• Nenhum resultado encontrado

Alvaro Talavera López

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alvaro Talavera López"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONTROLE ADAPTATIVO GENETICO INDIRETO PARA SISTEMAS NÃO LINEARES E OTIMIZAÇÃO DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO ALGORTIMOS GENÉTICOS

Alvaro Talavera López alvaro@ele.puc-rio.com

Departamento de Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ - Brasil, 22453-900

RESUMO

Este trabalho apresenta duas aplicações de algoritmos genéticos para aplicações de controle de processos. A primeira é sintonizar um controlador PID mediante algoritmos genéticos, a segunda aplicação é um controlador adaptativo genético indireto, para aplicações em sistemas não-lineares e variantes no tempo.

Palavras-chave: Algoritmos genéticos, controle PID, estimação, sistemas não-lineares.

Abstract

This paper presents two applications of genetic algorithms for control applications processes. The first is to tune a PID controller using genetic algorithms; the second application is an indirect genetic adaptive controller for applications in non-linear and time varying systems.

Keywords: genetic algorithms, PID control, estimation, nonlinear systems.

1 INTRODUÇÃO

Os algoritmos genéticos (AG) têm aplicações em muitas áreas no campo de otimização de sistemas. Estas aplicações estão dentro na área de controle de processos onde a otimização envolve muitos tipos de controladores e estimadores. Neste caso utilizaremos algoritmos genéticos para otimizar as constantes proporcional, derivativa e integral num controlador PID com o objetivo de minimizar o erro de saída com respeito à trajetória desejada. A segunda aplicação consiste no projeto de um controlador mais experto que aproveita todas as vantagens de um algoritmo genético para o controle e estimação de um sistema não-linear e variante no tempo. Este tipo de abordagem se assemelha ao controle adaptativo indireto.

No caso da otimização de parâmetros do controlador PID, existe uma vasta bibliografia [1-2,4] onde se abordam estes problemas. Além disso, novas pesquisas têm sido realizadas no sentido de melhorar a convergência do algoritmo genético e garantir um bom desempenho [3]. No caso do controlador adaptativo genético, Passino e Lennon [5], fizeram uma proposta deste projeto de controladores. A base desta pesquisa se encontra em [5][6][7], em [8] se tem uma teoria de aplicações em estimação de sistemas utilizando algoritmos genéticos e em [9] se encontra uma aplicação em um tanque de repouso que é nosso exemplo.

Este artigo é organizado da seguinte forma: a seção 2 aborda os algoritmos genéticos como otimizadores de controladores PD, com aplicação em uma planta linear de quarta ordem. A seção 3 aborda um controlador genético mais sofisticado, que utiliza o algoritmo genético para otimizar e controlar uma planta não-linear. A seção 4 mostra

(2)

as conclusões e algumas recomendações para este projeto.

2 OTIMIZADOR DE CONTROLADORES

PID UTILIZANDO ALGORTIMOS

GENÉTICOS

O algoritmo genético é utilizado para otimizar uma função objetivo baseado em um controlador PID. A equação de um controlador PID é a seguinte:

Onde kd, kp e ki são constantes derivativas,

proporcional e integral ao erro entre a saída desejada e a saída real de meu processo. A figura 1 mostra o diagrama de um processo controlado por um PID, com um sistema de segunda ordem qualquer, onde a trajetória desejada é r(t), o erro entre a saída desejada e saída do processo é e(t), u(t) é a lei de controle gerada pelo PID e y(t) é a saída do processo. A avaliação do desempenho de um controlador PID é dada pelo overshoot ou assentamento, definido pela porcentagem em que a resposta excede a saída desejada, tempo de subida ou o tempo da resposta do sistema e o tempo de estabelecimento que é o tempo no qual o sistema permanece em regime permanente, como detalhado na figura 2.

Figura 1. Sistema de controle PID.

Figura 2. Resposta no degrau unitário.

O sistema a ser controlado é de ordem 4, linear e invariante no tempo, como mostra o seguinte modelo:

Neste modelo, foi projetado um controlador PID seguindo o método Ziegler Nichols [10], um método clássico para determinar os parâmetros de um PID. O tipo de resposta obtida é apresentada na figura 3.

Figura 3. Resposta no sistema utilizando Ziegler-Nichols.

Para as simulações foi utilizada uma biblioteca de rotinas (toolbox) do AG, criadas especialmente para trabalhar no ambiente Matlab®. Vários parâmetros controlam o processo de evolução em um AG, tais como: tamanho da população, taxa de cruzamento (crossover), taxa de mutação e número de gerações, que é o número total de ciclos de evolução de um AG. A Tabela I apresenta os parâmetros adotados para o AG neste trabalho:

(3)

Tabela I Tamanho da população 80 Número de gerações 100 Espaço de busca [0, 200]

Método de seleção Norma geométrica Taxa de cruzamento Aritmético 0,4 Taxa de mutação 0,1%

A função de avaliação (Fitness) é o conceito mais importante no desenvolvimento de um algoritmo genético. Essa função é específica para

cada aplicação, e deve representar o

comportamento dos cromossomos que, nesse caso, representam os parâmetros do controlador. A função Fitness deve fornecer a informação de quão adequado é o controlador, quando sintonizado com os parâmetros escolhidos pelo AG.

