• Nenhum resultado encontrado

Correção Vestibular UNIOESTE. Sociologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Correção Vestibular UNIOESTE. Sociologia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Correção Vestibular UNIOESTE

Profe Ale Lopes

(2)

A

PRESENTAÇÃO DA

P

ROFESSORA

Olá, aluno/aluna, do Estratégia Vestibulares!

É com grande alegria que apresento a você a correção

Do Vestibular da UNIOESTE. Espero que você tenha ido

muito bem e que alcance sua vaga!!

Para que você me conheça um pouquinho, peço licença para me apresentar.

Meu nome é Alessandra Lopes e pode me chamar de Alê. Permita-me uma breve apresentação da minha trajetória. Sou formada na UNICAMP, Mestra em Ciência Política pela mesma Universidade. Desde 2004, dou aulas de História, Sociologia e Humanidades em cursos preparatórios para vestibulares e para o ENEM e até para concursos públicos.

Vem comigo: com foco, força, fé e café você chega lá!!!!

Já aproveita para me seguir nas redes sociais. Com as dicas de lá, você complementa seus estudos!

Questões com comentários

Questão 22

Em A Sociologia de Anthony Giddens, (Rio de Janeiro: Vozes, 2016), Jean Nizet afirma que uma das principais contribuições do sociólogo inglês Anthony Giddens, autor de A Constituição da Sociedade (1984) e As Consequências da Modernidade (1991), foi romper as barriras entre as diversas disciplinas (história, geografia, filosofia, sociologia, economia linguística, etc.). Os seus primeiros trabalhos são conhecidos por revisar as bases teóricas clássicas da tradição sociológica, lançando um novo olhar sobre as bases fundantes da Sociologia, que viria acompanhado de um novo quadro metodológico. Uma das principais críticas feitas por Giddens ao autores clássicos é o legado negativo dos dualismos presentes na produção teórica da Sociologia.

Sobre os estudos de Giddens sobre a teoria social clássica e sua “teoria da estruturação”, é CORRETO afirmar.

(3)

a) Para Giddens, as estrutura sociais não desempenham nenhuma influência no comportamento dos indivíduos.

b) Para Giddens, as estruturas sociais possuem existências independentes e não se relacionam com os conhecimentos utilizados pelos indivíduos em suas atividades cotidianas.

c) Giddens está de acordo com a corrente funcionalista de Durkheim, para quem as estruturas sociais não dão margens para as ações individuais.

d) Giddens esforça-se em superar o dualismo estabelecido na teoria social que a divide entre objetivismo e subjetivismo, esforçando-se em formular uma teoria que descreva a atividade humana e a estrutura social.

e) Para Giddens, as estruturas sociais devem ser equiparadas à coerção e à restrição, e são externas aos indivíduos.

Comentários

Essa foi uma questão difícil, mas, mesmo quem não tivesse estudado a teoria sociológica contemporânea conseguiria fazer por interpretação. Veja o esquema:

Os sociólogos clássicos pensaram ora nas estruturas sociais como atuando sobre os indivíduos: Durkheim e Marx. Outros se importaram com a ação social dos indivíduos: Max Weber.

Esse é o dualismo a que se refere a questão.

Muitos sociólogos contemporâneos, entre eles Giddens, ultrapassaram essas duas perspectivas e procuraram trabalhar a interação entre estruturas (objetivismo) e ação dos indivíduos (subjetivismo). Por isso, o gabarito da questão é letra D.

Vejamos os erros das demais alternativas:

a)Errado, conforme comentário, há interferência das estruturas nas ações dos indivíduos sim. b)Errado. A perspectiva de Giddens é mostrar que há correlação entre as duas esferas simultaneamente.

c)Errado. Giddens não está de acordo com os funcionalistas e, além disso, os funcionalistas afirmam que o indivíduo é aquilo que a sociedade lhe impõe.

d)Gabarito.

e)Errado. Quem diz isso são os funcionalistas. Gabarito: D

Questão 23 (Unioeste 2021)

Em 1989, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos (1940) publicou a obra Introdução a uma Ciência Pós-Moderna (Porto: Afrontamento, 1989), fruto das suas reflexões do período em que lecionou a disciplina “Introdução à Metodologia das Ciências Sociais” na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A obra abordava a crise da ciência moderna, cujo modelo hegemônico provinha da racionalidade imposto pelo Iluminismo. Um dos temas abordadas por Boaventura foi a relação do conceito de senso comum com a ciência e a sua contribuição para um projeto de emancipação política, cultural e social.

