• Nenhum resultado encontrado

APOIOS RealMat 2011 Mesão Frio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOIOS RealMat 2011 Mesão Frio"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Governo Civil de Vila Real Câmara Municipal de Mesão Frio Turismo do Douro Tetri, Equipamentos Electrónicos, Lda. Delta Cafés A Tasca do Zéquinha Adega Cooperativa de Mesão Frio Escola de Condução Mesãofriense, Lda. Farmácia Nova de Mesão Frio Farmácia Ferreira Farmácia Correia Florista Bety Flor Florista Estrelícia, Mesão Frio Fragoso e Coutinho Neto do Fadinho — Zona Industrial de Mesão Frio Óptica Santos Papelaria Augusta Restaurante Churrascaria A Grelha Supermercados Queirós Talho Victória

(2)

2 APM - ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Desde a sua criação, em Setembro de 1986, que uma das vertentes da actividade da APM tem sido a criação de materiais com o propósito de promover a Educação Matemática. É já grande a variedade de materiais disponíveis e, tal como poderá ver na loja VIRTUAL da APM, os preços de sócio têm um desconto superior sobre o preço de capa relativamente aos não sócios. Esta é mais uma das vantagens de se ser sócio da APM.

http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=21650 Além disso, nos Encontros da APM há descontos para sócios.

Também pode participar nas actividades da APM que mais lhe interessarem, Grupos de trabalho, Núcleos, entre outros!....

APM - Actualização de quota 2011 e Novos Sócios http://www.apm.pt/portal/index.php?id=127010 Para regularizar a situação de sócio ou fazer-se sócio, basta efectuar o pagamento da quota do ano 2011 e readquirirá todos os direitos.

Aproveite para actualizar os seus dados – morada, telefone, e-mail, escola onde exerce funções, e outros – se for caso disso.

Descarregue a ficha de sócio individual ou sócio institucional, enviando-a preenchida, para:

Associação de Professores de Matemática Rua Dr. João Couto, nº 27–A

1500–236 Lisboa

ou para o correio electrónico: socio@apm.pt

11

(3)

Notas:

Informações gerais

Recepção do Encontro

A recepção aos participantes do RealMat 2011, assim

como a entrega de documentação relativa ao Encontro,

decorre-rá no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio das 8h30 às

9h00, na manhã do dia 14 de Maio.

Os locais do Encontro

A Sessão de Abertura e os trabalhos da manhã,

Confe-rência e Painel de Discussão, terão lugar no Auditório Municipal

de Mesão Frio. Todas as outras sessões da parte da tarde do

RealMat 2011 decorrerão na Escola Básica e Secundária Prof.

António da Natividade, em Mesão Frio.

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio

Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis

para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na Escola

Bási-ca e Secundária Prof. António da Natividade, em Mesão Frio,

pelo Grupo de Origamis do Departamento de Matemática da

UTAD.

Não deixe de a visitar!

Banca da APM e Espaços Comerciais

A Banca da APM encontrar-se-à junto ao local das Sessões

Práticas na Escola Básica e Secundária Prof. António da

Nativi-dade, em Mesão Frio.

Programa Cultural

O

Almoço Convívio

que se realizará na Cantina da Escola

Básica e Secundária Prof. António da Natividade.

(4)

4

Apresentação

O XIII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTI-CA é, por excelência, um encontro de todos os profissionais do ensino de Matemática desde a Educação de Infância e 1º Ciclo até ao Ensino Superior. A Equipa Organizadora deste RealMat 2011 tentou dar atenção a temas perti-nentes, tais como: Que matemática é preciso ensinar às crianças e jovens? Que matemática aprendem as crianças e os jovens? Comunicação Matemática; Tecnologias; Geometria e Programa de Matemática do Ensino Básico.

