• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE TUPARENDI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE TUPARENDI"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

HISTÓRICO DA PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE TUPARENDI

As atividades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana iniciaram em Tuparendi por volta do ano de 1910, com a vinda dos colonizadores alemães para a região. Antes da construção do primeiro templo, em 1920, os cultos eram realizados em propriedades particulares. Os membros eram atendidos pelos pastores itinerantes. Já naquele tempo fazia-se presente na comunidade a ‘Escola Evangélica Alemã Bello Centro’, atual Colégio Sinodal Vera Cruz.

Apesar da presença luterana em Tuparendi – então chamada Bello Centro – constar no início dos anos de 1910, a ata de fundação da Paróquia é de 23 de março de 1974, sendo a sua primeira diretoria eleita: Presidente: Plínio Fenner; Vice Presidente: Marcos Artl; Secretário: Armando Arthur Böck; Vice-Secretário: Reneu Weide; Tesoureiro: Arnildo Klunk; Vice-Tesoureiro: Arnaldo Falster.

Atualmente a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi é constituída de aproximadamente 2.621 pessoas batizadas, distribuídas em sete comunidades: Tuparendi (sede), São Roque, Nova Alemanha, Matinho Queimado, Lajeado Miguel, Três Fazendas e Barra do Santo Cristo, esta localizada no município de Porto Mauá/RS e por cinco pontos de pregação: Lajeado Capoeira, Lajeado Fridolino, Núcleo Lajeado Miguel, Campininha e Cascatinha.

A atual diretoria da Paróquia: Presidente: Leoni Nether Vice: Hariberto Ladwig Tesoureiro: Leomar Beskow Vice: Jefenson Araújo

Secretária: Varceli Ladwig Vice: Cláudio Seiboth Conselho Fiscal: Ari Fiegenbaum Silmar Rambo Renato Weide Suplentes: Paulo Ferreira Ademir Rambo Edson Klüsener

Representante no Conselho Sinodal: Lucildo Wandrowski Pastor: Vilson Emilio Thielke

(2)

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi

Templo da Comunidade

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi é a comunidade sede e a maior, constituída por 540 famílias. A Comunidade está subdivida em 21 núcleos e quatro pontos de pregação.

A OASE, fundada em 1931 pelo Pastor Meirose, tem grande destaque nas atividades da Comunidade. Hoje o grupo conta com 80 senhoras inscritas. Além dos seus encontros, dois por mês, as senhoras auxiliam nas promoções da comunidade e Paróquia, na conservação do templo e Centro Evangélico, na visita a idosos e doentes, tanto no hospital como nas residências e colabora com o Culto Infantil.

Atual diretoria da OASE:

Presidente: Leoni Nether Vice presidente: Edite Weide; Tesoureira: Alzira Muller; Vice tesoureira: Isolde Nether; Secretária: Ivone Saueressig; Vice: Mercedes Wohlenberg

Conselho Fiscal:

Leoni Gaelzer; Izonia Dumke; Romilda Ritzel Suplentes Conselho Fiscal:

Irone Lidtke ; Eda Tischler

O Grupo da Juventude Evangélica de Tuparendi (JET), também tem dois encontros mensais. No primeiro sábado para estudos com reflexão e no terceiro sábado do mês para jogos. O trabalho com os jovens, além do acompanhamento do pastor, também é acompanhado por um casal da comunidade que se dedica e auxilia os jovens. Além dos seus encontros mensais, os jovens realizam dois Cultos Jovem por ano e ajudam nas promoções da comunidade.

O Culto Infantil realiza seus encontros no segundo e quarto sábado de cada mês, com aproximadamente 30 acrianças e é coordenado pelas tias: Serlene Gaelzer, Dirce Baldus e Paula Bauer. Durante os encontros, as crianças ouvem historinhas bíblicas, fazem trabalhos, cantam, brincam e ensaiam a cada ano versinhos e teatros para o Natal.

O Grupo de Cantos ‘Àgape’ encontra-se todas as quintas-feiras para seus ensaios, e é um ótimo auxílio para os cantos da comunidade em seus cultos, bênçãos matrimoniais e sepultamentos. Este trabalho, muito valorizado pela comunidade, é coordenado por Cláudio Seiboth e Loni Linde.

O Grupo dos Casais Reencontristas foi reorganizado no ano de 2005 e se encontra todas as segundas quartas-feiras de cada mês. O trabalho dos Casais Reencontristas está sendo coordenado pelos casais Hariberto e Warceli Ladwig e Vilson Emilio Thielke e Edeltraud Thielke. Os encontros

(3)

sempre iniciam com uma meditação, seguido dos assuntos de interesse, em algumas ocasiões com jogos e encerrando com uma confraternização.

A Comunidade é também mantenedora do Colégio Sinodal Vera Cruz, que está ligado à Rede Sinodal.

