• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE

Área de Concentração: Educação na área da saúde

Linhas de Pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores; avaliação de estudantes, avaliação da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de expertise em processos educacionais na área de saúde.

EDITAL

O Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) torna público que serão realizados nesta cidade do Recife, em local, data e horários divulgados neste edital, concurso para ingresso no curso de Mestrado em Educação para o Ensino de Graduação na área de Saúde. A realização dos concursos far-se-á segundo as normas apresentadas no presente edital e adiante especificadas.

O programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde, de cunho Multiprofissional para Fortalecimento e Qualificação do Sistema Único de Saúde, tem por objetivo a produção do conhecimento acadêmico a partir da investigação de situações relacionadas à prática do ensino na saúde na sua interface com os serviços de saúde.

1. OBJETIVO DO CURSO

O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde tem por objetivo prover uma formação pós-graduada avançada a grupos de docentes e preceptores, tornando-os altamente qualificados para a pesquisa e o desenvolvimento em educação na área da saúde, obedecendo às seguintes disposições:

2. DISPONIBILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Serão disponibilizadas 24 (vinte e quatro) vagas para o curso de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde.

Por decisão do colegiado do programa de pós-graduacão da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), as vagas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde serão distribuídas segundo os critérios que seguem:

- 02 (duas) vagas a docentes da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; - 02 (duas) vagas a docentes da Universidade Federal de Roraima-UFRR; - 05 (cinco) vagas a docentes da Faculdade Pernambucana de Saúde- FPS.

- 12 (doze) vagas para a rede do Sistema Único de Saúde no Estado de Pernambuco sendo 08 (oito) vagas para a Secretaria Estadual de Saúde/PE e 04 (quatro) vagas para a Secretaria de Saúde do Recife;

- 03 (três) vagas para estudantes do último ano dos cursos de graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

(2)

3. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

1. O currículo do curso será composto por um conjunto de disciplinas/módulos caracterizado pela denominação: carga horária, número de créditos, ementa, bibliografia e docente responsável.

2. Cada disciplina/módulo terá uma carga horária expressa em créditos e cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas/aula.

3. As disciplinas/módulos serão agrupadas entre obrigatórias e optativas, de acordo com os conteúdos programáticos.

4. Além das disciplinas/módulos, a estrutura curricular deverá prever a elaboração de Dissertação que contribua para o desenvolvimento de programas e serviços de saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia científica adotada.

5. O exame oral de qualificação do projeto de dissertação que habilita o pós-graduando para o mestrado profissional deverá ser cumprido até o final do 12º (décimo segundo) mês, tendo, como pré-requisito, o cumprimento dos créditos referentes às disciplinas consideradas como obrigatórias.

4. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

O Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde terá um mínimo de 58 (cinqüenta e oito) créditos em disciplinas/módulos. Destas 51 (cinqüenta e um) créditos correspondem às disciplinas obrigatórias, 07 (sete) às disciplinas optativas e 20 (vinte) para o preparo da dissertação. No total, o curso terá uma carga horária mínima de 945 (novecentos e quarenta e cinco) horas. As disciplinas serão assim distribuídas:

1. Disciplinas/Módulos Obrigatórios:

Módulos Obrigatórios Carga

horária Créditos Aprendizagem nos cenários do SUS: Indissociabilidade

assistência/ pesquisa/ aprendizagem 45 h 3

O processo de ensino-aprendizagem: aprendizagem e

cognição 45 h 3

Desenho e execução de currículos na saúde e avaliação 75 h 5 Desenvolvimento de habilidades profissionais e práticas

docentes 75 h 5

Liderança, organização e gestão 45 h 3

Introdução à pesquisa em educação de profissionais de saúde 120 h 8 Pesquisa avançada em educação de profissionais de saúde:

tipos de estudos, métodos e técnicas 120 h 8

Elaboração de projetos de pesquisa em educação para

profissionais de saúde 120 h 8

Elaboração do projeto de pesquisa para a dissertação do

mestrado 120 h 8

2. Disciplinas/Módulos Optativos:

Disciplinas Optativas Carga

horária Créditos Introdução histórico-filosófica para as ciências da saúde 30h 02

Antropologia em Saúde 30h 02

Recursos humanos em saúde e formação profissional em APS (Atenção Primária em Saúde)

(3)

Bioética 45h 03 Tecnologia da informação aplicada à Saúde 30h 02

Geografia e meio ambiente 15h 01

3. Outras disciplinas optativas podem ser realizadas quando disponibilizadas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Materno Infantil do IMIP (cursos de mestrado acadêmico e doutorado em saúde materno infantil), com anuência do orientador, conforme item 5.a.