Os objectivos que nos orientaram foram os de promover o desenvolvi-mento do ensino da Matemática a todos os níveis, aprofundando conhecimen-tos científicos e pedagógicos; Possibilitar o intercâmbio de ideias, experiên-cias e perspectivas entre as pessoas que se interessam pelos problemas de aprendizagem da Matemática; Possibilitar a experiência e manipulação de materiais didácticos adequados e utilização das novas tecnologias no ensino-aprendizagem da Matemática; Reflectir sobre as metodologias inovadoras e o uso de instrumentos de avaliação alternativos aos testes tradicionais, como meios poderosos de promover a mudança no ensino da Matemática; Promover a participação activa dos professores de Matemática de todos os níveis de ensino na discussão e implementação de novas práticas pedagógicas.

Além do trabalho de reflexão e de formação que se proporciona a todos os colegas presentes no RealMat 2011, todos poderão estar presentes no Almoço Convívio que se realizará no dia deste XIII Encontro na Cantina da Escola Básica 2,3 com Secundário Prof. António da Natividade, em Mesão Frio.

Esperamos que o RealMat 2011 continue a desempenhar um papel importante na Educação Matemática do distrito através da construção de um espaço privilegiado de reflexão e formação de todos os profissionais do ensi-no da matemática. Venham visitar Mesão Frio e participar no RealMat 2011! …

Comissão Organizadora Agrupamento de Escolas de Mesão Frio

Anabela Macedo, Dulce Sequeira, Lilita Pinto e Sandra Mateus Maria José Reigoto, Escola B 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral Maria Manuel da Silva Nascimento, UTAD, ECT, Depº de Matemática

9 Sexta feira, dia 13 de Maio de 2011 na Escola Básica e

Secundá-ria Prof. António da Natividade, Mesão Frio Trabalhos de Origami

Dinamizadores: Fátima Ferreira, Graça Soares, Luís Machado, Regina Almeida e Sandra Dias, Dep.º de Matemática da ECT da UTAD

Destinatários: Alunos da Escola Básica e Secundária Prof. Antº da Natividade

O uso de técnicas de carácter lúdico no ensino da matemática tem vindo a revelar-se uma mais valia no incentivo pelo gosto de aprendizagem desta ciência.

O Origami, a arte oriental de dobrar papel, também é um excelente método para o ensino da geometria. O Origami transforma-se em material didáctico que converte o ensino-aprendizagem de matemática numa actividade lúdica, recreativa e divertida para os alunos. Através da utilização deste recurso didáctico, por exemplo, podem-se trabalhar formas geométricas, figu-ras planas, no espaço, volumes, fracções, equivalências e semelhanças.

A partir do manuseamento do papel, será proposta a construção de mate-riais que permitam abordar alguns conceitos de geometria e a sua visualização no espaço. Para além de uma tarde bem passada, as construções realizadas pelos alunos serão expostas no RealMat 2011!

Não deixe de visitar a Exposição dos Trabalhos de Origami!

Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio

com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Cristina

Título Programa RealMat 2011 Organização Núcleo da APM de Vila Real

Dinamização Agrupamento de Escolas de Mesão Frio Tiragem 100 exemplares

Data 7 de Maio de 2011 Local Mesão Frio

(5)

8

Transformações geométricas do plano - do programa às salas de aula

Arsélio Martins

Escola Secundária José Estêvão

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

Após um levantamento da geometria no programa do ensi-no básico, abordam-se com mais pormeensi-nor as transforma-ções geométricas e discutem-se as isometrias a partir de actividades propostas, algumas delas já testadas em sala de aula.

Nspire 3.0 – tarefas de aprendizagem mediadas por uma tecnologia portátil

Eduardo Cunha, E.Sec.Barcelos e Grupo de Trabalho T3 da APM Professores dos 3º Ciclo e Secundário

