• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE COMPARATIVA: SAHY, PRAIA PRETA E PIRACAIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE COMPARATIVA: SAHY, PRAIA PRETA E PIRACAIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE COMPARATIVA:

SAHY, PRAIA PRETA E PIRACAIA

Escritório: Nitsche Arquitetos

Autoria: Juliana Colombo e Ana Elísia da Costa

INTRODUÇÃO

Este estudo busca analisar comparativamente três casas do Escritório Nitsche - Barra do Sahy (2002), Praia Preta (2006) e Piracaia (2012), todas com organização linear, avarandadas e arrematadas com generosas coberturas. São estas generosas coberturas, cujos elementos constituintes ganham expressão formal, que desperta o interesse pela análise, tanto porque a exploração da cobertura é pouco recorrente entre as casas contemporâneas, tanto porque o escritório Nitsche explora uma releitura da própria cobertura e seus componentes. (Figura 1)

Como premissas de estudo, questiona-se de que modo o telhado compatibiliza com o arranjo espacial

contemporâneo, seja ele bidimensional, observado através de suas plantas, seja tridimensional, observado na

espacialidade dos ambientes. Em termos especulativos, também busca-se investigar a própria materialização do

telhado – seus sistemas construtivos e a decorrente expressão formal dos mesmos.

IMPLANTAÇÃO E PARTIDO FORMAL

As três casas são praianas, mas situam-se em lotes de tamanhos distintos, cujas dimensões, geometria e topografia condicionam uma maior ou menor interferência na posição das edificações no lote. Neste contexto, as dimensões e topografia plana dos terrenos da Sahy e Praia Preta as aproxima, condicionado, junto com a orientação solar, as visuais e a existência de edificações vizinhas, a disposição longitudinal ou transversal do “pavilhão” no terreno. Na Piracaia, por outro lado, a pressões das dimensões do terreno são menos operantes como condicionantes do projeto, passando a topografia e as visuais a serem variáveis mais consideradas no lançamento do partido.

A residência na Barra do Sahy, sofrendo as pressões de edificações nos lotes lindeiros, ocupa uma posição periférica e longitudinal no lote, configurando um “pátio” em paralelo, para onde se abrem os ambientes da casa (figura 2a). Cria-se, assim, um cenário de contemplação, visto a casa não possuir visuais diretas para o mar, que se situa distante do lote. Contrariamente, o pavilhão da casa em Praia Preta ocupa uma posição transversal e frontal no lote, expondo a maior extensão do edifício para as visuais da praia e configurando um “pátio” posterior que garante privacidade à vida doméstica e à casa do caseiro (figura 2b). Já na Piracaia, a casa ocupa uma posição transversal e centralizada no lote, configurando um jardim frontal e outro posterior, que promove visuais do córrego à maior extensão da casa. Essa disposição também busca, visivelmente, melhor acomodar a casa na topografia íngreme do terreno, evitando a confrontação transversal das curvas de nível (figura 2c).

Figura 1: Residências Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a), (b) e (c) http://www.nitsche.com.br

(2)

O partido formal das três residências é linear, sugerindo um arranjo compacto que é rompido com a configuração de dois duas alas (íntima e social-serviço) separadas por uma sala tratada como extensão natural das varandas. Essa “sala-varanda”, passa assim a ser o centro compositivo das casas, estando o conjunto unificado pelas coberturas planares, de baixas inclinações e generosos beirais. Neste sentido, cabe destacar que o telhado é progressivamente tratado como um elemento de arquitetura independente de suas bases.

Na Sahy, o telhado de uma água apresenta essa característica de maneira bastante elementar, estando o plano apoiado diretamente nos volumes da base e nos vigamentos que suportam os trilhos das portas que fecham a sala-varanda. A presença de planos “soltos” na composição - como o muro transversal da fachada oeste e o mirante sul -, desconstroem a solidez dos volumes internos (figura 3a). Na Praia Preta, o telhado de duas águas se solta da base pela geometria da estrutura do telhado, cujas extremidades não se fecham (figura 3b). Já em Piracaia, o telhado de duas águas longitudinais solta-se da volumetria pelo uso de estrutura metálica que, com menor peso visual, deixa livre de fechamentos opacos o vão das treliças (figura 3c). Observa-se ainda que a falta de fechamento vertical e de forros nas salas-varanda das duas últimas casas reforça visualmente a independência entre os volumes-base e cobertura.