4. Nas disciplinas/módulos será exigido um mínimo de 80% (oitenta por cento) de freqüência.

5. As disciplinas/módulos serão ministradas em forma de exposição, seminários, discussão em grupo, trabalhos práticos, investigação, estágios ou outros procedimentos didáticos próprios de cada área, incluindo treinamento em serviço e atividades extramurais.

5. Do regime didático

1. As disciplinas/módulos integrantes do currículo do Programa serão classificadas como: e.1) Obrigatórios e.2) Optativos

2. O pós-graduando admitido no curso de mestrado deverá requerer ao Coordenador, matrícula em disciplinas/módulos obrigatórios e optativos de seu interesse, com anuência de seu orientador, dentro do prazo estabelecido no calendário escolar.

3. Cabe à Coordenação do Curso providenciar para que as disciplinas/módulos obrigatórias e optativas sejam ministradas, proporcionando aos pós-graduandos regularidade no encaminhamento de suas atividades.

4. Com anuência do orientador, o pós-graduando poderá solicitar à Coordenação trancamento de matrícula em uma ou mais disciplinas/módulos dentro do primeiro 1/3 (um terço) do período letivo. 5. O Mestrado terá a duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses para

finalização das disciplinas/créditos obrigatórios e optativos, com defesa da dissertação.

6. Por critério do Colegiado dos Cursos poderão ser atribuídos créditos a tarefas e/ou estudos especiais, bem como poderão ser aproveitados créditos obtidos em diferentes programas em nível de mestrado.

7. Nenhum pós-graduando será admitido à defesa de dissertação ou equivalente, antes de completar o total de créditos acadêmicos exigidos para obtenção de Grau de Mestre e de atender às exigências previstas neste Regimento.

8. Os créditos obtidos em qualquer disciplina/módulo só terão validade durante o prazo máximo para conclusão do curso (vinte e quatro meses) e ultrapassado esse prazo, o pós-graduando poderá, ouvido seu orientador, ter seus créditos revalidados por tempo determinado de até 5 (cinco) anos, a juízo do colegiado, mediante parecer de uma comissão por esta designada.

9. O rendimento escolar de cada aluno será expresso em notas e conceitos, com a seguinte escala:

-A (excelente) (equivalente a notas entre 10,0 – 9,0) -B (bom) (equivalente a notas entre 8,9 – 8,0) -C (regular) (equivalente a notas entre 7,9 – 7,0) -D (insuficiente, sem direito a crédito) (notas < 7,0)

10. O pós-graduando que for reprovado mais de uma vez na mesma ou em diferentes disciplinas/módulos, será desligado do Curso.

(4)

11. A indicação “I” (incompleto) poderá ser requerida ao Colegiado do Curso e concedida, a critério do docente responsável pela disciplina, ao aluno que, por motivo de força maior, não tenha concluído os trabalhos previstos no período letivo correspondente.

12. O aluno que desistir da continuidade do curso ou a entrega da dissertação terá direito a declaração dos créditos adquiridos.

13. A Faculdade Pernambucana de Saúde poderá utilizar os recursos de infraestrutura disponíveis no IMIP, nas situações que achar conveniente, bem como solicitar a atuação de docentes e orientadores da mesma.

6. Da dissertação

1. A programação da dissertação será iniciada paralelamente à instalação do Curso.

2. O Colegiado do Curso deverá definir o orientador do aluno, considerando a anuência de ambos, os quais deverão determinar o tema e proceder com o planejamento, só podendo iniciar a pesquisa após aprovação do seu projeto pelo Colegiado e por Comitê de Ética em Pesquisa, dentro das linhas de pesquisa estabelecidas.

3. Os orientadores apresentarão relatório trimestral ao Colegiado sobre o andamento das dissertações de seus respectivos orientandos.

4. Uma vez concluído, o trabalho de dissertação deverá ser encaminhado pelo orientador à Coordenação do Curso, que o submeterá à apreciação do Colegiado do Curso para fins de autorização de sua defesa, após análise de uma Comissão por este designada.

5. Será exigida do pós-graduando a entrega de separata de um artigo para publicação em periódico científico indexado, com comprovante de recebimento efetuado por revista científica indicada pelo orientador.

6. Aceita a dissertação, o autor deverá fornecer exemplares à Coordenação, com número e prazo definidos pelo Colegiado do Curso.

