• Nenhum resultado encontrado

Acúmulo de Matéria Seca em Genótipos de Alface Sob Cultivo Hidroponico-NFT, nas Condições de Jataí-GO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acúmulo de Matéria Seca em Genótipos de Alface Sob Cultivo Hidroponico-NFT, nas Condições de Jataí-GO."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Acúmulo de Matéria Seca em Genótipos de Alface Sob Cultivo

Hidroponico-NFT, nas Condições de Jataí-GO.

Manuel Gabino Crispin Churata-Masca1; Jerônimo Araújo Gomes.1

1UFG/CAJ/CCA, Caixa Postal 03, (064) 6321510, CEP 75.800.000, Jataí-GO masca2@zipmail.com.br

RESUMO

Foram estudados o comportamento de cultivares, em termos de acúmulo de matéria seca das plantas em genótipos de alface sob cultivo hidropônico-NFT: 1) Elba , 2) Hortencia , 3) Simpson , 4) Veronica , 5) Hanson , 6) Madona e 7)Tainã. O experimento foi realizado em casa de vegetação, sendo que a solução nutritiva circulava em canos de PVC cortadas ao meio (NFT), protegido com chapas de isopor branco. O experimento foi montado em blocos ao acaso e 4 repetições. Cada parcela esteve constituída de 4 plantas espaçadas de 30 cm na fileira e 25 cm entre plantas. A semeadura ocorreu em 27/11/02. As referidas mudas foram transferidas ao local definitivo em 27/12/02). A colheita foi realizada aos 58 dias após a semeadura, ocasião em que foram retiradas as folhas externas. Os parâmetros avaliados foram o peso seco total das folhas, do caule e número de folhas em cada cultivar de alface. As cvs. Elba e Verônica mostraram-se promissores pois apresentaram acúmulo de matéria seca ( total) significativamente superior às cv. Hannson e Tainá. As cultivares Elba, Simpson também apresentaram significativamente maior número de folhas em relação às cvs. Madona e Tainá. Os valores foram intermediários nos demais parâmetros estudados sem serem signicativamente diferentes dos valores superiores ou inferiores.

PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa; ; hidroponia. ABSTRACT

Dry matter accumulation on several varieties of letucce in hidroponic (NFT) in Jatai-GO conditions.

(2)

Were studied in hidroponics (NFT) condition a dry matter accumulation of the plants in several varieties of lettuce : 1) Elba , 2) Hortencia , 3) Simpson , 4) Veronica , 5) Hanson , 6) Madona and 7)Tainã. The experiment beginning in 27/11/02 and finish 58 days after. Was evaluated the dry matter ( g/plant) of the total plants, of the leaves, of the stem and number of the leaves/plant. Elba and Veronica varieties accumulated significantly more dry matter ( total) than Hanson and Tainã, but the value was intermediate in other lettuce varieties. Elba and Simpson was significantly more leaf number than Madona and Tainã, but the value was intermediate in other lettuce varieties.

KEYWORDS: Lactuca sativa; soilless culture-NFT.

No cerrado do sudoeste goiano a produção de alface é externamente limitada, durante o verão, devido a alta pluviosidade. Esta situação possibilita a introdução de sistemas de produção em estruturas protegias e sob hidroponia (NFT). Estudos a respeito da produção de alface em hidroponia mostraram este processo, muito vantajoso, pois permitiu uma produção constante durante o ano todo, nas condições do cerrado do Distrito Federal e em outras situações ( COSTA & JUNQUEIRA, 2000; FAQUIN & FURLANI, 1999; FURLANI, 1999). Por este motivo o cultivo em estruturas protegidas vem sendo utilizadas em larga escala. As cultivares preferidas são as do tipo crespa e mais recentemente as do tipo americana ( de cabeça e crocantes). Durante o verão o ambiente mais quente nas estufas, tem acelerado o ciclo da cultura, pois as plantas emitem hastes florais mais precocemente ou seja com menor resistência ao pendoamento ( FILGUEIRA, 2000).

