• Nenhum resultado encontrado

Glossário. atfmarketing. de termos do Google AdWords. Agência Especializada em Web e Marketing

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Glossário. atfmarketing. de termos do Google AdWords. Agência Especializada em Web e Marketing"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

atf

marketing

Agência Especializada em Web e Marketing

Glossário

de termos do Google AdWords

(2)

Sumário

Baixo volume de pesquisa 

Campanha 

Clique 

Conversão 

Correspondência ampla 

Correspondência de frase 

Correspondência exata 

Custo médio por clique (CPC médio) 

Custo por clique (CPC) 

Estimativa do lance de primeira página 

Grupo de anúncios 

Impressões 

Índice de qualidade 

Posição média (Pos. méd.) 

Rede de Display 

Rede de Pesquisa 

Rede do Google 

Taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês) 

Taxa de conversão no Google AdWords 

(3)

Baixo volume de pesquisa

Um status atribuído a uma palavra-chave com pouco ou nenhum histórico de pesquisa no Google. A palavra-chave ficará inativa até que seu tráfego de pesquisa aumente, quando a palavra-chave poderá começar a acionar a exibição de anúncios.

● As palavras-chave marcadas como "Baixo volume de pesquisa" são associadas a um tráfego de pesquisa muito baixo no Google, indicando que não são relevantes para a maioria das pesquisas dos clientes. Por isso, o Google torna essas palavras-chave inativas

temporariamente para que não acionem seus anúncios.

● Se o número de consultas de pesquisa para essas palavras-chave aumentar, mesmo que houver uma pequena diferença, elas serão reativadas e começarão a acionar a exibição de seus anúncios novamente. Nosso sistema verifica e atualiza esse status semanalmente. ● Por exemplo, a palavra-chave pode ser considerada muito específica ou obscura, ou pode

apresentar um grave erro ortográfico. Por meio da manutenção dessas palavras-chave fora do leilão de anúncios, os anúncios podem ser exibidos no Google AdWords com mais eficiência, além de reduzir o volume de palavras-chave em nosso sistema. Antes de impedir a

participação de uma palavra-chave no leilão, nosso sistema avalia o número de pesquisas de uma determinada palavra-chave feita mundialmente nos últimos doze meses.

● Diante de uma palavra-chave com baixo volume de pesquisa, você tem algumas opções: ○ Você pode escolher não fazer nada e esperar que nós verifiquemos novamente

de forma automática em uma semana. Se mais pessoas começarem a pesquisar sua palavra-chave, nós a reativaremos. Essa opção poderá ser especialmente útil se você estiver anunciando um novo produto, termo ou marca.

○ Você pode excluir a palavra-chave e usar o Planejador de palavras-chave para encontrar outras ideias de palavras-chave.

(4)

Campanha

Um conjunto de grupos de anúncios (anúncios, palavras-chave e lances) que compartilham um

orçamento, um local de destino e outras configurações. Sua conta do Google AdWords pode ter uma ou várias campanhas de publicidade em exibição.

Cada campanha consiste em um ou mais grupos de anúncios, um orçamento,

configurações de idioma e local, configurações de distribuição na Rede do Google, entre outras.

● As campanhas geralmente são usadas para organizar categorias de produtos ou serviços que você oferece. Você também pode criar campanhas de publicidade separadas para exibir anúncios em diferentes locais ou usando diferentes orçamentos.

(5)

Clique

Quando alguém clica em seu anúncio, como no título azul de um anúncio de texto, o Google AdWords contabiliza essa ação como um clique.

● Um clique é contabilizado mesmo que a pessoa não acesse o website, talvez porque ele esteja temporariamente indisponível. Como resultado, você pode ver a diferença entre o número de cliques no anúncio e o número de visitas ao website.

● Os cliques podem ajudar a identificar se o anúncio é atraente para as pessoas que o visualizam. Anúncios relevantes e altamente segmentados têm mais chances de receber cliques.

