• Nenhum resultado encontrado

Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI) para regularização de um edifício misto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI) para regularização de um edifício misto"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA BRUNO GUERREIRO FISTAROL

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO (PPCI) PARA REGULARIZAÇÃO DE UM EDIFÍCIO MISTO

Florianópolis 2019

(2)

BRUNO GUERREIRO FISTAROL

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO (PPCI) PARA REGULARIZAÇÃO DE UM EDIFÍCIO MISTO

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Orientador: Prof. Dr. José Humberto Dias de Tolêdo

Florianópolis 2019

(3)

BRUNO GUERREIRO FISTAROL

PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO (PPCI) PARA REGULARIZAÇÃO DE UM EDIFÍCIO MISTO

Esta Monografia foi julgada adequada à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e aprovada em sua forma final pelo Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Florianópolis, 30 de abril de 2019.

______________________________________________________ Professor e orientador José Humberto Dias de Tolêdo, Dr.

(4)

Dedico esse trabalho a minha família e a todos que estiveram comigo nessa jornada de conhecimento, aprendizagem e trabalho.

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por mais essa etapa que se conclui na minha vida acadêmica e será muito importante na minha trajetória profissional.

Ao professor José Humberto de Dias de Tolêdo e aos demais professores que somaram muito conhecimento na minha formação acadêmica de forma excelente, respeitosa, técnica e exemplar.

E agradeço principalmente à minha família, que proporcionou condições de realizar este curso, assim como sempre me deu todo tipo de suporte em todas as fases da minha vida. Dentre eles, em especial, meus pais, irmão, avós e namorada, os quais são pessoas que amo muito e são extremamente queridas e importantes no decorrer da minha caminhada.

(6)

Aqui é trabalho!

(7)

RESUMO

Este trabalho propõe a elaboração de um Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI) de um edifício misto que irá ser regularizado após uma grande reforma, o mesmo encontra-se em Florianópolis/SC. O Projeto de Prevenção Contra Incêndio é essencial para a segurança dos indivíduos que utilizaram o local assim como o entorno do mesmo. Neste trabalho será detalhado a metodologia utilizada para elaboração do projeto levando em consideração as normas técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que é o órgão responsável pela aprovação do PPCI.

(8)

ABSTRACT

This work proposes the elaboration of a Fire Prevention Plan (FPP) of a mixed building that will be regularized after a major renovation, the building is placed on Florianopolis/SC. The Fire Prevention Plan is essential for the safety of the individuals who are going to use the site as well as the surroundings of it. This work will detail the methodology used to elaborate the project considering the technical standards required by the Military Fire Brigade of Santa Catarina (CBMSC), which is the responsible for the approval of the PPCI.

(9)

GLOSSÁRIO

PPCI ... Projeto Preventivo Contra Incêndio PRE...Plano de Regularização de Edificação CE...Capacidade Extintora

SHP...Sistema Hidráulico Preventivo GLP...Gás Liquefeito do Petróleo GN...Gás Natural

SPDA...Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas IN ... Instrução Normativa

PMF...Prefeitura Municipal de Florianópolis

CBMSC ... Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina UNISUL ... Universidade do Sul de Santa Catarina

(10)

SUMÁRIO RESUMO ... 6 ABSTRACT ... 7 GLOSSÁRIO ... 8 SUMÁRIO ... 9 1 INTRODUÇÃO ... 10 1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO ... 10 1.2 JUSTIFICATIVA ... 10 1.3 OBJETIVOS ... 11 1.3.1 Objetivo Geral ... 11 1.3.2 Objetivos Específicos ... 11 1.4 METODOLOGIA ... 11

2 PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO (PPCI) ... 12

2.1 SISTEMAPREVENTIVOPOREXTINTORES(SPE) ... 12

2.2 SISTEMADEILUMINAÇÃODEEMERGÊNCIA(IE) ... 13

2.3 SINALIZAÇÃOPARAABANDONODELOCAL(SAL) ... 13

2.4 SISTEMAHIDRÁULICOPREVENTIVO(SHP) ... 13

2.5 INSTALAÇÕESDEGÁSCOMBUSTÍVEL ... 14

2.6 SISTEMADEALARMEEDETECÇÃODEINCÊNDIO ... 14

2.7 SISTEMADESAÍDAEMERGÊNCIA ... 14

2.8 PLANODEEMERGÊNCIA ... 14

2.9 SISTEMADEPROTEÇÃOCONTRADESCARGASATMOSFÉRICAS(SPDA)... 15

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ... 16

3.1 SISTEMAPREVENTIVOPOREXTINTORES(SPE) ... 16

3.2 SISTEMADEILUMINAÇÃODEEMERGÊNCIA(IE) ... 16

3.3 SINALIZAÇÃOPARAABANDONODELOCAL(SAL) ... 17

3.4 SISTEMAHIDRÁULICOPREVENTIVO(SHP) ... 17

3.5 INSTALAÇÕESDEGÁSCOMBUSTÍVEL ... 18

3.6 SISTEMADEALARMEEDETECÇÃODEINCÊNDIO ... 18

3.7 SISTEMADESAÍDAEMERGÊNCIA ... 18

3.8 PLANODEEMERGÊNCIA ... 19

3.9 SISTEMADEPROTEÇÃOCONTRADESCARGASATMOSFÉRICAS(SPDA)... 19

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 20

5 REFERÊNCIAS ... 21

(11)

10

1 INTRODUÇÃO

Quando o fogo não é controlado, ocorre o que chamamos de incêndio, o que pode ser extremamente perigoso para qualquer tipo de vida e até mesmo para bens materiais visto que um incêndio pode causar uma grande destruição dependendo do seu tamanho.

