• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS DA CONVENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO EM GENEBRA, CNS PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETOR GERAL GUY RYDER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS DA CONVENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO EM GENEBRA, CNS PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETOR GERAL GUY RYDER"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 18 de julho de 2014.

CIRCULAR 34/2014 – JURÍDICO

NOTÍCIAS DA CONVENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

EM GENEBRA, CNS PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETOR GERAL GUY RYDER A Conferência da OIT tem comissões que se reúnem três vezes ao dia para debates, e os membros representantes dos empregadores se reúnem para repassar os acontecimentos do dia anterior, informar o andamento detalhado e individualizado de cada comissão e traçar estratégias para o seguimento dos debates.

Em mais um dia de conferência, os participantes puderam se reunir com o Diretor Geral Guy Ryder, que disse aos empregadores que a situação está pedindo um diálogo e que tem como objetivo aumentar a importância da OIT, transformando numa organização mais proativa, com nova estrutura para agilizar o trabalho da OIT, com melhorias técnicas e logísticas. Ainda comentou que o atual momento não é tão grave como a crise de 2008, mas salientou que ainda teremos reflexos daquele período. Ryder ainda acrescentou que a OIT está aberta a receber novas ideias porque somente tem sentido se cumprir seu papel de mediador no mundo do trabalho.

Guy Ryder esteve no Brasil ao final do ano passado e salientou que o desemprego deve aumentar, disse que “será um desafio para o Brasil criar mais postos de trabalho em uma situação de desaceleração”. Segundo a OIT, a recuperação dos países ricos a partir de 2015 ajudará o Brasil a voltar a crescer e então, esta taxa de desemprego que deve beirar 6% neste ano voltará a cair.

(2)

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Embora a OIT elogie o aumento do PIB per capita nos últimos 10 anos, sugere que deve haver investimento em educação, serviços sociais e infraestrutura. A OIT estima para 2014 um número de 3,4 milhões de desempregados.

ACOMPANHAMENTO DA CNS NA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA OIE

No dia 6 de junho, os empregadores elegeram os membros da OIE e ratificaram a eleição de Daniel Fuentes de Rioja como Presidente da OIE. Fuentes a tempos tem posicionamento único com relação a América latina, pelo qual ele entende que se faz necessário enfrentar os “problemas endêmicos” que inibem o desenvolvimento das empresas sustentáveis, como os relacionados com a alta informalidade e baixa produtividade, no âmbito dos esforços que são realizados para gerar mais e melhores empregos. “Sem empresas sustentáveis não haverá trabalho decente e sem trabalho decente não haverá empresa sustentável”, advertiu.

Daniel Fuentes de Rioja, Presidente da Organização Internacional de Empregadores (OIE), diz que o setor privado gera cerca de 200 milhões de empregos na região da América Latina, equivalente a 79 por cento do total de postos de trabalho disponíveis, através de 59 milhões de unidades produtivas, ainda que a grande maioria destas unidades, cerca de 48 milhões, sejam empreendimentos unipessoais.

O relatório da OIT destaca em conclusão que o desenvolvimento de empresas sustentáveis na América Latina também depende de segurança jurídica, da agilização de trâmites, de políticas econômicas estáveis e de sustentabilidade do meio ambiente. Entre os problemas estruturais detectados pela análise se destacam a necessidade de impulsionar áreas como o desenvolvimento tecnológico, o acesso a serviços financeiros, a inovação, a simplificação da regulamentação, da infraestrutura, da educação e da qualificação.

(3)

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

O Brasil está ganhando mais espaço na OIE, pois foi eleito como representante para a América Latina Alexandre Furlan, vice-presidente da CNI. Outro espaço conquistado nas importantes discussões mundiais sobre o mundo do trabalho, foi pela gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, que passou a integrar o Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho.

ENCONTRO DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA COM MINISTRO DO TRABALHO, MANOEL DIAS, EM GENEBRA

No dia 6 de junho, a delegação brasileira se encontrou com o Ministro do Trabalho, Manoel Dias. Foi um encontro bem amistoso. O ministro relatou o momento vivido pelo Brasil na visão do Governo, e ressaltou com satisfação o que tem ouvido sobre o trabalho da comitiva brasileira, sempre empenhada em avançar nas relações com diálogo e moderação. Salientou o momento positivo do país e relatou ações do Ministério do Trabalho quanto a sua modernização e o empenho de todos no Governo para que isso aconteça.

