• Nenhum resultado encontrado

2.1 Na ausência e/ou eleição do Coordenador ou Secretário atuaram na reunião como tal: Eustáquio Ferreira atuou como coordenador e como secretário.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.1 Na ausência e/ou eleição do Coordenador ou Secretário atuaram na reunião como tal: Eustáquio Ferreira atuou como coordenador e como secretário."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados

CB -18: - Comitê Brasileiro de Cimento Concreto e Agregados

CE - - CE-18:600.08 - Comissão de Estudos de Postes e Cruzetas Ata da Reunião 9ª/2011 Data: 18.05.2011 Início: 9h

Término: 17h30min Duração: 07:30 LOCAL: LACTEC – Curitiba / PR

PRÓXIMA REUNIÃO: DATA: e 19.05.2011 HORÁRIO: 9h LOCAL: LACTEC – Curitiba / PR

COORDENADOR(A) DA CE: Eustáquio da Conceição Ferreira / LACTEC SECRETÁRIO (A) DA CE: Rosana Correia Abrantes / SODECOIN

1 PARTICIPANTES

1.1 PRESENTES

Empresa Nome Categoria

ARCELOR MITTAL Mery Alisson da S. Correa Neutro

CAUDURO CONSULTORIA Eugênio Luiz Cauduro Neutro

CELESC Alessandro Pedro Dadam Consumidor

CELESC Antonio Albuquerque Consumidor

CEMIG Ricardo Lima Consumidor

CONPREM Rui Leote Produtor

COELBA Mário Seixas Cabussú Consumidor

CONCRETIS Edson Matucheski Produtor

COPEL Flavio Reis Consumidor

LACTEC Eustáquio C. Ferreira Neutro

POSTES INDAIAL Marcelo Marcondes Hamer Produtor

SCAC Franklin Reis Cintra Produtor

SIDERAL Luis Fernando Gaspar de Aquino Produtor

SIDERAL Valério Hideki Kogima Produtor

1.2 AUSENTES JUSTIFICADOS  Eduardo Bizineli – LACTEC

2 EXPEDIENTE

2.1 Na ausência e/ou eleição do Coordenador ou Secretário atuaram na reunião como tal:  Eustáquio Ferreira atuou como coordenador e como secretário.

2.2 Leitura, correção e aprovação das atas anteriores (reunião de Abril).  Aprovada sem restrições.

(2)

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados

3 ASSUNTOS TRATADOS

a)

ABNT NBR 8451 Postes de concreto armado e protendido para redes de

distribuição e de transmissão de energia elétrica – Parte 6: Postes de concreto armado e protendido para linhas de transmissão de energia elétrica – Requisitos, padronização e ensaios complementares

Os senhores Rui Leote, Eugênio Cauduro, Franklin Reis Cintra e Marcelo Hamer ficaram com a tarefa de pesquisar textos técnicos sobre protensão em postes para linhas de transmissão.

b) Textos das partes 2 a 5, formatados e revisados pelo CB-18 e enviados à comissão para análise e aprovação final antes do envio à consulta nacional: Foram realizadas as seguintes revisões no projeto 18:600.08-001/1 partes 1 a 5 :

Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica – Parte 1: Requisitos

Revisado os seguintes textos:

5.4.3 Fissura

5.4.3.1 Ensaio de elasticidade

Todos os postes submetidos a um esforço igual à carga nominal não devem apresentar fissuras superiores a 0,3 mm para classe de agressividade ambiental II e 0,2mm para classe de agressividade ambiental III e IV, com medição através de fissurômetro com lâminas.

Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica – Parte 2: Padronização

Revisado os seguintes textos:

O Escopo em inglês:

Scope

This Project 18:600.08-001 (all Parts) sets the requirements for the manufacture, testing, receipt, handling, storage, transportation and installation of concrete poles,with circular, square, rectangular or double T section, for the support of overhead urban and rural distribution of electricity lines and ornamental lighting and branch lines until 1 kV.

This Project 18:600.08-001/2 establishes the standardization of the sizes and formats of the poles prescribed by Project 18:600.08-001/1.

(3)

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados

Item 1 – Escopo

Este Projeto 18:600.08-001/2 estabelece a padronização das dimensões e dos formatos dos postes previstos no Projeto 18:600.08-001/1.

