• Nenhum resultado encontrado

UM MODELO DE AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES CORTICAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM MODELO DE AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES CORTICAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UM MODELO DE AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES CORTICAIS

ANA GUARDIOLA * — LIANA LISBOA FERNANDEZ ** NEWRA TELLECHEA ROTTA ***

R E S U M O — Os autores p r o p õ e m p r o t o c o l o e l a b o r a d o p a r a p a d r o n i z a r a avaliação das funções corticais superiores, capaz d e se c o n s t i t u i r em e l e m e n t o de localização d e p a t o l o g i a cortical.

A n evaluation model of cortical functions.

S U M M A R Y — T h e authors s u g g e s t a p r o t o c o l e l a b o r a t e d t o s t a n d a r d i z e t h e evaluation of h i g h b r a i n functions that should b e c o m e an e l e m e n t f o r l o c a l i z a t i o n of cortical p a t h o l o g y .

O estudo dos processos corticais traz informações de valor inestimável e revela importantes caminhos no conhecimento de sistema funcional bastante complexo, como é o cérebro. Desde épocas remotas se conhecem relatos sobre observações do funcio-namento cerebral. Galeno j á fazia esforços para desvendar os mistérios da mente, mas foi Broca, anatomista francês, quem pela primeira v e z , em 1861, correlacionou alterações de linguagem com achados anatômicos no hemisfério esquerdo, na autópsia de um paciente 8. P o d e m o s citar, no histórico do estudo das funções corticais, autores como Spurzheim, D a x Trousseau, Fritzch, Hitz, Déjerine, Broca, W e r n i c k e , Pierre M a r i e , Jackson, Pick, von M o n a k o v , Head, Luria, Hécaen e tanto outros que estabe-leceram os alicerces para os conhecimentos atuais 8. U m grande salto no entendimento

das funções corticais está sendo dado com as modernas investigações de neuroquímica marcada que trazem elucidações incontestáveis, não deixando dúvidas sobre áreas estu-dadas por tomografia computadorizada cerebral.

N ã o há literatura consenso de quais os conjuntos de provas que devem ser aplicados no estudo das funções corticais. P a r a tanto, objetivamos a apresentação de um protocolo elaborado para padronizar a avaliação das funções cerebrais superiores, que seja capaz de se constituir em elemento de localização de patologia cortical.

P R O T O C O L O

U t i l i z a - s e p r o t o c o l o d e funções c o r t i c a i s d i v i d i d o e m 4 p a r t e s : p r o v a s que a v a l i a m as p r a x i a s , as gnosias, a l i n g u a g e m e o calculo.

1. P r a x i a s — A p r i m e i r a p a r t e c o n s t i t u i - s e d e testes p a r a a v a l i a r as p r a x i a s ( T a b e l a 1 ) , v e r i f i c a n d o a c a p a c i d a d e d e r e a l i z a r a t o s c o m u n s c o m o : p e n t e a r os cabelos, p i c a r u ma b o l a e r e c o r t a r um a f i g u r a , p r i m e i r o c o m o o b j e t o e, e m seguida, sem o o b j e t o (1,2,6). Os atos

T r a b a l h o r e a l i z a d o n o I n s t i t u t o d e N e u r o l o g i a d a Santa Casa d e M i s e r i c ó r d i a d e P o n o A l e g r e S e r v i ç o ' P r o f . Celso M a c h a d o d e A q u i n o ' ( I N S C P A ) e n o D e p a r t a m e n t o d e N e u r o l o g i a d a F u n d a ç ã o F a c u l d a d e F e d e r a l d e Ciências M é d i c a s d e P o r t o A l e g r e : * N e u r o p e d i a t r a , M é d i c a A s s i s t e n t e d o I N S C P A ; ** N e u r o l o g i s t a , P r o f e s s o r A u x i l i a r d e N e u r o p s i c o l o g i a d o Instituto' d e P s i c o l o g i a d a P o n t i f í c i a U n i v e r s i d a d e C a t ó l i c a d o R i o G r a n d e d o S u l ; *** N e u -r o p e d i a t -r a , P -r o f e s s o -r A d j u n t o d e N e u -r o l o g i a d a F a c u l d a d e d e M e d i c i n a d a U n i v e -r s i d a d e F e d e r a l d o R i o G r a n d e d o Sul, R e s p o n s á v e l p e l a N e u r o p e d i a t r i a d o H o s p i t a l de Clínicas d e P o r t o A l e g r e .