O Ministro citou a demora que há hoje para fazer a Carteira de Trabalho. Falou que esse é um símbolo do emprego e que não é possível que esse documento não seja on line. Disse que em dias será concretizado o programa para essa importante conquista do trabalhador.

O assunto que ainda é muito preocupante é sobre o trabalho escravo. É muito importante que o grupo dos Empregadores vote contrariamente às propostas de Protocolo e de Recomendação que tratarão do trabalho forçado (trabalho escravo - Convenção 29 da OIT). A minuta submetida à análise e discussão, cujos textos definitivos ainda não ficaram prontos, estão sendo inseridos temas delicados como: compensações/indenizações; a legitimação da legislação nacional; e a responsabilização de toda a cadeia produtiva.

(4)

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Tecnicamente, todas as confederações presentes na ocasião entendem pelo voto contrário, mas há um sentimento de que os textos serão aprovados, razão pela qual é muito importante registrar a posição contrária desde o início.

A consequência da aprovação desses textos será negativa, pois, além de criar dispositivos mais rigorosos, pressionará os parlamentares a recuarem na minuta do texto do PLS 432/2013 (que regulamentará a Emenda Constitucional 81), cuja redação atual, após muito trabalho, não contempla a jornada exaustiva, o trabalho degradante, tampouco a responsabilização da cadeia produtiva.

Observe-se ainda, que texto do Ministério Público do Trabalho relata que a "responsabilização da cadeia produtiva" será tema da Conferência de 2016, ou seja, é muito importante a atuação já nesse primeiro momento.

CONFRATERNIZAÇÃO DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA CASA DA EMBAIXADORA REGINA MARIA DUNLOP

No dia 8 de junho, aconteceu a tradicional confraternização da Delegação Brasileira na casa da Embaixadora Regina Maria Cordeiro Dunlop, Chefe da Missão do Brasil nas Nações Unidas e outros Organismos Internacionais em Genebra, como a OIT.

Com comida tipicamente brasileira, os membros da delegação confraternizaram e desfrutaram da hospitalidade da Embaixadora. Esse jantar ocorre todos os anos durante a Convenção da OIT, prestigiando a presença do Ministro do Trabalho e demais membros da delegação. O momento se torna oportuno para conversas sobre questões, não só da convenção, mas do Brasil, e a necessidade de entendimento no mundo do trabalho.

(5)

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

CNS PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL

O dia 12 de junho foi marcado como o dia contra o trabalho infantil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil lança a campanha mundial Cartão Vermelho ao Trabalho infantil. A OIT tem o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, visando promover a conscientização e ações para a sua eliminação.

O Cartão Vermelho traz estampado o catavento, que é o símbolo mundial de enfrentamento ao trabalho infantil. Criado no Brasil, o catavento foi adotado pela OIT no mundo todo. O catavento colorido simboliza o respeito à criança e à diversidade de raça e de gênero. Suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como mão de obra em todo o mundo.

Atenciosamente,

Liliane Vellozo S. Rezende Bernardo Safady Kaiuca Assessora Jurídica Coordenador Jurídico

Referências

Documentos relacionados

Especificar   Carta  Sim        X  X  X  X  X  X  X    X     X  X  X  dos D Não  R       •      G •   G Hum • U    Acta do R    Ver  Con         Tem envi   

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Dessa forma, é possível inferir que, como nunca antes na história da política brasileira, a televisão foi o meio principal utilizado pelos partidos para fazer campanha

Since the contraction of heart muscle is associated with QRS voltage, and considering that the QRS complex voltage and HR are reduced in hypothyroid patients, the aim of the

• criar o caminho dos ve´ıculos dentro da UNICAMP a fim de que passem nos pontos necess´arios para o embarque/desembarque dos funcion´arios que participam da rota; • dividir

Por isso, foram objetivos deste trabalho estudar a viabilidade do aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para a produção de ácido propiônico por

Diretrizes para os Comitês Ad Hoc, Iniciativas para Novos Programas, Programas Pilotos e Lemas de Presidentes Internacionais ...G.. Diretrizes para Formar Alianças Cooperativas