• Nenhum resultado encontrado

Cápsula de óleo de cártamo com coco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cápsula de óleo de cártamo com coco"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Cápsula de óleo de cártamo

Cápsula de óleo de cártamo

Cápsula de óleo de cártamo

Cápsula de óleo de cártamo

com coco

com coco

com coco

com coco

Emagrecimento

Nome científico do cártamo: Carthamus tinctorius L.

Nome científico do coco:Cocus nucifera

Descrição:

Óleo de cártamo

Suas sementes apresentam elevada quantidade de óleos (35 a 40%) utilizados tanto para consumo humano, como para uso industrial.

O óleo de cártamo possui altos teores de ácidos linoléico (~70%) e oléico (~20%). O óleo extraído das sementes do cártamo é ainda usado popularmente para dar alívio aos pacientes portadores de inflamação crônica do intestino conhecida como “doença de Crohn”. Além das flores e das sementes, as folhas também eram usadas na medicina popular e sua infusão indicada como sudorífica e antitérmica.

Há registros de seu cultivo na Ásia, antes da Era Cristã. Atualmente, o cultivo do cártamo é mais difundido na China, Egito, Estados Unidos, Índia e no México.

A planta é anual e pode medir 1 metro de altura, possui caule ereto e ramificado, folhas serrilhadas e espinhosas. Já os capítulos florais são volumosos, isolados, de coloração amarelo-alanjada, que surgem de numerosas brácteas. O sistema radicular é bastante desenvolvido e de característica pivotante.

Recentemente, o óleo de cártamo ganhou ainda mais destaque, desta vez contribuindo também para estética humana, além da saúde. Cápsulas à base de óleo de cártamo, estão sendo estudadas por suas propriedades na redução do apetite, queima gordura, enrijecimento dos músculos e ainda no combate ao mau colesterol.

O óleo, segundo os estudos, ajuda o organismo a queimar a gordura acumulada, além de liberar uma substância que ajuda a reduzir o apetite, enviando ao cérebro comandos de saciedade. Além disso, o óleo de cártamo teria a capacidade de auxiliar na definição da musculatura.

O grande trunfo da planta neste aspecto é que suas sementes são ricas em ácidos oléico e linoléico. O ácido oléico é um ácido graxo que recebe o nome de ômega 9 e é encontrado em boas

(2)

quantidades no azeite de oliva. . Seu consumo traz grandes benefícios para a saúde, pois ele ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e desempenha um papel importante ao regular os processos metabólicos do organismo. Estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que o ácido oléico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado "mau colesterol".

Já seu companheiro, o ácido linoléico é o chamado ômega 6, também utilizado como auxiliar na queima de gordura e tonificação dos músculos. O ácido linoléico é encontrado naturalmente nas carnes vermelhas, nos laticínios e em óleos como o do cártamo.

As cápsulas à base de óleo de cártamo, ricas em ácido linoléico são indicadas para quem vive em “guerra” com a balança ou busca uma opção para tonificar a musculatura. Ao inibir o aumento do tecido adiposo, o óleo de cártamo faz com que o organismo acumule menos gordura e, conseqüentemente obriga o corpo a queimar suas reservas.

O uso do óleo de cártamo, segundo os estudos, pode ajudar na aceleração do emagrecimento e na tonificação muscular, desde que seja acompanhado de uma dieta equilibrada e da prática de exercícios físicos.

Óleo de coco

Em diversas ilhas do Oceano Pacífico, o óleo de coco é o principal tipo de gordura utilizada na dieta dos nativos e corresponde, em algumas regiões, a cerca de 60% das calorias diárias ingeridas, sendo baixa a incidência de doenças comuns no mundo ocidental, como diabetes, cardiopatias, câncer e obesidade.

Rico em gorduras saturadas, o óleo de coco foi banido das chamadas dietas saudáveis porque, em tese, favoreceria o bloqueio de artérias e o risco de doenças coronarianas. A evolução das pesquisas, porém, demonstram que uma alimentação pobre em gorduras não é a resposta para prevenir problemas cardiovasculares.

Nesse novo cenário, o óleo de coco possui inúmeros benefícios: altas concentrações de ácido láurico, com efeito antiviral, antibacteriano e antifúngico. Também é rico em vitamina E que lhe confere um poderoso efeito antioxidante.

O óleo de coco é rico em gordura saturada, mas quase 2/3 de sua gordura saturada é composto por ácidos graxos de cadeia média – os mesmos do leite materno. Significa que ela é de fácil digestão pelo organismo, gera energia rapidamente e tem efeito benéfico sobre o sistema imunológico. Portanto, longe de prejudicar o organismo, a gordura saturada do óleo de coco é uma promotora da saúde

Outros óleos vegetais são compostos basicamente de ácidos graxos de cadeia longa e armazenados no organismo como gordura corporal, ao contrário do óleo de coco, naturalmente usado como energia para o metabolismo.

O óleo de coco é composto de antioxidantes, diminuindo a ação dos radicais livres, além de ser rico em ácidos graxos, vitamina E, ômega 6 e ômega 9.

(3)

O ácido láurico, presente no leite materno, é encontrado no óleo de coco em maior concentração, entre todos os óleos existentes na natureza, e por ser de fácil digestão, gera energia rapidamente, ajudando na proteção e no equilíbrio do nosso organismo.

Propriedades:

Óleo de cártamo

O óleo de cártamo inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura em nosso corpo. O que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras. O ácido Linoléico, é um ácido graxo fonte de ômega 6, que age de maneira positiva sobre o metabolismo de gorduras e proteínas.

É encontrado naturalmente em alimentos de origem vegetal, porém em baixas concentrações.

Óleo de coco

Acelera o metabolismo – TERMOGÊNICO - A gordura do coco é capaz de gerar calor e queimar calorias, favorecendo a perda de peso - Colabora no processo do emagrecimento. Por aumentar o metabolismo através dos triglicerídeos de cadeia média (TCM);

Auxilia na redução de gordura abdominal;

Melhora o funcionamento intestinal, tanto nos casos de prisão de ventre como nos de diarréias. Protege a flora intestinal;

Colesterol: o óleo também é indicado para diminuir os triglicérides e o mau colesterol (LDL), aumentar o bom colesterol (HDL) e possui característica antiinflamatória;

Melhora a absorção dos nutrientes, elevando as defesas do organismo;

Melhora sistema imunológico - Age na prevenção e no combate de fungos e bactérias - devido presença dos ácidos láurico e o monolauril que atuam como antivirais melhorando a resposta imunológica. Aproximadamente 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média que, no corpo humano, é transformado em monolaurina, um monoglicerídeo que possui ação antiviral, antibacteriana e anti-protozoária, usado pelo organismo para destruir a camada lipídica de vários microorganismos como: herpes, citomegalovírus, Influenza, Helicobacter pylori, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, estreptococos dos grupos A, F e G, Candida albicans, Giárdia,

(4)

entre outros. Por outro lado, a monolaurina parece não exercer nenhum efeito sobre as bactérias colonizadoras do intestino, apenas em bactérias potencialmente patogênicas;

Seis a 7% dos ácidos graxos do coco são compostos pelo ácido cáprico, também transformado no organismo humano, a monocaprina, e também com propriedades antimicrobianas;

Reduz o risco de doença cardíaca e coronariana, de câncer, ajuda a controlar o diabetes, aumenta os níveis de energia, ajuda na perda de peso (ação “fat burner”), ajuda a prevenir a osteoporose, mantém a pele macia e previne o envelhecimento precoce;

Combate a fadiga crônica, fibromialgia e ajuda no controle da diabetes, já que não estimula a liberação de insulina;

Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que estimula a função da tireóide; Combate flacidez e celulite;

Retarda envelhecimento - alto poder antioxidante - Colabora na diminuição da produção de radicais livres, graças à ação da vitamina E composta por 8 frações desta vitamina. (4 tocotrienóis (alfa, gama, delta e teta) e 4 tocoferóis alfa, gama, delta e teta);

Óleo de coco

O óleo de coco virgem é um tipo de gordura que o corpo não converte em gordura corporal nem em placas no interior das artérias.

A ingestão do óleo de coco bloqueia o sistema enzimático que converte os carboidratos em gordura corporal.

Os ácidos graxos e mcts provenientes do óleo de coco são a fonte preferida de combustível para as fibras musculares vermelhas durante o período de exercícios de moderada intensidade. Contribui no processo da cicatrização. Feridas, queimaduras, eczema a mesmo nas picadas de insetos.

Indicações:

 Aceleração do emagrecimento;

 Acelera o processo de definição muscular, diminuindo os níveis de gordura corporal;  Ajuda a moderar o apetite;

(5)

 Trata e previne celulite por atuar na camada intradérmica da pele. Dá mais energia;  Aumento da imunidade;

 Combater o envelhecimento;

 Auxiliar em processos cicatrizantes.

Mecanismos de Ação:

O Ácido Linoléico na Redução da Gordura Corporal

O Ácido Linoléico tem a capacidade de inibir a atividade da enzima LPL (lipase lipoprotéica). Esta enzima tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, o volume do tecido adiposo aumenta, ou seja, engordamos.

Com o bloqueio da ação do LPL, a transferência de gordura para as células também fica inibida, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia para a atividade muscular, a chamada lipólise = queima de gordura.

O Ácido Linoléico no Desenvolvimento Muscular

O Ácido Linoléico age também aumentando a atividade de uma enzima presente no organismo, chamada CPT (carnitina palmitoltransferase). Esta enzima está presente nos músculos esqueléticos (de contração voluntária, ex.: bíceps), e é responsável pelo transporte de gordura (em forma de ácidos graxos) para dentro da mitocôndria, que é a célula responsável por converter esta gordura em energia.

Com a atividade aumentada da CPT, maior quantidade de energia é transportada para células adiposas e, conseqüentemente, queimada, gerando mais energia para o trabalho muscular e seu desenvolvimento.

O Ácido Linoléico e Efeito Antioxidante

Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres, alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros (como as vitaminas C, E e o beta-caroteno) são ingeridos. O ácido linoléico é fonte natural de agentes antioxidantes, que contribui para a melhora do aspecto dos tecidos.

(6)

Ácido graxo conhecido como ômega 9. Encontrado principalmente no azeite de oliva, está no grupo dos "óleos do bem".

Além de ajudar a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais, esse ácido desempenha um papel fundamental na síntese de hormônios, regulando os processos metabólicos do organismo. Ajuda também a controlar a fome e o peso corporal. Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) descobriu que o oléico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o "mau colesterol".

A gordura do óleo de coco não precisa de enzimas especiais para ser absorvida e se transforma rapidamente em energia não ficando depositada no corpo. É considerado termogênico (aumenta a produção de calor no organismo e queima gorduras) e ajuda no emagrecimento.

Estimula o metabolismo orgânico, aumentando o gasto calórico, convertendo calorias em energia. E isso não ocorre com o consumo de triglicerídeos de cadeia longa (TCL), que estão presentes em outros tipos de óleo, como os de soja, girassol e milho.

O coco é rico em duas gorduras – o ácido láurico e o monolauril. De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia. Reduz o percentual de gordura corporal porque os triglicerídeos de cadeia média, favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia. Combate e diminui os depósitos de gorduras.

O ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento.Também possui uma ação antiinflamatória a nível celular - aumentam a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuem as concentrações de outras pró-inflamatórias. Auxiliando assim o emagrecimento, pois obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios.

Dosagem / Posologia:

Dose de 2 cápsulas com água duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Contra indicações:

Indivíduos alérgicos ao cártamo e ao coco ou qualquer um de seus constituintes. Grávidas, lactantes, diabéticos e crianças não devem tomar este produto.

(7)

Até o momento não há relatos de efeitos colaterais.

Interações medicamentosas:

Não há informações sobre interações medicamentos as ocorridas até o momento.

Referência:

Candolle, Alphonse de; Origin of cultivated plants.; D. Appleton & Co.; New York; p.164; 2007.

Chadwick, John; The Mycenaean World; Cambrigde; p.120; 1976.

Fabricante / fornecedor; 2012.

Kabara, J. J.; The Pharmacological Effects of Lipids; The American Oil Chemists Society; v. 14; n.01; 1978.

Zohary, D.; Hopf, M.; Domestication of plants in the Old Wolrd; Oxford; p.211; 2000.

Zohran, A. M.; Omran, M. F.; Mansour, S. Z.; Ibrahim, N. K.; Effectiveness of Carthamus tinctoris L. in the Restitution of Lipid Composition in Irradiated Rats.; Egypt; J. Rad. Sci. Applic.; v.20; n.01; p.75-94; 2007.

Referências

Documentos relacionados

Nossa hipótese para a análise dos dados infantis está relacionada à proposta sintático- diacrônica de Cyrino (1994, 1997), para os dados adultos, e à hipótese sobre a aquisição,

Na Figura 10, está o circuito da indústria em representação com relés diferenciais, a partir do mesmo, será realizado o ajuste e coordenação para cada

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

Iniciar com os óleos diluídos em um óleo carreador (ex: óleo de coco), além de permitir que o óleo seja espalhado com maior facilidade, também permite com que

Este fundamento pertence à classe ofensiva do jogo. De acordo com as regras do jogo, a bola só poderá passar para o lado da quadra adversária caso a bola seja

Aos 15 (quinze) dia do mês de dezembro, do ano de dois mil e dez, às 14 horas, no Auditório “Tilene Almeida de Morais”, no Edifício “Campos Salles”, sede do

Assume-se aqui que processo de agrupamento de dados é composto não apenas pela aplicação parametrizada de algoritmos para identificação de grupos, mas também por uma segunda

Ao longo desta pesquisa, tinha-se como objetivo principal compreender a forma pela qual processo de recuperação da informação ocorre nos sistemas dos arquivos estaduais do Sudeste