• Nenhum resultado encontrado

INDIVÍDUO E SOCIEDADE NO PENSAMENTO DE DURKHEIM 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INDIVÍDUO E SOCIEDADE NO PENSAMENTO DE DURKHEIM 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INDIVÍDUO E SOCIEDADE NO PENSAMENTO DE DURKHEIM1

Rogério José de Almeida2

No presente trabalho, tem-se por objetivo fazer uma breve análise da relação entre indivíduo e sociedade na obra durkheimiana.

Há doze anos, tive o prazer de assistir a uma palestra do professor Gabriel Cohn3. Nessa palestra ele fez uma analogia acerca do pensamento de Durkheim com relação aos indivíduos e a sociedade, segundo a qual, a vida seria como se todos estivessem em um aquário: os peixes seriam os indivíduos e o aquário, a sociedade, ou seja, num aquário tudo já está colocado em seu devido lugar, todas as plantas, as pedras. O aquário, assim como a sociedade cerca os indivíduos por todos os lados. O que restaria para os peixes fazerem é simplesmente viver, pois tudo já foi pré-estabelecido.

De certa forma, é assim que se dá a relação entre os indivíduos e a sociedade para Durkheim. Durante toda a vida, os indivíduos encontram uma série de pré-determinações já estabelecidas e impostas pela sociedade, pois eles nascem e passam pela vida com os “fatos sociais” já constituídos4

. Grande parte das crenças, dos costumes, normas e regras morais, enfim, as maneiras de ser e de agir que a sociedade impõe já se encontram arraigadas nas consciências dos indivíduos. Os que nascem, são condicionados a internalizarem essas normas de conduta.

Mas, como Durkheim define os conceitos de indivíduo e de sociedade? Bom, a sociedade para Durkheim não se dá apenas da simples soma de todas as consciências particulares, ou mesmo até, das ações e sentimentos de cada indivíduo. Contudo, a associação dessas consciências particulares engendra um novo ser, diferente e externo àquelas consciências particulares, algo independente e acima de qualquer indivíduo, que se manifesta como um fato objetivo. Em outras palavras, as consciências particulares, unindo-se e fundindo-se, dão origem a uma realidade nova que é a consciência coletiva. A sociedade

1

Texto inicialmente apresentado para a disciplina Teoria Sociológica I do Programa de Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Goiás – UFG. É aqui disponibilizado com objetivo didático. Goiânia, 2011.

2

Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Professor da Faculdade Araguaia – FARA. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

3

Palestra proferida no ano de 1999 no auditório Luis Palacin da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Goiás.

4

Segundo Durkheim (1995, p. 11), é fato social toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma dada sociedade, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.

(2)

então se constitui em um fenômeno sui generis, sendo que, este novo ser possui peculiaridades que lhes são distintas das encontradas nas consciências dos indivíduos. Então, Durkheim conclui:

Mas a consciência coletiva é algo mais que um simples epifenômemo de sua base morfológica, da mesma forma que a consciência individual é algo mais que uma simples eflorescência do sistema nervoso. Para que a primeira se manifeste, é preciso que se produza uma síntese sui generis das consciências particulares. Ora, essa síntese tem por efeito criar todo um mundo de sentimentos, de idéias, de imagens que, uma vez nascidos obedecem a leis que lhes são próprias. (1996, p. 468)

Com relação ao indivíduo, Durkheim só o concebe no sentido moderno da palavra, estando este em uma sociedade com um alto grau de diferenciação e de especialização de funções. Essa discussão Durkheim empreende em sua obra “Da divisão do trabalho social”, onde ele demonstra de que forma as sociedades se mantêm coesas, ou seja, como os homens se mantêm em sociedade.

Durkheim (1999) conclui que há dois tipos de solidariedade, uma é a chamada solidariedade mecânica ou por similitudes, onde as consciências dos indivíduos se assemelham, por isso são solidários uns aos outros, aparecendo aqui o tipo coletivo. Nessas sociedades onde prevalece a solidariedade mecânica, os indivíduos têm pouca autonomia e são, até certo ponto, dominados pela consciência coletiva. Há pouca diferenciação, restringindo-se a poucas diferenciações, como por exemplo, gênero, idade ou mesmo um chefe que ocupa um lugar acima dos outros indivíduos na sociedade. Neste tipo de sociedade, a coesão social é mantida pelo fato de que os indivíduos são semelhantes uns aos outros, compactuando mais ou menos dos mesmos sentimentos.

