• Nenhum resultado encontrado

Funções. Função injetora. Função bijetora. Exercícios. 1) VErifique se as funções são injeroras, sobrejetoras ou bijetoras:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Funções. Função injetora. Função bijetora. Exercícios. 1) VErifique se as funções são injeroras, sobrejetoras ou bijetoras:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

d e

Uma função bijetora é, ao mesmo tempo, injetora e sobrejetora. Nesse tipo de função, o número de elementos do domínio e do contradomínio é igual.

a b c d e f a b c d e f g

Funções

Uma função injetora representa aquela em que cada elemento do domínio corresponde a um único elemento do conjunto imagem.

Função bijetora

a) f: N→N, definida por y=|x| b) f: N→Z, definida por y=2x c) f: N→Z, definida por y=x d) f: R→R*

Quando uma função é sobrejetora, todos os elementos do conjunto imagem têm pelo menos um correspondente no domínio.

Função injetora

1) VErifique se as funções são injeroras, sobrejetoras ou bijetoras:

Exercícios

a b c 2 +

(2)

Funções

2) Analise as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas e justifique as falsas.

( ) Graficamente, uma função é injetora se, ao traçarmos uma reta paralela ao eixo x, a interseção ocorrer em apenas um único ponto.

( ) Graficamente, não é necessário conhecer a  composição da função (ex: f: Z→N) para saber se uma função é sobrejetora ou não.

( ) Dado que f: A→B, se n(A)=n(B), então a função é injetora. ( ) Dado que f: A→B, se n(a)>n(B), então a função é sobrejetora. ( ) Dado que f: A→B, se n(a)<n(B), então a função é sobrejetora. ( ) Toda função injetora é bijetora.

( ) Se uma função é bijetora, ela é, também, sobrejetora.

1) a) Bijetora; b) Injetora; c) Injetora; d) Sobrejetora.

2) Analise as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas e justifique as falsas.

( V ) Graficamente, uma função é injetora se, ao traçarmos uma reta paralela ao eixo x, a interseção ocorrer em apenas um único ponto.

( F ) Graficamente, não é necessário conhecer a  composição da função (ex: f: Z→N) para saber se uma função é

sobrejetora ou não. justificativa: é sim necessário conhecer.

( F ) Dado que f: A→B, se n(A)=n(B), então a função é injetora. justificativa: a função é bijetora. ( V ) Dado que f: A→B, se n(a)>n(B), então a função é sobrejetora.

( F ) Dado que f: A→B, se n(a)<n(B), então a função é sobrejetora. justificativa: nesse caso, a função é injetora. ( F ) Toda função injetora é bijetora. justificativa: toda função bijetora é injetora, mas nem toda função injetora é bijetora.

( v ) Se uma função é bijetora, ela é, também, sobrejetora.

(3)

a é chamado coeficiente angular, inclinação ou declividade. b é chamado de coeficiente linear.

a>0: grandezas diretamente proporcionais e função crescente.

a<0: grandezas inversamente proporcionais e função decrescente.

A interseção com o eixo x é dada por x=0, ou seja, quando y=b, no ponto (0, b);

Chamamos função polinomial do 1° grau, ou função afim, a qualquer função f: R→R, em que f(x)= ax+b, sendo a e b números reais, com a diferente de zero.

o gráfico de uma função afim é uma reta cuja inclinação é dada pelo sinal do coeficiente angular, a. Ex 1:

Ex 2:

Para calcular o coeficiente angular, pode-se fazer a tangente do Ângulo formado pela reta e o eixo x, quando indicado, como no exemplo 1 acima. Quando o ângulo não está explícito, tomamos pontos conhecidos da reta para obter o coeficiente a., como no exemplo 2.

Já para esboçar o gráfico de uma função da forma y = ax+b, é importante conhecermos os pontos de interseção desse gráfico com os eixos x e y.

Funções

Conhecendo dois ponto A(x , y ) e B(x , y ), o coeficiente angular pode ser calculado a partir de:

Função afim

x x y y 45° y y x x a a b b a a B B

(4)

A interseção com o eixo y é dado, por sua vez, por y=0 e x=-b/a, no ponto (-b/a, 0). esse ponto é conhecido como a raiz ou zero da função.

f(x) = ax+b, com a e b diferentes de zero → função afim

f(x) = ax+b, com a diferente de zero e b=0 → função linear

f(x) = ax+b, com a=1 e b=0 → função identidade

f(x) = ax+b, com a = 0 e b diferente de zero → função constante

se , a função não possui raízes reais; se , a função possui uma raiz real; se , a função possui duas raízes reais.

O gráfico pode ser esboçado ao marcar os pontos de interseção no sistema cartesiano.

Lembrando que:

ex: f(x)=2x+5 (a=2 e b=5) ex: f(x)=2x (a=2 e b=0) ex; f(x)= x (a=1 e b=0) ex: f(x)= 3 (a=0 e b=3)

Função quadrática

É chamada função quadrática, ou polinomial do segundo grau, a função f: R→R, definida por f(x)=ax +bx+c, em que a pertence aos reais não nulos e b e c pertencem aos reais.