Legenda: ala social/cozinha ala íntima ala de serviços

Figura 3: Volumetria e alas das casas Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015. (b) e (c) COLOMBO, 2015

(a) (b) (c)

Figura 2: Implantação das residências na Barra do Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015. (b) e (c) COLOMBO, 2015.

(a) (b) (c)

Legenda: acessos volumes visuais limites do terreno

N N

(3)

Para reger o espaço, utilizam-se grelhas no sentido transversal das casas, racionalizando a estrutura pelo uso de um módulo. O espaço central semi-aberto, contudo, em todos os casos é o que sofre expansão da grelha ou utiliza maior número de módulos, reforçando sua importância e definindo a centralidade da casa (figura 4).

ARRANJO FUNCIONAL

Como já discutido, há nas casas uma clara organização em alas, segmentado o setor social-serviços do setor íntimo. Na articulação destas alas, a sala-varanda é o elemento de maior hierarquia organizacional: é o elemento de recepção, o elo entre o ambiente interno e externo, e um vazio que articula as varandas laterais, para onde se abrem todos os ambientes. Rememorando a herança da arquitetura tradicional brasileira de permanência no espaço avarandado, neste vazio situa-se a sala de estar, que, como já discutido, incorpora as varandas laterais como sua extensão (figura 5). Nas alas, as organização dos elementos irregulares de composição varia conforme as visuais a serem exploradas nos ambientes de permanência prolongada. Sendo assim, fica evidente que na Sahy estes elementos se voltam para as faixas do exterior, liberando a fachada para o “pátio” interior (figura 5a), e que na Praia Preta estes mesmos elementos se voltam para o interior do lote, já que a casa se volta para as visuais da praia (figura 5b). No primeiro pavimento, como a casa permite relações com o exterior em ambas as faces longitudinais, os elementos irregulares do setor íntimo ficam agrupados dois a dois, intermeando os quartos e, no setor social, voltam-se para a fachada menos favorável, mas com aberturas bastante permeáveis, promovendo ambas as conexões visuais (figura 5c).

Legenda: vazio-varanda central modulação dos pilares

Figura 4: Grelha em relação ao espaço dilatado central, casa em Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015. (b) e (c) COLOMBO, 2015

(a) (b) (c)

Figura 5: Elementos irregulares das casas Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia, no primeiro pavimento (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015. (b) e (c) COLOMBO, 2015

(4)

O acesso principal de todas as residências analisadas se dá pelo vazio-varanda, cujo layout sugere um eixo de circulação transversal que conecta frente e fundo do lote, menos na Sahy, cujo percurso parece pouco relevante. Este eixo conecta às circulações periféricas da Sahy e Praia Preta, desenvolvidas nas duas varandas longitudinais e que leva aos diversos ambientes. Observa-se que esta lógica é parcialmente interrompida na Piracaia, já que uma das varandas longitudinais dá lugar às sacadas privativas dos quartos e outra, à circulação enclausurada do setor íntimo e cozinha. Nos quartos das três casas, a posição das portas e layout sugere um eixo linear que os conecta diretamente às duas varandas (Sahy e Praia Preta) ou à circulação e sacada (Piracaia) (figura 6).

ESPACIALIDADE

A análise da espacialidade se propõe a identificar “sensações e percepções” promovidas pelo espaço, através do movimento. Para tanto, “através” de maquetes eletrônicas, simula-se um percurso em um “itinerário arquetípico doméstico”, passando pelo hall de entrada, o setor social e setor íntimo. Neste itinerário, registra-se efeitos de dilatação e compressão espacial depreendidos das características físicas e "virtuais" dos ambientes. Como características físicas, são observadas - 1) dimensões proporcionais dos ambientes; 2) disposição dos planos verticais (opacos x transparentes, aberturas); 3) disposição dos planos horizontais (mudança de pé-direito e de níveis, sentido dos forros); 4) layout do mobiliário. Entre as características "virtuais", destaca-se cores, luz e enquadramentos perspectivos. Essa análise permite avaliar qualitativamente os espaços, simulando a realidade, embora não a reproduzindo fielmente.