Anexo A – Inserido título:

Tabelas com as caracterísitica padronizadas dos postes de concreto

Anexo B

NOTA 4 Espaço 4: para colocação do número representativo da resistência nominal do poste com aproximadamente 5 mm de altura.

Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica. Parte 3 –

Alterado título da parte 3 para:

Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica. Parte 3 – Ensaios mecânicos e inspeção

3.1.17 Cabo metálico

Cabo metálico, com diâmetro de 8 mm ± 1 mm, utilizado para ensaio de desobstrução do furo de aterramento interno, de comprimento compatível com o poste ensaiado.

3.2.4.2 Ensaio para verificação do momento fletor (MA)

Mantidas as duas cargas por aproximadamente 3 min verificar, no instante imediatamente anterior à retirada das cargas, a existência de fissuras, com auxílio do fissurômetro de lâminas (conforme 3.2.4.1), anotando os resultados em uma planilha de ensaio.

Mantidas as duas cargas por aproximadamente 3 min verificar a existência de fissuras, medindo com auxílio do fissurômetro de lâminas (conforme 3.2.4.1), anotando os resultados em uma planilha de ensaio.

3.2.5 Execução do ensaio

Após as verificações das condições do engastamento e decorridos pelo menos 1 min de repouso, estabelece-se o ponto zero com auxilio de uma baliza para as subseqüentes medidas das flechas na seção a 50 mm do topo.

O estabelecimento do ponto zero é obtido da seguinte forma:

Anexo C

Método de ensaio para determinação do momento fletor

Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica – Parte 4: Determinação da absorção de água em postes, cruzetas de

(4)

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados

1 Escopo

Este Projeto 18:600.08-001/4 estabelece o método de ensaio de absorção de água em postes de concreto

Nota Este método de ensaio pode ser utilizado para determinação da absorção de água em cruzetas de concreto e outros elementos pré-fabricadas ou pré-moldados de concreto.

3.0 Aparelhagem

A aparelhagem necessária à realização deste ensaio é a seguinte:

3.1.2 Execução do ensaio

A frase: ― . . . citados logo acima neste item foi revisada para: iniciais (imersão em água, retirada e secagem superficial

Último parágrafo, revisado para: Determinar a massa dos corpos de prova secos em estufa, com auxílio da balança descrita em 3-c), realizando medições sucessivas da massa dos corpos de prova a cada 2 h até a obtenção da constância de massa , isto é, quando duas determinações sucessivas, indiquem variação inferior a 0,1 % da sua massa original. O valor obtido é a massa seca (Ms

)

.

3.2 Cálculo da absorção de água – Alterada a formatação da formula para:

100 1 x M M M M i a s a sat

Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica: Parte 5 – Postes de concreto para entrada de serviço até 1 kV

2 Referências normativas

Revisados textos para:

Projeto 18:600.08-001/3 Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica. Parte 3 – Ensaios mecânicos, cobrimento da armadura e inspeção geral.

Projeto 18:600.08-001/4, Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica – Parte 4: Determinação da absorção de água

3.4 – Furos

Texto da alínea ―a‖ revisado para:

Devem ser previstos quatro furos em cada face, afastados 200 mm entre si. A posição dos furos deve variar a partir da extremidade superior (topo), iniciando a 100 mm em uma das faces e a 200 mm na face adjacente;

Anexo A

Alterado normativo para Informativo

Inserido titulo do anexo A: Características dos postes para entrada de serviço até 1 kV. Os textos revisados e citados acima foram aprovados pela comissão.

(5)

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados

c) Pedido de consulta nacional

O coordenador solicita, através desta ata, ao ABNT CB 18, as providências para envio dos textos do 1º PROJETO 18:600.08-001/1 partes 1 a 5 para consulta nacional.

Faz parte deste projeto a parte 6 - Postes de concreto armado e protendido para linhas de transmissão e subestações de energia elétrica – Requisitos, padronização e ensaios

complementares. Estes textos ainda estão sendo trabalhados pela comissão e devem estar disponíveis para análise e formatação da ABNT após a próxima reunião, programada para junho/2011 em Belo Horizonte - MG.