Este diagnóstico é um indicativo para estudos sobre a fisiologia de produção ( acúmulo de matéria seca), em cultivares de alface especialmente em em ambiente quente e chuvoso como no sudoeste goiano.

O objetivo do trabalho visa pois verificar, o comportamento de 7 cultivares de alface (tipo crespas e tipo americana) em cultivo hidropônico (NFT), em termos de acúmulo de matéria seca (MS), nas condições de verão em Jataí-GO.

(3)

O experimento foi realizado em Jataí-GO ( sudoeste goiano). Os tratamentos, constaram as cultivares de alface dos tipos crespo e americano:: 1) Elba: Topseed , 2) Hortência: Hortec , 3) Simpson: Topseed, 4) Verônica: Sakata , 5) Hanson: Feltrin , 6) Madona: Horticeres/Seminis e 7)Tainã: Sakata. O experimento foi realizado em casa de vegetação. A solução nutritiva circulava em canos de PVC ( 100 mm) cortadas ao meio. O experimento foi montado em blocos ao acaso e 4 repetições. Cada parcela esteve constituída de 4 plantas espaçadas de 30 cm na fileira e 25 cm entre plantas. As mudas foram preparadas em sistema “floating”, semeando-se ( 27/11/02) em bandejas de isopor com 200 alveolos, onde as sementes foram depositadas envoltas com algodão. As referidas mudas foram transferidas em 15/12/02 para o local onde a solução circulava (NFT) nos canos de PVC ( 50 mm) e mais tarde (27/12/02) as plantas foram finalmente transferidas ao local definitivo para um espaçamento de 30 x 25 cm. Naquele e neste ambiente foram colocadas, chapas de ispopor branco, por cima dos tubos de PVC, como isolante de calor.A solução nutritiva utilizada foi adquirida empresa Hydro Fertilizantes. No preparo da solução nutritiva usou-se Kristalon laranja (6-12-36) na quantia de 800g/1000 L, nitrato de cálcio, na quantia de 800 g/ 1000 l e tenso ferro na quantia de 25 g/ 1000 L. Durante o andamento do experimento completou-se com água para elevar a condutividade elétrica (Ce), para próximo ou um pouco abaixo de 2,0 mS/cm a fim de reduzir a incidência de “Tipburn” (queima das bordas da folhas) . Para cada 0,2 mS/cm (Ce), adicionou-se 1 litro da solução-A ( Kristalão branco 15-5-30, na quantia de 1000g/10 L) e 1 L da solução-B ( nitrato de cálcio especial, 300 g/10 L + tenso ferro 25g/10 L). Monitorou-se o pH da solução nutritiva mantendo num pH neutro. A troca de toda a solução nutritiva foi a cada 14 dias.Foi feito um controle de Trips na fase inicial da cultura a fim de evitar possível ocorrência do vírus do “Vira-cabeça”. A colheita ocorreu aos 58 dias da semeadura, ocasião em que foram retirados as folhas externas ( “toalhete”) após o que procedeu-se a secagem das partes vegetais.. Os parâmetros avaliados foram: acúmulo de matéria seca (MS) em g/planta da planta toda ( total), apenas das folhas, apenas do caule e o número de folhas/planta. Para a determinação da matéria seca os materiais foram colocados para secar ( dentro de sacos de papel furados). até atingirem peso constante em estufas de circulação de ar forçada.