Hall de entrada/ sala varanda

A entrada da residência, como abordado anteriormente, se dá pela varanda ou vazio central, que apresenta o espaço de transição do ambiente externo para o interno, funcionando como uma espécie de hall modificado e ampliado. Configura-se, nos três casos, um espaço de tensão multidirecional que mantém relações abertas com o exterior.

Esse acesso se dá pelo vazio-varanda, de maneira bastante tímida na residência na Barra do Sahy, e expande-se progressivamente nas casas em Praia Preta e Piracaia, até atingir nesta última certa monumentalidade.

Entretanto, pequenas sutilezas definem distinções entre estas salas-varanda: 1) na definição dos seus limites verticais, além das duas alas laterais - apartada por portas (Sahy); sugerida pelo sequenciamento de pilares (Praia Preta); completamente aberta ao exterior (Piracaia); 2) na definição de sua geometria – regular (Sahy); irregular (Praia Preta e Piracaia); 3) na definição dos seus limites horizontais - com o aumento do pé-direito dado pelo encontro das águas do telhado (Praia Preta e Piracaia); e com uma certa uniformidade horizontal, dada pelo forro da Sahy; 4) na integração entre sala e cozinha – completamente integrada (Sahy); completamente segregada (Praia Preta); parcialmente integrada

Figura 6: Acesso e circulação nas casas Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia, no primeiro pavimento (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015. (b) e (c) COLOMBO, 2015

(5)

(Piracaia); 5) na integração com as varandas laterais – total (Praia Preta); parcial, pelo emprego de portas na sala (Sahy) e segmantada por corredores (Piracaia) (figura 7).

No conjunto, isso revela que a sala-varanda da casa Praia Preta apresenta ser um espaço mais dilatado horizontalmente, por sua integração com as varandas laterais, contrapondo-se à dilatação vertical da Piracaia, mais fechada em relação às varandas laterais e com maior pé-direito. Nos três casos, as salas-varanda se configuram como espaços de recepção e acolhida, sendo este mais introspectivo na Sahy.

Circulação íntima

Do vazio-varanda dilatado, o percurso que leva ao setor íntimo apresenta diversas configurações nas três casas. Na

Sahy, a mesma circulação conecta todos os setores, sendo esta externa à casa e coberta pelo beiral prolongado (figura

8a). Na Praia Preta, embora apresente situação semelhante, sugere diferentes hierarquias espaciais para as varandas laterais - voltada para o "pátio" no interior do lote, a circulação é fluida, contrapondo-se à varanda voltada para a praia, em que a disposição de pilares no meio do percurso sugere a segmentação da varanda em pequenos estares configurando assim num eixo secundário de circulação (figura 8b). Na Piracaia, contudo, uma das circulações se enclausura totalmente, especializando-se de fato, e promovendo um percurso animado pela disposição rítmica de janelas verticais (figura 8c). Logo, percebe-se que este espaço se torna gradativamente mais comprimido e íntimo da Sahy à Piracaia, mantendo diversos pontos focais ao longo do caminho.

Figura 7: Vazio-varanda da casa Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015 (b) e (c) COLOMBO, 2015

(6)

Dormitórios

Ao adentrar no setor íntimo, dois efeitos paradoxalmente contrários são vivenciados. De um lado, vivencia-se uma compressão espacial promovida principalmente pela própria compartimentação do ambiente e pelo uso de forros, aspecto este último que contrasta com o resto das casas Praia Preta e Piracaia. De outro, as grandes superfícies envidraçadas, pontos focais destes ambientes, voltam novamente a "arremessar" o fruidor para fora, configurando espaços também dilatados (Figura 9). Esta característica pode ser alterada pelo uso de cortinas (Sahy), persianas (Praia Preta) ou painéis (Piracaia).

(a) (b) (c)

Figura 9: Dormitórios das casas Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a) e (c) http://www.nitsche.com.br/; (b) COLOMBO, 2015.

Figura 8: Circulação íntima das casas Sahy (a), Praia Preta (b) e Piracaia (c).

Fonte: (a) GHISLENI, 2015. (b) e (c) COLOMBO, 2015

Referências

Documentos relacionados

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Foram feitas, ainda, aproximadamente 200 prospecções com trado para descrição dos solos em diferentes pontos da folha, além da consulta de seis perfis de solos descritos no

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição