• Nenhum resultado encontrado

APOTEC VESTIBULINHOS Ciências Naturais Física. Resolução. F p = A. Resolução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOTEC VESTIBULINHOS Ciências Naturais Física. Resolução. F p = A. Resolução"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pré-simulado 4

26. (UFMG-MG) As figuras mostram um mesmo tijolo, de dimensões 5cm x 10cm x 20cm, apoiado sobre uma mesa de três maneiras diferentes. Em cada situação, a face do tijolo que está em contato com a mesa é dife-rente.

As pressões exercidas pelo tijolo sobre a mesa nas situações I, II e III são, respectivamente, ρ1, ρ2 e ρ3.

Com base nessas informações, é correto afirmar que:

a) ρ1= ρ2 = ρ3 b) ρ1< ρ2 < ρ3 c) ρ1< ρ2 > ρ3 c) ρ1> ρ2 > ρ3

Resolução

Lembre-se que para calcularmos pressão:

p =

F

A

, onde p = pressão, F = força (neste caso, peso do bloco) e A

= área.

A partir da equação vemos que a pressão é inversamente proporcional a área, ou seja, quanto menor a área, maior a pressão.

A área de contato em I é a maior, portanto menor pressão e a área de contato em III é a menor, portanto, maior pressão.

27. (UEG 2006) "O mais audacioso passo da aeronáutica (e astronáutica) brasileira desde Santos-Dumont." Coincidentemente, em 2006, comemoramos os 100 anos do histórico

vôo de Alberto Santos Dumont (1873-1932) com o 14-Bis. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 m a uma altura de 2 a 3 me-tros, no Campo de Bagatelle em Paris. Por este feito, Santos Dumont é considerado por parte da comunidade científica e da aeronáutica, e principalmente em seu país de origem, o Brasil, como o "Pai da Avia-ção". Cem anos depois, outro brasileiro entra para a história. Marcos

César Pontes, em 2006, tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão na Estação Espacial Internacional (EEI), denominada "missão centenário". Com base nestas informações, é INCORRETO afirmar:

a) O princípio básico, tanto para a propulsão de foguetes quanto para o vôo de um avião a jato, é a terceira lei de Newton.

b) Comentou-se muito na imprensa que a gravidade no espaço é zero. Isso é uma contradição, pois é ela que mantém a EEI "presa" à Terra.

c) A magnitude do empuxo sobre o foguete durante o lançamento depende da variação do seu volume.

d) Um astronauta verificaria que, na EEI (g ≈8,6m/s²), a parte submersa de um mesmo cubo de gelo em um copo seria maior que na Terra.

Resolução

a) CORRETA – Lembrando que a 3ª Lei de Newton é a Ação e reação, em ambos os casos, para o gás ir para trás ele empurra o foguete ou o avião para frente.

(2)

b) CORRETA – a gravidade na EEI é muito pequena, mas não é nula. Se fosse a EEI escaparia da órbita ter-restre.

c) CORRETA – o empuxo (E) é igual, E = d.V.g, onde V é o volume do corpo, neste caso do foguete.

d) INCORRETA – o volume submerso seria menor, porque na EEI a gravidade é menor, portanto o peso seria menor.

28. (SENAC 2009) O texto a seguir é tema para a questão abaixo

No Brasil, as formas de destinação dos pneus inservíveis são regulamentadas pelo IBAMA, que determina quais processos são ambientalmente corretos. Um dos principais empregos dados aos pneus que não mais po-dem rodar é a produção de calor necessário para o processo de fabricação de cimento, em que são utilizados fornos cujas temperaturas chegam até 1 300 ºC. Colocando pneus como parte do combustível nos fornos, al-gumas indústrias obtiveram economia de até 20%, pois são materiais de baixo custo e de fácil obtenção. (www.planetasustentavel.com.br)

A temperatura para a produção do cimento, se transcrita em termos da unidade que representa essa grande-za no Sistema Internacional, é a) 1 108 ºF. b) 2 278 ºF. d) 1 027 K. d) 1 300 K. e) 1 573 K. Resolução

Primeiro, a unidade de temperatura no SI é o Kelvin.

