• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA ANO LETIVO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA ANO LETIVO DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA

ANO LETIVO 2017-2018

DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS

NÍVEL AVANÇADO (B2 do QECRL

1

)

(2)

ÍNDICE

1. Definição do nível avançado...3

1.1. Objetivos gerais...3

1.1.1. Compreensão oral...3

1.1.2. Comprensão escrita...3

1.1.3. Expressão e interação oral...3

1.1.4. Expressão e interação escrita...3

2. Avançado 1...4

2.1. Objetivos específicos...4

2.1.1. Compreensão oral...4

2.1.2. Compreensão escrita...4

2.1.3. Expressão e interação oral...4

2.1.4. Expressão e interação escrita...5

2.2. Conteúdos...5

(3)

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA

1. Definição do nível avançado

O nível avançado terá como referência as competências próprias do nível B2, segundo se definem no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa.

O nível avançado tem a finalidade de capacitar, fora das etapas ordinárias do sistema educativo, para a utilização do idioma oralmente e por escrito com fluência, flexibilidade e eficácia, em situações comunicativas diversas, relativas a temas conhecidos ou próprios do campo de especialização do falante, que requeiram compreender e produzir textos de certa complexidade linguística, em língua padrão, numa variedade de registos, e que contenham expressões, estruturas e locuções idiomáticas variadas e frequentes, e riqueza lexical. Este nível de uso do idioma deverá permitir igualmente atuar mediando entre falantes de distintas línguas que não possam compreender-se de forma direta, e garantir a relação fluída entre falantes e culturas.

1.1. Objetivos gerais

1.1.1. Compreensão oral

Compreender textos extensos bem organizados e linguisticamente complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive de caráter técnico desde que estejam dentro do próprio campo de especialização, numa variedade de língua padrão, transmitidos mediante qualquer canal, articulados a velocidade normal e mesmo num ambiente ruidoso ou com interferências.

1.1.2. Compreensão escrita

Ler com um alto grau de independência textos extensos e de certa complexidade linguística em língua padrão, em variedade de registos, adaptando o estilo e a velocidade da leitura aos distintos textos e finalidades, utilizando fontes de referência apropriadas de forma seletiva, e com um amplo vocabulário ativo de leitura, ainda que tenha alguma dificuldade com expressões pouco frequentes.

1.1.3. Expressão e interação oral

Falar e interagir oralmente com fluência, precisão, eficácia e espontaneidade sobre uma ampla série de temas relacionados com os distintos âmbitos de interação social, marcando a relação entre as ideias, expressando e defendendo pontos de vista com clareza e proporcionando explicações e argumentos adequados com um alto grau de correção e naturalidade que permita que a comunicação se realize sem esforço.

1.1.4. Expressão e interação escrita

(4)

2. Avançado 1

2.1. Objetivos específicos

2.1.1. Compreensão oral

- Compreender as ideias principais de textos dos âmbitos académico, público e profissional dentro da própria área de conhecimento, desenvolvidos em língua padrão e articulados a velocidade normal, de certa complexidade linguística e com marcadores discursivos explícitos.

- Compreender as ideias principais e as específicas muito relevantes duma gama ampla de textos audiovisuais emitidos em língua padrão, com clareza na fala, e sem condições externas que dificultem a compreensão.

- Compreender a maior parte do que se lhe diz diretamente em conversas e transações em língua padrão e linguisticamente complexas.

- Compreender o essencial de textos orais de caráter instrutivo, mensagens e avisos detalhados, linguisticamente complexos e emitidos em língua padrão.

2.1.2. Compreensão escrita

- Compreender a informação específica de textos instrutivos de caráter geral e riqueza lexical, e sobre temas da própria especialidade que contenham expressões, estruturas e locuções idiomáticas muito frequentes no campo de especialização de que se tratar, desde que possa reler ou usar materiais que ajudem a realizar uma interpretação correta.

- Ler de forma autónoma relatórios, textos jornalísticos, literários e de divulgação científica relativos a temas atuais e em que os/as autores/as adotam posturas e pontos de vista concretos.