7. A defesa da dissertação será pública e se fará perante Comissão Examinadora indicada pelo Colegiado do Curso, em comum acordo com o orientador, constituída de três membros portadores de título de doutor ou equivalente. Deverão ser indicados, necessariamente, dois suplentes, sendo um não pertencente à Instituição de Ensino Superior (IES) que abriga o Programa.

8. A escolha dos membros da Comissão Examinadora deverá levar em conta, além dos méritos e qualificações, a competência no assunto da dissertação, não podendo o orientador fazer parte da Comissão Examinadora.

9. Na defesa de dissertação o pós-graduando disporá de 30 (trinta) minutos para a exposição de seu trabalho, seguindo-se de até 20 (vinte) minutos de arguição de cada examinador, intercalada com de até 20 (vinte) minutos de defesa do pós-graduando.

10. Finda a arguição, os membros da Comissão Examinadora deliberarão em secreto sobre a menção a ser atribuída ao candidato, expressando o resultado por uma das seguintes menções:

Aprovado Reprovado

11. A menção final do candidato será atribuída pela maioria dos examinadores e a critério da Comissão Examinadora. O pós-graduando deverá apresentar as modificações na dissertação sugeridas pelos examinadores, no prazo de até 30 (trinta) dias. Extrapolando o prazo, o Colegiado do Curso poderá determinar pela reprovação do pós-graduando, ou solicitar nova data de entrega, não extrapolando o máximo de 15 (quinze) dias.

(5)

7. Titulação:

1. O Título de Mestre será concedido, a todo aluno que obtiver no mínimo rendimento escolar regular (conceito C - equivalente a notas entre 7,9 – 7,0) em todas as disciplinas e que tenha defendido sua Dissertação de Mestrado perante banca examinadora no prazo estabelecido, conforme Regimento do Programa de Pós–Graduação Stricto Sensu da FPS.

8. Da admissão ao curso:

1. A seleção dos candidatos para o curso de mestrado será realizada por Comissão Examinadora designada pelo Colegiado, composta de 3 (três) ou mais membros, e constará dos seguintes itens:

i. Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório, com peso 4 (quatro);

ii. Análise do curriculum vitae preenchido na Plataforma Lattes do CNPq, com peso 4 (quatro);

iii. Entrevista, de caráter eliminatório, com peso 2 (dois);

iv. Prova de inglês, de caráter eliminatório. Estará dispensado da prova de inglês, o candidato que, no ato da inscrição, apresentar declaração de proficiência na língua através de certificado TOEFL, Michigan, Cambridge ou IELTS, realizado em até 10 (dez) anos ou comprovação de haver estudado em país de língua inglesa por no mínimo de 1 (um) ano.

v. Carta de exposição de motivos, abordando tema de interesse a estudar dentro das linhas de pesquisa do Curso.

2. Da decisão da Comissão de Seleção caberá recurso ao Colegiado do Curso, no prazo de 72 (setenta e duas) horas contados a partir da divulgação do resultado.

9. Requisitos para inscrição na seleção do programa de mestrado FPS:

9.1 Os candidatos deverão ter diploma de Curso de nível superior em instituição reconhecida pelo MEC ou ser estudante do último ano dos cursos de graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS);

9.2 Os candidatos deverão ser apresentados formalmente pela sua Unidade / Instituição, devendo-se considerar o desempenho do candidato e sua capacidade para sugerir e programar inovações educacionais que reflitam as prioridades institucionais.

9.3 Para inscrever-se na seleção, o candidato ou procurador legalmente constituído deve preencher na secretaria da FPS requerimento padrão da FPS e enviar ao Coordenador, instruído com os documentos definidos no Edital de Seleção de Candidatos para o curso.

9.4 Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), efetuado na tesouraria da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. A taxa de inscrição não será devolvida.

9.5 Documentação necessária para inscrição na seleção:

1. Carta de apresentação da Chefia Imediata / Direção da Unidade da Instituição (uma carta por candidato);

2. Preenchimento da ficha de inscrição (disponível na Secretaria Acadêmica da FPS);

3. 03 (três) fotos 3x4 recentes;

4. Histórico escolar do curso superior (fotocópia autenticada);

5. Curriculum vitae preenchido na Plataforma Lattes do CNPq impresso, atualizado e com documentos comprobatórios;

6. Carta de exposição, contendo síntese do trabalho a ser desenvolvido no Curso, com: Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia, viabilidade do Projeto e Cronograma de Trabalho, seguindo as especificações:

(6)

Mínimo de 5 páginas e no máximo de 10 páginas; Papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm); Espaçamento de 1,5 linhas; Fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e inferior em 2,5 cm, esquerda e direita de 3cm .