Sobre as considerações de Boaventura sobre o senso comum é CORRETO afirmar.

(4)

b) O conceito de senso comum fez parte do projeto político de ascensão da burguesia ao poder. Mas ao alcançar o poder político, a burguesia passou a desvalorizar o senso comum como conhecimento superficial, ilusório e preconceituoso.

c) A oposição entre ciência e senso comum deve ser estudada tendo como parâmetro uma oposição luz/trevas, sendo que os preconceitos correspondem às luzes e a ciências corresponde às trevas.

d) O senso comum é associado à complexidade, ao contrário da ciência que está saturada de negatividades como a falsidade, superficialidade e preconceitos.

e) O senso comum é disciplinar e metódico e não se reproduz espontaneamente no cotidiano das pessoas.

Comentários

Veja, essa questão precisava ser contextualizada historicamente. No texto, fala-se da ascensão do iluminismo e de seu projeto racional científico. É preciso localizar isso historicamente: século XIX e ascensão da sociedade burguesa urbano-industrial. Nesse momento, ocorre a hegemonia do pensamento cientificista, que inferiorizava todas as outras formas de conhecimento.

Aqui faz necessário lembrarmos que o senso-comum é um conhecimento prévio, que desenvolvemos no cotidiano das experiências humanas. Não é sistemática e cheias de métodos complexos. É comum porque é de operação simples, é como um conhecimento tradicional. Claro que pode desenvolver preconcepções, preconceitos, mas não são necessariamente falsos, propositalmente maldosos e, muito menos, inferiores. O senso comum é um tipo de saber comum que busca fornecer orientação ao homem. Mas, desde o Renascimento até o Iluminismo, o senso comum foi sendo desvalorizado.

Tendo isso em mente, vamos analisar as alternativas.

Diante disso tudo, podemos afirmar que o gabarito só pode ser letra B porque traz a contraposição certa entre senso-comum e ciência, sendo a ciência parte do projeto de formação no novo mundo do século XIX impulsionado pelo Movimento Iluminista.

Agora vamos ver os erros das demais alternativas.

a)Errado. No século XV não existia o conflito entre burguesia e trabalhadores. A burguesia procurava se consolidar.

b)Gabarito, conforme comentamos acima.

c)Errado. O senso comum não é trevas, tão pouco a ciência é luz. Até porque esse binômio trevas/luz tem uma base místico/mágica e religiosa.

d)Errado. O senso-comum é associado a um tipo de pensamento mais simples e a ciência é associada a uma forma complexa, metódica e racional de organizar o saber.

e)Errado. Essa descrição para ciência. Gabarito: B

(5)

QUESTÃO 24 - (Unioeste 2021)

Simone de Beauvoir afirmou em 1949 que “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado, que qualificam de feminino”. (BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016, p. 11).

A respeito da forma como as ciências sociais – Antropologia, Sociologia e Ciência Política – discutem a relação entre sexo e gênero, é INCORRETO afirmar

a) As ciências sociais mostram que existem muitos processos sociais, culturais e políticos que contribuem para que uma pessoa se torne “mulher” ou “homem” efetivamente. b) Estudos recentes mostram que além do binarismo de gênero – masculino e feminino ou homem e mulher – existem diversas vivências possíveis na relação entre sexo e gênero. c) As ciências sociais contribuem para entender coo uma pessoas que nasceu com um tipo de aparelho reprodutor e dosagens hormonais específicas se torna “homem” ou “mulher”. d) As ciências sociais endossam as visões biológicas e religiosas a respeito da determinação do gênero – masculino e feminino – a partir do sexo anatômico, tal como define a biologia.

e) A obra de Simone de Beauvoir inspirou muitos estudos a respeito da condição da mulher na sociedade e contribuiu para os estudos de gênero que se multiplicam atualmente. Comentários

De fundo, a discussão que debate a relação entre sexo e gênero é a tradicional discussão que opõe biologia e sociedade. Simone de Beauvoir retoma estudos tradicionais da sociologia que afirmam que os seres humanos precisam passar pelo processo de socialização para tornarem-se humanos. Assim, o que somos é fruto do que aprendemos – isso inclui uma aprendizagem formal e informal e, inclui também, o que a sociedade entende pelos papeis sociais que ela mesmo construiu. Assim, a autora, debate o papel da mulher na sociedade e tenta desconstruir qualquer aspecto que naturalize as “funções” e papeis que a mulher desenvolve. Ser mãe, cuidadora, organizada, frágil, sensível... tudo isso depende do que vamos aprendendo ao longo da vida. Por oposição, e ao longo da história, há inúmeros casos e estudos que comprovam que as mulheres que não seguiram certos padrões tiveram grandes dificuldades na sua vida social. Louca, doente, má, histérica, entre outras patologias atribuídas às mulheres.

Simone não discutiu os vários gêneros, além da mulher. Mas seus estudos contribuíram para, mais recentemente, termos estudos nas áreas da antropologia, da sociologia, da psicologia e psicanálise, bem como da biologia para tentar entender as questões de gênero.

Vejam, sexo é biológico e gênero é uma construção social e está relacionada com identidade. Em geral, pessoas podem se identificar com um gênero diferente daquele tradicionalmente

(6)

Sim, meus caros, é difícil entender. Mas não pode ser tratado com religião ou com preconceito, afinal, as pessoas têm certa liberdade para escolher com o que vão se identificar. No Brasil, isso não é crime – diferente de vários países pelo mundo. Diante de tudo isso, vamos analisar cada alternativa. Lembrando que estamos atrás da alternativa INCORRETA.

a)Correta. Os processos sociais, ou seja, as experiências e aprendizagens contribuem para a formação das identidades sociais.

b)Correto. Tanto que hoje em dia usa-se a sigla LGBTQIA+ para se referir às pessoas que não se se identificam com ser “homem e mulher”.

c)Correto. Além das questões biológicas, hoje, sabe-se que há outros elementos de origem cultural e social que explicam a identidade de gênero.

d)Errado e, por isso gabarito! Nem a biologia acha que sozinha ela explica as questões tão complexas como gênero e sexualidade. Então, a sociologia ajuda a compreender os processos sociais que influenciam na construção dos gêneros.

e)Correto, conforme falamos no comentário geral. Gabarito: D

QUESTÃO 25 - (Unioeste 2021)

A respeito dos autores clássicos das ciências sociais é INCORRETO afirmar.

a) Max Weber produziu estudos significativos sobre o poder e sobre o Estado moderno. b) Karl Marx contribuiu para a compreensão das relações entre capital e trabalho.

c) Émile Durkheim é o antropólogo que estudou as estruturas elementares do parentesco. d) Rousseau, Locke e Hobbes são importantes por suas teorias contratualista.

e) Margaret Mead é conhecida como uma importante antropóloga cultural. Comentários

A primeira observação é quanto ao comando, pois o examinador quer a alternativa errada, ou seja, a informação que não corresponde ao pensamento do autor.

a) correta a afirmação e por isso não é o gabarito. Uma das elaborações clássicas de Max Weber é sobre a legitimidade do Estado enquanto detentor do monopólio legítimo da violência física, contribuindo para os estudos do Estado moderno. Nos estudos que ele realizou e que foram compilados na obra Economia e Sociedade, também encontramos importantes análises deste sociólogo.

b) correta a afirmação e por isso não é o gabarito, pois, diante do surgimento do capitalismo industrial, as contradições geradas pelo no sistema produtivo em crescimento e em expansão

(7)

pensamento no que diz respeito às relações entre capital e trabalho é o choque entre os interesses de classes, constituindo a luta de classes.

c) falso e, por isso é o nosso gabarito, pois Durkheim, sociólogo, estudou os fatos sociais e a dinâmica funcional da sociedade a partir de fenômenos coletivos que ocorrem com maior ou menor frequência na vida coletiva. Além disso, a afirmação pode se referir ao antropólogo Lévi-Strauss.

d) correta a afirmação e por isso não é o gabarito. Os autores contratualistas passaram a se preocupar com a organização dos homens em sociedade, em particular, em como um governo dos homens se formou. Para eles, o acordo estabelecido entre as pessoas teria sido o ato fundante de uma organização maior que o indivíduo, demonstrando a força de um definição coletiva. No caso de Hobbes, o contrato levou ao Estado soberano, ao Leviatã. No caso de Rousseau, o contrato social conduziu às regras em sociedade, inclusive àquelas que definiram a propriedade privada, geradora, segundo o autor, de desigualdades.

e) correta a afirmação e por isso não é o gabarito, pois, para Mead, observar as práticas culturais e todo o sistema de valores de uma sociedade que estruturalmente diferencia-se dos padrões referenciais de quem observa permite não só compreender as dinâmicas sociais dos grupos observados como também refletir sobre as categorias de análise que possibilitam a mesma observação.

Gabarito: C

QUESTÃO 26 - (Unioeste 2021)

O poder é um elemento intrínseco às sociedades humanas desde os primórdios do surgimento da estratificação social. O modo de exercício do poder pode variar de sociedade para sociedade, sobretudo, em função da maior ou menor complexidade de sua organização social, mas a fonte ou origem do poder parece ser sempre a: “Numa comunidade humana, sempre há líderes, chefes e governantes para sugerir metas e objetivos, moldar condutas e impor modos de pensar. Vivendo em grupos mais ou menos extenso, homens e mulheres relacionam-se uns com os outros a partir de algum desnível: alguns podem mais do que outros, são mais bem sucedidos do que outros, conseguem mais seguidores ou sofrem menos pressões do que outros”.

(NOGUEIRA Marco Aurélio. Potência, limites e seduções do poder. São Paulo. Unesp, 2008, p. 17)

Considerando o texto anteriormente citado, qual seria esta fonte constante de poder? Assinale a alternativa CORRETA.

a) O poder origina-se das desigualdade presente nas relações sociais entre os indivíduos. b) O poder origina-se da diversidade de crenças partilhas pelos indivíduos.

(8)

d) O poder origina-se da homogeneidade cultural presente nas sociedades moderas. e) O poder origina-se da secularização das relações sociais nas sociedade modernas. Comentários

a) correto, pois o texto deixa evidente que há desigualdades na origem da formação das relações de poder quando afirma que há “desnível” nas relações humanas, de modo que “alguns podem mais do que outros...”.

b) errado, pois aqui temos uma ideia de formação de diversidade cultural.

c) falso, pois, conforme o raciocínio do texto, em caso de igualdade as relações de poder seriam diluídas, ou , no mínimo, menos desiguais.

d) falso, pois homogeneidade é o mesmo que condições iguais, tal como comentado na alternativa c).

e) errado, pois a secularização é a perda das explicações místicas e religiosas sobre a vida em sociedade. Veja, no âmbito das explicações sagradas, sem a interferência da ciência, também encontramos relações de poder. Em um sociedade que passou pelo processo de secularização, também encontraremos relações de poder, claro, com outros contornos e significados. Por exemplo, a secularização, em geral, promove a separação da religião do Estado.

Gabarito: A

QUESTÃO 27 - (Unioeste 2021)

O neologismo empoderamento vem sendo empregado por alguns movimentos reivindicatórios para indicar a necessidade de fortalecimento da identidade de grupos sociais historicamente oprimidos e subalternizados. Apesar da polissemia do termo empoderamento, marcado pela disputa acirrada na determinação de seu conteúdo conceitual, pode-se chegar a uma definição instrumental do conceito. Neste sentido, empoderamento designa uma série de ações internas e externas, efetuadas no sentido de favorecer a emancipação política e social de indivíduos e grupos sociais há muito tempo oprimidos.

(BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018) Considerando o enunciado exposto, assinale a alternativa CORRETA.

a) O empoderamento significa retirar poder dos pobres para dar ao Estado. b) O empoderamento significa a imposição estatal de normas de conduta. c) O empoderamento significa o fortalecimento do poder eclesiástico.

d) O empoderamento se refere ao processo de autoafirmação, autovalorização e de reconhecimento social de indivíduos/coletividade subalternizados em processo de emancipação.

(9)

e) O empoderamento se refere ao estabelecimento da tutela estatal sobre os grupos sociais subalternizados que dependem de assistencialismo.

Comentários

A chave para responder à questão está na última frase, quando o texto nos fornece uma definição de “empoderamento”. Dentre as alternativas, então, precisamos encontrar um sentido parecido com o que está no texto.

a) errado, pois o termo significa o contrário, ou seja, o fortalecimento do poder dos pobres. b) falso, pois aqui temos um conceito de arbitrariedade, de autoritarismo ou outras formas de coerção.

c) errado, pois o empoderamento indica um sentido democratizante das relações de poder, já o fortalecimento do poder religioso reafirma um processo de desigualdade nas relações de poder.

d) correto, pois o conceito indica o fortalecimento de indivíduos e coletividade, principalmente porque demonstram a voz e o espaço dos grupos anteriormente ou não ouvidos ou excluídos. e) falso, pois a tutela retira a voz dos grupos enfraquecidos ou vulneráveis e a ideia do conceito de “empoderamento” não é reforçar a tutela, mas sim a autonomia de indivíduos e grupos. Gabarito: D

QUESTÃO 28 - (Unioeste 2021)

A constituição do Estado moderno, ou Estado nação, resultou de um processo histórico multissecular que criou as bases da unificação territorial, da homogeneização cultural e da concentração do poder político na esfera estatal. Consequentemente, o conceito de Estado moderno ou Estado nacional inclui três elementos fundamentais que o distinguem dos modelos de Estados vigentes no passado.

Com base no enunciado, assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes três elementos constitutivos Estado moderno.

a) Território, povo e poder subordinado. b) Povo, religião e poder subordinado.

c) Representação política, povo e fragmentação do poder. d) Mercado ampliado, povo e poder global.

e) Território, povo e poder soberano. Comentários

(10)

a) errado, pois, apesar de os elementos território e povo constituírem o Estado, o poder subordinado não representa o Estado moderno. Isso porque se o poder estatal for subordinado, o que seria o elemento dominador, acima do Estado? Veja, então, que a ideia de subordinação acaba desvirtuando a legitimidade do poder político do Estado moderno, sendo este o detentor da soberania do poder político.

b) falso, pois, conforme mencionado na alternativa a), poder subordinado não corresponde ao conceito. Além disso, os Estados modernos, por mais que, no início do processo de formação possuíssem vínculos com religião, passaram a se separar de religiões, de modo que são identificados com o exercício do poder de forma laica.

c) falso, pois a fragmentação do poder não corresponde ao processo do formação dos Estados modernos, os quais contaram com a centralização do poder.

d) falso, pois estes elementos sugerem a ausência de um Estado nacional e indicam uma entidade política supranacional.

e) correto, pois estes três elementos estão na base de formação e na consolidação dos Estados modernos.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

O desenvolvimento da cultura foi dividido em três estádios fenológicos, de acordo com as observações de caráter morfológico: Estádio vegetativo: caracterizado pela emergência

E studo epidemiológico descritivo no qual se levantou a prevalência do consumo de álcool entre estudantes de farmácia da Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís..

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Querido Jesus, eu peço-Vos que me consagreis, à minha família, amigos e nação para a Protecção do Vosso Precioso Sangue.Vós morrestes por mim e as Vossas Feridas

Objetivo: Avaliar a resposta do músculo tibial anterior (TA) após um protocolo de cinco semanas com irradiação contralateral de força através de diagonais de