• Nenhum resultado encontrado

Diretoria Executiva estreita diálogo com participantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretoria Executiva estreita diálogo com participantes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ANO 13 • Agosto/Setembro de 2014 • Número 72 visite www.postalis.org.br

JORNAL DO

Começam

preparativos para

eleição de novos

integrantes

dos Conselhos

Deliberativo e Fiscal

Pág. 5

Veja a importância

de manter

atualizados os

dados cadastrais e

contributivos

Pág. 6

Vida pós-carreira é

tema de conversa

com participantes

Pág. 4

Diretoria executiva

estreita Diálogo com

participantes

Com objetivo de dar mais transparência às ações realizadas pelo Instituto,

a Diretoria Executiva tem cumprido uma ampla agenda de encontros

e reuniões em todo o país. Pág. 3.

Devolução Física

(2)

O diálogo

segue franco e

aberto com os

participantes

Abrir canais de diálogo e

manter contato direto e

fre-quente com os

participan-tes são posturas que têm

marcado a gestão da

Dire-toria Executiva do Instituto.

Um dos maiores

investi-mentos da atual gestão

tem sido em governança. 

O Instituto tem feito um

amplo trabalho para dar

maior transparência às

suas decisões.

Esta edição destaca alguns

dos principais encontros

com participantes.

Ocasi-ões em que os diretores

têm falado sobre assuntos

como resultados dos

inves-timentos e as decisões da

área financeira; déficit do

plano BD Saldado;

possibi-lidade de um novo

equacio-namento; notícias

veicula-das na mídia e governança.

Com isso a Diretoria espera

que, cada vez mais, os

par-ticipantes se engajem para

participar das reuniões e

acompanharem de perto a

administração dos planos.

O objetivo é fazer com que

cada um entenda a situação

dos planos de benefícios

administrados pelo Postalis

e conheça o trabalho que

vem sendo realizado pelos

gestores do Instituto.

A Direção

Fique atento às novas

decisões do STJ sobre a

previdência complementar

Desde a criação da Lei Complementar nº 108, de 2001, vale a regra que exige o desligamento do emprego na instituição patrocinadora do plano de previdência para se adquirir direito à aposenta-doria complementar. Segundo recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), até mesmo os planos instituídos antes da lei devem seguir a norma.

A decisão ocorreu após apresentação de recurso da Petros - Fundação Petrobras de Seguri-dade Social. A Petros se recusou a conceder o benefício a um trabalhador que, embora apo-sentado pelo INSS, continuou trabalhando na empresa patrocinadora do plano de benefícios. O Tribunal de Justiça de Sergipe determinou que, no caso, valeria a regra vigente no momento da adesão ao plano de previdência, que, na época, exigia apenas a aposentadoria por tempo de serviço. Mas, de acordo com o relator da matéria no STJ, ministro Luis Felipe Salomão, o objetivo da exigência do desligamento é manter o equilíbrio econômico dos planos.

Para o Instituto Postalis, a principal finalidade dos planos de benefícios é suplementar o bene-fício oficial para que, após a aposentadoria, os participantes e/ou assistidos possam manter o padrão de vida semelhante ao que possuíam quando estavam na ativa. O desligamento da patrocinadora é uma exigência implícita de conhecimento do participante no momento da adesão ao plano, pois a legislação à época já estabelecia como condição para concessão de aposentadoria oficial o desligamento do emprego.

Outra questão que também causa questionamentos é o repasse de abonos não contemplados nos regulamentos dos planos de benefícios de previdência privada. O STJ decidiu, após julgar recurso da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), que não é possível estender o abono, concedido pelo patrocinador a participantes em atividade, ao benefício de previdência complementar. O entendimento vale para planos de previdência privada fechada, patrocinados pelos entes federados – inclusive suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas controladas direta ou indiretamente.

O ministro Luis Felipe Salomão ressaltou que a relação contratual mantida entre a entida-de entida-de previdência privada, administradora do plano entida-de benefícios, e os assistidos não se confunde com a relação de emprego, estabelecida entre participantes e patrocinadora. A vedação do repasse de abono não previsto no regulamento do plano de benefícios de pre-vidência privada, julgado em recurso repetitivo, evitará que novos processos sobre o tema cheguem ao tribunal.

