• Nenhum resultado encontrado

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: CONECTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: CONECTAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: CONECTAR

ORIENTAÇÕES GERAIS DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS A comissão de organização do I Congresso Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Conectar torna pública as orientações gerais de submissão e apresentação de trabalhos para o evento, que será realizado entre os dias 04 a 08 de outubro de 2021, na modalidade online, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

1. APRESENTAÇÃO

Este evento é uma ação de extensão do Projeto de Extensão ‘Tecnologia, Educação e Sociedade’, registrado no SIEX/UFMG [403920]. Expressa o conjunto de reflexões, publicações e investigações relacionadas ao Grupo de Pesquisa ‘Mediação das tecnologias digitais nos espaços educacionais e no desenvolvimento profissional de professores’ [dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0543343324829286].

O objetivo do Congresso é proporcionar espaços formativos colaborativos, na modalidade remota, de forma gratuita e pública.

2. ATIVIDADES 2.1.Palestras

O congresso contará com 5 palestras com autores destacados no campo de Educação e Tecnologias, nacional e internacionalmente.

2.2.Mesas redondas

As mesas redondas são espaços para discussão de temas contemporâneos relacionados ao campo de Educação e Tecnologias . São compostas por um coordenador e no mínimo dois e no máximo 5 expositores, com duração máxima de duas horas. Os trabalhos acadêmicos devem ser submetidos pela plataforma do congresso: < https://congressos.ufmg.br/index.php/congressoeducacaoetecnologia>.

(2)

2.3.Minicursos

Os minicursos são espaços para discussão e prática de temas contemporâneos relacionados ao campo de Educação e Tecnologias. São compostas por um coordenador e no mínimo dois e no máximo 30 participantes, com duração máxima de 4 horas. Serão ministrados no formato virtual por meio da plataforma GOOGLE MEET. As propostas de minicurso devem ser submetidas pela plataforma do congresso: < https://congressos.ufmg.br/index.php/congressoeducacaoetecnologia>.

3. DISPOSIÇÕES GERAIS

3.1 Serão aceitos trabalhos na categoria resultado de pesquisa, que devem ser submetidos como resumos expandidos.

3.2 Para a categoria “resultado de pesquisa” considera-se: a) relato de experiência;

b) revisão de literatura; c) pesquisa empírica.

3.3 Os resumos expandidos devem ser submetidos até o dia 31 de julho de 2021 por meio da plataforma evento, no seguinte endereço eletrônico:

https://congressos.ufmg.br/index.php/congressoeducacaoetecnologia/index/index

3.4 Os trabalhos submetidos não poderão ter sido publicados, também não podem estar sendo avaliados para publicações em revistas acadêmicas.

3.5 Os arquivos devem ser submetidos sem identificação de autores e da instituição de vínculo, garantindo a avaliação às cegas pelos pares. O texto deve ser salvo sem identificação dos autores e qualquer informação do software utilizado para edição do texto que identifique o/a autor/a deve ser removido.

3.6 Cada autor poderá submeter até três trabalhos.

3.7 A autoria de cada trabalho é limitada a até 3 autores no total.

3.8 Os trabalhos devem indicar o eixo temático constante no item 4 deste documento. 3.9 Os autores serão responsáveis pela revisão linguística do texto, assim como o atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4. EIXOS TEMÁTICOS

4.1 Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem

Neste eixo aceitamos contribuições sobre a utilização de tecnologias digitais no âmbito educacional em diversos níveis e contextos e quais seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. Concepções pedagógicas da utilização das tecnologias digitais. Tecnologias assistivas e inclusivas no âmbito educacional. Tecnologias emergentes, o uso

(3)

educacional das redes sociais e de recursos em realidade aumentada e virtual. Metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, literacia digital, recursos educacionais digitais. Perspectivas e experiências do uso de jogos, recursos, simulações e gamificação na Educação.

4.2 Educação a Distância

Neste eixo aceitamos contribuições sobre as perspectivas da EaD no atual cenário brasileiro, em seu aspectos históricos, cognitivos, políticos, tecnológicos e/ou socioeconômicos; As estratégias, formulação, implementação e avaliação de Políticas públicas no âmbito da EaD; Os modelos e práticas pedagógicas em EaD considerando os diversos contextos e/ou atores no processo de ensino e aprendizagem; Concepções epistemológicas e pedagógicas das tecnologias na constituição dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, bem como suas contribuições na interatividade e construção do conhecimento. As experiências educacionais na EaD em tempos de pandemia

4.3 Docência online/virtual

Neste eixo aceitamos contribuições oriundas de pesquisas e reflexões sobre as interfaces da docência online, as competências, desafios, resiliência e inovações nas práticas pedagógicas que se estabelecem nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. A formação de professores para docência online. As contribuições das tecnologias digitais na constituição das novas performances identitárias no âmbito da docência. As perspectivas e experiências inovadoras no âmbito da docência online nos níveis de educação escolar (educação básica e ensino superior), modalidades de ensino tais como Educação de jovens e adultos, Educação profissional ou técnica, Educação especial e Educação a distância.

4.4 Formação de professores mediados pelas tecnologias

Neste eixo aceitamos contribuições sobre estratégias inovadoras para formação de professores. Curadoria de Objetos Digitais de Aprendizagem. Formação para professores reflexivos e inovadores. Utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem. Desenvolvimento de aprendizagens significativas e avaliação processual.