Não somente pelo fogo em si e suas possíveis queimaduras, um incêndio pode ser inclusive letal para o ser humano apenas pela fumaça gerada pelo mesmo que pode causar uma destruição muito grande desde centros urbanos até áreas de vegetação. Tratando-se de centros urbanos e especialmente de edificações, no Brasil há casos famosos de incêndio como o do Edifício Joelma em 1970 e mais recentemente temos o Edifício Wilton Paes de Almeida em São Paulo e o Museu no Rio de Janeiro, ambos em 2018.

Com intuito de reduzir o número e gravidade dos incêndios, em cada Estado brasileiro o Corpo de Bombeiros Estadual possui normas que devem ser seguidas na construção de novos empreendimentos e na regularização de obras já existentes. Essas normas abordam vários temas que interferem num incêndio como sistema de hidrantes, saídas e iluminação de emergência, extintores, entre outros itens de extrema importância que devem ser seguidos na elaboração de um Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI).

Tendo em vista essa grande importância e relevância para a segurança das edificações nessa monografia será elaborado um PPCI para fins de regularização de uma edificação mista localizada em Florianópolis, Santa Catarina, visando estar dentro das normas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO

Este trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto preventivo contra incêndio de regularização de uma edificação mista em Florianópolis/SC, visando respeitar a legislação que exige o PPCI como requisito para obtenção do alvará de regularização e funcionamento do empreendimento junto a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

1.2 JUSTIFICATIVA

De acordo com a legislação o PPCI é obrigatório para edificações e inclusive para a obtenção de alvará de construção, além disso exige-se tal projeto para regularizações de

(12)

11 edificações junto aos órgãos competentes. O empreendimento em estudo já possui projeto arquitetônico e preventivo contra incêndio aprovados, porém o edifício passou por uma grande reforma com inserção de um elevador e eliminação de uma das duas escadas da estrutura original do edifício. Além de ser obrigatório é de suma importância para a segurança da edificação e dos usuários da mesma e portanto justifica-se esse trabalho nesse tema tão relevante, importante e atual.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

A realização de um Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI) para regularização de um edifício misto localizado em Florianópolis/SC respeitando as normas e instruções locais da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

1.3.2 Objetivos Específicos

 Apresentar as plantas de todos os sistemas de proteção exigidos pelos Bombeiros para aprovação do projeto;

 Elaborar um memorial descritivo do projeto contendo todos os sistemas do mesmo e seus respectivos memoriais de cálculo quando necessário.

1.4 METODOLOGIA

Este trabalho possui como norte as Instruções Normativas (IN) disponibilizadas no site do CBMSC e a partir delas serão determinados os tipos de sistema de proteção necessários e as características determinadas para cada caso específico de acordo com a edificação.

Serão elaborados todos os sistemas que forem exigidos pelas IN’s vigentes e calculados conforme manda a Instrução Normativa de cada caso e quando necessário utilizado apoio de alguma Norma da ABNT e/ou internacional.

(13)

12

2 PROJETO PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO (PPCI)

Um Projeto Preventivo Contra Incêndio contempla diversos sistemas que devem ser projetados e previstos de acordo com a edificação e ressaltando que a legislação é estadual, cada Unidade da Federação possui as Instruções Normativas de seu respectivo Corpo de Bombeiros, no nosso caso o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Os sistemas de proteção abordados pelas Instruções Normativas (IN’s) do CBMSC e que são relevantes ressaltar para o empreendimento em questão são:

Sistema Preventivo por Extintores (SPE);

Sistema de Iluminação de Emergência (IE);

Sinalização para Abandono de Local (SAL);

 Sistema Hidráulico Preventivo (SHP);

 Instalações de Gás Combustível;

 Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio;

 Sistema de Saída de Emergência;

 Plano de Emergência;

 Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Os três primeiros sistemas supracitados que estão destacados são considerados sistemas vitais de uma edificação e portanto devem estar de acordo com as Instruções Normativas vigentes e com profissional qualificado respaldando a situação através de responsabilidade técnica e respectivo laudo. Assim pode-se obter um alvará provisório junto ao Corpo de Bombeiros, no caso, um atestado condicionado ao cumprimento integral do Plano de Regularização de Edificação (PRE).

