• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA 5S: COMBINAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA 5S: COMBINAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES RESUMO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA 5S: COMBINAÇÕES FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

Francislaine Pereira de Souza, Unisalesiano de Lins, e-mail: francislaine_ps@hotmail.com Janaina Fanali Daniel, Unisalesiano de Lins, e-mail:

janainafanalimig@hotmail.com Juliana Espote Moreti, Unisalesiano de Lins, e-mail:

julianamoretimig@hotmail.com Viviane dos Santos, Unisalesiano de Lins, e-mail:

vivianeregipa@hotmail.com Profº. M.SC. Máris de Cássia Ribeiro, Unisalesiano de Lins, e-mail:

maris@unisalesiano.edu.br

RESUMO

A busca pela melhoria da qualidade de vida e o novo cenário econômico mundial, agora muito mais exigente, tem feito as empresas reverem sua postura diante a sociedade em geral, tornando-as muito mais responsáveis e éticas. Diante desta nova realidade, surgiu o programa 5S uma ferramenta capaz de mudar o relacionamento entre organizações e colaboradores, interagindo e motivando a todos na busca da excelência empresarial, através do programa é possível eliminar os desperdícios, dispor as coisas nos seus devidos lugares, manter o local de trabalho organizado e limpo e melhorar a produtividade, tudo isso devido à criação de hábitos saudáveis e atitudes inovadoras. O estudo teve como intenção a análise da eficiência do programa na busca do sucesso das organizações.

Palavras-chave: programa 5S. qualidade. sucesso. organizações.

1. INTRODUÇÃO

As crescentes mudanças no mercado consumidor têm impactado sobre as empresas, fazendo com que repensem nas maneiras de agir e direcionar suas atividades. Sabe-se que hoje os consumidores estão mais exigentes, procurando não apenas um bom produto, mas o valor agregado encontrado na qualidade, atendimento e inovações. Além disso, a conscientização da sociedade e o surgimento de vários movimentos ambientalistas têm feito as organizações preocuparem-se com a responsabilidade social, que começa dentro das próprias organizações.

A qualidade de vida tem sido outra grande questão em destaque dentro e fora das empresas, a partir desse pressuposto, surgiu no Japão o programa 5S, uma ferramenta simples de fácil aplicação, que tem por objetivo melhorar a disposição dos ambientes mantendo-os limpos e organizados, melhorar o relacionamento e colaboração entre as pessoas, diminuir desperdícios e risco de acidentes, e manter os ambientes esteticamente mais bonitos.

(2)

2

O artigo vem analisar a contribuição do programa 5S na busca da excelência empresarial.

A elaboração do artigo foi realizada através do método de revisão bibliográfica, onde foram abordados os seguintes autores: Silva (1994); Godoy e Matos (2004); Martins e Laugeni (2006); Silva, Bordenal e Parra(2006).

2. O Programa 5S

O programa 5S provêem de cinco palavras japonesas que começam com a letra S, sendo elas: seiri (senso de utilização), seiton (senso de ordenação), seisou (senso de limpeza), seiktsu (senso de saúde) e shitsuke (senso de auto-disciplina), que em sua tradução no Brasil teve a visão de senso para que fosse assegurado a abrangência do assunto.

Conforme Silva(1994), o programa que tem por objetivo melhorar as condições das pessoas pode ser implantado em qualquer organização, independente de seu ramo ou tamanho, já que só traz benefícios ao envolvidos, desenvolvendo espírito de equipe, aumentando a auto-estima dos colaboradores, tornando o ambiente organizado com facilidade de localização dos objetos, reduzindo os estoques ociosos, aumentando a produtividade, otimizando os recursos, eliminando desperdícios e conscientizando as pessoas em relação ao meio ambiente.

É um programa de vital importância para as empresas aumentarem seu nível de qualidade, promovendo o crescimento das pessoas, sendo um programa voltado para a criação de hábitos saudáveis. Para sua implementação é necessário o envolvimento e responsabilidade da organização como um todo, e apesar dos resultados serem imediatos, precisa-se de paciência, persistência e flexibilidade, pois o programa é de uso contínuo e deve ser realizado todos os dias.