Observe as taxas de cliques (CTRs, na sigla em inglês) exibidas nas estatísticas de sua conta para identificar a porcentagem de vezes que um usuário clicou em seu anúncio. Essa métrica pode ajudar a avaliar se o anúncio é atraente e o nível de correspondência com suas palavras-chave e outras configurações de segmentação.

● Uma boa CTR é relativa ao que você está anunciando e em quais redes. Para ajudar a aumentar seus cliques e sua CTR, comece criando um bom texto de anúncio e palavras-chave eficientes para criar anúncios que sejam altamente relevantes e muito atraentes para os clientes.

(6)

Conversão

Uma conversão acontece quando alguém clica em seu anúncio e, em seguida, realiza uma ação que você definiu como valiosa para sua empresa, como uma compra on-line ou uma ligação para a empresa a partir de um telefone celular.

● Com as conversões, é possível entender o valor de seus anúncios on-line para sua empresa. ● O acompanhamento de conversões é uma ferramenta gratuita de sua conta com a qual é

possível identificar o que os clientes fazem depois que clicam no anúncio. ● Existem dois tipos de conversão que podem ser encontrados em seus relatórios:

As conversões (1 por clique) contabilizam uma conversão para cada clique em um anúncio do Google AdWords que resulta em uma conversão dentro da

janela de conversão escolhida. Isso significa que, se houver mais de uma conversão após um único clique em um anúncio, as conversões que ocorrerem após a primeira não serão contabilizadas. Isso ajuda você a avaliar as aquisições de clientes únicos, tais como leads e inscrições.

As conversões (muitas por clique) contabilizam uma conversão sempre que ela é registrada após o clique em um anúncio do Google AdWords, dentro da janela de conversão escolhida. As conversões (muitas por clique) registram várias conversões por clique. Essa métrica é útil para avaliar as conversões que são valiosas sempre que ocorrerem, como uma compra.

(7)

Correspondência ampla

Uma configuração de palavra-chave que permite que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisa essa palavra-chave ou uma variação dela. A palavra-chave de correspondência ampla "buzina de bicicleta" pode fazer com que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisa variações como "buzinas de bicicleta", "comprar buzina para bicicleta" e "críticas sobre buzinas para bicicleta".

● Com a correspondência ampla, uma palavra-chave pode acionar a exibição do anúncio sempre que alguém pesquisa essa frase, frases semelhantes, formas singular ou plural, erros ortográficos, sinônimos, variações com o mesmo radical (como rosa e rosinha), pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.

● Por exemplo, ao adicionar "chapéus" como uma palavra-chave de correspondência ampla, você instrui o Google AdWords a tentar exibir seu anúncio para pesquisas que contenham o termo em questão ou um termo semelhante. Seu anúncio pode ser exibido para pesquisas dos termos "chapéu", "chapéu de palha" e "chapelaria". As palavras-chave de

correspondência ampla ajudam você a alcançar o público-alvo mais amplo possível. ● A correspondência ampla é uma das quatro opções de correspondência de

palavra-chave que ajudam a controlar a relevância necessária para que uma palavra-chave

corresponda ao termo de pesquisa de uma pessoa a fim de que seu anúncio seja exibido. Você pode escolher uma ou mais opções de correspondência para uma palavra-chave, e a correspondência ampla será usada por padrão se você não especificar uma opção de correspondência específica.

(8)

Correspondência de frase

Uma configuração de palavra-chave que permite que seu anúncio seja exibido somente quando a pesquisa de alguém inclui a frase exata da palavra-chave ou variações aproximadas da frase exata da palavra-chave, com palavras adicionais antes ou depois delas. A palavra-chave de correspondência de frase "buzina de bicicleta" pode fazer com que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisa "buzinas de bicicleta", "comprar buzinas de bicicleta" e "críticas sobre buzinas de bicicleta".

● A correspondência de frase permitirá que uma palavra-chave acione a exibição de seu anúncio somente quando uma pessoa pesquisar pela frase de palavra-chave exata ou variações aproximadas de sua frase de palavra-chave, com outras possíveis palavras antes ou depois da frase. As variações aproximadas incluem palavras com erros de ortografia, as formas singular e plural, os acrônimos, as variações de um mesmo radical (como casa e

casinha), abreviações e acentos.