Todavia, para obtenção do alvará definitivo é necessária a aprovação do Projeto Preventivo Contra Incêndio em sua totalidade de sistemas requeridos, os quais devem ser executados e finalmente vistoriados pelo Corpo de Bombeiros.

A seguir seguem mais detalhes de cada um dos sistemas citados anteriormente assim como sua forma de aplicação na edificação em análise.

2.1 SISTEMA PREVENTIVO POR EXTINTORES (SPE)

A Instrução Normativa 06 – Sistema Preventivo por Extintores aborda vários aspectos de projeto relacionados a utilização de extintores, desde tipos de extintores, quantidade mínima de extintores, localização, sinalização e instalação dos mesmos. Além disso também é

(14)

13 tratado nessa Instrução Normativa a questão da vistoria dos extintores com objetivo de verificar se os mesmos encontram-se dentro dos padrões mínimos exigidos.

2.2 SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA (IE)

A Instrução Normativa 11 – Sistema de Iluminação de Emergência aborda desde sua aplicação até normas para projeto e execução de tal sistema. Em tal sistema de prevenção contra incêndio são destacados os modelos e quantidades de aparelhos necessários para iluminação de uma edificação em um eventual incêndio, também são observados para a perfeita funcionalidade do sistema a localização dos aparelhos assim como seus respectivos estados de conservação e qualidade.

2.3 SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL (SAL)

A Instrução Normativa 13 – Sinalização para Abandono de Local (SAL) aborda a questão de isenção do referido sistema, dimensionamento, tipos de sinalização, entre outros aspectos importantes desse sistema de prevenção.

Importante ressaltar que a SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL (SAL) juntamente com o SISTEMA PREVENTIVO POR EXTINTORES (SPE) e o SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA (IE) compõem os sistemas vitais de uma edificação e com eles aprovados é possível obter um alvará de funcionamento provisório para a edificação juntamente ao Corpo de Bombeiros. Esse alvará provisório tem validade máxima de 12 meses e nesse período deve ser elaborado, apresentado e executado Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI) abordando todos os sistemas de prevenção necessários para a edificação em análise.

2.4 SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

A Instrução Normativa 07 – Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) contém informações relevantes para a elaboração de projeto e execução de tal sistema assim como detalhes importantes para tal. Esse sistema basicamente é composto por prumada ou prumadas

(15)

14 de hidrantes para combate ao fogo conectadas a uma reserva técnica de incêndio devidamente dimensionada.

2.5 INSTALAÇÕES DE GÁS COMBUSTÍVEL

A Instrução Normativa 08 – Instalações de Gás Combustível (GLP & GN) contém informações relevantes para a elaboração de projeto e execução de tal sistema assim como detalhes importantes para tal. Esse sistema basicamente é composto por central de gás e prumada ou prumadas de rede primária de distribuição de gás para as unidades autônomas e posteriormente rede secundária de gás para distribuição internamente das unidades autônomas.

2.6 SISTEMA DE ALARME E DETECÇÃO DE INCÊNDIO

A Instrução Normativa 12 – Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio contém informações relevantes para a elaboração de projeto e execução de tal sistema assim como detalhes importantes para tal. Esse sistema basicamente é composto por central de alarme, acionadores de alarme e detectores de fumaça em locais devidamente determinados conforme Instrução Normativa.

2.7 SISTEMA DE SAÍDA EMERGÊNCIA

A Instrução Normativa 09 – Sistema de Saída de Emergência contém informações relevantes para a elaboração de projeto e execução de tal sistema assim como detalhes importantes para tal. Esse sistema basicamente é composto por saídas adequadas para uma eventual emergência. Essas saídas incluem desde escadas normatizadas até mesmo helipontos, dependendo da complexidade da edificação.

2.8 PLANO DE EMERGÊNCIA

A Instrução Normativa 31 – Plano de Emergência contém informações relevantes para a elaboração de projeto e execução de tal sistema assim como detalhes importantes para tal. Esse sistema basicamente é composto por projeto adequado explicativo para orientar fuga do local

(16)

15 em possível incêndio. Esse plano deve estar em local exposto ao público e deve conter informações básicas e relevantes como rota de fuga, ponto de encontro, entre outros.

2.9 SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) A Instrução Normativa 10 – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas contém informações relevantes para a elaboração de projeto e execução de tal sistema assim como detalhes importantes para tal. Esse sistema basicamente é composto por captores, descidas e aterramento para eventuais descargas atmosféricas.

(17)

16

3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O Capítulo 3 aborda sobre o desenvolvimento do projeto em si seguindo as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Assim como foi demonstrado e exemplificado os tipos de sistema de proteção contra incêndio no capítulo anterior, será seguido a mesma ordem nesse capítulo para melhor organização e entendimento do exposto. Nos anexos deste presente trabalho encontrar-se-ão as pranchas do projeto desenvolvido na íntegra.

3.1 SISTEMA PREVENTIVO POR EXTINTORES (SPE)

Serão instalados 10 extintores de Pó Químico Seco (PQS) com capacidade de 4kg, nos pontos indicados em projeto.