- Ler textos relativos à interação social pessoal ou profissional, captando o sentido essencial de jeito que lhe permita reagir adequadamente.

- Utilizar estratégias variadas que facilitem a compreensão, superando as limitações dos recursos linguísticos próprios.

2.1.3. Expressão e interação oral

- Falar em público em intervenções, preparadas previamente, sobre temas gerais ou da sua especialidade, apresentando descrições e argumentos, raciocinando a favor ou contra um ponto de vista concreto, e respondendo a perguntas complementares com um grau de fluência e espontaneidade que não retraia a intervenção dos interlocutores.

- Participar em conversas formais e informais, iniciando, mantendo e terminando a interação adequadamente, expressando e defendendo com certa precisão as suas opiniões, proporcionando explicações, argumentos e comentários adequados, e avaliando propostas alternativas.

- Colaborar para conseguir um objetivo, esboçando um assunto ou um problema com um bom grau de fluência e clareza, apesar de alguns erros esporádicos, especulando sobre causas e consequências e comparando as vantagens e desvantagens de diferentes enfoques. - Participar numa entrevista com fluência e naturalidade, proporcionando informação complementar, com pouca ajuda ou obtendo-a do seu interlocutor, apesar de alguns erros que não interfiram na comunicação.

(5)

2.1.4. Expressão e interação escrita

- Escrever textos de diversa extensão relacionados com temas próprios dos âmbitos pessoal, público, educativo e profissional, salientando os aspetos importantes e expressando as próprias opiniões claramente e com razoável precisão.

- Escrever textos breves e precisos que contenham abreviadamente o essencial de textos próprios dos âmbitos profissional, público e educativo.

- Compor textos em que se argumente a favor ou contra, oferecendo uma visão panorâmica e ao mesmo tempo crítica sobre produções ou eventos dos âmbitos público e profissional. - Escrever textos que transmitam informação objetiva, centrando-se em comunicar algum conhecimento e mantendo a divulgação da informação como intenção principal do texto.

2.2. Conteúdos

UNIDADE 1. Família.

UNIDADE 2. Direito e cidadania. UNIDADE 3. Ciência e sociedade. UNIDADE 4. Área de livre escolha.

Unidade 1 – Família

OBJETIVOS

Compreensão oral Numa variedade padrão da língua, a uma velocidade normal e mesmo com ruído ou interferências...

- compreender informação sobre características de um estabelecimento de ensino, procedimento de inscrição e regras de convivência;

- compreender exposições orais sobre o tema da família;

- compreender perguntas, objeções ou oposição ao que a pessoa disse;

- compreender emissões de rádios ou programas de TV sobre a família ou temas associados, ou em que as relações familiares ganhem relevância.

Expressão e

interação orais Com um bom grau de fluência e espontaneidade, e com correção e pronúnciaque não interfira na comunicação e na intervenção do interlocutor... - dar conselhos e fazer advertências com intuito educativo;

- fazer exposições em público e defender o seu ponto de vista em debates ou após perguntas;

- fazer convites para encontros familiares ou de sociedade; - falar ao telefone com instituições escolares ou de lazer;

- falar ao telefone com familiares a fim de cumprimentar, felicitar, dar notícias, etc.

Compreensão de leitura Numa variedade padrão da língua, e desde que possa reler ou usar eventualmente materiais para uma interpretação correta...

- ler comentários, artigos ou livros sobre o tema da família; - ler postais e e-mails de familiares;

- ler mensagens por SMS.

(6)

RECURSOS

Escritos - Revistas: Pais e Filhos, Bebé d'Hoje, Crescer, Máxima.

- Anália Cardoso Torres, Francisco Vieira da Silva, Teresa Líbano Monteiro e Miguel Cabrita, “Homens e mulheres entre família e trabalho”, Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. Disponível em pdf:

http://www.cite.gov.pt/imgs/downlds/Homens_Mulheres_Fam_Trab.pdf

Audiovisuais - Programas de rádio como “O amor é” (Antena 1, com emisões disponíveis na página web <http://ww1.rtp.pt/multimedia>).

