• Nenhum resultado encontrado

NEWS. Publicação Periódica - Ano 2 - Nº 5 ABR/MAI/JUN/JUL/ Venda proibida. Marcas Internacionais Alexandre Dominguez Pátio Batel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWS. Publicação Periódica - Ano 2 - Nº 5 ABR/MAI/JUN/JUL/ Venda proibida. Marcas Internacionais Alexandre Dominguez Pátio Batel"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Publicação Periódica - Ano 2 - Nº 5 ABR/MAI/JUN/JUL/2013 - Venda proibida

NEWS

Marcas Internacionais

Alexandre Dominguez

(2)

A globalização

está transformando o mundo. Marcas que há alguns anos nem olhavam para o hemisfério sul instalam-se agora no Brasil, montam lojas conceito e fazem planos para crescer aqui. O maior poder aquisitivo dos brasileiros e a estabilidade monetária contribuem para isso. Mas o fato é que o mundo está “pequeno” e bem mais acessível aos consumidores.

A carteira de obras da LAR Construtora reflete a maior presença de marcas estrangeiras. Bons exemplos são as obras realizadas ou em execução para a marca de óculos de sol e surfwear Hot Buttered, para as grifes suíças de relojoaria Ômega e Hublot, além da fabricante de eletrônicos Samsung. O portfólio da LAR inclui ainda lojas da Nike, MAC, bareMinerals, Clinique, Nespresso, KitchenAid, babycottons e Topshop em diversas cidades brasileiras. O movimento de expansão desses ícones globais mostra que o varejo brasileiro está atraente a novos investimentos e pode ficar ainda mais profissional.

Marcas

Internacionais

Do mundo para o Brasil

Alison Medina, editora executiva da revista DDI, que esteve no Brasil em maio para uma palestra do INSIGHTS RDI 2013, evento do Retail Design Institute patrocinado pela LAR, demonstrou como algumas marcas internacionais trabalham para oferecer espaços mais atraentes e interativos a seus consumidores. As andanças de Alison pelo mundo fornecem informações preciosas aos lojistas. Como a solução da Amo Eno Wine Bar & Store (Hong Kong), que instalou mesas touch screen com informações sobre seus vinhos. “Devemos lembrar que o cliente está mais eficiente e espera isso também da loja”, lembrou Alison.

Toda marca tem a necessidade estratégica de promover a conexão perfeita com o cliente. Mas disputar sua atenção em um mundo que nunca desliga exige ousadia. O Eva Restaurant, de Los Angeles, lançou mão de uma ideia simples. Deu 5% de desconto na conta para quem

Foto: Fernando Pereira

Foto: André Nehmad

(3)

Capa

deixasse o celular inativo durante a refeição. Cerca de 40% dos clientes aderiram à oferta. Ser acessível e móvel é uma característica do varejo moderno. Grandes lojas como Wall Mart e Target têm aberto lojas menores em bairros norte-americanos, adotando o conceito de lojas de vizinhança. O tratamento personalizado também está em alta. Como fez a norte-americana Cupcake Gallery, onde o cliente cria seu cupcake e a loja atribui uma nota ao pedido. A Converse Ink Bar, por sua vez, pinta os tênis dos clientes de acordo com cada estilo. “Seja único.” Esta é a mensagem do varejo para seus consumidores. Para o consultor Roberto Hocking, que também ministrou palestra no INSIGHTS RDI 2013, os espaços comerciais precisam tirar as pessoas do sofá ou do computador para que visitem a loja. “O consumidor só vai entrar na loja se ela oferecer uma experiência atraente”. O especialista canadense dá sua receita: “Entenda seu cliente mais que seu concorrente. E lembre-se que o consumidor ama o que você pode fazer por ele”.