Para encontrar as raízes da função f(x)=ax +bx+c,  deve-se fazer f(X)=0, encontrando ax +bx+c=0, e utilizar a fórmula de bhaskara.

fórmula de bhaskara

e a partir dos resultados obtidos por essa fórmula, pode-se depreender algumas informações muito importantes, são elas:

Funções

2 2

(5)

Soma das raízes da função:

Produto das raízes da função:

Além disso, pode-se usar também as relações de soma e produto para encontrar as raízes de uma função f(x)=ax +bx+c. para isso, deve-se satisfazer as seguintes condições:

O gráfico de uma função do segundo grau é uma parábola. Para esboçar tal gráfico, é necessário saber algumas informações, como a concavidade, a interseção com os eixos x e y e onde se encontra o vértice da parábola. A tabela a seguir explicita a relação existente entre a concavidade e a interseção com o eixo x e os valores do coeficiente a e do delta da parábola.

Tabela 1 - Concavidade x delta x coeficiente a x interseção com eixo x

fonte: Professor Fausto. disponível em: https://sites.google.com/site/professorfaustof/matematica/1o-ano/funcao-do-2o-grau. Acesso em: 13 jul. 2020

Funções

(6)

Em x:

Em y:

se a>0: o vértice representa um ponto de mínimo da parábola, com y como sendo o valor mínimo da função, e a imagem estando acima desse ponto.

se a<0: o vértice representa um ponto de máximo da parábola, com y como sendo o valor máximo da função, e a imagem estando abaixo desse ponto.

Além disso, a interseção com o eixo y é dada pelo coeficiente c da função f(x)=ax +bx+c, no ponto (0, c).

Já o vértice da parábola, que é o ponto de simetria da mesma, suas coordenadas são dadas pelas duas expressões abaixo: Este representa um ponto equidistante das raízes e pode ser obtido pela média aritmética das raízes.

utilizando esse valor de x em f(x)=ax +bx+c, obtém-se o valor de y , tal que:

O ponto com as coordenadas  representa o vértice da parábola. Podemos concluir, assim, que:

Lembrando que:

uma função do segundo grau também pode ser escrita na forma fatorada, seja ela:

Funções

2

v 2

v v

(7)

Para b>0, tem-se Im= ]c, infinito[ Para b<0, tem-se Im= ]infinito, c[

função exponencial

Seja f: R→R*, definida por f(x)=a , em que 0<a 1, diz-se que f(x) é a função exponencial. Graficamente, tem-se uma hipérbole, como nos gráficos* abaixo.

Função Crescente: a>0 função decrescente: 0<a<1 Im= ]0, infinito[ Im= ]infinito, 0[

em caso de a função ser da forma f(x)=a .b + c, a imagem se altera e passa a depender de c, sendo este o novo limite inferior ou superior, a depender do valor de b, logo:

Ex: y= 2+3 ---> Im= ]2, infinito[ ex: y= -1-2 ---> Im= ]infinito, -1[

*Gráficos disponíveis em: <https://dicasdevestibular.blogosfera.uol.com.br/2020/04/09/a-curva-exponencial-e-o-coronavirus/>. Acesso em 13 jul. 2020.

Funções

x x x x +

(8)

Em ambos os casos o gráfico não intercepta o eixo y , uma vez que a função não está definida para x=0;      também em ambos os casos a curva intercepta o eixo x no ponto (1,0), uma vez que log 1 = 0;

A função f: R→R*, definida por f(x)=log x é inversa da função g: R→R*, definida por g(x)=a , a função exponencial vista anteriormente. o gráfico das funções f e g são simétricos em relação à bissetriz que passa pelos quadrantes ímpares do plano cartesiano (a reta x=y).

função logarítmica

Seja f: R→R*, definida por f(x)=log x, em que 0<a 1, diz-se que f(x) é a função logarítmica. Graficamente, tem-se como nos gráficos* abaixo.

Função Crescente: a>0 função decrescente: 0<a<1

Lembrando que:

*Gráficos disponíveis em: <https://sabermatematica.com.br/funcao-logaritmica-definicao-grafico-exemplos.html>. Acesso em 13 jul. 2020.

Funções

a

+

a

Referências

Documentos relacionados

Nota: sempre que, nos cálculos intermédios, proceder a arredondamentos, conserve, no mínimo, duas casas decimais. Cada ser vivo tem uma quantidade constante de carbono 14. Dado que

 Função Injetora: se cada elemento do conjunto Imagem estiver ligado a um único elemento do Domínio  Função Sobrejetora: se não sobrarem elementos do Contradomínio

data de postagem dentro do prazo referido no subitem anterior, para: Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos do Câmpus de Dracena (Ref: Recurso em

Classifique cada uma das funções como sobrejetora, injetora ou

Classifique cada uma das funções como sobrejetora, injetora ou

Se errar, será concedida uma nova chance para que as demais equipes acionem seu sinal luminoso ao tempo determinado pelo(a) apresentador(a), e assim

Função sobrejetora: É aquela que tem o conjunto imagem igual ao contradomínio. Função injetora: É aquela que, para cada elemento da imagem, existe apenas um elemento no domínio. Ou

Um automóvel parte do km 0, no sentido indicado na figura abaixo, dirigindo-se a uma cidade a 250km do ponto de partida.. (Mackenzie) Na figura 1, temos o esboço do gráfico de