- Programas de televisão com famílias como protagonistas, por exemplo: “Os

Simpsons”, “Conta-me como foi” ou telenovelas e séries, como “Dois homens e meio” (RTP).

Na Rede - Revista Pais e Filhos:

http://revistapaisefilhos.terra.com.br/ http://www.paisefilhos.pt

- Portal Guia da Família:

http://www.guiadafamilia.com/ - Portal e-Noivos:

http://www.e-noivos.com/ - Página O Nosso Casamento: http://onossocasamento.pt/ - Página Casamento Click:

http://www.casamentoclick.com/ - Página Alô Bebê:

http://www.alobebe.com.br/site/revista/

TAREFAS SUGERIDAS

- Escolher, a partir de jornais ou da Internet, um infantário ou uma escola para o seu filho ou a sua filha. Contactá-la telefonicamente e fazer uma visita para a conhecer melhor. Feita a escolha, inscrever a criança.

- No suposto de o seu filho ou a sua filha adolescente ter diversos problemas na escola, conversar com ele ou com ela a fim de o/a persuadir a mudar comportamentos.

- Preparar o casamento. Fazer uma lista de convidados, abrir uma lista de casamento, escolher e reservar a festa a realizar, preparar e entregar os convites, escolher o destino da viagem de lua de mel.

- Fazer convites para um aniversário ou outra celebração. - Escrever um postal de Natal ou um e-mail a familiares.

- Telefonar ou escrever um SMS a algum familiar para o felicitar pelo seu aniversário.

- Redigir um texto expositivo e/ou de reflexão sobre a família e temas associados; por exemplo, família e religião ou família e cultura, monogamia e poligamia, infidelidade conjugal, relacionamentos, noivado, casamento, união de facto, separação, divórcio, homossexualidade (preconceitos, direitos, etc.), adoções, famílias monoparentais, infertilidade, número de filhos, idade para engravidar, métodos contracetivos, idosos na família, cuidados e educação das crianças e jovens, amor maternal, amor paternal e amor filial, etc.

(7)

Unidade 2 – Direito e cidadania

OBJETIVOS

Compreensão oral Numa variedade padrão da língua, a uma velocidade normal e mesmo com ruído ou interferências...

- compreender discursos públicos de conteúdo político.

- compreender as ideias principais e os aspetos concretos mais relevantes das informações transmitidas pela comunicação social sobre a vida política e o exercício de direitos de cidadania.

- compreender instruções complexas e detalhadas para a tramitação de assuntos legais ou relacionados com a exercício de direitos de cidadania (por exemplo, apresentar uma queixa, participar um roubo ou outro delito, criar uma associação, preencher uma declaração de acidente automóvel).

Expressão e

interação orais Com um bom grau de fluência e espontaneidade, e com correção e pronúnciaque não interfira na comunicação e na intervenção do interlocutor... - solicitar informações em repartições públicas.

- reclamar oralmente.

- falar em público em discursos e conferências de imprensa.

Compreensão de leitura Numa variedade padrão da língua, e desde que possa reler ou usar eventualmente materiais para uma interpretação correta...

- compreender textos jurídicos não muito complexos.

- compreender as ideias principais e os aspetos concretos mais relevantes das informações transmitidas pela comunicação social sobre a vida política e o exercício de direitos de cidadania.

- compreender instruções detalhadas para a tramitação de assuntos legais ou relacionados com a exercício de direitos de cidadania (por exemplo, apresentar uma queixa, participar um roubo ou outro delito, criar uma associação, preencher uma declaração de acidente automóvel).

Expressão e interação escritas

Com um bom grau de correção, com clareza e de forma bem estruturada... - tramitar assuntos legais ou relacionados com o exercício de direitos de cidadania (por exemplo, apresentar uma queixa, participar um roubo ou outro delito, criar uma associação, preencher uma declaração de acidente automóvel).