Vale lembrar aqui que Durkheim é um autor que pode ser considerado como um “evolucionista”, para ele as sociedades evoluíam, então poderiam existir de sociedades primitivas até as sociedades mais evoluídas. As sociedades onde há predominância da solidariedade mecânica são as que Durkheim considera como sendo as primitivas. Nessas sociedades primitivas, apesar de Durkheim tratar todos os “homens” como indivíduos, não se encontra aqui o indivíduo no sentido moderno da expressão. Já que os indivíduos são similares uns aos outros, então haveria pouca abertura para uma individualidade.

O outro tipo de solidariedade que Durkheim apresenta é a chamada solidariedade orgânica ou devida à divisão do trabalho, que aparece nas sociedades cuja divisão social do trabalho está num grau mais alto de desenvolvimento, instituindo-se em conseqüência, um processo de individualização. Neste tipo de sociedade, os indivíduos têm mais autonomia,

(3)

sendo que, tal autonomia não só é permitida, mas exigida devido ao processo de divisão de funções. Desta forma, os indivíduos se mantêm coesos, pelo fato de que todos ficam interdependentes uns dos outros, tornando-se assim solidários. Cada um dos indivíduos depende de outros que exercem diferentes funções nas demais esferas que compõem a sociedade.

Concluindo esse raciocínio, só há indivíduos no sentido moderno da palavra, para Durkheim, naquelas sociedades cuja consciência individual vai tomando o lugar da consciência coletiva, ou seja, em sociedades evoluídas, onde há um desenvolvimento da divisão social do trabalho e da diferenciação de funções. Portanto, pode-se dizer que:

A solidariedade que deriva das semelhanças se encontra em seu apogeu quando a consciência coletiva recobre exatamente nossa consciência total e coincide em todos os pontos com ela. Mas, nesse momento, nossa individualidade é nula. Ela só pode nascer se a comunidade ocupar menos lugar em nós (1999, p. 106-107).

Retomando uma discussão exposta anteriormente, já foi dito que a sociedade para Durkheim impõe regras morais de conduta, normas, etc. A criança desde seu nascimento é condicionada para seguir as regras morais de conduta impostas pela sociedade, todos os indivíduos passam por uma socialização. Uma criança não pede para ser batizada ou mesmo decide se quer seguir algum dogma religioso. Contudo os pais devotos condicionam-na para seguir tal regra moral, sendo que os pais também um dia foram condicionados.

No entanto, as regras morais a que o indivíduo deve seguir dependem da localização em que está inserido na sociedade. Contudo, há regras de conduta morais que são gerais para todos, como exemplo, as regras de conduta especificadas por leis. Ora, o indivíduo cuja religião é a protestante certamente deve seguir determinadas regras morais de conduta diferentes de um indivíduo católico, que por sua vez também segue determinadas regras morais de conduta diferentes de um indivíduo que participa de um grupo de funk. Segundo Peter Berger fazendo referência à obra de Durkheim, cita:

Estamos na sociedade, localizados em setores específicos do sistema social. Essa localização, pré-determina e pré-define quase tudo quanto fazemos, desde a linguagem até a etiqueta, desde nossas convicções religiosas até a probabilidade de que venhamos a cometer suicídio (BERGER, 1994, p. 105).

Mas, todos os indivíduos se submetem a seguir, o tempo todo, todas as regras de conduta morais impostas pela sociedade? Durkheim diria que não, mesmo em sociedades primitivas. Contudo, a sociedade dispõe de meios para fazer, o que se pode chamar de um

(4)

controle social. Experimente burlar uma lei qualquer, como por exemplo, a de que não pode roubar, ou a de que não pode matar, ou mesmo se vestir diferente do seu grupo social.

A sociedade exerce uma coerção sobre seus indivíduos, seja por sanções jurídicas legais ou mesmo através da censura, do riso, do opróbrio (injúria). Tal coerção adverte todos os indivíduos, no sentido de compreender que todas essas normas de conduta e regras morais estão acima de qualquer um. A sociedade, portanto, é algo exterior aos indivíduos, que impõe e que coage.