Dessa forma, as recentes decisões do STJ confirmam a harmonia da atuação do Postalis com a legislação previdenciária e com os regulamentos dos planos.

(3)

Diretoria Executiva estreita diálogo com participantes

Ao longo dos últimos dois anos, a Diretoria

Executiva do Postalis vem desenvolvendo um amplo trabalho para dar mais transpa-rência à gestão do Instituto e estabelecer um espaço de diálogo com o participante. Nesse contexto, já na campanha de es-clarecimento sobre o equacionamento do déficit, o presidente do Instituto, Antonio Carlos Conquista, em companhia do atu-ário Wanderley José de Freitas, visitaram várias Diretorias Regionais dos Correios para falar com os participantes. Foram vários encontros ao longo de 2013. Em 2014, Conquista também tem partici-pado de diversos encontros para debater as medidas adotadas pela atual diretoria com relação aos investimentos do Instituto. No mês de maio deste ano, a Diretoria Executiva do Postalis recebeu, na sede do Instituto, entidades representativas de participantes e membros dos conselhos para uma reunião a respeito da situação dos planos de benefícios e sobre as notí-cias veiculadas na mídia à época. Os representantes dos participantes tiveram a oportunidade de debater e questionar sobre os investimentos, as medidas que estão sendo tomadas para melhorar os resultados e, ainda, receber esclarecimentos sobre denúncias e pro-jetos em curso.

Com foco nos mesmos assuntos, o presi-dente participou, no dia 5 de junho, da 11ª Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Correios, em Brasília, com a presença de representantes de diversos sindicatos dos trabalhadores da Empresa.

Já no dia 09 de junho,  Conquista  reuniu--se com participantes ativos, aposentados, representantes sindicais e dirigentes da patrocinadora, na sala de reuniões da Re-gional de Vendas, em Ribeirão Preto (SP). Cerca de 40 participantes de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bau-ru e outras localidades do interior de São Paulo participaram da audiência.

No dia 03 de julho, o dirigente participou de mais um encontro com participantes. Dessa vez durante a 1ª Reunião Geral da VIGEP em 2014, quando todo corpo funcional daquela vice-presidência es-teve reunido no auditório da UNICO, em Brasília. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes.

Na oportunidade, o presidente esclareceu que o déficit teve origem na baixa rentabi-lidade dos investimentos, na mudança de premissas atuariais e na redução obriga-tória da meta de retorno a ser alcançada pelos fundos de pensão.

Conquista reiterou que diversas medidas vêm sendo adotadas pela atual diretoria,

especialmente em relação à governança do Instituto. Dentre elas, ele destacou a recente aquisição de aproximadamente 1,4 bilhão de reais em títulos públicos federais. Ele afirmou que a medida será muito positiva para os resultados atuarias do Instituto, a médio e longo prazo. No dia 29 de julho foi a vez do segundo encontro com Entidades Representati-vas, na Sede do Postalis, em Brasília. O objetivo, mais uma vez, foi tratar de as-suntos relacionados aos investimentos, dando continuidade à proposta de evo-luir na transparência e no diálogo com os participantes.

Na manhã do dia 22 de agosto, o dire-tor-presidente acompanhado do diretor financeiro, André Motta (foto), participou de outro encontro com participantes, no edifício Sede dos Correios, em Brasília. Os diretores falaram para uma centena de presentes sobre a situação do Ins-tituto, dos investimentos, do déficit do plano BD, das matérias que vêm sendo veiculadas nos jornais, dentre outros as-suntos.

A próxima reunião com as entidades representativas acontece no dia 11 de setembro, na sede do Postalis, quando a Diretoria espera contar com a presença das entidades representativas, para um debate maduro e construtivo.

(4)

Postalis prepara

candidatos

ao PDIA

Como conseguir o

equilíbrio financeiro

pós-carreira foi tema

de palestras

Os Correios receberam, nos meses de junho e julho, 6.280 solicitações de adesão de empregados ao Programa de Desligamento Incentivado para Apo-sentado (PDIA). O objetivo do programa é incentivar os aposentados pela previ-dência oficial, que ainda exercem suas atividades nos Correios, a encerrar suas carreiras. Com isso a empresa tem a perspectiva de criar novas oportunida-des de crescimento aos funcionários remanescentes, adequar a força de tra-balho com aumento da produtividade e otimizar a despesa com pessoal. O programa está sendo efetivado ainda este ano, em três períodos: de 1º a 20 de agosto, de 1º a 19 de setembro e de 1º a 20 de outubro. Nessas datas, os empregados que aderirem deverão ter pelo menos 10 anos de Correios, no mínimo 50 anos de idade e estarem aposentados junto ao INSS. Para que esses candidatos estejam pre-parados e seguros com a decisão pelo desligamento, o Programa de Educação Financeira e Previdenciária do Postalis – Universo Postalis, em parceria com os Núcleos Regionais e as áreas de Gestão de Pessoas das Diretorias Regionais dos Correios, tem realizado palestras de orien-tação em várias regiões do Brasil. O obje-tivo é subsidiar a decisão dos candidatos ao programa com informações sobre con-sumo consciente, controle do orçamento familiar e, principalmente, oferecer dicas de como encontrar o equilíbrio financeiro sem abrir mão dos prazeres da vida. O especialista em Educação Financeira, Álvaro Modernell, esteve na Diretoria

Re-gional de São Paulo Interior, nos dias 16 e 22/07, em uma ação que contou com a presença de mais de 100 pessoas. No dia 29, foi a vez da Diretoria Regional do Piauí e, no dia 30, a palestra foi na Ad-ministração Central em Brasília, com 112 participantes. A palestra ainda será apre-sentada em outras localidades, ao longo do segundo semestre.

Na ocasião, os candidatos ao desligamen-to incentivado tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o impacto da aposentadoria nas finanças pessoais, bem como sobre o uso responsável do crédito e dos recursos financeiros.

Preparação

A preocupação com esse momento tão importante na vida de um trabalhador já faz parte da rotina dos Correios. A empresa oferece a seus empregados o

Programa Escolhas, uma ação

corpora-tiva que proporciona oportunidades de aprendizado, reflexões e vivências rela-cionadas aos aspectos pessoal, profis-sional e pós-carreira.

O programa prevê, há uma etapa de preparação para a aposentadoria e pós-carreira, em que são realizadas atividades de conteúdo informativo e vivencial/emocional relacionadas à orientação para aposentadoria, com foco na construção de um plano para a nova fase da vida.

Se informe com o Postalis

Em razão do Programa de Desligamen-to Incentivado para Aposentado, o Pos-talis disponibilizou uma página na Inter-net http://pdia.postalis.org.br/ com

esclarecimentos sobre os direitos dos participantes junto a cada um dos pla-nos administrados pelo Instituto. Lá o participante vai encontrar informações sobre os benefícios, documentação ne-cessária para requerê-los, as diferentes formas de recebimento, os institutos previdenciários e simuladores. O parti-cipante também terá acesso às dúvidas frequentes. Para outras questões, os interessados devem entrar em contato com o Postalis, por meio do Fale Co-nosco, no site www.postalis.org.br.

(5)

Escolha como quer

que o Postalis se

comunique com você

Desde o mês de agosto, os participantes do Postalis podem escolher a forma como o Instituto irá se comunicar com eles. Ao acessar o Postalis Online, todos são convidados a fazer a sua opção.

A nova ferramenta, denominada Postalis Informa, permite que o participante decida como quer receber documentos emitidos pelo Instituto. Além do contracheque, o participante poderá receber, por exemplo, o Relatório Anual por email. O Postalis Informa também consulta se o participante de-seja receber o Jornal do Postalis impresso ou se prefere acessá-lo por meio do site (www.postalis.com.br).

A principal novidade é a possibilidade de optar pelo recebi-mento de SMS com alertas sobre diversos assuntos como a concessão e a inadimplência de empréstimos, crédito do benefício na conta bancária, cumprimento de carências para requerimento de benefícios, dentre outros, a depender da op-ção cadastrada no Postalis Informa.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Postalis, Glauco Milhomem Balthar, o objetivo da ferramenta

é adequar a comunicação do Instituto a cada um de seus participantes. “É ele quem vai definir se quer ser avisado quando o seu benefício estiver em sua conta ou receber o aviso de que seu empréstimo foi concedido quando o pedido for deferido”, explica.

Além da economia que pode ser gerada ao Instituto com a re-dução de custos de envio e impressão de documentos, ainda haverá a contribuição para a preservação do meio ambiente. Após o cadastro, os participantes poderão, a qualquer mo-mento, fazer alterações nas opções escolhidas.

Postalis se prepara para eleição de integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

O Conselho Deliberativo do Postalis (COD) aprovou no dia 28 de julho, por meio da Deliberação 010/2014, os nomes que irão compor a Comissão Eleitoral do Instituto para as próximas eleições. Também já foi definido o Re-gulamento do pleito e, em breve, a Comissão estabelecerá o Cronograma (calendário) do processo.

O período de votação deverá ocorrer no inicio de 2015, quando os participantes e assistidos do Postalis irão eleger mais uma vez, democraticamente, um mem-bro para o Conselho Deliberativo (COD) e um para o Conselho Fiscal (COF) e seus respectivos suplentes. 

Segundo o Coordenador da Comissão Eleitoral e Assessor de Comunicação do

Postalis, Marco Aurélio Weyne, os meios de comunicação do Postalis divulgarão nos próximos dias todas as informações rela-cionadas ao processo eleitoral. “Em breve será colocado no ar o hotsite das elei-ções, que conterá todas as informações para os candidatos, além de informar as novidades que o sistema de votação ‘Ele-ja’ trará para o próximo pleito.”

Weyne ressalta ainda a importância do voto. “Ao exercer o direito de escolher um representante nos órgãos de gover-nança do Instituto, o participante dá uma espécie de “aval” ao escolhido”.

Em outubro, o hotsite das eleições com todo o conteúdo referente ao processo eleitoral estará publicado no site do Pos-talis. Fique de olho!

Foto:

Shutterstock

Foto:

(6)

Atualização

de dados

cadastrais e

contributivos

traz maior

segurança ao

participante

As principais decisões de um fundo de pensão são tomadas a partir da análise cadastral. A definição do plano de cus-teio a cada ano, por exemplo, depende de informações como a idade média dos participantes, número de benefici-ários e suas respectivas idades. A estratégia de investimentos também será diferente de acordo com o perfil dos participantes e beneficiários. Um plano de previdência formado por uma maioria de jovens pode ter uma estratégia mais ar-riscada, com uma maior parte da carteira alocada em renda variável, por exemplo. Já em um plano cuja maioria de partici-pantes esteja aposentada ou próxima da aposentadoria, os recursos deverão ser alocados em carteiras de menor risco. Por isso é importante ter o seu ca-dastro no Instituto sempre em dia. Manter-se em contato com o Postalis, informar-se sobre os acontecimentos, acompanhar de perto como está o seu percentual de contribuição e a rentabi-lidade dos planos são atitudes funda-mentais para aqueles que se preocu-pam com o futuro.

Informar ao seu plano de previdência sobre alteração do estado civil (separa-ção, novo casamento etc.), nascimento

de um filho, ou até mesmo mudança de endereço, número de telefone ou endereço de e-mail, pode fazer toda a diferença.

É simples fazer as adequações!

No site do Postalis (http://www.postalis. com.br/), na seção Postalis Online, é pos-sível alterar, a qualquer momento, o en-dereço residencial, telefone e e-mail. Lá, o participante também pode acompanhar os percentuais contributivos praticados, a evolução do patrimônio dos planos, o valor das cotas e a rentabilidade dos in-vestimentos.