- fazer reclamações.

RECURSOS

Escritos - Notícias da atualidade, como julgamentos, casos de polícia, etc. - Notícias da atualidade política.

Audiovisuais - Portugal, Um Retrato Social: 5 “Cidadãos”, 6 “Igualdade e conflito”. Na Internet - Portal da Justiça: http://www.mj.gov.pt/sections/home

- Informações na Wikipédia sobre organização administrativa portuguesa. - Informações na Wikipédia sobre política portuguesa.

(8)

- Telefonar a um prestador de serviços (por exemplo, companhia elétrica) e informar de alguma avaria ou algum problema que se tenha.

- Reclamar oralmente, solicitar num estabelecimento o livro de reclamações e escrever uma reclamação nele.

- Preencher uma declaração amigável de acidente automóvel.

- Telefonar para uma companhia de seguros e descrever algum problema que se tenha, por exemplo, um acidente automóvel.

- Elaborar o programa, ideário ou decálogo de uma associação cívica, e preparar um discurso ou conferência de imprensa para a sua apresentação pública.

Unidade 3 – Ciência e sociedade

OBJETIVOS

Compreensão oral Numa variedade padrão da língua, a uma velocidade normal e mesmo com ruído ou interferências...

- compreender as ideias principais de exposições sobre temas do âmbito científico;

- compreender reportagens e programas de rádio ou televisão que tenham como tema central a ciência e a tecnologia.

Expressão e

interação orais Com um bom grau de fluência e espontaneidade, e com correção e pronúnciaque não interfira na comunicação e na intervenção do interlocutor... - falar em público numa intervenção preparada previamente, sobre um tema de ciência escolhido, fazendo descrições e fornecendo informações a perguntas complementares;

- participar em debates sobre o uso da ciência e da tecnologia, expondo os pontos de vista próprios e realizando comentários adequados sobre os pontos de vistas de outras pessoas;

- apresentar um tema científico, especulando sobre causas e consequências e comparando as vantagens e desvantagens de diferentes focagens.

Compreensão de leitura Numa variedade padrão da língua, e desde que possa reler ou usar eventualmente materiais para uma interpretação correta...

- localizar informação global e pormenorizada, e distinguir entre factos, opiniões e recomendações em textos de divulgação científica;

- utilizar diferentes estratégias de leitura como a identificação do teor de um texto de caráter científico com a ajuda de elementos textuais e paratextuais, nomeadamente tipografia, gráficos, imagens, o uso do contexto, de dicionários ou a aplicação de regras de formação de palavras para inferir significados e, por comparação, de palavras ou frases semelhantes nas línguas conhecidas. Expressão e

interação escritas Com um bom grau de correção, com clareza e de forma bem estruturada...- redigir textos que transmitam informação objetiva focando temas científicos e que mantenham a divulgação de informação como alvo principal;

- redigir textos breves e precisos que resumam o essencial de textos recebidos oralmente;

- redigir uma artigo de opinião refletindo a opinião pessoal sobre os efeitos dos avanços científicos na vida das pessoas e nas mudanças sociais.

(9)

RECURSOS

Escritos - Revistas de divulgação: Superinteressante Scientific American Brasil

National Geographic (versão portuguesa ou brasileira) Ciência Hoje

Galileu

- Artigos que tratam de tópicos ou assuntos relacionado com a ciência em jornais e revistas de informação geral:

Público Expresso

Diário de Notícias Visão

Audiovisuais - Programas de rádio como “Os Dias do Futuro” (programa de Edgar Canelas sobre os investigadores, a inovação e os projetos de desenvolvimento, na Antena 1, disponível em http://ww1.rtp.pt/multimedia)

- Programa Antena 1 Ciência (

http://www.rtp.pt/programa/radio/p2143

) - Programas de televisão como “2010” (programa da RTP sobre os benefícios e as implicações da ciência e a tecnologia na vida quotidiana)

Na Rede - Ciência Viva: Agência Nacional para a cultura científica e tecnológica http://www.cienciaviva.pt/home/

- Canal Ciência

http://www.canalciencia.ibict.br/ - Blogue De rerum natura:

http://dererummundi.blogspot.com.es/

TAREFAS SUGERIDAS

- Passar na aula vários documentários e noticiários sobre temas científicos que incidam sobre as consequências sociais e éticas dos avanços científicos.