Foram utilizadas 3 funções de avaliação: ITAE (integral do tempo vezes o erro absoluto), IAE (integral da magnitude absoluta do erro) e ISE (integral do quadrado do erro), as funções de avaliação se mostram nas equações seguintes.

Os resultados da otimização do algoritmo genético em função do overshoot, rise time e settling time são mostrados na tabela II. Na tabela III são apresentadas as constantes (kp, kd e ki) encontradas pelo algoritmo genético.

Tabela II

Tabela III

Segundo as tabelas II e III, o melhor resultado foi o algoritmo genético que utilizou como função objetivo ITAE, o qual podemos com0parar com o método formal de Ziegler-Nichols [10] que utiliza o lugar de raízes ou (Root locus) como um método convencional para avaliar os ganhos kp, kd e ki, do controlador.

A figura 4 mostra a resposta do sistema a degrau unitário e a figura 5 apresenta a evolução e convergência dos ganhos do controlador.

Figura 4. Resposta no sistema utilizando algoritmo genético.

Figura 5. Evolução das constantes de controle. (2)

(4) (3)

(4)

3 CONTROLE ADAPTATIVO GENÉTICO INDIRETO

Nesta seção é apresentada uma nova abordagem de controladores genéticos mais avançados. Um híbrido com controle adaptativo indireto convencional, com aplicações especiais em plantas não-lineares e variantes no tempo, onde o controlador deve identificar ou estimar os parâmetros da planta a cada instante fazendo um seguimento sem a planta. Estes parâmetros variados irão cumprir uma função objetivo e a minimização desta função irá resolver a melhor lei de controle u(t) para que a planta tenha o comportamento da trajetória desejada.

Portanto, em nossa aplicação é proposto um controlador genético online para o controle de processo de sistemas não-lineares e variantes no tempo. Este sistema permite a identificação online do processo e obtenção de uma lei de controle ótima para controlar o sistema.

Figura 5. Controlado adaptativo genético indireto.

A figura 5 mostra a configuração deste controlador através do diagrama de blocos. Pode-se verificar que o algoritmo genético controla todo o sistema e não depende de um modelo linear, como no caso de um controlador PID, abordado na seção anterior. No caso de uma planta não-linear, seu esquema e equações detalhadas são dadas abaixo:

Figura 6. Tanque de repouso. onde:

u(t) = entrada de fluxo h(t) = nível de líquido

A(h(t)) = área de seção transversal do tanque.

r(t) = nível de líquido desejado

A equação diferencial do modelo (equação 5) é discretizada pelo método de Euler (equação 6), na equação 7 ocorre a saturação na válvula do fluxo e, finalmente, na equação 8 asseguramos que h(t) não seja negativo fazendo com que o mínimo seja 0,001.

A partir deste ponto descreveremos o procedimento para desenvolvimento de um controlador genético adaptativo indireto.

Sistemas em tempo discretos não-lineares:

A equação 9 mostra a saída de um sistema discreto não–linear, que consiste em uma função não-linear em função de seu estado e sua saída. Esta equação também pode ser expressa em função de Planta Identificação sistemas Projeto de controlador Controle AG (5) (6) (7) (8) (9)

(5)

parâmetros para o estado e para a entrada do modelo.

Portanto podemos determinar o sinal de entrada em função dos parâmetros não-lineares, estados e saídas, como mostrado a equação 11.

Para resolver esta equação necessita-se estimar os parâmetros dados nas equações 12-13:

Portanto a equação 11 pode ser escrita de maneira similar a equação 14. Com respeito a seus valores estimados, observa-se que r(k) = y(k) uma vez que a saída desejada é um valor determinado.

O calculo do erro é dado pela saída estimada menos a saída de meu processo:

A saída estimada é dada por:

Portanto, o erro já pode ser calculado como:

O objetivo destas contas é ter uma função do erro em função dos parâmetros, de modo a minimizar essa função:

Neste ponto o algoritmo genético encontrado θα(k) e θβ(k) (equação 16) trata de minimizar uma função custo (equação 17). Dessa forma, o cromossomo será dado pela equação 16 e a função objetivo descrito pela equação 17.

Em nosso caso a equação 6 será reescrita da mesma forma que a equação 10:

Verifica-se que o modelo tem linearidades e não-linearidades e, portanto, devemos escolher parte da equação e a substituímos pelos parâmetros da seguinte forma:

Substituindo os parâmetros na equação 14:

O cromossomo será:

θα1θβ1 θα2θβ2 ... θαiθβi A função fitness será dada por:

Onde: a probabilidade de mutação é 0.05, de crossover 0.9, com uma população de 10 e . Desta forma o AG deve maximizar a função fitness. (12) (13) (11) (14) (16) (15) (17) (10)

(6)

Figura 7. Resposta de controle adaptativo genético indireto para o tanque de repouso.