A tecnologia de aprendizagem TI-Nspire possibilita, através quer da sua unidade portátil quer através do software, um trabalho regular com tarefas diversificadas em ambiente de sala de aula. A evolução desta tecnologia, última das quais em Abril de 2011, tem colocado à disposição do professor um conjunto de ferramentas matemáticas e de gestão pedagógica que necessitam de ser exploradas pelos professores de for-ma a estes optimizarem a sua integração nas suas práticas lectivas. A TI-Nspire não pode continuar a ser vista como uma calculadora gráfica mais potente, mas sim como uma tecnologia portátil (ao tamanho da mão) orientada para mediar e promover a construção da aprendizagem Mate-mática, Física e Química. Nesta sessão prática, obviamente curta para tanta potencialidade, iremos trabalhar algumas tarefas que pretendem destacar alguns aspectos pedagógicos desta tecnologia, nomeadamente as múltiplas representações de um mesmo problema, a interactividade entre aplicações e a mudança de papéis entre professor e alunos. Não sendo ainda possível usar a nova TI-Nspire CX (unidade portátil com cor), apenas disponível no nosso país em Setembro, iremos usar a TI-Nspire 3.0, cuja principal diferença é a cor, que nos permitirá, por exemplo, criar actividades de modelação recorrendo ao uso de imagens. Iremos ainda usar o software de comunicação sem fios, TI Navigator 3.0, para gerir os cenários de aprendizagem durante a sessão prática.

NOTA: Será conveniente que os participantes que pretenderem usar a sua TI-Nspire façam a actualização do SO (sistema operativo) antes da sessão, ou então trabalhem na sessão com uma das que serão disponibilizadas e

SP3 Título: Autor: Destinatários: Resumo: 14h30 SP4 Título: Autor: Destinatários: Resumo: 14h30 5

PROGRAMA

Sábado, 14 de Maio de 2011

8:30 –

Recepção, entrega de documentação aos participantes e visita à exposição de Origamis

Local: Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio

9:00

– Sessão de Abertura

9:30

– Conferência Plenária

Que matemática é preciso ensinar às crianças e jovens?

Que matemática aprendem as crianças e os jovens?

Arsélio Martins

Local: Auditório Municipal de Mesão Frio

10:30

– Pausa para café

11:00 –

Painel de discussão

Programa de Matemática e Comunicação Matemática

Moderadora: Mª Manuel Nascimento

Local: Auditório Municipal de Mesão Frio

12:30

– Pausa para Almoço e visita a Mesão Frio

14:30 – 17h

Sessões Práticas na Escola Básica e Secundária Prof. António da Natividade

SP1 —

Palhinhas na Pré-Escola — Educadores de Infância

SP2

— Comunicação matemática: Porquê? Como? — 1º e 2º CEB

SP3

— Transformações geométricas do plano - do programa às salas de aula — 2º e 3º CEB

SP4

— Nspire 3.0 – tarefas de aprendizagem mediadas por uma tecnologia portátil — 3º CEB e Secundário

(6)

6

Manhã — Auditório Municipal de Mesão Frio

Que matemática é preciso ensinar às crianças e jovens? Que matemática aprendem as crianças e os jovens? Arsélio Martins

Escola Secundária José Estêvão

Em cada época, interrogamo-nos sobre que matemática é preciso ensinar às crianças e jovens. Essa questão, fundamental para a sociedade, tem sempre respostas várias.

Quando cada decisão a este respeito é tomada, em currículos e programas de ensino, aos professores cabe fazer o quê? Em pri-meiro lugar, aos professores falar da decisão. Cabe considerar os vários aspectos dessa decisão (que não é matemática) e saber qual o papel dos professores, em geral, e de cada professor, em parti-cular. Podemos discutir as decisões gerais, mas será que podemos ou vale a pena discutir as práticas dos educadores e professores de matemática?

Programa de Matemática e Comunicação Matemática

Mª Manuel Nascimento, Depº Matemática da ECT da UTAD, CM-UTAD

Anabela Macedo, E.B/S Prof. Antº da Natividade, Mesão Frio Arsélio Martins, Escola Secundária José Estêvão

Margarida Assunção, Escola Básica do 1º Ciclo Vila Real N.º 5

De que modo usar a comunicação para diagnosticar as aprendizagens e dificuldades dos alunos? Formular questões abertas e desafiantes? Esti-mular o pensamento matemático dos alunos,levá-los a explicar os raciocí-nios, justificar as suas ideias, desenvolver significados justificar as suas ideias, desenvolver significados e de realizar discussões na sala de aula, como forma de promover o desenvolvimento das aprendizagens matemáti-cas. Como operacionalizar a comunicação nas práticas lectivas? Tal como refere Ponte (2009) “As capacidades transversais indicadas no programa – Resolução de problemas, Raciocínio e Comunicação matemáticos – visam dar des-taque a processos matemáticos fundamentais. Assim, procura-se que os alunos compreendam os objectivos e as condições de um problema, formulem estraté-gias para a sua resolução e desenvolvam a sua capacidade reflexiva crítica em relação aos resultados obtidos. (…), procura-se que os alunos desenvolvam a sua capacidade de comunicação oral e escrita, sendo capazes não só de produzir informação, mas também de ouvir e interpretar a informação que lhes é apre-sentada e participar de forma crítica e construtiva numa discussão.

CPlenária Título: Autor: Resumo: 9 h 30 Painel D. Título: Moderadora: Participantes: Resumo: 11 horas 7

Tarde

- E.BásicaeSecundária Prof.António da Natividade,Mesão Frio

Palhinhas na Pré-Escola

Maria Luísa Marante, Educadora de Infância em Boticas Educadores de Infância

Com o uso das palhinhas irei demonstrar conhecimentos básicos da matemática.

Nesta sessão prática, em contacto com palhinhas de várias cores e tamanhos iguais, tentarei demonstrar como é divertido e inte-ressante aprenderes as cores, os conjuntos e associar o número à quantidade.

Sabias que com as palhinhas a brincar e a jogar podes fazer o jogo do toca e tira, do empresta, desenvolves o cálculo mental e aprendes a somar e a subtrair?

Com este material fazemos aprendizagens muito divertidas. Eis algumas dicas:

Nomear e identificar as cores, contagens, identificar números, formação de conjuntos, desenvolvimento intelectual e táctil, estimular a criatividade.

Comunicação matemática: Porquê? Como?

Margarida Assunção, Escola Básica do 1º Ciclo Vila Real N.º 5 Maria José Reigoto, E B 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral Professores 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

No Novo Programa de Matemática do Ensino Básico é dado espe-cial destaque ao desenvolvimento das competências matemáticas transversais. Tendo a consciência de que esse desenvolvimento é um processo complexo, articulado e contínuo, serão apresenta-das, trabalhadas e discutidas algumas tarefas potenciadoras do desenvolvimento da comunicação matemática em sala de aula, apostando numa reflexão acerca da sua natureza e na dinâmica de implementação das mesmas que lhes está subjacente.

SP1 Título: Autora: Destinatários: Resumo: 14h30 SP2 Título: Autoras: Destinatários: Resumo: 14h30

Referências

Documentos relacionados

Ação Objetivo Geral Objetivos Específicos Atividades Cronograma Recursos Humanos Metas Indicadores de avaliação Acompanhamento à execução das atividades do Projeto

1ª)NoPart Navigator, botãodireito no sketch desejado; Edit; Yes; Open in Sketch Task Environment. Para sair desse sketch, clicar em Finish Sketch; fechar direct sketch.

Para que seja possível o lançamento e cálculo das vendas líquidas ou brutas, e efetuar correções de qualquer tipo de venda, a tela de Informativo de Vendas foi recustomizada e

Voltar RANKING Geral de Atletas 2018 - PATY ALFERES - MASCULINO Imprimir CATEGORIA - INFANTIL 1 (10 anos) - BRANCA - PLUMA.. Posição Nome do Atleta Num Academia Pontos

Nome apropriado para embarque (ADR) : Não aplicável Nome apropriado para embarque (IMDG) : Não aplicável Nome apropriado para embarque (IATA) : Não aplicável Nome apropriado

O SETE - Serviço de Escolinhas e Treinamentos Esportivos fortalece suas ações esportivas para uma prática segura e saudável, nesta perspectiva elaborou as ações de retorno

Essa inovação tecnológica será muito importante para o setor florestal, pois irá acelerar e otimizar os ganhos de seleção, aumentando ainda mais a competitividade

Os resíduos da colheita florestal e do processamento das toras foram encaminhados ao Laboratório de Energia da Biomassa da Universidade Federal do Paraná, para