Para demonstrar o quanto os indivíduos são dependentes e moldados pela sociedade, Durkheim em sua obra O Suicídio (2000), apresenta o exemplo do suicídio, que aparentemente pode parecer um fenômeno cujas motivações são eminentemente individuais, porém Durkheim conclui que é um fenômeno eminentemente social.

Dependendo do grau de integração do indivíduo nas instituições sociais que ele está ligado, a intensidade da solidariedade, dentre outros fatores, podem fazer com que um indivíduo possa vir a cometer suicídio. Aqui, nota-se o caráter dependente dos indivíduos perante a sociedade. Se o indivíduo é muito integrado a seu grupo social pode cometer suicídio (suicido altruísta), se ele não é integrado a um grupo social também pode a cometer suicídio (suicídio egoísta).

Pelo que foi apresentado até aqui, talvez se tenha a impressão de que a sociedade é algo intocável, que só coage e impõe, ou que nunca se desestrutura. Porém, segundo Durkheim, a mudança na sociedade é algo concebível. Os indivíduos não ficam estáticos diante dos fatos sociais. Com toda a pressão contrária que a sociedade impõe, mesmo assim, os indivíduos podem ter um comportamento inovador frente aos fatos sociais. Um exemplo são as conquistas dos cidadãos, tanto homens quanto mulheres, ao longo tempo na história.

Um fator que desregula ou desestrutura a sociedade é quando ela se encontra em um estado de anomia. Como se viu, o cerne da coesão social se baseia nas regras morais impostas aos indivíduos pela sociedade, sendo que elas devem ser capazes de garantir a vida social. Porém, quando a sociedade é momentaneamente perturbada por uma crise, ela não mais consegue manter as regras morais, conseqüentemente não consegue manter a harmonia entre as funções, ou seja, não consegue exercer sobre os indivíduos àquela pressão moral, instituindo assim, um estado de anomia. De acordo com Durkheim (1999), são três as causas para que a sociedade se coloque em um estado de anomia. Quando nas crises industriais e comerciais, na luta entre trabalhadores e patrões e quando da divisão extrema de especialidades no interior da ciência.

(5)

Retornando a analogia do aquário feita pelo professor Gabriel Cohn, a primeira vista pode ser considerada, pois, o aquário (sociedade) cerca os peixes (indivíduos) de todos os lados, impondo e coagindo. Contudo, é claro que o professor Gabriel Cohn sabe das limitações dessa analogia, pois os peixes não conseguem, diferentemente dos indivíduos, modificar as estruturas pré-estabelecidas. Portanto, na obra de Durkheim, os indivíduos podem viver em um aquário constituído de fatos sociais, mas esse aquário pode ser modificado pelos peixes, ou seja, pelos indivíduos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERGER, Peter L. A perspectiva sociológica – o homem na sociedade. In: __. Perspectivas

sociológicas: uma visão humanística. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 15. ed. São Paulo: Nacional, 1995. ________ . Da divisão do trabalho social. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

________ . As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

________ . O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

OBRAS CONSULTADAS

ARON, Raymond. A geração da passagem do século – Émile Durkheim. In: __. As etapas do

pensamento sociológico. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DURKHEIM, Émile. Sociologia e filosofia. São Paulo: Ícone, 1994.

GIDDENS, Anthony. Durkheim e a questão do individualismo. In: __. Política, sociologia e

Referências

Documentos relacionados

Portanto, acreditamos ser possível utilizar a pesquisa histórica como me- todologia capaz de contribuir para que a communication research aprofunde seus conhecimentos a respeito

we could more charitably interpret him as simply pointing out that (semantical) contents involving infinite structures may not be “directly representable” by parallel

Com o desenvolvimento de projetos como “Identificação, caracterização e incorporação de genes para resistência durável a brusone em arroz cultivado no Brasil”, pertencente

Os dados do eletrocardiograma, ecocardiograma e mensuração da pressão arterial, foram analisados descritivamente através de média, desvio padrão e mediana para as variáveis

mento como um momento sublime e inesperado despertando em alguns da lo- calidade, a ira, em outros a religiosidade. As orações e curas são explicações comuns entre os devotos que

Mean and standard deviation for temperature and precipitation between late September 2015 and January 2016 3.2 Community analysis 3.2.1 Richness and Abundance During the

• O saldo da Carteira Própria contempla a totalidade da Carteira do Banco mais a Carteira do FIDC Multicred ; • O saldo da Carteira de Terceiros contempla a totalidade da