• Nenhum resultado encontrado

FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS - FAIR FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO - FAIESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS - FAIR FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO - FAIESP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS - FAIR

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO - FAIESP

Campus Floriano Peixoto: Av. Floriano Peixoto, 597•Centro•78700-040•(66) 3411-0500

Campus Arnaldo Estevãn: Rua Arnaldo Estevãn de Figueiredo, 758/A•Centro•78710-215•(66) 3411-9461

EDITAL

Processo Seletivo nº 02/2016

A Diretora da Unidade Faculdades Integradas de Rondonópolis - FAIR e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto - FAIESP, no uso de suas atribuições e demais disposições legais, aprova e torna público o presente edi-tal contendo orientações quanto ao Processo Seletivo para ingresso no período letivo de 2016/2.

1. DO OBJETO

1.1. O Processo Seletivo nas Faculdades Integradas de Rondonópolis - FAIR e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto - FAIESP destina-se a selecionar, classificar e convocar candidatos para ingresso no ensino superior em cursos superiores de graduação, modalidade presencial, de acordo com Art. 44, inciso II da Lei 9394/96, e considerando a Portaria Normativa nº 40 de 12 de Dezembro de 2007 e demais legisla-ções vigentes.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Poderão inscrever-se no Processo Seletivo os candidatos cuja conclusão do ensino médio ou equivalente se efetive até a época marcada para as matrículas dos candidatos aprovados.

2.2. As inscrições poderão ser realizadas nos endereços relacionados no Anexo I, em postos de inscrições ou pe-lo site www.vestibularja.com.br a partir do dia 18 de abril de 2016 até 24 (vinte e quatro) horas da realiza-ção do Processo Seletivo.

2.3. A taxa de inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais) para candidatos que desejam concorrer a vagas e R$ 15,00 (quinze reais) para não concorrentes (treineiro), o pagamento da mesma efetiva a inscrição.

2.4. O Processo Seletivo será constituído de Vestibular Geral I (VGI), Vestibular Geral II (VGII), Vestibular Geral III (VGIII) e de Processos Seletivos Continuados na unidade e endereço relacionado no Anexo I. Caso haja vagas remanescentes.

2.5. O Processo Seletivo Continuado não é aplicado a candidatos que não irão concorrer a vagas (treineiro), sen-do vedada a inscrição nesse caso.

2.6. A relação de cursos oferecidos para cada instituição, com seus respectivos endereços de oferta está dispos-ta no Anexo I deste edidispos-tal.

2.7. Todas as informações prestadas no ato da inscrição serão de responsabilidade do candidato, nos termos da lei.

2.8. Os candidatos portadores de necessidades especiais, principalmente aqueles que necessitem de condições especiais para realizar as provas, deverão declarar, no ato da inscrição, sua condição de portador de neces-sidades especiais, indicando o tipo de deficiência.

2.9. Não será devolvida a taxa recolhida da respectiva inscrição, no caso de desistência do candidato, ausência no dia do concurso ou descumprimento de qualquer item do presente Edital.

2.10. Haverá a devolução da taxa de inscrição apenas para os candidatos que se inscreverem em cursos que não tiverem o número necessário de alunos para a formação de turmas, conforme o item 9.3 deste Edital. 2.11. As Provas serão realizadas na respectiva Unidade de Ensino apontada na ficha de inscrição do candidato,

não sendo permitido o comparecimento em Unidade de Ensino diferente das de inscrição para a realização das provas.

2.12. Os horários de funcionamento para efeito de inscrição do Processo Seletivo estão disponibilizados na Uni-dade de Ensino em que o aluno deseja se inscrever.

2.13. Havendo alteração de vagas, cursos ou habilitações, por atos legais do MEC ou dos Órgãos Colegiados com-petentes, as disposições desses atos vigorarão para o presente Processo Seletivo, no que couber.

3. DAS DATAS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS 3.1. Vestibular Geral I (VGI)

3.1.1. Dia 22 de maio de 2016 às 08h00min (horário local) 3.2. Vestibular Geral II (VGII)

(2)

3.2.1. Dia 19 de junho de 2016 às 08h00min (horário local), ressalvo que o Vestibular Geral II (VGII) será aplicado para preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular Geral I (VGI) podendo haver in-disponibilidade do curso ofertado apresentado no Anexo I deste Edital.