● Por exemplo, ao adicionar "adotar um gatinho" como palavra-chave de correspondência de frase, você solicita que o Google AdWords exiba seu anúncio somente quando a pesquisa do usuário incluir "adotar um gatinho" ou variações aproximadas desse termo, como "como adotar um gatinho" ou "como adotar um gtinho".

A correspondência de frase é uma das quatro opções de correspondência de

palavras-chave que ajudam a controlar a relevância necessária para que uma

palavra-chave corresponda ao termo de pesquisa de uma pessoa de modo que seu anúncio seja exibido. Você pode escolher uma ou mais opções de correspondência para uma palavra-chave, e a correspondência ampla será usada por padrão se você não especificar uma opção de correspondência específica.

(9)

Correspondência exata

Uma configuração de palavra-chave que permite que seu anúncio seja exibido somente quando alguém pesquisa a frase exata da palavra-chave ou variações aproximadas da frase exata. A palavra-chave de correspondência exata "buzina de bicicleta" pode acionar a exibição de seu anúncio somente se alguém pesquisar exatamente a frase "buzina de bicicleta", ou uma variação aproximada dessa frase, sem outras palavras.

● A correspondência exata permite que uma palavra-chave acione a exibição de seu anúncio somente quando uma pessoa pesquisa a palavra-chave exata ou variações aproximadas da palavra-chave exata que você tiver adicionado à conta. As variações aproximadas incluem palavras com erros de ortografia, as formas singular e plural, os acrônimos, as variações de um mesmo radical (como casa e casinha), abreviações e acentos. Se uma pesquisa usar as palavras certas na ordem errada ou incluir palavras extras, seu anúncio não será exibido. ● Por exemplo, ao adicionar "adotar um gatinho" como palavra-chave de correspondência

exata, você solicita que o Google AdWords exiba seu anúncio somente quando um usuário pesquisar "adotar um gatinho" ou variações aproximadas desse termo, como "adotar um gtinho". Esse tipo de correspondência é o mais específico e pode ocasionalmente fazer com que você perca tráfego relevante.

A correspondência exata é uma das quatro opções de correspondência de

palavra-chave que ajudam a controlar a relevância necessária para que uma palavra-chave

corresponda ao termo de pesquisa de uma pessoa a fim de que seu anúncio seja exibido. Você pode escolher uma ou mais opções de correspondência para uma palavra-chave, e a correspondência ampla será usada como padrão se você não especificar uma opção de correspondência específica.

(10)

Custo médio por clique

(CPC médio)

O valor médio cobrado por um clique em seu anúncio. O CPC médio é calculado dividindo-se o custo total dos cliques pelo número total de cliques.

● Por exemplo, se o anúncio receber dois cliques, um no valor de R$ 0,40 e outro no valor de R$ 0,80, seu CPC médio para esses cliques será de R$ 0,60.

O CPC médio baseia-se nos CPCs reais (o valor real que você paga por um clique em seu anúncio), que podem ser diferentes dos CPCs máximos (o maior valor que você deseja pagar por um clique).

● Para ver seus valores de CPC médio, observe a coluna "CPC méd." em uma das tabelas na guia "Campanhas".

(11)

Custo por clique (CPC)

Com os lances de custo por clique (CPC, na sigla em inglês), você paga a cada clique em seus anúncios. Para campanhas de lances de CPC, você define um lance máximo de custo por clique (ou simplesmente "CPC máx.") que é o maior valor que você deseja pagar por um clique em seu anúncio (a menos que você esteja definindo ajustes de lance ou usando o CPC otimizado).

Seu CPC máx. é o valor máximo que você normalmente pagará por um clique. No entanto, frequentemente você pagará menos (às vezes, muito menos). Esse valor final que você paga por um clique é chamado de CPC real.