INSIGHTS RDI 2013 | Evento do Retail Design Institute >

Alison Medina | DDI Magazine

Alison Medina, Paulo Hachich (LAR Construtora) e Robert Hocking

Robert Hocking | VP Fitch Worldwide

Foto: André Nehmad

bareMinerals Villa Lobos

(4)

Loja vendedora

Uma das grandes características do varejo internacional é que ele emprega metodologias e práticas voltadas ao autosserviço: a loja é autoexplicativa, comunica-se adequadamente com seus clientes. São bem estruturadas em sua comunicação e na qualidade do espaço, passando uma impressão muito positiva para o consumidor. Um bom exemplo disso são as lojas de produtos de tecnologia (informática e telecomunicação), itens que precisam ser bem explicados para que sejam consumidos.

Ao ingressar em novos mercados, as marcas internacionais costumam se estabelecer primeiro com uma loja conceito, e somente depois expandir. Porém, algumas já estão chegando ao país com a estratégia de formar diretamente uma rede. É o caso da marca de cosméticos MAC (37 lojas em 13 cidades brasileiras).

Muitas das marcas apresentadas no INSIGHTS RDI 2013 atuam no Brasil. Uma delas é a marca de cosméticos Clinique, que coloca à disposição das clientes pulseiras coloridas que indicam o tipo de atendimento desejado (rápido, com mais informação ou self service). Outra presença importante é a Hublot, fabricante suíça de relógios de luxo, que acabou de inaugurar sua primeira loja na América Latina, no Shopping Fashion Mall, Rio de Janeiro, construída pela LAR.

Entre as recém-chegadas que prometem uma concorrência acirrada está a Topshop, marca britânica de moda jovem que inaugurou este ano duas lojas em São Paulo, nos shoppings Iguatemi JK e Iguatemi São Paulo (Faria Lima). “Pretendemos inaugurar de duas a quatro lojas por ano no Brasil”, explica Alexandre Dominguez, country manager da marca no Brasil (veja entrevista nesta edição). Outra que está desembarcando é a argentina babycottons, que planeja construir sete lojas no Brasil em 2013.

Foto: André Nehmad

Foto:

LAR Construtora

KitchenAid Iguatemi JK TopShop Iguatemi Faria Lima

Devemos lembrar que o cliente está mais

eficiente e espera isso também da loja

(5)

Capa

Novas fronteiras

Marcas que são ícones de luxo e sofisticação desbravam mercados. Curitiba, a quarta cidade mais rica do país, é o ponto de encontro de diversas grifes. A cidade construiu uma reputação positiva com suas preocupações em relação ao crescimento sustentável. A tal ponto que é considerada um dos centros mais globalizados do planeta, segundo o Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

No bairro mais nobre de Curitiba, o Pátio Batel, shopping com 200 lojas, acolhe marcas internacionais renomadas, como Tiffany & Co, CH Carolina Herrera, Ermenegildo Zegna e Louis Vuitton, que terão no empreendimento suas primeiras lojas na Região Sul. O shopping paranaense terá ainda a

empresa de cinema Cinépolis, com tecnologia 4DX, que oferece ao expectador inúmeras sensações durante a sessão. A LAR Construtora é responsável, no Pátio Batel, pela construção de 14 lojas (veja reportagem nesta edição).

O ingresso de inúmeras marcas mostra que o Brasil tem recursos materiais e humanos para receber essas empresas e produzir suas instalações. Mas a globalização também beneficia a saída de marcas brasileiras para mercados estrangeiros. Existem mais de cem operações fora do Brasil. Luxo, móveis e cosméticos brasileiros também buscam mercados fora de nossas fronteiras. De onde se conclui que o processo de globalização está longe de terminar.

Foto:

André Nehmad

Foto: Marcos Antônio

(6)

A inglesa Topshop, fundada em 1964,

é um dos maiores sucessos do varejo mundial. Lançada inicialmente com o nome de Peter Robinson’s Top Shop, a marca ditava a moda entre os jovens da época e ao longo de quase 50 anos consolidou-se como referência em estilo. Levou dez anos para inaugurar a primeira loja autônoma (1974), mas depois disso não parou mais de crescer. Possui hoje cerca de 420 unidades em 31 países - mais de 300 delas no Reino Unido.