A figura 7 mostra a resposta do controlador genético com o respectivo sinal de controle. Observa-se que no início, o sistema vai se adaptando até que após um pequeno tempo o controlador genético estima e controla o tanque de repouso, com um bom desempenho.

Figura 8. Identificação e estimação dos parâmetros da planta.

A figura 8a mostra a identificação na saída da planta no qual é observado um bom desempenho. As Figuras 8b e 8c estimam os parâmetros α e θβ. A figura 9 mostra a média do fitness da população e se verifica que o gráfico começa a maximizar logo nos primeiros instantes, porém aumenta e constantemente devido às mudanças na referencia.

Figura 9. Media da função fitness

4 CONCLUSÕES

Neste artigo foram apresentadas técnicas de controle convencional e sofisticadas para aplicações de controle de processos. Na primeira seção se mostra o algoritmo genético para otimizar o controlador PID para uma plana de quarto ordem, obtendo um melhor desempenho que o método tradicional de Ziegler Nichols. Uma conclusão importante e que o desempenho do controlador PID utilizando algoritmos genéticos muito vá a depender da função objetivo (fitness) como se mostra na tabela II. Embora o algoritmo genético tenha um bom desempenho esta limitado por o modelo linear do controlador PID. Nesta seção se suguiere a utilização de mais variáveis observadas da função fitness como a utilização da sinai de controle u(t).

Na seção 3 se apresento um controlador mais avançado, para resolver problemas de sistemas não lineares. Este controlador utiliza a teoria de controle adaptativo indireto utilizando um forte método de otimização como é o algoritmo genético, dando como resultado o bom desempenho do controlador. neste tipo de controlador se propõe o uso para plantas multivariáveis e variantes no tempo, onde não se tenho um modelado exato da planta.

REFERÊNCIAS

[1] Ian Griffin “On-line PID Controller Tuning using Genetic Algorithms” DCU. 2003. [2] Luiz Eduardo N. do P. Nunes, Vitor G.

Rosado, Francisco Grandinetti. “Ajuste dos parâmetros de um controlador proporcional, integral e derivativo através de algoritmos

(7)

genéticos”. Rev. ciênc. exatas, Taubaté, v. 9/10, n.1-2, p. 47-52, 2003/2004.

[3] Xiangzhong Meng and Xiangzhong Meng Baoye Song “Fast Genetic Algorithms Used for PID Parameter Optimization” Proceedings of the IEEE International Conference on Automation and Logistics August 18 - 21, 2007, Jinan, China.

[4] Saifudin Bin Mohamed. A dissertation “The PID Controller Desing Using Genetic Algorithm”.. University of Southern Queensland. Faculty of Engineering and Surveying. 2005.

[5] Lennon W.K., Passino, K.M., “Genetic Adaptive Identification and Control,” Engineering Applications of Artificial Intelligence, Vol. 12, No. 2, pp. 185–200, April 1999.

[6] La Moyne L. Porter II and Kevin M. Passino. “Genetic Model Reference Adaptive Control”. 1994 IEEE International Symposium on Intelligent control. 16-10 August, 1994. Columbus, Ohio. USA.

[7] Moore M.L., Musachio J., Passino K.M. “Genetic Adaptive Control for an Inverted Wedge,” Engineering Applications of Artificial Intelligence, Vol. 14, No. 1, pp. 1-14, Feb. 2001.

[8] W.K. Lennon, K.M. Passino. “Genetic Adaptive Identification and Control”. Pergamon. Engineering Applications of Artificial Intelligence 12. 185 – 200. 1999. [9] Kevin M. Passino. “Biomimicry for Optimization, Control, and Automation”. Springer. 2005.

[10] K. Ogata. “Ingeniería de Control Moderna” 4 Edición. Prentice Hall. 2003.

Referências

Documentos relacionados

Dia 16 de julho de 2016 às 14h00min (horário local), ressalvo que o Vestibular Geral III (VGIII) será aplicado para preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular Geral I (VGI)

http://www.riseresearch.com Diversas formas existem para se passar pelo chkrootkit, analisando algumas delas 

CIPA – COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO, ATRIBUIÇÕES, GARANTIAS AOS CIPEIROS CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA OITAVA - MEDIDAS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO As Empresas, com vistas

Central nervous system involvement in systemic lupus erythematosus patients without overt neuropsychiatric manifestations.. Neuropsychiatric Systemic lupus

Nas áreas rurais, existe um potencial ainda maior para o GPL e o BioGPL no aquecimento a gás combinado com sistemas térmicos renováveis e sistemas híbridos Sinergias com a

5: Apostilamento de Minter e Dinter - Quando o curso realizado pelo aluno tratar-se de MINTER (mestrado interinstitucional) ou DINTER (doutorado interinstitucional), na

Os professores que ministram disciplinas diretamente relacionadas à Gestão de Operações nos cursos de Administração selecionados para participar do estudo, com base nos

(Erva de São João), o que lhe confere ação reguladora do sistema nervoso, a Passiflora tem ação emprego nas atividades sedativas e ansiolíticas, já o Hypericum apresenta atividade