• Nenhum resultado encontrado

O SEGREDO DA DIETA DA FELICIDADE: COMER SEM CULPA, MAS COM EQUILÍBRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O SEGREDO DA DIETA DA FELICIDADE: COMER SEM CULPA, MAS COM EQUILÍBRIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

informativo

informativo

O SEGREDO DA DIETA DA

FELICIDADE: COMER SEM

CULPA, MAS COM EQUILÍBRIO

Entenda a relação entre a alimentação e o bom humor.

A alimentação equilibrada é um dos grandes pilares de uma vida sau-dável. Afi nal, entre outros benefícios, garante o pleno funcionamento do nosso organismo. O que pouca gente sabe é que ter uma relação saudável com a comida e escolher alguns ali-mentos específicos pode interferir diretamente no bom humor.

Segundo Mariana Nacarato, con-sultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoi-tos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a composição dos alimentos é capaz de infl uenciar na produção de neu-rotransmissores, como a serotonina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem-estar.

O carboidrato faz parte do prin-cipal grupo de alimentos ligados a esta questão. A falta do nutriente no organismo compromete a formação

dos neurotransmissores, levando a alterações no humor. “É por isso que as dietas que restringem

indiscrimina-damente o consumo de pães, massas, biscoitos, arroz, batata, entre outros alimentos desta categoria, podem ter efeito contrário, resultando em com-pulsão alimentar e alterações psico-lógicas, como perda de autoestima e mudanças no temperamento”, explica

a nutricionista.

Portanto, a sensação de bem-estar em relação à alimentação inclui co-mer sem culpa e de maneira equilibra-da, ou seja, sem exageros. “Quando

há um estresse envolvido no momento da refeição por proibição de alimentos ditos ‘vilões’, por exemplo, pode causar preocupação, ansiedade e sensação de privação”, conclui Nacarato.

Abaixo, a especialista destaca alguns nutrientes específicos que estão envolvidos diretamente com o bom humor e em quais alimentos encontrá-los:

Triptofano: aminoácido

funda-mental para o estímulo e produção de serotonina.

Onde encontrar: leite, queijos, peixes, soja, nozes e banana.

Carboidrato: auxilia o triptofano a

atuar de forma efi ciente na produção de serotonina.

Onde encontrar: pães, massas, biscoitos, batata e arroz.

Magnésio: mineral que age no

hipocampo, uma parte do cérebro que controla o humor.

Onde encontrar: damasco ou fi gos secos, aveia e farinha integral.

Folato: pertence à família das

vita-minas B e quando o nutriente está em falta no organismo, pode desencadear depressão e irritabilidade.

Onde encontrar: espinafre, brócolis e laranja.

(2)

VOCÊ S ABIA QUE A

ALIMENTAÇÃO INTERFERE NO

DESEMPENHO SEXUAL?

O Dia dos Namorados, domingo, 12 de junho, foi uma oportunidade propícia para o debate de um as-sunto bastante curioso: existe relação entre bom desempenho sexual e ali-mentação? Alguns alimentos atuam de maneira positiva neste quesito, enquanto outros podem acabar im-pactando negativamente a hora “H”.

As relações sexuais podem ser consideradas como atividade físi-ca. Assim, se praticadas com uma frequência considerada mais intensa, exigirão um maior suporte alimentar, como qualquer outra pessoa que pra-tique uma maratona de exercícios. De acordo com a nutricionista Mariana Nacarato, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), se você pensa em uma noite romântica com seu companheiro, é essencial que seu corpo tenha energia.

“Quando falamos em potência e

força, o consumo de fontes de carboi-drato, como biscoitos, pães e massas, é o mais indicado para manter o vigor. O nutriente é a principal

fonte de energia para o cérebro e sua falta está relacionada à fadiga e

mau-humor”, pontua a especialista. E

isso não combina com o momento a dois, não é mesmo?

Os alimentos conhecidos como afrodisíacos também são importantes para aguçar os sentidos e fornecer componentes e nutrientes que aju-dam a incrementar a relação. Alguns podem colaborar com a libido e favorecer na circulação, diretamente ligados à lubrificação da mulher e à ereção do homem. “Pão integral,

banana e amêndoas, por exemplo, possuem vitaminas do complexo B, nutrientes envolvidos na produção de testosterona, hormônio responsável pelo desejo sexual”, explica Mariana.