(4)

As cultivares Elba e Verônica, acumularam significativamente mais matéria seca (MS) na planta toda em relação à cultivar Hanson e Tainã e as demais cultivares apresentaram valores intermediários não diferindo significativamente em relação aos valores maiores e menores. Respostas similares foram obtidos avaliando-se o a matéria seca das folhas, embora apenas a cv. Hanson apresentou o valor significativamente inferior em relação à Elba e Verônica. A matéria seca no caule das cultivares Verônica, Elba, Hortência e Simpson apresentaram valores maiores, mas apenas as valores nas cultivares Madona e Tainá estiveram significativamente inferiores daquelas 4 cvs. melhores colocadas. As cvs. Elba e Simpson apresentaram significativamente maior número de folhas em relação às cvs Madona e Tainã, sendo que as demais cultivares apresentaram valores intermediários sem diferirem significativamente daqueles com maior e menores valores. Estes resultados apontam como promissores as cultivares Elba e Verônica ambas do tipo crespo. As cultivares do tipo americano apresentaram um acúmulo de matéria seca com menores valores. Estes resultados são indicativos para pesquisa futura focando as cultivares de tipo americano e adequação da solução nutritiva.

Tabela 1. Acúmulo de matéria seca-MS ( total, nas folhas e caule) e número de folhas em

genótipos de alface em cultivo hidroponico-NFT, nas condições de Jataí-GO. 2004.

Cultivares MS-total (g/planta) MS- folhas (g/planta) MS-caule (g/planta) Nro. de folhas 1) Elba 2) Hortencia 3) Simpson 4) Verônica 5) Hanson 6) Madona 7) Tainã 11,9 a 10,4 ab 10,7 ab 12,1 a 7,4 b 9,4 ab 7,7 b 8,8 a 7,6 ab 7,8 ab 8,6 a 5,4 b 7,5 ab 6,1 ab 1,9 ab 1,7 abc 1,6 bc 2,3 a 1,3 cd 0,9 d 0,8 d 25,8 a 20,8 ab 23,7 a 20,6 abc 17,56 bc 14,9 c 14,8 c C.V ( %) 15,12 16,6 16,2 12,5

1) Elba , 2) Hortencia , 3) Simpson , 4) Veronica , 5) Hanson , 6) Madona e 7)Tainã.

LITERATURA CITADA

COSTA, S.R.P.; JUNQUEIRA, A. M.R. Diagnóstico do cultivo hidropônico de hortaliças na região do Distrito Federal. Horticultura brasileira, v.18, n.1, p. 49-52, 2000.

FAQUIN, V.; FURLANI, P.R. Cultivo de hortaliças de folha em hidroponia em ambiente protegido. Informe Agropecuário, v.20, n.200/201, p.99-104, 1999.

(5)

FILGUEIRA, F.A.R. Novo manual de olericultura, Viçosa:UFV, 2000. p.289-295.

FURLANI, P.R. Nutrição mineral de hortaliças, preparo e manejo de soluções nutritivas.

Informe agropecuário, v.20, n.200/201, p. 90-98, 1999. AGRADECIMENTOS

Ao Técnico Agrícola Judinei Alpini, um produtor hortícola urbano, por ter cedido a estrutura de hidroponia para alface em Jatai-GO.

Referências

Documentos relacionados

Fourth, to assess the convergent validity of the SWLLS we will examine the relationships between SWLLS and other conceptually related constructs, such as love status and love styles,

Esses testes foram realizados variando-se a distância entre o robô e o obstáculo, verificando para cada situação se o desvio calculado (ângulo e distância) foi correto ou não,

A idéia básica do sistema desenvolvido é a de utilizar um Sistema de Base de Dados — para manter e gerenciar as informações relevantes para o processo de alocação de rins'— e

novo medicamento, tendo como base para escolha as necessidades de cada segmento do mercado farmacêutico; e c) licenciamento do produto, o processo mais demorado

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os profissionais da enfermagem possuem medo do desconhecido ao realizar o atendimento ao paciente com Transtorno do Espectro Autista,

Planejamos e implementamos um curso em ambiente virtual que visou à construção de uma comunidade colaborativa online a partir da valorização das identidades dos alunos (FIRPO,

Foram sistematizadas experiências de agroecologia e produção orgânica de quatro municípios: grupo de mulheres do assentamento Itamarati (Ponta Porã), que realizam

When it comes to global agrifood trade, the three resources in this framework – land (territory), agrobiodiversity (life), and biotechnology (knowledge) – are all