3.3. Vestibular Geral III (VGIII)

3.3.1. Dia 16 de julho de 2016 às 14h00min (horário local), ressalvo que o Vestibular Geral III (VGIII) será aplicado para preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular Geral I (VGI) e Vestibular Geral II (VGII) podendo haver indisponibilidade do curso ofertado apresentado no Anexo I deste Edital. 3.4. Processo Seletivo Continuado

3.4.1. A partir do dia 20 de junho de 2016, ressalvo ainda que o Processo Seletivo Continuado será somen-te para preenchimento de vagas remanescensomen-tes de acordo com calendário próprio, publicado no Quadro de Avisos da unidade ou site www.vestibularja.com.br. Podendo haver indisponibilidade do curso ofertado apresentado no Anexo I deste Edital.

4. DAS PROVAS

4.1. A prova do Vestibular Geral I, II e III (VGI, VGII e VGIII) será composta de uma Prova Objetiva com 40 (qua-renta) questões e de uma Prova Discursiva.

4.1.1. A Prova Objetiva será composta das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (In-glês ou Espanhol), Literatura, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática.

4.1.2. A Prova Discursiva será composta de uma Redação.

4.2. O Processo Seletivo Continuado será composto apenas pela Prova Discursiva.

4.3. A nota da Prova Discursiva será avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) sendo que 0 (zero) implicará em desclassifi-cação.

4.4. As questões da Prova Objetiva serão de múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas, das quais somente 01 (uma) será correta.

4.5. O valor de cada questão da Prova Objetiva será igual a 01 (um) ponto, totalizando 40 (quarenta) pontos. 4.6. O total de pontos (Prova Objetiva + Prova Discursiva) será 50 (cinquenta), sendo 40 (quarenta) pontos da

Prova Objetiva e 10 (dez) pontos da Prova Discursiva.

4.7. O candidato poderá, igualmente, optar pela entrega do comprovante legal das notas do ENEM - Exame Na-cional de Ensino Médio em substituição à Prova Objetiva e/ou a Prova Discursiva, valendo, neste caso, para sua classificação, optando somente pela utilização da mesma ou pelo maior número de pontos obtidos en-tre a nota do ENEM e o Processo Seletivo no ato da inscrição.

4.8. Os pontos do ENEM aqui considerados serão os obtidos da nota da Parte Objetiva e da Redação, por meio da seguinte fórmula: Nota total Prova Objetiva do ENEM divida por 100 (cem) mais a Nota da Redação do ENEM dividida por 100 (cem).

4.9. O candidato deverá entregar cópia autenticada do comprovante legal da nota do ENEM até o dia de realiza-ção de prova, na secretaria da unidade de sua inscrirealiza-ção, quando da oprealiza-ção do item, não sendo aceito poste-riormente, sendo válido o ENEM do ano de 2010 (dois mil e dez) ou posterior.

4.10. Para os candidatos do Processo Seletivo Continuado, a data da entrega comprovante legal da nota do ENEM deverá ser no ato da inscrição ou no dia da realização da prova.

4.11. Em caso da obtenção do mesmo número de pontos na ordem decrescente de classificação, ocupará a vaga o candidato que obtiver o maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa da Prova Objetiva. Persistindo o empate, ocupará a vaga o candidato que obtiver o maior número de pontos na Redação da Prova Discursiva, e se mesmo assim houver empate será utilizado o critério de classificação decrescente por idade.

5. REGULAMENTO DAS PROVAS

5.1. O candidato ao concurso do Processo Seletivo deverá comparecer no local do curso pretendido, para reali-zação da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência.

5.2. O candidato deve comparecer no dia da prova munido de: 5.2.1. Qualquer documento oficial com foto (original); 5.2.2. Comprovante de inscrição e de seu pagamento; 5.2.3. Caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

5.3. O candidato somente terá acesso às salas de realização da prova mediante a apresentação do documento oficial de identificação contendo foto.