5. DIRETRIZES ÉTICAS

5.1 Os princípios que regem a pesquisa científica com seres humanos devem ser respeitados e essas informações devem ser mencionadas em nota de rodapé na página de introdução do trabalho.

5.2 Caso o trabalho contenha imagens de terceiros, faz-se necessária a autorização de uso de imagens. Tal documento deve ser postado no sistema de submissão de trabalho, como arquivo suplementar. É vedada a exibição de imagens de crianças.

5.3 A Comissão Científica do I Congresso Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Conectar adere o respeito aos aspectos éticos da pesquisa científica como um dos critérios de seleção dos trabalhos.

(4)

6. PADRONIZAÇÃO DOS TRABALHOS - RESUMO EXPANDIDO 6.1 Deve-se utilizar o template/modelo para a submissão dos resumos expandidos.

6.2 O texto deverá ter no mínimo 1000 e máximo de 1500 palavras em laudas em tamanho A4, incluindo figuras, gráficos, tabelas e referências nas normas da ABNT.

6.3 O texto deve conter introdução, referencial teórico, metodologia e/ou procedimentos, análise e discussão dos resultados, considerações finais e referências.

6.4 O resumo deve ser apresentado em até 200 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seus objetivos, referencial, metodologia e resultados.

6.5 Fonte Arial, justificado, tamanho 12, espaço 1,5 linha em todo o texto. 6.6 Utilizar apenas itálico em palavras ou expressões de língua estrangeira.

6.7 O título deverá ser apresentado em caixa alta e negrito, com o máximo de 15 palavras. 6.8 Não utilizar nota de rodapé.

6.9 Os trabalhos devem ser revisados, considerando as normas gramaticais vigentes, incluindo as citações e referências devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

6.10 Formatos de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf.

7. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

7.1 Apresentação: Os trabalhos aprovados e classificados, serão apresentados no formato síncrono, por meio de mesas redondas online. Os trabalhos aprovados e não classificados, serão postados no site do congresso.

7.1.2 Apresentação síncrona: A exposição dos trabalhos no formato síncrono será realizada por um dos autores que disporá de 15 (quinze) minutos para exposição oral e 30 (trinta) minutos para os debates. Em cada mesa redonda haverá membros da equipe do congresso cuja função será fomentar os debates entre os participantes. A apresentação acontecerá no formato online em dia e horário a serem divulgados no site e redes sociais do evento.

7.1.3 Apresentação assíncrona: Os trabalhos que forem aprovados e não classificados, em função do número de vagas, poderão ser apresentados de maneira assíncrona por meio de vídeos. Os autores serão informados via e-mail quanto aos procedimentos necessários. 7.2 Certificados: Os autores receberão certificado mediante a inscrição no evento e presença durante a apresentação na mesa redonda online. Nas apresentações assíncronas a certificação ocorrerá mediante ao envio dos vídeos.

(5)

8. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

O processo de avaliação dos resumos expandidos submetidos ao congresso consiste em: 8.1 Avaliação cega por pares: os trabalhos serão enviados a dois pareceristas, sem qualquer identificação do(s) autor(es). Em caso de empate, poderá ser indicado a um terceiro parecerista, que indicará o desempate das avaliações.

8.2 Resultado: após a avaliação, os trabalhos selecionados serão divulgados através da plataforma do congresso e os autores serão notificados por e-mail. O resultado final será divulgado até o dia 17 de setembro de 2021.

Os minicursos serão avaliados pela comissão científica, considerando a sua coerência, atualidade e objetivos.

8.3 Critérios de avaliação

Conexão à temática do congresso e coerência ao eixo temático indicado. Formatação de acordo com o template/modelo do congresso.

Texto devidamente referenciado respeitando-se a autoria das citações, ideias e argumentos.

Formatação do corpo do texto conforme especificado nas regras de submissão presentes neste documento.

Adequação de todo o texto às normas da ABNT.

Resumo composto por informações como objetivo, questão de trabalho, fundamentação teórica e metodológica, resultados e conclusões.

Texto apresentado com respaldo e coerência teórica.

Identificação clara das fontes utilizadas e citadas, coerência entre argumentos e resultados apresentados, revisão bibliográfica e documental completa e atual.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 O(s) autor(es) concorda(m) com todas as regras do evento explicitadas nas orientações gerais deste documento e autoriza(m) eventuais publicações do(s) trabalho(s), sendo responsável(is) pelo conteúdo apresentado.

9.2 A submissão do trabalho e sua posterior apresentação implicam em aceitação integral dos termos deste edital.

(6)

9.4. Todos trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Evento.

9.5 Eventuais dúvidas ou lacunas serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento pelo e-mail submissao.educatics@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

7 – O disposto nos números anteriores é aplicável ainda que os factos tenham ocorrido em períodos de programação anteriores ao período de programação

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

lambda Estimate of lambda using change between the last two population counts stable.stage Estimate of stable stage distribution using proportions in last stage vector stage.vector

O objetivo dessa pesquisa é averiguar a importância da utilização das mídias no contexto educacional, bem como a mediação da leitura através do blog, especialmente no que diz

Nesse contexto, surgiram, tanto no interior do marxismo quanto a partir de outras matrizes sociológicas, propostas de reformulação do conceito de classe que buscavam responder