Prédio do Colégio Sinodal Vera Cruz

HISTÓRICO DO COLÉGIO SINODAL VERA CRUZ

O Colégio já existe a 86 anos, fundado por imigrantes alemães, que trouxeram consigo a filosofia de Martinho Lutero, a educação deve ser para todos, sem restrição a sexo, poder aquisitivo ou raça. A base da educação era o evangelho e cantos, onde o pastor geralmente era também professor que trabalhava com estas crianças. As atividades eram desenvolvidas em um pequeno prédio que servia como templo e como escola.

Em julho de 1920, um grupo de famílias descendentes de alemães fundou uma instituição escolar denominada Deutscher Evangelische Schule Bello Centro, ou seja, A Escola Evangélica Alemã de Bello Centro, vila que mais tarde se transformaria no município de Tuparendi. Entre os fundadores encontram-se: Max Hetwer, Robert Fenner, Ignat Kottschefski, Hermann Kegler, Eduard Zitter, Albert Engelski, Robert Buske, Karl Mattheis, João Weide, Robert Brendler, Franz Seiboth, Carl Schroeder e um senhor com o nome de Wilhelm.

O primeiro prédio da Escola foi construído onde atualmente é o supermercado Econômico, na Avenida Tucunduva. O primeiro professor da escola foi Luiz Guilherme Freymuth, que passou a residir na vila a partir de 1921, com a esposa e filhos. O doador do terreno para a colocação da escola é um dos fundadores, o senhor Robert Buske.

Em 1939 a escola passou a denominar-se Sociedade Escola Bello Centro e em 1946, Escola Sinodal Evangélica, tendo sido assumida pela Comunidade Evangélica do local. A partir de 1958 o nome foi mudado para Escola Particular Vera Cruz.

Em 1953, é construído um novo prédio escolar. Novamente é de madeira. Mais tarde, serve de casa de moradia para o professor. Em 1955 é ampliado. Tem, então, três salas.

Em 1968, ocorre a transferência da escola da Avenida Tucunduva para a Rua São Paulo. É construído o primeiro bloco de alvenaria de uma nova escola, que é inaugurada em 1969.

Durante os anos que seguem, muitas ampliações são feitas.

Em 1984, são inauguradas três salas para o Pré-Escolar: de projeção, de brinquedos, de aula e banheiros.

(4)

O aumento expressivo do número de alunos faz com que, em 1986, seja posta em prática a decisão da diretoria de, mais uma vez, ampliar o prédio. Trata-se de uma quadra, salas de aula, salas especiais para Língua Alemã e Língua Inglesa, Música, Laboratório e amplas salas para o Jardim de Infância. Desta forma, outras necessidades vão sendo supridas.

FUNDAÇÃO DA ESCOLA:

No ano de 1920, a escola é fundada com o nome de Escola Evangélica. A partir de 1939, é denominada Sociedade Escolar Belo Centro.

Ao passar para o Sínodo Rio-Grandense, encampada pela comunidade evangélica, em 19 de janeiro de 1946, com seu patrimônio e benfeitorias, é chamada de Escola Evangélica Sinodal. Cabe, então, à comunidade também a responsabilidade de procurar meios para ampliar a instituição de acordo com as exigências do momento, de considerar a entidade como sua propriedade e de zelar com todo o vigor pela sua manutenção e crescimento.

Alguns anos mais tarde, outro nome recebe: "Escola Particular Vera Cruz".

Somente no ano de 1988, passa à "Escola Particular de 1º Grau Completo Vera Cruz". Em 1998 a escola passa a denominar-se Colégio Sinodal Vera Cruz, com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos.

O COLÉGIO SINODAL VERA CRUZ HOJE

Trabalha com a perspectiva de formação de alunos de modo que possam atuar e usufruir de maneira consciente sua cidadania. Através de diversas atividades artísticas de pesquisa de ação-reflexão, consegue-se atingir esses objetivos.

Comunidade Evangélica de Confissão de São Roque

Templo da Comunidade de São Roque

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Roque – Tuparendi/RS é constituída por 80 famílias que estão divididos em cinco núcleos. É a segunda maior comunidade da

(5)

Paróquia. Foi fundada em: 23 de abril de l961. Até esta data os membros pertenciam à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi.

Entre as programações da comunidade está a BIERFEST, que é realizada anualmente, que está em sua quarta edição.

Diretoria atual da Comunidade: Presidente: Romeu Schikirski

Vice Presidente: Helson Ladwig Tesoureiro: Armando Knirsch Vice Tesoureiro: Irineu Heldt Secretário: Sandro Orth

Vice Secretário: César Wandrowski Conselho Fiscal – Titulares:

Valdir Radke Ademir Böck Nelson Kähne Suplentes: Sidnei Geremias Nilvo Reiher

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Matinho Queimado

Templo da Comunidade de Matinho Queimado

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Matinho Queimado é uma das primeiras comunidades evangélicas fundadas em Tuparendi. Sua data de fundação é de 1932. É a única comunidade do interior que possui sino. A Comunidade é constituída por 32 famílias, muitas morando na cidade de Tuparendi.

Diretoria atual da comunidade: Presidente: Laércio Melchior

(6)

Vice Presidente: Eliseu Liedke Tesoureiro: Hari Melchior

Vice Tesoureiro: Leomar Melchior Secretário: Lucídio Belter

Vice secretário: Nelson Liedke Conselho Fiscal: Eliane Belter Edite Melchior Luis Schott Suplentes: Simoni Irene Eloni

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Três Fazendas

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Três Fazendas é constituída por 9 famílias. A diretoria atual:

Presidente: Ilizeu Reips Vice Presidente: Arno Reips Tesoureiro: Dorneles Belter Vice Tesoureiro: Arnildo Seiboth Secretária: Maidi Belter

Vice Secretário: Odair Belter Conselho Fiscal – Titulares Senírio Behling; Celso Seiborth; Roseli Repke Suplentes: Geraldo Behling Erna Seiboth

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Nova Alemanha

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana é composta por 23 famílias. A atual diretoria: Presidente: Edvino Reschke

Vice Presidente: Valdir Lösch Tesoureiro: Egon deuschle Vice Tesoureiro: Joarez Dutra Secretária: Teolides Bavaresco Vice Secretária: Iria S. Dutra Conselho Fiscal – Titulares Sara Stefan

Dari Gehrke Lídio Bavaresco

(7)

Suplentes: Valdemar Gehrke Nelson Reschke

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Lajeado Miguel

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Lajeado Miguel é constituída por 28 famílias, tendo sido fundada em 22 de abril de 1964, contando na ocasião com 31 famílias e está situada à 7 Km da sede paroquial. O templo atual foi inaugurado em 27 de setembro de 1964, tendo como primeiro padrinho o Sr. Ilmo Gaelzer e segundo padrinho o Sr.Armando Schott e primeira madrinha a Sra. Lílian Silda Beskow Gaelzer . Sua Diretoria atual:

Presidente: Írio Gaelzer Vice: Ilário Gaelzer Secretária: Gladiana Grams Vice: Helga Hübner Tesoureiro: Milton Schott Vice: João A. Gerloff

Conselho Fiscal: Glademar Gaelzer Adelar Grams Vilmar Hüpner Suplentes: Glades Gaelzer Emo Gaelzer Ilmo gaelzer

Conselho Paroquial: Glademar Gaelzer Suplente: Adelar Grams

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Barra do Santo Cristo

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Barra do Santo Cristo é a única comunidade filiada à Paróquia com sua sede fora do município de Tuparendi, localizando no interior do município de Porto Mauá/RS, fronteira com a Argentina. Os membros da comunidade reuniam-se desde 1955 como ponto de pregação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Tuparendi. No início dos anos de 1960 foi transformada em Comunidade. E é constituída por 13 famílias. O seu presbitério atual está assim constituído:

Barra do Santo Cristo Presidente: Deomar Wegner

Vice Presidente: César Beutler Tesoureiro: Edemar Hermann Vice Tesoureiro: Lourdes Hermann Secretário: Síorio Wegner

Vice Secretária: Nadir Wegner (confirmar) Conselho Fiscal Titulares:

Celso Belter Marines Wegner Idanir Beutler

Conselho Fiscal Suplentes: Noemia Kähler

(8)

Marcos Diefenthäler, Orlando da Silva

Referências

Documentos relacionados

A Toca das Onças é caracterizada como geossítio em consequência do seu alto valor científico, sobretudo devido às informações paleontológicas e arqueológicas de materiais

De acordo com Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990) a aplicação desse modelo Servqual, representado pelo questionário aplicado aos clientes da Clínica Odontológica Alfa,

No gráfico 06, os resultados são possíveis perceber a avaliação dos respondentes, observando-se critérios que possam atender melhor o cliente ressaltando maior

8.3 Os candidatos que não entregarem a documentação, dentro do prazo, não terão o seu pedido de concessão da bolsa social de estudo avaliado para o 1º sem/2013; 8.4 Para a

 Os montantes atribuídos aos trabalhadores a título de participação nos lucros da empresa, desde que ao trabalhador não esteja assegurada pelo contrato uma remuneração certa,

Percebemos, também, o interesse e a preocupação especial da autora com a formação inicial dos professores dos anos iniciais, que iniciou no momento em que começou a

Prova nº 13 – 4x25 Livres Misto (técnica completa. Partida do bloco – carácter lúdico sem avaliação). Participação: Cada criança poderá participar no máximo em 3 provas mais

Alguns fatores influenciam no aumento das prevalências da obesidade, como: o aumento das ocupações que demandam um menor esforço físico, a redução da atividade física associada