• Nenhum resultado encontrado

PROJETO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA TEOLÓGICO-PASTORAL À DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA TEOLÓGICO-PASTORAL À DISTÂNCIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

PROJETO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA TEOLÓGICO-PASTORAL À

DISTÂNCIA

1. APRESENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES

A proposta do curso de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA TEOLÓGICO-PASTORAL À DISTÂNCIA é fruto de uma aliança estratégica entre duas instituições batistas de ensino teológico que se uniram para oferecer à sociedade brasileira a possibilidade de uma extensão na área de teologia à distância.

1.1 A Faculdade Teológica Batista do Paraná (FTBP)

A FACULDADE BATISTA DE DO PARANÁ é um estabelecimento de Educação Superior de natureza privada, sem fins lucrativos, integrante do Sistema Federal de Ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e normas conexas, com sede na Avenida Silva Jardim, 1859, bairro de Água Verde, Município da cidade de Curitiba- PR, mantida pelo CONSELHO EDUCACIONAL DA CONVENÇÃO BATISTA PARANAENSE.

A Instituição iniciou suas atividades em 1940, com o nome de Instituto Bíblico Batista A. B. Deter, mantido pela Convenção Batista Paranaense e ministrando um curso médio de teologia (equivalente ao antigo Segundo Grau). Em 1974, ele passou a oferecer o curso superior de Bacharel em Teologia, presencial, com duração de quatro anos, mudando o seu nome para Seminário Teológico Batista do Paraná. Desde então foi exigência da instituição o certificado de conclusão do Segundo Grau, atual Ensino Médio, e uma avaliação específica na área de Língua Portuguesa para o ingresso no curso.

Embora ministrasse perante a lei um curso livre, o Seminário Teológico Batista do Paraná sempre procurou ministrar um ensino de qualidade, e prova disso é sua filiação e reconhecimento desde 1988 por entidades que congregam as melhores escolas teológicas do Brasil, como: ABIBET (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES BATISTAS DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA), ASTE (ASSOCIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS EVANGÉLICOS) E AETAL (ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NA AMÉRICA LATINA). O corpo docente tem uma produção bastante relevante, publicando livros e artigos sobre as diversas áreas da teologia e Ciências da Religião e participando de encontros e congressos.

No dia 09 de julho de 2000, por ocasião de 80ª Assembleia da Convenção Batista Paranaense foi criada a Faculdade Teológica Batista de Paraná, tendo

(2)

2

como mantenedora o Conselho Educacional da Convenção Batista Paranaense. A Faculdade Teológica Batista do Paraná foi credenciada pela Portaria do Ministério da Educação no 1636 de 31 de maio de 2002, na época com o curso de Teologia autorizado pelo MEC pela Portaria do Ministério da Educação no 4227 de 06 de dezembro de 2005, obtendo o conceito bom. Em 2007 entrou em vigor o novo currículo aprovado pelo Colegiado do curso e pelo Conselho Superior de Ensino, sendo reestruturado no ano de 2009 em função das novas diretrizes do CNE, constantes do parecer CNE/CES no 118/2009 de 18 de maio de 2009. A FTBP é regida por um Estatuto e por um Regimento Interno aprovados pela entidade mantedora e pela legislação vigente do Ensino Superior.

1.2 A Faculdade Batista de Minas Gerais

A FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS é uma instituição de Educação Superior de natureza privada, sem fins lucrativos, com sede na Rua Varginha, 630, bairro Colégio Batista em Belo Horizonte- MG. Sua mantenedora é a JUNTA DE EDUCAÇÃO DA CONVENÇÃO BATISTA MINEIRA. Foi criada em 1918 pela Convenção Batista Mineira, que é um órgão das igrejas batistas no Estado de Minas Gerais e conta hoje com 678 igrejas, 922 pastores, 371 congregações, 18 associações e mais de 72 mil membros.

Atuando no campo educacional, a JUNTA DE EDUCAÇÃO DA CONVENÇÃO BATISTA MINEIRA, vem há 93 anos formando cidadãos sem discriminação de raça, credo, cultura, idade e sobretudo, de capacidade de retribuição.

Suas Unidades de Ensino formam o SISTEMA BATISTA MINEIRO DE EDUCAÇÃO (SBME) que é composto pelas seguintes unidades: Colégio Batista Mineiro (duas unidades em Belo Horizonte, uma em Betim, uma em Ouro Branco, uma em Nova Contagem e uma em Uberlândia), Instituto Batista de Idiomas e Faculdade Batista de Minas Gerais.

