• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

edudata

Nome do Candidato: ASSINE SOMENTE NESSE QUADRO

_________________________________________

assinatura

CADERNO DE QUESTÕES

INSTRUÇÕES

•Verifique se você recebeu um CADERNO DE QUESTÕES e um CADERNO DE RESPOSTAS.

•Verifique se os dois cadernos contêm um total de 34 questões, numeradas de 1 a 34.

Caso contrário solicite ao fiscal da sala um caderno completo. Não serão aceitas reclamações posteriores.

•Leia cuidadosamente cada uma das questões e responda exclusivamente no CADERNO DE

RESPOSTAS, no espaço delimitado para cada questão, atentando para o enunciado.

Não escreva seu nome fora do local indicado. Isto anulará sua prova.

•Responda as questões com caneta de tinta azul ou preta.

ATENÇÃO

Para as questões em que se solicita um número definido N de respostas, serão consideradas na

correção apenas as N primeiras respostas do candidato.

Por exemplo, onde for solicitado 5 respostas, serão consideradas apenas as 5 primeiras.

•Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem o uso de aparelhos eletrônicos.

•Utilize apenas nomes farmacológicos das drogas e não nomes comerciais.

As imagens de pacientes e de exames complementares exibidos têm prévia autorização para apresentação.

Este

CADERNO DE QUESTÕES

DEVERÁ ser entregue ao final da prova.

"Direitos autorais reservados. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia".

Novembro/2015

RESIDÊNCIA MÉDICA -

2016

Especialidades Pediátricas

(2)

CASO 1

Atenção: A questões de número 1 e 2 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Escolar de 9 anos tem diagnóstico de asma e está em uso de corticóide inalatório em dose baixa há 2 meses. Vem à consulta de retorno ambulatorial.

QUESTÃO 1. Cite 4 dados que devem ser verificados na anamnese para checar o controle da asma

desse paciente?

QUESTÃO 2. liste 4 dados de anamnese que deverão ser verificados caso seja detectado que a

asma não está controlada.

CASO 2

Atenção: A questões de número 3 e 4 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Lactente de 10 meses de idade, com antecedente de prematuridade e baixo peso ao nascer, sem outras comorbidades. Na consulta de puericultura a mãe refere que o desmame ocorreu aos 2 meses de idade e que a dieta atual é predominantemente láctea (leite de vaca integral engrossado) devido à baixa aceitação da alimentação complementar. Faz uso apenas de suplemento de vitamina a + d diariamente. Ao exame físico, encontra-se descorado 2+/4, sem outras alterações.

QUESTÃO 3. Cite a principal hipótese diagnóstica para este paciente.

QUESTÃO 4. Liste o(s) fator(es) de risco descrito(s) no enunciado associados a esse diagnóstico?

CASO 3

Atenção: A questão de número 5 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

Menina de 6 meses e 25 dias de idade, previamente hígida, é trazida à consulta de puericultura. Sua mãe não tem queixas.

Desenvolvimento neuropsicomotor: senta sem apoio, fala “ma-ma”, “la-la” e “pa-pa”, rola no berço e troca objetos de uma mão a outra.

Alimentação: leite materno exclusivo a cada 3 horas. Vacinação

- BCG: 1 dose (na maternidade) - Hepatite b: 1 dose (na maternidade) - Rotavírus: 2 doses (aos 2 e 4 meses)

- Poliomielite: 2 doses de vacina inativada contra a polio (aos 2 e 4 meses)

- Pentavalente (difteria+pertussis+tetano+ hemofilos tipo B+ hepatite b): 2 doses (aos 2 e 4 meses) - Pneumocócica 10-valente: 2 doses (aos 2 e 4 meses)

- Meningocócica tipo C: 2 doses (aos 3 e 5 meses)

Ao exame físico: peso = 7,250 kg, comprimento = 64 cm. Restante do exame físico completamente normal

(3)

(CONTINUAÇÃO DO CASO 3)

Curva peso por idade (0 a 5 anos):

Curva comprimento por idade (0 a 5 anos):

QUESTÃO 5. Preencha a tabela com os cinco diagnósticos básicos de saúde dessa criança e

(4)

CASO 4

Atenção: A questão de número 6 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

Menina de 8 anos tem diagnóstico de obesidade. Ao exame físico, nota-se a presença de acantose nigricans, hirsutismo e fígado palpável a 3 cm do rebordo costal direito, doloroso à palpação.

QUESTÃO 6. Cite 2 comorbidades associadas à obesidade que explicam os achados de exame

físico?

CASO 5

Atenção: A questões de número 7 a 9 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Menino de 3 anos está em seguimento de crises de sibilância desde os 2 anos de idade. As crises são desencadeadas por infecções de vias aéreas superiores ou por atividade física e estão ocorrendo 1 a 2 vezes ao mês. Nos últimos 6 meses, já necessitou ir 4 vezes ao pronto-socorro, com necessidade de tratamento com corticóide oral, além de ter permanecido internado em 2 vezes nesse período. Seu pai é asmático e a mãe é tabagista. O exame físico dessa consulta é normal.