Sua versão masculina, a Topman, nasceu em 1978 com a proposta de produzir uma moda urbana “conceitual, vibrante e atemporal”. A marca procura antecipar e propagar tendências, assinando criações masculinas de personalidade irreverente e acessível. Conta com mais de 210 lojas na Inglaterra e está presente em 20 países. Ambas as marcas pertencem ao Arcadia Group, o maior varejista privado do Reino Unido, com mais de 2.500 pontos de venda.

O interesse do grupo inglês pelo Brasil manifestou-se concretamente em 2010, quando o carioca radicado em São Paulo Alexandre Dominguez, de 37 anos, assumiu o cargo de diretor geral para o Brasil do Arcadia Group. Dois anos depois, em junho de 2012, o country manager inaugurou a primeira loja das marcas no País, no Shopping JK Iguatemi, e em abril de 2013 o Shopping Iguatemi Faria Lima recebeu outra unidade.

Nesta entrevista, Alexandre Dominguez, que começou sua relação com o varejo de moda durante um MBA em Stanford, fala da Topshop e de seus planos para o Brasil.

A Topshop é uma das marcas favoritas dos consumidores mais jovens e ligados em moda. No Brasil, as lojas contarão com a mesma seleção de peças e tendências de Londres?

Alexandre Dominguez - Acompanhamos as mesmas tendências e coleções do Hemisfério Norte. Ou seja, o que está nas araras de Londres também está nas araras do Brasil. No entanto, nos preocupamos com a questão das estações, que são trocadas. Por isso, apesar de seguirmos as mesmas coleções de Londres, também recebemos no Brasil produtos que sejam adequados ao clima e à estação que estamos no momento. Por exemplo, não recebemos um casaco de pele no nosso verão e nem biquínis no inverno, mesmo que estes produtos estejam disponíveis nos países do Hemisfério Norte.

Kate Phelan, diretora criativa da Topshop, disse recentemente no Brasil que sua equipe costuma fazer viagens inspiracionais para trazer coisas novas e manter-se inovadora, mutante e pioneira. Esta é a imagem da marca?

Alexandre Dominguez - Com certeza. Buscamos inspiração em todos os lugares e em diversos estilos de pessoas. A Topshop tem uma equipe de design sempre alinhada com as tendências

Alexandre

Dominguez

por Eder Santin

(7)

Entrevista

de moda, além de cool hunters espalhados pelo mundo inteiro, que estão sempre de olho na moda e no comportamento das pessoas nas ruas.

O que é o conceito fast fashion e como ele influencia a produção da marca?

Alexandre Dominguez - Na verdade não nos consideramos uma empresa de fast fashion. Somos uma empresa de street market. Ou seja, estamos sempre de olho nas tendências, na moda de rua e conseguimos levar isto para as araras rapidamente e por um preço acessível.

O que são as coleções cápsulas e o serviço de personal shopping. Essas características serão mantidas no Brasil?

Alexandre Dominguez - O personal shopping é uma área exclusiva que temos dentro das nossas lojas, onde oferecemos um serviço de consultoria de

moda para as nossas clientes. Além disso, dentro da área de Personal Shopping, as clientes podem usufruir de provadores e caixas separados, além de mimos do Personal, como café, água, docinhos etc. Em relação às coleções, a Topshop tem uma linha chamada Colaborations, em que novos talentos da moda mundial assinam uma coleção exclusiva para a marca.

A Topshop vive um momento de expansão pelo mundo, com mais de 400 lojas. Que fatia de mercado é desejada pela marca no Brasil?

Alexandre Dominguez - Pretendemos inaugurar de duas a quatro lojas por ano no Brasil. Nosso objetivo é conquistar cada dia mais mulheres que tenham muita atitude, sejam autoconfiantes, modernas, que adoram tendências e que amam estar sempre atualizadas no cenário atual da moda.

Topshop Iguatemi Faria Lima

(8)

Sendo uma rede internacional, a Topshop gera os projetos e os padrões arquitetônicos e/ou estéticos na matriz. O que precisou ser ajustado no Brasil?

Alexandre Dominguez - Foram feitas algumas adaptações ao longo da obra, em função do espaço, mas basicamente o projeto inicial foi mantido.

Como agilizar o processo de adaptação do projeto para que as obras brasileiras sejam rápidas e ao mesmo tempo fieis às diretrizes estratégicas da marca?

Alexandre Dominguez - Através de uma comunicação clara, rápida e direta entre todas as partes envolvidas. É imprescindível que todos estejam alinhados e falando a mesma língua.

Qual sua avaliação dos fornecedores brasileiros em termos de qualidade, prazo e atendimento? Sobre prazos, como é o prazo de execução de uma obra no Brasil em relação ao exterior?

Alexandre Dominguez - Encontramos no Brasil fornecedores com excelentes padrões de qualidade, que nos atenderam tanto em prazo quanto em custo. Muitos dos nossos equipamentos em loja, por exemplo, foram fabricados por uma empresa de Porto Alegre e foram extremamente elogiados pela equipe de Visual Merchandising de Londres. Em relação ao prazo, hoje conseguimos construir uma loja Topshop no Brasil no mesmo prazo que uma Topshop é construída em Londres, por exemplo.

A LAR atuou ao lado da Topshop / Topman na implantação da unidade do Shopping Iguatemi Faria Lima. Qual sua avaliação deste trabalho e que pontos podem ser destacados da parceria?

Alexandre Dominguez - A LAR foi responsável pela execução da nova flagship store da Topshop e Topman no Shopping Iguatemi e só temos elogios para a empresa. O cuidado de todos os envolvidos em relação ao prazo, a qualidade de execução e os detalhes nos chamaram muito a atenção. Com certeza esta é uma parceria que irá se estender para nossos próximos desafios.

Topshop Iguatemi Faria Lima

Fotos: André Nehmad

(9)

Mercado

Foto: Divulgação

Curitiba

sempre foi uma cidade de personalidade e de vanguarda, principalmente em relação ao lançamento de bens de consumo. Ao longo dos anos, muitas novidades criadas pela indústria passaram pelo crivo dos curitibanos antes de chegar ao restante do país. Pois esse pioneirismo ganhou agora um novo ingrediente com a chegada do Pátio Batel, shopping de luxo situado no bairro mais valorizado da capital paranaense.

O empreendimento do Grupo Soifer, que consumiu R$ 280 milhões (recursos próprios), destaca-se pelo conceito inovador para a Região Sul, ao oferecer no mesmo lugar a opção de produtos e serviços diferenciados (consumo premium) aliada a espaços de entretenimento, cultura e lazer. O shopping possui nove pavimentos, dos quais quatro são reservados a 200 lojas e cinco estão dedicados ao estacionamento, que pode comportar até 2.300 veículos.

A LAR Construtora é responsável pela construção das lojas de quatorze marcas no Pátio Batel: A. Brand, Adidas, Bo.Bô, Centauro, FIT, FYI, H.Stern, John John, Le Lis Blanc, MAC, MMartan, Pampili, Rimowa e Vivara.

O novo endereço de Curitiba traz marcas consagradas no país, como Animale, Burberry, MOB, Livraria da Vila, Hering, The Fifties, Arezzo, L’Occitane e Zara. Elas se juntam a outras, inéditas na Região Sul, como Louis Vuitton, Cinépolis, Tiffany & Co., Ermenegildo Zegna e CH, linha de life style da marca Carolina Herrera.

“O conceito do Pátio Batel privilegia os encontros, os passeios, a iluminação natural e a vista da cidade a partir de espaços abertos. Restaurantes, bares, sorveterias e cafés estão distribuídos por todo o espaço. Entretenimento e cultura são outros marcos deste projeto”, explica Salomão Soifer, 78 anos, presidente do Grupo Soifer e curitibano apaixonado por sua cidade natal. Segundo ele, o shopping reflete o estilo da Curitiba atual: acolhedora, cosmopolita, exigente. “Estamos seguindo uma tendência internacional, de criar um espaço diferenciado, onde as pessoas podem comprar, mas sobretudo encontrar valor agregado em outras frentes. E tudo isso com um traço forte da identidade curitibana: o verde e o jeito de querer atender bem a todos”, afirma.

O projeto assinado pela CDC Arquitetos é inspirado em uma caixa de jóias e busca a integração entre as pessoas, a natureza e o espaço urbano. O arquiteto Antonio Paulo Cordeiro, que assina o projeto, destaca a prioridade dada à luz natural e às amplas áreas descobertas, que abrigam jardins e mini pomares transformados em áreas de convivência. Além de integrar o shopping ao bairro, a solução traz grande redução no consumo de energia. “Procuramos entregar um projeto que respeitasse o movimento do bairro, a identidade da cidade e a aspiração das pessoas”, observa o arquiteto.

Charmoso e badalado, Batel é um bairro com alta qualidade de vida e que representa bem a transformação de Curitiba em uma capital cosmopolita e global. No início do século XX, funcionavam ali usinas de beneficiamento de erva-mate, perfumaria e cervejarias. O bairro acompanhou a urbanização, passando a concentrar hotéis, lojas, restaurantes e intensa vida noturna. A região concentra cerca de 20% da população de Curitiba e mais de 35% da renda da capital.

Acolhedor,

cosmopolita,

exigente

FICHA TÉCNICA

Terreno: 20.450 m²

Área verde a céu aberto (terraços): 1.959 m² Lojas (operações): 200, 4 âncoras, 13 megalojas ABL (Área Bruta Locável): 29.700 m²

Pisos comerciais: 4 pisos

Estacionamento: 2.300 vagas cobertas Elevadores: 7

Escadas rolantes: 32

Engenheiro civil responsável: Eugênio Bayer Reichmann Projeto Arquitetônico: CDC Arquitetos / Antônio Paulo Cordeiro Projeto Luminotécnico: Theo Kondos

(10)

Técnica e Arte

A babycottons,

rede internacional de roupas e acessórios infantis, chegou ao Brasil em março deste ano e já está colocando sua marca em diversos shopping centers. Apoiada no conceito “vestir os bebês como bebês”, a grife de origem argentina criada em 1999 é uma das mais respeitadas do mercado, aliando desenhos clássicos a produtos de excelente qualidade – como o algodão Pima peruano, fibra cultivada de forma artesanal e utilizada pelas principais marcas do mundo.

Como ocorre na gestação de uma nova vida, as primeiras unidades da babycottons no Brasil (Shoppings Iguatemi Faria Lima e JK Iguatemi), ambas construídas pela LAR, também foram cercadas de muito cuidado. “Antes de construir a primeira loja, a LAR enviou para a Argentina um arquiteto para visitar o estúdio do cliente e também duas lojas da marca. Nessas visitas pudemos conhecer materiais e acompanhar a forma como a babycottons executa seus espaços e o acabamento”, afirma a gestora de contrato Marília Lima, da equipe gerenciada por André Giusti e composta por José Roberto e Celso Machado. “A visita trouxe resultados positivos ao trabalho. Ela permitiu conhecer melhor as necessidades do cliente para que pudéssemos promover a adaptação do projeto às normas brasileiras, uma vez que os shoppings não aceitam projetos estrangeiros”, explica André Giusti. A “tropicalização do projeto”, etapa que envolve a especificação de materiais, adequação de

medidas e tradução dos diversos projetos e descritivos, também coube à LAR nas duas unidades brasileiras.

Um espaço único de vendas com pé direito de 4 metros é um dos padrões da loja babycottons, que possui ainda nichos grandes, com 3,70 m de altura, setorizados por idade. Voltada a crianças de 0 a 6 anos, a marca valoriza as cores em tons pasteis (branco, azul e bege), inclusive no setor Pima Colors, que oferece produtos com cores exclusivas.

Cada detalhe da construção deve atender ao

espíritu babycottons, que é a promessa da marca

para que suas clientes – em geral mamães ou futuras mamães – vivam uma experiência prazerosa e harmoniosa em um espaço projetado com o espírito da maternidade. Daí o ambiente receber o aconchegante piso de madeira natural (carvalho americano importado) em tábuas corridas de tamanho variável, mobiliário de laca branca com nichos revestidos por tecido de textura quadriculada (similar à ráfia) e algumas paredes revestidas com MDF laqueado na cor azul. O projeto contempla ainda teto com forro de gesso e luminárias LED embutidas. Para André Giusti, o principal cuidado do projeto coube à marcenaria. “Ela está presente na fachada, no mobiliário, nas paredes e no piso”.

A rede babycottons conta com mais de 30 lojas. Está nos principais shoppings e áreas comerciais de Buenos Aires, Miami, Nova Iorque, Boston e Lima, além de distribuir seus produtos para a Europa e outras partes do mundo. Até setembro de 2013 a marca deve ter mais cinco lojas no Estado de São Paulo: Market Place, Iguatemi Alphaville, Galeria Campinas, Iguatemi Ribeirão Preto e Iguatemi Campinas.

BABYCOTTONS

babycottons Iguatemi JK babycottons Iguatemi Faria Lima

(11)

Social

Gordon Richardson e Kate Phelan na inauguração da Topshop Iguatemi Faria Lima

Foto: Divulgação

Wilson Simoninha na inauguração da Topshop Iguatemi Faria Lima

Foto: Divulgação

Maria Rudge na inauguração da babycottons Iguatemi JK

Foto: Eduardo Lopes

Lindsay Lohan em coquetel na John John Oscar Freire

Foto: Rodrigo Zorzi

Priscila Machado na inauguração da Topshop Iguatemi Faria Lima

Foto: Divulgação

Priscila Sol na inauguração da Topshop Iguatemi Faria Lima

Foto: Divulgação

Luciana Belli, Tamara Rudge e Marcela Brandão na inauguração da babycottons Iguatemi JK

Foto: Eduardo Lopes

Thaila Ayala em

coquetel na JohnJohn Oscar Freire

Foto:

(12)

BlueSteel Tamboré (SP)

Foto: LAR Construtora

Saraiva Boulevard Shopping Londrina (PR)

Foto: LAR Construtora

Expediente

Ano 2 - nº5 ABR/MAI/JUN/JUL/2013 LAR News é uma publicação periódica da LAR Construtora São Paulo/SP - Brasil Diretor Responsável: André Giusti Coordenação: Eliana Taniguti Editor: Cidadela | Eder Santin MTB 16.439 Diagramação e Direção de Arte: Élvio Hübner

Portfolio

Obras recentes da LAR Construtora

QR-CODE

www.larconstrutora.com.br Ômega Cidade Jardim (SP)

Foto: André Nehmad

Tok & Stok Riomar Recife (PE)

Foto: Renata Soares

Referências

Documentos relacionados

Uma cidade tão nobre, uma gente tão honrada veja-se um dia louvada desde o mais rico ao mais pobre:. cada pessoa o seu cobre, mas se o diabo me atiça, que indo a

As mudanças nos paradigmas (segundo KUHN, 1989) ao longo desses anos de estudo certamente refletem as novas interpretações que vêm recentemente sendo formuladas

O presente trabalho tem por objetivo aplicação de estudo ‘in silico’ por meio da bioinformática auxiliando um diagnóstico molecular da espécie Leishmania

Dia 06 de junho foi a data escolhida pelo corpo diretivo da B.M.A.T para realização de mais um Exame de Graduação, evento este que tem por finalidade recompensar os alunos ( as )

Comparativamente às modalidades herbicida foliar a toda a área e mobilização do solo, o enrelvamento a toda a área por espécies residentes induziu uma

Para esta matéria, conversamos com gestores da Coplana, Socicana, Sicoob Co- opecredi e Usina Santa Adélia sobre os benefícios da rotação de culturas, que tem permitido, ao

Όλες οι εργασίες επισκευής ή συντήρησης πρέπει να διενεργούνται από το Τεχνικό Προσωπι- κό της Εταιρείας, ή από εξειδικευμένο προσωπικό, σύμφωνα

A atividade reprodutiva das espécies aumentou marcadamente durante a estação de maior pluviosidade, sendo que 79,6% das fêmeas capturadas durante esta estação