● Se você inserir um lance máximo de CPC e alguém clicar em seu anúncio, esse clique não custará mais do que o valor do lance máximo de CPC definido.

Você escolhe entre lance manual (você escolhe seus valores de lance) e lance

automático (permite que o Google defina lances para tentar receber o máximo possível de

cliques dentro do seu orçamento).

● O sistema de preços de CPC também é conhecido como pagamento por clique (PPC, na sigla em inglês).

(12)

Estimativa do lance de

primeira página

Uma estimativa do lance que você provavelmente precisa definir para que seu anúncio seja exibido na primeira página dos resultados de pesquisa.

Ela oferece uma estimativa aproximada do lance de CPC (custo por clique) que é

geralmente necessário para que um anúncio seja exibido na primeira página de resultados quando uma consulta de pesquisa corresponde exatamente a sua palavra-chave. Seu anúncio ainda poderá ser exibido se seu lance não corresponder a essa estimativa, mas é mais provável que não apareça na primeira página dos resultados de pesquisa.

Para cada palavra-chave, a estimativa tem como base o Índice de qualidade e a concorrência atual do anunciante para a palavra-chave. Se sua estimativa de lance de primeira página estiver muito alta, é possível que o Índice de qualidade de sua palavra-chave seja insatisfatório e possivelmente poderia ser melhorado.

● Para ver estimavas de lance de primeira página para suas palavras-chave, localize a coluna "Est. de lance de primeira página" em sua tabela de palavras-chave.

● A estimativa não é uma garantia, mesmo que seu lance corresponda à estimativa de lance de primeira página. Sempre há uma chance de que seu anúncio não seja exibido na primeira página. Use essa estimativa para ajudar a tomar as decisões de lances ideais para você. Melhorar seu lance de CPC pode ajudar a melhorar a Classificação de Anúncios.

(13)

Grupo de anúncios

Um conjunto de palavras-chave, anúncios e lances que é uma parte essencial da organização de sua conta. Cada campanha de publicidade é composta por um ou mais grupos de anúncios.

● Um grupo de anúncios consiste em um ou mais anúncios, palavras-chave, canais ou outros métodos de segmentação. Você também define um lance padrão para cada grupo de anúncios.

● Recomendamos que você crie um grupo de anúncios separado para cada tema específico. Por exemplo, para cada produto que você oferece (como buffet para casamentos e buffet para festas), argumentos de venda (como degustação gratuita e cardápios gourmet) ou descrição de sua empresa (como buffet em local próprio ou buffet em domicílio). Os anúncios e as palavras-chave de cada grupo de anúncios devem ser diretamente relacionados ao tema do grupo.

(14)

Impressões

A frequência com que seu anúncio é exibido. Uma impressão é contabilizada sempre que seu anúncio é exibido em uma página de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede do Google.

● Sempre que seu anúncio é exibido no Google ou na Rede do Google, uma impressão é contabilizada.

● Em alguns casos, somente uma seção de seu anúncio poderá ser exibida. Por exemplo, no Google Maps, poderão ser exibidos somente o nome e local de sua empresa ou somente o nome de sua empresa na primeira linha do texto de seu anúncio.

● No entanto, quando alguém faz uma pesquisa usando o Google Instant, uma impressão pode ser contabilizada quando uma destas situações ocorre:

○ A pessoa começa a digitar e, em seguida, clica em qualquer lugar da página, como um resultado de pesquisa, um anúncio ou uma pesquisa relacionada ○ A pessoa digita uma pesquisa e clica no botão "Pesquisar", pressiona Enter ou

seleciona uma pesquisa prevista no menu suspenso

○ A pessoa para de digitar, e os resultados são exibidos por pelo menos três segundos

● Você poderá ver a abreviação "Impr" em sua conta mostrando o número de impressões de seu anúncio.

(15)

Índice de qualidade

Uma métrica da relevância de seus anúncios, palavras-chave e página de destino para uma pessoa que visualiza seu anúncio. Índices de qualidade altos podem resultar em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.

● O Índice de qualidade é calculado sempre que sua palavra-chave corresponde à pesquisa de um cliente. Você pode consultar o Índice de qualidade de suas palavras-chave na Rede de Pesquisa no campo "Análise de palavra-chave" de sua conta.

● Um Índice de qualidade alto significa que seus anúncios, palavras-chave e página de destino parecem ser muito relevantes para o que o cliente está pesquisando, além de serem

relevantes entre si. Quanto mais relevantes forem seus anúncios e suas páginas de destino para o usuário, mais alto será o Índice de qualidade. Você pode analisar os fatores que afetam seu Índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e

experiência na página de destino) selecionando a guia "Palavras-chave" e clicando no balão de diálogo branco ao lado do status de qualquer palavra-chave.

● Os Índices de qualidade afetam os preços e a posição do anúncio na página.

● O Índice de qualidade é avaliado de acordo com o local em que o anúncio é exibido, ou seja, há Índices de qualidade diferentes em sites das Redes de Pesquisa e Display, bem como uma fórmula ligeiramente diferente para dispositivos móveis.

(16)

Posição média (Pos. méd.)

Uma estatística que descreve como seu anúncio normalmente é classificado com relação a outros anúncios. Essa classificação determina a ordem em que os anúncios são exibidos na página.

● Você pode ver uma coluna "Pos. méd." para seus anúncios, campanhas e outros elementos, mas a posição média geralmente é mais útil para analisar suas palavras-chave. Sabendo como seu anúncio normalmente é classificado quando acionado por uma de suas

palavras-chave, você pode tentar influenciar a posição alterando o lance da palavra-chave. ● A classificação do anúncio pode oscilar (fazendo com que a posição do anúncio na

página também oscile), de modo que a posição média pode ajudar a identificar com que frequência seu anúncio ganha dos outros com relação à posição. No entanto, o mais importante é descobrir o que é mais rentável para você, que talvez não seja a exibição na primeira posição.

● "1" é a posição mais alta, e não existe nenhuma posição "inferior". Uma posição média de 1 a 8 geralmente está na primeira página de resultados de pesquisa, 9 a 16 geralmente está na segunda página e assim por diante. As posições médias podem estar entre dois números inteiros. Por exemplo, uma posição média de "1,7" significa que seu anúncio geralmente aparece nas posições 1 ou 2.

● A posição média pode ser menos útil na otimização do desempenho na Rede de Display do Google devido à diversidade de websites dessa rede. Se você quiser avaliar o desempenho na Rede de Display, recomendamos que se concentre em métricas como conversões e ROI (retorno do investimento).

(17)

Rede de Display

Um grupo de mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos onde seus anúncios podem ser exibidos. Os sites dessa rede fizeram parceria com o Google para exibir anúncios relevantes do Google AdWords.

● A Rede de Display (antes conhecida como Rede de Conteúdo) faz parte da Rede do Google, nosso nome para todas as páginas da Web em que os anúncios do Google AdWords podem ser exibidos. Ela inclui também os resultados da Pesquisa do Google e outras partes da Rede de Pesquisa.

● A correspondência entre anúncios e websites, além de outros canais (como aplicativos para celular), será estabelecida automaticamente quando as palavras-chave estiverem

relacionadas ao conteúdo dos sites. Além disso, você também pode optar por segmentar sites específicos, páginas sobre tópicos específicos, grupos demográficos e muito mais. ● Para exibir anúncios na Rede de Display, defina sua campanha de anúncios como "Apenas na

(18)

Rede de Pesquisa

Um grupo de websites relacionados à pesquisa em que seus anúncios podem ser exibidos. Inclui os sites de pesquisa do Google e sites de pesquisa que fazem parceria com o Google para exibir anúncios (parceiros de pesquisa).

● A Rede de Pesquisa inclui a Pesquisa do Google, o Google Shopping, o Google Maps, o Imagens do Google e o Grupos do Google, bem como sites parceiros de pesquisa, como a AOL.