Para os participantes ativos, as altera-ções de dados pessoais, tais como RG, CPF, estado civil, cargo, função e lota-ção, devem ser realizadas no cadastro dos Correios, por meio da área de Ges-tão de Pessoas. Essas mudanças são repassadas ao Postalis mensalmente. A mudança no percentual contributivo só pode ser feita uma vez ao ano, no mês de aniversário do participante. A solicitação pode ser feita por meio do Postalis Online, onde deve-se imprimir o formulário, assinar e encaminhar ao Núcleo Regional Postalis. A alteração entrará em vigor no mês subsequente.

Para atualização de dados bancários ou de beneficiários inscritos, será necessário entrar em contato com o Núcleo Regional Postalis, nas Diretorias Regionais dos Cor-reios. Os dados bancários serão alterados mediante a apresentação de comprovante bancário (cópia do cartão ou extrato). Já para a atualização de beneficiários, é pre-ciso apresentar a certidão de alteração do estado civil, nascimento ou óbito.

No contracheque de pagamento dos empregados dos Correios é publicado mensalmente o saldo de contas do par-ticipante no plano PostalPrev. Esse valor será usado para o cálculo da aposenta-doria no futuro.

No Postalis Online, o participante também pode acompanhar o registro de suas con-tribuições, podendo inclusive consultar os percentuais praticados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Postalis por meio de qualquer um dos canais de comunicação disponíveis: Fale Conosco, Núcleos Regionais Postalis e ainda a Central de Atendimento ofere-cida aos participantes de Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ron-dônia e de Santa Catarina, pelo telefone 0800 607 44 44, das 8h às 20h, de se-gunda a sexta-feira.

(7)

Postalis empossa

o novo Diretor de

Seguridade, Paulo Sá

Durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, realizada no dia 28 de julho, o economista Paulo Fernando Moura de Sá, cearense de Fortaleza radicado em Brasília, foi nomeado o novo diretor de Seguridade do Instituto Postalis. Em seu discurso de apresentação aos colaboradores do Postalis e aos dirigentes das entidades representativas de participantes, o novo diretor destacou seu perfil técnico e sua disposição para enfrentar os desafios do cargo e trabalhar muito para realizar as mudanças que o Postalis necessita. “Junto à competente equipe do Postalis, teremos condições de superar os desafios que se apresentam hoje e no futuro, de forma a propiciar aos participantes a segurança de uma aposentadoria tranquila”, declara o novo Diretor de Seguri-dade.

Com 25 anos de experiência no mercado financeiro, nas áre-as de Previdência e Investimentos, Paulo Sá desempenhou funções estratégicas, ocupando posições seniores, em orga-nizações do mercado nacional e internacional. Paulo Sá pos-sui MBA em Finanças e Investimentos pela London Business

School (Inglaterra), MBA Executivo em Finanças pelo Instituto

Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e especialização em Private Equity, no Venture Capital Institute (Atlanta, EUA). O economista também é certificado para atuar em gerência e/ou direção de Entidades de Previdência pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e credenciado como Administrador de Carteiras, Títulos e Valo-res Mobiliários pela CVM.

Você sabe verificar os dados relativos ao Postalis em seu contracheque?

Conferir os dados em seu contracheque é tão importante quanto conferir o seu extrato bancário.

Entenda as informações em seu contracheque e monitore mês a mês o seu saldo de contas.

1. DESCRIÇÃO: mostra a relação de todos os itens que

compõem o contracheque - pagamentos e descontos. É aí que você pode verificar os valores das contribuições ao Postalis.

2. BENEFÍCIOS E ENCARGOS: aí é possível verificar

o valor final que os Correios recolhem ao INSS, ao FGTS e ao Postalis.

3. POSTALIS: nesse campo você tem acesso ao valor da

cota do PostalPrev , do número de cotas que possui, o va-lor total de seu saldo de contas e a margem consignável para empréstimos (o valor máximo que o participante poderá comprometer com prestações).

(8)

Sudoku

Diversão

Caça Palavras

Expediente

Site: www.postalis.org.br E-mail: ass.comunicacao@postalis.com.br End. SCS QD. 3 Bl. A nº 119 Ed.Postalis CEP 70300-903 - Brasília - DF Tel.: (61) 2102-6966 CONSELHO DELIBERATIVO

Ernani de Souza Coelho (Presidente) José Rivaldo da Silva Manoel Almeida Santana Manoel dos Santos Oliveira Cantoara

Marcos Antonio da Silva Costa Tânia Regina Teixeira Munari

CONSELHO FISCAL

Ângela Rosa da Silva (Presidente) Antônio Alberto Rodrigues Barbosa

Julio Vicente Lopes Reginaldo Chaves de Alcantara

DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor Presidente Antonio Carlos Conquista

Diretor de Seguridade Paulo Fernando Moura de Sá

Diretor Financeiro André Luis Carvalho da Motta e Silva

Diretor Administrativo Roberto Macedo de Siqueira Filho

Jornalista Responsável

Sérgio Cross - Reg. Prof . 2882/13/50/DF Mat. Sind. 3978 Produção Assessoria de Comunicação do Postalis ass.comunicacao@postalis.com.br Profissionais do Texto www.ptexto.com.br Projeto Gráfico

Jorge Verlindo e Cadu Peliceli

Diagramação

Profissionais do Texto A modalidade de empréstimo imediato oferecido pelo Postalis a seus participantes é o empréstimo

simples. O valor máximo que pode ser solicitado é de até sete salários de participação, respei-tada a margem consignável. É importante lembrar que para obter o empréstimo, o participante deve ser contribuinte ininterrupto de qualquer dos planos de benefícios do Postalis nos últimos

seis meses.

Jogos de raciocínio, como pala-vras cruzadas, sudoku e caça--palavras ajudam a melhorar sua capacidade de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e vi-são. Os passatempos usados para se distrair podem ser importantes aliados da saúde mental. Aprovei-te para treinar seu cérebro com os jogos que o Postalis preparou.

Se você ainda não conhece o sudoku, veja as regras no site http://www.sudoku.name/rules/pt.

7 4 9 5 6 2 6 5 1 4 2 8 3 2 7 5 9 1 7 8 4 9 6 3 7 1 8 5 9 4 1 7 3 5 8 3 1 6 2 2 6 4 3 1 6 2 9 8 5 4 C B J H Q L R P G R T Z J K S H J E M P R E S T I M O P M L J A A A R H I F G O H Z J T E A M B R C X E T Z S M O Y Y V Q A S G V A D I H I E C S E A U X L E L O N Z W E S D W K N B I K M A A P D G S E N Z C G F M R L A C X M B G S Q W N I N O K C F S W O S S C R N T S T C O N T R I B U I N T E Q N D X O Q I J M A M A R C O Z O Q U Q J T T D J N T M J W Y C S 0 I R A L A S E T E S F K I M H X B N Y W H J Z I A R K G

Referências

Documentos relacionados

Os resultados obtidos permitiram concluir que: o desenvolvimento inicial de cultivares resistentes à ferrugem se assemelha ao de cultivares suscetíveis; as correlações

A coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e da Universidade

Você pode verificar o status da bateria quando a impressora está ligada e não está conectada ao aplicativo.. Você também pode verificar o status da bateria com o seu smartphone

Por fim, temos o Conselho Fiscal que é responsável por analisar e emitir parecer sobre a composição da carteira de investimentos, acompanhar os resultados obtidos pela

divisível, e desde que não haja prejuízo para o conjunto ou complexo, a Administração Pública Municipal deverá reservar, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto, para

Página 10 de 11 VII - suspensão do exercício do cargo pelos membros dos Conselhos de Administração e/ou Fiscal, bem como dos integrantes da Diretoria Executiva,

Às oito horas do dia vinte e nove do mês de maio do ano de dois mil e oito, na Sala de Reuniões da Diretoria Executiva da CODEBA, na Cidade de Salvador – Bahia, foi

Deixando em aberto a sedutora hipótese desses sete versos terem uma relação directa com o Canto a Leopardi, sendo porventura um fragmento do poema, o que reforçaria a ideia