A preocupação da Convenção Batista Mineira com a educação teológica remonta ao século passado, quando em 1969 colocou em funcionamento a Faculdade Teológica Batista Mineira. Na década de 1970, passou a denominar-se Seminário Teológico Batista Mineiro. Os cursos oferecidos eram livres em Teologia, Música Sacra e Educação Religiosa.

A Faculdade Batista de Minas Gerais foi fundada em 1999, iniciando já no ano 2000 o curso de graduação em Administração. O curso de graduação em Direito foi implantado em 2006. No ano de 2007, o Curso Livre de Teologia do Seminário Teológico Batista Mineiro foi encampado pela FBMG e, com a autorização do MEC, transformou-se no Curso de Bacharelado em Teologia. Em

(3)

3

17 de março de 2011, o curso foi reconhecido pela Portaria 625 do MEC, com nota 4,4 numa escala onde a nota máxima é 5.

Assim, a Faculdade Batista de Minas Gerais está respaldada pela trajetória histórico-educativa de 93 anos do Colégio Batista Mineiro, na experiência significativa de educar, na autonomia didático-científica e na relação existente entre ensino, pesquisa e extensão promulgados na Constituição Federal de 1988 e na nova LDBEN (Lei 9.394/96). É fundamentada nestes pilares que a FBMG tem alcançado, desde o início de suas atividades acadêmicas, uma qualidade ímpar que é reconhecida pela comunidade onde está inserida.

2. JUSTIFICATIVA

A proposta do curso de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA TEOLÓGICO-PASTORAL À DISTÂNCIA justifica-se pela necessidade de aprofundamento teológico por parte dos graduados em teologia, missionários, pastores, educadores religiosos e outros agentes pastorais que buscam ampliar conhecimentos teológicos e práticos de forma sólida. Junta-se à essa necessidade, a oportunidade da oferta do curso através da modalidade de Ensino à Distância (EAD), que apresenta-se como um importante recurso para a capacitação de obreiros em todo o território nacional, visando à expansão do Reino de Deus. Isto porque, com esta opção, o interessado poderá preparar-se, sem ter que sair de sua cidade.

3. OBJETIVO

O curso tem como objetivo propiciar um espaço específico de reflexão, sobre a atuação pastoral a partir da perspectiva bíblica; incentivar a formação continuada de pastores e outros agentes que atuam no ministério eclesiástico; contribuir no preparo de profissionais para liderar igrejas, organizações n-ao-governamentais, comunidades, instituições filantrópicas, etc..

4. PÚBLICO-ALVO

Teólogos, pastores, missiólogos, filósofos, educadores religiosos e lideranças em geral.

5. PERFIL DO EGRESSO

Por tratar-se de um curso teológico-pastoral, espera-se que o aluno formado esteja capacitado para exercer atividades pastorais; habilitado para entender Às demandas do ministério, possuindo capacidade bíblica, humanística e

(4)

4

pastoral para lidar com os diferentes desafios que as igrejas encontram no desenvolvimento de suas tarefas. Dessa forma, o egresso deve ser pensado como um profissional capacitado ao exercício do ministério em suas várias dimensões e atuações.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

6.1 Nível: extensão universitária- curso livre 6.2 Área de conhecimento

Teologia Bíblica Teologia Prática Liderança

6.3 Realização

Número mínimo de matriculados Número máximo de vagas

Matrícula Novembro de 2011 a janeiro de 2012

Início das aulas Fevereiro de 2012 Término das aulas Julho de 2012

6.4 Investimento

6 (seis) parcelas de R$ ___________________________________________

6.5 Duração do curso e carga horária Duração de seis meses

Carga horária mínima: 160 horas

7. GRADE CURRICULAR (DISCIPLINAS, EMENTAS, CARGA HORARÁRIA E

DOCENTES)

DISCIPLINA EMENTA CARGA HORÁRIA PROFESSOR (A) Introdução ao Estudo de EAD A modalidade de Educação a Distância: histórico, características, definições, regulamentações. A Educação a Distância no Brasil. A Mediação pedagógica na modalidade Educação a Distância. 20h/a Prof. Dr. Uipirangi

(5)

5 Organização de situações de aprendizagem. Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem. Teologia Bíblica do AT A disciplina TBAT focalizará as principais noções religiosas que se encontram no conjunto das tradições históricas de Israel.

20h/a Prof. Ms. Tarcísio Caixeta

Teologia Bíblica do NT

A disciplina TBNT discutirá os principais eixos teológicos dos diferentes textos do Novo Testamento, como Reino, Lei, Graça, Ética do Reino e a igreja. Buscará o aprofundamento das teologias dos evangelhos sinóticos, paulino, joanino e dos demais documentos neotestamentários.

20h/a Prof. Renato Gusso

Hermenêutica A disciplina focalizará os princípios de interpretação, as diferentes correntes de interpretação bíblica, os princípios da interpretação judaico-cristã, a unidade, estilo regularidade da escrita.

20h/a Prof. Dr. Reinaldo Arruda

Liderança e Gestão

A disciplina dedica-se aos fundamentos bíblicos da liderança cristã. As bases e condições necessárias para a execução da liderança de pessoas no contexto eclesial. Volta-se também para os princípios gerais de administração aplicados à administração eclesiástica.

20h/a Prof. Valseni Braga

(6)

6

Projetos

Educativos e Sociais

A disciplina tem como eixo o binômio ação educacional e ação social da igreja. Para tanto, estuda os fundamentos pedagógicos para a ação educacional na igreja local, o Plano diretor da CBB, as características do educador cristão, as possibilidades de engajamento da igreja local na comunidade, a igreja local como agente político, social e cultural.

20h/a Profa. Ms. Gladys Silva e Profa. Isabel Cunha Monteiro Ministério pastoral e aconselhamento Estuda-se a pessoa do pastor, sua vida, chamado e o desenvolvimento da liderança pessoal, ética, saúde, cuidados com a família, os dilemas do ministério, bases bíblicas para o aconselhamento, as suas técnicas principais e a visitação.

20h/a Prof. Ms. Rubens Cordeiro

Ação

evangelístico-missionária

A disciplina estuda como desenvolver evangelismo eficaz na igreja local através da capacitação dos membros, evangelismo por amizade, modelos contemporâneos de crescimento de igrejas, pregação para esse fim, apelo e consolidação do novo membro.

20/a Prof. Ms. Hélio Alves de Oliveira

Teologia do culto e liturgia

A disciplina estuda a teologia do culto e sua relação com a liturgia: análise da teologia litúrgica, elementos constitutivos (gestos, símbolos, cores, ritos, arte, linguagem, expressão

20h/a Prof. Ms. Tarcísio Caixeta

(7)

7

corporal, adoração, louvor, estilos de culto).

Princípios

doutrinas e práticas batistas

Os princípios Batistas e sua teologia. A natureza da CBB, seus objetivos e a sua relação com as igrejas, estruturas eclesiásticas e denominacionais, formas de cooperação entre igrejas da denominação, a assembleia administrativa: natureza, condução e regras, a autonomia da igreja no contexto da crise religiosa e institucional.

20h/a Prof. Ms. Wagno Bragança

Referências

Documentos relacionados

Hoje vivemos uma situação muito difícil, não só a nível regio- nal mas também a nível nacional e na própria comunidade europeia também, onde a maior parte dos produtores de

4. Les observations détaillées que j’expose dans la présente opinion portent avant tout sur des points essentiels relatifs aux mesures conserva- toires. Avant de livrer ma

Dado que os habitats costeiros e marinhos de uma região em particular se encontram ameaçados por actividades humanas, o governo decidiu preparar um plano de gestão para a área, para

In 2003, a preservation plan was initiated for the Asinina de Miranda, analogous to the one done for the Catalonian breed (Jordana and Folch, 1998), with different

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem competência para avaliar e monitorar o perfil de segurança do uso dos medicamentos, com o intuito de proteger

Porém, quando o mesmo teste foi realizado com o eletrodo contendo filme de Nb2O5, SiCNb, houve uma excelente separação de picos no qual o processo de eletrooxidação da

Art. 8º A solicitação deverá ser feita por meio de utilização do formulário constante no sítio eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG – ou

 Comprovação de experiência profissional, conforme disposto no item 6.7 deste edital  Currículo Lattes.. Somente o título de maior valor entre os listados do item 6.5,