Para resolver a questão você precisa guardar a fórmula ou guardar os pontos de fusão e ebulição da água nas duas escalas e a partir daí montar a regra de 3 sozinho(a), eu vou resolver da segunda forma.

1300 --- tK – 273 100 --- 100 130 000 = 100.tK – 27 300 130 000 + 27 300 = 100.tK K

157300

t =

=1573 K

100

29. (SENAC 2009) Você já deve ter reparado que em algumas residências, com o intuito de diminuir a

tempe-inservível

adj (in+servível) Que não é servível, que não presta utilidade ou serviço.

servível

adj m+f (servir+vel) 1 Que serve. 2 Apto a prestar serviço ou utilidade a alguém; prestável.

(3)

manta metálica não é tão visível, mas encontra-se entre as telhas e o madeiramento do telhado, cumprindo a mesma função. Recentemente, embalagens desenvolvidas especialmente para conterem leite ou suco, têm sido usadas para forrar toda a extensão de telhados, sendo colocadas devidamente abertas e limpas entre as te-lhas e o madeiramento, com seu lado metalizado voltado para as tete-lhas, a fim de

a) produzir calor no interior da residência, mantendo-a aquecida durante o período noturno. b) refletir a radiação térmica emanada pelas telhas para impedir sua entrada na residência. c) refratar a radiação proveniente do Sol, mantendo-a no exterior da residência.

d) absorver o calor do Sol e do ar para mantê-lo no interior da residência. e) transformar o calor em luz visível que é facilmente absorvida pelas telhas. Resolução

Lembre-se que o calor também se propaga por irradiação, ou seja, através de ondas eletromagnéticas que podem ser refletidas, a ideia da manta aluminizada é a mesma usada na garrafa térmica, ela é espelhada por dentro para refletir a radiação.

30. (UNAERP) Uma brincadeira proposta em um programa científico de um canal de televisão, consiste em obter uma caixa de papelão grande, abrir um buraco em uma de suas faces, que permita colocar a cabeça no seu interior, e um furo na face oposta à qual o observador olha. Dessa forma ele enxerga imagens externas projetadas na sua frente, através do furo à suas costas. Esse fenômeno óptico baseia-se no:

a) princípio da superposição dos raios luminosos. b) princípio da reflexão da luz.

c) princípio da refração da luz.

d) princípio da propagação retilínea da luz. e) princípio da independência dos raios luminosos. Resolução

Observe as duas figuras a seguir, a formação das imagens se dá porque a luz se propaga em linha reta e não se esqueça, toda imagem projetada (imagem real é de invertida).

31. (UFSCAR 2009) A luz branca do Sol, ao atravessar um prisma de vidro, se dispersa nas cores monocromáticas do arco-íris. A ra-diação monocromática que mais desvia da trajetória inicial é a viole-ta e a que menos desvia é a vermelha, como mostra a figura. No interior do prisma,

a) a radiação violeta viaja com velocidade maior que a vermelha. b) o comprimento de onda da radiação violeta é maior que o da ver-melha.

(4)

c) a frequência de vibração da radiação violeta é igual à da vermelha. d) o período de vibração da radiação violeta é maior que o da vermelha.

e) o índice de refração do vidro para a radiação violeta é maior que o da vermelha. Resolução

Observe que a luz violeta refrata mais, ou seja, o violeta tem menor velocidade e maior índice de refração que o vermelho.

32. (FEI-SP) Num exame de Física, o professor coloca um despertador programado para tocar às 11h 30min, dentro de um recipiente no qual se faz vácuo. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.

a) O despertador toca com atraso de alguns minutos, por causa da existência do vácuo dentro do recipiente em que se encontra.

b) O despertador vai tocar alguns minutos antes do horário programado, por causa da existência do vácuo dentro do recipiente.

c) O despertador só tocará na hora em que for retirado do recipiente. d) o despertador toca na hora certa, mas os alunos não escutam nada.

e) O despertador não toca, por causa da existência do vácuo dentro do recipiente. Resolução

O despertador toca no horário correto, mas os estudantes não ouviram o som, porque este não se propaga no vácuo.