5.4. Não será permitido ao candidato o uso de telefone celular e nenhum equipamento para comunicação ex-terna.

(3)

5.5. Os acessos aos locais de realização das provas, no dia de realização das mesmas, serão fechados impreteri-velmente no horário previsto para a realização da prova, e não será permitido o ingresso de candidatos após o seu início, sob qualquer motivo alegado.

5.6. Nenhum candidato poderá entregar a prova antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início das provas, cuja duração será de 4 (quatro) horas.

5.7. Será desclassificado deste Processo Seletivo o candidato que: 5.7.1. Faltar no dia do Processo Seletivo para o qual se inscreveu; 5.7.2. Não entregar a nota do ENEM (parte Objetiva e Redação); 5.7.3. Tirar nota 0 (zero) na Prova Discursiva (Redação);

5.7.4. Usar de meio fraudulento na inscrição ou na realização do Processo Seletivo ou tiver atitudes de in-disciplina durante a realização do mesmo, independentemente de sanções legais.

5.7.5. Utilizar-se de documentos falsos ou irregulares.

5.8. Será impedido de fazer a prova o candidato que não estiver regularmente inscrito no referido processo em andamento.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Os Vestibulares Gerais I, II e VGIII (VGI, VGII e VGIII) e o Processo Seletivo Continuado, oferecido em cada uma das datas deste edital, são Classificatórios em cada data de realização.

6.2. Os candidatos serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos, respeitado o disposto no item 4.11.

6.3. A classificação se dará da seguinte forma: 6.3.1. Candidatos Aprovados

6.3.2. Candidatos Excedentes, ou seja, candidatos aprovados, conforme item 6.2, mas que não ficaram dentro do limite de vagas ofertadas, devendo aguardar posteriores chamadas conforme disponibili-dade de vagas.

6.3.3. Candidatos Desclassificados, conforme item 5.7.

6.4. Serão Convocados, para preenchimento das vagas oferecidas no curso de sua opção, os candidatos que ob-tiverem maior número de pontos, no limite das vagas oferecidas.

6.5. Não serão concedidas vistas ou revisões de provas.

6.6. A lista de classificação geral e de convocados, por curso, em cada uma das datas do Processo Seletivo, será afixada no prédio da unidade em que foram realizados e disponibilizados no site www.vestibularja.com.br, até cinco dias úteis subsequentes a sua realização.

6.7. A publicação do resultado ou informação fornecida por outros meios não gerará direito algum ao candidato. 7. DAS BOLSAS DE ESTUDO

7.1. Serão ofertadas bolsas de estudo para toda duração do curso em que o candidato for classificado e matricu-lado, conforme critérios abaixo:

7.1.1. Será 1 (uma) bolsa com desconto de 100% para o 1º (primeiro) colocado e 1 (uma) bolsa com des-conto de 50% para o 2º (segundo) colocado sobre o valor das mensalidades do curso, de acordo, com os critérios de classificação deste Edital para o Vestibular Geral I, II e III (VGI, VGII e VGIII). 7.1.2. A oferta da bolsa de estudos não se aplica aos Processos Seletivos Continuados;

7.1.3. O candidato contemplado com a bolsa de estudos terá 3 dias úteis para efetivação de sua matrícula, respeitando o prazo de convocação do edital em 1ª (primeira) chamada.

7.1.4. Não poderão concorrer às bolsas de estudo candidatos optantes pela nota do Exame Nacional do En-sino Médio (ENEM), candidatos treineiros ou aqueles inscritos para os cursos de Medicina, Odonto-logia e Medicina Veterinária.

7.1.5. A bolsa de estudos será aproveitada pelo candidato que obtiver o maior número de pontos geral in-dependente da opção de curso escolhido, obedecendo aos critérios de classificação deste Edital. 7.1.6. A bolsa de estudos é única e exclusiva para o 1º (primeiro) e 2º (segundo) colocados na classificação

geral.

7.1.7. A bolsa de estudos é intransferível.

7.1.8. Não é permitido o uso da bolsa de estudos para curso e turno em que o candidato não for classifica-do.

7.1.9. Após a matrícula, perderá o direito a bolsa o aluno que solicitar transferência, trancamento, desis-tência ou troca de turno do curso.