QUESTÃO 7. Cite a mais provável causa para as crises de sibilância desse paciente QUESTÃO 8. Liste 3 dados da anamnese que justificam causa citada

QUESTÃO 9. Liste os 4 itens essenciais de orientação e/ou prescrição para o caso

CASO 6

Atenção: A questões de número 10 e 11 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Lactente de 11 meses, foi admitido no Pronto-Socorro com história de progressivo cansaço respiratório. Mãe refere febre de 37,9ºC no início do quadro e coriza nasal que já resolveu. Ao exame físico, paciente está em regular estado geral, descorada, taquicárdica, taquidispnéica, sudoreica. Ausculta pulmonar com alguns estertores crepitantes em base. Ausculta cardíaca com sopro sistólico 3+/6+, ritmo de galope. Abdômen com hepatomegalia.

QUESTÃO 10. Cite 3 agentes etiológicos desde quadro clinico nesta faixa etária

QUESTÃO 11. Solicite 5 exames complementares úteis para confirmar o principal diagnóstico do

paciente

CASO 7

Atenção: A questões de número 12 a 14 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Paciente de 9 anos, sexo feminino, é trazido pelos pais com queixa de movimentos involuntários de mãos e face. Há 2 meses, pais referem filha mais irritada e distraída. Nas ultimas 2 semanas, vem apresentando progressivamente movimentos abruptos, amplos, incoordenados e involuntários dos membros superiores e face, incluindo pálpebras, face e língua. Os sintomas melhoram quando a paciente está dormindo.

QUESTÃO 12. Cite a principal hipótese diagnóstica?

QUESTÃO 13. Considerando a principal comorbidade associada a hipótese diagnóstica principal, cite

1 exame complementar necessário

(5)

CASO 8

Atenção: A questão de número 15 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

Recém nascido de 7 dias de vida, sexo masculino, dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de vômitos e prostração progressiva há 48 horas. Ontem teve 3 vômitos, hoje foram 5 vômitos, recusa alimentar, pais perceberam filho mais quieto e mais hipotônico. Negam febre. Recém nascido termo, adequado para idade gestacional, alta da maternidade com 3 dias de vida. Está em aleitamento materno exclusivo. Pais consanguíneos. Mãe refere que teve outro filho há 2 anos, que morreu com 12 dias de vida. Ao exame físico, o paciente está em regular estado geral, descorado, desidratado de algum grau, taquipnéico e taquicárdico. Exames laboratoriais com acidose metabólica com ânion gap elevado.

QUESTÃO 15. Cite a principal hipótese diagnóstica.

CASO 9

Atenção: A questão de número 16 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

A icterícia neonatal de aparecimento nas primeiras 24 h de vida apresenta risco maior de kernicterus Seu diagnóstico rápido é fundamental para a prevenção de complicações neurológicas graves.

QUESTÃO 16. Cite as 2 principais causas de icterícia neonatal precoce.

CASO 10

Atenção: A questão de número 17 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

A idade gestacional é obtida segundo a regra de Naegele, pela ultra-sonografia fetal no primeiro trimestre da gestação e pelo exame físico do recém-nascido. A classificação do recém-nascido conforme a idade gestacional, permite avaliar sua maturidade e prognóstico.

QUESTÃO 17. Apresente a classificação do recém-nascido conforme a idade gestacional.

CASO 11

Atenção: A questão de número 18 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

O maior desafio para reduzir a mortalidade infantil nos países em desenvolvimento é a diminuição da mortalidade neonatal. No brasil, os óbitos neonatais precoces representam mais de 50% da mortalidade neonatal e esforços para sua prevenção devem ser incrementados.

(6)

CASO 12

Atenção: A questões de número 19 e 20 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Em relação ao recém-nascido assintomático, filho de mãe com diagnóstico de sífilis não tratada ou inadequadamente tratada, responda:

QUESTÃO 19. Quais os exames recomendados?

QUESTÃO 20. Se estes exames forem normais, qual deve ser a conduta médica para o

recém-nascido durante a internação?

CASO 13

Atenção: A questão de número 21 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

O uso de álcool na gestação está relacionado ao aumento da morbidade neonatal. Sabe-se que seus efeitos dependem da susceptibilidade individual, ou seja, o consumo de quantidades relativamente pequenas de bebida alcoólica pela gestante pode causar lesões no feto.

QUESTÃO 21. Liste 5 achados clínicos neonatais relacionados ao uso de álcool pela gestante.

CASO 14

Atenção: A questões de número 22 e 23 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Menino de 2 anos de idade, sem antecedentes patológicos dignos de nota, é trazido ao

pronto-socorro pela mãe após ter apresentado convulsão há cerca de 40 minutos. A mae relata que seu filho estava com tosse e coriza há 1 dia e que notou que o mesmo está febril ao chegar ao pronto-socorro. Relata que o episódio durou cerca de 3 minutos e foi caracterizado por irresponsividade, hipertonia e movimentos repetidos dos 4 membros. No momento, criança encontra-se febril e com demais

parâmetros do exame clínico normais.