33. (FUVEST) A Rádio USP opera na frequência de 93,7 MHz. Considerando que a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas na atmosfera é igual a 300 000 km/s, o comprimento de onda emitida pela Rádio USP é aproximadamente igual a:

a) 3,20 m b) 32,0 m c) 28,1 m d) 93,7 m e) 281,1 m Resolução V = 300 000 km/s = 300 000 000 m/s f = 93,7 MHz = 93,7.106 Hz = 93 700 000 Hz λ = ?

v

300 000 000

3,20 m

f

93 700 000

λ

=

=

=

34. (UFPEL- RS) Um pescador possui um barco a vela que é utilizado para passeios turísticos. Em dias sem vento, esse pescador não conseguia realizar seus passeios. Tentando superar tal dificuldade, instalou, na popa do barco, um enorme ventilador voltado para a vela, com o objetivo de produzir vento artificialmente. Na primeira oportunidade em que utilizou seu invento, o pescador percebeu que o barco não se movia como era por ele esperado. O invento não funcionou!

(5)

A razão para o não funcionamento desse invento é que

a) a força de ação atua na vela e a de reação, no ventilador. b) a força de ação atua no ventilador e a de reação, na água.

c) ele viola o princípio da conservação da massa.

d) as forças que estão aplicadas no barco formam um sistema cuja resultante é nu-la.

e) ele não produziu vento com velocidade suficiente para movimentar o barco. Resolução

A força de ação está na vela e a de reação no ventilador (a reação é sempre no corpo que aplica a força), cor-pos diferentes, mas ambos estão presos no barco, o que fará com que as forças se anulem.

35. (UFPel) Analise a afirmativa a seguir:

Em uma colisão entre um carro e uma moto, ambos em movimento e na mesma estrada, mas em sentidos con-trários, observou-se que após a colisão a moto foi jogada a uma distância maior do que a do carro.

Baseado em seus conhecimentos sobre mecânica e na análise da situação descrita acima, bem como no fato de que os corpos não se deformam durante a colisão, é correto afirmar que, durante a mesma,

a) a força de ação é menor do que a força de reação, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.

b) a força de ação é maior do que a força de reação, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.

c) as forças de ação e reação apresentam iguais intensidades, fazendo com que a aceleração da moto seja maior que a do carro, após a colisão, já que a moto possui menor massa.

d) a força de ação é menor do que a força de reação, porém a aceleração da moto, após a colisão, depende das velocidades do carro e da moto imediatamente anteriores a colisão.

e) exercerá maior força sobre o outro aquele que tiver maior massa e, portanto, irá adquirir menor aceleração após a colisão.

Resolução

A alternativa C praticamente fala o que temos falado desde que começamos estudar as Leis de Newton, em uma colisão as forças traçadas entre os corpos são iguais (3ª Lei), mas o corpo menor se ferra, porque sua massa é menor.

Referências

Documentos relacionados

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

ACTIVIDADES passeios marítimo – turísticos, aluguer de embarcações com tripulação, passeios de barco, windsurf, percursos pedestres, jogos de água, canoagem, paintball,

Partindo de uma abordagem teórica onde se pretende dar a conhecer o trabalho deste autor, transita-se para uma parte prática em que assumidamente somos influenciados

NN/13-CARA ANA 22 Potro da Geração 2013 Crimson Tide em égua ganhadora Clássica Arambaré na também Clássica..

a) A rede secundária isolada deve ser sempre trifásica a quatro condutores (três fases e neutro) na tensão de 220/127 V devendo no dimensionamento dos

a) A rede secundária isolada deve ser sempre trifásica a quatro condutores (três fases e neutro) na tensão de 220/127 V devendo no dimensionamento dos

Em relação ao ranking de menções, estabelecido para os periódicos nacionais (Tabela 8), é importante ressaltar que há algumas revistas muito jovens que já recebem

Os candidatos que não superarem a prova escrita (composta por: compreensão em leitura, produção escrita, competência linguística e, a partir do CELI 3 Livello