(2)

p l e x o s é a v a l i a d a p o r d o i s t e s t e s : t o c a r p i a n o e g u i a r a u t o m ó v e l (1,6). São e x a m i n a d a s as p r a x i a s c o n s t r u t i v a s p e l a c ó p i a d e 11 f i g u r a s p r o g r e s s i v a m e n t e m a i s difíceis (1) ( F i g . 1) e pela construção d e u m a casa c o m paus d e f ó s f o r o (1,6). E x a m i n a - s e a p r a x i a d e v e s t i r - s e p o r d o i s t e s t e s : t i r a r e colocar os sapatos, d e s a b o t o a r e a b o t o a r a camisa (1,6). A p l i c a - s e o teste d e r a p i d e z d e M i r a S t a m b a c k q u e consiste e m riscar o m á x i m o de quadradinhos possí-v e i s , c o m um c e n t í m e t r o d e aresta, numa f o l h a q u a d r i c u l a d a com 25cm x IScm quadrados, durante um m i n u t o ( F i g . 2 ) . O n ú m e r o de riscos r e a l i z a d o s é c o r r e l a c i o n a d o a uma tabela de i d a d e (9): 57 traços, 6 a n o s ; 74 traços, 7 a n o s : 91 traços, 8 anos; 100 traços, 9 anos; 107 traços, 10 a n o s ; 115 traços, 11 anos.

2. Gnosias — N a s e g u n d a p a r t e d o p r o t o c o l o d e funções c o r t i c a i s são e x a m i n a d a s as d i v e r s a s g n o s i a s ( T a b e l a 2 ) . Avalia-sxi a e s t e r e o g n o s i a p e l o r e c o n h e c i m e n t o tátil d e 4 o b j e t o s , em a m b a s as mãos, c o m os o l h o s f e c h a d o s : u m a borracha, uma t a m p a d e caneta, uma m o e d a .

I . P R A X I A S A . A t o s comuns ( c o m o b j e t o e sem o b j e t o ) 1. P e n t e a r os c a b e l o s 2. T o m a r á g u a 3. P i c a r uma b o l a 4. R e c o r t a r uma f i g u r a B . A t o s c o m p l e x o s 1. P r e g a r u m b o t ã o 2. E n f i a r um colar C. P r a x i a s b u c o f o n a t ó r i a s 1. F e c h a r os o l h o s 2. A b r i r a b o c a 3. F a z e r uma careta 4. A s s o b i a r 5. A s s o p r a r um b a l ã o D . I m i t a r a t o s c o m p l e x o s 1. T o c a r p i a n o 2. G u i a r um c a r r o E . T e s t e s p a r a p r a x i a s construtivas 1. C o p i a r f i g u r a s ( v e r F i g . 1)

2. C o n s t r u i r uma casa c o m paus d e f ó s f o r o

F . P r a x i a s d e v e s t i r - s e 1. T i r a r e colocai- sapatos

2. T i r a r e c o l o c a r a roupa

G. T e s t e de r a p i d e z de M i r a Stamback ( v e r F i g . 2)

Tabela 1 — Protocolo de avaliação de funções corticais: avaliação de praxias.

