in Epidemiology. Federal University of Pelotas. Several studies have shown the positive association between physical

Na visita inicial (V1), os participantes foram avaliados por um médico dermatologista, para confirmação dos critérios de inclusão e exclusão e avaliação das

Um novo método para transferência de modelos de calibração NIR e uma nova estratégia para classificação de sementes de algodão usando imagem hiperespectral NIR /