(4)

7.2. A divulgação do bolsista se dará pela afixação do resultado no prédio da unidade em que foram realizados os processos seletivos.

8. DAS MATRÍCULAS

8.1. O candidato convocado para matrícula deverá efetuá-la, pessoalmente ou por outrem, mediante procura-ção adequada, nos termos fixados pela Instituiprocura-ção, para o curso em que foi Classificado e Convocado. 8.2. O candidato classificado e convocado para matrícula, deverá comparecer no prazo de até 3 (três) dias úteis

da convocação, para a sua efetivação.

8.3. A unidade efetuará a 1ª Chamada para a matrícula do Vestibular Geral I no dia 30 de maio de 2016, Vestibu-lar Geral II (VGII) dia 27 de junho de 2016, VestibuVestibu-lar Geral III (VGIII) dia 25 de julho de 2016, havendo vagas remanescentes serão realizadas novas chamadas para candidatos excedentes.

8.4. Novas convocações em 2ª ou mais Chamadas, se necessárias para o preenchimento das vagas remanescen-tes serão publicadas no dia de sua convocação.

8.5. Os candidatos convocados para matrícula, na data fixada em Edital de Convocação disponibilizado confor-me item 6.6, deverão apresentar os seguintes docuconfor-mentos (via original para conferência e uma cópia para arquivo) na Secretaria da Unidade:

8.5.1. Certificado de Conclusão de Ensino Médio (2º Grau) ou documento equivalente, certificado de con-clusão de curso profissionalizante registrado, certificado de concon-clusão de curso ou exame supletivo completo, ou Diploma de Curso Superior registrado, ou Certificado de equivalência de estudos publi-cado no diário oficial, para alunos que cursaram Ensino Médio no exterior;

8.5.2. Histórico Escolar Completo do Ensino Médio; 8.5.3. Certidão de Nascimento ou Casamento; 8.5.4. Cédula de Identidade;

8.5.5. CPF (Cadastro de Pessoa Física); 8.5.6. Comprovante de residência atual;

8.6. Os candidatos que não apresentarem no ato da matrícula os documentos acima terão até 03 dias após o início das aulas para entregá-los na Secretaria da Unidade. Após esse prazo, poderá ter sua matrícula cance-lada.

8.7. A Instituição de Ensino tem o direito de indeferir o pedido de matrícula por razões de ordem administrativa (inadimplentes na Instituição de anos anteriores ou falta de documentação competente) ou de não assina-tura do requerimento de adesão ao contrato, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da assinaassina-tura do pre-sente pedido.

8.8. O valor pago referente à primeira parcela da semestralidade será restituído ao aluno em até 80 % (oitenta por cento), no caso de Cancelamento da Matrícula, devidamente formalizado pelo mesmo junto à Secreta-ria da Unidade, no prazo máximo de 07 (sete) dias, contados a partir do início das aulas, nos termos do Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.

8.9. O prazo para a devolução prevista no item 8.8 será de 25 (vinte e cinco) dias, a contar da data do protocolo do documento de cancelamento.

8.10. Os alunos classificados e não convocados poderão ser chamados para matrícula para novas vagas e/ou tur-nos, criados nos termos da legislação. Da mesma forma poderão ter o presente Processo Seletivo aprovei-tado em novos cursos autorizados em tempo hábil.

8.11. Os resultados do Processo Seletivo serão válidos por 01 (um) ano, podendo aproveitar o mesmo após o pe-ríodo de matricula da segunda chamada do primeiro vestibular do pepe-ríodo vigente caso haja vagas rema-nescentes, tornando-se nulo seus efeitos se o candidato se matricular e efetivar o cancelamento da matrí-cula no período em que realizou o concurso ou que tenha se inscrito para concorrer ao vestibular atual; 9. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

9.1. Os alunos que ainda não possuírem os documentos exigidos no item 8.5 deverão assinar Termo de Com-promisso, sob responsabilidade, fixando a respectiva data da entrega, ficando advertidos de que a extem-poraneidade levará à perda do direito.