Por isso, vale inclui-los no cardápio do dia se o objetivo é deixar o clima propício para o momento a dois.

Já ouviu a expressão “apimentar” a relação? Ela não é à toa! A pimenta vermelha possui capsaicina, uma sub-stância capaz de melhorar a circulação sanguínea. O sangue carrega os nu-trientes que são essenciais para que todos os órgãos, inclusive os sexuais, funcionem bem. Fontes de vi-tamina C, como laranja, kiwi ou morango, também são úteis para manter a fl exibilidade dos vasos e favorecer o fluxo de sangue para todo o corpo.

Agora, é só aproveitar as dicas para elaborar um cardápio que esquente do começo ao fi m e deixe seu momento marcante e agradável. Vale lembrar que a combinação entre alimentação equilibrada, prática de atividade física, qualidade de vida e autocuidado são essenciais para uma vida sexual saudável e prazerosa. Aproveite!

(3)

Rendimento: 4 porções • Grau de difi culdade: fácil • Tempo de preparo: 40 minutos

informativo

QUE TAL UMA PIZZA DE MACARRÃO COM BRÓCOLIS?

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, ABIMAPI, es-colheu uma receita que alia praticidade, nutrição e sabor: pizza de macarrão com brócolis. Esta é uma excelente opção para o fi m de semana, seja como lanche da tarde ou, até mesmo, para um almoço informal. Experimente!

Ingredientes

Massa

250g de massa de ovos no formato argolinha ou caramujinho cozida al dente; 1 colher (chá) de caldo de legumes em pó 0% de gordura;

2 ovos grandes batidos;

2 colheres (sopa), cheias, de requeijão fi rme ou cream cheese;

2 colheres (sopa), cheias, de farinha de rosca;

50g de queijo parmesão ralado; sal e pimenta do reino a gosto.

Brócolis temperado

1 colher (sobremesa) de alho frito (opcional);

3 xícaras (chá) de fl oretes de brócolis escaldados em água fervente e sal;

4 colheres (sopa) de azeite; sal a gosto.

Recheio

500g de molho de tomate industrializado ou caseiro; 300g de queijo tipo mussarela ralado;

50g de ricota fresca esfarelada;

3 xícaras (chá) de fl oretes de brócolis temperados; azeitonas a gosto;

50g de bacon cortado em cubos pequenos e fritos; orégano ou folhas frescas de manjericão a gosto.

Modo de preparo

Brócolis temperados

Misture, delicadamente, os ingredientes e reserve para montagem da pizza.

Coloque a massa em uma tigela, acrescente o caldo em pó, os ovos batidos, o requeijão, a farinha de rosca, o queijo parmesão, o sal e a pimenta, misture bem e reserve. Unte com azeite uma forma grande para pizza, acomode a massa, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 10 minutos. Retire o papel alumínio, coloque o molho de tomate, os queijos, os fl oretes de brócolis, os cubos de bacon e as azeitonas, volte ao forno para derreter os queijos. Retire do forno, coloque o orégano ou o manjericão e sirva a seguir.

Dica

Use forma de fundo removível, fi cará mais fácil para desenformar.

Informações nutricionais

Calorias totais: 840 kcal. Carboidratos: 66,9g. Proteínas: 43,2g. Gorduras: 44,4g. Fibras: 5,6g.

(4)

Rendimento: 4 porções • Grau de difi culdade: fácil • Tempo de preparo: 50 minutos

SOPA DE CEBOLA E MACARRÃO: ÓTIMA DICA PARA SE AQUECER NO

FRIO DE MANEIRA SABOROSA E NUTRITIVA

Com este friozinho não tem nada mais reconfortante e acolhedor do que tomar uma boa sopa! Pensando nisso, a equipe de culinaristas da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), sugere uma receita especial de sopa de cebola e macarrão que é simples de fazer, nutritiva, leve e ótima para manter uma alimentação equilibrada.

Informações nutricionais

Calorias totais: 281,0 kcal. Carboidratos: 42,1g. Proteínas: 6,0g. Gorduras: 9,8g. Fibras: 3,6g. Ingredientes 150g de macarrão cabelinho de anjo cozido al dente; 600g de cebolas cortadas em fatias fi nas;

2 c o l h e r e s ( s o p a ) d e manteiga;

1 colher (sopa) de azeite; 150ml de vinho branco seco; 3 litros de água quente; 3 saches de caldo de carne de costela em pó 0% gordura;

sal e pimenta-do-reino moí-da na hora a gosto;

cheiro verde fresco para decorar a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela média com o azeite, leve a manteiga para derreter em fogo mé-dio. Acrescente as cebo-las e tempere com uma pitada de sal. Deixe fritar por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem

bem macias e caramelizadas. Junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela para dissolver a cebola que fi cou grudada e também evaporar o vinho. Junte o caldo em pó, a água e, assim que ferver, acrescente o macarrão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.

(5)

Rendimento: 8 porções • Grau de difi culdade: médio • Tempo de preparo: 1 hora

PARA FECHAR O MÊS JUNINO, QUE TAL UM ESCONDIDINHO DE

MACARRÃO COM CARNE SECA?

Ainda dá tempo de preparar pratos saborosos com o gostinho típico de um arraiá. A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) sugere unir o tra-dicional escondidinho de carne seca com o macarrão. Experimente!

Ingredientes

500g de macarrão no formato argolinha, cozido al dente; 1 receita de carne seca desfi ada;

1 receita de molho branco;

300g de queijo coalho cortado em cubos ou ralado.

Carne seca temperada

1 kg de carne seca dessalgada e desfi ada; 4 colheres (sopa) de azeite;

2 cebolas grandes bem picada; 3 dentes de alho amassados;

1 xícara (chá) de cheiro verde fresco bem picado; sal e pimenta a gosto.

Molho branco

2 colheres (sopa) de manteiga;

2 colheres (sopa) de cebola em cubos bem pequenos; 800ml de leite integral frio;

2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada; 200g de creme de leite UHT;

150g de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Carne seca temperada

Numa panela coloque o azeite, a cebola picadinha, o alho e doure. Acrescente a carne seca desfi ada e refogue. Acerte o sal, se necessário. Retire do fogo e acrescente o cheiro verde. Reserve.

Molho branco

Derreta a manteiga e refogue a cebola. Misture bem o leite com a farinha, o creme de leite, o queijo e junte ao refogado de cebola. Mexa constantemente até obter um creme aveludado. Bata rapidamente com um mixer e utilize na montagem.

Montagem

Unte um refratário com um pouco de azeite e coloque a carne seca temperada, o macarrão, o molho branco e fi nalize com o queijo coalho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.

Sugestão

Sirva em mini porções, decorando com queijo coalho. Acrescente um refogado de abóbora madura cortada em cubos bem pequenos antes do molho branco. Fica delicioso.

Ingredientes nutricionais

Calorias totais: 835,0 kcal. Carboidratos: 64,1g. Proteínas: 65,4g. Gorduras: 35,2g. Fibras: 3,0g.

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo terceiro - Caso a empresa não faça a compensação integral das horas extras com a devida diminuição em outro dia, no período estabelecido no

De acordo com as observações e pesquisa desta autora, o mecanismo da interconexão interassistencial ocorre através da interligação de bolsões assistenciais em que o tenepessista

A vida da alma, neste grande ciclo de vida que chamamos de encarnação humana, passa no plano fenomênico através de todas as etapas com a mesma direção,

Podemos considerar que os trabalhadores de saúde mental, isto é, os participantes dessa pesquisa, são agentes que tanto trabalham diretamente com os pacientes

Principais Funções Principais Funções Em casos de falta de Em casos de falta de energia energia O grupo gerador é um O grupo gerador é um equipamento de

Com a metodologia utilizada foi possível obter uma curva de fricção única para fluidos Newtonianos e não-Newtonianos do tipo da lei de potência, ou seja, o uso do Reynolds

A  entidade  sindical  convenente  adere  aos  termos  da  Convenção  Coletiva  de  Trabalho  celebrada  entre  o  Sindicato dos  Empregados  no  Comércio 

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função