De acordo com Silva, Bordenal e Parra(2006), o programa não deve ser medido por aquilo que se é descartado, e sim pela melhora com sua utilização e pelo quanto se evitou os desperdícios de material, tempo, talento, energia, etc.

Para a implantação do programa é necessário o planejamento de todos os seus passos, pois apesar de fácil implantação exige-se muita paciência, já que este, tem por finalidade a mudança de hábitos e comportamentos que são criados pela vivencia e experiências adquiridas ao longo da vida.

2.1 Senso de Utilização

Segundo Martins e Laugeni(2006) muitas vezes é difícil distinguir a diferença do que é ou não necessário no ambiente de trabalho, principalmente quando os objetos não estão dispostos adequadamente, em sua visão eles enxergam esse senso como a liberação de áreas, onde é necessário organizar o ambiente de trabalho, livrar-se dos itens desnecessários e alocar os demais nos lugares corretos, eliminando assim estoques ociosos que além de ocupar espaços custam dinheiro.

Silva(1994) em sua percepção vai mais adiante, mostrando que o senso de utilização em seu sentido mais amplo pode eliminar o excesso de burocracia e

(3)

3

evitar o desperdício de talentos dos colaboradores, pressupondo também que além de identificar os excessos é necessário saber o porquê destes.

Assim sendo, percebe-se que este senso não é usado somente no remanejamento dos ambientes e que não somente estes devem ser identificados, mas também as qualidades e defeitos das pessoas, ajudando estes a cultivar em si apenas sentimentos valiosos, como amor e companheirismo, despertando assim o espírito de equipe e aumentando a auto-estima.

2.2 Senso de Ordenação

Organizar da melhor maneira funcional o local de trabalho. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item.

O senso de ordenação acompanha o de utilização, é através dele que se é possível dispor tudo no local adequado, deixando os recursos essenciais para a rotina de trabalho sempre a disposição, o que facilita o fluxo de pessoas e materiais.

Em dimensão mais ampla Silva, Bordenal e Parra(2006) mostram que este senso é também ordenar adequadamente o tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, a família e aos amigos, é ter postura coerente frente as decisões, é aprender a valorizar e elogiar o outro, ao invés de apenas criticar.

2.3 Senso de limpeza

Na concepção de Martins e Laugeni(2006) o senso de ordenação visa a melhoria continua das áreas de trabalho, mantendo os setores limpos e organizados, procurando eliminar as fontes de poluição, o que conseqüentemente reduz os riscos de acidentes, preserva os equipamentos e contribui para a melhora da imagem da empresa interna e externamente.

Este senso deve ser capaz ainda, de incentivar as pessoas procurando mudar pequenos hábitos, e eliminar sentimentos e atitudes que denigrem as pessoas.

Godoy e Matos(2004) interpretam este senso como um plano psicológico, na busca de comportamentos éticos, honestos e transparentes, mostrando ainda que deve haver um comprometimento e entrosamento de todos os participantes para que esse senso contribua na melhoria da organização.

2.4 Senso de Saúde

Visto por Martins e Laugeni(2006) como o senso de padronização,asseio e arrumação, no sentido realizar os sensos anteriores de modo padronizado, mantendo os ambientes sempre limpos e asseados, na intenção de adquirir um padrão de segurança, este senso é mais abrangente, assim como completa Silva, Bordenal e Parra(2006), mostrando que as empresas devem estabelecer condições favoráveis a saúde física, mental e emocional dos colaboradores,

(4)

4

incentivando-os a se relacionarem melhor, aprender em conjunto e a trabalhar em equipe, além de criar um clima favorável a melhoria das condições de vida, e conseqüentemente aumentar a produtividade. Tudo isto na intenção de eliminar o estresse e criar um ambiente saudável para trabalhar.