QUESTÃO 22. Indique o diagnóstico. QUESTÃO 23. Cite a conduta necessária.

(7)

CASO 15

Atenção: A questões de número 24 e 25 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Menina de 11 anos de idade apresentou síncope há cerca de 1 hora, enquanto aguardava em fila para usar o banheiro. Nega antecedentes pessoais e familiares dignos de nota. realizado

eletrocardiograma (que mostra FC=120 bpm,PR=0,12s e QTc=0,48 :

QUESTÃO 24. Indique o diagnóstico.

QUESTÃO 25. Cite 3 medicamentos cujo uso deve ser evitado pela paciente

CASO 16

Atenção: A questões de número 26 e 27 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Paciente de 3 anos de idade, portador de atresia de vias biliares em fila de transplante, é levado à sala de emergência com queixa de ter apresentado hematêmese há cerca de 1 hora. Ao exame clínico apresenta-se descorado, hidratado, com pulsos cheios e pressão arterial de 90X50mmHg. Colhido hemograma, que mostra Hb=9,1; Ht=27; 4200 leucócitos; plaquetas=32000. Coagulograma mostra atividade de protrombina de 75% com INR=1,42.

QUESTÃO 26. Liste 3 itens que devem fazer parte da prescrição inicial QUESTÃO 27. Cite O Procedimento Indicado Neste Momento

(8)

CASO 17

Atenção: A questão de número 28 refere-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essa questão.

Menina de 14 anos, portadora de Doença de VonWillebrand, é trazida ao pronto-socorro com queixa de hipermenorragia há 4 dias, apresentando palidez cutânea importante, astenia, taquipnéia,

taquicardia e ausculta cardíaca com sopro sistólico panfocal e terceira bulha.

QUESTÃO 28. Liste 3 itens que devem fazer parte da prescrição inicial.

CASO 18

Atenção: A questões de número 29 e 30 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Menino de 4 anos portador de anemia falciforme, é internado com quadro de febre, dor torácica e infiltrado novo na radiografia de tórax, com hemograma de entrada mostrando Hb 7,6. Ao exame físico apresentou apenas taquipnéia, descoramento e SatO2 de 93% sem outras alterações.

QUESTÃO 29. Cite o diagnóstico sindrômico para o caso.

QUESTÃO 30. Liste 4 itens indicados na prescrição inicial do paciente.

CASO 19

Atenção: A questões de número 31 e 32 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Paciente portador de SIDA, 07 anos, com última dosagem de CD4 = 180, é trazido ao Pronto-Socorro com história de 5 dias de tosse e desconforto respiratório progressivo, apresentando SatO2 = 80% e RX de tórax com infiltrado reticulo-granular peri-hilar.

QUESTÃO 31. Cite o mais provável agente etiológico para o caso.

QUESTÃO 32. Cite a escolha de medicação mais adequada ao tratamento, indicando a dose a ser

utilizada.

CASO 20

Atenção: A questões de número 33 e 34 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para essas questões.

Menina de 7 anos de idade, portadora de diabetes tipo 1 está em sala de emergência há 4 horas recebendo tratamento para cetoacidose diabética. No período recebeu um total de 80ml de soro fisiológico por kg, 5mEq por Kg de potássio, 2 mEq por kg de bicarbonato de sódio e2 doses de insulina ultra-rápida de 0,1U/Kg, tendo a glicemia inicial de 600mg/dL caído no momento para 120mg/dL. Apresenta quadro de irritabilidade, confusão mental, hipertensão arterial e bradicardia.

QUESTÃO 33. Indique a principal hipótese diagnóstica para o quadro QUESTÃO 34. Cite 2 alternativas para o tratamento.

Referências

Documentos relacionados

A montagem das secções obtidas em micrótomo e coradas para identificação de lipídios nos tecidos não devem ser montadas com bálsamo do Canadá..

Assim sendo, no final do período contábil, a empresa deverá constituir uma Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa com o objetivo de cobrir as perdas esperadas na cobrança

Ao exercer suas funções com autonomia técnica e ética, assegurada no Código de Ética e na regulamentação legal da profissão, o Assistente Social desempenha suas atividades no

O Regime de Competência não é utilizado pela Contabilidade Pública, porque tem como pressuposto, para registro das receitas e despesas, a ocorrência do fato gerador,

c) Forneça o mecanismo, com setas curvas, da transformação do benzaldeído 4 no álcool 3 por reação com o reagente de Grignard indicado.. A Tabela 1 apresenta

Os contratos administrativos podem, com as devidas justificativas, ser alterados unilateralmente pela administração, quando a) for conveniente a substituição da garantia de

A Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993) estabelece normas básicas a serem observadas por toda a Administração Pública brasileira em relação à execução e fiscalização

a) o Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por prazo superior a 10 dias, sob pena de perda do cargo. b)