1

r

o

A

0

3

A

(3)

Avaliação de funções corticais 161 I I . G N O S I A S A . E s t e r e o g n o s i a 1. P e d a ç o de pano 2. B o r r a c h a 3. T a m p a de caneta 4. M o e d a B . Gnosia auditiva 1. Cair chaves 2. A m a s s a r papel 3. R i t m o s de Stamback ( v e r T a b e l a 4)

C Gnosia visual para o b j e t o s 1. Sapato

2. V a s o 3. X í c a r a

D . Gnosia para cores 1. B r a n c o 2. A m a r e l o 3. V e r d e 4. V e r m e l h o 5. A z u l G. P r e t o E . Gnosia d i g i t a l 1. M e s m a m ã o 2. M ã o contralateral F . S i m u l t a n e o g n o s i a G . Gnosia espacial ( P r o v a s de P i a g e t - H e a d ) 1. P i a g e t 1 — m ã o d i r e i t a ( D ) — mão esquerda ( E ) — olho E» 2. H e a d 2 — m ã o D na o r e l h a E — m ã o E no olho D — m ã o D no olho E — m ã o E na orelha D — posição r e l a t i v a de d o i s o b j e t o s 3. P i a g e t 2: conhecimento d i r e i t a - e s q u e i d a no e x a m i n a d o r —• m ã o D — m ã o E

— qual ó a mão em que tenho a chave V 4. H e a d : imitação de g e s t o s do o b s e r v a d o r — m ã o E no olho D — m ã o D na o r e l h a D — m ã o D no olho E — m ã o E na orelha E — mão D no olho D — mão E na o r e l h a D — m ã o D na orelha E — m ã o E no olho E 5. H e a d 3: r e p r o d u ç ã o de f i g u r a s ( v e r F i g . 3) 6. P i a g e t 3: posição r e l a t i v a e n t r e três o b j e t o s

(4)

1. P e r c e p ç ã o da p a l a v r a faladia ( o b e d e c e r 4 ordens s e g u i d a s ) 2 3. 4 P e r c e p ç ã o de f i g u r a s P e r c e p ç ã o de cores P e r c e p ç ã o da escrita ( l e i t u r a de uni t e x t o ) B . E x p r e s s ã o 1. E x p r e s s ã o espontânea oral 2. E x p r e s s ã o oral p r o v o c a d a 3. E x p r e s s ã o g r á f i c a I V . C Á L C U L O S A . Cálculos simples B . Cálculos c o m p l e x o s

Tabela •> — rrotocolo de avaliação de funções corticuis: avaliação da linguagem e avaliação de cálculos.

Fifj. 2 — Praxias: teste de rapidez de Mira Stamback (Tamanho adotado: largura 25cm e altura 18cmj cada quadrado deve ter um cm de lado).

um pano (1,5). E x a m i n a - s e a g n o s i a a u d i t i v a p e l o r e c o n h e c i m e n t o do barulho de chaves, d e r a s g a r um papel (1,5) e p e l a r e p e t i ç ã o d e r i t m o s , d a p r o v a d e M i r a Stamback. E s t a p r o v a caracteriza-se pela r e p e t i ç ã o d e 21 e s t r u t u r a s r í t m i c a s , p r o g r e s s i v a m e n t e m a i s difíceis, r e a l i z a d a s p e l o e x a m i n a d o r ( T a b e l a 4 ) . O n ú m e r o d e acertos é c o r r e l a c i o n a d o a uma tabela de idades, m o d i f i c a d a , v i s t o não ter sido a p l i c a d a a p r o v a d e l e i t u r a d o s r i t m o s : 6 anos, 3 a c e r t o s ; 7 anos, 7 a c e r t o s ; 8 anos, 9 a c e r t o s ; 9 anos, 12 a c e r t o s ; 10 anos, 13 a c e r t o s ; 11 anos, 16 acertos. A falha na segunda t e n t a t i v a consecutiva é considerada e r r o (10). A gnosia visual p a r a o b j e t o s é m e d i d a p e l o r e c o n h e c i m e n t o de t r ê s o b j e t o s : um sapato, um vaso, uma x í c a r a (1,5). E x a m i n a - s e a g n o s i a p a r a c o r e s p e l o seu r e c o n h e c i m e n t o : branco, preto, azul, amarelo, v e r d e , v e r m e l h o (1,5). A g n o s i a d i g i t a l é e x a m i n a d a solicitando ao paciente, com os olhos fechados, que m o v i m e n t e o d e d o e s t i m u l a d o na mesma m ã o e, p o s t e r i o r m e n t e , na m ã o contralateral ao e s t i m u l o (1,5). A s i m u l t a n e o g n o s i a é e x a m i n a d a pela capacidade de i n t e g r a r as diversas p a r t e s d e u m t o d o a t r a v é s de u m a l â m i n a ( 1 , 5 ) . A g n o s i a espacial é e x a m i n a d a pelo teste d e P i a g e t - H e a d , a d a p t a d o p o r G a l i f r e t - G r a n j o n , q u e m e d e o conhecimento de d i r e i t a e esquerda nas d i f e r e n t e s f a i x a e etárias de 6 a 11 anos C4) ( F i g . 3 ) .

