• Nenhum resultado encontrado

ASSESSORIA JURÍDICA PARA EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSESSORIA JURÍDICA PARA EMPRESAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ASSESSORIA JURÍDICA PARA EMPRESAS

01) O QUE É ASSESSORIA JURÍDICA E EMPRESARIAL:

É a modalidade de atividade jurídica, privativa de advogado ou sociedade de advogados, prestada de forma habitual, continua e indiscriminadamente ao empresário (individual; sociedade empresarial; EIRELI; ME; EPP; e/ou Microempreendedor Individual).

É aquela que, antes de tudo, deve ser especializada. Seus profissionais devem dominar todas as áreas de atuação que englobam o Direito Empresarial.

Deve, igualmente, sempre se focar, não só na “defesa” contenciosa (advocacia contenciosa) da empresa, mas, sobretudo, na prevenção de riscos inerentes à atividade empresarial do segmento (ramo de atividades) de seus clientes (preventiva).

Nesse sentido, a finalidade de se poder contar com uma assessoria jurídica especializada é ter a seu favor profissionais que tenham a capacidade técnica e profissional de desenvolver ferramentas e auxiliar a empresa na execução das suas tarefas diárias, assumindo a responsabilidade por todos os procedimentos legais da mesma, o que possibilita, entre outras vantagens, a concentração do cliente na administração e progresso de seu empreendimento.

Deve, assim, andar de mãos dadas com a equipe interna administrativa da empresa (contador; gerentes; supervisores; equipe administrativa; etc.), orientando-os e aconselhando-os, sempre, no sentido da prevenção, evitando dessa forma, situações que possam gerar prejuízos/problemas relacionados ao perfeito controle da necessária ordem administrativa; fiscal; funcional; etc., evitando, por conseguinte, situações consolidadas que possam por em risco a harmonia (em sentido amplo) do negócio.

Normalmente, o serviço de assessoria jurídica empresarial é prestado na forma de contrato mensal, ficando a cargo do contratante a adequação (total ou parcial) dos serviços a serem prestados pela assessoria contratada, conforme sua necessidade.

(2)

No entanto, a vasta experiência de mais de 20 (vinte) anos assessorando empresas, nos dá a certeza absoluta, que o sucesso total da prestação dos serviços de assessoria jurídica somente produz efetivo efeito, se conjugado à nova realidade do termo “empresário”. Isso, porque a necessidade de mudanças de alguns “antigos” conceitos administrativos se faz de rigor, especialmente para o empresário do século 21.

Com efeito, o conceito atual de boa administração empresarial, deve sempre caminhar no sentido de PREVENIR contendas, o que, por sua vez, pode ser levado a efeito de várias formas, dentre as quais:

a)- Temos como experiência, diversas pequenas e médias empresas para as quais prestamos assessoria empresarial, onde os serviços prestados beiram à excelência pela simples razão de existir, entre o profissional assessor (advogado) e o gestor da empresa uma relação basilar de confiança mútua, respeito e bom senso, onde o contato empresa-advogado é quase que diário.

b)- Isso, porque tais empresários, direta (pessoal) ou indiretamente (gerentes/supervisores), exigem que questão relevante relacionada à boa administração da empresa seja submetida ao corpo jurídico para análise, sendo este, portanto, o responsável em orientar a melhor conduta ser adotada pela empresa.

c)- Por tais motivos, inclusive, é que muitas delas não possuem sequer um procedimento judicial em andamento onde figurem como rés. São empresas, que embora de pequeno e médio porte, privilegiam a PREVENÇÃO ao invés do LITÍGIO JUDICIAL. Por conseguinte, são empresas que possuem amplo respeito, crédito, bons nomes comerciais; e, sobretudo, excelente sucesso empresarial em seus segmentos.

Isso tudo se deve, portanto, não obstante a

assessoria que lhes é prestada, a um único motivo, qual seja: São

empreendimentos comerciais, administrados por pequenos e médios

empresários, dotados de uma nova visão administrativa e comercial, que

visam sempre PRESERVAR a excelência, respeito e bom nome de suas

empresas. Eis, pois, o porquê de serem empresários de sucesso!

Exemplos em sentido contrário, também foram vivenciados durante o decorrer de nossa vida profissional. Exemplificamos:

(3)

Nesse sentido, posso lembrar-me de um empresário que, após algum tempo de contrato, simplesmente entrou em contato conosco, comunicando sobre a intenção de rescindir o contato de assessoria sob a alegação, pasmem, de “contenção de despesas”.

Ora, se tal empresário contrata uma assessoria, dela faz uso, e depois de esgotados todos os seus interesses (no caso, estritamente jurídicos), simplesmente descarta-a sob tal alegação (“contenção de despesas”), com absoluta certeza, sobretudo tendo em vista a atual realidade empresarial, estará fadado ao fracasso, ou, na melhor das hipóteses, data máxima vênia, à mesmice.

Nesse contexto, certo é que empresas de sucesso vê a assessoria jurídica não como um custo, mas como um investimento e blindagem do patrimônio empresarial, seja ele físico, administrativo, corpóreo ou incorpóreo.

Noutro contexto, talvez o maior problema hoje seja contratar um advogado quando o problema já está instalado e para causas avulsas. Diversos problemas decorrem dessa prática. Por exemplo, sairá muito mais caro. Vejamos: Imagine que para uma defesa em causa trabalhista que, antes de tudo, poderia ser evitada mediante uma assessoria preventiva, um advogado cobre o valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Esse valor será somente para aquela causa e não para os outros problemas da empresa.

Ora, a depender do porte da empresa esse valor cobriria uma assessoria completa por uns 03 (três) meses.

Com absoluta certeza, inclusive relacionada à todas as áreas empresariais, certo é que o “problema” é sempre mais caro do que a prevenção. Na assessoria jurídica para empresas de sucesso não é diferente. O fato é que os custos advindos com uma consultoria preventiva são muito menos impactantes do que os gastos suportados, por exemplo, em processos contenciosos (brigas judiciais).

Com efeito, quando a empresa possui um escritório jurídico que a atende, esses profissionais passam a conhecer do próprio negócio, acompanham o empresário na tomada de decisões evitando ou, na pior das hipóteses, minimizando ao máximo diversos problemas futuros.

(4)

Hoje em dia, empresas de qualquer porte podem ter uma assessoria jurídica, isso porque o valor do serviço vai variar do tamanho da empresa e suas complexidades. Um bom advogado, dentro do contexto empresarial, consegue antever os problemas que a empresa passará, sejam eles trabalhistas, tributários, administrativos, cíveis, etc.

Assim, torna-se ideal que o empreendedor tenha um advogado da sua confiança, que conheça seu negócio, os riscos para que saiba orientar de forma segura e prática. Essa confiança é adquirida ao longo do tempo, da convivência e da construção de uma parceria onde, com absoluta convicção, todos ganham.

Não obstante, certo é que toda empresa necessita de um contador. No entanto, há empresários que fazem de seus contadores seus advogados. Erro gravíssimo. Com efeito, o contador tem noções de conhecimento sobre administração, direito do trabalho e empresa. Porém, jamais se equiparam à “expertise” de um advogado especialista na área empresarial, principalmente no que concerne à vivência dos tribunais. Portanto, ao invés de remediar-se com o contador é melhor prevenir com o advogado.

Com efeito, a experiência nos mostra que “procurar” um serviço advocatício apenas quando se é réu de uma ação é deixar de planejar-se. Deixar de evitar ações judiciais. Deixar de, com isso, economizar tempo e dinheiro. Deixar de antever valores oriundos de obrigações jurídicas. Deixar de celebrar negócios seguros, céleres e lucrativos. Enfim, deixar de crescer.

Portanto, deve o empresário se perguntar se vale a pena correr riscos, seja ele de que tamanho for, ou assegurar-se junto a uma assessoria jurídica para sua(a) empresa(s)? Sem sombra de dúvida, a prevenção é muito mais lucrativa.

Se você quer saber mais detalhes sobre qual a importância da assessoria jurídica para empresas de sucesso, continue a leitura dessas verdades que serão a seguir apontadas e que podem ajudar em muito o seu negócio.

OUTROS EXEMPLOS E VANTAGENS RELEVANTES SOBRE A NECESSIDADE DE GOZAR DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA EMPRESARIAL

(5)

a)- Imagine que sua empresa precise demitir um colaborador, como acontece normalmente. Porém, não tenha todo o conhecimento necessário sobre os direitos e deveres de quem é demitido. Com certeza, como ocorre na maioria dos casos, a empresa provavelmente terá que suportar os ônus de uma ação reclamatória, onde, entre outras coisas, terá que arcam com o pagamento de honorários advocatícios (seu patrocínio) e sucumbenciais (parte contrária).

b)- Pense nos diversos documentos que selam acordos em sua empresa: contratos com fornecedores, sócios, colaboradores (autônomos ou empregados), locadores de prédios onde se encontra estabelecido o empreendimento, etc. Pense, igualmente, em quanto dinheiro está em jogo nesses contratos. Com certeza, um erro ou um desentendimento podem vir a custar muito para o seu negócio.

c)- Ter uma assessoria jurídica traz mais credibilidade e respeito para sua empresa. Os fornecedores e sócios que quiserem fechar acordos saberão que sua empresa não aceitará qualquer contrato, e os clientes verão a existência de uma assessoria empresarial como mais uma prova de que podem confiar no seu negócio.

d)- Especialmente em tempos de crise, a assessoria jurídica se torna ainda mais necessária em vários aspectos (recuperação de crédito; reestruturação do negócio; negociações de dívidas; novação de dívidas; recuperação judicial; contratos; admissão e demissão de funcionários; etc.), além de tantas outras questões que demandam um profissional da área jurídica e que trazem grandes benefícios à empresa.

e)- Empresas que possuem uma assessoria jurídica empresarial própria, gera especialmente para seus concorrentes, fornecedores, consumidores e parceiros um respeito no trato com essa empresa. Uma coisa é a secretária da empresa entrando em contato com um fornecedor para reclamar sobre um pedido a menor, outra bem diferente é o advogado da firma levar ao conhecimento do fornecedor as consequências jurídicas do erro cometido.

f)- O respeito, outrossim, impede que o empresário aceite cláusulas abusivas ou obrigações indevidas para sua empresa. Além disso, a presença de um advogado numa negociação, seja com novo fornecedor ou com um funcionário, impõe respeito e demonstra que a empresa está amparada juridicamente.

f.1)- Nesse contexto, tenha certeza que conceito gera credibilidade, gera cuidado, gera uma boa impressão daqueles que se relacionam com a empresa e nada mais imponente que um jurídico bem estruturado, cuidando dos vários problemas que a empresa (de qualquer porte), corriqueiramente enfrenta.

(6)

f.2)- Tais conceitos, ademais, são adquirido à medida que a empresa afina os planos e caminhos com a assessoria jurídica que a representa para que tenham uma só língua e saibam se entender. Feito isso, é certo que a empresa estará bem amparada para suas atividades lucrativas. Assessoria jurídica traz respeito para a empresa.

g)- Em tempos de internet foi dado voz a quem antes não tinha, isso trouxe coisas boas e ruins, uma das coisas que não foram boas foram os comentários depreciativos. A maioria das empresas tem redes sociais e são alvo de desmedidas e falsas críticas.

g.1)- Imagine a sua empresa com uma assessoria jurídica enviando notificações extrajudiciais a essas pessoas para que se abstenham de fazer tais comentários. Problema resolvido, empresa respeitada!

h)- Quantas empresas que fazem um completa contratação com seus funcionários? Poucas. A maioria somente registra a carteira, o que representa a mera exigência de formalização de um contrato de trabalho, ignorando que tal relação (empregatícia) vai muito além do que “anotação” de uma Carteira de Trabalho.

h.1)- Toda empresa deve fazer um contrato escrito para o trabalhador dizendo seus deveres e o que se espera dele em seu desempenho. Isso gera credibilidade, compromisso, produtividade e a maioria das empresas simplesmente não faz isso.

CONCLUSÕES: Conclui-se que a empresa que possui uma assessoria jurídica forte, também demonstra força e um bom conceito de administração. O momento é de se profissionalizar e o mercado espera uma empresa que respeite e seja bem conceituada, e a assessoria jurídica é um dos fatores mais importantes que contribuem para isso.

Assim, ao contratar uma assessoria jurídica o empreendedor está contratando uma segurança. Ele estará seguro na tomada de decisões por ter consultado e analisado as diversas vertentes do negócio que está fazendo.

Ao falar de segurança está se falando também de lucratividade. Imagine uma péssima decisão tomada sem consulta que está gerando prejuízo para a empresa, como, por exemplo, um contrato mal redigido, baixado da internet sem nenhum critério. Isso pode gerar prejuízos e, consequentemente, perda de receita.

(7)

Mesmo que ocorra algum problema não previsto, que exija a atuação mais incisiva de um advogado, o empresário não terá que pagar altos honorários para um desconhecido, pois já conta com sua própria assessoria especializada.

Enfim, ser amparado por assessoria jurídica é cada vez mais importante, e pode ter certeza que não é custo, mas sim, investimento, planejamento, proteção e blindagem de patrimônio.

Logo, para qualquer porte de empresa, independente do número de funcionários, é ideal contratar uma assessoria jurídica forte e competente que atenda suas necessidades e ajude a sua empresa a lucrar.

NOSSO RECADO E NOSSA PROPOSTA

Nesse sentido, ademais, foi que os

profissionais da “S. Silva, Nascimento e Reis - Advogados” resolveram

unir suas respectivas experiências de mais de 20 anos de atuações na

área jurídica e empresarial, para constituir uma nova e mais eficiente

forma de trabalho, especializada no assessoramento de pequenas e

médias empresas, em todas as áreas abrangidas e englobadas pelo

Direito Empresarial (Cível; Trabalhista; Tributária; Contratual; Criminal

(unicamente direcionada a empresas e seus sócios); etc.).

Portanto, consulte-nos. Com certeza,

encontraremos uma forma de estabelecer uma parceria que, com

absoluta convicção, levará sua empresa a um nível ímpar de excelência

empresarial, administrativa e socioeconômica.

“S. Silva, Nascimento e Reis” - Advogados Associados.

Especializado em Assessoria Jurídica Empresarial.

Referências

Documentos relacionados

As fileiras da classe operária contam com a maioria negra. Nelas se encontram as camadas mais pobres e miseráveis, que. atividades mais sacrificantes. apenas sua parte

O país já não andava muito bem das pernas desde que Jânio Quadros assumiu o poder, no ano de 1961. Jânio foi um presidente de características muito populistas, que fez

[r]

Por meio da identificação e da comparação dos processos pertencentes aos modelos de referência CMMI, PMBoK, PRINCE2, COBIT 5, ITIL v3, eSCM-CL, eSCM- SP, BSC, Seis

O presente trabalho analisa um destes mecanismos, o trabalho de recolhimento e tratamento de loucos efetuado pela instituição Asilo Espírita “Discípulos de

fasciatus (rio Ijuí), onde foi verificado semelhanças citogenéticas que podem indicar maior proximidade entre estas espécies quando comparadas com as demais analisadas, sendo que

Nos valores totais para o corpus percebe-se um bom desempenho da ferramenta OGMA, levando em consideração que aproximadamente 1/3 das palavras-chave atribuídas