● É feita a correspondência entre os anúncios e as páginas de resultados de pesquisa com base nos termos ou nas frases que o usuário pesquisa. Por exemplo, uma pesquisa no Google por "café italiano" pode exibir um anúncio que usa essa frase como uma palavra-chave.

A Rede de Pesquisa é parte da Rede do Google, o nome que damos para todas as páginas da Web e aplicativos em que os anúncios do Google AdWords podem ser exibidos.

(19)

Rede do Google

Todos os lugares em que seu anúncio do Google AdWords pode ser exibido, incluindo sites do Google, websites com os quais temos parceria e outros canais, como aplicativos para celular.

● A Rede do Google é dividida em grupos para que você possa ter mais controle sobre onde seu anúncio será exibido:

Rede de Pesquisa: páginas de resultados de pesquisa do Google, outros sites

do Google, como Google Maps, Google Shopping e Imagens do Google, além de sites de pesquisa parceiros, como o AOL

Rede de Display: sites do Google, como YouTube, Blogger e Gmail, além de

milhares de websites parceiros em toda a Internet

● Por padrão, as novas campanhas de publicidade são configuradas para exibir anúncios em toda a rede para que os anúncios tenham máxima visibilidade.

● Se você não estiver obtendo um retorno do investimento satisfatório com determinada área da rede, poderá excluir sites específicos da Rede de Display ou alterar as configurações de rede de sua campanha de publicidade para ativar ou desativar cada uma das redes.

(20)

Taxa de cliques (CTR, na

sigla em inglês)

A proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. A CTR pode ser usada para avaliar o desempenho de suas palavras-chave e de seus anúncios.

● A CTR é o número de cliques recebidos por seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele é exibido (impressões). Por exemplo: se você tiver cinco cliques e 1.000 impressões, sua CTR será de 0,5%.

● CTR = Cliques em seus anúncios ÷ Impressões (visualizações de anúncios)

● Todos os seus anúncios e palavras-chave têm CTRs próprias que você pode visualizar em sua conta. Encontre-as na guia "Campanhas"

● Uma CTR alta é uma boa indicação de que os usuários consideram seus anúncios úteis e relevantes. A CTR também contribui para o Índice de qualidade da palavra-chave, que pode afetar os custos e a posição do anúncio. Uma boa CTR é relativa ao que você está anunciando e em quais redes.

● Você pode usar a CTR para avaliar quais anúncios e palavras-chave apresentam bom desempenho e quais precisam de melhorias. Quanto maior for a correspondência entre as palavras-chave, os anúncios e sua empresa, maiores serão as chances de um usuário clicar em seu anúncio depois de pesquisar sua frase de palavra-chave.

(21)

Taxa de conversão no

Google AdWords

Frequência com que um clique em seu anúncio costuma resultar em uma conversão, uma ação relevante como uma venda, um lead ou uma inscrição.

● A taxa de conversão no Google AdWords é calculada ao dividir o número de conversões pelo número de cliques no anúncio recebidos durante o mesmo período.

● Se você estiver usando "conversões (muitas por clique)", sua taxa de conversão poderá ser maior do que 100%, pois mais de uma conversão pode ser contada para cada clique. ● Use o acompanhamento de conversões em sua conta para medir sua taxa de conversão

Referências

Documentos relacionados

Usando a aproximação log2 = 0,3, determine quantos anos demorará para que esse elemento se decomponha até atingir um oitavo da

2 No caso do controlo de grupo, estabeleça as ligações elétricas do controlo remoto com a unidade principal quando ligar ao sistema de operação simultânea (as ligações elétricas

1 - Origem Geográfica das Escolas Lisboa Beja Faro Bragança Santarém Castelo Branco Coimbra Évora Leiria Portalegre Setúbal Viseu Estrangeiro... 55 e 56 – Memórias Terrenas de um

b) original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social

[r]

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do

REVISTA pensata | V.5 N.2 NOVEMBRO DE 2016 evidente no trecho transcrito acima que a relação do sistema judicial com a opinião pública se dá no sentido de acentuar a deslegitimação

[r]