(5)

Avalüvção de funções corticais 163 1 O O O 2 O O OO 3 O O O 4 O O O 5 O O O O 6 O O O O 7 O O O O 8 OO OO OO 9 O O O O O 10 O O O O 11 O O O O O 12

ooooo

13 O O O O O 14 O O O O O O 15 O O O O O 16 O O O O O O 17 O O O O O OO 18 O O O 0 OO 19 O O O O O O 0 20 O O O O O O OO 21 O O O OO O O O

Tabela 4 — Gnosias: ritmos de Stamback.

Fiy. -i — Gnosias: prova Head •} de reprodução de figuras.

3. L i n g u a g e m — A t e r c e i r a p a r t e d o p r o t o c o l o caracteriza-se p o r p r o v a s q u e a v a l i a m a l i n g u a g e m ( T a b e l a 3 ) . A p e r c e p ç ã o é e x a m i n a d a p o r 4 testes (1,7): p e r c e p ç ã o da palavra falada, que consiste em o b e d e c e r 4 o r d e n s s e g u i d a s propostas de a c o r d o c o m a f a i x a e t á r i a ; p e r c e p ç ã o de f i g u r a s (sapato, casa, flores, g a t o ) ; percepção d e cores, c o m d i f i c u l d a d e s cres-centes d e a c o r d o c o m a i d a d e ; p e r c e p ç ã o d a escrita p e l a l e i t u r a de frases, c o m palavras conhecidas p e l o paciente. A e x p r e s s ã o da l i n g u a g e m é i n v e s t i g a d a p o r t r ê s p r o v a s (1,7): e x p r e s s ã o espontânea o r a l ; expressão o r a l provocada, em q u e é t e s t a d a a o r i e n t a ç ã o quanto ao t e m p o e espaço ( p e l a s s e g u i n t e s questões — Que d i a é h o j e ? E m que mês estamos? Qual será o p r ó x i m o m ê s ? Qual f o i o m ê s q u e passou? Quais as estações d o a n o ? E m qual delas estamos? Qual s e r á a p r ó x i m a estação? Quais são os dias da s e m a n a ? Qual é o n o m e do teu c o l é g i o ? Qual é o teu e n d e r e ç o ? ) ; e x p r e s s ã o g r á f i c a do d i t a d o de p a l a v r a s conhecidas p e l o paciente.

(6)

p r o p o s t a ( E x e m p l o : calcule q u a n t o sobra d e 100 cruzados após c o m p r a r uma fruta de 25 cru-zados e um p ã o d e 18 c r u z a d o s ) .

T o d o s os itens d o p r o t o c o l o d e funções corticais são quantificados d a seguinte f o r m a : r e c e b e m 2 q u a n d o t o d a s as p r o v a s são r e a l i z a d a s s a t i s f a t o r i a m e n t e ; r e c e b e m 1,5 os itens nos quais há a t é 25% d e falhas nas p r o v a s ; r e c e b e m 1, q u a n d o há 50% d e f a l h a s ; 0,5 quando 75% d a s p r o v a s n ã o são realizadas s a t i s f a t o r i a m e n t e ; 0 ( z e r o ) quando mais de 75% das p r o v a s n ã o são r e a l i z a d a s .

C O M E N T Á R I O

A análise desse p r o t o c o l o permite concluir que sua aplicação em clínica neuro-lógica, por constar de provas padronizadas para avaliação das funções corticais, pode ser mais um recurso s e m i o l ó g i c o no estudo das funções cerebrais superiores e das p a t o l o g i a s corticais. Constitui ele elemento localizador de grande valia, desde que o b -servados os graus de desenvolvimento e de escolaridade dos pacientes.