- Desenvolver um pequeno debate sobre as consequências sociais e éticas dos avanços científicos. - Consultar sítios na Internet com informação relativa à ciência.

- Localizar os nomes vulgares de espécies de animais ou plantas conhecidas a partir de recursos disponíveis na Internet ou outro tipo de suportes.

- Trabalho de grupo: preparar um pequeno trabalho sobre um tema de divulgação científica do interesse dos alunos para ser apresentado na aula. Na exposição poderá intervir o resto da turma pedindo esclarecimentos ou realizando comentários. Posteriormente cada aluno entregará um breve resumo daqueles aspetos mais salientáveis das exposições a que tenha assistido.

(10)

Unidade 4 – Área de livre escolha

OBJETIVOS

Compreensão oral Numa variedade padrão da língua, a uma velocidade normal e mesmo com ruído ou interferências...

- compreender exposições orais e gravações audivisuais sobre temas específicos.

Expressão e

interação orais Com um bom grau de fluência e espontaneidade, e com correção e pronúnciaque não interfira na comunicação e na intervenção do interlocutor... - fazer exposições em público sobre temas de interesse pessoal;

- fazer e responder a perguntas sobre temas específicos; - dar opiniões.

Compreensão de leitura Numa variedade padrão da língua, e desde que possa reler ou usar eventualmente materiais para uma interpretação correta...

- ler artigos ou livros sobre temas de interesse pessoal; - ler sumários.

Expressão e interação escritas

Com um bom grau de correção, com clareza e de forma bem estruturada... - redigir apontamentos suficientes para fazer uma exposição de, pelo menos, 10 minutos;

- elaborar um sumário e/ou uma planificação da exposição a realizar.

RECURSOS

Poderão ser escolhidos pelo aluno ou com a colaboração do professor.

TAREFAS SUGERIDAS

Cada aluno ou aluna realizará uma exposição sobre um tema da sua livre escolha. Poderá acompanhá-lo de imagens ou de gravações audivisuais, assim como de atividades. O professor ou a professora dará aconselhamento na língua a usar (que poderá ser especializada ou não, de acordo com o tema e a orientação do trabalho) e, na medida do possível, nos conteúdos escolhidos pelo aluno ou pela aluna. Procurar-se-á o envolvimento e a participação da turma, através dos assuntos abordados e do equilíbrio na extensão, de modo a despertar e manter o interesse do auditório. Os colegas receberão, no início, o sumário da exposição e deverão fazer, no fim, perguntas e/ou emitir opinões ou comentários. Se for o caso, poderá apresentar-se breve explicação da linguagem específica utilizada.

O grupo poderá organizar um viagem com explicações de pontos de interesse distribuídos pelos alunos. Os destinatários dessa viagem poderiam ser alunos do nível Intermédio.

2.3. Manuais e materiais didácticos

Referências

Documentos relacionados

À Deus pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer os obstáculos. A minha mãe, pela orientação, dedicação e incentivo nessa fase do curso de pós-graduação e

Traçar um perfil das mulheres trabalhadoras não trata apenas de definir características dessas mulheres, mas também de compará-las aos homens trabalhadores, para

Trabalhar com as diferenças, com a diversidade, com o “novo” não é uma tarefa, e somos conscientes, principalmente de que não é apenas o professor que irá conseguir abolir

Estamos realmente com sobrecarga de funções – pressão autoimposta, diga-se –, o que faz com que percamos nossa conexão com a feminilidade: para ser mulher não basta

Boaventura de (Org.).. qual faz uma alusão ao termo “propriedade dos produtos da mente” para significar o rótulo de propriedade intelectual 341. A autora chama atenção para

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e