Será instalado 01 extintor de Gás Carbônico (CO2) com capacidade de 4kg na região da casa de bombas e casa de máquinas.

A máxima distância percorrida pelo operador não poderá ser maior que 20m, entre o ponto mais afastado e a unidade extintora.

3.2 SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA (IE)

Serão do tipo bloco autônomo de iluminação e as luminárias de emergência deverão ser construídas de forma que resistam a uma temperatura de 70ºC por uma hora.

A iluminação de emergência deve garantir um nível mínimo de iluminamento de 3 Lux em locais planos e 5 Lux em locais com desníveis.

O sistema de iluminação de emergência deverá ter autonomia mínima de uma hora de funcionamento garantindo a intensidade dos pontos de luz e os níveis mínimos de iluminação.

(18)

17 3.3 SINALIZAÇÃO PARA ABANDONO DE LOCAL (SAL)

Deve ser fixada de modo que não sejam superiores as aberturas dos ambientes assim como o fluxo luminoso do ponto de luz, exclusivamente de iluminação de sinalização deve ser de no mínimo 30 lumens.

A iluminação de sinalização deve ser contínua durante o tempo de funcionamento do sistema quando da interrupção da alimentação normal de forma que o material empregado para sinalização e sua fixação deve ser tal que não possa ser facilmente danificado.

A sinalização de abandono de local se constitui de placas com indicação de “SAÍDA” iluminadas, as quais deverão ser colocadas de acordo com o detalhamento em projeto.

3.4 SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

Originalmente, apesar de ser um bloco único, o edifício possuía duas escadas e consequentemente duas áreas comuns de circulação distintas e portanto havia a necessidade de dois hidrantes de parede por pavimento para contemplar o pavimento em sua totalidade.

Após a reforma foi eliminada uma escada (para instalação de elevador de pessoas) e aberto um corredor de acesso entre as duas áreas de circulação anteriormente distintas. Dessa forma, foi eliminado um hidrante de parede visto que o outro hidrante de parede agora já é o suficiente para contemplar todo o pavimento que por sua vez nesse momento é de fato um pavimento único e completamente interligado.

Assim sendo o Sistema Hidráulico Preventivo, não sofreu alteração ao projeto original aprovado excetuando-se a eliminação de uma prumada do sistema.

Portanto o Sistema possui uma Reserva Técnica de Incêndio (RTI), uma prumada exclusiva e 4 (quatro) hidrantes de parede, sendo um por pavimento, além de um hidrante de recalque na parte externa do edifício no pavimento térreo.

(19)

18 3.5 INSTALAÇÕES DE GÁS COMBUSTÍVEL

No edifício não será implantado GLP. Deverão ser utilizados fogões elétricos e/ou similares devidamente de acordo com as normas técnicas vigentes.

3.6 SISTEMA DE ALARME E DETECÇÃO DE INCÊNDIO

Este sistema é composto por uma central de alarme de emergência, acionadores manuais do tipo Push-Button com sirene acoplada, detectores de fumaça e fonte de alimentação independente.

A central será situada no hall, para 9 pontos, sendo 7 acionadores manuais e 2 detectores de fumaça do tipo óptico.

Os acionadores serão do tipo “Quebre o vidro e aperte o botão” na cor vermelha e deverão conter as instruções para o seu uso, devendo ser instalados em locais visíveis de modo que o operador não percorra mais de 30 metros para acioná-los e estão à 1,50m de altura tendo como referência o piso acabado.

Os detectores de fumaça são sensores eletrônicos que, através de presença de fumaça quebram seu isolamento e acionam sua sirene e, via cabo, tem sua indicação de atividade junto a central de alarme. Cada sensor protege uma área de 60m², com alcance linear de no máximo 26m. Foram projetados 02 detectores: um na casa de bombas e outro na casa de máquinas.

3.7 SISTEMA DE SAÍDA EMERGÊNCIA

O edifício apesar de ser uma edificação antiga possui escada de emergência do tipo comum e com dimensões mínimas bem próximas das exigências atuais, além disso pela classificação do edifício pela IN09 de acordo com o tipo de ocupação e altura o mesmo enquadra-se a ter uma escada de emergência do tipo I, ou seja, escada do tipo comum. Além disso a mesma deverá possuir guarda-corpo e corrimão contínuo além de fitas adesivas antiderrapante no piso. As dimensões da mesma estão compatíveis com as normativas atuais,

(20)

19 sendo que tratando-se de uma edificação da década de 80 a mesma encontra-se perfeitamente aceitável neste quesito considerando-se que os guarda-corpos, corrimões e fitas antiderrapantes sejam de fato executados.

3.8 PLANO DE EMERGÊNCIA

O Plano de Emergência indica a rota de fuga e ressalta a localização dos sistemas de proteção contra incêndio como o Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) e o Sistema Preventivo por Extintores (SPE), além disso o mesmo aponta um ponto de encontro no caso de um incêndio.

3.9 SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) A captação será feita por sistema de para-raios, locado no pavimento de cobertura do edifício. Esse sistema é composto por um captor do tipo Franklin de 3 pontas e captores do tipo barra chata metálica, assim como suas descidas. O aterramento deverá ser composto por hastes interligadas as descidas do sistema, tudo conforme detalhado no projeto.

(21)

20

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os objetivos propostos no presente trabalho foram atendidos, uma vez que obteve-se o deobteve-senvolvimento de projeto preventivo contra incêndio para uma edificação mista que teve várias modificações em relação a sua arquitetura original e além disso o projeto elaborado foi de acordo com as normas vigentes.

A construção civil é uma área que apresenta grandes benefícios e desenvolvimento para a sociedade, porém a segurança das edificações e em especial em relação a proteção contra incêndio deve ser valorizada e executada de acordo com as normativas determinadas pelos órgãos competentes, no caso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI) que deve ser aprovado por tal órgão é o primeiro passo para obtermos edificações mais seguras para seus usuários e para a sociedade em geral.

(22)

21

5 REFERÊNCIAS

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Instrução Normativa nº 01: Da Atividade Técnica. Florianópolis, 2015.

______. Instrução Normativa nº 03: Carga de Incêndio. Florianópolis, 2014.

______. Instrução Normativa nº 06: Sistema Preventivo por Extintores. Florianópolis, 2018.

______. Instrução Normativa nº 07: Sistema Hidráulico Preventivo. Florianópolis, 2017.

______. Instrução Normativa nº 08: Instalações de Gás Combustível (GLP e GN). Florianópolis, 2018.

______. Instrução Normativa nº 09: Sistema de Saídas de Emergência. Florianópolis, 2014.

______. Instrução Normativa nº 10: Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Florianópolis, 2018.

______. Instrução Normativa nº 11: Sistema de Iluminação de Emergência. Florianópolis, 2018.

______. Instrução Normativa nº 12: Sistema de Alarme e Detecção de Incêndio. Florianópolis, 2018.

______. Instrução Normativa nº 13: Sinalização para Abandono de Local. Florianópolis, 2018.

(23)

22

(24)

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 3 0 /0 4 /2 0 1 9 1 4 :1 2 :5 1

1 : 500

Trindade - Fpolis/SC

SITUAÇÃO / IMPLANTAÇÃO

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-1

ÁTILA

1 : 500

Situação/Implantação

1

APROVAÇÕES:

NOTAS:

MODIFICAÇÕES REALIZADAS NO EDIFÍCIO EM

RELAÇÃO AO PROJETO APROVADO NA

PREFEITURA SOB O Nº30828 E HABITE-SE Nº296

DE 19/06/1984:

Aptos 302/305/306 se uniram formando apenas

um apto sendo este denominado como

apartamento 302;

Apto 101 se desmenbrou em 2, tornando-se

apartamento 100 e apartamento 101;

Mudança no layout interior do pavimento

térreo instalando-se salas comerciais onde

antes estavam garagens;

Alteração na arquitetura das áreas internas do

edifício onde necessário foi para instalação de

elevador de passageiros.

(25)

AMH-30: ABRIGO MANGUEIRA 30 METROS (em 2 lances de 15 metros) Mangueira com 1 reforço têxtil e pressão de trabalho 100mca Tipo I

5 L U X / 9 W GUARDA-CORPO INTERNO METÁLICO COM ALTURA MÍNIMA DE 110cm E ESPAÇAMENTO INTERNO ENTRE LONGARINAS A CADA 15cm

CORRIMÁO CONTÍNUO DOS DOIS LADOS COM ALTURA DE 80 A 92cm VER DETALHE CE - PQS 4kg PAI CE - PQS 4kg CENTRAL DE ALARME E DETECÇÃO DF - TETO DF - TETO S A ÍD A 3 LUX / 9W 3 L U X / 9 W CE - CO2 4kg ALARME DE EMERGÊNCIA PRUMADA SHP Ø 2 1/2" INCÊNDIO

PRUMADA SHP DESCE AO NÍVEL DO TERRENO E VAI AO HIDRANTE DE RECALQUE, TUBULAÇÃO EM COBRE Ø 2 1/2" PROJEÇÃO TORRE SALA COMERCIAL SALA COMERCIAL HALL DE ENTRADA 3 LUX / 9W ELEVADOR ABRIGO MOTOBOMBA SISTEMA HIDRÁULICO CASA DE MÁQUINAS ELEVADOR CISTERNA HALL LAVABO SOB A ESCADA HALL BWC's BWC BWC BWC HALL BWC's BWC SALA COMERCIAL ESTACIONAMENTO VEÍCULOS ESTACIONAMENTO VEÍCULOS ESTACIONAMENTO VEÍCULOS BWC PROJEÇÃO TORRE ABRIGO MEDIDORES CELESC #35mm (nú) #35mm (nú) #35mm (nú)

DESVIO BARRA CHATA ALUMÍNIO PARA DESCIDA PROTEGIDA EM LOCAL ADEQUADO

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8 #35mm (nú) #35mm (nú) #35mm (nú) #35mm (nú) #35mm (nú) #35mm (nú) DESCIDA PROTEGIDA EM ELETRODUTO RÍGIDO #35mm (nú ) DESCIDA PROTEGIDA EM ELETRODUTO RÍGIDO

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESVIO BARRA CHATA ALUMÍNIO PARA DESCIDA EM LOCAL ADEQUADO

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA PROTEGIDA EM ELETRODUTO RÍGIDO

DESVIO BARRA CHATA ALUMÍNIO PARA DESCIDA PROTEGIDA EM LOCAL ADEQUADO

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA PROTEGIDA EM ELETRODUTO RÍGIDO

DESVIO BARRA CHATA ALUMÍNIO PARA DESCIDA PROTEGIDA EM LOCAL ADEQUADO

# 3 5 m m (n ú ) #35 mm (n ú) 28 28 120 2 4 0 HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

3 LUX / 9W

LEGENDA

TUBULAÇÃO SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

PAI

PISO ANTIDERRAPANTE INCOMBUSTÍVEL

BLOCO AUTÔNOMO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA 9W TIPO

LED A 2,10m DO PISO ACABADO (3 LUX / 5 LUX)

CAPACIDADE EXTINTORA PÓ QUÍMICO SECO

CAPACIDADE EXTINTORA GÁS CARBÔNICO

DF

DETECTOR DE FUMAÇA ÓPTICO

ALARME DE EMERGÊNCIA

CENTRAL DE ALARME

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE DIRECIONAL

A 2,10m DO PISO ACABADO

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE A 2,10m DO

PISO ACABADO

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE

LÂMPADA LED

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM

CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

CABO DE COBRE NÚ #35mm²

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 1 3 /0 5 /2 0 1 9 1 1 :1 4 :2 9

1 : 50

Trindade - Fpolis/SC

PLANTA BAIXA TÉRREO

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-2

ÁTILA

1 : 50

01. TÉRREO

1

APROVAÇÕES:

(26)

ELEVADOR POÇO DE LUZ

POÇO DE LUZ

AMH-15: ABRIGO

MANGUEIRA 15 METROS Mangueira com 1 reforço têxtil e pressão de trabalho 100mca Tipo I CE - PQS 4kg S A ÍD A 3 L U X / 9 W 5 L U X / 9 W 3 L U X / 9 W GUARDA-CORPO INTERNO METÁLICO COM ALTURA MÍNIMA DE 110cm E ESPAÇAMENTO INTERNO ENTRE LONGARINAS A CADA 15cm

CORRIMÁO CONTÍNUO DOS DOIS LADOS COM ALTURA DE 80 A 92cm

VER DETALHE CE - PQS 4kg SAÍDA 3 LUX / 9W 3 LUX / 9W 3 L U X / 9 W CE - PQS 4kg APTO 104 APTO 103 APTO 106 APTO 105 APTO 100 APTO 101 APTO 102 PAI 1 1 0 1 2 0 1 2 0 120

SALA / COZINHA / A.S.

BWC DORMITÓRIO 2 DORMITÓRIO 1 KITNETE A.S. BWC COZINHA BWC DORMITÓRIO 2 DORMITÓRIO 1 SALA ÁREA DE SERVIÇO COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA ALARME DE EMERGÊNCIA PRUMADA SHP Ø 2 1/2" DESCIDA SPDA BARRA CHATA

ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

2

4

0

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

-LEGENDA

TUBULAÇÃO SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

PAI

PISO ANTIDERRAPANTE INCOMBUSTÍVEL

BLOCO AUTÔNOMO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA 9W TIPO

LED A 2,10m DO PISO ACABADO (3 LUX / 5 LUX)

CAPACIDADE EXTINTORA PÓ QUÍMICO SECO

CAPACIDADE EXTINTORA GÁS CARBÔNICO

DF

DETECTOR DE FUMAÇA ÓPTICO

ALARME DE EMERGÊNCIA

CENTRAL DE ALARME

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE DIRECIONAL

A 2,10m DO PISO ACABADO

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE A 2,10m DO

PISO ACABADO

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE

LÂMPADA LED

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM

CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

CABO DE COBRE NÚ #35mm²

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 3 0 /0 4 /2 0 1 9 1 4 :1 7 :0 5

1 : 50

Trindade - Fpolis/SC

PLANTA BAIXA 2º PAVTO

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-3

ÁTILA

1 : 50

02. PAVTO 2

1

APROVAÇÕES:

(27)

ELEVADOR POÇO DE LUZ

POÇO DE LUZ

AMH-15: ABRIGO

MANGUEIRA 15 METROS Mangueira com 1 reforço têxtil e pressão de trabalho 100mca Tipo I CE - PQS 4kg S A ÍD A 3 L U X / 9 W 5 L U X / 9 W 3 L U X / 9 W GUARDA-CORPO INTERNO METÁLICO COM ALTURA MÍNIMA DE 110cm E ESPAÇAMENTO INTERNO ENTRE LONGARINAS A CADA 15cm