2.5 Senso de auto-disciplina

De acordo com Martins e Laugeni(2006) este senso vem consolidar a implantação dos quatro anteriores, de forma que os equipamentos de segurança e uniformes sejam corretamente usados, e o local de trabalho seja devidamente organizado e higienizado, visando a melhoria das condições de trabalho dos colaboradores, deixando os gerentes e supervisores com a responsabilidade das ações e comportamento destes.

No entanto, Silva, Bordenal e Parra(2006) consolidam os sensos anteriores como uma busca na mudança de comportamento, adquirindo novos hábitos e se libertando de padrões ultrapassados. A organização deve estimulá-los, estabelecendo metas desafiadoras, reconhecendo suas virtudes, ajudando com que os próprios se auto-disciplinem e tornem-se responsáveis por suas atitudes. Como nem sempre as regras são cumpridas, existe uma grande dificuldade na manutenção deste senso, mas com o engajamento, persistência e participação de toda a organização, será possível atingir a excelência organizacional.

Diante desses fatores observa-se que através do desenvolvimento do auto-controle e hábitos saudáveis, é possível melhorar as relações humanas dentro da empresa, criar autonomia e conquistar os objetivos pretendidos, basta apenas vontade de aderir as mudanças e coragem para quebrar paradigmas.

3. CONCLUSÃO

O Programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho, como a chave para o sucesso das organizações e vem sendo utilizado como uma importante ferramenta de reeducação e envolvimento de todos na execução de suas atividades.

Através de sua implantação adquire-se uma nova cultura que deve estar aliada ao comprometimento e participação dos colaboradores na busca de locais de trabalho mais limpos e organizados, que proporcione condições para uma maior produtividade.

O programa é um processo simples com resultados imediatos e duradouros para a organização, colaboradores, clientes e para o meio-ambiente dentro e fora do local de trabalho, é uma forma simples e direta de evidenciar o engajamento estratégico da organização na busca pela qualidade, enfatizando a importância da participação de todos e estabelecendo o seu compromisso com processos de melhoria contínua, na busca da excelência empresarial.

O estudo realizado mostra que pela simplicidade e clareza dessa ferramenta que é aplicável no espaço produtivo e ético da organização, e por seu imediato impacto positivo sobre todos os participantes, tem sido um eficaz

(5)

5

instrumento educacional, capaz de proporcionar mudanças de atitude conscientes e confiantes das pessoas envolvidas, gerando uma mentalidade de busca pela obtenção de constantes melhorias no trabalho e vida pessoal, inclusive, no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas, e por isso não deve ser implantado somente no local de trabalho em si, mas na organização como um todo e na vida particular dos envolvidos.

4. REFERÊNCIAS

GODOY, M.H.P.C.; MATOS, K.K. Trabalhando com 5S, Minas Gerais: Desenvolvimento Gerencial, 2004.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

SILVA, J. M. 5S: O Ambiente da Qualidade. Minas Gerais: Littera Maciel, 1994. SILVA, C.O.; BORDENAL, D.C.; PARRA,F.C. Programa 5S (Monografia). Unisalesiano; 2006.

(6)

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Referências

Documentos relacionados

(ii) Share Purchase and Sale Agreement com a Prologis para a venda, pela Companhia à Prologis, da totalidade de sua participação e de seus acionistas (imediatamente após

Por exemplo, os KPIs com foco na retenção/fidelização e no valor do cliente são, muitas vezes, mais adequados para estudos holísticos que analisam a experiência geral e a

Ao final da instrução, em abril de 2010, o juiz proferiu sentença de absolvição imprópria, aplicando medida de segurança consistente na internação de João

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

O processo de implantação e aplicabilidade dos cinco sensos na empresa estudada se deu de maneira inicial e sucinta, focando somente uma problemática emergente,

EDITAL - 1ª E 2ª LEILÃO DO BEM ABAIXO DESCRITO, CONHECIMENTO DE EVENTUAIS INTERESSADOS NA LIDE E INTIMAÇÃO DO RÉU ROBERTO MONTENEGRO FILHO, expedido nos autos

evidenciar possíveis relações entre o microbismo ocorrente e o meio em que se inserem e, consequentemente, avaliar as pressões e temperaturas existentes nos vários