7. Fotocópia autenticada dos documentos: RG, CPF, Titulo de eleitor com dois últimos comprovantes de votação, certidão de casamento ou nascimento.

10. Período de Inscrição: As inscrições ocorrerão no período de 31 de maio a 30 de junho de 2011, das 9h00 às 14h00 na Secretaria Acadêmica da FPS.

11. Etapas do Processo Seletivo: O processo seletivo se dará no período de 11 a 16 de julho de 2011, contemplando as seguintes etapas:

12.1 Calendário

Inscrições da seleção do mestrado De 31 de maio a 30 de junho de 2011, das

9h00 às 14h00.

Prova de inglês Dia 11 de julho de 2011, das 8h30 às 9h30.

Prova de conhecimento específico Dia 11 de julho de 2011, das 10h00 às 12h00.

Análise da Carta de exposição dos classificados na prova de inglês e conhecimentos específicos

Dias 12 e 13 de julho de 2011, das 8h00 às 18h00.

Entrevista Dias 14 e 15 de julho, das 8h00 às 18h00

(podendo extrapolar o horário/dia,

dependendo da quantidade de candidatos).

Resultado dos aprovados na seleção Dia 19 de julho de 2011.

Período de recurso (se houver) De 19 a 22 de julho de 2011.

Resultado final da seleção no mestrado Dia 25 de julho de 2011.

Período de matrícula no mestrado De 26 a 28 de julho de 2011

Início do curso Dia 5 de agosto de 2011.

12.2 Prova de inglês, de forma a aferir a capacidade de leitura e interpretação do candidato, dia 11 de julho, das 08h30 às 9h30, em local a ser indicado no ato de inscrição;

 Serão observados aspectos da compreensão da língua inglesa. Possui caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota mínima de 5,0 (cinco).

12.3 Prova de conhecimentos específicos, dia 11 de julho das 10h00 às 12h00, em local a ser indicado no ato de inscrição;

 Terá como referência conteúdos de metodologias ativas de ensino aprendizagem cuja bibliografia será fornecida no ato da inscrição. Possui caráter eliminatório, devendo o candidato obter nota mínima de 5,0 (cinco).

12.4 Análise da Carta de exposição do trabalho a ser desenvolvido no Curso, dias 12 e 13 de julho de 2011:

 Serão observadas características inovadoras, que agreguem valor ao curso, dentro de suas linhas de pesquisas.

12.5 Análise do currículo Lattes - CNPQ , dias 12 e 13 de julho de 2011:

 Serão observados dentro dos “critérios para avaliação de currículos" estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu da FPS. O candidato com maior pontuação no currículo obterá nota máxima, tendo os demais candidatos suas notas calculadas por proporcionalidade.

12.6 Entrevista, dias 14 e 15 de julho. Entrevista com peso 2 (dois).

 A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, a razão de interesse pelo curso, bem como pela disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades. A entrevista obedecerá à ordem de inscrição apenas para os aprovados na prova de conhecimentos específicos e de inglês.

(7)

em seguida ao de maior tempo de graduação.

12.8 Período de recurso (se houver), dias 20 a 22 de julho de 2011.

 Os recursos serão analisados caso a caso pela comissão examinadora do Mestrado, sendo a decisão tomada de caráter final, não cabendo próximo recurso.

12.9 Resultado final da seleção no mestrado, dia 25 de julho de 2011. 12.10 Período de matrícula no mestrado, dia 26 a 28 de julho de 2011. 12.11 Início do curso, dia 5 de agosto de 2011.

12.12 Considerações relevantes do processo seletivo:

O candidato só terá acesso ao local da prova mediante a apresentação do comprovante de inscrição e da carteira de identidade ou carteira de identidade profissional.

Será automaticamente desclassificado o candidato que:

 Não se apresentar na data e horário estabelecido para qualquer etapa do processo de seleção;

 Deixar de cumprir qualquer um dos itens deste Edital;

 Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais no processo seletivo;  Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado.

Não haverá revisão, segunda chamada ou repetição de provas. Não haverá reavaliação do Currículo Lattes, nem sob recurso.