Todos os textos trabalhados nesta reunião estão disponíveis no livelink.

d)

Cruzetas de concreto

NBR 8453 Cruzetas de concreto armado e protendido para redes de distribuição

de energia elétrica – Parte 1: Requisitos

d)Faltam os desenhos com dimensional das seguintes cruzetas: Cruzeta retangular 75 x 75 x 2000

Cruzeta L de 2000 Falta desenho Cruzeta tipo T 2300 mm.

Tarefa:Sr.Rui Leote vai providenciar os desenhos da cruzeta L de 2000 e T 2300mm. Inserido texto em inglês:

Scope

This project ABNT NBR 8453-1 sets out the conditions required for the manufacture, testing, receipt, handling, storage, transport and crossbeams of prestressed concrete, rectangular, "T " and "L " for the support of overhead energy distribution.

The overhead distribution of electrical energy using the spreaders, concrete object of this Bill ABNT NBR 8453-1, are standardized in ABNT NBR 15688.

The Project object crosses ABNT NBR 8453-1 are those standardized as Project ABNT NBR 8453-2.

Revisados os itens:

2.15 Retilineidade

Desvio máximo permitido da cruzeta relativo a uma linha ao longo do seu comprimento total. Este desvio corresponde à distância máxima medida entre a face externa da cruzeta e uma linha estendida de face a face, no ponto considerado

4.3 Absorção de água

Inserido texto: Nota 2 — Para cruzetas de concreto protendido o índice de absorção deverá ser reduzido em 0,5 % sobre a tabela acima.

(6)

Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados

Para cruzetas de concreto protendido este valor é reduzido para 0,1mm. 4.5 Retílineidade da cruzeta

As cruzetas podem apresentar, em qualquer trecho, tolerância de retilineidade de até 0,25 % do comprimento nominal.

4.7.2 – Espaçamento

No caso de cruzetas protendidas os estribos podem ser dispensados, desde que os esforços cortantes sejam adequadamente compensados pelo estado duplo de tensões.

Inseridas as tabelas: Tabela 1 - Critério de aceitação para ensaio de inspeção geral e Tabela 2 - Critério de aceitação para ensaio de elasticidade.

Tabela 3 - Grau de defeito para inspeção geral – Revisada item tolerável: - retilineidade <0,25 %

ABNT NBR 8453 Cruzetas de concreto armado e protendido para redes de distribuição de energia elétrica – Parte 2: Padronização

a) O titulo e o escopo em inglês será revisado pelo Eustáquio.

b) Revisada a Tabela A.1 - Características das cruzetas de concreto de seção retangular e T padronizadas. A Nota 4 será analisada por todos para definição ou não do texto. Eustáquio vai agrupar as cruzetas de mesma carga.

c) Desenho e especificação da haste para ensaio esforço longitudinal paralelo ao eixo. (oblíquo) – Sr.Edson da empresa CONCRETIS.

d) Faltam os desenhos com dimensional das seguintes cruzetas: Cruzeta retangular 75 x 75 x 2 000

Cruzeta L de 2 000 Falta desenho Cruzeta tipo T 2 300 mm.

Tarefa: Rui Leote vai providenciar os desenhos.

4 OUTROS ASSUNTOS

4.1 Solicitações a Secretaria da ABNT

 Enviar o Projeto 18:600.08-001 partes 1 a 5 para Consulta Nacional

4.2 Programação da CE (Reuniões e planos de trabalho) – Reunião de 19.05.2011

Calendário das próximas reuniões 2011:

MÊS DATA DA REUNIÃO LOCAL

Junho 30.06.2011 e 01.07.2011 CEMIG B. Horizonte-MG Agosto 04 e 05.08.2011 Rio de Janeiro-RJ (Local a ser

confirmado pelo Rui Leote)

5 PRÓXIMA REUNIÃO

Referências

Documentos relacionados

Geralmente, o espaço físico não é suficiente ou adequado para as atividades importante a serem desenvolvida pelas crianças dentro da sala de aula, como por

obediência, em grego hypakoe , e cinco vezes o verbo obedecer. A palavra é formada da palavra akoe , que significa audição, escuta, atenção, como em latim oboedire, obedecer,

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior