• Nenhum resultado encontrado

A/C: Sr. Marcos José Rodrigues Torres- Diretor de Autorregulação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A/C: Sr. Marcos José Rodrigues Torres- Diretor de Autorregulação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

r

São Paulo, 26 de fevereiro de 2.015

À

BSM - BM&F Bovespa Supervisão de Mercados Rua )0J de Novembro, 275- 8° andar

A/C: Sr. Marcos José Rodrigues Torres- Diretor de Autorregulação Em mãos

Ref.: Processo Administrativo N° 10/2014

Prezado Senhores,

Com relação ao Processo em epígrafe apresento minha defesa com base no relato a seguir:

Do Meu Histórico Profissional

f

Trabalho no mercado de capitais há 50 anos, sendo que atuo como Agente Autônomo de Investimentos há 26 anos.

Nesse período representei Bancos, Corretoras e Investidores honrando a confiança de meus empregadores e clientes atuando com profissionalismo, não tendo em toda essa trajetória deslize algum que maculasse meu curriculum. Sigo rigorosamente as regras de conduta emanadas pela BM&F Bovespa.

Tenho ciência, que não posso operar em nome dos meus clientes, e por isso apenas executo ordens explícitas deles e me limito a transmitir as informações de mercado geradas pelo Departamento Técnico da Planner C V S. A.

(2)

Para corroborar este depoimento estou anexando declarações de alguns clientes que atendo, que declaram estar satisfeitos não só com meu atendimento mas também com a estrutura física e de i;-:fo-,·ações técnicas oferecidas pela Planner . São eles:

• Elaine Rocha Fanucchi e Fernando Rocha Fanucchi- Empresários • Marta Amorim- Bióloga da Universidade Federal de São Paulo • Mery Puccini - Ex-Agente Autõnoma de Investimentos -Aposentada • Nelson Caetano Fernandes - Capitalista

• Ronaldo D'Estefani - Empresário

• José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues- Juiz de Direito

• Michele Meschino Junior- Gerente da Rede de Distribuição de Veículos da VW do Brasil

Das Irregularidades Apontadas

Prática não equitativa com meus clientes com favorecimento de um (Carlos Alberto Dias) em detrimento de outros (Michele e Delma Meschino) notadamente nas operações day-trade, realizadas por Carlos, através de negócios diretos intencionais.

Transmitir no Pregão de 11.07.13 informação errada sobre a melhor oferta de venda e a melhor oferta de compra da VALEH34 ao Cliente Michele.

Perfil dos "Piavers" Apontados

• Carlos Alberto Dias

Economista por formação acadêmica e executivo de vendas por formação profissional.

Atua no mercado de ações há mais de 35 anos, sendo que nos anos 1989 e 1990 foi Agente Autõnomo de Investimentos Mobiliários operando pela Theca CTVM Ltda devidamente credenciado pelo RGA.

(3)

í

Michele Meschino Junior

Gerente da Rede de Distribuição de Veículos da multinacional WV do Brasil.

Atua no mercado de ações há mais de 20 anos, sendo que é cliente da

Theca/Pianner há mais de

15

anos.

Acompanha on line, através de seu vídeo, toda a dinâmica de oferta e procura de ações e opções da BM&F Bovespa com os preços e quantidades negociadas no Pregão.

Deste modo, qualquer informação sobre cotação de preços de Opções ou Ações que passo ou confirmo, são facilmente checadas pelo Cliente, que autoriza ou não a negociação.

Assim sendo, o Cliente transmite suas ordens com os preços de compra e venda de opções que ele deseja e que são compatíveis com o momento da ordem,

Conforme declarou, tem ciência de ser contraparte de outros clientes da

Planner e que está de pleno acordo com todas as operações realizadas

tanto em quantidade como nos preços executados.

Esta declaração está contida no e-mail ( anexo ) enviado

à

Planner aos

meus cuidados em 07.10.2013, onde ressalta: • que todos os dias

confiro com

o

meu assessor.

Sr.

Vanderlei Adilson Dias. todas as ordens executadas " ( sic )

Saliente-se que é um cliente com altíssimo índice de acerto nas operações que realiza.

Trata-se de um Cliente que também investe no mercado a vista possuindo uma diversificada Carteira de Ações.

Está muito satisfeito com o atendimento que recebe da Planner através dos meus serviços.

(4)

Como se pode notar pelo perfil apresentado, tratam-se de investidores experientes e preparados tecnicamente, pois conhecem muito bem como funciona o mercado de ações e de opções e já operaram com outras Corretoras.

Eles exercem estreito acompanhamento de suas ordens, checando o cumprimento delas e suas posições em todo final de Pregão.

Porque Não Houve Favorecimento Intencional de Um Cliente Em

f

Detrimento de Outro

f

• Como o cliente Carlos Alberto Dias opera?

De acordo com e-mail enviado por ele em 06.10.2013 (anexo) e que já é do conhecimento de Vsa.s, sua estratégia de atuação no mercado é a seguinte:

Considerando os riscos de ficar comprado ou vendido em Opções, Carlos solicita que semore que houver uma oferta de venda no preço do comprador, compatível com suas possibilidades financeiras, que esta operação seja oferecida a ele.

Portanto esta ordem dele é permanente, o que me pré autoriza a atendê-lo se houver algum cliente vendendo nestas condições.

Assim sendo, quando a operação é concretizada já existe também a determinação de que seja trabalhada a venda com apenas R$ 0,01 de lucro, conforme e-mail acima citado.

Não sendo possível, a determinação é para vender a preço de mercado, assumindo os riscos da operação.

Assim que a operação é feita, o Cliente é informado.

Pelo exposto acima, reafirmo categoricamente que não exerço qualquer tipo de gerenciamento da conta deste Cliente ou de outro qualquer. Só executo ordens.

(5)

• Como o cliente Michele Meschino Junior opera?

Diariamente e antes da abertura do Mercado, o Cliente solicita que seja enviado por e-mail as análises de gráficos e o noticiário econômico de várias lnstituiçôes Financeiras.

Após sua análise sobre os informativos de Mercado, ele determina suas ordens, solicitando sempre para "trabalhar" a ordem no sentido de vender melhor.

Em aproximadamente 95% de suas ordens, ele determina a venda de opções cujos preços de exercício estão muito acima da realidade do Mercado. Suas operações de venda de Opções possuem a garantia de títulos e de aplicações financeiras.

Importante frisar que este Cliente é vendedor de Opções e dificilmente

realiza operações day-trade, ficando vendido na maioria das vezes, até

o vencimento.

Raramente este Cliente recompra as Opções vendidas, exceto quando as mesmas apresentam algum tipo de risco de ser exercidas ou quando há necessidade de voltar margem de garantia que está retida.

Caso o Mercado comece a "cair" e a quantidade de compra de Opções diminui, ele já autoriza a venda na "ponta" de compra.

Acrescento que quando o Sr. Michele deseja recomprar opções a 0,01 para volta de margem, também utilizo a operação direto intencional porque tenho Clientes com sobra de margem e com interesse em vender. Desta forma, eles não precisam entrar na fila de venda. Este é o caso dos Clientes Nelson Caetano Fernandes e Manuel da Silva Laranjeira.

(6)

Considerações Finais

Em razão da forma com que os Clientes operam e determl~ao-n suas ordens, procuro atendê-los dentro de suas necessidades e rigorosamente dentro das limitações de preços.

Não prejudico nem beneficio quem quer que seja, apenas concilio os interesses de cada um dentro das regras de mercado.

Jamais informo preços diferentes daqueles que estão sendo ofertados no Mercado, até porque os Clientes, como é o caso do Sr. Michele, possuem vídeo para acompanhamento on-line e qualquer informação diferente desta só posso atribuir a um equívoco de minha parte.

Quero registrar e reafirmar que exerço minhas atividades, há muitos anos, dentro de princípios éticos profissionais e absolutamente dentro das regras e normas estabelecidas pela BM&F Bovespa.

Minha atuação é a de um catalisador de operações que atendam os objetivos de meus Clientes e que fomentem os legítimos negócios da Instituição que represento com honradez.

Entretanto estou disposto a aceitar qualquer proposição de ajustamento de conduta caso Vsa.s entendam necessário,

Cordialmente,

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

H´a dois tipos de distribui¸co˜es de probabilidades que s˜ao as distribui¸c˜oes discretas que descrevem quantidades aleat´orias e podem assumir valores e os valores s˜ao finitos, e

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Informações tais como: percentual estatístico das especialidades médicas e doenças, taxas de ocupação dos principais recursos, tempos de permanência de internação, escores

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo