• Nenhum resultado encontrado

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: (e imagens do Google Imagens ) ISLAMISMO QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: (e imagens do Google Imagens ) ISLAMISMO QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE:

www.islam.com.br (e imagens do

“Google Imagens”)

ISLAMISMO

QUAIS SÃO OS CINCO PILARES DO ISLAM?

São a estrutura da vida do muçulmano: a fé, a oração, o interesse pelo necessitado (zakat), a auto-purificação (jejum) e a peregrinação à Meca para quem tiver posses para tal.

1. A fé

Não há outra divindade além de Deus e Mohammad é seu Mensageiro. Esta declaração de fé é chamada Chahada , uma fórmula simples que todo o crente pronuncia.

(2)

Em árabe, a primeira parte é: la ilaha ílal-lah (não há outra divindade além de Deus). Ilaha (divindade) pode se referir a qualquer coisa que podemos ser tentados a colocar no lugar de Deus: riqueza, poder e similares. Então vem, illal-lah (além de Deus), a Fonte de toda criação.

A Segunda parte da Chahada é Mohammad Rasul lul-lah (Mohammad é o mensageiro de Deus). Uma mensagem de orientação que veio por intermédio de um homem como nós mesmos.

Tradução do Chamado à oração

Deus é Grandioso, Deus é Grandioso Deus é Grandioso, Deus é Grandioso

Testemunho que não há outra divindade além de Deus Testemunho que não há outra divindade além de Deus Testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Deus Testemunho que Mohammad é o Mensageiro de Deus Vinde à oração! Vinde à oração!

Vinde à salvação! Vinde à salvação! Deus é Grandioso, Deus é Grandioso Não há outra divindade além de Deus

2. A Oração

Salat é o nome das orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia, e são um elo direto entre o adorador e Deus. Não há autoridade

(3)

hierárquica no Islam, nem padres, assim, as orações são dirigidas por uma pessoa com instrução, que conhece o Alcorão, escolhido pela comunidade. Essas cinco orações diárias contém versículos do Alcorão que são recitados em árabe, a linguagem da Revelação, ao passo que as súplicas pessoais podem ser feitas no idioma de cada um. As orações são praticadas na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite, e assim determinam o ritmo do dia todo. Apesar de ser preferível praticar a oração em conjunto, em uma mesquita, o muçulmano pode orar em qualquer lugar, tal como campo, escritório, fábrica e universidade. Os visitantes do mundo islâmico ficam impressionados com a dominância das orações na vida cotidiana.

3. Zakat

A pessoa piedosa deve também dar tanto quanto possa como caridade

(sadaca), e fazê-lo preferivelmente em segredo. Apesar que esta palavra possa ser traduzida como "caridade voluntária", ela tem um significado mais amplo. O profeta disse:

"Mesmo o encontrar o seu irmão com o rosto risonho é caridade"O Profeta disse "A caridade é uma necessidade para todo muçulmano", foi-lhe perguntado: "e se a

pessoa não tiver nada para dar?", o profeta respondeu: "Deve trabalhar com suas próprias mãos para o seu benefício e então dar algo de tal ganho em caridade."

Os companheiros perguntaram: " e se ele foi incapaz de trabalhar?" O profeta respondeu: "Ele deve ajudar os pobres e necessitados", perguntaram novamente: "e se não puder fazer isto?", o profeta respondeu: "deve incitar as pessoas a

praticarem o bem" e os companheiros perguntaram ainda "e se também não puder fazer isto?" O profeta respondeu "Deve se afastar da prática do mal, que isto também é caridade”.

4. O Jejum

Todo ano, durante o mês de Ramadan, todos os muçulmanos jejuam desde a alvorada até o por do sol, abstendo-se da comida, da bebida e das relações sexuais. Quem estiver doente, for idoso, ou em viagem, e mulher grávida ou amamentando é permitido quebrar o jejum e jejuar o mesmo número de dias em outra época do ano. Se houver incapacidade física para fazê-lo, devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. As crianças começam a jejuar (e praticar as orações) a partir da puberdade, apesar de muitos começarem mais cedo.

Apesar do jejum ser muito benéfico para a saúde, é considerado um método de purificação pessoal. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um período curto, o jejuador adquire verdadeira simpatia por aqueles que sofrem fome, ao mesmo tempo desenvolve a sua vida espiritual.

(4)

A peregrinação anual a Meca (hajj) é uma obrigação somente para aqueles que são física e financeiramente capazes de empreendê-la. Portanto, dois milhões de pessoas aproximadamente vão a Meca cada ano, de toda parte do Globo, oferecendo uma única oportunidade para os provenientes de nações diferentes a se encontrarem. Apesar de Meca estar sempre cheia de visitantes, o hajj anual começa no décimo segundo mês do calendário islâmico (que é lunar, não solar, assim o hajj no verão, outras no inverno). Os peregrinos vestem roupas especiais: vestimentas simples que eliminam as distinções de classes e cultura, assim todos ficam iguais perante Deus.

Os rituais do hajj foram substituídas por Abraão, incluindo o circundar a Caaba por 7 vezes, e o percorrer 7 vezes a distância entre os montes Safa e Marwa, como fez Hagar durante a sua procura de água. Então os peregrinos se põem em pé no vasto vale de Arafat e se juntam em oração para pedir o perdão a Deus. Pensa-se que esta cena é uma visão do Dia do Juízo Final.

Nos séculos passados, o hajj era um empreendimento árduo. Hoje, porém, a Arábia Saudita fornece água, transporte moderno e as mais modernas

facilidades de atendimento médico a milhões de pessoas.

O encerramento da peregrinação é marcado por um festival, Eid-Al-Adha, celebrado com orações e troca de presentes entre as comunidades islâmicas. Este Eid e o Eid-al-Fith, uma festa comemorando o final de Ramadan, são as principais festas do calendário islâmico.

QUE É O ALCORÃO?

O Alcorão é um registro das palavras exatas reveladas por Deus por intermédio do anjo Gabriel ao Profeta Mohammad. Foi memorizado por ele, e então ditado aos seus companheiros, e registrado pelos seus escribas, que o conferiram durante sua vida. Nenhuma palavra de suas 114 suratas foi mudada ao longo dos séculos. Assim, o Alcorão é, em cada detalhe, o único e miraculoso texto que foi revelado a Mohammad quatorze séculos atrás.

(5)

DE QUE TRATA O ALCORÃO?

O Alcorão, a derradeira palavra de Deus revelada, é a principal fonte da fé e da prática de todo muçulmano. Ele trata de todos os assuntos relacionados

conosco, como seres humanos: sabedoria, doutrina, rituais e lei, mas seu tema básico é o relacionamento entre Deus e Suas criaturas. Ao mesmo tempo ele proporciona orientação para uma sociedade justa, uma conduta decente e um sistema econômico eqüitativo.

HÁ OUTRAS FONTES SAGRADAS?

Sim, a Sunnah, a prática e o exemplo do profeta é a segunda autoridade para os muçulmanos. Um hadith é a narração fiel transmitida a respeito do que o profeta disse, fez ou aprovou. Crer na sunnah faz parte da fé islâmica.

EXEMPLOS DOS DITOS DO PROFETA

O profeta disse:

"Deus não tem misericórdia daquele que não tem misericórdia dos outros" "Ninguém de vós crê realmente antes de desejar ao seu irmão o que deseja a si próprio"

"Aquele que se alimenta enquanto o seu vizinho está passando fome não é crente"

"O comerciante honesto está associado aos profetas, aos santos e aos mártires"

"O poderoso não é aquele que derruba os outros; o poderoso é aquele que controla e si próprio em um acesso de cólera"

"Deus não vos julga baseado em vossos corpos e aparências, mas perscruta vossos corações e examina vossas obras"

" ‘Um homem caminhava em uma estrada e sentiu muita sede. Encontrando um poço, nele desceu e subiu. Então viu um cão arfando, tentando lamber a lama para amainar a sede. O homem percebeu que o cão estava sentindo a mesma sede que ele sentira antes. Então, ele desceu novamente no poço e encheu o seu sapato com água e deu de beber para o cão. Por isto Deus perdoou os pecados do homem.’ Foi perguntado: ‘Ó Mensageiro de Deus, seremos acaso recompensados por nossa bondade para com os animais?’ Ele respondeu: ‘Há recompensa pela bondade demonstrada por qualquer ser vivo’"

O QUE É O ISLAM?

O Islam não é uma religião nova. Ela é a mesma verdade que Deus revelou por meio de seus profetas para toda a humanidade. Para um quinto da população mundial, o Islam é uma religião e um sistema de vida completo. Os

(6)

muçulmanos seguem uma religião de paz, misericórdia, perdão, e a maioria nada tem a ver com os eventos extremamente graves que ficaram associados com sua fé.

Surata al Fatiha - Surata da Abertura

Esta surata de Abertura do Alcorão é primordial na oração islâmica. Ela contém a essência do Alcorão e é recitada em todas orações.

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso

Louvado seja Deus, Senhor do Universo O Clemente, O Misericordioso

Senhor do Dia do Juízo

Só a Ti adoramos, e só de Ti imploramos ajuda Guia-nos à senda reta,

à senda dos que agraciastes,

não à dos abominados, e nem à dos extraviados

(7)

QUEM SÃO OS MUÇULMANOS?

Mais de um bilhão de pessoas de uma vasta classe de raças, nacionalidades e culturas através do globo, desde as Filipinas até a Nigéria estão unidas pela fé islâmica. Aproximadamente 18% vivem no mundo árabe; a maior comunidade islâmica do mundo é a Indonésia; partes substanciais da Ásia e da maior parte da África são muçulmanas, enquanto a minoria significativas são encontradas na União Soviética, China, América e na Europa.

EM QUE OS MUÇULMANOS CRÊEM?

Os muçulmanos crêem em um Único e Incomparável Deus; nos anjos criados por Ele; nos profetas pelos quais Suas revelações foram trazidas à

humanidade; no dia do Juízo e na prestação individual de contas pelas ações praticadas; na autoridade total de Deus sobre o destino do homem e na vida após a morte. Os muçulmanos crêem na corrente dos profetas a partir de Adão, incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Jó, Moisés, Araão, Davi, Salomão, Elias, Jonas, João Batista e Jesus, que a paz esteja com eles. Mas a mensagem final de Deus para o homem, uma confirmação da

mensagem eterna e um resumo de tudo que acontecera anteriormente, foi revelada ao profeta Mohammad por intermédio do anjo Gabriel.

QUAL O PAPEL DA MULHER NO ISLAM?

O Islam vê a mulher, quer solteira ou casada, como uma pessoa com seu próprio direito, com o direito de possuir e dispor de sua propriedade e ganhos. O dote é dado pelo noivo à sua noiva para seu próprio uso pessoal e ela conserva o seu nome de família em vez de adotar o nome do marido. Espera-se que ambos, homens e mulheres, usem roupas modestas e dignificantes. As roupas tradicionais da mulher vistas em alguns países muçulmanos são sempre a expressão de costumes locais.

O Mensageiro de Deus disse: "O melhor dentre vós é aquele que melhor trata sua esposa, e eu sou o melhor que trata a esposa"

(8)

Que o Islam Diz a Respeito da Guerra?

A exemplo do cristianismo, o lslam permite a luta em defesa própria, em defesa da religião, ou para a defesa daqueles que foram expulsos à força, de seus lares. Ele impõe estritas regras de combate que incluem proibições quanto a causar danos aos civis, o destruir plantações, árvores e gado. A injustiça triunfará no mundo se boas pessoas não forem preparadas para arriscar suas vidas pela causa justa. O Alcorão diz:

"Combatei pela causa de Deus àqueles que vos combatem; porém, não os provoqueis, porque Deus não estima os agressores." (2ª Surata, versículos 190).

"Se eles se inclinarem à paz, inclina-te também a ela e encomenda-te a Deus.'' (8ª Surata, versículos 61).

A guerra, portanto, é o último recurso, o termo jihad significa, literalmente, "esforço" e os muçulmanos crêem que há dois tipos de jihad. O outro jihad é a luta interior que cada um trava contra desejos egoísticos, para conseguir a paz interior.

O Que Os Muçulmanos Pensam A Respeito de Jesus ?

Os muçulmanos respeitam e reverenciam Jesus e aguardam a sua segunda vinda. Eles o consideram como um dos maiores mensageiros de Deus. O muçulmano nunca se refere a ele simplesmente como "Jesus", mas sempre acrescenta a frase "a paz esteja com ele". O Alcorão confirma seu nascimento de uma virgem (uma Surata do Alcorão é denominada "Maria") e Maria é considerada a mais pura mulher de toda a criação. O Alcorão descreve a anunciação como segue:

"Recorda-te de quando os anjos disseram: ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!... ó Maria, por certo que Deus te anuncia novas felizes com Seu Verbo, cujo nome será Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e se contará entre os diretos de Deus. Falará aos homens ainda infante, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos.'' (3ª Surata, versículos 42-47).

Jesus (a paz esteja com ele) nasceu miraculosamente por intermédio do mesmo Poder que criou Adão sem o concurso de um pai.

"O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, a quem Ele criou da terra; então lhe disse: Seja! e foi'' (3ª Surata, versículos 59).

Durante sua missão profética, Jesus operou muitos milagres.O Alcorão informa que ele disse:

(9)

"Apresento-vos um sinal de vossa Senhor: Plasmarei de barro a figura de um pássaro, com o beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos com a anuência de Deus e vos revelarei o que consumis e o que entesourais em vossas casas." (3ª Surata,

versículos 49).

Nem Muhammad , nem Jesus (a paz esteja com eles) vieram para mudar a doutrina básica da crença em Um Deus, trazida pelos profetas anteriores, mas para a confirmarem e para renová-la. No Alcorão é narrado que Jesus (a paz esteja com ele) veio para:

"Confirmar-vos a Tora que vos cbegou antes de mim, e Para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal de vosso Senhor.Temei a Deus, pois, e obedecei-me." (3ª Surata, versículos 50).

O Profeta Mohammad disse: "Aquele que crer que não há outra divinidade além de Deus, Único, sem parceiros, que Mohammad é Seu Mensageiro, que Jesus é o servo e mensageiro de Deus, Seu Verbo proferido a Maria e um espírito originado d'Ele, que o Paraíso e o Inferno são reais, será introduzido no Paraíso" (Tradição narrada por Bukhari).

(10)

Referências

Documentos relacionados

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Desejável cursos na Área da Qualidade, além dos requisitos abaixo listados 4 Vagas OPERADOR DE MÁQUINA. 6 Vagas MONTADOR

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Parágrafo primeiro: As empresas que compõe a categoria e, que entre o período de 1º de maio de 2018 e 30 de setembro de 2019, não concederam/repassaram nenhum reajuste salarial aos

Como se não bastasse a interessante lista de trinta e nove filmes (entre curtas, longas e cinejornais), a qual comentaremos adi- ante, Lúcia Monteiro e Natalia Barrenha

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que