CORRIMÁO CONTÍNUO DOS DOIS LADOS COM ALTURA DE 80 A 92cm

VER DETALHE CE - PQS 4kg SAÍDA 3 LUX / 9W 3 LUX / 9W 3 L U X / 9 W CE - PQS 4kg APTO 204 APTO 203 APTO 206 APTO 205 APTO 201 APTO 202 PAI 1 1 0 1 2 0 1 2 0 120 COZINHA BWC DORMITÓRIO 2 DORMITÓRIO 1 SALA LAVABO COZINHA BWC DORMITÓRIO 2 DORMITÓRIO 1 SALA ÁREA DE SERVIÇO COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA ALARME DE EMERGÊNCIA PRUMADA SHP Ø 2 1/2" DESCIDA SPDA BARRA CHATA

ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

2

4

0

ÁREA DE SERVIÇO

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

-LEGENDA

TUBULAÇÃO SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

PAI

PISO ANTIDERRAPANTE INCOMBUSTÍVEL

BLOCO AUTÔNOMO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA 9W TIPO

LED A 2,10m DO PISO ACABADO (3 LUX / 5 LUX)

CAPACIDADE EXTINTORA PÓ QUÍMICO SECO

CAPACIDADE EXTINTORA GÁS CARBÔNICO

DF

DETECTOR DE FUMAÇA ÓPTICO

ALARME DE EMERGÊNCIA

CENTRAL DE ALARME

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE DIRECIONAL

A 2,10m DO PISO ACABADO

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE A 2,10m DO

PISO ACABADO

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE

LÂMPADA LED

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM

CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

CABO DE COBRE NÚ #35mm²

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 3 0 /0 4 /2 0 1 9 1 4 :1 7 :4 7

1 : 50

Trindade - Fpolis/SC

PLANTA BAIXA 3º PAVTO

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-4

ÁTILA

1 : 50

03. PAVTO 3

1

APROVAÇÕES:

(28)

ELEVADOR POÇO DE LUZ

POÇO DE LUZ

AMH-15: ABRIGO

MANGUEIRA 15 METROS Mangueira com 1 reforço têxtil e pressão de trabalho 100mca Tipo I CE - PQS 4kg S A ÍD A 3 L U X / 9 W 5 L U X / 9 W 3 L U X / 9 W GUARDA-CORPO INTERNO METÁLICO COM ALTURA MÍNIMA DE 110cm E ESPAÇAMENTO INTERNO ENTRE LONGARINAS A CADA 15cm

CORRIMÁO CONTÍNUO DOS DOIS LADOS COM ALTURA DE 80 A 92cm VER DETALHE SAÍDA 3 LUX / 9W 3 LUX / 9W 3 L U X / 9 W CE - PQS 4kg APTO 304 APTO 303 APTO 302 APTO 301 PAI 1 1 7 1 2 0 1 2 0 120 COZINHA BWC DORMITÓRIO 2 DORMITÓRIO 1 SALA BWC SUÍTE 2 BWC DORMITÓRIO 2 DORMITÓRIO 1 SUÍTE 1 ÁREA DE SERVIÇO COZINHA BWC SALA DE JANTAR ESCRITÓRIO BWC SALA DE ESTAR COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA COZINHA / A.S. BWC DORMITÓRIO 1 SALA ALARME DE EMERGÊNCIA PRUMADA SHP Ø 2 1/2" DESCIDA SPDA BARRA CHATA

ALUMÍNIO 7/8 x 1/8 2 4 0 ÁREA DE SERVIÇO CIRCULAÇÃO CLOSET

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

-LEGENDA

TUBULAÇÃO SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

PAI

PISO ANTIDERRAPANTE INCOMBUSTÍVEL

BLOCO AUTÔNOMO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA 9W TIPO

LED A 2,10m DO PISO ACABADO (3 LUX / 5 LUX)

CAPACIDADE EXTINTORA PÓ QUÍMICO SECO

CAPACIDADE EXTINTORA GÁS CARBÔNICO

DF

DETECTOR DE FUMAÇA ÓPTICO

ALARME DE EMERGÊNCIA

CENTRAL DE ALARME

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE DIRECIONAL

A 2,10m DO PISO ACABADO

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE A 2,10m DO

PISO ACABADO

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE

LÂMPADA LED

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM

CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

CABO DE COBRE NÚ #35mm²

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 3 0 /0 4 /2 0 1 9 1 4 :1 8 :1 7

1 : 50

Trindade - Fpolis/SC

PLANTA BAIXA 4º PAVTO

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-5

ÁTILA

1 : 50

04. PAVTO 4

1

APROVAÇÕES:

(29)