9.2. Perderá o direito à vaga o candidato que não comparecer à matrícula dentro dos prazos determinados nes-te Edital, ou por Editais de convocação de chamadas e não se apresentar com todos os documentos exigi-dos para a matrícula.

9.3. A instituição reserva-se o direito de não montar turma para o curso oferecido neste Processo Seletivo, no caso de o mesmo não contar com número mínimo de alunos com matrícula confirmada. Nestes casos, o

(5)

candidato poderá optar por outro curso que disponha de vagas disponíveis ou ainda requerer a devolução das quantias pagas nos termos deste Edital, não cabendo ao aluno qualquer reclamação ou recurso.

9.4. Entenda-se por matrícula confirmada aquela em que a Entidade Mantenedora aceitou os documentos esco-lares e quitação da 1ª parcela da semestralidade escolar do (a) Aluno (a).

9.5. Caso haja impedimento legal ou administrativo para o funcionamento de algum curso, a instituição devolve-rá 80% (oitenta por cento) as quantias pagas não cabendo qualquer reclamação ou recurso.

9.6. Os cursos oferecidos poderão ter aulas e outras atividades das disciplinas curriculares e estágios em outro local diferente da sede do curso, em outro turno, inclusive aos sábados, e em casos excepcionais aos do-mingos e feriados.

9.7. O calendário escolar será publicado na Secretaria da Unidade.

9.8. A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções e aceitação das condições do referido Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.9. Os casos omissos serão resolvidos pela própria Unidade ou Comissão Organizadora do presente Processo Seletivo, não cabendo qualquer recurso.

Rondonópolis, 11 de abril de 2016.

Diretor da Unidade: ANA PAULA LOPES L. LUCENA

(6)

ANEXO I - CURSOS DE GRADUAÇÃO (VAGAS/TURNOS/DURAÇÃO/ATOS LEGAIS)

FACULDADES INTEGRADAS DE RONDONÓPOLIS - FAIR

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO - FAIESP

Campus Floriano Peixoto

CURSOS, HABILITAÇÕES, VAGAS E TURNOS (Conforme Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007) Local de Funcionamento: Av. Floriano Peixoto, 597 - Centro - Rondonópolis MT

Local de Prova: Própria Unidade

CURSO TURNO MODALIDADE DURAÇÃO

(SEMESTRES) ATO DE AUTORIZAÇÃO / RECONHECIMENTO / RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO VAGAS

Administração Matutino Bacharelado 8 Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.087 de 14/12/2006, publicada no D.O.U. de 19/12/2006. 15

Administração Noturno Bacharelado 8 Renovaçao de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 737 de 30/12/2013, publicada no

D.O.U. de 31/12/2013. 75

Ciências Contábeis Matutino Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 703, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

Ciências Contábeis Noturno Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 703, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 46

CST em Agronegócios Noturno Superior de

Tecnologia 6

Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 820, de 30/12/2014, publicada no D.O.U

de 02/01/2015. 39

CST em Gestão de Recursos

Humanos Matutino

Superior de

Tecnologia 4

Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 703, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

CST em Gestão de Recursos

Humanos Noturno

Superior de

Tecnologia 4

Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 703, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

Direito Matutino Bacharelado 10 Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 515 de 15/10/2013, publicado no D.O.U. de 16/10/2013. 15

Direito Noturno Bacharelado 10 Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 515 de 15/10/2013, publicado no D.O.U. de 16/10/2013. 24

Educação Física Matutino Licenciatura

Plena 6

Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 1.092 de 24/12/2015, publicada no

D.O.U. de 30/12/2015. 23

Educação Física Noturno Licenciatura

Plena 6

Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 1.092 de 24/12/2015, publicada no

D.O.U. de 30/12/2015. 40

Enfermagem Matutino Bacharelado 10 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 820, de 30/12/2014, publicada no D.O.U

de 02/01/2015. 15

Enfermagem Noturno Bacharelado 10 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 820, de 30/12/2014, publicada no D.O.U

de 02/01/2015. 44

Engenharia Civil Matutino Bacharelado 10 Autorização pela Portaria Ministerial nº 694, de 17/12/2013, publicada no D.O.U. de 18/12/2013. 15