Para os candidatos não classificados na seleção pública, os documentos ficarão à sua disposição dos mesmos na secretaria acadêmica, durante o período de até 03 (três) meses. Após este período serão expurgados, não cabendo ao candidato solicitar devolução.

12. Avaliação:

13.1 Terão seus Currículos analisados e serão chamados para a entrevista os candidatos que atenderem às condições abaixo:

 Nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na Prova de conhecimentos específicos, na Prova de inglês e na análise da Carta Proposta do trabalho;

 Notas iguais ou inferiores a 4,9 (quatro vírgula nove) serão classificadas como insuficientes, não permitindo continuidade da avaliação.

14 Aprovação: Os aprovados serão classificados seguindo o maior somatório de pontos no processo de avaliação. As vagas serão preenchidas por meio do critério de maior nota e número de vagas disponíveis.

14.1 Remanejamento: Pode ocorrer remanejamento, seguindo os seguintes critérios:

Quando os classificados e aprovados não comparecerem em horário estabelecido ou não apresentarem documentação comprobatória exigida no ato da matrícula. Neste caso, haverá remanejamento dos candidatos classificados que não obtiverem nota suficiente para ocupar as vagas disponíveis. Estes deverão aguardar remanejamento (se ocorrer), podendo ingressar no programa após o procedimento de matrícula.

Quando não houver preenchimento das vagas disponíveis às Instituições discriminadas no item 2 (dois) do edital, as vagas serão preenchidas a critério do colegiado.

15 Matrícula

15.1 Serão realizadas na Secretaria Acadêmica da FPS nos dias 26 a 28 de julho de 2011 das 09h00 às 14h00.

15.2 Documentação necessária para Matrícula:

 Ficha de matrícula (disponível na Secretaria Acadêmica da FPS) preenchida corretamente pelo Candidato ou Procurador legalmente constituído.

(8)

matrícula no valor de R$1.000,00 (hum mil reais).

 Termo de consentimento assinado pelo candidato ou procurador legalmente constituído (em modelo próprio da FPS) pelo qual fique assegurada como propriedade da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) toda e qualquer produção científica (dissertação, tese e banco de dados) que vier a ser por ele desenvolvida durante o Curso, sem que isto venha acarretar prejuízo quanto à autoria de trabalhos científicos realizados pelo autor.

15.3 Os candidatos ao curso de Mestrado que não se matricularem até as 14h00 horas do dia 28 de julho de 2011, serão considerados desistentes, sendo chamados os candidatos subsequentes através de remanejamento de vagas, conforme a ordem de classificação. Esses candidatos remanejados terão prazo de 24 (vinte e quatro) horas para matrícula. No caso de novas desistências serão realizadas chamadas sucessivas a cada 24 (vinte e quatro) horas, dos candidatos classificados até preenchimento das vagas, até o início do curso.

16 Investimento

16.1 O investimento total do curso importa em:

 Matrícula de R$1.000,00 (hum mil reais) + 23 (vinte e três) parcelas mensais de R$1.000,00 (hum mil reais), totalizando em R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) por aluno.

17 Disposições gerais

17.1 Aplicam-se no que couber, nos regimes didáticos, disciplinar e outros, as disposições constantes no Regimento da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e no Regulamento do Programa de Pós-Graduação.

17.2 Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado nos limites da sua competência e, quando devido, pela Diretoria da FPS.

Recife, 31 de maio de 2011.

PROF. DR. GILLIATT HANOIS FALBO NETO Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Entendendo que a música pode ser uma excelente estratégia de estimulação cognitiva, já que a sua utilização e/ou seus elementos (som, letra, ritmo, melodia e harmonia)

Após preenchimento dos critérios de inclusão e exclusão e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), as pacientes foram entrevistadas em dois

Este estudo foi do tipo quantitativo, descritivo e retrospectivo, de natureza documental, com coleta de dados nos prontuários dos pacientes, que realizaram triagem e

A atuação do fisioterapeuta através da liberação miofascial na fascite plantar ainda não está totalmente acompanhada de acervo científico atualizado que comprove a eficácia

Discussão: No presente estudo, verificamos uma tendência na relação do tempo para atingir a meta nutricional e o desfecho, tendo 66,7% dos pacientes evoluindo com alta, onde o

O Brasil vem passando por mudanças e momentos de reflexão no que diz respeito à formação dos profissionais de saúde 1-3 .Os assuntos referentes a ensino, avaliação e

Produto do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde Assunto: Demonstrativo dos resultados da pesquisa “Elaboração e Validação de Conteúdo e