R E F E R Ê N C I A S 1. B a r b i z e t J, D u i z a b o P — Manual de N e u r o p s i c o l o g i a . A r t e s M é d i c a s / M a s s o n , P o r t o A l e g r e , 1985. 2. B a r r a q u e r B o r d a s L — A f a s i a s , A p r a x i a s , A g n o s i a s . T o r a y , Barcelona, 1974. 3. Christensen A - L — E l D i a g n ó s t i c o N e u r o p s i c o l ó g i c o de L u r i a . P a b l o del R í o , M a d r i d . 4. G a l i f r e t - G r a n i o n N — B a t e r i a P i a g e t - H e a d ( T e s t s d e orientación d e r e c h a - i z q u i e r d a ) . I n Zazzo R et al ( e d s ) : Manual p a r a el E x á m e n P s i c o l ó g i c o del N i ñ o . E d 3. F u n d a m e n t o s , M a d r i d , 1971, p g 53.

5. L e f è v r e A B — A g n o s i a s . I n T o l o s a A P M , Canelas H M ( e d s ) : P r o p e d ê u t i c a N e u r o l ó g i c a , T e m a s Essenciais. E d 2. S a r v i e r , São P a u l o , 1975, p g 248.

6. L e f è v r e A B — A p r a x i a s . I n T o l o s a A P M , Canelas H M ( e d s ) : P r o p e d ê u t i c a N e u r o l ó g i c a , T e m a s Essenciais. E d 2. S a r v i e r , São P a u l o , 1975, p g 245.

7. L e f è v r e A B — D i s t ú r b i o s clínicos da comunicação a t r a v é s d a fala, escrita e leitura. I n T o l o s a A P M , Canelas H M ( e d s ) : P r o p e d ê u t i c a N e u r o l ó g i c a , T e m a s Essenciais. E d 2. Sarvier, São P a u l o , 1975, p g 234.

8. L u r i a A R — F u n d a m e n t o s d e N e u r o p s i c o l o g i a . L i v r o s T é c n i c o s e Científicos, R i o de J a n e i r o , 1981.

9. Stamback M — P r u e b a s de nível y d e estilo m o t o r . I n Z a z z o R et al ( e d s ) : Manual para el E x á m e n P s i c o l ó g i c o del N i ñ o . E d 3. F u n d a m e n t o s , M a d r i d , 1971, p g 185.

10. Stamback M — T r e s pruebas de r i t m o . I n Z a z z o R et al ( e d s ) : Manual p a r a el E x á m e n P s i c o l ó g i c o del N i ñ o . E d 3. F u n d a m e n t o s , M a d r i d , 1971, p g 259.

Referências

Documentos relacionados

Do ponto de vista metodológico, portanto o trabalho classifica-se como aplicado, exploratório e qualitativo, fundamentado em investigação bibliográfica, design science (criação

A Figura 1 apresenta diagramas de contraflechas em um viaduto com dois vãos de 71m, curvo em planta, em função de alguns parâmetros: sem efeito progressivo de

I - vinte e nove Juntas de Recursos, com a competência para julgar, em primeira instância, os recursos interpostos contra as decisões prolatadas pelos órgãos regionais do INSS,

Diante do exposto, tendo em vista os eventuais desdobramentos resultantes da prática inadequada de descarga de resíduos sólidos urbanos, associado ao fato do município de Condado

2° - Os empreendimentos e atividades listados no Anexo Único desta Deliberação Normativa, enquadrados nas classes 1 e 2, considerados de impacto ambiental não significativo,

6.3.5 Área de disposição dos resíduos sólidos domiciliares .... 18 Tabela 2 – Identificação das carências do saneamento básico ... 22 Tabela 3 – Identificação dos

O corte e a manutenção das taxas de juros em níveis mais baixos permitiu condições mais favoráveis à renegociação e regularização de débitos, assim como a reversão, ainda que

Verificou que as condições da água são feitas diariamente nos períodos mais quentes do ano, porque a água é fundamental para o crescimento e desenvolvimento