Engenharia Civil Noturno Bacharelado 10 Autorização pela Portaria Ministerial nº 694, de 17/12/2013, publicada no D.O.U. de 18/12/2013 62

Engenharia de Produção Matutino Bacharelado 10 Autorização pela Portaria Ministerial nº 732, de 23/12/2013, publicada no D.O.U. de 24/12/2013." 15 Engenharia de Produção Noturno Bacharelado 10 Autorização pela Portaria Ministerial nº 732, de 23/12/2013, publicada no D.O.U. de 24/12/2013. 33

Psicologia Noturno Bacharelado 10 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 703, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 33

(7)

CURSOS, HABILITAÇÕES, VAGAS E TURNOS (Conforme Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007) Local de Funcionamento: Av. Floriano Peixoto, 597 - Centro - Rondonópolis MT

Local de Prova: Própria Unidade

CURSO TURNO MODALIDADE DURAÇÃO

(SEMESTRES) ATO DE AUTORIZAÇÃO / RECONHECIMENTO / RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO VAGAS

D.O.U. de 19/12/2013.

Campus Arnaldo Estevãn

CURSOS, HABILITAÇÕES, VAGAS E TURNOS (Conforme Portaria Normativa nº 40 de 12/12/2007) Local de Funcionamento: Rua Arnaldo Estevãn de Figueiredo, 758/A - Centro - Rondonópolis MT Local de Prova: Campus Floriano Peixoto localizado na Avenida Floriano Peixoto, 597 - Centro - Rondonópolis MT

CURSO TURNO MODALIDADE DURAÇÃO

(SEMESTRES) ATO DE AUTORIZAÇÃO / RECONHECIMENTO / RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO VAGAS

Administração Matutino Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 705, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

Administração Noturno Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 705, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

Ciências Contábeis Matutino Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 705, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

Ciências Contábeis Noturno Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 705, de 18/12/2013, publicada no

D.O.U. de 19/12/2013. 15

CST em Agronégocio Noturno Superior de

Tecnologia 6 XX 15

Direito Matutino Bacharelado 10 Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 619 de 21/11/2013, e publicada no D.O.U. de 22/11/2013. 15

Direito Noturno Bacharelado 10 Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 619 de 21/11/2013, e publicada no D.O.U. de 22/11/2013. 15

Farmácia Matutino Bacharelado 10 Autorizado pela Portaria Nº 98, publicado 01/04/2016. 40

Farmácia Noturno Bacharelado 10 Autorizado pela Portaria Nº 98, publicado 01/04/2016. 80

Sistemas de Informação Matutino Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 286, de 21/12/2012, publicada no

D.O.U. de 27/12/2012. 15

Sistemas de Informação Noturno Bacharelado 8 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Ministerial nº 286, de 21/12/2012, publicada no

Referências

Documentos relacionados

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Diretrizes Curriculares

Para soldar el operador presiona el gatillo de la torcha Mig/Mag y lo mantiene apretado, la velocidad del alambre se regula con el potenciómetro 1 y la tensión de soldadura con el

Polegar totalmente revestido para proteger umas das partes mais vulneráveis da mão; Punho em malha e látex para permitir um ajuste confortável; Excelente resistência á

Para a troca de canal, selecionar ”Canal de rádio” e alterar respectivamente; selecionar ”reproduzir configurações”, confirmar aviso de transmissão de dados com oK e selecionar

1 زاھج ىلع ف ّرعت B1 زاھج TalkBand B1 نع ةرابع راوس يف هعضو متي مصعم ،ديلا ي عمج نيب ام فئاظو ةبقارم تابيردتلا ، ةبقارمو ةلاح مونلا ، لاصتلااو ربع

Antes de utilizar System Recovery Function (a Função de Recuperação do Sistema), efectue uma cópia de segurança dos seus dados importantes guardados no disco rígido para

a) Índice de completude dos dados do TISS com relação ao DIOPS (Razão TISS) inferior a 30%: Conforme estabelecido na IN nº 68, de 11 de maio de 2017, que alterou a IN nº 60, de 09

O modelo preditivo gerado pelo método de Floresta Aleatória mostrou-se com potencial para predição das classes de solos na área estudada, principalmente para os solos que ocorrem