PRUMADA SHP Ø 2 1/2" DESCIDA SPDA BARRA CHATA

ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA CAPTORES BARRA CHATA DE

ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

COBRE NÚ #35mm²

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE LÂMPADA LED

COBRE NÚ #35mm²

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE LÂMPADA LED

-LEGENDA

TUBULAÇÃO SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO (SHP)

DESCIDA SPDA BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

PAI

PISO ANTIDERRAPANTE INCOMBUSTÍVEL

BLOCO AUTÔNOMO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA 9W TIPO

LED A 2,10m DO PISO ACABADO (3 LUX / 5 LUX)

CAPACIDADE EXTINTORA PÓ QUÍMICO SECO

CAPACIDADE EXTINTORA GÁS CARBÔNICO

DF

DETECTOR DE FUMAÇA ÓPTICO

ALARME DE EMERGÊNCIA

CENTRAL DE ALARME

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE DIRECIONAL

A 2,10m DO PISO ACABADO

SAÍDA

PLACA INDICATIVA DE SAÍDA LUMINOSA DUPLA FACE A 2,10m DO

PISO ACABADO

CAPTORES BARRA CHATA DE ALUMÍNIO DE 50cm DE ALTURA

CAPTOR FRANKLIN DE 3 PONTAS COM SINALIZADOR DE

LÂMPADA LED

HASTE DE ATERRAMENTO 5/8" x 2,40m, TIPO COPPERWELD EM

CAIXA DE INSPEÇÃO COM TAMPA EM FERRO FUNDIDO

BARRA CHATA ALUMÍNIO 7/8 x 1/8

CABO DE COBRE NÚ #35mm²

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 3 0 /0 4 /2 0 1 9 1 4 :1 9 :0 8

1 : 50

Trindade - Fpolis/SC

PLANTA BAIXA PAVTOS TÉCNICOS

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-6

ÁTILA

1 : 50

05. COBERTURA

1

1 : 50

06. CAIXA D'ÁGUA

2

3

07. TETO CAIXA D'ÁGUA

1 : 50

(30)

01. TÉRREO 0 02. PAVTO 2 300 03. PAVTO 3 600 04. PAVTO 4 900 05. COBERTURA 1200 06. CAIXA D'ÁGUA 1480 07. TETO CAIXA D'ÁGUA 1630 01. TÉRREO 0 02. PAVTO 2 300 03. PAVTO 3 600 04. PAVTO 4 900 05. COBERTURA 1200 06. CAIXA D'ÁGUA 1480 07. TETO CAIXA D'ÁGUA 1630 1 2 0 1 2 0 1 2 0 1 2 0

AMH-30

Mangueira

Tipo 1

AMH-15

Mangueira

Tipo 1

AMH-15

Mangueira

Tipo 1

AMH-15

Mangueira

Tipo 1

REGISTRO DE GAVETA 3"

VAI P/ HIDRANTE

DE RECALQUE

A Ç O GA L V A N IZ A D O D N 2 .1 /2 " A Ç O GA L V A N IZ A D O D N 2 .1 /2 " A Ç O GA L V A N IZ A D O D N 2 .1 /2 " Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/ 8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 3 0 /0 4 /2 0 1 9 1 4 :1 9 :5 4

1 : 50

Trindade - Fpolis/SC

DETALHES

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-7

ÁTILA

1 : 50

Esquema Vertical

1

APROVAÇÕES:

(31)

Escala Proprietário: Responsável Técnico: Data: Folha

/ 8

Assinatura: __________________________________________ Assinatura: __________________________________________ Endereço: 1 3 /0 5 /2 0 1 9 1 1 :1 0 :0 7

1 : 100

Trindade - Fpolis/SC

PLANO DE EMERGÊNCIA

PREVENTIVO CONTRA INCÊNDIO

EDIFÍCIO DE USO MISTO

16/04/2019

Bruno Guerreiro Fistarol CREA 141190-5

-8

ÁTILA

1 : 100

01. TÉRREO - PLANTA

EMERGÊNCIA

1

1 : 100

02. PAVTO 2 - PLANTA

EMERGÊNCIA

2

1 : 100

03. PAVTO 3 - PLANTA

EMERGÊNCIA

3

1 : 100

04. PAVTO 4 - PLANTA

EMERGÊNCIA

4

APROVAÇÕES:

LEGENDA

ACIONADOR DE ALARME

QUADRO ELÉTRICO

CENTRAL DE ALARME

EXTINTOR DE INCÊNDIO

ABRIGO DE MANGUEIRA E HIDRANTE

VOCÊ ESTÁ AQUI

HIDRANTE DE RECALQUE

PONTO DE ENCONTRO

CAMINHO A SER PERCORRIDO PARA A SAÍDA

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, ou farmacêutico ou enfermeiro.. O que precisa

Demonstrou-se que ao utilizar um método usual para a escolha do MR, o controlador obtido tende a cancelar o polo do processo para a resposta à variação na referência,

Os processos adotados podem ser resumidos em: • Avaliação de riscos e controles; • Documentação e armazenamento da base de perdas; • Gestão de continuidade de negócios;

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,